Sie sind auf Seite 1von 5

Projecto de actividade didactica

Unidade de ensino: Faculdade de Letras,Universidade,,Ovidius,Constanta Professor: Popescu Georgiana Data: Classe: Objecto: Lingua Portuguesa Sujeito:Conjugacao pronominal reflexa,colocacao do pronome Tipo de lio: mixto Durao: 50 minutos Objectivo-quadro:

Objectivos operacionais:

1. Objectivos gramaticais: Ao fim da aula o aluno ser capaz de: O1 :Conhecer a :conjugacao pronominal reflexa,pronomes reflexos,colocacao do pronome. O2 :Saber como utilizar os verbos reflexivos e como colocar correctamente o pronome O3 :Identificar quando os pronomes atonos sao antes e depois do verbo

Cenrio didactico
Etapa da aula /Durao O aquecimento (1 min) A conversao introductiva (1 min) A enunciao dos objectivos (1 min) Desenrolamento da actividade O professor sauda, assegura a ordem e o silencio. Como vai hoje? Tudo bom? O professor anuncia os objectivos da aula: -a lectura dos textos -a adquisio e a fixacao dos novos conhecimentos Obj. Metodos/Organizao da actividade A ateno dos alunos desperta Cria-se um ambiente favoravel ao estudo Suportes

A adquisio e a fixao dos novos conhecimentos (37 min)

O1 O2 O3 O4 O5 O6 O7 O7

A avaliao formativa (10 min)

O4

O exercicio 1. Responda com o verbo da pergunta: 1.--Eu levanto-me as 7h00.E tu? --Eu tambem__________as 7h00. 2.--A que horas e que nos encontramos? --- __________as 11h00 no cafe. 3.Onde e que nos sentamos? ----Tu__________ai e eu__________aqui. 4.---Como e que se chama a irma dela? ---__________Ana Silva. O exercicio 2: 1.Eu nao____levanto____tarde. 2.Por favor,___sente___aqui,D Maria. 3.A Ana___veste___em 5 minutos. 4.A tarde eles___encontram___sempre no cafe. 5.Ninguem___esqueceu___do chapeu de chuva? 6.Como___chama___a professora? 5.---Voces deitam-se muito tarde? ---Nao,____________sempre cedo. 6.---Lembras-te da Ana? ---__________muito bem. 7.---Onde e que se esqueceu do chapeu? ---___________do chapeu no autocarro. 8.---Ja se lavaram meninos? ----Ainda nao__________.

7.Todos___lembram___do que aconteceu. 8.Voces___deitam___muito tarde? 9.Ja___lavaste___? 10.Ainda nao___lavei___.

O exercicio 3: Assinale o erro de colocao pronominal. a) Escutaram-me com ateno. b) J nos explicaram a situao. c) Devolver-te-ei as revistas. d) Todos abraaram-se.

Marque o erro de colocao pronominal. a) Chegou a mulher com a qual me comuniquei ontem. b) Quem atrapalhou-me naquela jogada? c) Ali se faz um sorvete muito gostoso. d) Jamais te diria tal coisa.

H erro de colocao pronominal em: a) Em se falando de poltica, ele era imbatvel. b) Deus te acompanhe, meu filho! c) Mrio, retire-se! d) Escreveu uma carta, a enviando para o namorado.

O exercicio 4 Rescreva as seguintes preposicoes na forma negativa: 1.O Rui levanta-se sempre tarde 2.A mae mostrou-lhe as fotografias. 3.Emprestamos-te dez euros. 4.O nosso professor chama-se Pedro Sampaio. 5.O advogado deu-nos a morada dele.

Das könnte Ihnen auch gefallen