Sie sind auf Seite 1von 10

ESCOLA SECUNDRIA PADRE ALBERTO NETO

BIOLOGIA E GEOLOGIA Ano II


1/03/2012 Nome: ________________________________________ N. _____ Turma: B Classif.: ___________________________ - _____ pontos ( __________valores) E.Educao: ______________________________ Prof.: _________________ TESTE DE AVALIAO
Assunto: Geologia, problemas e materiais do quotidiano Ocupao antrpica e problemas de ordenamento Processos e materiais geolgicos importantes em ambientes terrestres. Magmatismo. Rochas magmticas. A ausncia de resposta, ou resposta ilegvel, ter a cotao zero. A classificao dos itens de resposta aberta contempla aspectos relativos aos contedos, organizao lgico-temtica e utilizao de linguagem cientfica. Neste tipo de itens, se a resposta incluir tpicos excedentes relativamente aos pedidos, atribuda a classificao prevista, desde que o aluno aborde os tpicos estipulados e os excedentes no os contrariem. No caso de a resposta apresentar tpicos contraditrios, estes so classificados com zero pontos.

Em caso de engano, este deve ser riscado e corrigido, frente, de modo bem legvel. Nos itens de verdadeiro/falso (ou de sim/no), so classificados com zero as respostas em que todas as afirmaes sejam consideradas verdadeiras ou todas falsas (ou todas sim/no). Nos itens de ordenamento, s atribuda classificao se a sequncia estiver integralmente correcta. Nos itens de escolha mltipla, atribuda a cotao total resposta correcta. As respostas incorrectas so classificadas com zero pontos. Tambm atribudo zero pontos s respostas quando o aluno apresenta mais do que uma opo, ainda que contenha a alternativa correcta.

Os termos cientficos, quando apresentados em texto, que contenham erros ortogrficos so penalizados com um ponto.

PROVA CONSTITUDA POR 10 PGINAS

GRUPO I
1. Observe as irnagens e leia com ateno o texto, referentes a uma tragdia ocorrida no nosso pas.

Figura 1 - Extraco de areias apontada como principal causa da queda da ponte Hintze Ribeiro.

"Um novo relatrio, realizado por cinco especialistas em hidrulica e engenharia civil, aponta a extraco de areias no leito do rio Douro como a principal causa da queda da ponte de Entre-os-Rios, que provocou a morte a 59 pessoas. No mesmo relatrio referido que, j em 1988, o pilar nmero quatro da ponte no apresentava condies de segurana, em resultado da intensa extraco de areias, mas tambm de alguns fenmenos naturais. Estas responsabilidades so mesmo quantificadas pelos tcnicos que atribuem 80 por cento de culpa extraco de areias e 20 por cento a outros fenmenos, como as chuvas intensas. De acordo com os especialistas, as extraces de areias efectuadas a montante da ponte geraram fundes que provocaram a instabilidade do leito do rio e contriburam de forma decisiva para a queda do pilar da ponte Hintze Ribeiro. Os peritos concluem que era previsvel o descalamento do pilar e que medidas de proteco podiam ter eventualmente evitado a queda da ponte de Entre-os-Rios. No relatrio os especialistas concluem que quer o projectista encarregado do reforo da ponte, quer o dono da obra deviam ter encarado os estudos existentes data de forma mais cuidada. Embora considerem que a extraco de areias deixa cicatrizes profundas, os peritos no chegam ao ponto de afirmar que esta foi excessiva. Recentemente foi autorizado o retomar desta actividade extractiva.
Portal ambiente on line, 5-02-04

1.1. Indique a tragdia referida no texto e nas imagens. 1.2. Refira as consequncias da tragdia. 1.3. Explique os motivos da queda da ponte de Entre-os-Rios. 1.4. Qual das causas identificadas na pergunta anterior tem origem antrpica? 1.5. Explique que alteraes podem ocorrer no rio devidas retoma da indstria extractiva. 2. Leia com ateno o texto seguinte, que uma breve descrio das trgicas cheias de Loures de 1967.

Usa a capacidade que tens. A floresta ficaria mais silenciosa se s o melhor pssaro cantasse Dyke, Henry

A cheia rpida de 1967 ocorreu na madrugada de 26 de Novembro na regio de Lisboa (rea do Loures). A precipitao, muito elevada, caiu num curto intervalo de tempo. Na estao meteorolgica do Monte Estoril (a oeste de Lisboa), das 10h do dia 25 s 10h do dia 26, foram registados 159 mm (cerca de 1/5 da precipitao mdia anual), dos quais 129 mm em apenas 5 horas (das 19h do dia 25 s 0h do dia 26) e 60 mm, entre as 21h e as 22h. O perodo de retorno foi calculado em 500 anos. A cheia rpida provocada por estas chuvadas durou cerca de 12 horas, mas infelizmente, por falta de registos (inexistncia de estaes hidromtricas ou destruio destas pela cheia), no h dados sobre os caudais atingidos. A cheia foi especialmente catastrfica por ter ocorrido na periferia de Lisboa, numa rea de grande densidade populacional. Morreram cerca de 700 pessoas, a maioria das quais vivia em habitaes clandestinas implantadas nos leitos de cheia. No entanto, tambm caram alguns prdios de apartamentos, por efeito do tapamento lateral das ribeiras, que tinham sido construdos, com licena de construo, na margem do leito menor das ribeiras! No fim da cheia, a espessura da lama depositada chegou a encher os andares de muitas casas e a cobrir automveis.
C. RAMOS, .As cheias no Sul de Portugal em diferentes tipos de bacias hidrogrficas, in Finisterra, 2001 (adaptado)

2.1. Que razo fez com que a cheia descrita no texto tivesse sido uma cheia rpida? 2.2. O que significa afirmar, para esta cheia, que o perodo de retorno foi calculado em 500 anos? 2.3. Qual o problema de ordenamento do territrio posto em evidncia no texto? 2.4. Em que medida o texto pe em causa a actuao das entidades oficiais? 2.5. Segundo a descrio feita no texto, o que aconteceu aos sedimentos que, em condies naturais, se depositariam nas plancies de inundao das ribeiras da zona afectada? 3. As imagens da figura 2 mostram situaes problemticas que afectam a orla costeira portuguesa.

Figura 2 - As imagens A e B mostram abatimentos de arribas na costa algarvia. A - praia da Falsia, com destruio de estruturas de acesso praia; B - abatimento da arriba em Vale de Lobos; C - construo na praia de Ofir; D - avano do mar (transgresso marinha) na praia de Esposende.

3.1. Explique o abatimento das arribas nas situaes A e B da figura 2.

Usa a capacidade que tens. A floresta ficaria mais silenciosa se s o melhor pssaro cantasse Dyke, Henry

3.2. Indique o perigo da ocupao antrpica das arribas. 3.3. Refira uma forma de evitar o colapso das arribas. 3.4. As situaes C e D resultam da ausncia de ordenamento do territrio. Comente a frase. 3.5. Explique o que est a acontecer na situao D da figura 2.

4. Risco de derrocada das arribas obriga a interdies em 15 praias.

O Ministrio do Ambiente decidiu interditar zonas de utilizao frequente em 15 praias costeiras, entre a Marinha Grande e Mafra, incluindo caminhos, acessos e habitaes. o resultado de um relatrio que aponta para a possibilidade de derrocada das arribas. Algumas das medidas tero efeitos imediatos, enquanto as menos pacficas sero analisadas com as respectivas autarquias. No relatrio, divulgado ontem pela Agncia Lusa, indicam-se trs grupos de medidas a adoptar, que vo da simples reposio de sinais vandalizados interdio de sectores de risco. Numa das zonas balneares - praia do Algodio, em Mafra - as interdies abrangem os acessos pedonais ao topo da arriba, habitao e logradouros, mas o Instituto Nacional da gua (INAG) poder adjudicar em breve as obras necessrias, avaliadas em 670 000 euros. A praia de Almagreira, em Peniche, onde duas pessoas morreram, em Agosto de 2005, devido ao desabamento de uma arriba, deixar de ter uso balnear, j que o ministro do Ambiente assinou uma portaria de interdio da praia. O presidente da autarquia, Antnio Jos Correia, lembra que "a praia nunca foi considerada balnear, pelo que a legislao vem confirmar o que j era feito". O autarca adianta que, numa visita ao local, a cargo da Proteco Civil, durante o dia de ontem, foi detectada a possibilidade de desprendimento de um bloco de arenito, situao que ter de ser "acautelada". O INAG detectou locais onde foram identificadas habitaes em risco, na praia da Consolao, em Peniche, e no Vale Furado, em Alcobaa. So, ambos, casos antigos. Sobre este assunto, o presidente da Cmara de Peniche promete analisar hoje as possveis consequncias da deciso.
Jornal de Notcias, 11 de Julho de 2006

Figura 3 Queda de rocha na praia.

Figura 4 Obra de engenharia costeira.

4.1. Refira duas possveis causas da derrocada da arriba da praia de Almagreira. 4.2. Seleccione a opo que completa correctamente a afirmao seguinte: As letras A e B representam, respectivamente... A - ...plataforma de abraso e falsia. B - talude e falsia. C - ...falsia e plataforma de abraso. D - ...falsia e talude. 4.3. Explique por que razo o Ministrio do Ambiente ordenou a interdio de acessos pedonais e habitaes, para alm das praias. 4.4. Seleccione a opo que permite preencher os espaos, de modo a obter afirmaes correctas.

Usa a capacidade que tens. A floresta ficaria mais silenciosa se s o melhor pssaro cantasse Dyke, Henry

A soluo mais previsvel para a resoluo do problema da eroso da costa entre a Marinha Grande e Mafra ser a construo de um __________ perpendicular linha de costa. Esta infra-estrutura permitir a __________ de areias numa regio, mas implicar a __________ das regies adjacentes. A - esporo [...] reteno [...] eroso B - paredo [...] reteno [...] sedimentao C - paredo [...] sedimentao [...] eroso D - esporo [...] sedimentao [...] reteno

4.5. Classifique em verdadeiras (V) e falsas (F) as seguintes afirmaes, relativas ocupao antrpica. A - A desflorestao origina menor eroso dos solos. B - A canalizao do caudal de um rio uma soluo ideal para a poca de cheias. C - A construo no leito de inundao pode implicar perigo para as populaes. D - A extraco de inertes do mar no tem qualquer impacto sobre a costa. E - Prticas agrcolas nas margens do rio podem contribuir para o melhor escoamento de guas. F - A construo de diques permite diminuir a aco erosiva das guas. G - A construo macia tem originado problemas de escoamento de guas superficiais, devido menor impermeabilizao dos terrenos. H - A destruio dunar tem contribudo para a danificao das zonas costeiras. 4.6. Explique a relao entre o fenmeno de efeito de estufa e o recuo do litoral. 4.7. O Ministrio do Ambiente criou um conjunto de medidas a adoptar que tentam minimizar os efeitos da eroso costeira. Apresente mais duas medidas que possam contribuir para controlar o desgaste da costa oeste portuguesa.

5. A figura 5 ilustra uma situao de uma colina ladeada por duas estradas, A e B. 5.1. Qual das estradas apresenta maior segurana em relao ocorrncia de movimentos em massa? Justifique a sua resposta. 5.2. Sugira uma interveno no local, que possa contribuir para aumentar a segurana da estrada de maior risco.

Figura 5

6. As vertentes so muito procuradas para a construo de habitaes e de empreendimentos tursticos, devido situao privilegiada em termos paisagsticos. Imagine que lhe proposto elaborar um projecto de construo de uma casa numa vertente. 6.1. Identifique o risco geolgico associado ao local. 6.2. Refira quais os aspectos a que prestaria particular ateno no sentido de prevenir o risco que referiu na questo anterior. Justifique a sua resposta. 6.3. Explique a importncia das autarquias, e do prprio governo central, na preveno do risco geolgico referido. 7. Um movimento em massa, ao longo de um terreno inclinado, ocorre quando... A - no existe fora de atrito. B - a componente tangencial da fora da gravidade iguala a fora de atrito. C - a componente tangencial da fora da gravidade se sobrepe fora de atrito. D - a fora de atrito se sobrepe componente tangencial da fora da gravidade. (Assinale a opo correcta.)
1. 1.1. A queda da ponte Hintze Ribeiro em Entre-os-Rios. 1.2. A morte de 59 pessoas e o prejuzo resultante da destruio dessa infra-estrutura. Usa a capacidade que tens. A floresta ficaria mais silenciosa se s o melhor pssaro cantasse Dyke, Henry

1.3. A extraco continuada de areias do leito do rio, a que se juntou o aumento do caudal do rio devido forte precipitao, o que provocou o descalamento e queda do pilar quatro da ponte e o abatimento do tabuleiro da referida ponte. 1.4. A extraco de areias do fundo do rio. 1.5: A extraco continuada de areias modifica o leito do rio, podendo provocar o seu afundamento e alteraes no movimento da gua e nos seus efeitos erosivos, que aumentam o risco geolgico. 2. 2.1. Uma precipitao anormalmente intensa. 2.2. Significa que cheias desta dimenso se repetem, apenas, de 500 em 500 anos. 2.3. A ocupao de leitos de cheia. 2.4. Na medida em que evidencia o licenciamento de construes em zonas de risco geolgico considervel. 2.5. Chegaram a encher os andares de muitas casas e a cobrir automveis. 3. 3.1. O abatimento deve-se ao desgaste das camadas rochosas na base da arriba pela aco das ondas, durante o Inverno, que fazem com que as camadas superiores abatam devido ao seu prprio peso. 3.2. A ocupao das arribas pela construo de habitaes ou outras infra-estruturas aumenta o risco geolgico do seu colapso. 3.3. Procedendo sua consolidao atravs de paredes de suporte na sua base ou o seu enrocamento, colocao de grandes fragmentos rochosos na sua base, para evitar o efeito da abraso marinha. 3.4. A falta de planificao e de planos de ordenamento da faixa costeira permitiram a construo em locais to prximos da praia e de to elevado risco geolgico. Planos de ordenamento rigorosos permitem a diminuio do risco, protegendo o patrimnio construdo e as pessoas. 3.5.Os habitantes tentam a todo o custo proteger as suas habitaes, tentando evitar o inevitvel avano do mar, ao colocar barreiras de proteco, sacos de areia e blocos rochosos. 4. 4.1. Destruio de dunas e construo de obras de engenharia costeira em praias vizinhas. 4.2.C. 4.3. A abraso marinha na regio est a afectar, para alm da praia, a falsia, onde existem construes e acessos pedonais praia. Como a falsia est ameaada de ruir, o Ministrio do Ambiente interditou todo e qualquer acesso a ela. 4.4. A. 4.5. AF BF CV DF EV FV GF HV

Usa a capacidade que tens. A floresta ficaria mais silenciosa se s o melhor pssaro cantasse Dyke, Henry

4.6. O aumento do efeito de estufa contribui para o aquecimento global e este fenmeno est na origem do degelo dos glaciares. Devido ao degelo dos glaciares, o nvel mdio das guas do mar est a elevar-se, o que implica que o mar avance sobre o litoral, erodindo-o. 4.7. Proteco dunar e elaborao de um plano de ordenamento eficaz. 5. 5.1. A estrada A mais segura. As camadas de rocha esto inclinadas na direco da estrada B e, se ocorrer um movimento em massa, esse movimento far-se- segundo a inclinao das camadas de rocha e atingir a estrada B. 5.2. Uma interveno possivel a remoo das camadas de rocha que podem deslocar-se, num movimento em massa, sobre a estrada B e outra interveno possivel a pregagem dessas camadas de rocha, fixando-as. 6. 6.1. Risco de movimentos em massa. 6.2. Seria de prestar ateno aos seguintes aspectos: inclinao da vertente, tipo de rocha existente no local e sua orientao, cobertura vegetal do terreno e clima da regio. Uma inclinao acentuada dos terrenos favorece a ocorrncia de movimentos em massa, uma vez que a componente tangencial da fora da gravidade ultrapassa com maior facilidade a fora de atrito. As rochas metamrficas foliadas, ou outros tipos de rochas pouco consolidadas ou alteradas, deslocam-se com maior facilidade, em particular, se existirem camadas com uma determinada orientao.Os movimentos em massa ocorrem mais facilmente em terrenos sem cobertura vegetal, uma vez que, nos terrenos com cobertura vegetal, as razes prendem o solo e diminuem a eroso. Em climas muito chuvosos, o solo fica frequentemente saturado com gua, situao que favorece os movimentos em massa. O deslocamento de grandes massas de neve tambm possvel em determinadas zonas. 6.3. As autarquias e o governo central devem colaborar na elaborao e actualizao de cartas de risco geolgico e de ordenamento do territrio, definindo com clareza a adequao dos espaos a diferentes utilizaes, e devem fazer cumprir as normas de utilizao que essas cartas preconizam. 7. C.

4 A figura 4 representa o mesmo local antes (A) e depois (B) do abate de rvores. 4.1 Identifique o risco geolgico associado ao local, em B. 4.2 Refira qual a caracterstica natural do local, observvel na figura, que potencia o risco referido na questo anterior. 4.3 Explique a importncia da cobertura vegetal, em A, na preveno do risco geolgico referido.

Figura 4

4.4 Explique que medidas devem ser tomadas na preveno do risco geolgico, se o local, aps o abate de rvores, for destinado abertura de uma estrada.
4.1 O risco geolgico associado ao local de movimento em massa. 4.2 Essa caracterstica a inclinao do terreno. 4.3 A cobertura vegetal previne o risco de movimento em massa, uma vez que as razes das plantas contribuem para segurar o terreno, reduzindo a eroso do solo pelas guas de escorrncia. 4.4 A abertura de estradas em locais inclinados deve ser precedida de um estudo das caractersticas geolgicas do local e de uma avaliao do risco geolgico associado. Se o risco geolgico for considerado elevado, a estrada no deve ser construda nesse local, mas noutro. particularmente importante, nesta situao, a consulta e a actualizao das cartas de ordenamento do territrio. Se o risco geolgico no for particularmente elevado e o local for considerado apropriado para a construo de vias de comunicao, devem, ainda assim, ser removidos materiais geolgicos instveis e implementadas medidas de conteno, como muros de suporte, redes ou pregagens de camadas de rocha.

5.6. Coloque por ordem as letras de A a H, de modo a reconstituir a sequncia correcta das medidas de preveno a aplicar numa regio susceptvel a movimentos em massa. A - Definio de reas adequadas a construo. B - Estudo da geomorfologia da regio. C - Pesquisa sobre o tipo e estrutura das rochas da rea envolvida. D - Determinao da intensidade dos riscos geolgicos associados a cada zona. E - Elaborao de cartas de ordenamento de territrio. F - Elaborao de cartas de risco geolgico. G - Construo de redes de drenagem, pregagens e muros de suporte. H - Remoo de materiais geolgicos que possam constituir perigo.
5.6. B - C - D - F - A - E - H - G.

GRUPO II 1. Na figura 1 esto representadas as curvas de fuso do basalto e do granito quando hmidos.

Figura 1

1.1. Refira o estado fsico (slido ou lquido) das referidas rochas nas condies correspondentes, respectivamente, aos pontos 1, 2 e 3.

1.2. Refira a temperatura de fuso: 1.2.1. do granito profundidade de 10 km. 1.2.2. do basalto profundidade de 50 km. 1.3. Como varia a temperatura de fuso do granito com o aumento de profundidade?

1.4. Na gnese de um magma rioltico, a variao da profundidade tem maior influncia do que na formao de um magma basltico. Comente esta afirmao.

2. considere o esquema seguinte que representa as Sries Reaccionais de Bowen.

Figura 2 2.1. Considere que uma rocha constituda pelos seguintes minerais: mica preta, anfbola e olivina.

2.1.1. Indique a ordem de cristalizao destes trs minerais.

2.1.2. Qual o mineral que possui um maior ponto de fuso?

2.1.3. Considere a hiptese desta rocha ser um basalto. Indique a rocha plutnica com composio mineralgica idntica a esta rocha.

2.2. Explique o facto de ser pouco provvel a existncia de quartzo no basalto.

1.1. 1 - Granito e basalto slidos; 2 - Granito lquido e basalto slido; 3 - Granito e basalto lquidos.

1.2.1. 10 km - granito cerca de 750 graus C. 1.2.2. 50 km - basalto cerca de 1150 graus C.

1.3. Diminui at profundidade de 40 km, estabiliza at cerca de 60 km e, a partir da, aumenta lentamente. 1.4. Por exemplo, considerando a profundidade de 40 km, a variao da temperatura de fuso do granito foi de cerca de 500 graus C, enquanto que, para o basalto, a variao foi apenas cerca de 220 graus C.

2.1.1. Olivina, anfbola e mica preta (biotite). 2.1.2. A olivina.

2.1.3. O gabro.

2.2. Porque o quartzo um mineral de baixo ponto de fuso e no basalto s ocorrem minerais de alto ponto, tais como a olivina e a piroxena.

FIM

Das könnte Ihnen auch gefallen