Sie sind auf Seite 1von 4

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO AMAP - META Professor: Luis Filgueira

Unidade II Topologias de Redes 2.1 Introduo A topologia da rede est relacionada ao caminho dos dados na rede, de como as mquinas esto interligadas. O design de uma rede definir a sua topologia, ou seja, como os dados sero transmitidos de um host A para um host B. As principais topologias so: Malha, Estrela, Barramento, Anel e Hbrida.

2.2 - Topologia em Malha A topologia em malha usa canais de comunicao ponto a ponto e cada host ligado a todos os outros hosts da rede. A principal vantagem a tolerncia a falhas. Isso se deve ao fato de existir mais de uma rota entre os hosts. Caso uma rota fique interrompida, a comunicao se dar por outra rota. Como h muitas interligaes o custo se torna muito elevado.

2.3 - Topologia em Estrela A topologia em estrela usa canais de comunicao ponto a ponto, onde todos os hosts esto conectados a um equipamento central, ou seja, todos os pontos convergem para um ponto central, o qual responsvel por encaminhar os dados do host origem para o host destino.

Geralmente utiliza o CSMA/CD como mtodo de acesso; Deve haver um equipamento central para onde as conexes convirjam;

2.4 - Topologia em Barramento Na topologia em barramento todos os hosts esto conectados ao longo de um cabo que em geral o coaxial. O sinal eltrico difundido ao longo de todo o cabo e todas as estaes recebem o sinal. Usa canal de comunicao multiponto e foi caracterizado pelo IEEE como o 802.3 10b2 e 802.3 10b5. Possui custo baixo; Facilidade de Instalao; Manuteno relativamente difcil, pois em caso de falhas, o fato de os computadores estarem ligados num mesmo canal de comunicao dificulta a identificao do segmento do cabo que foi interrompido. Utiliza o CSMA/CD para acesso a rede; Possuem terminadores nas extremidades do barramento;

2.5 - Topologia em Anel Na topologia em anel os computadores so interligados atravs de canais de comunicao ponto a ponto, num cabo que conecta todos os computadores da rede num formato circular, onde os dados passam por todos os hosts da rede at encontrar o host ao qual foi endereado. O sentido da comunicao unidirecional e cada computador responsvel por repetir os dados para prxima mquina no anel. Na topologia tradicional quando uma das mquinas no est em rede, est danificada, a comunicao interrompida. Entretanto com a utilizao de concentradores para interligao dos hosts, a comunicao no interrompida, pois o equipamento usado para interligar as mquinas contm uma chave que faz com que os dados continuem a fluir.

Para acesso ao meio utilizado o recurso de token ou basto, similar a corrida de revezamento onde um corredor passa o basto para o outro. O token a permisso para que um computador possa realizar a transmisso dos dados. Essa topologia pouco utilizada em redes locais, porm atualmente os hosts so conectados atravs de um hub especifico chamado de MAU ou MSAU MultiStation Access Unit (MSAU). Geralmente utilizado como topologia em backbones formando um anel de fibra ptica. Comunicao unidirecional Simplex;

Token 2.6 -Topologia Hbrida A topologia hbrida formada pela interligao de redes com diferentes topologias. Isso acontece quando ocorre a interligao de redes locais. Por exemplo, duas redes com topologia fsica em estrela, interligadas atravs de um barramento, ou uma rede com topologia em estrela interligada atravs de um anel.

2.7 - Resumo das Topologias mais comuns:

Das könnte Ihnen auch gefallen