Sie sind auf Seite 1von 20

1

Augusto dos Anjos: a anatomia do absurdo

Cristiane Amorim1

Resumo: O artigo se inicia com um passeio pelos principais analistas que tentaram dar conta das tentaculares razes da poesia augustiana, com o objetivo de apreender a pluralidade e complexidade do livro Eu; de apreender, portanto, a multiplicidade de eus na lrica do poeta paraibano, comumente asfixiada por abordagens reducionistas. Tendo como princpio norteador o estudo do corpo e da finitude, em poemas anjosianos, segmentado na trade o corpo do eu, o corpo csmico e o corpo do texto, pretende-se alcanar no o que a obra resume, sintetiza, mas suas nuances, seus diversos olhares, que evidenciam, enfim, uma potica do pesadelo e do excesso corrodo, erigida na nsia de anatomizar o absurdo do mundo. A partir da anlise do Eu luz de O homem e a morte, de Edgar Morin, verifica-se ainda que Augusto dos Anjos recusa o que o filsofo chama de cegueira natural morte e, para fugir ao horror permanente, encontra na Arte, em dilogo com Schopenhauer, uma forma de perpetuao da existncia e um atenuante s dores do mundo. Palavras-chave: Augusto dos Anjos, corpo e finitude, a anatomia do absurdo.

Augusto dos Anjos: the anatomy of the absurd

Abstract: The article begins with an overview of the main critics who attempted to understand the tentacular roots of the poetry of Augusto dos Anjos, aiming at grasping the plurality and complexity of the book I, or rather, the multiplicity of Is in the lyric work of this poet from Paraba, so often suffocated by reductionist approaches. Having the study of the body and of the finitude in Anjosian poems as principles, segmented in the trinity the body of the I, the cosmic body and the body of the text, we intend to reach that which his work does not summarize or synthesizes. Instead, we focus on its nuances and different views, which uncover a poetics of the nightmare and of the corroded excess, built in the eagerness to anatomize the absurd of the world. Analyzing I in the light of Edgar Morins L'Homme et la mort (Man and Death), one can even verify that Augusto dos Anjos refuses what the philosopher calls natural blindness to death and, in order to escape the constant horror, finds in Art, in a dialog with Schopenhauer, a form of perpetuation of the existence and an attenuation of the pains of the world. Key-words: Augusto dos Anjos, body and finitude, the anatomy of the absurd.

Doutoranda em Literatura Brasileira (UFRJ) Bolsista do CNPq-Brasil

A vida uma caada incessante onde, ora como caadores, ora como caa, os entes disputam entre si os restos de uma horrvel carnificina. (SCHOPENHAUER, 1959, p.28-9) E por trezentos e sessenta dias Trabalhar e comer! Martrios juntos! Alimentar-se dos irmos defuntos, Chupar os ossos das alimarias! (ANJOS, 1994, p.262)

Desde a primeira publicao do Eu, em 1912, a crtica tenta dar conta da controversa poesia augustiana. Um passeio pelos principais analistas conduz, por exemplo, s mais variadas tentativas de inclu-lo em um estilo literrio ou, ao menos, de aproxim-lo de uma escola, pelo reconhecimento de caractersticas comuns. Se fossem reunidos todos os pontos de vista seria possvel apontar (e, por vezes, contestar), na obra do poeta paraibano, a presena de traos barrocos, romnticos, naturalistas, realistas, parnasianos, simbolistas, decadentistas, impressionistas, expressionistas e modernistas; traos, portanto, no apenas de seu tempo, mas prprios de perodos historicamente anteriores e posteriores sua poca. Gullar, em Augusto dos Anjos ou vida e morte nordestina, aponta simultaneamente, aps reconhecer a variedade de filiaes augustianas, uma aproximao e um afastamento da esttica barroca: No h nele a preocupao formalista mas, antes, a busca de uma linguagem intensa que, por barroca que seja, jamais meramente ornamental (GULLAR, 1976, p.18). Na Histria concisa da literatura brasileira, Bosi percebe, no blasfemo Augusto dos Anjos e no crente Cruz e Sousa, o reflexo de um outro romantismo o idealista e espiritualista. (BOSI, 2001, p.290). E, em O pr-modernismo, afirma que o escritor paraibano um romntico lato sensu, como romntico todo naturalista que busca dramaticamente o infinito na matria, e romntica a fatal insatisfao por no ach-lo no que passa e morre (BOSI, 1969, p.46). Cavalcanti Proena ressalta ainda que o poeta do Eu pelas rimas ficou muito mais prximo dos romnticos, rimando com o ouvido, despreocupado das aparncias visuais da vestimenta grfica (PROENA, 1973, p.282). Fausto Cunha, no texto Augusto dos Anjos salvo pelo povo, tambm observa um trao do Romantismo no culto ao humor negro (CUNHA, 1994, p.168). E, embora reconhea o carter plural da poesia augustiana, Lucia Helena atenta para o fato de que ela dessacraliza o jargo romntico, ao incluir elementos considerados, at ento, a-poticos (HELENA, 1984, p.23). Todavia, parece estar nos pontos convergentes e divergentes entre a potica de Augusto e o Realismo/Naturalismo/Parnasianismo o centro da polmica sobre as razes do Eu.

inegvel que a postura cientificista da segunda metade do sculo XIX, calcada no positivismo e no evolucionismo, contribuiu para a criao de uma arte mais objetiva, ansiosa por decompor para desvendar, em todas as esferas, inclusive a psquica. Mas, se houve autores imersos na onda de otimismo, claramente antropocntrica, impulsionada pelas grandes descobertas sobre o homem e o mundo do homem, houve tambm aqueles, como Augusto dos Anjos, em que as revelaes sobre a matria eram, sobretudo, os vermes roedores de suas crenas e o encontro, em vida, com a face descarnada da Morte. Da decorre a grande dificuldade em situ-lo, em classific-lo, revelando talvez a v utilidade da tentativa de enquadramento de um poeta que escapa s grades tericas, por mais amplas e arejadas que, por vezes, sejam. Se Augusto tentou dar conta do real, foi menos pelo observatrio em que estava situado (Tristeza de um Quarto Minguante) que sugere a ideia de certo distanciamento crtico, objetivo e mais pelas sensaes, pelas impresses, violentamente subjetivas daquilo que seu olhar, imbudo de saberes e, acima de tudo, de indagaes, v. O eu, impressionado com a cor do sangue (As Cismas do Destino), com o acidente qumico vulgar (Mistrios de um Fsforo) e, sem cessar, com a Morte (A Ilha de Cipango), instaura, em sua potica, com o intuito de desvendar o metafsico Mistrio, uma atroz autofagia:
Para desvirginar o labirinto Do velho e metafsico Mistrio Comi meus olhos crus no cemitrio, Numa antropofagia de faminto! (Solilquio de um visionrio, p.232)2

Lucia Helena reconhece, na forma como Augusto capta a realidade, recursos impressionistas: nesta nova forma de apreenso do real, este despojado das correes lgicas impostas pelo observador objetivo, ao mesmo tempo em que o poeta pe em relevo o elemento desencadeador da impresso fundamental (HELENA, 1984, p.26). Augusto dos Anjos sem dvida o poeta no qual o acmulo de conhecimento est proporcionalmente relacionado intensificao do tormento frente impossibilidade de compreenso da origem e do fim da vida e do porqu do mundo. Os crticos que chamam sua poesia de cientificista ou falam em adeso aos postulados cientficos reconhecem a presena das diversas teorias na obra augustiana, mas, por outro lado, no enfocam a questo primordial da instaurao da mgoa e do grito ndices de angstia e inconformismo num
2

Todos os poemas do Eu citados neste artigo possuem a seguinte referncia bibliogrfica: ANJOS, Augusto dos. Obra completa: volume nico. Organizao, fixao do texto e notas: Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

eu, que, de posse da cincia, vislumbra a indiferena da natureza ao homem, to entregue ao acaso quanto as diatomceas da lagoa (Budismo Moderno), o horror da contnua decrepitude e/ou decomposio corprea e o inevitvel encontro com o Nada. Deve-se considerar ainda que, se o poeta elege o soneto, forma tipicamente parnasiana, foge, no entanto, s amarras do descritivismo, da objetividade pura, da arte pela arte. Sua poesia uma exploso de dor e fria encerrada sobretudo no corpo da duplicidade de quartetos e tercetos, dando sempre a impresso de uma fora agrilhoada [...] na iminncia de explodir (BUENO, 1994, p.27). Quanto aos ecos simbolistas, h o apreo pela musicalidade, a recorrncia de palavras com iniciais em maisculas e um desejo, por vezes, de transcendncia. No entanto, Augusto no parte do imaterial, mas do imanente e, com frequncia, do excessivo, do grotesco, aproximando de forma curiosa sua poesia de uma esttica expressionista que s se conformaria a partir de 1910. Em um estudo detalhado, Lucia Helena verifica ainda os traos antecipadores do Modernismo na poesia augustiana, tais como a incorporao do lxico repudiado pela esttica do belo (HELENA, 1984, p.21), a utilizao de abreviaturas e prosasmos e a presena constante de frases nominais sequenciadas, flashes coordenados, que apreendem incisiva e fragmentariamente o cenrio (ibidem, p.24). Infelizmente (ou felizmente) no cabe a este ensaio o detalhamento das convergncias estilsticas na poesia de Augusto dos Anjos. Todavia, esse pequeno passeio pela crtica teve como intuito, alm da compreenso das tentaculares razes do Eu, demonstrar que o encontro e o desencontro com inmeras correntes so no apenas um indcio de originalidade como tambm prova da dificuldade de apreenso de uma potica escorregadia e polifnica considerada equivocadamente, ao longo do ltimo sculo, tantas vezes monocrdica. Para apreender a pluralidade e a complexidade da poesia anjosiana imprescindvel buscar na obra no o que ela resume, sintetiza, mas suas nuances, seus mltiplos olhares, evitando fechar o que foi elaborado para ser abertura; evitando responder ao que foi destinado a ser interrogao. Procura-se demonstrar em seguida, a partir da anlise de alguns poemas do Eu, tendo como princpio norteador a questo do corpo e da finitude na lrica augustiana, que a potica do pesadelo de Augusto dos Anjos se constri na tentativa de anatomizar o absurdo do mundo.

O corpo csmico

Para dar conta da questo do corpo csmico em sua materialidade universal , na poesia anjosiana, sero analisados em seguida dois poemas: Mater Originalis e Vozes de um Tmulo. Trechos de outros ttulos do Eu se entremeiam a este ensaio apenas para embasar algumas proposies.

Mater Originalis Forma vermicular desconhecida Que estacionaste, msera e mofina, Como quase impalpvel gelatina, Nos estados prodrmicos da vida; O hierofante que leu a minha sina Ignorante de que s, talvez, nascida Dessa homogeneidade indefinida Que o insigne Herbert Spencer nos ensina. Nenhuma ignota unio ou nenhum nexo contingncia orgnica do sexo A tua estacionria alma prendeu... Ah! De ti foi que, autnoma e sem normas, Oh! Me original das outras formas, A minha forma lgubre nasceu! (p.227)

No poema Mater Originalis, Augusto dos Anjos parte da premissa spenceriana da gnese homognea da massa universal e do evolucionismo darwiniano, incorporado doutrina do filsofo ingls. O poeta do Eu escolhe a forma vermicular como me de todos os seres. Dando origem, assim, aos demais organismos, inclusive o humano, estaria o verme. Alm de instaurar o asco, atravs da utilizao dessa imagem gelatinosa, a primeira estrofe destitui a crena nos ensinamentos bblicos, pois o homem j no moldado imagem e semelhana de Deus a no ser que se pense em um Deus-verme. Deve-se atentar tambm que, ao lado da pequenez j suscitada pelo termo vermicular, h os adjetivos aliterados e assonantes, msera e mofina, responsveis por uma presso reducionista, na direo de um quase-Nada. O verbo estacionar promove ainda a ideia de ausncia de movimento. Toda a primeira estrofe, desse modo, se resume a caracterizar e situar essa forma vermicular a qual o poeta se dirige. Em seguida, surge o hierofante, que estabelece, por sua presena ao lado de Spencer, uma relao entre Cincia e Destino, to recorrente na poesia anjosiana. O verso tem parentesco com a influncia m dos signos do zodaco (Psicologia de um Vencido). O

poeta se nutria, portanto, de todas as fontes de que o homem comumente faz uso para tentar dar conta do Mistrio. Entretanto, embora confira ao adivinho a capacidade de ler a sua sorte, o seu futuro, destaca sua ignorncia sobre a origem da forma vermicular. E, antes de atrelar esse conhecimento aos domnios da cincia, imprescindvel advertir que o poeta insere um talvez no verso, lanando dvida sobre a veracidade desse saber. Augusto dos Anjos, apesar de, por vezes, reconhecer o imprio da substncia universal (Agonia de um Filsofo), foi menos cientificista do que muitos de seus analistas acreditaram. H em Monlogo de uma Sombra, por exemplo, o mesmo advrbio atrelado s bases cientficas, que faz das to propaladas certezas meras possibilidades. Nesse poema de abertura, o eu-potico reconhece essa necessidade de horroroso, / Que talvez propriedade do Carbono! (p.199, grifo nosso). A poesia augustiana se realiza, portanto, sobretudo pelas grandes razes do sentimento / sem os mtodos da abstrusa cincia / e os troves gritadores da dialtica (ibidem). nesse corpo csmico, nessa massa gelatinosa, que as formas iro se reproduzir, autonomamente e sem se submeter a nenhuma norma, logo, de maneira catica, dando origem forma lgubre do eu. Surge, ento, a equiparao do sujeito lrico (do humano) ao verme, tpica da poesia augustiana. Ambos so, portanto, mseros e mofinos, e o destino fatal do homem, sua sina, antevista pelo hierofante, tem origem nessa procedncia corprea comum. Esse suposto princpio homogneo resvala para a composio sonora profundamente nasalizada do poema. Mater, Forma, vermicular, msera, mofina, como, prodrmicos, minha, homogeneidade, nenhuma, alma, autnoma, normas, me e, novamente, minhas, forma e formas compartilham o mesmo fonema /m/ (nasal bilabial sonoro), fazendo da combinao de significantes do soneto uma reiterao significativa. H ainda uma recorrncia da nasal linguodental sonora /n/: Originalis, estacionaste, mofina, gelatina, sina, nascida, indefinida, insigne, ensina, ignota, unio, nenhum, nexo, orgnica, estacionria, autnoma, normas, original, nasceu. As vogais nasalizadas, o som palatal nasalizado do -nh e a assonncia em i complementam o poema no qual tudo converge tambm sonoramente para a imagem de uma mesma substncia original. Augusto dos Anjos foi mestre na arte de compor porque soube como poucos aliar teia de significados a elaborao formal da poesia. Intenso como um romntico, musical como um simbolista, arteso (quase) como um parnasiano, inovador como um modernista, mas sobretudo nico por sua pluralidade e pelo minucioso trabalho com o significante que alcana em seu fazer potico amplitude e harmonia significativas.

Deve-se ressaltar ainda que Augusto seleciona, para dar ttulo ao poema, palavras latinas, que esto no processo de formao (de nascimento) da Lngua Portuguesa, como se pretendesse repetir em eco sua busca pela origem, j que tanto mter quanto originalis compartilham a acepo de fonte primeira.

Vozes de um Tmulo Morri! E a Terra a me comum o brilho Destes meus olhos apagou!... Assim Tntalo, aos reais convivas, num festim, Serviu as carnes do seu prprio filho! Por que para este cemitrio vim?! Por qu?! Antes da vida o augusto trilho Palmilhasse, do que este que palmilho E que me assombra, porque no tem fim! No ardor do sonho que o fronema exalta Constru de orgulho nea pirmide alta... Hoje, porm, que se desmoronou A pirmide real do meu orgulho, Hoje que apenas sou matria e entulho Tenho conscincia de que nada sou! (p.259)

Em Vozes de um Tmulo ressurge a imagem de uma me comum; agora, ela a prpria Terra (grafada com inicial maiscula, para indicar possivelmente sua supremacia) aparentada com a Natureza (indiferente) de outros poemas anjosianos. essa me, portanto, a geradora da vida, que apagou o brilho dos olhos do eu-potico provvel eufemismo para a morte no apenas do corpo, mas das quimeras desse eu. Ao equiparar Terra a Tntalo, que serviu em um banquete seu prprio filho cortado em pedaos, o poema forja ainda a comparao entre Plope e o sujeito lrico, ambos despedaados, decompostos. Se essa Me-Terra se encontra de alguma maneira na ideia da massa homognea de Spencer em contnuo processo de evoluo/progresso, em Augusto, ela se destitui (quase sempre) da aura positivista e assume para o eu sua face impassvel, muito prxima da Natureza-Madrasta schopenhaueriana. Todavia, enquanto o filsofo alemo, apesar de ridicularizar a euforia cientificista, apresenta uma postura mais resignada, o poeta paraibano se ressente dessa me devoradora o que se comprova no paralelo com o atroz banquete grego. Para Schopenhauer,
a natureza abandonando assim sem resistncia os seus organismos, obras de uma arte infinita, no s avidez do mais forte, mas ao mais cego dos acasos,

fantasia do primeiro imbecil que passa, maldade da criana, a natureza exprime dessa maneira, no seu estilo lacnico, oracular, que o aniquilamento desses seres lhe indiferente [...] (SCHOPENHAUER, 1959, p.102)

Augusto dos Anjos no foi certamente um otimista, mas deve-se tomar cuidado ao consider-lo pessimista, porque sua alma, muito mais prxima do pathos romntico, teve apenas dificuldade em aceitar o que a cincia o coagia a ver, lanando terra sobre o seu ideal de Infinito. Solitrio, abandonado, sem alicerces, o poeta reconhece o lugar do homem no mundo (ao lado do verme), mas no se conforma. E, atrado (seduzido?) pelo horror, no deixa de comer os prprios olhos crus no cemitrio. H ainda um tom irnico nas imagens augustianas, porque elas usualmente se formam a partir de uma terminologia impregnada de esprito positivo que, atravs de jogos de linguagem, passam por um processo de decrepitude, de decomposio. No apenas o corpo corrodo, mas a crena no poder do homem (da cincia) e no poder de Deus. O eu fala do espao da morte. As duas exclamaes iniciais, em Vozes de um Tmulo, vm carregadas de espanto e/ou de revolta. As reticncias, ao contrrio, parecem, em sua pausa, sugerir um lamento, um perodo de luto, de mgoa. imprescindvel verificar que o ponto exclamativo retomado ao longo do poema. Na segunda estrofe, ele acompanha as interrogaes que sintetizam as grandes angstias anjosianas: o porqu da origem e do fim da vida o sustentculo da potica do Eu. No Soneto ao meu primeiro filho nascido morto com sete meses incompletos, o poeta se indaga (?) e simultaneamente se choca, inconformado (!), sobre quem seria o responsvel por essa morte e, em seguida, sobre o destino desse corpo:

Que poder embriolgico fatal Destruiu, com a sinergia de um gigante, Em tua morfognese de infante A minha morfognese ancestral?! Poro de minha plsmica substncia, Em que lugar irs passar a infncia, Tragicamente annimo, a feder?! (p.207)

Em Cismas do Destino, o eu pergunta ainda sobre a razo da finitude: Por que h de haver aqui tantos enterros? (p.217). Em Budismo Moderno, a questo seguinte indicia uma suposta indiferena do sujeito lrico diante da decomposio corprea: Que importa a mim que a bicharia roa / Todo o meu corao, depois da morte?! (p.224). No Soneto I ao meu Pai doente, o filho insiste em descobrir de quem a mo que magoa sem pesar (p.269).

Em Poema Negro, o eu interroga: Quem sou? Para onde vou? Qual minha origem? (p.286). E, voltado para as prprias dores, em Insnia, indaga: Por que que esse gemido me acompanha?! (p.294). Essas so algumas das inmeras perguntas que fazem do Eu um grande ponto conjunto de interrogao e exclamao, em conformidade com um poeta (e com uma poesia) que soube encarar a morte, mesmo diante do espanto, do horror, e dissec-la minuciosamente, embora reconhecesse a impossibilidade de solucionar o Mistrio do Ser e do NO-SER. Com sua voz tumular, o sujeito lrico deseja descobrir a razo no apenas da sua morte (Por que para este cemitrio vim?!), mas, implicitamente, da morte em si. E retoma a pergunta em um Por qu?! isolado que, na repetio, carrega boa dose de inconformismo. Aps lamentar a eternidade da morte que se contrape finitude da vida o eu se volta para os seus sonhos. O fronema, foco racional do pensamento, alimenta a pirmide ilusria do orgulho. A razo (ou a cincia), portanto, cria uma imagem irreal da superioridade humana. importante observar que os termos ardor, exalta, constru, orgulho, nea, pirmide, alta e real carregam uma positividade e um tom ascendente, de poderio e entusiasmo, que perdem o sentido diante da morte. Tudo , em verdade, matria e entulho; tudo nada. A metfora da construo, que tem como pice a pirmide, elevao imperiosa, smbolo da sabedoria humana, se choca com a metfora da demolio, que destroo, finitude, enfim. Ao contrrio de Mater Originalis, arquitetada sob a marca da nasalizao, Vozes de um Tmulo abre com a exploso sonora das oclusivas /t/, no prprio ttulo (tmulo), e /m/, em Morri!, e na equiparao de Terra e Tntalo, ecoadas em matria e entulho palavras que tambm dialogam semanticamente no poema. A intensidade do soneto acentuada pela exclamao recorrente. Em Constru de orgulho nea pirmide alta..., a pausa conferida pelas reticncias parece marcar ainda o instante anterior ao completo ruir das slidas crenas do eu-potico, um suspense ante o desmoronamento anunciado no verso seguinte. Essa tcnica de elevar para destruir (o brilho que se apagou alia-se paralelisticamente pirmide que desmoronou) muito comum em Augusto dos Anjos, caracterizando uma potica do excesso corrodo, iconoclasta, na qual tudo, por mais slido ou grandioso, destinase decomposio, ao Nada, que em si o mesmo corpo csmico da terra-me-comum de onde se originam todos os seres.

O corpo do eu

Nesse subitem sero analisados os trs sonetos augustianos destinados ao Pai, j que a morte do eu no se refere unicamente finitude do sujeito, mas perda do outro e, sobretudo, da individualidade.
I A meu Pai doente Para onde fores, Pai, para onde fores, Irei tambm, trilhando as mesmas ruas... Tu, para amenizar as dores tuas, Eu, para amenizar as minhas dores! Que coisa triste! O campo to sem flores, E eu to sem crena e as rvores to nuas E tu, gemendo, e o horror de nossas duas Mgoas crescendo e se fazendo horrores! Magoaram-te, meu Pai?! Que mo sombria, Indiferente aos mil tormentos teus De assim magoar-te sem pesar havia?! Seria a mo de Deus?! Mas Deus enfim bom, justo, e sendo justo, Deus, Deus no havia de magoar-te assim! (p.269)

Deve-se atentar, neste primeiro soneto, para a inicial maiscula de Pai que parece, alm de acentuar a importncia da figura paterna, aproxim-la de Cristo, em seu pesar o que, na anlise do poema posterior, ficar mais evidente. As duas primeiras estrofes se conformam na nsia de encontro e, mais profundamente, de fuso, entre Pai e filho. Este seguir o caminho daquele com o mesmo fim: amenizar as dores, embora esse trilhar seguido das reticncias que so a prpria continuidade do percurso indique tambm o destino comum de todos os seres. A repetio dos significantes (amenizar/amenizar, dores/dores) refora a ideia de compartilhamento e de amalgamento, que se estende por mesmas ruas, pelas duas mgoas, pelo horror transformado em horrores, e, ainda, pela inverso do par tu/eu da primeira estrofe em eu/tu na segunda estrofe. A descrena do poeta motivo recorrente de sofrimento na potica augustiana est tambm em conformidade com os gemidos do Pai e, curiosamente, com a natureza, numa acepo romntica. Todos parecem comungar no sofrimento: o eu, o tu, o campo, as rvores.

Vale ressaltar a presena de frases exclamativas, que acentuam os sentimentos do eupotico, assim como a reproduo do advrbio de intensidade to, lado a lado da preposio indicativa de ausncia sem, exacerba a sensao de falta, de perda. A pergunta que abre o primeiro terceto (Magoaram-te, meu Pai?!) retrica, j que o poeta havia evidenciado no segundo quarteto a mgoa do Pai e a inclui reafirmando-a na indagao posterior. Alis, o substantivo mgoa e o verbo magoar, em diferentes formas, aparecem, somados, quatro vezes no poema aguando o re-moer tpico desse desgosto, questo que ser retomada, ao final deste artigo, na anlise de Eterna Mgoa. Da mesma maneira, a pergunta seguinte, [...] Que mo sombria, / Indiferente aos mil tormentos teus / De assim magoar-te sem pesar havia?!, parece conter em si a resposta, que se delineia na interrogativa sequencial: Seria a mo de Deus?. lvaro Lins, em Augusto dos Anjos, poeta moderno, afirma que o escritor paraibano era anticristo por excelncia (LINS, 1994, p.118). Para ele, Deus, nos versos do Eu, no propriamente uma entidade religiosa, no sentido ortodoxo de qualquer religio, e sim um vocbulo transcendente [...] (ibidem, p.122). J Wilson Castelo Branco cr que no primeiro dos sonetos dedicados ao pai, Augusto dos Anjos invoca um Deus, que sem dvida o Deus dos cristos [...] (BRANCO, 1994, p.162). Em verdade, uma anlise dos poemas anjosianos levaria a identificao de um Criador, por vezes, verme, em comunho com uma natureza m; por vezes, mnoda esquisita (Sonho de um Monista), ou, talvez, vocbulo transcendente, como defende lvaro Lins, mas sempre indubitavelmente em dilogo com o Deus dos cristos. Parece que em Augusto no h crena ou descrena, mas dvida: crena e descrena, num jogo de possibilidades. Ento, quando desconfia de que a mo indiferente e impiedosa de Deus a causadora dos tormentos de seu Pai, ele coloca em xeque os ensinamentos bblicos numa iminente nsia iconoclasta. Quando retoma a ideia de um Deus fraternal, bom e justo, parece manter acesa a chama da religiosidade. E, ao afirmar que [...] sendo justo, Deus, Deus no havia de magoarte assim!, elabora uma concluso ambgua. O poeta cr que no fora Deus, porque Ele justo embora nessa acepo coubesse melhor o futuro do pretrito do verbo haver , ou questiona a pretensa justia divina ante a mgoa paterna? Deve-se atentar que nesse re-moer, nesse re-sentir, prprio da mgoa, Deus, no ltimo terceto, surge quatro vezes, numa, talvez, implcita splica pela compreenso do porqu do destino do eu. Raul Machado sintetiza a causa das angstias do poeta paraibano:

Feliz teria sido se nascesse com a alma facilmente conformvel de materialistas e positivistas, ou com a alma tambm conformvel dos espritas, por exemplo. A cincia no lhe explicava os problemas csmicos, embora revelasse mundos sobre mundos. O espiritismo, o espiritualismo cristo, as filosofias vrias no lhe matavam na conscincia a interrogao fatal. (MACHADO, 1994, p.113)

Todavia, se o Criador estava na berlinda da poesia augustiana, Cristo, possivelmente por sua existncia corprea e por ter suportado as dores do mundo, parecia angariar a admirao do poeta. Em Gemidos da Arte, o eu declara possuir Uma vontade absurda de ser Cristo (p.262) com o intuito de se sacrificar pelos homens. E, no Poema Negro, diante do esqueleto de Jesus, sente vontade de abraar-lhe os ossos! (p.288). No seria difcil supor que o eu-potico, no soneto a meu Pai doente, aproxima o Pai, em seu martrio, de Cristo e questiona (acusa?) Deus por ambos os pesares.
II A meu Pai morto Madrugada de Treze de Janeiro. Rezo, sonhando, o ofcio da agonia. Meu Pai nessa hora junto a mim morria Sem um gemido, assim como um cordeiro! E eu nem lhe ouvi o alento derradeiro! Quando acordei, cuidei que ele dormia, E disse minha Me que me dizia: Acorda-o! deixa-o, Me, dormir primeiro! E sa para ver a Natureza! Em tudo o mesmo abismo de beleza, Nem uma nvoa no estrelado vu... Mas pareceu-me, entre as estrelas flreas, Como Elias, num carro azul de glrias, Ver a alma de meu Pai subindo ao Cu! (p.269-70)

Lucia Helena chama a ateno para o enfoque caleidoscpico da paisagem (HELENA, 1984, p.24) em vrios poemas de Augusto dos Anjos, como no primeiro verso de As Cismas do Destino: Recife. Ponte Buarque de Macedo. No entanto, em A meu Pai morto, encontra-se tambm um enfoque, mas temporal e no espacial: Madrugada de Treze de Janeiro. Imediatamente o leitor de todas as pocas transportado para esse momento. Na primeira estrofe, a seleo dos tempos e modos verbais do soneto o presente do indicativo em rezo e a incompletude do pretrito imperfeito em morria contribui para a sensao de aqui e agora. Essa elaborao quase presentificada parece conter o desejo de

compartilhamento da dor e, sobretudo, uma tentativa de no deixar morrer, nesse reviver pela memria dos ltimos momentos agnicos ao lado do Pai. A comparao com cordeiro, embora tenha como ponto em comum entre os termos cotejados a passividade do animal, estabelece novamente uma relao entre o Pai e Cristo o Agnus Dei, incorporando, assim, a ideia de sacrifcio. Deve-se atentar ainda para o fato de que, alm de o ofcio da agonia ser prece catlica destinada aos instantes que antecedem a morte, fazendo tudo convergir para essa madrugada fatdica, ele tambm se relaciona ao martrio de Jesus. A segunda estrofe toda construda por oposio e inverso: o filho, que antes sonhava, acorda e pensa que o Pai dorme. Diante da splica da me para acord-lo (um tanto desesperada indcio, talvez, da cincia da morte e do desejo de faz-lo despertar do sono eterno), o eu imperativamente solicita que o deixe dormir. Esse quarteto marca o momento de desencontro entre Pai e filho, que em si a instaurao do abrupto seccionar de todo o morrer. Obviamente, tanto dormir quanto acordar dialogam, de maneira eufemstica, com a acepo de vida e morte. Enquanto, no soneto A meu Pai doente, h uma nsia de complementao, de fuso, agora, diante da finitude, restam apenas marcas separatistas. O deixa-o dormir primeiro contm ainda a noo de entrega, diante da impossibilidade de manuteno da luta, e a necessidade de fazer da morte apenas sono, ainda que perptuo. E, se, no poema anterior, a Natureza se conformava aos sentimentos do eu-potico, neste soneto ela retoma sua aura impassvel, indiferente sorte dos mortais. No h possibilidade de harmonia. Tudo se contrape. Machado, tambm leitor de Schopenhauer, nas Memrias pstumas de Brs Cubas, faz meno inmera vezes sobretudo pelo narrar galhofeiro, repleto da ironia do defunto-autor a esse carter insensvel da natureza. Ambos, o escritor carioca e o poeta paraibano, pareciam compartilhar com o filsofo alemo a mesma percepo do mundo, embora tenham empregado nas pginas da literatura brasileira tonalidades bastante distintas. A ltima estrofe, no entanto, se inicia com uma adversativa que se ope a esse quadro de indiferena. Nela se encontra o poeta, sensibilizado pela morte paterna, num dos raros momentos de rendio confortvel e apaziguadora ideia de morte-renascimento em que sua impetuosa veia iconoclasta rompe para ceder espao a uma perspectiva crist. O profeta Elias, que subiu aos cus de maneira arrebatadora, vem abrandar, no terceto impregnado de mstica positividade semntica, a dor augustiana, com sua promessa de ressurreio. A crtica comumente aponta no Eu a predominncia materialista, cientificista, a presena do corpo em decomposio, ansiosa por revelar o suposto mau gosto de alguns de

seus versos. Todavia, uma leitura mais atenta deixa entrever, em verdade, uma multiplicidade de eus na poesia augustiana, to oprimidos por diversas anlises unilaterais.

III Podre meu Pai! A Morte o olhar lhe vidra. Em seus lbios que os meus lbios osculam Microorganismos fnebres pululam Numa fermentao gorda de cidra. Duras leis as que os homens e a hrrida hidra A uma s lei biolgica vinculam, E a marcha das molculas regulam, Com a invariabilidade da clepsidra!... Podre meu Pai! E a mo que enchi de beijos Roda toda de bichos, como os queijos Sobre a mesa de orgacos festins!... Amo meu Pai na atmica desordem Entre as bocas necrfagas que o mordem E a terra infecta que lhe cobre os rins! (p.270)

Esse terceiro soneto no carrega mais a comparao do Pai a Cristo, com o objetivo de enaltecer aquele por intermdio deste. Ao contrrio, o poema agora mais terreno, prximo do estilo reconhecidamente augustiano. As exploses das oclusivas bilabiais so frequentes e, aliadas aos inmeros blocos consonantais e ao recorrente fonema /R/, do ao texto o som acre tpico do Eu. Esse ranger potico se faz presente sempre que a mgoa d lugar ao grito dois plos entre os quais oscila a obra de Augusto dos Anjos. A primeira sentena j carrega sonoramente e semanticamente um berro sofrido, furioso. Grafada com maiscula, a Morte compartilha o mesmo poderio da Natureza do poema anterior. Em seguida, h o toque labial que tambm se faz pela repetio do significante. A suavidade do oscular, incomum na poesia anjosiana, parece ainda delicadamente escolhida para ilustrar a afeio filial. Todavia, a polidez do segundo verso quebrada diante da imagem da fermentao no corpo morto. Essa festa da putrescncia acentua ainda mais o horror da cena, ao associ-la a prazer. Para Augusto, como se verifica, o poeta deve mostrar a crie dos dentes na anatomia horrenda dos detalhes! (As Cinzas do Destino, p.221). O primeiro terceto retoma a correlao comum no Eu do homem a organismos inferiores que, para a Morte, a Natureza, a Terra, a Vida, possuem o mesmo valor. Tudo brota

da matria comum e a ela retorna. O corpo csmico a origem e o receptculo de cada um dos seres. Essas leis s quais o poeta se refere tm parentesco com a ideia schopenhaueriana de supremacia da espcie, que sobrevive desse devorar permanente, subjugando todos os indivduos a sua vontade. A retomada da sentena, Podre meu Pai!, acompanhada da exclamao, acentua a hediondez da matria decomposta, mas, sobretudo, parece conter, na redundante evidncia do fato, uma dificuldade de aceitao. Ao comparar a mo roda de bichos ao queijo de orgacos festins, o poeta cria uma imagem, pela sobreposio, de fria devoradora, de um perptuo digerir, que em si o prprio maquinrio da vida. Na ltima estrofe, o eu substitui Podre meu Pai! por Amo meu Pai [...] e consegue no paralelo estabelecido entre podrido e amor, termos que carregam por princpio certa impossibilidade combinatria a potencializao do sentimento, porque se ama no apesar da atmica desordem, mas na atmica desordem; porque se ama, sobretudo, no a alma em sua suposta beleza e imortalidade, mas o corpo putrefato, quase como se o eu estabelecesse um violento embate entre o seu amor e o absurdo do perptuo desfazer da existncia. H aqui o mais completo exemplo do inconformismo de Augusto dos Anjos, que continuamente grita, para que seu grito seja a revelao do Infinito que traz encarcerado na alma (Gemidos da Arte, p.266). Edgar Morin afirma que o homem, naturalmente cego morte , portanto, incessantemente forado a reaprend-la (MORIN, 1997, p.59). Ela est frequentemente ausente do campo da conscincia (ibidem, p.60), porque a participao na vida implica uma cegueira morte (ibidem). O filsofo conclui que ela s regressa quando o eu a olha ou olha a si prprio (ibidem) e que [...] a conscincia obcecante da morte, no seu extremo, resseca e apodrece a vida [...], sem adeso vida, apenas haveria o horror permanente (ibidem, p.61). A poesia augustiana uma recusa a essa cegueira natural. H um desejo de encarar a morte, esmiu-la, enfrent-la. O ttulo da obra no poderia ser mais propcio, j que esse olhar lanado sobre si mesmo , em verdade, um olhar para a finitude, como quer Morin. Augusto dos Anjos imerge no horror permanente ao tentar desvendar o corpo (o Mistrio) do mundo; ao dissecar anatomicamente o absurdo da existncia.

O corpo do texto

Nesse ltimo tpico, com o intuito de apresentar uma viso global sobre a questo da arte ou do fazer literrio no Eu, foram selecionados fragmentos de alguns poemas. Muitos estudiosos da poesia anjosiana apontaram a capacidade nirvnica que Augusto confere Arte. E no resta dvida de que essa concepo tem algum parentesco com as ideias schopenhauerianas. Para o filsofo alemo, os momentos de contemplao artstica, que nos livram dos desejos vidos, como se pairssemos acima da atmosfera pesada da terra, so ao mesmo tempo os mais felizes que conhecemos (SCHOPENHAUER, 1959, p.136). O eu-potico, em Monlogo de uma Sombra, afirma que a Arte, ao esculpir a mgoa humana, se no elimina a aspereza do mundo, ao menos a reduz:
Somente a Arte, esculpindo a humana mgoa, Abranda as rochas rgidas, torna gua Todo o fogo telrico profundo E reduz, sem que, entanto, a desintegre, condio de uma plancie alegre A aspereza orogrfica do mundo! (p.199)

Essa era, talvez, a intencionalidade da poesia augustiana: uma espcie de paliativo para o sofrimento do eu. Mas h ainda outra questo mais evidente: em contraponto ao corpo perecvel do indivduo est o corpo do texto artstico que se perpetua no tempo. Em Budismo Moderno, aps a propalada dissoluo da matria nas trs primeiras estrofes, o ltimo terceto encerra a splica pela permanncia no apenas da Arte, mas, supostamente, de um eu que nela sobrevive: Mas o agregado abstrato das saudades / Fique batendo nas perptuas grades / Do ltimo verso que eu fizer no mundo! (p.224). Augusto dos Anjos parece reconhecer que [...] a grande felicidade a de ser capaz de pensamentos dignos de perdurar, para serem meditados pelos sculos (SCHOPENHAUER, 1956, p.117). No entanto, apesar de muitos poemas apresentarem certa averso a esse corpo csmico de onde tudo vem, mas que principalmente tudo absorve aos bocados, reduzindo a p o corpo do indivduo, h tambm, por vezes, reforando a tese de mltiplos eus no Eu um impulso de morte e uma nsia conjunta de fuso ao todo transcendental, que se pode constatar, por exemplo, na sexta estrofe de Queixas Noturnas:
As minha roupas, quero at romp-las! Quero, arrancado das prises carnais, Viver na luz dos astros imortais, Abraado com todas as Estrelas! (p.291)

Todavia, esse desejo de viver na luz dos astros imortais, assim como a aspirao de Fazer da parte abstrata do Universo / Minha morada equilibrada e firme (As Cismas do Destino), difere do carter imanente que se encontra na ideia de manuteno da vida no eterno retorno das substncias, da matria, ao seio da Natureza. O desejo de infinitude em Augusto dos Anjos to intenso que, se por um lado, na maioria de seus poemas, denuncia o horror da morte (e de se reconhecer mortal), por outro, leva a uma vontade de estraalhar o corpo porque finito. Dessa forma, o eu repele e condena a Morte (As Cismas do Destino) e, simultnea e paradoxalmente, ama o coveiro (ltimo Credo). Deve-se levar em conta ainda que o poeta tenta dissecar o Mistrio atravs do fazer literrio, mas reconhece a incapacidade do corpo em exprimir a integralidade da ideia o que se verifica, por exemplo, nos seguintes versos de As Cismas do Destino:
A alma dos animais! Pego-a, distingo-a, Acho-a nesse interior duelo secreto Entre a nsia de um vocbulo completo E uma expresso que no chega lngua! (p.215)

Na literatura brasileira, Augusto dos Anjos e Clarice Lispector parecem se irmanar na crena de que a linguagem, como professa Wittgenstein, no d conta do mundo: algo se perde no esforo de se colocar em palavras as impresses, as sensaes do eu e por que no? no esforo de expresso de um saber pr-lingustico, que continuamente esbarra no mulambo da lngua paraltica (A Ideia). No se pode afirmar que para Augusto a possibilidade de transcendncia se encontra apenas na Arte, como j demonstrado acima. Todavia, ela a nica que encerra as duas faces da moeda: uma forma de sobrevivncia incorprea do eu (face transcendente) e, ao mesmo tempo, a permanncia do corpo textual, amalgamado concretude do mundo (face imanente). Se o poeta quase sempre se mostrou inconformado quanto ideia de manuteno da vida no corpo csmico porque implica a falncia do corpo do eu, descobriu no corpo do texto, mesmo com toda angstia do fazer literrio, no a Salvao, todavia, uma forma de atenuar sua nsia de Infinito. Andrade Murici afirma, em texto publicado em 1952, que Eterna Mgoa Augusto dos Anjos cem por cento (MURICI, 1994, p.129). Talvez haja algum exagero na afirmao, j que o poeta paraibano , em verdade, mgoa e grito, e foi justamente por sua potica vociferante que se popularizou e obteve reconhecimento. Mas, sem dvida, quando o eu se deixa tomar pelo ressentimento e no pela fria, seus versos, menos violentos, so talvez

ainda mais intensos, de uma dor aguda e irreparvel. Este ensaio ser, ento, finalizado com uma pequena, mas imprescindvel anlise desse poema que espelha a face mais pesarosa da poesia anjosiana.

Eterna Mgoa O homem por quem caiu a praga Da tristeza do Mundo, o homem que triste Para todos os sculos existe E nunca mais o seu pesar se apaga! No cr em nada, pois nada h que traga Consolo Mgoa, a que s ele assiste. Quer resistir, e quanto mais resiste Mais se lhe aumenta e se lhe afunda a chaga. Sabe que sofre, mas o que no sabe que essa mgoa infinda assim, no cabe Na sua vida, que essa mgoa infinda Transpe a vida do seu corpo inerme; E quando esse homem se transforma em verme essa mgoa que o acompanha ainda! (p.290)

Logo no ttulo desse soneto, possvel verificar uma redundncia semntica, j que eterna carrega a acepo de permanncia, assim como mgoa encerra um re-sentir contnuo. Ao que parece, h ainda uma esttica do remoer no apenas no nvel do significado, mas, sobretudo, do significante, que se estende ao longo dos quartetos e tercetos. Embora a repetio de palavras seja recorrente nos poemas do Eu, ela aqui se intensifica de tal maneira que promove uma sensao de aprisionamento; a sensao de que o sujeito magoado se encontra em um circuito fechado, que quase no avana, porque recua incessantemente. E, como nesse poema predomina o pesar e no a indignao, o texto perde a sonoridade acre. O inventrio das reiteraes da mesma palavra (homem/homem, nada/nada, sabe/sabe, Mgoa/mgoa/mgoa/mgoa, vida/vida), de termo derivado (triste/tristeza), resistir/resiste) ou at de orao inteira ( que essa mgoa infinda/ que essa mgoa infinda) extenso para um nmero to restrito de versos. Essa construo em eco se harmoniza com um eu que remi suas dores, angstias, tristezas. Assim como impossvel para o indivduo sobre quem caiu a praga do mundo fugir da amargura, tanto na vida quando na morte, estilisticamente tambm no h vias de escape no ruminante poema. O vocbulo mgoa, em um primeiro instante grafado com maiscula, angariando assim poderio e concretude, aparece quatro vezes no soneto, como se representasse tambm,

pela repetio, seu prprio sentido de moedura ininterrupta. Se fossem alistadas ainda as aliteraes, assonncias e rimas, tudo confluiria para esse mesmo completo ressoar. Deve-se atentar ainda para a questo da perptua passagem dos sculos, no terceiro verso do primeiro quarteto, que se contrape a essa quase ausncia de progresso do texto, contribuindo para acentuar a imagem de refluxo. Alis, seria tambm interessante registrar as inmeras vezes a que Augusto dos Anjos faz referncia continuidade do tempo. Enquanto em Idealizao da Humanidade Futura, por exemplo, o eu lana um olhar negativista sobre a [...] multido dos sculos futuros (p. 206), no soneto Solilquio de um Visionrio, ele vaga, sem triunfo, [...] um sculo, improficuamente / pelas monotonias siderais (p.232). E, em Poema Negro, ainda assombrado pela passagem dos sculos. A concepo de uma temporalidade indiferente aos tormentos do mundo, soberana em seu eterno fluir ante a finitude do eu, ou, ainda, carregando uma ideia de contnua imutabilidade das dores existenciais tambm presente no delrio de Brs Cubas outra recorrncia na poesia anjosiana. Os dois primeiros versos da segunda estrofe revelam a razo da angstia do poeta na obra: no h nenhuma crena que traga consolo magoa de almejar o Infinito e se saber p. Para Augusto dos Anjos, diante da anatomia do absurdo, em que a vida come a vida, Antes o Nada [...] (A um Grmen, p.316).

Referncias bibliogrficas

ALEXEI, Bueno. Augusto dos Anjos: origens de uma potica. In: ANJOS, Augusto dos. Obra completa: volume nico. Organizao, fixao do texto e notas: Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. ANJOS, Augusto dos. Obra completa: volume nico. Organizao, fixao do texto e notas: Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. BOSI, Alfredo. O pr-modernismo. So Paulo: Cultrix, 1969. _____. Histria concisa da literatura brasileira. So Paulo: Cultrix, 1994.

BRANCO, Wilson Castelo. A poesia de Augusto dos Anjos. In: ANJOS, Augusto dos. Obra completa: volume nico. Organizao, fixao do texto e notas: Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

CUNHA, Fausto. Augusto dos Anjos: salvo pelo povo. In: ANJOS, Augusto dos. Obra completa: volume nico. Organizao, fixao do texto e notas: Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. GULLAR, Ferreira. Augusto dos Anjos ou vida e morte nordestina. In: ANJOS, Augusto dos. Toda a poesia de Augusto dos Anjos. Rio: Paz e Terra, 1976. HELENA, Lcia. A cosmo-agonia de Augusto dos Anjos. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1984. LINS, lvaro. Augusto dos Anjos: poeta moderno. In: ANJOS, Augusto dos. Obra completa: volume nico. Organizao, fixao do texto e notas: Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. MACHADO, Raul. Augusto dos Anjos. In: ANJOS, Augusto dos. Obra completa: volume nico. Organizao, fixao do texto e notas: Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. MORIN, Edgar. O homem e a morte. Trad. de Joo Guerreiro Boto e Adelino dos Santos Rodrigues. Rio de Janeiro: Imago, 1997. PROENA, M. Cavalcanti. Nota para um rimrio de Augusto dos Anjos In: COUTINHO, Afrnio e BRAYNER, Snia. Augusto dos Anjos: textos crticos. Braslia: Instituto Nacional do Livro, 1973. SCHOPENHAUER, Arthur. Dores do mundo. Trad. de Jos Souza de Oliveira. So Paulo: Editora S.A, 1959. ______. Aforismos para a sabedoria na vida. Trad. de Gensio de Almeida Moura. So Paulo: Melhoramentos, 1956.

Das könnte Ihnen auch gefallen