Sie sind auf Seite 1von 8

Continuamos a perder muitas coisas na vida s por causa da falta de coragem.

Na verdade, nenhum esforo necessrio para conquistar s preciso coragem e as coisas comearo a vir at voc, em vez de voc ir atrs delas. Pelo menos no mundo interior assim. E para mim, ser feliz a maior coragem. Ser infeliz uma atitude muito covarde. Na realidade, para ser infeliz, no preciso nada. Qualquer covarde pode ser, qualquer tolo pode ser. Todo mundo capaz de ser infeliz; para ser feliz preciso coragem um risco tremendo.

No temos o costume de pensar assim. Ns pensamos: O que preciso para ser feliz? Todo mundo quer ser feliz. Isso est absolutamente errado. muito raro uma pessoa estar pronta para ser feliz as pessoas investem tanto na infelicidade! Elas adoram ser infelizes. Na verdade, elas so felizes por serem infelizes.

H muitas coisas para se entender sem entend-las muito difcil se livrar da mania de ser infeliz. A primeira coisa : ningum est prendendo voc; voc que decidiu ficar na priso da infelicidade. Ningum prende ningum. O homem que est pronto para sair dela, pode sair quando quiser. Ningum mais responsvel. Se uma pessoa infeliz, ela mesma a responsvel. Mas a pessoa infeliz nunca aceita a responsabilidade por isso que continua infeliz. Ela diz: Esto me fazendo infeliz .

Se outra pessoa est fazendo com que voc seja infeliz, naturalmente no h nada que voc possa fazer. Se voc mesmo est causando a sua infelicidade, alguma coisa pode ser feita... alguma coisa pode ser feita imediatamente. Ento ser ou no ser infeliz est nas suas mos. Todavia as pessoas ficam jogando nos outros a responsabilidade s vezes na mulher, s vezes no marido, s vezes na famlia, no condicionamento, na infncia, na me, no pai... outras vezes na sociedade, na histria, no destino, em Deus mas no param de jogar nos outros. Os nomes so diferentes, mas o truque sempre o mesmo.

Um homem torna-se realmente um homem quando aceita a responsabilidade total responsvel pelo quer que seja. Essa a primeira forma de coragem, a maior delas. muito difcil aceit-la porque a mente vai continuar dizendo: Se voc responsvel, porque criou isso?. Para evitar isso, dizemos que os outros so responsveis: O que eu posso fazer? No tem jeito... sou uma vtima! Sou jogado daqui para ali por foras maiores que eu e no posso fazer nada. Posso no mximo chorar porque sou infeliz e ficar ainda mais infeliz chorando. E tudo cresce se voc cultiva uma coisa, ela cresce. Ento voc vai cada vez mais fundo... mergulha cada vez mais fundo.

Ningum, nenhuma outra fora, est fazendo nada a voc. voc e s voc. Isso resume toda a filosofia do karma que o seu fazer; karma significa fazer. Voc fez e pode desfazer. E no preciso esperar, postergar. No preciso tempo voc pode simplesmente pular fora disso. Mas ns nos habituamos. Se pararmos de ser infelizes, nos sentiremos muito sozinhos, perderemos nossa maior companhia. A infelicidade virou nossa sombra nos segue por toda a parte. Quando no h ningum por perto, pelo menos a infelicidade est ali presente - voc se casa com ela. E trata-se de um casamento muito, muito longo; voc est casado com a sua infelicidade h muitas vidas.

Agora chegou a hora de se divorciar dela. Isto o que eu chamo de a grande coragem divorciar-se da infelicidade, perder o hbito mais antigo da mente humana, a companhia mais fiel.
Em colaborao com a Amiga Stela
DE CORAO A CORAO http://stelalecocq.blogspot.com/

Das könnte Ihnen auch gefallen