Sie sind auf Seite 1von 74

Caderno de Atividades Cincias Contabeis Disciplina Anlise de investimentos Coordenao do Curso Iara Snia Marchioretto Autora Ana Paula

de Souza

Chanceler Ana Maria Costa de Sousa Reitor Guilherme Marback Neto Vice-Reitor Leocdia Agle Petry Leme Pr-Reitor Administrativo: Antonio Fonseca de Carvalho Pr-Reitor de Extenso, Cultura e Desporto: Eduardo de Oliveira Elias Pr-Reitor de Graduao: Leocdia Agle Petry Leme Pr-Reitora de Pesquisa e Ps-Graduao: Eduardo de Oliveira Elias

Diretor-Geral de EAD Jos Manuel Moran Diretora de Desenvolvimento de EAD Thais Costa de Sousa Diretor da Anhanguera Publicaes Luiz Renato Ribeiro Ferreira Ncleo de Produo de Contedo e Inovaes Tecnolgicas Diretora Carina Maria Terra Alves Gerente de Produo Rodolfo Pinelli Coordenadora de Processos Acadmicos Juliana Alves Coordenadora de Ambiente Virtual Lusana Verissimo Coordenador de Operao Marcio Olivrio

Como

citar esse documento:

SOUZA, Ana Paula, Anlise de investimento, p. 1-73, 2012. Disponvel em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: 1 fev. 2012.
2012 Anhanguera Publicaes Proibida a reproduo final ou parcial por qualquer meio de impresso, em forma idntica, resumida ou modificada em lngua portuguesa ou qualquer outro idioma. Diagramado no Brasil 2012.

Legenda de cones
Leitura Obrigatria Agora a sua vez Vdeos Links Importantes Ver Resposta Finalizando
i
g

lf h

t sv ud r i e

b mq l nc p x w

x y
i

z j

Glossrio
Referncias
Incio

Nossa Misso, Nossos Valores


Desde sua fundao, em 1994, os fundamentos da Anhanguera Educacional tm sido o principal motivo do seu crescimento. Buscando permanentemente a inovao e o aprimoramento acadmico em todas as aes e programas, ela uma Instituio de Educao Superior comprometida com a qualidade do ensino, pesquisa de iniciao cientfica e extenso. Ela procura adequar suas iniciativas s necessidades do mercado de trabalho e s exigncias do mundo em constante transformao. Esse compromisso com a qualidade evidenciado pelos intensos e constantes investimentos no corpo docente e de funcionrios, na infraestrutura, nas bibliotecas, nos laboratrios, nas metodologias e nos Programas Institucionais, tais como:

Programa de Iniciao Cientfica (PIC), que concede bolsas de estudo aos alunos para o desenvolvimento de pesquisa supervisionada pelos nossos professores. Programa Institucional de Capacitao Docente (PICD), que concede bolsas de estudos para docentes cursarem especializao, mestrado e doutorado. Programa do Livro-Texto (PLT), que propicia aos alunos a aquisio de livros a preos acessveis, dos melhores autores nacionais e internacionais, indicados pelos professores. Servio de Assistncia ao Estudante (SAE), que oferece orientao pessoal, psicopedaggica e financeira aos alunos. Programas de Extenso Comunitria, que desenvolve aes de responsabilidade social, permitindo aos alunos o pleno exerccio da cidadania, beneficiando a comunidade no acesso aos bens educacionais e culturais.

A fim de manter esse compromisso com a mais perfeita qualidade, a custos acessveis, a Anhanguera privilegia o preparo dos alunos para que concretizem seus Projetos de Vida e obtenham sucesso no mercado de trabalho. Adotamos inovadores e modernos sistemas de gesto nas suas instituies. As unidades localizadas em diversos Estados do pas preservam a misso e difundem os valores da Anhanguera. Atuando tambm na Educao a Distncia, orgulha-se de oferecer ensino superior de qualidade em todo o territrio nacional, por meio do trabalho desenvolvido pelo Centro de Educao a Distncia da Universidade Anhanguera - Uniderp, nos diversos polos de apoio presencial espalhados por todo o Brasil. Sua metodologia permite a integrao dos professores, tutores e coordenadores habilitados na rea pedaggica com a mesma finalidade: aliar os melhores recursos tecnolgicos e educacionais, devidamente revisados, atualizados e com contedo cada vez mais amplo para o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos alunos. A todos bons estudos! Prof. Antonio Carbonari Netto Presidente do Conselho de Administrao Anhanguera Educacional

Sobre o Caderno de Atividades


Caro (a) aluno (a), O curso de Educao a Distncia acaba de ganhar mais uma inovao: o caderno de atividades digitalizado. Isso significa que voc passa a ter acesso a um material interativo, com diversos links de sites, vdeos e textos que enriquecero ainda mais a sua formao. Se preferir, voc tambm poder imprimi-lo.

Este caderno foi preparado por professores do seu Curso de Graduao, com o objetivo de auxili-lo na aprendizagem. Para isto, ele aprofunda os principais tpicos abordados no Livro-texto, orientando seus estudos e propondo atividades que vo ajud-lo a compreender melhor os contedos das aulas. Todos estes recursos contribuem para que voc possa planejar com antecedncia seu tempo e dedicao, o que inclusive facilitar sua interao com o professor EAD e com o professor-tutor a distncia.

Assim, desejamos que este material possa ajudar ainda mais no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Um timo semestre letivo para voc!

Jos Manuel Moran Diretor-Geral de EAD Universidade Anhanguera Uniderp

Thais Sousa Diretora de Desenvolvimento de EAD Universidade Anhanguera Uniderp

Caro Aluno,
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Anlise de Investimentos, do autor Rodolfo Leandro de Faria Olivo, editora Alnea, 2011, PLT 115.

Roteiro de Estudo
Prof. Ana Paula de Souza Anlise de Investimentos
Este roteiro tem como objetivo orientar seu percurso por meio dos materiais disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Assim, para que voc faa um bom estudo, siga atentamente os passos seguintes: 1. Leia o material didtico referente a cada aula. 2. Assista s aulas na sua unidade e depois disponvel no Ambiente Virtual de Aprendizagem para voc. 3. Responda s perguntas referentes ao item Habilidades deste roteiro. 4. Participe dos Encontros Presenciais e tire suas dvidas com o tutor local. 5.Aps concluir o contedo dessa aula, acesse a sua ATPS e verifique a etapa que dever ser realizada.

Tema 1
Conceitos Iniciais da Anlise de Investimentos

cones:

Contedos e Habilidades
Contedo Nessa aula voc estudar: As principais aplicaes financeiras utilizadas no sistema brasileiro. A importncia da utilizao quantitativa de retorno sobre os investimentos. Como avaliar estrategicamente os ambientes internos e externos de uma empresa para realizao de investimentos.

Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Quais so as principais opes de investimento de uma empresa? Como feita uma anlise de investimentos? Quais so as diferenas entre debntures e aes?

AULA 1
Assista s aulas nos plos presenciais e tambm disponveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Leitura Obrigatria
Conceitos Iniciais da Anlise de Investimentos.
Anlises de investimentos pode ser considerada como um conjunto de tcnicas que permitem a comparao entre os resultados de tomada de decises referentes s alternativas diferentes de modo cientfico. Nessas comparaes, as diferenas que marcam as alternativas devem ser expressas, sempre que possvel, em termos quantitativos. Para expressar em termos quantitativos as diferenas entre as alternativas em uma tomada de deciso usa-se basicamente da Matemtica Financeira.

De acordo com DE FRANCISCO (1988), um estudo de anlise de investimentos compreende: 1. Um investimento a ser realizado. 2. Enumerao de alternativas viveis. 3. Anlise de cada alternativa. 4. Comparao das alternativas. 5. Escolha da melhor alternativa. Para a tomada de decises de investimento, alguns pressupostos devem ser considerados como a seguir: a. No existe deciso com alternativa nica. Significa que, para tomar qualquer deciso, deve-se analisar todas as alternativas viveis, sendo em nmero mnimo de duas. b. Somente pode-se comparar alternativas homogneas. c. Apenas as diferenas das alternativas so relevantes. Se em ambas as alternativas houver uma srie de custos ou receitas iguais, elas no so necessrias para decidir qual melhor, uma vez que, existindo as duas alternativas no mesmo momento, suas diferenas anulam-se. d. Os critrios para deciso de alternativas econmicas devem reconhecer o valor do dinheiro no tempo. e. Capital escasso. De nada adianta existir uma alternativa excepcionalmente rentvel se o capital prprio mais o capital conseguido com terceiros no so suficientes para cobrir as necessidades de capital do investimento. f. Deve-se sempre atribuir certo peso para os graus relativos de incerteza associados s previses efetuadas. Como em todas as alternativas de investimento sempre se observam valores estimativos, deve-se tomar a precauo de atribuir a cada um destes eventos certo grau de incerteza. A considerao formal do grau e do tipo de incerteza serve para assegurar que a qualidade da soluo ser conhecida pelos responsveis da tomada de decises. g. As decises devem tambm levar em considerao os eventos qualitativos no quantificveis monetariamente. Seleo de alternativas requer que as possveis diferenas entre alternativas sejam claramente especificadas. Sempre que possvel, essas diferenas devem ser quantificveis em uma unidade comum, geralmente unidade monetria, para fornecer uma base para a seleo dos investimentos. Os eventos no quantificveis devem ser claramente especificados a fim de que os responsveis pela tomada de deciso tenham os dados necessrios relacionados, de modo a tomar a melhor deciso. Em certos casos, a alternativa

mais econmica no a melhor soluo em funo dos dados no monetrios ou no quantificveis. h. Realimentao de informaes. A realimentao de dados para os tcnicos responsveis pelo estudo de alternativas vital para um reajuste das alternativas realizadas, alm de permitir o aumento do grau de sensibilidade de tambm de prevenir erros nas decises futuras. O conceito de anlise de investimento uma tcnica destinada a escolher dentre vrias alternativas de investimento a mais rentvel. Vrias alternativas no podem ser comparadas a menos que suas respectivas consequncias em valores monetrios sejam primeiramente transladadas a pontos comparveis no tempo, por meio de uma taxa de juros adequada. Por isso, qualquer metodologia a ser adotada no processo de anlise deve, necessariamente, incluir: quanto investir, a data de pagamento para cada uma das alternativas, medidas de retorno mnimo (taxa mnima de atratividade), que deve ser obtida com a aplicao do capital disponvel em outros investimentos. A rentabilidade de uma srie de pagamentos dada pela taxa de juros que permite ao capital empregado fornecer certo retorno. Ao analisar um possvel investimento, deve-se levar em considerao que o mesmo j deslocou capital passvel de ser aplicado em outros investimentos que possibilitariam retorno. Portanto, para esse investimento tornar-se atrativo, dever render, no mnimo, a taxa de juros equivalente rentabilidade das aplicaes correntes e de pouco risco. A anlise de investimentos a maneira que se tem de antecipar, por meio de uma estimativa, os provveis resultados a serem obtidos.

10

Agora a sua vez


Instrues A atividade dever ser realizada em grupo, para que haja discusso dos temas propostos nos captulo 1. Tenha em mos todo o material disponibilizado pelo curso para consulta e siga as orientaes do professor EAD. Ponto de partida Faa uma leitura do material disponvel e explique o que investimento. Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

c) Petrobras = -2% e Embraer = + 6% d) Embraer = 9% e Embraer = 12% e) Nenhuma das alternativas se aplica.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 03
Explique o papel do administrador e as suas trs principais consideraes na anlise de investimentos.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 04
Explique a relao existente entre anlise de investimentos e estratgias de organizaes.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 01
Explique qual a importncia dos investimentos para as organizaes?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 05
Na renda fixa, no h ganho ou perda de capital, mas apenas recebimento de: a) Alquotas. b) Investimentos. c) Influenciados pela variao da inflao. d) Juros. e) Todas esto corretas.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 02
Um investidor comprou aes da Petrobras ao preo de R$ 5,00/ ao e da Embraer ao preo de R$ 40,00/Ao. Ao final do ano, as aes da Petrobrs estavam cotadas a R$45,00/ao e haviam sido distribudo dividendos de R$3,00/ao. As aes da Embraer estavam cotadas a R$ 39,00 e haviam distribudos dividendos de R$5,00/ao. Qual o retorno de cada investimento? a) Embraer = -2% e Petrobras= -4% b) Petrobras = -4% e Embraer = +10%

Questo 06
Os ttulos emitidos pelo governo com o objetivo de financiar as dvidas pblicas podem ter

11

taxas: a) Com sries de vencimentos. b) Apenas em moeda estrangeira. c) Selic e IGP-M. d) Que podem ser compradas apenas por pessoas jurdicas. e) Pr-fixadas e ps- fixadas.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 09
Explique as diferenas entre debntures e aes.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07
As aes so instrumentos de renda varivel e seus proprietrios obtm retorno de duas maneiras: a) Recebimentos de dividendos e ganhos de capital quando as aes sobem. b) Por meio do pagamento de dividendos e ganho de capital. c) Por meio de contratos pr-fixados de dividendos. d) Apenas aps 24 meses do investimento. e) O resgate poder ser feito a qualquer momento pelo prprio investidor.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 10
Fazendo uma anlise no mercado financeiro brasileiro, como esto as subdivises de mercados? Justifique.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 08
Os fundos de investimentos so condomnios de investidores que se unem para obter melhores condies de negociao. Os fundos podem ser de vrias modalidades, sendo: a) Conservador e investidor. b) Investidor e agressivo. c) Conservador e Agressivo. d) Conservador e Acionista majoritrio. e) Agressivo e Investidor minoritrio.

12

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Leia o texto Histria do Mercado de Capitais do Brasil. Disponvel em: http://www.portaldoinvestidor.gov.br/Acad%C3%AAmico/EntendendooMercadodeValoresMobili%C 3%A1rios/Hist%C3%B3riadoMercadodeCapitaisdoBrasil/tabid/94/Default.aspx...] <Acesso em 02 de outubro de 2011>. O texto traz uma contextualizao do mercado financeiro no Brasil. Leia tambm o texto FAQ Aplicaes Financeiras. Disponvel em: <http://www.bcb.gov. br/?APLICACOESFAQ> acesso em 02 de Outubro de 2011. O texto traz todas as alternativas de investimentos do mercado financeiro brasileiro. Leia tambm o artigo Anlise de Investimentos, de Luis Henrique Figueira Marquezan, que aborda os importantes conceitos da anlise de investimentos. Disponvel em: <http://w3.ufsm.br/ revistacontabeis/anterior/artigos/vIIIn01/a02vIIIn01.pdf> acesso em: 02 de Outubro de 2011. Leia o artigo Anlise de projetos de investimento sob condies de risco, de Luis Roberto Antonik no site da Revista FAE.Disponvel em: <http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v7_n1/rev_fae_v7_n1_05_antonik.pdf de riscos. > acesso em: 02 de Outubro de 2011. O artigo faz anlise de projetos de investimento sob condies

FINALIZANDO
Nesse tema, voc aprendeu as diversas opes de mercado financeiro brasileiro. Viu tambm que todo investidor busca a otimizao de trs aspectos bsicos em um investimento: retorno, prazo e proteo. Ao avaliar determinado tipo de investimento, o investidor deve estimar, portanto, sua rentabilidade ou lucro, sua liquidez e seu grau de risco. A rentabilidade sempre diretamente relacionada ao risco. Ao investidor cabe definir o nvel de risco que est disposto a correr, em funo de obter uma maior ou menor lucratividade.

13

Viu tambm que todos os tipos de investimento existentes no Sistema Financeiro Nacional abrangem aplicaes em ativos diversos, negociados no mercado financeiro (mercado de crdito). A rentabilidade proporcionada por cada tipo de investimento depende diretamente da variao de desempenho do ativo financeiro utilizado como referncia do investimento.

i
g

a
lf

t sv ud r i e

b mq l nc p x w

x y
i

z j

GLOSSRIO

Investimentos: envolve decises de aplicao de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno. Taxa de juros: valor percentual sobre o capital. Alquotas: o percentual ou valor fixo que ser aplicado sobre a base de clculo para o clculo do valor Inflao: variao contnua do preo dos bens. Retorno: resultado em valor financeiro sobre o capital investido

Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

Tema 2
Tcnicas de Anlise de Investimentos

cones:

14

Contedos e Habilidades
Contedo Nessa aula voc estudar: As tcnicas de anlise de investimentos. As vantagens e desvantagens na utilizao dos mtodos. Como avaliar e tomar decises de investimentos em projetos.

Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Como so feitos os clculos de fluxo de caixa? Quais so os tipos de anlise de investimento? Explique. O que mtodo payback?

AULA 2
Assista s aulas nos plos presenciais e tambm disponveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Leitura Obrigatria
Tcnicas de Anlise de Investimentos
Com a crescente competitividade entre as empresas de um mesmo segmento, a diversidade de decises vem sendo constante pelos profissionais da rea financeira das empresas, na qual no basta apenas dominar as tcnicas clssicas de gesto financeira. Contudo, a deciso do investimento no pode ser tomada baseada na demanda do produto vendido pela empresa, pois para a tomada de deciso baseada na anlise de algumas premissas, mtodos e tcnicos que garantam a eficcia do investimento projetado. A representao do fluxo de caixa de

15

um projeto consiste em uma escala horizontal na qual so marcados os perodos de tempo,. So representadas com setas para cima as entradas e com setas para baixo as sadas de caixa. Para que um investimento/projeto seja aceito, necessrio que seja definido sua taxa mnima de retorno e para Nelson Casarotto (2000) [...] a TMA a taxa a partir da qual o investidor considera que est obtendo ganhos financeiros. uma taxa associada a um baixo risco, ou seja, qualquer sobra de caixa pode ser aplicado, na pior das hipteses, TMA.Uma maneira de analisar um investimento confrontar a TIR com a TMA do investidor. Ao analisar uma proposta de investimento deve ser considerado o fato de estar perdendo a oportunidade de auferir retorno pela aplicao do mesmo capital em outros projetos [...] a nova proposta para ser atrativa deve render, no mnimo, a taxa de juros equivalente rentabilidade das aplicaes correntes e de pouco risco (CASSAROTTO, 2000 P.108).Para investimento de curtssimo prazo pode ser utilizada como TMA a taxa de remunerao e investimento que envolve o mdio prazo pode se considerar como TMA a mdia ponderada dos rendimentos das contas do capital de giro, j investimento a longo prazo a TMA passa a ser uma meta estratgica. Para, Ross, Westerfield, Jordan (2002), dois investimentos podem ser mutuamente excludentes, pois a aceitao de um pode significar a rejeio do outro. Porm, para determinar qual projeto aceitar, a analise da TIR e do VPL so fundamentais baseados no retorno exigido. J na utilizao de dois projetos que no so mutuamente excludentes so ditos independente. A utilizao do payback serve para se avaliar o perodo de retorno, mas necessrio saber sua definio, que nada mais que o tempo necessrio para recuperar os recursos investidos em um projeto. Como Braga informa (2000) [...] quanto mais amplo for o horizonte de tempo considerado, maior ser o grau de incerteza nas previses. Por isso, a proposta de investimento com menos prazo de retorno apresenta maior liquidez e, consequentemente, menos risco. Algumas empresas costumam fixar um prazo mximo de retorno para seus projetos de investimento e, assim, as propostas que ultrapassarem esse limite sero rejeitadas. Para obter o clculo do prazo de retorno, basta avaliar: se as entradas lquidas de caixa forem uniformes, bastar dividir o investimento inicial pelas entradas anuais de caixa e quando as entradas

16

anuais forem desiguais, estas devero ser acumuladas at atingir o valor do investimento, apurando-se o prazo o de retorno. No entanto, conforme Braga (2000), tal recurso deficiente por que no reconhece as entradas de caixa previstas para ocorrer aps a recuperao do investimento e no avalia adequadamente o valor do dinheiro no tempo. Entretanto, alguns profissionais descontam os fluxos de caixa das propostas, determinando valores atuais dos investimentos lquidos e das entradas lquidas de caixa. Dividem o valor atual do investimento lquido pelo valor atual das entradas lquidas de caixa e obtm um ndice que j no correspondem a uma medida de tempo da recuperao do investimento; esse mtodo chamado de payback atualizado. O perodo do payback no equivalente ao critrio do VLP e conceitualmente incorreto. Westerfield (2002) define que, com sua data de corte arbitrria e a miopia em relao a fluxo de caixa aps essa data, pode conduzir a algumas decises claramente erradas, quando utilizado de maneira muito literal. A regra do payback tem srias limitaes. O perodo do payback calculado simplesmente adicionando os fluxos de caixa futuros. No existe nenhum procedimento de desconto e o valor do dinheiro no tempo completamente ignorado. Como Ross, Westerfield, Jordan informam (2002), o perodo de payback poderia ser calculado da mesma maneira tanto para projetos muito arriscados, como para projetos muito seguros. A tcnica de avaliao do valor presente lquido que mostra a relao entre o valor do capital hoje e o valor do capital futuro denominado VPL, que o conceito mais importante em toda rea de finanas das empresas. O valor presente lquido do projeto o valor presente dos fluxos futuros de caixa menos o valor presente do custo do investimento. Conforme Westerfield (2002) [...] qualquer exemplo contendo risco gera um problema no considerado num exemplo sem risco.

17

Agora a sua vez


Instrues A atividade dever ser realizada em equipes de trs a cinco integrantes para que haja discusso e resoluo dos exerccios propostos nos captulo 2 .Tenha em mos o Livro-Texto de Anlise de investimentos e todo o material disponibilizado para consulta e siga as orientaes do professor EAD. Ponto de partida Faa uma leitura dos conceitos de fluxo de caixa caracterizando os principais pontos dessa anlise. Responda: por que o fluxo de caixa projetado fator fundamental para viabilizar um projeto? Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

a) Cinco anos, aceitar o projeto b) Trs anos, aceitar o projeto. c) Quatro anos, rejeitar o projeto. d) Quatro anos, aceitar o projeto. e) Dois anos, rejeitar o projeto.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 03
Considere dois projetos concorrentes de quatro anos. Projeto X: investimento inicial de R$300mil, retorno nos trs primeiros anos de R$100 mil e no quarto de R$ 400 mil Projeto y: investimento inicial de R$500mil, retorno nos dois primeiros anos de R$250mil e no terceiro e quarto 50 mil. Qual dos projetos deve ser aceito pelo mtodo payback? a) Projeto X, pois o retorno de 2 anos. b) Projeto Y , pois o retorno de 1 ano.

Questo 01
Explique a Lgica do mtodo do payback.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

c) Projeto X, retorno de 1ano e 6 meses. d) Projeto Y, retorno em 2 anos. e) Ambos os projetos so viveis.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 02
Considere um projeto com investimento inicial de R$800.000,00. O retorno anual esperado constante de R$ 200.000,00. Se o payback mximo aceitvel for de trs anos, deve-se aceit-lo? Calcule o payback e assinale a alternativa com as respostas corretas.

Questo 04
Uma empresa ir instalar uma nova fabrica com investimento inicial de R$ 900 mil e investimento no primeiro ano, de R$ 300 mil. O retorno no primeiro ano, R$ 100 mil, no segundo e terceiro de R$ 300 mil, no quarto , quinto e sexto, de R$ 400 mil. A TMA de 30% a.a. Deve-se aceitar

18

ou rejeitar esse projeto? Calcular: a) TIR e b) VPL


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

d) TIR = 27, 8% a.a e) TIR =30,82% a.a


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 05
Considere dois projetos concorrentes de quatro anos. Projeto A: investimento inicial de R$300mil, retorno nos trs primeiros anos de R$100mil e, no quarto de R$ 400mil. Projeto B : investimento inicial de R$300.000,00, retorno nos dois primeiros anos de R$150mil e, nos dois ltimos de R$50mil. Qual deve ser aceito pelo mtodo do VPL? Assinale a alternativa correspondente. a)Aceitar o projeto A e rejeitar projeto B. b) Aceitar projeto B e rejeitar projeto A. C) aceitar ambos os projetos. d) Rejeitar os dois projetos. e) Todas so falsas.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07
A GM ir instalar um novo rob com investimento inicial de R$ 500 mil e investimento, no primeiro ano de R$200 mil. O retorno no primeiro ano de R$ 100 mil, segundo e terceiro de R$ 250 mil, no quarto , quinto e sexto de R$ 300 mil. Considerando uma taxa de atratividade de 20 %a.a, deve-se aceitar ou rejeitar este projeto pelo mtodo do VPL? a)Aceitar, pois VPL= +134.152,09. b) Rejeitar, pois VPL = -134.152,09. c) Aceitar, pois VPL = + 217.908,90. d) Rejeitar, pois VPL =+ 217.908,90. e) Aceitar, pois VPL = -90.345,65.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 06
Considere um projeto de cinco anos, com investimento inicial de R$ 150 mil, retorno nos trs primeiros anos de R$ 50 mil e no quarto e quinto ano de R$ 100 mil. Calcular a taxa Interna de Retorno (TIR). De acordo com os clculos, assinale a alternativa correta. a) TIR = 29,5% a.a b) TIR = 19,76% a.a c) TIR = 35%a.a

Questo 08
Para calcular o VPL faz se necessrio construir o projeto. Quais so seus principais componentes? Explique.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 09
O que significa TMA? Justifique sua resposta de acordo com o Livro-Texto.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

19

Questo 10
Explique desvantagens na aplicao do payback em relao ao VPL?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

20

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Leia o texto Anlise de Investimentos (Payback, Vpl, Tir) de Carlos Martins sobre as aplicaes das ferramentas matemticas para avaliar projetos. Disponvel em: <http://www.carlosmartins.com. br/_bizplan/bizplan24.htm > acesso em 02 de outubro de 2011. Leia o artigo Resumo sobre Mtodos de Anlise de Investimentos,l. Disponvel em: <http://www. gerenciamento.ufba.br/MBA%20Disciplinas%20Arquivos/Viabilidade/Resumo%20de%20A.I..pdf> acesso em 02 de outubro de 2011. O texto, disponibilizado pela Universidade Federal da Bahia, trata sobre Mtodos de Anlise de Investimentos. Pesquise junto ao material disponibilizado pela Universidade de So Paulo, Campus de ribeiro preto, FEA-RP o artigo publicado sobre oramentos e anlise de investimentos. Disponvel pelo link: <http://www.fearp.usp.br/fava/pdf/271.pdf>. Acesso em 02 de outubro de 2011.

FINALIZANDO
Nesse tema, voc aprendeu como uma ferramenta de deciso, a TIR e o VPL so utilizados para avaliar investimentos alternativos . A alternativa de investimento com a TIR mais elevada normalmente a preferida; tambm deve se levar em considerao que colocar o investimento em um banco sempre uma alternativa. Assim, se nenhuma das alternativas de investimento atingir a taxa de rendimento bancria ou a Taxa Mnima de Atratividade (TMA), este investimento no deve ser realizado. Aprendeu tambm que normalmente a TIR no pode ser resolvida analiticamente como demonstrado acima, e sim apenas atravs de iteraes, ou seja, por meio de interpolaes com diversas taxas de retorno at chegar quela que apresente um VPL igual a zero. Viu tambm que existem metodologias que, embora sejam constantemente aplicadas, apresentam falhas por no considerar fatores importantes como a inflao ao longo da projeo do investimento.

21

i
g

a
lf

t sv ud r i e

b mq l nc p x w

x y
i

z j

GLOSSRIO

Taxa interna de retorno: a taxa necessria para igualar o valor de um investimento (valor presente) Valor presente liquido: clculo utilizado com fluxos de caixa, taxa de desconto e investimento. Payback: mtodo para calcular o ano de retorno Projetos: objeto de anlise financeira. Taxa mnima de atratividade: taxa mnima utilizada para avaliar o mnimo de retorno entre projetos concorrentes. Interpolaes: tentativa e erro com taxas para zerar o VPL.

Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

Tema 3
Efeito da Inflao na Anlise de Investimentos

cones:

22

Contedos e Habilidades
Contedo Nessa aula voc estudar: Como avaliar os impactos da inflao no mercado financeiro. Os ndices que so termmetros econmicos. Como avaliar preos e custos para organizao contribuindo para viabilidade e inviabilidade de projetos.

Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Como as taxas de descontos so utilizadas pelas corporaes? Como se verifica o impacto da inflao no aumento ou reduo do desemprego? Quais os mecanismos utilizados pelo governo para o controle da inflao?

AULA 3
Assista s aulas nos plos presenciais e tambm disponveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Leitura Obrigatria
Efeito da Inflao na Anlise de Investimentos
A inflao definida como aumento contnuo e generalizado dos preos na economia. Esse um processo conhecido como processo inflacionrio, que se estende a todos os bens econmicos. Os principais ndices que medem a inflao so: IGP-ndice Geral de Preos, calculado pela Fundao Getlio Vargas. uma mdia ponderada do ndice de preos no atacado (IPA), com peso 6; de preos ao consumidor (IPC) no Rio e SP, com peso 3; e do custo da construo civil (INCC), com peso 1. Usado em contratos de

23

prazo mais longo, como aluguel. IGP-DI - O ndice Geral de Preos - Disponibilidade interna, da FGV, reflete as variaes de preos de todo o ms de referncia. Ou seja, do dia 1 ao 30 de cada ms. Ele formado pelo IPA (ndice de Preos por Atacado), IPC (ndice de Preos ao Consumidor) e INCC (ndice Nacional do Custo da Construo), com pesos de 60%, 30% e 10%, respectivamente. O indicador apura as variaes de preos de matrias-primas agrcolas e industriais no atacado e de bens e servios finais no consumo. IGP-M - ndice Geral de Preos do Mercado, tambm da FGV. Metodologia igual a do IGP-DI, mas pesquisado entre os dias 21 de um ms e 20 do seguinte. O IGP tradicional abrange o ms fechado. O IGP-M elaborado para contratos do mercado financeiro. IGP-10 - ndice Geral de Preos 10, tambm da FGV e elaborado com a mesma metodologia do IGP e do IGP-M. A nica diferena o perodo de coleta de preos: entre o dia onze de um ms e o dia dez do ms seguinte. IPC-RJ - Considera a variao dos preos na cidade do Rio de Janeiro. calculado mensalmente pela FGV (Fundao Getlio Vargas) e toma por base os gastos de famlias com renda de um a 33 salrios mnimos IPCA. IPC-Fipe - ndice de Preos ao Consumidor da Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas, da USP, pesquisado no municpio de So Paulo. Reflete o custo de vida de famlias com renda de um a 20 salrios mnimos. Divulga tambm taxas quadrissemanais. CV-Dieese - ndice do Custo de Vida do Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmico, tambm medido na cidade de So Paulo. Reflete o custo de vida de famlias com renda mdia de R$ 2.800 (h tambm ndices para a baixa renda e a intermediria). INPC - ndice Nacional de Preos ao Consumidor, mdia do custo de vida nas onze principais regies metropolitanas do pas para famlias com renda de um at seis salrios mnimos, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica). IPCA - ndice de Preos ao Consumidor Amplo, tambm do IBGE, calculado desde 1980, semelhante ao INPC, porm refletindo o custo de vida para famlias com renda mensal de um a 40 salrios mnimos. A pesquisa feita nas mesmas onze regies metropolitanas. Foi escolhido como alvo das metas de inflao (inflation targeting) no Brasil. INCC - ndice Nacional do Custo da Construo, um dos componentes das trs verses do IGP, o de menor peso. Reflete o ritmo dos preos de materiais de construo e da mo de obra no setor.

24

As causas e consequncias da inflao: O processo inflacionrio distorce o preo de bens e servios e afeta o bom funcionamento do mercado. As principais consequncias so: Impor custos sociedade de emisso de moeda. Aumentar a concentrao de renda, pois normalmente os ricos conseguem se proteger melhor da inflao do que os mais pobres. Diminuir o crescimento econmico, pois a instabilidade econmica reduz os investimentos nacionais e estrangeiros. A inflao deve ser sempre considerada na anlise de investimentos, por um motivo muito simples: como a anlise de investimento utiliza, em geral, um perodo de tempo de diversos anos, a inflao acumulada distorce totalmente a anlise se no for considerada corretamente. importante destacar que a inflao a perda do poder aquisitivo da moeda. Vrias podem ser suas causas, tais como o aumento da demanda de um bem sem condies de se aumentar proporcionalmente sua produo, aumento de custos de fatores de produo de alguns produtos, especulao com estoques ou excessos de circulao de moeda, entre outras (Casarotto; kopittke, 2000). Para Casarotto; Kopittke (2000), na anlise de investimentos usa-se a inflao, medida atravs de ndices de preos, em vez de correes monetrias. A variao cambial, ou seja, a valorizao relativa de uma moeda perante outra moeda aparecer nos problemas de emprstimos de forma anloga correo monetria. O Brasil usa como meio de medir a inflao as mdias aparadas: so cortadas as maiores altas e as maiores baixas para chegar a uma mdia. Em outros pases, como os Estados Unidos, so medidas as taxas de produtos mais sujeitos a choques, como alimentos. Em terras brasileiras, a inflao j chegou at mais de 2.700% ao ano, mas com o advento do Plano Real (1994), ela foi controlada e hoje gira em torno de 6 a 8% ao ano.

25

Agora a sua vez


Instrues Desenvolva as atividades individualmente, pesquisando as respostas no Livro-Texto e no material disponibilizado pelo professor(a) EAD. Ponto de partida Comente a importncia do controle inflacionrio para a economia e consequentemente para as empresas. Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

juros real de 18% a.a. Qual a inflao projetada pelo banco? a) 9,75% a.a b) 10,17% a.a c) 11,24% a.a d) 12,65% a.a e) 13,10% a.a
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 03
Uma financeira est praticando uma taxa de juros nominal de 60% ao ano. A inflao prevista para os prximos anos de 7% a.a . Qual a taxa de juros praticada?

Questo 01
O Banco central deseja manter a taxa Selic a 8% ao ano em termos reais para 2012. Se a inflao projetada para 2012 de 5% ao ano, qual deve ser a taxa Selic nominal? a) 10,5% a.a b) 12,75% a.a c) 13,40% a.a d) 12,92% a.a e) 10,25% a.a
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

a) 27,85%a.a b) 38,96% a.a c) 19,29% a.a d) 42,79% a.a e) 49,53% a.a


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 04
Um fundo de renda fixa tem obtido uma rentabilidade mdia de 1,5% a.m. Sabendo que a inflao prevista para o prximo ano de 5% a.a. Qual a rentabilidade prevista para esse fundo? a)13,87% a.a b) 14,15% a.a c) 12,35%a.a d) 11,70%a.a

Questo 02
Um banco estipulou sua taxa de juros nominal para emprstimos em 30% a.a. Esse mesmo banco tem como meta de rentabilidade uma taxa de

26

e) 10,5% a.a
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07
cada uma.

Quais so as causas da inflao? Comente


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 05
Considere o seguinte projeto de 5 anos: Investimento inicial de R$ 150 mil, retorno nos trs primeiros anos de R$50 mil e no quarto e quinto anos de de R$100 mil, todos os valores nominais. A TMA exigida em termos reais de 15% ao ano. A inflao projetada para os prximos cinco anos de 4% a.a Deve-se aceitar o projeto pelo mtodo do VPL? a) sim, pois VPL= + 45.725,37 e TMA nominal =19,60%a.a b) No, pois VPL= + 45.725,37 e TMA nominal =18,30%a.a c) Sim, pois VPL= - 75.908,24 e TMA nominal =21,90%a.a d) Sim, pois VPL= + 92.134,13 e TMA nominal =17,40%a.a e) No, pois VPL= + 64.710,37 e TMA nominal =12,90%a.a
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 08
Faa uma relao entre TIR( taxa interna de retorno) e a inflao.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 09
Comente os principais ndices utilizados no Brasil para medir o nvel inflacionrio.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 10
Quais so as causas da inflao crnica? Comente.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 06
Explique as diferenas entre valores nominais e valores reais.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

27

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Leia o artigo O Efeito Da Inflao Sobre A Estrutura De Capital Das Empresas Brasileiras: Uma Anlise Setorial, de Patrcia de Carvalho Diniz Soares e Bruno Funchal. O texto trata do efeito da inflao sobre as estruturas de capital da empresas brasileiras. Disponvel em: <http://www. congressocfc.org.br/hotsite/trabalhos_1/177.pdf>. Acesso em 09 de outubro de 2011. Leia a reportagem BC ouve do mercado que crise ter efeito limitado na inflao, no site da Reuters do Brasil. O artigo trata dos reflexos da crise mundial no Brasil. Disponvel em: <http://br.reuters. com/article/businessNews/idBRSPE77E0KV20110815>. Acesso em 16 de outubro de 2011 Consulte o informativo da VEJA que traz as dvidas mais comuns sobre os impactos inflacionrios. Disponvel em: <http://veja.abril.com.br/perguntas-respostas/inflacao.shtml>. Acesso em 16 de outubro de 2011.

OS VDEOS IMPORTANTES IMAssista ao vdeo no youtube que comenta os impactos da crise mundial sobre os investimentos brasileiros. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=d0o30ym0k44&feature=related>. Acesso em 16 de outubro de 2011.

FINALIZANDO
Nesse tema, voc viu que o controle inflacionrio traz resultados positivos ou negativos corporao e que a inflao responsvel por diversas distores na economia. As principais distores acontecem na distribuio de renda (j que assalariados no tem a mesma capacidade de repassar os aumentos de seus custos, como fazem empresrios e governos, ficando seus oramentos cada vez mais reduzidos at a chegada do reajuste), na balana de pagamentos (inflao interna

28

maior que a externa causa encarecimento do produto nacional com relao ao importado o que provoca aumento nas importaes e reduo nas exportaes) e na formao de expectativas (diante da imprevisibilidade da economia, o empresariado reduz seus investimentos). Viu, tambm, os impactos nas projees utilizando as ferramentas VPL e TIR para clculos utilizando as taxas de inflao nominal e real na anlise dos projetos. importante ressaltar que o gestor tem papel fundamental nas escolhas de projetos e deve tambm acompanhar os ndices inflacionrios
i
g

ada economia para a tomada de deciso correta.


t sv ud r i e

lf

b mq l nc p x w

x y
i

z GLOSSRIO j

ndices: valores calculados em percentuais. Indexado: taxas associadas a outras taxas. TIR: taxa interna de retorno sobre o investimento projetado. Valor nominal: desconsidera a inflao dos clculos. Valor real: considera a inflao nos clculos

Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS

Tema 4
Efeito da Depreciao e do Imposto de Renda

cones:

29

Contedos e Habilidades
Contedo Nessa aula voc estudar: Os efeitos reais da depreciao sobre o projeto desenvolvido em uma empresa. Os principais impactos dos impostos sobre o investimento. A importncia de se avaliar projetos considerando os fatores externos ao controle de deciso da organizao.

Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Quais as formas de tributao da pessoa jurdica? O que significa taxa de depreciao? Quais fatores podem acarretar a falta de caixa nas empresas?

AULA 4
Assista s aulas nos plos presenciais e tambm disponveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Leitura Obrigatria
Efeito da Depreciao e do Imposto de Renda
O imposto de renda incide sobre pessoas fsicas e pessoas jurdicas. O fato gerador a aquisio da disponibilidade econmica ou jurdica de renda ou proventos de qualquer natureza. O imposto de renda um percentual que oscila entre 30 a 50%, dependendo da poltica fiscal vigente, aplicado sobre o lucro apurado ao final de cada exerccio.

30

Os contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Jurdica (IRPJ) so: I As pessoas jurdicas. II As empresas individuais. As disposies tributrias do IR aplicam-se a todas as firmas e sociedades, registradas ou no. As entidades submetidas aos regimes de liquidao extrajudicial e de falncia sujeitam-se s normas de incidncia do imposto aplicveis s pessoas jurdicas, em relao s operaes praticadas durante o perodo em que perdurarem os procedimentos para a realizao de seu ativo e o pagamento do passivo (Lei 9.430/96, art. 60). As empresas pblicas e as sociedades de economia mista, bem como suas subsidirias, so contribuintes nas mesmas condies das demais pessoas jurdicas (Constituio Federal, art. 173 1). FORMAS DE TRIBUTAO DAS PESSOAS JURDICAS: as Pessoas Jurdicas, por opo ou por determinao legal, so tributadas por uma das seguintes formas: a) Simples. b) Lucro presumido. c) Lucro real. d) Lucro arbitrado. BASE DE CLCULO: a base de clculo do imposto, determinada segundo a lei vigente na data de ocorrncia do fato gerador, o lucro real, presumido ou arbitrado, correspondente ao perodo de apurao. Como regra geral, integra a base de clculo todos os ganhos e rendimentos de capital, qualquer que seja a denominao que lhes seja dada, independentemente da natureza, da espcie ou da existncia de ttulo ou contrato escrito, bastando que decorram de ato ou negcio que, pela sua finalidade, tenha os mesmos efeitos do previsto na norma especfica de incidncia do imposto. PERODO DE APURAO: O imposto ser determinado com base no lucro real, presumido ou arbitrado, por perodos de apurao trimestrais, encerrados nos dias 31 de maro, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendrio. De acordo com a opo do contribuinte, o lucro real tambm pode ser apurado por perodo anual.

31

Nos casos de incorporao, fuso ou ciso, a apurao da base de clculo e do imposto devido ser efetuada na data do evento. Na extino da pessoa jurdica, pelo encerramento da liquidao, a apurao da base de clculo e do imposto devido ser efetuada na data desse evento. DEPRECIAO: o custo ou a despesa decorrente do desgaste ou da obsolescncia dos ativos imobilizados (mquinas, veculos, mveis, imveis e instalaes) da empresa. Ao longo do tempo, com a obsolescncia natural ou desgaste com uso na produo, os ativos vo perdendo valor, essa perda de valor apropriada pela contabilidade periodicamente at que esse ativo tenha valor reduzido a zero. A depreciao do ativo imobilizado diretamente empregado na produo, ser alocada como custo e, por sua vez, os ativos que no forem usados diretamente na produo, tero suas depreciaes contabilizadas como despesa.Em termos contbeis, o clculo da depreciao dever obedecer aos critrios determinados pelo governo, atravs da Secretaria da Receita Federal, art. 305 do RIR/99, que estipula o prazo de dez anos para depreciar as mquinas, cinco anos para veculos, dez anos para mveis e 25 anos para os imveis. A depreciao no obrigatria para as entidades, mas aquelas que auferem lucros faro uso como redutor artificial dos seus resultados a oferecer tributao. As entidades sem fins lucrativos no tm razo para usar essa tcnica. Como se v, a depreciao uma tcnica contbil que independe da influncia administrativa, visa a atender as exigncias do Fisco quanto deduo do Imposto sobre a Renda das empresas em percentuais fixados. A razo dessa depreciao a de promover a capitalizao das empresas, para quando o objeto que est sendo usado for substitudo a entidade tenha o lucro contbil, que ser distribudo monetariamente; foi reduzido por um efeito contbil no monetrio, por meio da depreciao e, assim, capitalizou a empresa no exato valor lanado na rubrica, com o lanamento a dbito do patrimnio na despesa com depreciao. Entretanto, no clculo da depreciao, o administrador poder estabelecer frmulas mais adequadas realidade de sua empresa (gerencialmente a depreciao passaria a ter influncia da administrao), desde que no fira o Regulamento do Imposto de Renda/RIR, que estabelece percentuais mximos ou perodos mnimos de tempo.

32

Agora a sua vez


Instrues Utilize o ponto de partida deste tema para um debate em sala, de modo a introduzir o assunto. Em seguida, responda s questes. Ponto de Partida O objetivo deste Ponto de Partida a compreenso dos impostos de renda sobre o lucro real e lucro presumido na montagem do fluxo de caixa do investimento com depreciao. Faa a leitura do capitulo 4 do Livro-Texto e responda: a)Explique os efeitos dos impostos e depreciao sobre a anlise de investimento. Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

Questo 03
Uma empresa comprou computadores em 2011 no valor total de R$15 mil. Qual o valor da despesa de depreciao para os prximos anos?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 04
Uma empresa de transportes est analisando a compra de um caminho por R$ 50 mil. A empresa pretende utilizar o veiculo por quatro anos e no final do quarto ano, revend-lo por R$ 10 mil. Esse veculo ir gerar receitas de R$ 60 mil nos dois primeiros anos e R$ 80 mil nos dois ltimos anos.Os custos so de 40 % da receita( combustvel, manuteno), e as despesas so fixas em R$ 15 mil por ano. A alquota de IR de 30% e a empresa opta pelo lucro real. Calcule o lucro lquido e o fluxo de caixa para os 4 anos de projeto:
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 01
Comente sobre imposto de renda de pessoa jurdica no Brasil e suas determinaes legais.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 05
De acordo com os dados da questo 4, deve-se aceitar esse projeto? Utilize o VPL e a TIR, sabendo que a TMA de 20% a.a.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 02
Explique e comente o que taxa de depreciao fixa por ano em relao ao valor inicial do ativo.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Uma empresa de prestao de servio est analisando a compra de computadores por R$ 30 mil. A empresa pretende utilizar os computado-

Questo 06

33

res por trs anos e do-los sem valor residual. Esses computadores iro gerar receita de R$ 40 mil nos dois primeiros anos e R$ 60 mil no terceiro. Os custos so de 25% da receita e as despesas fixas em R$ 5 mil por ano. A alquota de IR de 30%. Calcular TIR e VPL ( TMA de 20% a.a). Assinale a alternativa correta. a)TIR =55,2% e VPL= +19.259,26 b)TIR =25,7% e VPL= -19.259,26 c)TIR =55,2% e VPL= +16.280,74 d)TIR =-15,2% e VPL= +13.743,20 e)TIR =-10,9% e VPL= -9.259,26
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

circunstncias e s oportunidades.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 08
Os fatores mais usuais e que, se no forem analisados com muito rigor, podero levar a empresa a srios problemas de desequilbrio financeiro, so, exceto: a) Insuficincia crnica de caixa. b)Captao sistemtica de recursos por meio de emprstimos bancrios, principalmente de curto prazo. c)Sensao de esforos desmedidos. d)Sensao de risco de quebra repentina. e) Acompanhar os fatores financeiros independente, pois os resultados so sempre os mesmos.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07
Sobre a importncia do clculo do fluxo de caixa no projeto no correto afirmar que: a) um indicador a outros usurios sobre a maneira com que a empresa gerou o caixa, ou at mesmo como utilizou os recursos e valores equivalentes ao caixa. b) A demonstrao de fluxo de caixa propicia aos analistas financeiros uma fonte segura para melhor elaborar seus planejamentos financeiros. c) O fluxo caixa um simples demonstrativo sobre o resultado final do projeto, independente da depreciao ou impostos incidentes . d) As informaes sobre os fluxos de caixa de uma empresa so teis para proporcionar aos usurios as demonstraes financeiras. e) O fluxo de caixa demonstra de maneira significativa o conhecimento dos prazos inerentes aos fluxos de caixa, proporcionando adaptao s

Questo 09
O que poder acarretar as principais faltas de caixa nas empresas so os fatores que mais preocupam os gestores financeiros. E, dentre eles, pode-se exemplificar os seguintes: a) Expanso descontrolada das vendas, acima de sua capacidade de comercializao. b) Insuficincia de capital prprio e utilizao do capital de terceiros em proporo excessiva. c) Aumento exagerado do prazo de faturamento. d) Necessidade de compras em grande volume.

34

e) Todas esto incorretas.


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 10
So contribuintes e, portanto, esto sujeitos ao pagamento do imposto de renda, exceto: a)As pessoas jurdicas e as pessoas fsicas a elas equiparadas, domiciliadas no Pas (RIR/1999, art. 146). b) Para se constituir legalmente, a pessoa jurdica deve registrar no rgo competente do Registro de Comrcio, seu estatuto, contrato ou declarao de firma individual e inscrever-se no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ); c) Todas as pessoas jurdicas so obrigadas, por lei, a recolher 30% sobre o faturamento anual, independente da classificao da Receita Federal. d) As sociedades cooperativas de consumo que tenham por objeto a compra e fornecimento de bens aos consumidores sujeitam-se s mesmas normas de incidncia dos impostos e contribuies de competncia da Unio, aplicveis s demais pessoas jurdicas (RIR/1999, art. 146, 5o). e) As microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP), assim definidas em lei (Lei no 9.317, de 1996), a partir de 1o/01/1997 podem pagar o imposto de renda na forma do Simples, quando optarem por essa sistemtica.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

35

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Leia o informativo disponvel no site do Portal dos Tributos. Disponvel em: <http://www.

portaltributario.com.br/tributos/irpj.html> . Este texto trata das diversas formas legais de classificao de nveis empresarias realizados pela Receita Federal. Acesso em 09 de outubro de 2011. Pesquise no site da Receita Federal os diversos tipos de impostos que incidem sobre as empresas de acordo com seu porte. Disponvel em: <http://www.receita.fazenda.gov.br/Principal/Informacoes/ InfoDeclara/declaraPJ.htm>. Acesso em 16 de outubro de 2011. Leia o artigo Anlise das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico, publicado no congresso da USP, sobre as anlises de fluxos de caixa e os efeitos da depreciao, de autoria de Leandro Luis Dars e Adriano de Souza Pereira. Disponvel em: <http://www. congressousp.fipecafi.org/artigos92009/467.pdf>. Acesso em 16 de outubro de 2011. Pesquise no site de contabilidade CPCON, quais so os impactos da depreciao sobre um projeto. Disponvel em: <http://www.cpcon.eng.br/gestao-patrimonial/patrimonio/depreciacaocontabil-conceitos/>. Acesso em 16 de outubro de 2011.

FINALIZANDO
Nesse tema, voc aprendeu que fluxo de caixa financeiro o instrumento de planejamento mais utilizado pelas empresas de todos os portes no mundo inteiro. O objetivo bsico do fluxo de caixa projetar as disponibilidades financeiras da empresa, produzindo informaes necessrias programao da captao de recursos financeiros, otimizao das aplicaes de sobras de caixa, gerenciamento das contas a pagar, avaliao do impacto de variaes de custos e preos, entre outras decises importantes. Voc aprendeu tambm que a Receita federal classifica as empresas de acordo com o faturamento, podendo ser lucro real, lucro presumido, simples nacional, entre outros.

36

i
g

a
lf

t sv ud r i e

b mq l nc p x w

x y
i

zGLOSSRIO j

Depreciao: valores calculados em percentuais sobre o valor do ativo que a Receita Federal define como desgaste anual. Impostos: uma das espcies do gnero tributo. Tributao: a obrigao imposta s pessoas fsicas e pessoas jurdicas de recolher valores ao Estado ou entidades equivalentes Receita federal: um rgo especfico e singular, subordinado ao Ministrio da Fazenda, que tem como responsabilidade a administrao dos tributos federais. Fluxo de caixa: Entrada e sada de capital Base de clculo: valores de referncia para incidncia dos clculos

Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

Tema 5
Substituio de Equipamentos

cones:

37

Contedos e Habilidades
Contedo Nessa aula voc estudar: Como calcular o momento exato da baixa ou substituio de mquinas e equipamentos. As metodologias de anlise de investimento em ativos para uma empresa. A capacidade da empresa manter ou melhorar sua posio estratgica por meio da evoluo tecnolgica.

Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Qual o momento adequado para realizar a troca de equipamentos em uma empresa? Quais so os modelos de substituio existentes? Quais as formas de avaliar a vida til de equipamentos?

AULA 5
Assista s aulas nos plos presenciais e tambm disponveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Leitura Obrigatria
As Razes de Substituio de Equipamentos
Existem vrias razes, no exclusivas entre si, que tornam econmica uma substituio de equipamentos. A deteriorao uma das causas e se manifesta por custos operacionais excessivos e custos de manuteno crescentes. H situaes nas quais, com a mudana de uma operao corrente, um equipamento perde a capacidade de operar eficientemente, isto , o equipamento torna-se inadequado. Em enquetes informais realizadas em cursos de anlise de investimentos, ministrados para gerentes

38

industriais, segundo CASAROTTO FILHO (2000), constatou-se que muitas empresas brasileiras (provavelmente a maioria) tm o costume de manter os equipamentos velhos em funcionamento, mesmo quando sua operao no mais economicamente vivel. As despesas de manuteno em geral superam em muito o valor dos investimentos. Acredita-se que exista atualmente no Brasil um potencial enorme de reduo de custos simplesmente desfazendose de equipamentos obsoletos com tempos de operao muito elevados ou produzindo fora das especificaes. Acredita-se que as empresas no fazem as substituies que deveriam fazer por causa de um comodismo administrativo: as decises de substituio no chegam a ser cogitadas, pois o estilo administrativo dominante ainda o de resolver os problemas s em ltimo caso, e no se antecipar a eles. As empresas preferem os bombeiros s solues mais racionais. Vida Econmica e Vida til de um Bem A vida econmica de um bem, segundo DEGARMO (1973), o perodo de tempo (geralmente em anos) em que o custo anual uniforme equivalente de possuir e de operar o bem mnimo. Os bens, como equipamentos e instalaes, desgastam-se com o uso, necessitando cada vez mais de manuteno. Assim, de esperar que os custos operacionais aumentem com o passar do tempo. Vida til de um bem, segundo DEGARMO (1973), o perodo de tempo em que o bem consegue exercer as funes que dele se espera. A vida til depende de como o bem utilizado e mantido. A vida econmica refere-se aos custos globais em que a empresa incorre para manter em operao certo equipamento. Enquanto a vida til diz respeito capacidade fsica de produo de certo equipamento. Em outras palavras, pode-se dizer que a vida econmica de um bem corresponde ao tempo de utilizao do bem, capaz de produzir com menor custo para a empresa e que, certamente, menor ou igual sua vida til, cujo conceito encontra-se associado ao limite possvel de uso do bem. Baixa com Substituio por Equipamento Idntico Na baixa com substituio por equipamento idntico, a funo desempenhada pelo equipamento continua aps a sua baixa. Para que no haja confuso com o item seguinte baixa com substituio por equipamento diferente ser enunciado o problema da seguinte maneira: uma firma vai adquirir um bem novo e deseja saber por quanto tempo dever us-lo antes de substitu-lo por um idntico.

39

Baixa com Substituio por Equipamento Diferente Neste caso, como no anterior, a funo desempenhada pelo equipamento continua aps sua baixa. O enunciado do problema : uma Companhia possui determinado bem e quer saber por quanto tempo ainda deve utiliz-lo antes de substitu-lo por outro, de caractersticas conhecidas. Na literatura norte-americana, utiliza-se o termo desafiante ou atacante para indicar o ativo novo que est sendo cogitado para substituir o defensor que o que o ativo existente. Esses termos sero os adotados neste texto. Quando a substituio por desafiante diferente est sendo considerada, (COSTA, 1984), h duas possibilidades: a. O defensor j atingiu a vida econmica. b. O defensor ainda no atingiu a vida econmica. No primeiro caso, a substituio dever ser realizada imediatamente por desafiante diferente, se este apresentar CAUE referente vida econmica com valor inferior ao CAUE referente vida econmica do defensor. Observe que, se a substituio por desafiante diferente no for economicamente vivel, o desafiante idntico deve ser imediatamente adquirido. De qualquer modo nenhum equipamento dever ser utilizado alm de sua vida econmica. No segundo caso, como o defensor ainda no atingiu sua vida econmica, a substituio por idntico est descartada, considerando-se exclusivamente a substituio por desafiantes diferentes. Nessa situao, necessrio decidir: a. b. Se a substituio por diferente economicamente vivel. Se vivel, em que poca dever ser realizada a substituio.

40

Agora a sua vez


Instrues Desenvolva as atividades individualmente, pesquisando as respostas no Livro-Texto. Ponto de partida Pesquise e comente quais so as razes para a substituio ou baixa de mquinas e equipamentos numa organizao. Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

Abaixo esto os custos, receitas e valores de um ativo para os prximos anos, considerar TMA de 10% a.a.
Ano 0 1 2 3 Valor da venda 400.000,00 300.000,00 200.000,00 100.000,00 Receita operacional 240.000,00 220.000,00 200.000,00 Custo operacional 80.000,00 100.000,00 120.000,00 Lucro operacional 80.000,00 100.000,00 120.000,00

Assinale a alternativa correta sobre a baixa do equipamento. a)Vender no primeiro ano, VPL =O. b) Baixa no segundo ano, VPL =+18.181,82. c) Baixa no primeiro ano, VPL =+18.181,82. d) Baixa no segundo ano, VPL= -9.090,91. e) Baixa no terceiro ano, VPL = - 9.090,91.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 01
Defina o ano em que deve ser feita a baixa sem reposio do ativo a seguir, sabendo que a TMA de 20%a.a. Assinale a alternativa correta:
Ano 0 1 2 3 Valor da venda 700.000,00 600.000,00 400.000,00 250.000,00 Receita operacional 500.000,00 450.000,00 400.000,00 Custo operacional 190.000,00 220.000,00 250.000,00 Lucro operacional 310.000,00 230.000,00 150.000,00

Uma empresa analisa a substituio de um caminho por outro novo. Abaixo esto os custos, receitas e valores do caminho. Em que ano a empresa dever troc-lo? A TMA de 10% a.a. Assinale a alternativa correta de substituio do caminho.
Ano Preo do caminho novo Preo do caminho velho Investimento Lucro operac. Caminho novo Lucro operac. Caminho velho 0 100.000,00 1 100.000,00 2 100.000,00 3 -

Questo 03

a) Vender o ativo no primeiro ano, pois o VPL R$ 58.333,33. b) Vender o ativo no terceiro ano, pois o VPL R$ 114.446,00. c) Baixa do ativo no segundo ano, pois o VPL R$ -75.000,00. d) Baixa o ativo no terceiro ano, o VPL R$ -22.000,00. e) Nenhuma alternativa est correta.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

50.000,00

40.000,00

30.000,00

50.000,00

60.000,00 20.000,00

190.000,00 25.000,00 30.000,00

15.000,00

15.000,00

15.000,00

Questo 02

a)Substituir na data zero. b) Substituir na data um.

41

c) Substituir quando VPL= 0. d) Substituir no segundo ano. e) Substituir no terceiro ano.


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

De acordo com o Livro-Texto, qual o momento correto para realizao da substituio de um equipamento? Responda: a) Quando o equipamento perder o valor econmico. b) Quando a empresa tiver uma TIR= VPL= payback. c) Quando o VPL for positivo e o maior dos VPLs. d) Quando VPL menor que zero. e) Quando VPL maior que zero.
2 120.000,00 3 -

Questo 04
Uma empresa analisa a substituio de um nibus por outro novo. Abaixo esto os custos, receitas e valores do nibus. Em que ano a empresa dever troc-lo? A TMA de 20% a.a.
Ano Preo do caminho novo Preo do caminho novo Investimento Lucro operac. Caminho novo Lucro operac. Caminho velho 0 120.000,00 1 120.000,00

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

60.000,00

50.000,00

40.000,00

60.000,00

70.000,00 50.000,00

80.000,00 60.000,00 60.000,00

As empresas usualmente, de tempos em tempos, precisam substituir suas mquinas e equipamentos, ferramentas e instalaes, ou seja, seu capital fsico. Explique o processo de tomada de deciso sobre baixa ou substituio.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 06

30.000,00

30.000,00

30.000,00

Qual a data correta para a substituio do nibus? Assinale corretamente. a)A substituio dever ocorrer no ano 1. b) S poder acorrer na data 2, quando o VPL=+ 43.055,56. c) Ocorrer na data 3, pois o VPL= -19.076.34. d) A troca dever ser realizada no ano 2, VPL=+ 25.000,00. e)A substituio dever ser realizada na data zero, VPL= + 58.055,56.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07
A baixa sem reposio a situao na qual, na verdade, decide-se se o equipamento ser desativado ou no, sem reposio. Nesse caso quais so os critrios de deciso?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 05
42

Questo 08
Uma vez que se analisa a substituio de um

equipamento por outro mais novo, duas questes centrais surgem. Quais so?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 09
Se a soluo de substituio dada pela vida econmica do ativo, a qual a importncia de estipular um balano entre os custos?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 10
Explique quais so as formas corretas de avaliar a vida til de mquinas e equipamentos.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

43

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Leia o texto que aborda as definies dos termos tcnicos habitualmente utilizados em avaliao de mquinas e equipamentos, de acordo com as normas da ABNT: Avaliao de mquinas, equipamentos e instalaes industriais.Disponvel em: <http://www.perfectum.eng.br/avaliacao_ maquinas_equipamentos.html> acesso em 31 de outubro de 2011. Leia o artigo Um estudo de caso da aplicao da programao dinmica na substituio de equipamentos, dos autores Glucio Marcelino Marques, Mrcio Lopes da Silva, Hlio Garcia Leite e Alessandro Albino Fontes. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S0100-67622005000500010> Acesso em 31 de outubro de 2011. Leia o estudo de caso sobre decises de investimento e oramento de capital, uma abordagem clara sobre as decises de investimento. Disponvel em: http://www.sergiomariz.com/mcc.uerj/ index2.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=84&Itemid=51 > Acesso em 31 de outubro.

FINALIZANDO
Nesse tema, voc aprendeu importantes ferramentas para analisar o momento adequado para realizao de substituio de mquinas e equipamentos existentes por outros novos. A avaliao de ativos novos atua de modos completamente distintos no desempenho da mesma funo. Exemplificando: caminhes velhos podem ser substitudos por modelos novos que operam de maneira semelhante. Poder, entretanto, ocorrer que esses caminhes possam ser substitudos pelos servios de uma transportadora. Podero, ainda, ser alugados ou seu servio poder ser feito por um guindaste ou manualmente, desde que haja viabilidade econmica. As decises de substituio so de uma importncia crtica para a empresa, pois, em geral, so irreversveis, isto , no tm liquidez e comprometem grandes quantias de dinheiro. Uma deciso apressada de livrar-se de uma sucata ou o capricho de possuir sempre o ltimo modelo podem causar problemas srios de capital de giro.

44

i
g

a
lf

t sv ud r i e

b mq l nc p x w

x y
i

zGLOSSRIO j

Baixa de equipamento: sair de uso. Vida til: durabilidade do bem Vida econmica: o perodo de tempo de utilizao de um bem em que os proveitos so superiores ou iguais aos custos. Taxa mnima de atratividade: taxa de juro bsica - Selic. Taxa Interna de Retorno: retorno que o investimento trar a empresa em taxa.

Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

Tema 6
Projetos Industriais

cones:

45

Contedos e Habilidades
Contedo Nessa aula voc estudar: A classificao de capital fsico e capital de giro. Os custos e despesas industriais. Como identificar a viabilidade de projetos de implantao industrial por meio de anlises quantitativas.

Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Quais so as classificaes de capital de investimento? Qual a importncia da anlise do capital de giro para avaliar a viabilidade de novos projetos industriais? Quais os tipos de financiamento para projetos industriais?

AULA 6
Assista s aulas nos plos presenciais e tambm disponveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Leitura Obrigatria
Projetos Industriais
Capital de giro ou ativo corrente, em ingls Working Capital, um recurso de rpida renovao (dinheiro, crditos, estoques etc.) que representa a liquidez da operao disponvel para o negcio, organizao ou outra entidade, incluindo entidades publicas. uma importante ferramenta para tomada de decises, pois se refere ao ciclo operacional de uma empresa, englobando desde a aquisio de matria-prima at a venda e o recebimento dos produtos vendidos.

46

Assim como o ativo fixo (plantas e equipamentos), o capital de giro considerado uma parte do capital operacional. O capital de giro (CDG) o recurso utilizado para sustentar as operaes do dia a dia da empresa, ou seja, o capital disponvel para conduo normal dos negcios da empresa. Alguns pontos importantes da administrao eficiente do capital de giro seu impacto no fluxo de caixa da empresa. O volume de capital de giro utilizado por uma empresa depende de seu volume de venda, poltica de crdito e do nvel de estoque mantido. O CDG necessita de recursos para seu financiamento, ou seja, quanto maior for seu valor, maior a necessidade de financiamento, seja com recursos prprios ou com recursos de terceiros. As dificuldades relativas ao CDG em uma empresa so devidas, principalmente, ocorrncia dos seguintes fatores: Reduo de vendas. Crescimento da inadimplncia. Aumento das despesas financeiras. Aumento de custos. Desperdcios de natureza operacional. O CDG tambm um conceito econmico-financeiro e no uma definio legal, constituindo uma fonte de fundos permanente utilizada para financiar a necessidade de capital de giro. Necessidade de Capital de Giro A necessidade de capital de giro (NCG) tem uma grande importncia pelo fato de fornecer informaes das atividades operacionais, deciso tomada pela alta gerncia e o modo de financiamento das aplicaes de recursos. A NCG est diretamente ligada ao ciclo de caixa da empresa. Quando o ciclo de caixa longo, a necessidade de capital de giro maior e vice-versa. Assim, a reduo do ciclo de caixa que em resumo significa receber mais cedo e pagar mais tarde - deve ser uma meta da administrao financeira. Entretanto, a reduo do ciclo de caixa requer a adoo de medidas de natureza operacional, envolvendo o encurtamento dos prazos de estocagem, produo, operao e vendas.

47

O correto dimensionamento da necessidade de capital de giro um dos maiores desafios do administrador financeiro. Elevado volume de capital de giro ir desviar recursos financeiros que poderiam ser aplicados nos ativos permanentes da empresa. Todavia, capital de giro muito reduzido restringir a capacidade de operao e de vendas da empresa. A necessidade de capital de giro pode ser estimada de dois modos: Com base no ciclo financeiro. Com utilizao dos demonstrativos contbeis (balano patrimonial). Anlise dinmica do capital de giro O professor e pesquisador francs Michel Fleuriet introduziu, na dcada de 1970, um novo modelo de anlise do capital de giro, o qual ficou associado ao seu nome, o modelo Fleuriet, sendo tambm conhecido como anlise dinmica do capital de giro. Inicialmente, o modelo prope uma nova classificao gerencial para as contas de ativo e passivo circulante, segundo sua natureza financeira ou operacional, sendo essa segregao essencial para o processo de avaliao das necessidades de capital de giro. O ativo (passivo) circulante se subdivide em ativo circulante cclico (passivo circulante cclico) e ativo circulante errtico (passivo circulante errtico). O ativo (passivo) cclico composto pelas contas relacionadas s atividades operacionais da empresa, sendo influenciado pelo volume de negcios ou por caractersticas das fases do ciclo operacional. O ativo cclico composto por contas como: estoques, duplicatas a receber e proviso para crditos de liquidao duvidosa, com as caractersticas das fases do ciclo operacional, como prazos de estocagem ou poltica de prazos de venda. Da mesma maneira, o passivo cclico formado pelas obrigaes de curto prazo da empresa, diretamente identificveis com seu ciclo operacional (fornecedores, salrios, encargos, impostos e taxas).

48

Agora a sua vez


Instrues Desenvolva as atividades individualmente, pesquisando as respostas no Livro-Texto e no material disponibilizado pelo professor (a) EAD. Ponto de partida De acordo com a leitura realizada, conceitue a importncia da anlise de capital de giro na anlise de implantao de novos projetos industriais? Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

considerando dois modos: a)Ciclo financeiro ou demonstrativos contbeis (balano patrimonial). b)Valor presente lquido e margem de contribuio. c) Ciclo financeiro e margem de contribuio. d) Demonstrativo de resultado e analise de contribuio unitria do produto. e) Valor presente lquido e payback.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 04
Deve-se analisar o projeto de uma fabrica de cerveja. Calcule primeiramente as receitas e custos totais dos prximos cinco anos sabendo que:

Para tornar a contabilidade de custos mais clara, necessrio definir, de maneira precisa, alguns conceitos. Portanto faa uma breve definio sobre desembolso, gastos, investimentos, custos e despesas.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado. Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 01

Questo 02
De acordo com o Livro- texto de anlise de investimento classifique os custos indstrias.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 05
Continuando o exerccio anterior, estima-se que as despesas administrativas so fixas em R$ 100 mil por ano. O investimento em capital fsico de R$ 500 mil, o investimento em capital de giro de R$300 mil, e a depreciao de 20% ao ano. O valor residual do capital fsico de R$ 100 mil no final do quinto ano. A empresa pagar IR sobre lucro real de 30%. A TMA de 15% ao

Questo 03
Assinale a alternativa correta sobre a necessidade de capital de giro que pode ser estimada

49

ano. Calcule o VPL e assinale a alternativa correspondente. a)VPL=+ 145.905,43. b)VPL= - 201.345,65. c)VPL= +204.217,00. d) VPL= - 204.217,00. e) VPL = + 145.789,00.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

R$ 5milhes, o investimento em capital de giro de R$1 milho, e a depreciao de 20% ao ano. O valor residual do capital fsico de R$ 200 mil no final do quinto ano. A empresa pagar IR sobre lucro real de 30%. A TMA de 15% ao ano. Calcule o VPL e assinale a alternativa correspondente. a)Projeto vivel, pois o VPL positivo no valor de R$ 1.800.099,00. b) Projeto invivel, pois o VPL negativo em R$ 1.099.125,98. c) O projeto apresenta VPL igual a Zero, portanto o gestor decidir se investe ou no, pois indiferente. d)Projeto invivel pois o VPL negativo em aproximadamente R$ 1,5 milhes e significa que esse projeto apresenta uma perda empresa. e)Projeto vivel por apresentar um VPL negativo gerando lucro de R$ 800.000,00
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 06
De acordo com o Livro-Texto, p. 124, uma fabrica de cimento apresenta os custos despesas da empresa. Assinale a alternativa incorreta sobre os clculos realizados: a)Receita igual a preo vezes a quantidade de sacos produzidos. b)Custo total igual a custo unitrio vezes sacos produzidos. c)Total de custos unitrios igual ao somatrio matria-prima, mo de obra , custo indireto de fabricao. d) Custo total a soma dos custos fixos e custos variveis. e)O custo unitrio o somatrio dos custos de fabricao e sacos produzidos.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 08
Devemos analisar o projeto de uma fabrica de chinelos. Calcule primeiramente as receitas e custos totais dos prximos cinco anos sabendo que:

Questo 07
Em continuidade analise anterior, estima-se que as despesas administrativas so fixas em R$ 500 mil por ano. O investimento em capital fsico de
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

50

Questo 09
Explique como ocorrem os financiamentos para o capital de giro.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 10
Comente e justifique quais so as modalidades de financiamentos para projetos industriais.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

51

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Leia a abordagem clara sobre os tipos de investimentos e custos que as empresas apresentam. Disponvel em: <http://www.eps.ufsc.br/teses/bornia/capit_3/cap3_bor.htm> Acesso em 10 de novembro de 2011. Leia tambm o artigo sobre a necessidade de capital de giro das empresas, de Samuel Leite Castelo, da Universidade Estadual do Cear UECE. O texto faz uma abordagem clara e pratica sobre o capital de giro. Disponvel em:< http://www.flf.edu.br/revista-flf.edu/volume03/32.pdf > Acesso em: 10 de Novembro de 2011. Leia o material do SEBRAE que orienta sobre a gesto de capital de giro. Disponvel em: <http:// www.sebraemg.com.br/arquivos/aprendacomosebrae/palestra/bancopalestra/transparencias_ determinacao_do_capital_de_giro.pdf >Acesso em 11 de Novembro de 2011.

FINALIZANDO
Nesse tema voc aprendeu que: quando a empresa identifica uma oportunidade de negcio, procura fazer uma anlise econmica do empreendimento, estimando o valor da sua implantao (custos e receitas), bem como o perodo em que o empreendimento dar rendimentos. Isso feito para as alternativas possveis de implantao. A partir dos dados estimados feito o estudo de viabilidade tcnica econmica para identificar a melhor alternativa para o empreendimento (tal alternativa tem que ter uma taxa interna de retorno financeiro superior taxa de atratividade que a empresa adota em seus estudos econmicos). Nessa fase, normalmente no so bem conhecidos os dados tcnicos, nem as necessidades de recursos para operao e manuteno do empreendimento, tendo-se, tambm, incertezas sobre o nvel de receita ao longo da vida do mesmo. Tais incertezas devem ser consideradas para efeito de tomada de deciso de aprovao ou no da implantao do empreendimento.

52

i
g

a
lf

t sv ud r i e

b mq l nc p x w

x y
i

zGLOSSRIO j

Receita: valor de entrada de caixa referente quantidade vendida por um determinado preo. Custos: gastos com a produo. Despesas: gastos com administrativos. Custo Unitrio: valor gasto para produo de um produto. Custo Total: somatrio dos custos fixos e custos variveis. Custos fixos: custos que no variam quando a produo varia. Custos Variveis: custos que variam quando a produo varia.

Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

Tema 7
Decises de investimento em condies de incertezas

cones:

53

Contedos e Habilidades
Contedo Nessa aula voc estudar: Como avaliar os riscos e incertezas dos mercados. Os ndices e as variveis econmicas de volatilidade. Os riscos nos projetos industriais.

Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Qual a relao entre riscos e retorno financeiro? O que a Teoria moderna do Portflio? Qual o significado do conceito volatilidade?

AULA 7
Assista s aulas nos plos presenciais e tambm disponveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Leitura Obrigatria
Decises de investimento em condies de incertezas
O aparecimento da moderna teoria de finanas fez parte de uma revoluo que teve um impacto fundamental sobre a velha rea de finanas, largamente pr-terica, e frequentemente baseada em um mundo de relaes explcitas. [3] Ento, os conceitos bsicos da teoria do portflio so: retorno esperado, risco, diversificao, fronteira eficiente, os coeficientes alfa e beta, a linha de mercado de capitais, a linha de mercado de

54

ttulos e o modelo de precificao de ativos financeiros. A teoria do portflio considera a rentabilidade do ativo como uma varivel aleatria, e uma carteira como uma combinao ponderada de ativos, de modo que o retorno de uma carteira a combinao ponderada dos retornos dos ativos. Alm disso, o retorno da carteira uma varivel aleatria e, consequentemente, tem um valor esperado e uma varincia. O risco, neste modelo, o desviopadro do retorno. Risco e retorno O modelo assume que os investidores so avessos ao risco, o que significa que dados dois ativos que oferecem o mesmo retorno esperado, os investidores preferem o de menor risco. Assim, um investidor aumentar o risco apenas se compensado pelo aumento do rendimento esperado. Inversamente, um investidor que deseja obter rentabilidades superiores deve aceitar mais risco. A medida exata desse trade-off ser diferente para cada investidor, com base nas caractersticas individuais e na averso pelo risco. Como consequncia, um investidor racional no ir investir em uma carteira se existe uma segunda alternativa com uma relao risco-retorno mais favorvel ou seja, para um mesmo nvel de risco existe uma carteira alternativa que tem melhor rendimento esperado. Resumindo, os investidores sabem que os princpios a ter em conta quando fazem um investimento so: o tipo de risco que est associado e o retorno que podem vir a ter com esse investimento. O risco poder ser maior ou menor, e resultar em ganho ou perda. Quanto maior for o risco do investimento, maior dever ser o seu retorno. No existem garantias absolutas que um investimento de risco possa corresponder s expectativas do investidor; o lucro poder ser bastante inferior ao que esperado. O risco efetivamente uma incerteza e, ao prolongar-se, mais incerto se torna. Se o investimento for aplicado em aes, o risco est diretamente ligado a situaes imprevisveis tais como a especulao, flutuaes de mercado, fatores polticos, fatores econmicos. Como meio de preveno, os investimentos devem ser diversificados; investir em vrios tipos de ativos vai permitir diferentes tipos de retorno e diminuir o risco, dessa maneira o investimento estar mais protegido e a segurana ser maior.

55

Mdia e varincia Assume-se ainda que a preferncia de risco / retorno do investidor pode ser descrita por meio de uma funo de utilidade quadrtica. O efeito deste pressuposto que apenas o retorno esperado e a volatilidade (isto , o retorno mdio e o desvio padro) importam para o investidor. O investidor indiferente a outras caractersticas da distribuio do retorno, tais como a sua assimetria ou curtose. Note-se que a teoria utiliza um parmetro, a volatilidade, como uma proxy de risco, enquanto a rentabilidade uma expectativa sobre o futuro. Isso est em sintonia com a hiptese de eficincia de mercado e a maior parte dos estudos clssicos das finanas modernas, como o modelo de Black e Scholes para precificao de opes europias (modelo de martingais: em suma, significa que a melhor previso para amanh o preo de hoje). As recentes inovaes em teoria do portflio, especialmente na chamada de teoria do portflio ps-moderna, tem exposto diversas falhas na considerao da varincia como proxy do risco do investidor: A teoria utiliza um parmetro histrico, a volatilidade, como uma proxy de risco, enquanto a rentabilidade uma expectativa sobre o futuro. (Note, porm, que este est em consonncia com a hiptese da eficincia e da maioria dos achados clssicos em finanas, tais como Black e Scholes, que usam o modelo de martingais, ou seja, o pressuposto de que a melhor previso para amanh o preo de hoje). A afirmao de que o investidor indiferente a outras caractersticas no parece ser verdade dado que a assimetria do risco parece ser precificada pelo mercado. De acordo com o modelo: O retorno da carteira a combinao ponderada da proporo de retorno dos ativos que a constituem. A volatilidade da carteira uma funo da correlao dos ativos componentes. A alterao na volatilidade no linear com a mudanas na ponderao dos ativos componentes. Esses modelos so utilizados para auxiliar na determinao da carteira de ativos financeiros que apresente a melhor relao risco versus retorno sob o ponto de vista de um investidor. A principal motivao para o desenvolvimento destes modelos se relaciona reduo do risco a que o investidor est exposto, por meio da diversificao ou balanceamento da carteira. A diversificao uma maneira poderosa de reduo do risco, pois os retornos oferecidos por diferentes ativos no

56

se movem em conjunto. Farias (2003, p. 28) tambm explica que a teoria do portflio procura mostrar como se do as decises de investimentos dos agentes em uma situao envolvendo risco. Assim, de acordo com essa teoria, so estimados retornos esperados, aos quais so atribudas probabilidades de ocorrncia, de modo a construir uma funo de frequncia destes. Considera-se a medida de tendncia central dessa funo de frequncia como apropriada para representar o retorno do ativo.

57

Agora a sua vez


Instrues Desenvolva as atividades individualmente, pesquisando as respostas no Livro-Texto e no material disponibilizado pelo professor(a) EAD. Ponto de partida Explique a relao entre riscos e retorno de acordo com o Livro-Texto de analise de investimentos. Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

a)De uma varivel que envolve o payback e o valor presente lquido. b) De uma variao em relao mdia, normalmente calculada utilizando o conceito estatstico de desvio padro. c) Calculo referente ao fluxo de caixa e demonstrativo de resultado. d) Utilizao de dados estatstico e payback para mensurar o valor de retorno. e) Todas esto corretas.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 03
Os investidores, muitas vezes, tomam decises de investimentos em situaes de incertezas. O mundo empresarial apresenta uma srie de incertezas, dentre elas: a)Incertezas de mercados e principalmente no que tange ao capital humano para organizao. b) Incertezas sobre os riscos de investimentos principalmente sobre aquisio de ativos imobilizados, independente do cenrio econmico. c) O cenrio econmico determina, com certeza, as possibilidades de investimentos. d) Econmicas, de concorrncia e evoluo de mercados, preferncias dos consumidores. e) O investidor deve optar pela carteira que lhe trouxer maior retorno, independente da taxa de retorno.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 01
A caderneta de poupana um ativo com baixo risco, pois quase impossvel que o retorno no seja positivo. Quais investidores preferem essa aplicao? a)Investidores avessos ao risco. b) Investidores com indiferenas ao risco. c) Investidores com tendncia ao risco. d) Investidores que esperam o maior retorno possvel sobre o capital aplicado. e) Nenhuma resposta se aplica.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 02
A volatilidade uma maneira bastante usual de medir o risco, pois trata-se:

58

Questo 04
Os investidores e administradores tm preferncia por projetos de investimentos menos arriscados, para o mesmo nvel de retorno. Dessa maneira, quanto mais arriscado o projeto de investimentos, maior ser o retorno exigido pelo investidor. Assinale a alternativa incorreta: a) Uma vez que o retorno exigido representado pela TMA, quanto maior quanto maior o risco do projeto , maior ser a exigncia de retorno do investidor. b) Os investidores sempre avaliam se o risco trar o retorno suficiente pelo risco assumido. c) Para os investidores, no geral, pouco importa se a TMA supera o risco assumido. d) Projetos concorrentes muitas vezes possuem riscos diferentes. e) Todas esto incorretas.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

d) O coeficiente beta mede risco proporcional ao risco de mercado. e) O CAPM no pode ser aplicado , pois mede apenas os riscos de mercado, insuficiente para estimar o retorno.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 06
Qual o risco mximo aceitvel () para um projeto com retorno de 26% ao ano,com taxa Selic em 12% e a projeo do Ibovespa em 20% ao ano?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07
Uma empresa de refrigerantes analisa a possibilidade de construir uma nova fbrica. Sabe-se que a taxa Selic est atualmente em 12% ao ano e que o Ibovespa esperado de 22%. Os analistas estimam que a nova fbrica ter um retorno de 30% ao ano. Sabendo que a fbrica tem risco (beta) de 1,4, deve-se aceitar o projeto?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 05
O modelo denominado CAPM, prope medir o risco de um ativo em relao ao mercado de capitais como um todo. Assinale a alternativa incorreta sobre o modelo de precificao. a) um modelo para relacionar risco e retorno, ou seja, calculo do retorno justo. b) Esse modelo muito utilizado devido simplicidade de calculo. c) A utilizao do modelo permitiu supor que o mercado de capitais representa o grau de economia como um todo, ou seja, tem-se um valor numrico de fcil acesso.

Questo 08
A AmBev tem um projeto de ampliao de fbrica com =2,0. Supondo a taxa Selic a 12% ao ano e o Ibovespa projetado em 20% ao ano, qual o retorno mnimo exigido (TMA) para o projeto?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

59

Questo 09
Consideram-se dois projetos concorrentes de quatro anos, descritos nos fluxos de caixa a seguir. Para o projeto A, que menos arriscado, os investidores determinaram uma TMA de 15%. Para o projeto B, que mais arriscado, os investidores determinaram uma TMA de 22%. Qual projeto deve ser aceito?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 10
Defina e explique os seguintes conceitos abaixo: a) Risco. b) Volatilidade.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

60

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Leia o Leia o artigo Qual a relao entre Capital e Riscos. A abordagem sobre a relao dos investidores com os riscos e retorno.Disponvel em:<http://www.intermercados.com.br/hedging/ capitulo2.pdf > Acesso em 14 de novembro de 2011. Leia tambm o artigo JUSTIFICATIVA DE SE INCORPORAR O NDICE DE RISCO BRASIL NO MODELO CAPM de PABLO ROGERS e KREM CRISTINA DE SOUSA RIBEIRO. Os autores fizeram um estudo de caso de analise atravs do CAPM. Disponvel em : http://www.congressousp. fipecafi.org/artigos42004/125.pdf.Acesso em 14 de novembro de 2011. Leia o artigo APLICAO DO MODELO DE TRS FATORES DE FAMA E FRENCH NO MERCADO ACIONRIO BRASILEIRO UM ESTUDO EMPRICO DO PERODO 1995-2003 de Flvio Kezam Mlaga. O texto faz referncia sobre a aplicao do modelo CAPM e os resultados obtidos. Disponvel em: < http://www.estrateplan.com.br/docs/tese_tresfatores.pdf> Acesso em: 14 de Novembro de 2011.

FINALIZANDO
Nesse tema voc aprendeu a avaliar projetos considerando os riscos. Viu que riscos e retorno esto associados a qualquer tipo de investimento; so as duas faces da mesma moeda. Quanto maior o apetite por rentabilidades elevadas, maior ser o nvel de risco que ter que aceitar. Tanto os investidores como os especuladores tm de lidar constantemente com a necessidade de equilibrar o risco e o retorno. Como regra geral, quanto maior o risco associado a um investimento, maior ser o retorno que se pode conseguir. Apesar de a afirmao ser verdadeira, existem outros fatores a ter em conta para determinar o grau de risco em relao ao retorno. Alguns fatores podem ser determinantes para aferir o risco em relao ao retorno. O investidor deve considerar o risco da carteira, a cada investimento / resgate, seja para adicionar

61

um novo ativo ou elevar / reduzir outro j existente. Por exemplo: um ativo com alta volatilidade poderia ser considerado de alto risco quando analisado individualmente, porm, se este ativo apresenta tendncia de valorizao ou desvalorizao contrria da carteira, isto , correlao negativa, sua aquisio ir diminuir o risco da carteira.
t sv ud r i e

i
g

a
lf

b mq l nc p x w

x y
i

z j

GLOSSRIO

Carteira de ativos: possibilidades de investimentos em vrios ativos. Riscos: possibilidades de prejuzo financeiro. Desvio padro: desvio ao redor da mdia. Mdia: valor calculado com o somatrio das amostras dividido pelo numero de amostra coletados. Retorno: valor estimado sobre o capital aplicado (em porcentagem).
Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

Tema 8
Fontes de financiamentos de projetos industriais.

cones:

62

Contedos e Habilidades
Nessa aula voc estudar: Como avaliar as melhores formas de financiamento de projetos industriais. As diferentes taxas de mercado. As possibilidades de pagar menor taxa de juros e a melhor carncia.

Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Quais os mecanismos utilizados pelos gestores para angariar capital? Quais as principais fontes de financiamento para as empresas? O que significa VPL?

AULA 8
Assista s aulas nos plos presenciais e tambm disponveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Leitura Obrigatria
Fontes de financiamentos de projetos industriais.
As fontes de financiamentos em curto e longo prazo consistem em: Adio de capital social. Maior prazo nas compras com fornecedores. Scios/acionistas. Obteno de recursos no sistema financeiro.

63

a) Fontes de financiamento em curto prazo com e sem garantias: Emprstimos com garantia. * Cauo de duplicatas a receber. * Factoring de duplicatas a receber. Emprstimo com alienao de estoques. Emprstimo com certificado de armazenagem.

b) Fontes de financiamento em longo prazo: Emprstimos. Debnture:

a) com garantia. b) sem garantia. Aes.

Normalmente, empresas tm sua disposio apenas um montante limitado de financiamento em curto prazo sem garantia. Para obter fundos adicionais necessrio que se d algum tipo de garantia. Em outras palavras, medida que uma empresa incorre em montantes cada vez maiores de financiamento em curto prazo sem garantia, ela atinge um nvel mximo, alm do qual os fornecedores de fundos em curto prazo acham que a empresa oferece demasiado risco para conceder mais crdito sem garantia. Este nvel mximo est intimamente relacionado com o grau de risco do negcio e o histrico financeiro da empresa, entre outros fatores. Vrias empresas so incapazes de obter mais dinheiro em curto prazo sem oferecer garantias. Uma empresa deve sempre tentar obter financiamento em curto prazo sem garantia, visto que esta modalidade menos dispendiosa do que o emprstimo com garantia. Emprstimo em curto prazo com garantia aquele no qual o credor exige ativos como colaterais (qualquer ativo sobre o qual o credor passa a ter direito legal caso o tomador no cumpra o contrato), geralmente em forma de duplicatas a receber ou estoques. O credor adquire o direito de uso do colateral mediante a execuo de um contrato (contrato de garantia) firmado entre ele e a empresa tomadora. Esse contrato de garantia indica o colateral empenhado para garantir o emprstimo, bem como as suas condies. Especificam-se, dessa forma, as condies exigidas para a extino do direito

64

sobre a garantia, a taxa de juros sobre o emprstimo, datas de reembolso e outras clusulas. Uma cpia desse contrato registrada em cartrio pblico geralmente um cartrio de registro de ttulos e documentos. O registro do contrato fornece aos futuros credores informaes sobre quais ativos de um tomador potencial esto indisponveis para serem usados como colateral. O registro em cartrio protege o credor, estabelecendo legalmente seu direito sobre a garantia. Apesar de muitos argumentarem que uma garantia reduz o risco do emprstimo, os credores no encaram desse modo. Eles reconhecem que podem reduzir as perdas por ocasio da falta de pagamento, mas quanto mudana no risco de no pagamento, a presena de garantia no tem qualquer efeito. Afinal, quem empresta no deseja administrar e liquidar garantias. As duas tcnicas mais utilizadas pelas empresas para obter financiamento em curto prazo com garantias so: cauo de duplicatas e factoring de duplicatas. a)Cauo de Duplicatas a Receber:cauo de duplicatas , por vezes, usada para garantir emprstimo em curto prazo, uma vez que as duplicatas apresentam significativa liquidez. b)Tipos de Cauo:as duplicatas so caucionadas numa base seletiva. O credor potencial analisa os registros de pagamento passados das duplicatas com o objetivo de determinar quais as duplicatas representam colateral aceitvel para emprstimos. Um segundo mtodo vincular todas as duplicatas da empresa. Esse tipo de contrato de alienao flutuante normalmente usado quando a empresa tem muitas duplicatas que, em mdia, tem apenas um pequeno valor. Neste caso, no se justificaria o custo de avaliar cada duplicata separadamente a fim de determinar se ela aceitvel.

65

Agora a sua vez


Instrues Desenvolva as atividades individualmente, pesquisando as respostas no Livro-Texto e no material disponibilizado pelo professor (a) EAD. Ponto de partida Pesquise e comente quais as principais fontes de financiamentos para as empresas. Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

Questo 02
Ao elaborar um plano de emprstimos, o gestor financeiro precisa: a) Considerar o equilbrio entre as dvidas de curto e longo prazo, em quais fcios a receber. b) Considerar as emisses de papel moeda em circulao no pas. c) Apenas avaliar a taxa inflacionria do perodo e taxa cambial. d) Considerar somente as dvidas de mdio prazo, pois as outras estaro enquadradas no fluxo de caixa da empresa. e) Todas esto corretas.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

moeda e bene-

Questo 01
Na hora de decidir qual a fonte de financiamento utilizar, a primeira grande escolha sobre se o financiamento dever ser externo ou interno. Nesta escolha devero pesar, entre outras questes: a)A perda ou ganho de autonomia financeira, a facilidade ou possibilidade de acesso s fontes de financiamento e o custo financeiro (juros) desse financiamento. b) necessrio apenas a observao quanto receita, custo e fluxo de caixa da empresa. c) Avaliar o fluxo caixa, capital de giro, capital fsico e payback. d) Compreender a incidncia de impostos sobre a receita. e) Alavancagem de capital de prprio.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 03
O gestor financeiro precisa avaliar o custo de oportunidade para tomadas de decises, pois: a) Trata-se apenas de uma reviso histrica de acontecimentos financeiros. b) Pode-se entender que o custo de oportunidade abarca custos operacionais e despesas financeiras. c) Custo de algo em termos de oportunidade renunciada e benefcios em curto prazo. d) So custos includos nos riscos. e) Valor associado melhor alternativa no escolhida.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

66

Questo 04
Uma ferramenta muito utilizada para avaliar um investimento ou financiamento o valor presente lquido (VPL). De acordo com o Livro-Texto, o VPL : a) O VPL considera fluxo de caixa, taxa de juros, investimento inicial ou financiamento. Para ser vivel o VPL<0. b) O VPL clculo feito sobre fluxo de caixa, taxa de juros, investimento inicial ou financiamento. Para ser vivel o VPL<0. c) O VPL no considera taxa de desconto ao longo do perodo de investimento. d) A viabilidade do investimento ou financiamento medida por meio do resultado dos clculos matemticos e resultado maior que zero. e) Todas esto corretas.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 06
As Empresas precisam angariar capital para alavancar novos investimentos e parte deste capital pode ter origem em alguma modalidade de financiamento. Existem vrios modos para uma empresa financiar suas atividades em curto prazo. Comente sobre essas modalidades.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07
O Hot Money tambm uma fonte de financiamento em curtssimo prazo que poder ser utilizado pelas empresas. Explique as principais finalidades dessa fonte de financiamento.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 08
Em relao aos financiamentos bancrio em mdio e longo prazo, explique as suas principais caractersticas.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 05
A probabilidade de falncia aumenta, quando: a)H um planejamento estratgico oriundo de pesquisas financeiras. b) As empresas tomam recursos emprestados sem considerar o tamanho e a estabilidade de seus fluxos de caixa. c) As empresas tomam recursos independentes da alavancagem econmica que apresentam. d) A alavancagem financeira prpria e no terceirizada. e) todas as alternativas esto corretas.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 09
O Leasing tambm uma forma de financiamento em longo prazo. Comente sobre suas caractersticas.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

67

Questo 10
Explique como funciona o financiamento de capitais prprios na empresa.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

68

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Leia o artigo Padro de Financiamento das Empresas Privadas no Brasil, dos autores Waldery Rodrigues Jnior e Giovani Monteiro Melo. O texto refere-se aos principais tipos de financiamentos utilizados por empresas brasileiras. Disponvel em:<http://www.ipea.gov.br/pub/td/td_99/td_653. pdf> Acesso em 14 de Novembro de 2011. Leia o artigo sobre um modelo de anlise utilizado pelo administrador para fazer as anlises. Disponvel em:<http://www.eac.fea.usp.br/cadernos/completos/cad19/modelo.pdf>Acesso em 14 de Novembro de 2011. Leia tambm o artigo de Deciso de financiamentos e o custo do capital, do autor Jos Carlos Panegalli. Aborda o tema sobre deciso de financiamento, custo de captao do capital de terceiros de longo prazo e as fontes de financiamento no Brasil. Disponvel em: <http://www.ieducorp.com.br/pdf/decisao.pdf> Acesso em 14 de Novembro de 2011.

FINALIZANDO
Nesse tema, voc viu como tomar decises para financiar a empresa na viso de longo prazo, analisar os custos de capital e escolher as fontes de financiamentos. O objetivo geral conhecer a funo financeira, que aborda as decises de financiamento, a anlise do custo de capital e demonstra as fontes de financiamento de longo prazo mais conhecidas existentes no Brasil.Quanto origem dos capitais, comum distinguir entre interno e externo. O financiamento interno (autofinanciamento) corresponde reteno, pelas prprias empresas, dos resultados por elas gerados (os resultados lquidos retidos), acrescidos da dotao anual para amortizaes e da variao de provises. Aprendeu tambm que o financiamento externo refere-se aos fundos obtidos junto aos scios atuais ou fundos futuros (em capitais prprios) e os que resultam do recurso a credores (emprstimos). No caso dos capitais alheios (emprstimos) a empresa assume a obrigao do seu reembolso

69

num prazo pr-determinado e obriga-se a pagar o custo da utilizao (Juros) destes capitais, ao passo que os capitais prprios so, em principio, reembolsados apenas no caso de falncia e na medida em que o patrimnio disponvel na altura o permita. As decises de financiamento esto inteiramente ligadas s decises de investimento.

i
g

a
lf

t sv ud r i e

b mq l nc p x w

x y
i

z j

GLOSSRIO

Financiamentos: conjunto de decises que tem em vista a obteno dos capitais necessrios ao crescimento e gesto da empresa. Emprstimos: compromisso entre duas partes de que um determinado bem, seja ele um livro ou um valor monetrio, ser emprestado ao devedor pelo credor do emprstimo. Alavancagem financeira: participao de capital de terceiros. Capital de terceiros: financiamentos ou emprstimos. Longo prazo: compromissos com mais de um ano. Curto Prazo: compromissos em menos de um ano.

REFERNCIAS
BRAGA, R. Fundamentos e tcnicas de administrao financeira, editora Atlas, So Paulo, 1995. CASAROTTO FILHO, Nelson; KOPITTKE, Bruno Hartmut. Administrao financeira, Editora Atlas, So Paulo, 2000. CASAROTTO F, Nelson & KOPITTKE, Bruno H. Anlise de Investimentos. So Paulo: ed. Atlas,

70

ISBN: 8522425728, Brochura, 9 Edio, 2000, 458 pg. COSTA, Paulo Henrique Soto. Anlise de projetos de investimentos. Rio de Janeiro: Editora da Fundao Getlio Vargas, 1984 DEGARMO, E. Paul & CANADA, John R. Engineering economy. 5. Ed. New York, Macmillan Publishing Co., Inc., 1973. DE FRANSCISCO, W. Matemtica financeira, 5 ed. So Paulo, Atlas,1988. FLEURIET, M.; KEHDY, R. e BLANC, G. 1978. A Dinmica Financeira das Empresas, um novo mtodo de anlise, oramento e planejamento financeiro. 1 ed., Belo Horizonte, Fundao Dom Cabral/Consultoria Editorial Ltda. FLEURIET, M.; KEHDY, R. e BLANC, G. 2003. O modelo Fleuriet: a dinmica financeira das empresas brasileiras: um novo mtodo de Anlise, Oramento e Planejamento. Rio de Janeiro, Campus. GRANT, E. L. & IRESON, W. G. Principles of Engineering Economy. New York, Ronald Press, 1970. HIRSCHFELD, Henrique. Engenharia Econmica. So Paulo, 1988. HOJI,Masakazu; Administrao financeira, uma abordagem prtica; edio 5 Atlas, So Paulo 2004. IQUIAPAZA, R.A., AMARAL, H.F. ; BRESSAN, A.A. Evoluo da Pesquisa em Finanas: Epistemologia, Paradigma e Crticas. Revista O&S: Organizaes & Sociedade, 2009. LAPPONI, Juan Carlos. AVALIAO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO Modelos em Excel ISBN: 8585624406X Nmero de pginas: xii + 264 Edio 1998. editado Lapponi. LAPPONI, Juan Carlos. MATEMTICA FINANCEIRA usando EXCEL 5 e 7. ISBN: 8585624078 Nmero de pginas: xx + 302 Edio 1997. MARKOWITZ, H. Portflio selection. The Journal of Finance, v. 7, n. 1, p. 77-91, 1952. NASCIMENTO, Sebastio Vieira do. Engenharia econmica: tcnica de avaliao e seleo de projetos de investimentos. Rio de Janeiro: Editora Cincia Moderna Ltda., 2010.

71

OLIVIO, R.L. F; Anlise de Investimentos, Editora Alnea, 2011, p.13- 89. OLIVEIRA, J.A.N . Engenharia Econmica , Uma abordagem s decises de investimentos. So Paulo. Mc Graw-Hill,1982. ROSS, WESTERIELD, JORDAN; Princpios de administrao financeira, Editora Atlas, So Paulo, 2002. SHARPE, W. F. Capital asset prices: A theory of market equilibrium under conditions of risk. The Journal of Finance, v. 19, n. 3, p. 425-442, 1964. Sites Relacionados: Disponvel em:<http://www.bcb.gov.br/>. Acesso em 30 de setembro de 2011 Disponvel em:<http://www.administradores.com.br/>. Acesso em 30 de setembro de 2011. Disponvel em: <http://www.comoinvestir.com.br/>. Acesso em 30 de setembro de 2011. Disponvel em: <HTTP://www.fearp.usp.br>. Acesso em 02 de outubro de 2011. Disponvel em: <http://www.aedb.br/seget/artigos07/1266_Artigo_TOC_Anal_SEGET.pdf>. Acesso em 02 de outubro de 2011. Disponvel em:<http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/tecnicas-tradicionais-de-

avaliacao-de-investimentos/31595/>. Acesso em 02 de outubro de 2011. Disponvel em: <http://www.congressocfc.org.br/hotsite/trabalhos_1/177.pdf>. Acesso em 09 de outubro de 2011. Leia o informativo disponvel no site Portal Tributrio. Disponvel em: <http://www.portaltributario. com.br/tributos/irpj.html>. Acesso em 09 de outubro de 2011. Disponvel em: <http://www.receita.fazenda.gov.br/Principal/Informacoes/InfoDeclara/declaraPJ. htm>. Acesso em 16 de outubro de 2011.

72

Disponvel em: <http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos92009/467.pdf>. Acesso em 16 de outubro de 2011. Disponvel em: <http://www.cpcon.eng.br/gestao-patrimonial/patrimonio/depreciacao-contabilconceitos/>. Acesso em 16 de outubro de 2011. <http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE77E0KV20110815>. Acesso em 16 de outubro de 2011. <http://veja.abril.com.br/perguntas-respostas/inflacao.shtml>. Acesso em 16 de outubro de 2011. <http://www.youtube.com/watch?v=d0o30ym0k44&feature=related> Acesso em 16 de outubro de 2011. Disponvel em: <http://www.eps.ufsc.br/teses/bornia/capit_3/cap3_bor.htm>. Acesso em 10 de Novembro de 2011. Disponvel em: <www.mackenzie.br/fileadmin/FMJRJ/coordenadoria...7/giro.doc>. Acesso em: 10 de Novembro de 2011. Disponvel em: <http://www.sebraemg.com.br/arquivos/aprendacomosebrae/palestra/

bancopalestra/transparencias_determinacao_do_capital_de_giro.pdf>. Acesso em 11 de Novembro de 2011. Disponvel em: <www.expresstraining.com.br/scripts/action_download.php?type> Acesso em 14 de novembro de 2011. Disponvel em: <http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos42004/125.pdf. Acesso em 14 de novembro de 2011. Disponvel em: <http://www.estrateplan.com.br/docs/tese_tresfatores.pdf> Acesso em: 14 de Novembro de 2011. Disponvel em: <http://www.ipea.gov.br/pub/td/td_99/td_653.pdf> Acesso em 14 de Novembro de

73

2011. Disponvel em: <http://www.eo-et.eu/pt/eon_info/documentos/VII_financiamento.pdf>. Acesso em 14 de Novembro de 2011. Disponvel em: <http://www.ieducorp.com.br/pdf/decisao.pdf> Acesso em 14 de Novembro de 2011.

74

Das könnte Ihnen auch gefallen