Sie sind auf Seite 1von 3

LIBERDADES PBLICAS CONTEMPORNEAS. So os ncleos dos direitos fundamentais, somam-se a eles os direitos sociais e de solidariedade, como complemento e no negao.

Natureza jurdica;

1.So direitos subjetivos, oponveis ao Estado e so tambm 2.poderes de agir protegidos pela ordem jurdica a todos os seres humanos, oponveis ao Estado Titular: 1.So todos os seres humanos 2.pessoas jurdicas (o direito de propriedade e de manifestar o pensamento pedem ter como titular pessoa jurdica). Obs. A Constituio brasileiras erroneamente, elege somente os brasileiros e estrangeiros residentes no pas.(art. 5, CF) O erro aparece nas constituies de 1891, 1934, 1937,1946, 1967 e na emenda 1/69. A Carta de 1824 s reconhecia cidados brasileiros. O direito a ao popular s reconhecido a cidado brasileiro (note-se que um direito do cidado e no do homem, protege por ex. o patrimnio pblico) .(art.5,LXXIIICF) qualquer cidado parte legtima para propor ao popular. Sujeito Passivo: (so todos exceto o titular) 1.O estado 2.Pessoas jurdicas de direito pblico ou privado. Normalmente o sujeito passivo deve um no fazer. Deveres do Estado: 1. Ao Estado cabe um no fazer. 2. Evitar que sejam desrespeitados e ainda, 3. Restaur-los se violados, punindo o infrator. Objeto: uma conduta, agir ou no agir, fazer ou no fazer, usar ou no usar, ir, vir ou ficar. Origem: So reconhecidos pela ordem jurdica porque j existiam antes de serem declarados ou escritos, 1. devem ser respeitados mesmo quando no previstos, 2. a relao sempre exemplificativa. Por isso a clusula que diz que a relao da Carta no exclui outros decorrentes do regime e dos princpios

adotados. (art. 5, 2). Fundamento: - trs posies: 1. a prpria natureza humana. 2.Para alguns se funda num ideal a atingir por todos os povos e todas as naes, como esta na declarao da ONU de 1948. 3.Outros afirmam que se fundam na experincia comum das sociedades contemporneas, erroneamente pois nem todas crem em dir. fund. E a prtica mostra a negao destes direitos. Proteo: Ao serem reconhecidos ganham proteo. A finalidade dos estado proteger os direitos humanos, que so garantidos pela ordem jurdica, de forma coercitiva se necessrio. Art. 2 Declarao de 1789, o fim de qualquer associao poltica a conservao dos direitos naturais e imprescritveis do homem. Art. 16. Declarao de 1789 determina que a constituio a garantia destes direitos. Portando o Estado deve ser organizado visando esta proteo. Sentidos de Garantia: 1.Restrito, so defesas postas pela Constituio para proteo aos direitos especiais do indivduo. (so garantias limite) 2.Amplo, o sistema de proteo: judicirio( no Brasil), Contencioso administrativo (na Frana) e o ombudsman(pases escandinavos: Sucia, Noruega, Islndia e Dinamarca). Espcies de garantia: So defesas, so proibies postas na constituio. para evitar violaes. 1.proibio de censura protege a liberdade de manifestar pensamento, 2.proibies de prises( salvo flagrante e ordem judicial) para proteger a liberdade pessoal e de locomoo e 3.proibio de confisco para proteger a propriedade Os sistemas: judicirio, contencioso administrativo e ombudsman( so garantias institucionais). Os remdios: so a ligao entre as anteriores espcies porque so defesas que so usadas para acionar o sistema de proteo institucionalizado( ex. habeas corpus). A disciplina das liberdades: 1.S a lei pode disciplinar o exerccio das liberdades. 2.Historicamente o executivo o inimigo das liberdades pblicas por isso no pode caber a ele regular direitos reconhecidos.

3.A Constituio. prev no art. 68, 1, II, a proibio de delegao a o executivo para legislar em matria de direitos individuais. Regimes de Proteo: 1.Repressivo, Deixa o titular do direito livre e incondicionado para exerc-lo, dentro de limites traados para Constituio ou pela lei, sujeitando-o a sanes pelas violaes a esse limite. As sanes s podem ser previstas em lei que no podem ser retroativas, aumentando a segurana. S podem ser aplicadas pelo Judicirio e por juiz natural, por processo contencioso e assegurada ampla defesa, tudo fator de segurana. 2. Preventivo. menos adequado s liberdades publicas mas, til para evitar conflitos, conciliando o exerccio do mesmo direitos por diversas pessoas. Ele condiciona o exerccio a manifestao prvia da autoridade(ex. liberdade de exerccio de certa profisses, e a liberdade de reunio do art. 5, XVI). No caso em que se exija um autorizao formalizada, o exerccio do direito pode ser proibido ou procrastinado. Isso pode ser corrigido pelo judicirio mas, sempre com atraso. Assim pode-se seguir os princpios da jurisprudncia administrativa francesa 1. a liberdade o princpio, a medida restritiva a exceo. 2. conciliao entre a liberdade e a exigncia da ordem(comete abuso de poder quem sistematicamente sacrifica a liberdade ordem). 3. a conciliao deve levar em conta a situao concreta e no meras abstraes. A medida preventiva s se justifica pela estrita necessidade. Regime especial das liberdades: d-se em situaes de grave crise ou ameaa como guerra ou desordens internas. 1. Estado de stio, dito rgido porque as medidas esto previstas na lei(Brasil) 2. Lei marcial, dito flexvel porque o estado adota a medida que achar melhor.(Inglaterra)

Das könnte Ihnen auch gefallen