Sie sind auf Seite 1von 3

PIS - ABONO SALARIAL Saiba mais

O que
Abono Salarial um benefcio anual, equivalente a um salrio mnimo vigente no ato do pagamento, assegurado ao trabalhador cadastrado no programa PIS que atenda as exigncias previstas em lei. possvel receber o benefcio por meio de procurao.

A quem se destina
O Abono Salarial se destina ao trabalhador que: Est cadastrado no PIS h pelo menos cinco anos; Tenha trabalhado, pelo menos 30 dias no ano-base, para empregador contribuinte do PIS, tendo recebido, em mdia, at dois salrios mnimos mensais no ano-base que for considerado para a atribuio do benefcio; Tenha sido informado corretamente na Relao Anual de Informaes Sociais (RAIS) do anobase considerado.

Excees
As categorias de trabalhadores relacionadas a seguir no fazem parte do programa do Abono Salarial: Trabalhador urbano vinculado a empregador Pessoa Fsica; Trabalhador rural vinculado a empregador Pessoa Fsica; Diretor sem vnculo empregatcio, mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS; Empregado domstico; Menor aprendiz.

Documentao
So necessrios os seguintes documentos para a identificao no momento de receber o abono: Documentos de identificao do beneficirio ou do seu representante legal: Carteira de identidade fornecida pelos rgos de segurana pblica dos Estados e DF; Carteira nacional de habilitao, novo modelo, desde que esteja dentro do prazo de validade; Carteira funcional emitida por reparties pblicas ou por rgos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha f pblica reconhecida por Decreto; Identidade militar expedida pelas Foras Armadas ou foras auxiliares para seus membros ou dependentes; Carteira de identidade de estrangeiros emitida pelo Servio de Registro de Estrangeiros da Polcia Federal; Passaporte, emitido no Brasil ou no exterior, registrado no Servio de Registro de Estrangeiros da Polcia Federal, quando se tratar de estrangeiro sob visto de permanncia temporria pelo Pas.

* A Carteira de Identidade pode ser substituda pela CTPS - Carteira de Trabalho e Previdncia Social modelo novo. Do procurador do trabalhador: Documento de identificao; Procurao para Saque de Quotas e Rendimentos do PIS e Abono (MO31051) com firma reconhecida ou por instrumento pblico, que contenha outorga de poderes para solicitao/saque do Abono Salarial, correspondendo ao exerccio de pagamento a que se refere. Do tutor ou curador Documento de identificao; Alvar ou autorizao judicial para o saque do Abono Salarial registrada no termo de tutela/curatela; Comprovante de inscrio no PIS/PASEP ou Carto do Cidado do trabalhador por ele representado; Documento de identificao do trabalhador; Termo de curatela; Termo de tutela; Do dependente ou sucessor legal do trabalhador falecido Documento de identificao do dependente ou sucessor legal, se maior de 18 anos; Comprovante de Inscrio no PIS/PASEP do trabalhador falecido; Alvar judicial. Do procurador do dependente ou do sucessor legal do trabalhador falecido Documento de identificao; Procurao por instrumento particular com fins especficos e firma reconhecida ou por instrumento pblico, que contenha outorga de poderes para solicitao/saque do Abono Salarial, correspondendo ao exerccio de pagamento a que se refere; Alvar Judicial; Comprovante de Inscrio no PIS/PASEP do trabalhador falecido. Do tutor/curador do dependente/sucessor legal do trabalhador falecido Documento de identificao do tutor ou curador; Alvar ou autorizao judicial registrada no termo de tutela ou curatela para o saque do Abono Salarial; Termo de tutela; Termo de curatela; Comprovante de Inscrio no PIS/PASEP do trabalhador falecido.

Recebimento
O recebimento do benefcio pode ser efetuado: Nas agncias da CAIXA; Nos Correspondentes CAIXA AQUI Lotricos; Nos terminais de auto-atendimento; Nos Correspondentes CAIXA Aqui; Por folha de pagamento, se for formalizado convnio CAIXA PIS-Empresa; Por meio de crdito em conta corrente ou poupana, para clientes da CAIXA.

Informaes
Informaes sobre o Abono Salarial podem ser obtidas em qualquer Agncia da CAIXA, pelo SAC CAIXA - 0800 726 0101, nos Postos de Atendimento do Ministrio do Trabalho e Emprego ou, ainda, pelo Al Trabalho, ligando para o nmero 0800 61 0101.

Perda do benefcio
O Abono Salarial no recebido pelo trabalhador durante o exerccio de pagamento em que for disponibilizado no poder ser sacado no exerccio subseqente, tendo em vista que os recursos so devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) a cada encerramento de exerccio de pagamento.

Problemas na liberao
O trabalhador que tenha atendido s exigncias para atribuio do benefcio, mas que mesmo assim no tenha seu Abono Salarial disponibilizado, deve procurar esclarecimentos em qualquer agncia da CAIXA, no SAC CAIXA ou pelo Al Trabalho. Os Abonos Salariais relativos aos ltimos cinco anos-base de referncia para o pagamento, que no foram liberados por erro ou omisso do empregador nas informaes da Relao Anual de Informaes Sociais (RAIS), podem ser disponibilizados desde que a empresa preste as devidas informaes, por meio das RAIS desses anos, diretamente nas Delegacias Regionais do Trabalho (DRT).

Das könnte Ihnen auch gefallen