Sie sind auf Seite 1von 4

Distrito Estadual de Fernando de Noronha Processo Seletivo Simplificado 2006

Cargo: Tcnico em Radiologia Tipo 1 Cor: Branca

COMPONENTE 1

Todas as seguintes aes esto includas no campo de atuao do Sistema nico de Sade, exceto: A) Participar na formulao da poltica e na execuo de aes de saneamento bsico. B) Ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade. C) Regulamentar e fiscalizar a atuao de empresas privadas de sade. D) Colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. E) Fiscalizar a inspeo de alimentos, gua e bebida para consumo humano.

O Plano Diretor de Regionalizao visa a garantir o acesso aos cidados, o mais prximo de sua residncia, a um conjunto de aes e servios vinculados as seguintes responsabilidades mnimas, exceto: A) Tratamento clnico e cirrgico de casos de grande urgncia. B) Assistncia pr-natal, parto e puerprio. C) Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. D) Tratamento das intercorrncias mais comuns na infncia. E) Atendimento as afeces agudas de maior incidncia.

Com relao s Conferncias de Sade, correto afirmar: A) um colegiado que a cada quatro anos se rene com representantes de vrios segmentos sociais para avaliar a situao de sade. B) um colegiado que a cada dois anos se rene com representantes de vrios segmentos sociais para avaliar a situao de sade. C) um colegiado que a cada quatro anos se rene com os ministros de estado da rea social para avaliar a situao de sade. D) um colegiado que a cada dois anos se rene com os ministros de estado da rea social para avaliar a situao de sade. E) So conferncias realizadas anualmente entre o ministro da sade e todos os secretrios estaduais de sade para avaliar a situao de sade.

Os recursos do Fundo Nacional de Sade (FNS) sero alocados como: 1. 2. 3. 4. Despesas de custeio e de capital do ministrio da Sade, seus rgos e entidades, da administrao direta e indireta. Investimentos previstos em lei oramentria de iniciativa do poder legislativo e aprovados pelo congresso nacional. Investimentos previstos no Plano Qinqenal do Ministrio da Sade. Cobertura das aes e servios de sade a serem implementados pelos Municpios, Estados e Distrito Federal.

Esto corretas: A) B) C) D) E) 1, 2 e 3 apenas. 1,3 e 4 apenas. 2, 3 e 4 apenas. 1 e 3, apenas. 1, 2, 3 e 4.

A) Estabelecer uma poltica devidamente expressa relacionada sade do idoso. B) Determinar a criao dos conselhos de sade. C) Ampliar a responsabilidade dos municpios na ateno bsica de sade. D) Extinguir o Piso de Ateno Bsica (PAB). E) Centralizar em nvel federal as aes bsicas de sade com objetivo de fortalecer a capacidade de Gesto do Sistema nico de Sade.

Com base na Lei Federal 8080/90, a sade dos cidados obrigao: A) exclusiva do Estado. B) do Estado, mas que no exclui o dever das pessoas, da famlia, das empresas e da sociedade. C) em primeiro lugar, das pessoas e das famlias, devendo o Estado agir de forma complementar. D) das Empresas, em relao populao inserida formalmente no mercado de trabalho e do Estado, em relao populao no - economicamente ocupada. E) em primeiro lugar, das entidades representativas da sociedade civil organizada, devendo o Estado agir de forma complementar.

Pgina 1/4
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

 

A Norma Operacional da Assistncia Sade NOAS tem como um de seus objetivos:

 

 

      

Distrito Estadual de Fernando de Noronha Processo Seletivo Simplificado 2006


Cargo: Tcnico em Radiologia Tipo 1 Cor: Branca

correto afirmar que, acerca dos fatores determinantes e condicionantes da sade, a Lei Federal 8080/90 destaca: A) a alimentao, dependendo exclusivamente do seu aporte quantitativo de natureza calrica e protica. B) o saneamento bsico, que aparece definido como sendo o destino dado aos dejetos. C) a educao, caracterizada como o acesso s oito sries do ensino fundamental. D) as condies de trabalho, que vincula especificamente satisfao com o salrio adquirido. E) o acesso aos bens e servios considerados essenciais.

De acordo com a Lei Federal 8080/90, no que diz respeito aos Recursos Humanos do Sistema nico de Sade, correto afirmar que: A) servidores que legalmente acumulam dois cargos ou empregos podero exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do Sistema nico de Sade - SUS. B) no exigido regime de tempo integral para o exerccio de cargos e funes de chefia, direo e assessoramento, no mbito do Sistema nico de Sade - SUS. C) no se identifica, no texto, a valorizao da dedicao exclusiva aos servios do Sistema nico de Sade - SUS. D) a elaborao de programas de permanente aperfeioamento de pessoal se encontra restrita ao pessoal de nvel superior. E) o desenvolvimento de recursos humanos do SUS no prev a oferta de oportunidades para a realizao de psgraduao.

De acordo com a Lei Federal 8080/90, no figura como objetivo do Sistema nico de Sade: A) Identificar/divulgar os fatores condicionantes e determinantes da sade, desde que estejam relacionados com doenas e agravos de ocorrncia epidmica. B) formular poltica de sade destinada a promover a reduo de riscos de doenas e de outros agravos C) assegurar acesso universal e igualitrio s aes e aos servios de sade D) prestar assistncia s pessoas por intermdio de aes de promoo, proteo e recuperao da sade. E) desenvolver, de forma integrada, as aes de carter assistencial e as atividades preventivas.

Qual o limite de dose cumulativa para toda a vida considerando um trabalhador em exposio ocupacional? A) B) C) D) E) 5 rem. 10 rem X anos de vida. 500mSv. 0,1 mSv. 1 rem X anos de vida.

A exposio ocupacional deve ser mantida no nvel mais baixo que puder ser conseguido. A este conceito se d o nome de: A) B) C) D) E) EEP. ALARA. PACS. ECM. DE.

De acordo com a Lei Federal 8080/90, o princpio da universalidade da ateno sade corresponde a: A) acesso aos servios de sade em todos os nveis de assistncia facultado a todas as pessoas, independentemente de sua classe, preferncias, atributo, categoria ou qualquer outra condio. B) preservao da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade fsica e moral. C) igualdade da assistncia sade, sem preconceitos ou privilgios de qualquer espcie. D) participao da comunidade no controle do Sistema de Sade. E) nfase na descentralizao dos servios para os municpios.

Qual a estimativa de reduo das doses de radiao nas gnadas se os escudos gonadais estiverem corretamente posicionados? A) B) C) D) E) 100% 50 a 90% 20 a 40% 40 a 50% 10 a 20%

Pgina 2/4
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

 

 

 # 
COMPONENTE 2

 

  "  !

Distrito Estadual de Fernando de Noronha Processo Seletivo Simplificado 2006


Cargo: Tcnico em Radiologia Tipo 1 Cor: Branca

Com relao s posies do corpo para realizao de radiografias, qual das alternativas abaixo est correta? A) Na posio de Trendelemburg a cabea fica em uma posio mais alta que os ps. B) Na posio de Sim o paciente deita em posio obliqua anterior direita com a perna esquerda esticada e o joelho direito fletido. C) No decbito lateral direito o lado direito est voltado para a ampola e o esquerdo para a mesa. D) Na posio de Fowler os ps devem estar em uma posio mais alta que a cabea. E) Nas posies obliquas nem o plano sagital nem o coronal esto perpendiculares ao filme.

Qual das incidncias radiolgicas relacionadas abaixo incidncia de rotina na investigao de abdome agudo? A) B) C) D) E) PA do abdome em decbito dorsal. PA do abdome ortosttica. AP do trax em decbito dorsal. PA do trax ortosttica. AP do abdome em decbito dorsal com raios horizontais.

Dentre os critrios radiolgicos para se considerar bem feita, uma radiografia simples do abdome em AP est a visualizao dos contornos de determinadas estruturas. Qual das estruturas citadas abaixo no precisa necessariamente ser visualizada para o preenchimento destes critrios? A) B) C) D) E) Contornos do fgado. Contornos do bao. Contornos dos rins. Contornos da bexiga. Arco da snfise pbica.

Com relao distncia objeto-filme, correto afirmar: A) Quanto mais distoro. B) Quanto mais distoro. C) Quanto mais distoro. D) Quanto mais contraste. E) Quanto mais contraste. distante o objeto do filme, menor ser a prximo o objeto do filme, maior ser a prximo o objeto do filme, menor ser a prximo o objeto do filme, maior ser o distante o objeto do filme, maior ser o

Na incidncia em PA com flexo ulnar, qual dos ossos do carpo melhor visualizado? A) B) C) D) E) Escafide. Pisiforme. Piramidal. Semilunar. Hamato.

A) B) C) D) E)

Braos estirados com mos ao longo das coxas. Os ombros devem estar rodados para trs. A exposio deve ser feita ao final da segunda expirao. O raio central deve estar ao nvel de T7. A colimao lateral deve ser ao nvel dos msculos deltides.

O mtodo de Coyle uma incidncia: A) B) C) D) E) axial lateral-medial do cotovelo. oblqua AP do punho. AP com flexo aguda do punho. oblqua AP com rotao medial do cotovelo. oblqua AP com rotao lateral do cotovelo.

Qual o objetivo de se realizar uma radiografia do trax com incidncia perfil? A) B) C) D) Melhor visualizar os seios cardiofrnicos. Melhor visualizar os seios costofrnicos Melhor visualizar a trama vascular pulmonar nos hilos Melhor visualizar as regies retro cardacas, grandes vasos e retro externais. E) Melhor visualizar os hilos pulmonares.

O mtodo de Lawrence se refere incidncia: A) B) C) D) E) em AP do ombro. axial nfero-superior do ombro. oblqua posterior do ombro. tangencial do ombro. lateral trans-torcica do ombro.

Pgina 3/4
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

 

Em relao tcnica de realizar uma radiografia do trax em PA com o paciente em p, assinale a alternativa correta:

! 

 

" 

 

 

 

  

Distrito Estadual de Fernando de Noronha Processo Seletivo Simplificado 2006


Cargo: Tcnico em Radiologia Tipo 1 Cor: Branca

A incidncia obliqua AP, com rotao medial de 45 graus do tornozelo particularmente til na visualizao de: A) B) C) D) E) fratura do calcneo. primeiro metatarso. fratura da articulao tbio-fibular distal. quinto metacarpo. luxao metacarpo-falangeana do primeiro dedo.

Qual das incidncias abaixo mostra melhor esfenoidais? A) B) C) D) E) Waters. Caldwell. Lateral. Law modificado. Obliqua axial-lateral.

Para avaliao das articulaes fmuro-patelares utilizam-se o mtodo de: A) B) C) D) E) Camp-Covenntry. Hoilmbland. Danelius-Miller. Cleaves modificado. Merchant.

Qual a principal causa de contra-indicao ao uso de contraste baritado para estudo do aparelho digestivo? A) B) C) D) E) Diarria. Constipao. Perfurao de ala intestinal. Asma. Cardiopatia.

A) B) C) D) E)

AP axial. PA axial. Lateral. Lateral com feixe horizontal. Lateral com hiperflexo.

As reaes ao contraste iodado aplicado por via endovenosa podem ser classificadas em leves, moderadas e graves. Qual das reaes listadas abaixo classificada como reao moderada? A) B) C) D) E) Hipotenso arterial Taquicardia. Prurido. Sncope. Cianose.

Qual dos segmentos de uma vrtebra L3 se articula com L4? A) B) C) D) E) Processo espinhoso. Processos transversos. Processos articulares inferiores. Processos articulares superiores. Corpo vertebral.

Na incidncia lateral para o estudo de rotina do crnio, como deve estar posicionado o raio central? A) B) C) D) E) 5 cm acima do meato auditivo esterno. 10 cm acima do meato auditivo esterno. No mento. No osso malar. 10 cm abaixo do meato auditivo esterno.
Pgina 4/4
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

 

Em um paciente com trauma cervical qual das incidncias abaixo no deve ser realizada inicialmente?

! 
os seios

" 

 

 

 

  

Das könnte Ihnen auch gefallen