Sie sind auf Seite 1von 5

Glossrio das Metas Prioritrias 2010 Verso 1.2.

13 Julho/2010

Meta Prioritria 5
Implantar mtodo de gerenciamento de rotinas (gesto de processos de trabalho) em pelo menos 50% das unidades judicirias de 1 grau.

Esclarecimento da Meta
Por unidades judicirias de 1 grau devem ser entendidas as varas judiciais ou unidades equivalentes (ex.: vara de juizados especiais, zonas eleitorais etc.). No devem ser consideradas unidades judicirias de 1 grau, para anlise desta meta, as turmas recursais de qualquer natureza. Por gerenciamento de rotinas (gesto de processos de trabalho) deve ser entendida uma metodologia de anlise, diagnstico e retificao de rotinas praticadas na unidade judiciria, ou seja, o conjunto de atividades que procura, entre outros: - identificar problemas (gargalos/sobreposio) de atividades; - identificar o tempo de execuo de cada atividade; - evitar retrabalhos; - identificar possibilidades de delegao; - elaborar manuais das rotinas, facilitando a multiplicao dos conhecimentos; - padronizar as rotinas das unidades conforme suas competncias; - definir procedimentos mais geis; - acompanhar o desempenho na execuo dos processos de trabalho. No esto sujeitos a esta meta os tribunais superiores, exceo do Superior Tribunal Militar, no que tange s auditorias militares.

Questionrio
Id. P5.1 P5.2 Pergunta Nmero total de unidades judicirias de 1 grau do tribunal em 31/06/2010 Nmero total de unidades judicirias de 1 grau em que foi efetivamente implantada metodologia de gerenciamento de rotinas. Per. nica (julho) julho/2010 e janeiro/2011

Escopo das perguntas


As perguntas no precisam ser segmentadas.

Critrio de Cumprimento
O grau de cumprimento ser dado pela seguinte frmula:

,em que m o ms de referncia. A meta estar cumprida se o grau de cumprimento for igual ou maior que 1.

Anexo I Concretizao da Meta 5


METODOLOGIA SUGERIDA Estratgia para dar incio implementao da gesto de processos no Poder Judicirio Brasileiro Real izao de Oficinas de Processos Objetivo: Atingir a Meta Prioritria 5 - Implantar mtodo de gerenciamento de rotinas (Gesto de Processo) com tempestividade e agilidade, levando em considerao a otimizao plena do processo definido. Item 1: Escopo: Processos a serem modelados por Segmento de Justia: JUSTIA ESTADUAL - fluxo do processo civil comum ordinrio, da distribuio at a sentena, ou - fluxo do processo penal comum, do oferecimento da denncia sentena ou acrdo JUSTIA FEDERAL - fluxo do processo civil comum ordinrio, da distribuio da petio inicial at a sentena JUSTIA DO TRABALHO - processo de reclamao trabalhista, da distribuio at a sentena JUSTIA MILITAR - processo penal militar, do oferecimento da denncia sentena

JUSTIA ELEITORAL a ser definida, consideradas as peculiaridades da atividade e por se tratar de ano de eleio Item 2: Metodologia sugerida Oficinas de mapeamento e modelagem de processos executados por Diretores e Servidores das unidades judicirias e validados por magistrados.

Etapa 1 Mapeamento e modelagem


1 Oficina Particularidades: 1. Publico alvo: De 40 a 50 pessoas, chefes de Unidades Judicirias (diretores de secretarias) e/ou servidores, representantes das unidades judicirias que conheam e operem o processo de trabalho definido no Item 1. 2. Representatividade: Participao de representantes das Varas que operem o fluxo a ser trabalhado. (Especializadas e de competncia geral). Garantir a representatividade por regio. 3. Local de realizao: Preferencialmente no Tribunal. Fase preparatria Etapa 1: 1. Responsvel: Gestores das Metas Prioritrias e Assessor de Gesto Estratgica (Ncleo de Gesto Estratgica Resoluo 70) 2. Atividades: Enviar ofcio de convocao aos participantes da oficina. Preparar infraestrutura necessria: sala, recursos materiais (papis, canetas, flip chart, fichas de cartolina etc.), recursos tecnolgicos (microcomputador, projetor, CD etc.) 1 Oficina (Realizao) Real izao: 1. Durao: 3 a 5 dias 2. Conduo: Facilitador 3. Produtos: a. Processos otimizados e desenhados em formato de fluxograma por meio da ferramenta Bizagi (BPM). O software Bizagi pode ser baixado gratuitamente no link: www.bizagi.com. b. Processos otimizados listados em Word (Manual). 4. Atividades: a. Mapear processos atuais: levantar rotinas dos processos de

trabalho atuais. Como se faz atualmente. b. Levantar disfunes identificar procedimentos divergentes e buscar o consenso. c. Analisar e propor melhorias. Enxugar o processo. d. Confeccionar os mapas de processo (fluxos) com as modificaes sugeridas durante a oficina e paralelamente em ferramenta tecnolgica. Sugesto: software livre Bizagi. e. Confeccionar os manuais das atividades, contendo as Unidades e descrio das atividades pertinentes em ordem cronolgica acompanhando a estruturao do mapa do processo (Fluxo) de trabalho redesenhado. f. Eleger, ao final do evento, 10 representantes para a fase de consolidao que ocorrer na 2 Oficina. Estes representantes iro fundamentar as alteraes e defender o novo fluxo. g. Dividir os participantes em grupos menores de aproximadamente 5 pessoas para discutir inicialmente o processo para consolidao e validao em Plenria (grande grupo).

Etapa 2 Divulgao e preparao para a 2 Oficina


Disponibilizao do fluxo definido na 1 Oficina para que os chefes de unidades judicirias que no participaram desta oficina possam encaminhar sugestes por e-mail. Assessoria de gesto estratgica: Abre-se prazo para recebimento de crticas e sugestes. Coletar sugestes das unidades/servidores. Consolidar as informaes/sugestes recebidas para subsidiar a Etapa 3 (2 Oficina).

Etapa 3 Preparao para 2 Oficina


Selecionar pontos do material consolidado para utilizao na 2 oficina Preparar infraestrutura necessria: - sala, recursos materiais (papis, canetas, flip chart, fichas de cartolina etc.), recursos tecnolgicos (microcomputador, projetor, CD etc.) Convocar participantes para da 2 Oficina: Encaminhar ofcio de convocao dos 10 representantes escolhidos na 1 oficina para os 2 primeiros dias de oficina e aproximadamente 20 magistrados para o terceiro dia (validao). Plotar (imprimir) mapa de processos (Fluxo - Bizagi) ou trabalhar com representao do processo em fichas coloridas.

Etapa 4 Validao
2 Oficina - Realizao Durao: 3 dias Conduo: Facilitador Fases:

Afixar mapa de processos plotado na sala Organizar crticas e sugestes consolidadas a partir dos e-mails recebidos verificando sua pertinncia. Redesenhar o processo onde necessrio Listar demandas para reas fornecedoras do processo (tecnologia, recursos materiais, recursos humanos, comunicao, oramento etc.) que devero ser encaminhadas posteriormente pelos Gestores das Metas Prioritrias ou pelo Assessor de Planejamento Estratgico. No ltimo dia da oficina validar o novo processo (verso final) com os magistrados. (observando as modificaes/sugestes e consideraes dos magistrados). Se houver alterao, redesenhar o processo e alterar manual.

Etapa 5 - Implementao
Responsvel: Gestores das Metas Prioritrias e Assessor de Planejamento Estratgico. Enviar mapa do processo (Fluxo) e manual validados s Unidades Judicirias para adoo do novo processo em pelo menos 50% das Unidades judicirias at 31 de dezembro de 2010 Convocar os 40 ou 50 participantes da 1 oficina (chefes de unidades de 1 grau) para atuarem como multiplicadores nas demais unidades. Estes multiplicadores devem se disponibilizar para explicar o novo fluxo e acompanhar a sua implementao nas demais unidades. Atuar no controle da implantao do processo nas unidades e enviar mapa e manual validado ao Escritrio de Processos do DGE/CNJ para acompanhamento e consolidao nacional das boas prticas. Item 3: Cumprimento da Meta: Ser considerada cumprida a meta quando: Encaminhado o processo otimizado para todas as unidades envolvidas com o processo de trabalho conforme item 1. Os processos otimizados forem implantados em pelo menos 50% das unidades judicirias at 31 de dezembro de 2010. Encaminhar ao DGE/CNJ lista das unidades que adotaram o novo modelo.

Das könnte Ihnen auch gefallen