Sie sind auf Seite 1von 15

Ao se estudarem situaes onde as partculas eletricamente carregadas deixam de estar em equilbrio eletrosttico passamos situao onde h deslocamento destas

s cargas para um determinada direo e em um sentido, este deslocamento o que chamamos corrente eltrica. Estas correntes eltricas so responsveis pela eletricidade considerada utilizvel por ns. Normalmente utiliza-se a corrente causada pela movimentao de eltrons em um condutor, mas tambm possvel haver corrente de ons positivos e negativos (em solues eletrolticas ou gases ionizados). A corrente eltrica causada por uma diferena de potencial eltrico (d.d.p./ tenso). E ela explicada pelo conceito de campo eltrico, ou seja, ao considerar uma carga A positiva e outra B, negativa, ento h um campo orientado da carga A para B. Ao ligar-se um fio condutor entre as duas os eltrons livres tendem a se deslocar no sentido da carga positiva, devido ao fato de terem cargas negativas, lembrando que sinais opostos so atrados. Desta forma cria-se uma corrente eltrica no fio, com sentido oposto ao campo eltrico, e este chamado sentido real da corrente eltrica. Embora seja convencionado que a corrente tenha o mesmo sentido do campo eltrico, o que no altera em nada seus efeitos (com exceo para o fenmeno chamado Efeito Hall), e este chamado o sentido convencional da corrente. Para calcular a intensidade da corrente eltrica (i) na seco transversal de um condutor se considera o mdulo da carga que passa por ele em um intervalo de tempo, ou seja:

Considerando |Q|=n e A unidade adotada para a intensidade da corrente no SI o ampre (A), em homenagem ao fsico francs Andre Marie Ampre, e designa coulomb por segundo (C/s). Sendo alguns de seus mltiplos:

Continuidade da corrente eltrica


Para condutores sem dissipao, a intensidade da corrente eltrica sempre igual, independente de sua seco transversal, esta propriedade chamada continuidade da corrente eltrica. Isto implica que se houver "opes de caminho" em um condutor, como por exemplo, uma bifurcao do fio, a corrente anterior a ela ser igual soma das correntes em cada parte desta bifurcao, ou seja:

Resistncia Eltrica
Ao aplicar-se uma tenso U, em um condutor qualquer se estabelece nele uma corrente eltrica de intensidade i. Para a maior parte dos condutores estas duas grandezas so diretamente proporcionais, ou seja, conforme uma aumenta o mesmo ocorre outra. Desta forma:

A esta constante chama-se resistncia eltrica do condutor (R), que depende de fatores como a natureza do material. Quando esta proporcionalidade mantida de forma linear, chamamos o condutor de hmico, tendo seu valor dado por:

Sendo R constante, conforme enuncia a 1 Lei de Ohm: Para condutores hmicos a intensidade da corrente eltrica diretamente proporcional tenso (ddp) aplicada em seus terminais. A resistncia eltrica tambm pode ser caracterizada como a "dificuldade" encontrada para que haja passagem de corrente eltrica por um condutor submetido a uma determinada tenso. No SI a unidade adotada para esta grandeza o ohm (), em homenagem ao fsico alemo Georg Simon Ohm. Pode-se tambm definir uma grandeza chamada Condutncia eltrica (G), como a facilidade que uma corrente tem em passar por um condutor submetido determinada tenso, ou seja, este igual ao inverso da resistncia:

E sua unidade, adotada pelo SI o siemens (S), onde:

Corrente contnua e alternada


Se considerarmos um grfico i x t (intensidade de corrente eltrica por tempo), podemos classificar a corrente conforme a curva encontrada, ou seja:

Corrente contnua

Uma corrente considerada contnua quando no altera seu sentido, ou seja, sempre positiva ou sempre negativa. A maior parte dos circuitos eletrnicos trabalha com corrente contnua, embora nem todas tenham o mesmo "rendimento", quanto sua curva no grfico i x t, a corrente contnua pode ser classificada por:

Corrente contnua constante

Diz-se que uma corrente contnua constante, se seu grfico for dado por um segmento de reta constante, ou seja, no varivel. Este tipo de corrente comumente encontrado em pilhas e baterias.

Corrente contnua pulsante

Embora no altere seu sentido as correntes contnuas pulsantes passam periodicamente por variaes, no sendo necessariamente constantes entre duas medidas em diferentes intervalos de tempo. A ilustrao do grfico acima um exemplo de corrente contnua constante. Esta forma de corrente geralmente encontrada em circuitos retificadores de corrente alternada.

Corrente alternada

Dependendo da forma como gerada a corrente, esta invertida periodicamente, ou seja, ora positiva e ora negativa, fazendo com que os eltrons executem um movimento de vai-e-vem. Este tipo de corrente o que encontramos quando medimos a corrente encontrada na rede eltrica residencial, ou seja, a corrente medida nas tomada de nossa casa.

Resistores
So peas utilizadas em circuitos eltricos que tem como principal funo converter energia eltrica em energia trmica, ou seja, so usados como aquecedores ou como dissipadores de eletricidade. Alguns exemplos de resistores utilizados no nosso cotidiano so: o filamento de uma lmpada incandescente, o aquecedor de um chuveiro eltrico, os filamentos que so aquecidos em uma estufa, entre outros.

Em circuitos eltricos tericos costuma-se considerar toda a resistncia encontrada proveniente de resistores, ou seja, so consideradas as ligaes entre eles como condutores ideais (que no apresentam resistncia), e utilizam-se as representaes:

Associao de Resistores
Em um circuito possvel organizar conjuntos de resistores interligados, chamada associao de resistores. O comportamento desta associao varia conforme a ligao entre os resistores, sendo seus possveis tipos: em srie, em paralelo e mista.

Associao em Srie

Associar resistores em srie significa lig-los em um nico trajeto, ou seja:

Como existe apenas um caminho para a passagem da corrente eltrica esta mantida por toda a extenso do circuito. J a diferena de potencial entre cada resistor ir variar conforme a resistncia deste, para que seja obedecida a 1 Lei de Ohm, assim:

Esta relao tambm pode ser obtida pela anlise do circuito:

Sendo assim a diferena de potencial entre os pontos inicial e final do circuito igual :

Analisando esta expresso, j que a tenso total e a intensidade da corrente so mantidas, possvel concluir que a resistncia total :

Ou seja, um modo de se resumir e lembrar-se das propriedades de um circuito em srie : Tenso (ddp) (U) Intensidade da corrente (i) Resistncia total (R) se divide se conserva soma algbrica das resistncia em cada resistor.

Associao em Paralelo:

Ligar um resistor em paralelo significa basicamente dividir a mesma fonte de corrente, de modo que a ddp em cada ponto seja conservada. Ou seja:

Usualmente as ligaes em paralelo so representadas por:

Como mostra a figura, a intensidade total de corrente do circuito igual soma das intensidades medidas sobre cada resistor, ou seja:

Pela 1 lei de ohm:

E por esta expresso, j que a intensidade da corrente e a tenso so mantidas, podemos concluir que a resistncia total em um circuito em paralelo dada por:

Associao Mista:

Uma associao mista consiste em uma combinao, em um mesmo circuito, de associaes em srie e em paralelo, como por exemplo:

Em cada parte do circuito, a tenso (U) e intensidade da corrente sero calculadas com base no que se conhece sobre circuitos srie e paralelos, e para facilitar estes clculos pode-se reduzir ou redesenhar os circuitos, utilizando resistores resultantes para cada parte, ou seja: Sendo:

Segunda lei de Ohm


Esta lei descreve as grandezas que influenciam na resistncia eltrica de um condutor, conforme cita seu enunciado: A resistncia de um condutor homogneo de seco transversal constante proporcional ao seu comprimento e da natureza do material de sua construo, e inversamente proporcional rea de sua seco transversal. Em alguns materiais tambm depende de sua temperatura. Sendo expressa por:

Onde:

= resistividade, depende do material do condutor e de sua temperatura. = largura do condutor A= rea da seco transversal. Como a unidade de resistncia eltrica o ohm (), ento a unidade adotada pelo SI para a resistividade .

Resistncia eltrica, resistividade e leis de Ohm


Paulo Augusto Bisquolo* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Como mostramos em outro artigo, a corrente eltrica consiste no movimento ordenado de eltrons formada quando h uma diferena de potencial (ddp) em um fio condutor. E esse movimento no condutor fica sujeito a uma oposio que conhecida como resistncia eltrica. No inicio do sculo 19, o fsico alemo Georg Simon Ohm (17871854) descobriu duas leis que determinam a resistncia eltrica dos condutores. Essas leis, em alguns casos, tambm valem para os semicondutores e os isolantes.
A primeira lei de Ohm

Considere um fio feito de material condutor. As extremidades desse fio, so ligadas aos plos de uma pilha, como mostra a figura abaixo. Desse modo, a pilha estabelece uma diferena de potencial no fio condutor e, conseqentemente, uma corrente eltrica. Para se determinar o valor da corrente eltrica, coloca-se em srie no circuito um ampermetro e, em paralelo, um voltmetro que permititr a leitura da tenso. A montagem do circuito est ilustrada na figura abaixo:

Com o circuito montado e funcionando, fazemos as medies de tenso e corrente atravs dos aparelhos instalados. Agora imagine que a diferena de potencial da pilha seja dobrada (podemos fazer isso ligando uma segunda pilha em srie com a primeira). Como resultado dessa alterao, o voltmetro marcar o dobro da tenso anterior, e o ampermetro marcar o dobro de corrente eltrica. Se triplicarmos a diferena de potencial, triplicaremos a corrente eltrica. Isso quer dizer que a razo entre a diferena de potencial e a corrente eltrica tem um valor constante. Essa constante simbolizada pela letra R.

Se colocarmos a corrente eltrica (i) em evidncia, podemos observar que, quanto maior o valor de R, menor ser a corrente eltrica. Essa constante mostra a resistncia que o material oferece passagem de corrente eltrica. A primeira lei de Ohm estabelece que a razo entre a diferena de potencial e a corrente eltrica em um condutor igual a resistncia eltrica desse condutor. Vale salientar que a explicao foi desenvolvida tendo como base um condutor de resistncia constante. por isso que condutores desse tipo so chmados decondutores hmicos. A unidade de resistncia eltrica no Sistema Internacional est exposta no quadro a seguir.

A segunda lei de Ohm

A primeira lei de Ohm nos apresentou uma nova grandeza fsica, a resistncia eltrica. A segunda lei de Ohm nos dir de que fatores influenciam a resistncia eltrica. De acordo com a segunda lei, a resistncia depende da geometria do condutor (espessura e comprimento) e do material de que ele feito. A resistncia diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional a rea de seco (a espessura do condutor). Observe a figura abaixo.

A figura apresenta a segunda lei de Ohm, onde L representa o comprimento do condutor e A a rea de sua seco reta. Essa equao mostra que se aumentarmos o comprimento do fio, aumentaremos a resistncia eltrica, e que o aumento da rea resultar na diminuio da resistncia eltrica. O a resistividade do condutor, que depende do material de que ele feito e da sua temperatura.

Resistividade eletrica

Definio : A resistividade eltrica corresponde a uma constante de proporcionalidade que caracteriza o tipo de material de que feito um condutor eltrico. Esta grandeza varia com a temperatura, de acordo com a seguinte equao:

onde "" representa a resistividade do condutor,"20" a resistividade apresentada pelo condutor a 20C, "a" representa o coeficiente de temperatura medido a 20C e "t" o valor da temperatura desejada para a medida da resistividade. Observao : A tabela apresenta os valores da resistividade () e do coeficiente de temperatura () temperatura de 20C para vrios materiais condutores. Aplicao : Na prtica, quanto maior for o valor da resistividade () maior ser a resistncia eltrica imposta pelo condutor passagem de corrente eltrica. Assim, na tabela, o mercrio impe uma dificuldade maior que os demais condutores. O coeficiente de temperatura () tambm altera o valor da resistividade. Quanto maior o valor de () maior ser a resistividade e consequentemente maior ser a resistncia eltrica imposta pelo condutor. Resistividade a 20C (20) em (.m = ohm.metro) 1,59 . 10-8 1,673 . 10-8 2,655 . 10-8 5,50 . 10-8 9,71 . 10-8 9,83 . 10-8 95,8 . 10-8 Coeficiente de temperatura () em (1/C) 3,75 . 10-3 4,05 . 10-3 4,03 . 10-3 4,70 . 10-3 5,76 . 10-3 3,64 . 10-3 0,88 . 10-3

Material Prata Cobre Alumnio Tungstnio Ferro Platina Mercrio

resistores

Resistor utilizado em eletrnica

Os resistores so encontrados em diversos aparelhos eletrnicos como, por exemplo, televisores, rdios e amplificadores. Um resistor pode ser definido como sendo um dispositivo eletrnico que tem duas funes bsicas: ora transforma energia eltrica em energia trmica (efeito joule), ora limita a quantidade de corrente eltrica em um circuito, ou seja, oferece resistncia passagem de eltrons. Os resistores so fabricados basicamente de carbono, podendo apresentar resistncia fixa ou varivel. Quando os resistores apresentam resistncia varivel passam a ser chamados de potencimetros ou reostatos. Encontramos resistores mais comumente nos chuveiros eltricos, nos filamentos das lmpadas incandescentes, em aparelhos eletrnicos, etc. Basicamente os resistores so representados da seguinte maneira:

Representao de resistores

Podemos ento definir a resistncia eltrica da seguinte maneira:

Onde: R a resistncia eltrica medida U a tenso medida i a corrente eltrica medida em ampre (A) em ohm () em volt (V)

Resistores so componentes construdos para apresentar um determinado valor de resistncia eltrica. Os materiais mais usados na sua construo so o carbono , metais e ligas.

Resistores fixos:

Muitas vezes precisamos que o valor da resistncia varie, (por exemplo quando voc est aumentando o volume do seu rdio, variando a luminosidade da lmpada no painel do carro) neste caso deveremos usar um resistor varivel. Existem diversos tipos de resistor varivel.

Exemplo de Potencimetro:

Clique para ampliar _______________________________________________________________

Cdigo de Cores

Os valores de resistncia no podem ser quaisquer, sendo padronizados, e na maioria das vezes no so escritos , mas sim codificados na forma de anis coloridos colocados ao redor do corpo do resistor. No caso mais comum so 4 faixas coloridas , as trs primeiras se referem ao valor nominal e a quarta tolerncia.

Clique para ampliar as tabelas. Como deveremos ler o cdigo de um resistor ?

De acordo com a figura, temos 4 anis coloridos (no caso de resistores de filme metlico so 5 faixas ): A primeira faixa representar o 1 algarismo significativo(1AS), a segunda faixa o 2 algarismo significativo (2AS) a terceira o fator de multiplicao e a quarta faixa a tolerncia .

Exemplo: Um resistor que tem as trs primeiras faixas vermelhas e a quarta prata. Qual o seu valor nominal ? Soluo: de acordo com o cdigo de cores vermelho = 2 e prata quando a quarta faixa (tolerncia 10% ), logo: R = 22.102 10% = 2200W 220 .

O valor nominal 2K2 e com essa tolerncia possvel encontrar resistores com valor efetivo de 1980W a 2420W

Importante: a primeira faixa nunca preta _______________________________________________________________

Para facilitar o clculo existe um pequeno programa que auxilia muito, tanto para calcular as cores quanto para chegar ao valor do resistor:

Das könnte Ihnen auch gefallen