Sie sind auf Seite 1von 2

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DA SANTA MARIA Colgio Politcnico da UFSM

TCNICO EM CONTABILIDADE Histrico O Curso de Tcnico em Contabilidade do Colgio Politcnico da UFSM comear a ser ofertado a partir do primeiro semestre de 2011, com uma turma de 40 alunos, no turno noturno. A formao pretendida para o profissional do Curso Tcnico em Contabilidade est voltada de forma prioritria para o atendimento da demanda do mercado. As possibilidades de mercado para o profissional contbil abrangem as mais diversas funes nas reas econmica, financeira e patrimonial das organizaes pblicas ou privadas, bem como a possibilidade de atuao como profissional autnomo em atividades de consultoria, assessoria e/ou prestao de servios Perfil Profissional O Tcnico em Contabilidade do Eixo Tecnolgico de Gesto e Negcios caracteriza-se como um profissional comprometido com o desenvolvimento social e econmico, respeitando valores ticos, morais, culturais, sociais e ecolgicos, com competncias profissionais que o qualificam a exercer as seguintes funes:

Dar suporte na rea contbil em qualquer setor econmico, atendendo

a diferentes tipos de organizaes;

Utilizar

instrumentos

de

informtica,

registrando

atos

fatos

administrativos;

Elaborar, analisar e projetar demonstrativos contbeis; Elaborar relatrios tcnicos;

UFSM Av. Rorama, n 1000, Cidade Universitria, Bairro Camobi, Santa Maria RS.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA SANTA MARIA Colgio Politcnico da UFSM

Auxiliar na elaborao de indicadores e na gesto contbil e financeira; Realizar procedimentos contbeis de abertura, desenvolvimento e

encerramento das atividades empresariais;

Conhecer e auxiliar na interpretao e na aplicao da legislao

relacionada ao contexto das organizaes.

Ttulo Conferido Aos estudantes que adquirirem todas as competncias previstas na organizao curricular do curso ser conferido o Diploma com o ttulo de: TCNICO EM CONTABILIDADE, no Eixo Tecnolgico Gesto e Negcios, de acordo com a Lei 9.394/96, Parecer CNE/CEB 16/99, Resoluo CNE/CEB 04/99, Decreto Federal N 5154/2004, Parecer CNE/CEB N 11/2008, Resoluo CNE/CEB 03/2008 e Portaria do MEC n 870/2008. Aos estudantes que adquirirem as competncias relativas a um ou mais mdulos qualificadores, ser concedido certificado de qualificao referente ao(s) mdulo(s) cursado(s), observando o que segue: Mdulo de Auxiliar Contbil - Ttulo: Auxiliar Contbil. Mdulo de Assistente de Custos - Ttulo: Assistente de Custos. Mdulo de Assistente Contbil - Ttulo: Assistente Contbil.

Os diplomas e certificados sero acompanhados de histrico escolar no qual constaro as competncias elencadas na organizao curricular, definidas pelo perfil profissional de concluso, nos termos em que prev o pargrafo quarto do Art. 14 da Resoluo CNE/CEB 04/99.

UFSM Av. Rorama, n 1000, Cidade Universitria, Bairro Camobi, Santa Maria RS.

Das könnte Ihnen auch gefallen