Sie sind auf Seite 1von 2

Montagem de rolamentos a quente

A fora necessria para montar um rolamento aumenta rapidamente de acordo com o tamanho do rolamento. Por causa da fora exigida para a montagem, os rolamentos maiores no podem ser fixados no eixo ou na caixa apenas com a fora da presso. Por isso que os rolamentos e as caixas so aquecidos antes da montagem. Princpio do aquecimento por induo O aquecimento por induo pode ser comparado a um transformador que utiliza o princpio de uma bobina principal com grande nmero de espiras e uma bobina secundria, com poucas espiras, montadas em uma base de ferro comum. O quociente da tenso de entrada e sada igual ao quociente das espiras, ao passo que a energia permanece a mesma. Em resultado, a bobina secundria fornecer uma tenso baixa em alta amperagem. No caso dos aquecedores por induo da SKF, os rolamentos constituem a bobina secundria de rotao nica e circuito fechado, na qual uma baixa tenso de corrente alternada (AC) flui a uma amperagem alta, gerando alta temperatura. O aquecedor propriamente dito e a barra permanecem na temperatura ambiente. Visto que este tipo de aquecimento induzido por corrente eltrica, o rolamento se torna magnetizado. importante garantir que os rolamentos sejam desmagnetizados para que no atraiam partculas metlicas durante a operao. Todos os aquecedores por induo da SKF possuem ciclos de desmagnetizao automtica.

Montagem a quente A diferena de temperatura entre o rolamento e a superfcie de montagem depender da magnitude do ajuste fixo e do tamanho do rolamento. Normalmente, a temperatura do rolamento entre 80 C a 90 C (144 F a 162 F) acima da do eixo suficiente para o processo de montagem. Nunca aquea o rolamento a uma temperatura superior a 125 C (257 F), porque a estrutura do material poder sofrer alteraes e produzir distores no dimetro ou na tmpera. Deve-se evitar o superaquecimento local e, em especial, jamais aquea o rolamento aplicando uma chama direta.

Lifting gear

Never heat a bearing using an open flame

Use luvas limpas de proteo ao montar rolamentos a quente. O emprego de dispositivos de elevao pode facilitar a operao. Empurre o rolamento tanto quanto possvel ao longo do eixo e mantenha-o na posio final, pressionando-o at obter a compresso suficiente para gerar o aperto seguro do rolamento no eixo. A SKF fornece uma ampla gama de equipamentos de aquecimento, tais como aquecedores de induo e placas aquecidas por eletricidade com termostato regulvel e cobertura para todas as necessidades tpicas da operao de montagem.

Conceito m20 da SKF A expresso m20 representa o peso (kg) do rolamento mais pesado, o modelo SRB 231, que pode ser aquecido de 20 C a 110 C (68 F a 230 F) em 20 minutos. Esse valor define a energia de sada do aquecedor em vez do seu consumo de energia. Guia de seleo No h orientaes totalmente restritivas a serem seguidas ao escolher um aquecedor de rolamentos da SKF. A escolha depender do tipo e das dimenses geomtricas dos componentes que voc deseja aquecer. Contudo, a SKF oferece o seguinte guia de seleo geral til

Das könnte Ihnen auch gefallen