Sie sind auf Seite 1von 6

ATM- Articulao Temporomandibular

O termo "ATM" a abreviao para Articulao Temporomandibular, que a responsvel pelo movimento de abrir e fechar da boca. H duas ATM, uma na frente de cada ouvido. A ATM a articulao formada pelo osso temporal do crnio com a mandbula, constituda pelo disco articular, tecido retrodiscal (zona bilaminar), membrana sinovial, cartilagem articular, cpsula articular e superfcie articular, que formada pelo cndilo da mandbula e a fossa mandibular do osso temporal. Vrios grupos musculares, ligamentos, articulaes, ossos e as arcadas dentrias so responsveis pela coordenada e harmnica abertura e fechamento da mandbula. Na coordenao entre os componentes em sua posio postural, sem interferncia da condio oclusal, o cndilo estabilizado por uma contrao moderada de alguns msculos, que caracteriza a tonicidade normal do sistema. Os principais msculos envolvidos nesta condio so: temporais (que posicionam os cndilos superiormente na fossa), os masseteres e os pterigides mediais, ntero-superiormente e os pterigideos laterais inferiores que posicionam os cndilos horizontalmente na parede posterior da eminncia articular. A contrao moderada e integrada nesses msculos proporciona a posio de melhor estabilidade para os componentes intra-articulares, a partir da qual, se inicia os movimentos mandibulares. Devido a flexibilidade dessas articulaes, a mandbula pode ser movimentada suavemente para cima, para baixo e para os lados, permitindo a mastigao, a fala, o bocejo e a deglutio. Colocando-se o dedo na frente do ouvido, a pessoa poder sentir o movimento. Para que ocorra a abertura da boca, os msculos pterigideos laterais inferiores se contraem tracionando o conjunto cndilo-disco anteriormente, enquanto, simultaneamente os msculos elevadores antagonistas (temporais, masseteres e pterigideos mediais e laterais superiores) permanecem inativos possibilitando a normalidade do movimento. Ao mesmo tempo os tecidos retrodiscais por meio de suas fibras de estruturas elsticas, se estiram proporcionando tenso posterior no disco articular. Os msculos digstricos anteriores completam a abertura. Na coordenao do fechamento da boca os msculos elevadores so ativados, e enquanto os pterigideos laterais superiores desempenham relevante funo coordenadora.

A funo bsica da contrao dos msculos pterigideos laterais superiores parece ser a de coordenar o retorno do disco articular de forma suave `a sua posio, posto que, ligado na sua parte posterior s fibras elsticas da zona bilaminar ou tecido retrodiscal, poderia ser tracionado abruptamente e posicionado antes do cndilo, estabelecendo provveis alteraes funcionais. Desta forma, estabelece-se uma complexa integrao entre os componentes musculares e as fibras elsticas. Qualquer problema que interfira com o funcionamento desse complexo sistema de msculos ,ligamentos , discos e ossos podem resultar em uma DTM. Outros problemas tambm podem estar relacionados com a ATM, como as alteraes sistmicas, morfolgicas congnitas, discrepncias estruturais maxilomandibulares, estresse fsico e psicolgico, alteraes hormonais.

Sintomas da ATM

Por causa da variedade dos sintomas existentes da ATM, o diagnstico preciso, s vezes, difcil. De qualquer modo, h alguns sintomas clssicos que envolvem a mandbula, ouvidos, cabea, face e dentes. O sintoma mais comum o estalido das mandbulas. Este barulho pode ser alto, o que pode ser ouvido pelos outros enquanto a pessoa mastiga. Pode haver ou no dor no movimento. Mas uma coisa certa, se h um deslocamento do disco, como normalmente no caso de barulho, os msculos que movem a mandbula esto mais tensos que o normal. Isto pode ou no causar dor facial, no pescoo ou na cabea. O deslocamento da ATM tambm pode causar uma mudana na ocluso dental ou na mordida. Se o disco da ATM vai para outro lugar, os ossos e o disco no se juntam devida e corretamente, e a mordida que o paciente realiza se modifica. Pode haver dor de ouvido, sendo a dor de cabea um dos sintomas mais comuns nos problemas de ATM. Normalmente, a dor de cabea localizada nas tmporas e atrs da cabea. Muitos pacientes freqentemente vo ao dentista reclamando de dor de dente, e por vezes a causa no encontrada.

Principais Sintomas relacionados ATM

* dor nas articulaes; * cefalia; * rudos nas articulaes (estalidos ou rangido); * dificuldade de abrir totalmente a boca (contraturas musculares, calcificaes articulares); * dificuldade de mastigar; * mudana na postura da cabea (cabea inclinada para frente); * dor de ouvido; * desgaste dental; * zumbido; * Sensao de mordida torta, desalinhada, cruzada.

Diagnstico

Na avaliao alm da anamnese deve-se fazer o exame fsico, que consiste em palpao, observao e ausculta da movimentao da mandbula, sente-se o estado das articulaes, o tnus e a fora dos msculos, os ligamentos, a ocluso dos dentes (a mordida e correta coaptao das arcadas dentrias superiores e inferiores), alm de mensurar a abertura da boca com uma fita mtrica (medindo dos dentes superiores at os inferiores). O diagnstico dos problemas da ATM so precisos e altamente especializados. Tais exames compreendem: * radiografias transcraniana, tomografias, imagem por ressonncia magntica; * eletromiografia (EMG) computadorizada dos msculos do sistema mastigador; * avaliao computadorizada dos rudos da ATM; * avaliao computadorizada dos movimentos da mandbula (eletrognatografia);

Tratamento

Nos casos crnicos, pode ser necessria a indicao de especialistas mdicos, em geral ortodontistas, ou a avaliao de um cirurgio buco-maxilo-facial.

A- Objetivos * objetivo do tratamento consiste em evitar a cirurgia; * reposicionar a mandbula ao crnio para melhorar a funo; * minimizar a dor muscular; * melhorar a amplitude de movimento; * melhorando a postura; * reeducar o paciente em relao ao posicionamento correto da mandbula; * reduzir a inflamao; * reduzir a carga adversa na ATM; * fortalecer o sistema msculo-esqueltico.

B- Tcnicas O tratamento das DTMs compreende: * Cirurgia (instalao de placas inter-oclusais, por exemplo); * Fisioterapia (exerccios, termoterapia, eletroterapia).

Concluso A articulao temporomandibular uma das principais articulaes existentes no ser humano, pois sem ela no haveria uma boa relao entre os componentes que proporcionam a permanncia da vida. Ocorrendo alteraes nesta, teremos as disfunes

temporomandibulares, que devem ter um tratamento adequado para tornar a vida do indivduo mais agradvel.

RESUMO

Articulao temporomandibular

O termo ATM a abreviao para Articulao Temporomandibular, que a responsvel pelo movimento de abrir e fechar da boca. H duas ATM, uma na frente de cada ouvido. ATM ( ARTICULAO TMPORO-MANDIBULAR ) a articulao formada pelo osso temporal do crnio com a mandbula, constituda pelo disco articular, tecido retrodiscal (zona bilaminar), membrana sinovial, cartilagem articular, cpsula articular e superfcie articular, que formada pelo cndilo da mandbula e a fossa mandibular do osso temporal. Articulao Temporomandibular - esta articulao responsvel por todos os movimentos da boca. Localizada em frente de cada ouvido, portanto uma articulao bilateral. As doenas desta articulao e dos msculos que fazem esses movimentos da boca so chamadas de Dtm (disfuno temporomandibular). As disfunes temporomandibulares (DTM) compreendem uma srie de alteraes funcionais que podem acometer a articulao temporomandibular ( ATM ), a musculatura mastigatria ou ambas simultaneamente. Os distrbios internos da ATM so modalidades especficas de DTM que se manifestam clinicamente por rudos articulares associados a movimentos mandibulares desarmnicos ou limitados e, freqentemente, dor. Sua etiologia e fisiopatologia ainda so desconhecidas, mas sugere-se a participao de fatores de postura de cabea e corporal em sua gnese e perpetuao. A disfuno da articulao temporomandibular ( ATM ) e as alteraes posturais pois ATM possui uma ntima relao com a coluna cervical e, conseqentemente, com toda a coluna vertebral e com a postura do paciente.

Das könnte Ihnen auch gefallen