Sie sind auf Seite 1von 18

Fi

Tecnologia em ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Software Livre
PESQUISA PRODUTO DE SOFTWARE LIVRE -ISPConfig
Autores: UC09019059 Maristela Nunes de Oliveira. UC09036141 Pedro Henrique Ferreira de Souza.

Prof Gutenberg

DATA DE ENTREGA:11/04/2011

RESUMO

2011
1

Este trabalho apresenta elementos bsicos sobre o desenvolvimento do software livre, a sute de aplicativos (free) ISPConfig, do que se trata e como funciona. Foram abordados diversos pontos, como vantagens, comparaes, segurana, experincia de usurio entre outros. Palavras-chave: Software Livre, ISPConfig, Linux.

INTRODUO O Software livre hoje uma realidade que ocupa um espao significativo no atual cenrio tecnolgico brasileiro, e aos poucos vem crescendo. A fonte da receita vem da

prestao de servios e da necessidade de agregar conhecimento. Alguns aplicativos em cdigo aberto j dominam o mercado mundial como o servidor web Apache que utilizado em mais de 70% dos sites, inclusive na Casa Branca e no Deutsch Bank, entre outros. O objetivo deste trabalho apresentar uma suite de aplicativos em cdigo aberto utilizados normalmente em sistemas web, o ISPConfig. Trata-se de uma soluo completa em termos de hospedagem.

O ISPConfig ISPConfig um aplicativo (de cdigo aberto) painel de administrao via web para Linux, ele capaz de gerenciar vrios servidores a partir de um Painel de controle. Oferece a possibilidade de administrar o Apache, RoudCube, Proftpd, MySQL, Postfix , PhpMyAdmin ,e outros servios atravs de uma interface centralizada. Se prope a ser uma ferramenta completa para gerenciamento de servidores de shared-hosting, similar ao CPanel, mas com a vantagem de ser aberto (disponibilizado dentro da licena BSD) e gratuito, sem limitaes com relao a modificaes ou a uso para fins comerciais. Dominar a configurao manual dos servios um pr-requisito bsico para qualquer administrador de redes, j que permite entender mais profundamente como cada um funciona, oferecendo melhores possibilidades de otimizao e personalizao e permitindo que voc seja capaz de solucionar problemas. Entretanto, em servidores que hospedam um grande volume de sites e atende a um grande volume de usurios, uma ferramenta que automatize a configurao pode ser bastante til, economizando vrias horas de trabalho. Com o ISPConfig e alguns servidores dedicados voc pode muito bem abrir sua prpria empresa de hospedagem. Ele oferece interfaces de administrao separadas para administradores (acesso completo), revendedores (que podem criar novas contas, sem alterar as configuraes administrativas), webmasters (que podem criar contas de e-mail, ter acesso s estatsticas de acesso e assim por diante) e usurios finais, que tem acesso apenas s suas contas de e-mail. A maior vantagem do ISPConfig que ele trabalha diretamente com os daemons referentes a cada servio, o que permite que ele trabalhe em qualquer distribuio que inclua verses suportadas destes servios. As distribuies oficialmente suportadas pelo ISPConfig so o CentOS, Debian, Fedora, Mandriva, OpenSuSE e Ubuntu, mas ele costuma rodar sem problemas tambm em distribuies diretamente derivadas delas. possvel instal-lo tambm em outras distribuies, como o Gentoo e o Slackware, mas nesse caso necessria uma configurao mais detalhada e pequenas adaptaes no sistema.

Gesto de Servios e Recursos Gerir um ou mais servidores de um painel de controle; Diferentes nveis de permisso (administrador, revendedor e cliente) + nvel de usurio de e-mail fornecido por um plugin para o RoundCube ISPConfig; Httpd (host virtual de domnio IP); FTP, SFTP, SCP; DNS (A, CNAME, MX SRV e registros TXT); IMAP POP3; E-mail Autoresponder; Filtragem baseada em servidor de correio Advanced spamfilter e-mail e antivrus filtro; Cliente MySQL banco de dados; Estatisticas Webalizer; Contigente Harddisk; Cota-mail; Limites de trfego e estatstica; Endereos IP: SSL: SSI; PHP (PHP modos disponveis: mod_php, fcgi, CGI e suPHP); Shell acesso; Acesso shell preso;

Firewall; Mdulo de monitoramento de servidores; Cliente de banco de dados mysql phpmyadmin atravs de acesso.

Vamos ao detalhamento de algumas funcionalidades Login e Senha Depois de ter recebido o seu nome de usurio, senha e a url do sistema ISPConfig de seu revendedor, poder entrar. Por favor, v para a URL do sistema ISPConfig (por exemplo https: / / www.domain.tld:81; www.domnio.tld tem de ser substituda de forma adequada) com o seu navegador e digite seu nome de usurio e senha no formulrio Minha Conta . Confirme clicando em Minha Conta.

Customer Interface A interface do cliente composta das seguintes sees:

Menubar com os menus Web-Manager, Web-FTP, Ferramentas, Help e Sair. rvore de Estrutura: A rvore de estrutura o sistema de armazenamento do ISPConfig sistema. Os sites so gerenciados aqui. Ao clicar em ampliar todas as pastas so abertas. Ao clicar em colapso da rvore est fechado.

Campo de informao para clientes

Privilgios ISPConfig para clientes Como um cliente ISPConfig voc pode fazer as seguintes tarefas: Privilgios de um cliente

Leia uma base de dados da web e estatsticas Criar e administrar usurios e caixas de e-mail Criar e administrar o (sub) domnios Aplicar de certificados SSL (opcional) Administrar o acesso de dados do MySQL

Privilgios de um usurio

Alterar as configuraes de sua caixa de correio (senha, spamfilter e definies de antivrus)

Saving O sistema ISPConfig oferece duas possibilidades de salvar os dados que voc entra em um formulrio:

Salvar-Button: Clique sobre o Save para guardar as suas entradas. As informaes sero apresentadas, ea rvore de estrutura, bem como a pgina inicial ser recarregado em seu navegador.

Alterar o separador: Se um formulrio composto por mais de um guia, voc pode simplesmente mudar o guia para salvar seus dados. Os dados da guia de idade ser salvo, e a nova guia ser carregado, enquanto a rvore de estrutura no ser recarregado. Esta tcnica de salvar os dados lhe permite processar formulrios com mais de uma guia em um passe e uma das principais caractersticas do ISPConfig.

Display de senhas no sistema ISPConfig Senhas que voc entrou no sistema ISPConfig (por exemplo, revendedor ou senhas de clientes para acessar o sistema ISPConfig; senhas de bancos de dados dos clientes MySQL) ser no ser exibido no ISPConfig por razes de segurana depois que eles foram

salvos! Assim, um campo de senha em um formulrio vazio ISPConfig no significa que a senha no foi inscrito antes.

Uma senha existente no fica visvel aps a recarga do respectivo formulrio.

Sites Todos os sites que voc conseguir com o ISPConfig aparecem na rvore de estrutura. Ao clicar sobre o ttulo de um site voc pode ver seus detalhes e editar alguns dos seus dados. Dados bsicos de um Site

Os dados bsicos visvel na aba Base s pode ser editado por sua empresa de hospedagem eo administrador ISPConfig.

A base de dados contm as seguintes informaes: Dados bsicos:


Servidor: Mostra o nome do servidor que hospeda o site. Hostname: O nome do seu site (www, por exemplo). Domnio: O domnio do seu site (yourname.com por exemplo). Endereo IP: O endereo IP do seu site.

Informaes sobre os limites:


MB de espao: Mostra a quantidade de MB disponveis para o seu site. Mx. Usurio: O nmero mximo de usurios com caixas de e-mail que pode ser atribudo ao local.

Mx. Domnios: O nmero mximo de co-domnios que podem ser atribudos ao site.

Para ver o uso atual do seu site (webspace, nmero de usurios e domnios) v para a seo Estatsticas (ver captulo III-3). Informaes relativas s caractersticas do site: O valor 1 indica que o recurso est ativado.

Shell Access: Se estiver ativado, voc tem acesso ao shell do servidor. Scripts CGI: Se estiver ativado, seu site pode executar scripts CGI (se localizado no diretrio cgi-bin do seu site).

PHP Scripts: Se estiver ativado, seu site pode executar scripts PHP (extenses:. Php,. Php3,. Php4).

SSI: Se estiver ativado, Server Side Includes (SSI) podem ser executadas (extenso de arquivo:. Shtml).

Acesso FTP: Se estiver ativado, todos os usurios atribudos ao site pode acessar seus diretrios de usurio via FTP.

MySQL: Se ativa e se voc fornecer uma senha MySQL na aba Outros, um banco de dados ser criado para o site (ver captulo III, 2,5). O banco de dados ser criado se voc no fornecer uma senha. Se o nome do banco de dados mostrada na guia Outros, o banco de dados existe, o que significa que a senha foi dada antes.

SSL: Permite a criao de um certificado SSL para o site. Voc ainda tem de preencher a guia SSL e selecione Criar Certificado nessa guia para criar o certificado. Saiba mais sobre a aplicao de um certificado SSL no captulo III-2.4.1.

FTP annimo: Indica-se uma Annimo accout FTP foi criado para este web .. Anon. FTP MB: Mostra o espao de armazenamento em MB que est disponvel para este Anonymous-conta de FTP. -1 Significa ilimitado. Se o FTP Annimo no est ativado este campo ignorado.

Usurios e-mail O gerenciamento de usurios do site e das caixas de e-mail feito atravs do formulrio ISP Site. Para adicionar ou editar um usurio clique no local correspondente na

rvore de estrutura e na forma em que se abre v at a guia Usurio e e-mail.

Adicionando um usurio com uma caixa de e-mail Adicionando um usurio feita em 6 etapas: 1. Passo: Abra uma nova forma ISP Usurio. Clique na rvore de estrutura no local para o qual voc deseja atribuir o novo usurio. V para a guia Usurio e e-mail.

10

Clique no boto Novo.

2. Passo: Fornecer um nome, um nome de usurio e senha.


Nome real: Digite o nome e sobrenome do usurio. Email Address: Digite o endereo de e-mail desejado para o usurio. Observe: Inserir apenas a parte que est na frente do @!

Nome de usurio: Digite um nome de usurio exclusivo. Depois de salvar-lhe o nome de usurio no pode mais ser mudado. O username@domain.tld endereo de email est criado, alm do endereo de e-mail digitado acima.

Senha: Digite uma senha para o usurio. Depois de salvar-lhe a senha torna-se invisvel, ou seja, voc no pode mais v-lo no formulrio. Se um usurio esquecer sua senha, pode atribuir-lhe uma nova aqui.

3. Passo: Limite de espao de armazenamento do usurio. Isto recomendado se o webspace global reduzido. No campo Disk MB de espao insira a quantidade em MBs que voc deseja atribuir para o novo usurio. -1 Significa ilimitado.

11

WebSpace MB: Digite o tamanho do espao da web que devem estar disponveis para o usurio.

MailSpace MB: Digite o tamanho da caixa de correio do usurio.

Ver apndice 1 Correlao Webquota <-> Mailquota para obter informaes sobre a correlao entre WebSpace MB e MailSpace MB. 4. Etapa: Opes. As opes podem ser selecionadas agora ou mais tarde.

Privilgios de administrador: Marque a opo Administrador, se o usurio deve ter privilgios de administrador para o local. Se o acesso de FTP tiver sido activado para este site o administrador tem acesso a todos os diretrios do site via FTP. A normal utilizador apenas tem acesso ao seu diretrio home no diretrio user. Observe: S pode haver um administrador por local. Se voc quer mudar o administrador do site, voc primeiro tem de desactivar os privilgios de administrador para o administrador de idade, ento voc pode ativar os privilgios de administrador para o novo administrador.

Shell Access: Um usurio s poder ser concedido acesso a shell se todo o site tem acesso shell. Portanto, o acesso a Shell tem para ativos na aba Dados Bsicos (valor 1). Se no for esse o caso, a caixa de seleo Shell acesso ignorado (ver tambm o captulo III-2.2.6).

Encaminhamento de Email: V at a aba Configuraes avanadas. No campo para a frente: insira um ou mais endereos de e-mail (um endereo por linha) para que e-mails recebidos devem ser enviadas (ver captulo III-2.2.2).

Cpia Local: Em conjunto com o encaminhamento de e-mail neste campo faz uma cpia dos e-mails recebidos para serem enviadas para a caixa de correio local (para alm dos endereos de e-mail especificado no Encaminhar para:). Se no houver encaminhamento de e-mail est configurado este campo ignorado.

E-mail Alias: Digite adicionais aliases de e-mail para esta conta de e-mail (um por linha). Exemplo: Voc criou o info@domain.tld caixa de e-mail e-mails para contact@domain.tld quero tambm chegar a essa caixa de correio. Para conseguir isso, voc pode entrar contato (apenas a parte antes do @) no campo Email Alias (ver captulo III-2.2.3).

12

catchAll-mail: Se voc quiser que todos os e-mails para seu domnio que no so dirigidas a caixas de correio existente para chegar na caixa de e-mail ativar esta opo. Exemplo: Voc tem o email configurado o endereo info@domain.tld. Algum envia um e-mail para abc@domain.tld que no existe. Se info@domain.tld um catchAll-mail o endereo de e-mail chega aqui. Se no houver catchAll endereo de e-mail para este domnio do remetente do e-mail para abc@domain.tld recebe de volta uma mensagem de erro ( erro: no such user aqui). Observe: Por domnio s pode haver um catchAll endereo de e-mail.

MailScan: Activar este campo se voc quiser que seus e-mails a verificao de vrus ou cdigo javascript (e-mails em HTML) no servidor. Voc pode encontrar mais informaes sobre este recurso em nosso FAQ.

5. Passo: Salvar. Clique em Save para salvar o novo usurio, clique em Reset para abortar o processo.

Banco de Dados MySQL Se voc encontrar o valor 1 ao lado de MySQL na guia Dados Bsicos, em seguida, um banco de dados MySQL est disponvel para o site virtual. Se voc quiser uslo voc deve proteg-lo com uma senha: V para a guia Opes.

Clique em Novo.

13

No campo Password digite a sua senha do MySQL. Observe: Um banco de dados criado apenas depois que uma senha foi inserido pela primeira vez! Se existe um banco de dados (o que significa que uma senha foi fornecida antes) ele se parece com esta:

A senha no visvel, por razes de segurana. Mas ele pode ser alterado a qualquer momento, basta escrever uma nova senha no campo Senha.

File Upload Para carregar arquivos para o servidor, clique no boto Carregar arquivo. O formulrio de Arquivo carregado.

14

Selecione o arquivo a ser carregado a partir do seu disco rgido local, bem como a pasta onde o arquivo deve ser salvo no servidor, e especificar as permisses do arquivo. Em seguida, clique em Salvar.

Criar uma pasta Para criar uma pasta clique no boto Nova Pasta. O formulrio de pasta est colocado onde voc pode especificar o nome, caminho e permisses.

Excluir arquivos e pastas Para apagar um arquivo ou uma pasta, por favor clique no X no lado direito do seu nome.

Observe: O diretrio tem que estar vazio antes que possa ser apagado!

Software Adicional Os seguintes softwares adicionais est disponvel para o sistema ISPConfig:

Webmail: A interface do navegador para caixas de e-mail.

15

phpMyAdmin: A interface do navegador para a administrao de seus bancos de dados MySQL.

Se o administrador ISPConfig tem instalado estas aplicaes voc pode encontrar links para eles em Ferramentas.

phpMyAdmin Mais informaes sobre o phpMyAdmin pode ser encontrado em http://www.phpmyadmin.net/ . O aplicativo pode ser acessado atravs do link em Ferramentas ou atravs da pasta phpmyadmin, que est localizado na web do sistema ISPConfig, assim https: www.domain.tld:81/phpmyadmin/ onde www.domain. tld tem de ser substituda de forma adequada.

Apndice O espao de armazenamento utilizado por todos os usurios de uma rede no pode se tornar maior o valor especificado em MB de espao na guia base de um site.

16

Consideraes finais A maior diferena entre o software livre e o modelo proprietrio no est na possibilidade de ler seus cdigos, mas sim na possibilidade de alterar, customizar e melhorar. Isso possibilita independncia tecnolgica e de fornecedores para o pas. H brasileiros liderando muitos projetos, empresas que comeam a se destacar nesse novo modelo e universidades que se transformaram em centros de excelncia em projetos utilizados pelo mundo. Software Livre uma questo de liberdade, no s de preo. Gostaria de contribuir para o ISPConfig? s se inscrever no frum: http://www.howtoforge.com/forums/forumdisplay.php?f=18 Depois envie um e-mail com seu nome de usurio do frum e seu sourceforge nome (se disponvel) para dev [at] ispconfig [dot] org. Voc ter ento permisso para enviar mensagens para este frum e receber o nome de usurio e senha para acesso de gravao para svn o repositrio SVN ISPConfig. Usem Software Livre!

17

Referncias http://www.ispconfig.org/development/ http://www.ispconfig.org/manual_installation.htm http://www.howtoforge.com/ http://www.vivaolinux.com.br http://under-linux.org/

18

Das könnte Ihnen auch gefallen