Sie sind auf Seite 1von 34

Cpia no autorizada

MAR 2001

NBR 14501

ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas


Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13/28 andar CEP 20003-900 Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro RJ Tel.: PABX (021) 210-3122 Fax: (021) 220-1762/220-6436 Endereo eletrnico: www.abnt.org.br

Glossrio de termos para uso no laboratrio clnico e no diagnstico in vitro

Copyright 2001, ABNTAssociao Brasileira de Normas Tcnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados

Origem: Projeto 36:004.04-001:2000 ABNT/CB-36 Comit Brasileiro de Anlises Clnicas e Diagnstico in vitro CE:36.004.04-001 - Comisso de Estudo de Glossrio de Trabalho do ABNT/CB-36 NBR 14501 - Glossary of work terms for clinical laboratory and in vitro diagnostic Descriptors: Glossary. Laboratory. In vitro diagnostic Vlida a partir de 30.04.2001 Palavras-chave: Glossrio. Laboratrio. Diagnstico in vitro 34 pginas

Sumrio Prefcio Introduo 1 Objetivo 2 Definies ANEXO A Referncias bibliogrficas Prefcio A ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas - o Frum Nacional de Normalizao. As Normas Brasileiras, cujo contedo de responsabilidade dos Comits Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normalizao Setorial (ABNT/ONS), so elaboradas por Comisses de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratrios e outros). Os Projetos de Norma Brasileira, elaborados no mbito dos ABNT/CB e ABNT/ONS, circulam para Consulta Pblica entre os associados da ABNT e demais interessados. Esta Norma possui o anexo A, de carter informativo. Introduo Este glossrio apresenta, em ordem alfabtica, os principais termos e suas definies, que so habitualmente utilizados no laboratrio clnico e pelos fabricantes de produtos para uso no diagnstico in vitro. A diversificao de termos, a sobreposio de termos e a ausncia de harmonizao de termos e definies at ento existentes contribuam para a redundncia, falta de clareza e de consistncia tcnica. A cincia de laboratrio clnico, em seu dinamismo tecnolgico e abertura de novas reas do conhecimento humano, requer o uso de termos e definies que expressam com maior fidelidade possvel este dinamismo e as novas exigncias do conhecimento. Portanto, este glossrio no finda o assunto e, com certeza, ir requerer a sua atualizao ao longo do tempo. Recomenda-se aos usurios desse glossrio que a ABNT ISO/IEC Guia 2:1998 - Normalizao e atividades relacionadas Vocabulrio geral e a NBR ISO 9000:2000 - Sistemas de gesto da qualidade - Fundamentos e vocabulrio, sejam tambm utilizadas para as finalidades nelas descritas.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

1 Objetivo Esta Norma define os termos aplicados aos laboratrios clnicos e aos fabricantes de produtos para diagnstico in vitro, com a finalidade de: a) prover uma adequada nomenclatura para os termos utilizados mais freqentemente; b) harmonizar a terminologia empregada e requerida para as atividades nestes setores. 2 Definies Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definies: 2.1 absorbncia; densidade tica (em tica): Capacidade de uma substncia de absorver radiao.
NOTA - Expressa como o logaritmo do inverso da transmitncia da substncia; A = log (1/T) = - log (T).

2.2 absoro: (1) Assimilao ou recepo por ao fsico-qumica (de gases, lquidos, luz ou calor). (2) Processo pelo qual uma substncia sorvida em volume por um material (absorvente) e mantida em poros ou intertcios no interior. 2.2.1 absoro (em fsica): Reteno de um feixe de energia ou partculas de um meio, atravs do qual ele se propaga. 2.2.2 absoro (em fisiologia): Assimilao de substncias por um tecido, tais como de nutrientes atravs da parede do intestino. 2.2.3 absoro (em imunologia): Remoo ou neutralizao de antgeno e/ou anticorpo de uma soluo pela adio do outro reagente solvel, isto , o anticorpo e/ou antgeno. 2.2.4 absoro (em radiologia): Captao de energia de irradiao pelo meio em que passa. 2.3 absorver: Sorver ou receber por ao qumica; assimilar e utilizar; tomar por absoro; reduzir a intensidade de luz. 2.3.1 absorver (em imunologia): Remover um reagente pela adio de um outro reagente solvel (neutralizao), conforme a atividade de um anticorpo pode ser neutralizada pela adio de antgeno solvel. 2.4 absorvente: Material ou substncia que tem o poder de absorver, sugar ou incorporar dentro de si qualquer gs, lquido, raio de luz ou calor. 2.5 absortividade; coeficiente especfico de absoro: Medida da absoro da energia radiante (P), tendo um dado comprimento de onda ou freqncia medida em que ele passa atravs de um material de concentrao de substncia de -eb um mol por litro (mol/L); P = Po x e , onde Po a fora da luz incidente e b o comprimento do feixe tico. 2.6 ao corretiva: Ao implementada para eliminar as causas de uma no-conformidade, de um defeito ou de outra situao indesejvel existente, a fim de prevenir sua repetio. 2.7 ao preventiva: Ao implementada para eliminar as causas de uma possvel no-conformidade, defeito ou outra situao indesejvel, a fim de prevenir sua ocorrncia. 2.8 cido nucleico: Polinucleotdeo composto de dNTPs (DNA) e rNTPs (RNA) unidos por ligaes fosfodiester, formando estruturas macromoleculares. 2.9 aditivo (em coleta de material): Qualquer ingrediente colocado num recipiente de coleta para facilitar uma funo pretendida (exemplo: evitar que o sangue se coagule ou evitar gliclise). 2.10 adjuvante (em imunologia): Substncia misturada com um imungeno para obter uma resposta imune mais marcada. 2.11 adsoro: Processo pelo qual uma substncia ligada superfcie de um material (adsorvente); a propriedade de uma substncia slida para atrair e manter em sua superfcie um gs, lquido ou uma substncia em soluo ou suspenso. 2.11.1 adsoro (em imunologia): Remoo de anticorpos ou antgenos atravs da formao do complexo antgenoanticorpo.
NOTA - Materiais tais como plstico, vidro, ou partculas (ltex, bentonita, celulose, etc.) so usados para este fim, complexo na superfcie. imobilizando-se o

2.12 adsorver: Captar por adsoro um gs, lquido, ou substncia dissolvida numa superfcie numa camada condensada, geralmente monomolecular. 2.13 adsorvente: Material ou substncia que tem a propriedade de adsorver, isto , de fixar outra substncia em sua superfcie sem qualquer ligao covalente. 2.14 aerossol: Sistema de partculas dispersadas em um gs, fumaa ou nvoa.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

2.15 afrese: Retirada do sangue, separao de um ou mais componentes, e retorno por transfuso do sangue remanescente para o doador.
NOTA - Prefixos tais como cito-, leuco-, plasma- e plaqueta- se referem ao componente do sangue total que retido.

2.16 aferio: Ver calibrao. 2.17 afinidade: (1) Fora pela qual tomos, ons, molculas, grupos prostticos e partculas so atrados ou mantidos unidos em compostos qumicos. (2) Medida da atrao ou fora de associao. (3) Em imunologia: Medida da atrao ou fora de associao entre um nico stio antignico e um nico anticorpo para aquele stio. 2.18 gar: Material semelhante gelatina, extrado de vrias algas vermelhas, usado para solidificar certos meios usados para cultura de microrganismos e outros propsitos. 2.19 agente: Substncia ou entidade que causa uma reao ou resposta. (1) Agente antiglicoltico: Agente que inibe a utilizao de glicose pelas clulas sangneas. (2) Agente etiolgico: Agente causador de uma doena. (3) Agente infeccioso: Agente que pode invadir os tecidos do corpo e se multiplicar, causando infeco. 2.20 aglutinao (em imunologia): Agregao de matria particulada como resultado de reao antgeno-anticorpo.
NOTAS 1 Partculas incluem bactrias, eritrcitos ou outras clulas, ou partculas sintticas, tais como plstico e/ou perlas de vidro revestidas de antgenos ou anticorpos. 2 Agregao geralmente dependente de reaes de superfcie mediadas por antgenos ou por anticorpos que esto fisicamente ou quimicamente ligados s superfcies particuladas; aglutinao ou aglomerao das partculas se segue como uma reao imune secundria.

2.20.1 aglutinao indireta, aglutinao passiva: Tcnica de aglutinao na qual o antgeno primeiro revestido artificialmente sobre superfcies particuladas, ou por absoro fsica, ou unio qumica ou imunoqumica. Essas partculas carregadas de antgenos podem ento ser usadas para detectar a presena das aglutininas especficas correspondentes no material de exame. Aglutinao resulta pela ligao cruzada das partculas de antgenos aderidos em uma grande rede de complexo antgeno-anticorpo, isto , em aglutinao detectvel das partculas. 2.20.2 aglutinao incompleta: Qualquer reao de aglutinao que no prossiga para uma aglutinao aparente.
NOTA - Causada por vrias condies (exemplo: anticorpo sem valncia livre para participar da formao do complexo, um fenmeno prozona, hipoviscosidade do meio de exame, distncia excessiva entre partculas devido a alta fora inica da mistura da reao, a qual impede a unio de anticorpos).

2.20.3 aglutinao passiva reversa: Modificao da tcnica de aglutinao indireta no qual partculas so revestidas de um anticorpo, que por sua vez se tornam sondas para detectar antgeno especfico em material de exame por aglutinao de partcula. 2.21 aglutinina: Usualmente, um anticorpo que media o fenmeno da aglutinao.
NOTAS 1 Aglutininas esto presentes como molculas isoladas em soluo, em soro, plasma ou outros fluidos biolgicos sendo analisados, mas elas podem primeiro estar ligadas (em aglutinao passiva reversa) ou unidas superfcie particulada. 2 Alguns vrus (particularmente os mixovrus, tal como o da gripe) aglutinam eritrcitos no imunoquimicamente; desse modo eles so considerados aglutininas, embora no sejam anticorpos.

2.22 gua reagente: gua purificada e classificada para usos analticos especficos.
NOTA - Existem vrias categorias gerais de gua reagente: (I) tipo I - A gua ideal, que pode ser produzida com tecnologia de purificao ou tratamento de gua correntemente disponvel, e caracterizada na hora da produo; ela deve ser usada em mtodos de testes que requeiram interferncia mnima, ou quando a falta da interferncia da gua de menor pureza no puder ser documentada ou inferida. A gua do tipo I pode ser armazenada e usada em muitas aplicaes analticas de alta qualidade; entretanto, durante a armazenagem, deteriorizao de algumas propriedades de tipo I ocorre e deve ser considerada, dependendo do exame especfico na qual ela usada; (II) tipo II - gua na qual a presena de bactrias pode ser tolerada e que deve ser usada para mtodos de exame de rotina para os quais os requisitos que levam escolha do tipo I ou guas especiais no se apliquem; (III) tipo III - gua que pode ser usada para se lavar vidraria, para limpeza preliminar de vidraria, e como gua de alimentao para a produo de uma gua de um grau mais alto; (IV) gua reagente especial - gua reagente designada para ser usada em procedimentos que requerem a remoo de contaminantes especficos.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

2.23 aleatrio (em estatstica): Processo de seleo no qual cada item de um grupo tem uma probabilidade igual de ser escolhido. 2.24 alelo (em gentica): Qualquer uma das vrias formas de um gene que responsvel pela variao hereditria. 2.25 alrgeno: Imungeno que induz uma alergia provocando a formao de anticorpos ou reaginas 2.26 alquota: Frao conhecida ou poro medida de um todo e constituindo uma amostra do todo. 2.27 alo: Prefixo significando outro ou diferente. 2.28 alo anticorpo: Anticorpo que reage com um antgeno de um indivduo geneticamente diferente da mesma espcie. 2.29 alo antgeno: Antgeno encontrado em membros da mesma espcie. 2.30 alo enxerto: Tecido ou rgo obtido de um membro de uma espcie e enxertado em um membro geneticamente da mesma espcie.
NOTA - Sinnimo: homoenxerto.

2.31 alo imunizao: Imunizao de um animal com antgenos de outro da mesma espcie. 2.32 alognico: Clulas, tecidos, etc., que esto relacionados mas suficientemente diferentes no gentipo para interagir antigenicamente. 2.33 altipo: (1) Anticorpo de uma dada classe tendo certos stios moleculares compartilhados por apenas alguns membros de uma espcie e, portanto, agindo como um antgeno para outros membros da mesma espcie. (2) Isoaltipo: Marcador gentico que ocorre em mais de um istipo de imunoglobulina. 2.34 amostra: Uma pequena parte que representa um todo. (1) Amostra analtica: Amostra preparada no laboratrio, da qual so retiradas pores analticas. (2) Amostra bacteriana de controle: Amostra de microorganismo usado para avaliao de performance de um meio de cultura. (3) Amostra do paciente: Amostra preparada a partir do material do paciente e da qual podem ser colhidas alquotas para exame. (4) Amostra com restrio: Amostra fora das especificaes, mas que ainda pode ser utilizada para alguns exames. (5) Amostra primria: Coleta de uma ou mais partes inicialmente retiradas de um sistema do organismo com a inteno de prover informao sobre o sistema ou para servir como base para uma deciso sobre o sistema ou suas produes. 2.35 amostragem de aceitao: Processo de inspecionar uma poro de unidades de um produto que constitui um lote (isto , a amostra) com o propsito de aceitar ou rejeitar todo o lote, tal como prescrito no plano de amostragem preestabelecido. 2.36 amplificao: (1) Processo de usar substncias que diretamente aumentam o sinal em proporo quantidade do analito. (2) Amplificao logartmica: Amplificao com uma resposta que logartmica ao invs de linear. 2.37 anlise de imunoprecipitina: Imunoensaio que depende da formao de um precipitado de anticorpo e antgeno. 2.38 anlise de varincia; ANOVA: Tcnica estatstica para definir e segregar as causas da variabilidade, afetando um grupo de observaes. 2.39 anlise dos quadrados menores: Mtodo para calcular os parmetros de uma funo Y = f(x), minimizando a soma dos quadrados das distncias entre cada ponto e a linha da regresso na direo -y. 2.40 anlise gravimtrica: Mtodo de determinar o volume de um lquido por pesagem e correo pela sua densidade. 2.41 analito: Constituinte ou mensurando contido em materiais ou amostras de pacientes, analisados no laboratrio clnico.
NOTA - Isso inclui qualquer elemento, on, composto, substncia, fator, agente infeccioso, clula, organela, atividade (enzimtica, hormonal, ou imunolgica), ou propriedade, a presena ou ausncia, concentrao, atividade, intensidade ou outras caractersticas das quais devam ser determinadas.

2.42 anormalidade: Condio, estado ou qualidade irregular; desvio. 2.42.1 anormalidade (em hematologia): Alterao clinicamente significante na distribuio de tipos de clulas maduras, ou a presena de tipos de clulas anormais ou imaturas acima de nveis ou fraes clinicamente significantes. 2.43 ANOVA: Sigla para a anlise do procedimento estatstico da anlise da varincia.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

2.44 anticorpo: Componente funcional do anti-soro, composto de uma populao de molculas de protenas em formato de Y, capaz de reagir com (ou se unir com) um determinante antignico (eptopo) especfico.
NOTA - Esses anticorpos so produzidos pelos linfcitos B como uma defesa imune primria.

2.45 anticorpo heteroflico; heteroanticorpo: Anticorpo que tem uma afinidade por um outro antgeno diferente do seu antgeno especfico. 2.46 anticorpo monoclonal: Anticorpo capaz de reagir especificamente com um nico eptopo de uma determinada substncia antignica. 2.47 anticorpos policlonais: Mistura de anticorpos derivada de diferentes clones e desse modo tendo diferentes especificidades. 2.48 antigenicidade: Estado ou propriedade de ser antignico. 2.49 antgeno (em imunologia): (1) Qualquer substncia que pode estimular a produo de anticorpos por um organismo e combinar especificamente com eles. (2) Excesso de antgeno: Presena de uma quantidade de antgeno, com relao concentrao de anticorpo, que resulta em solubilidade aumentada dos complexos imunes. (3) Antgeno derivado recombinante: Peptdios ou protenas produzidos pela introduo de material gentico em clulas de gnero, espcie ou classe de organismo. Ver imungeno. 2.50 antiglobulina: (1) Anticorpo produzido por um animal em reao introduo de globulina de outro animal. (2) Tcnica de antiglobulina direta, teste de Coombs direto: Mtodo analtico no qual o anticorpo primrio, j unido a uma partcula (exemplo: eritrcito ou bactria), detectado por uma aglutinao de partculas com a adio de uma antiglobulina. (3) Tcnica de antiglobulina indireta, teste de Coombs indireto: Mtodo analtico no qual uma partcula (exemplo: eritrcito ou bactria) usada para detectar a presena de anticorpos incompletos solveis, primeiro fazendo com que ela reaja com o soro de teste, com a subseqente adio de reagente antiglobulina, resultando em completa aglutinao. 2.51 anti-sptico: Germicida qumico formulado para ser usado na pele ou tecido. 2.52 anti-soro: Soro produzido em animais ou seres humanos, que contm anticorpos para um ou mais antgenos de interesse. 2.53 apolipoprotena: Parte proteica livre de lipdios de uma lipoprotena.
NOTA - Vrias apolipoprotenas diferentes tm sido identificadas por diferirem em estrutura, funo e controle gentico.

2.54 aquisio: Conjunto de procedimentos destinados a garantir que os produtos para diagnstico de uso in vitro sejam adquiridos com as especificaes desejadas. 2.55 armazenamento: Procedimentos para conservao adequada e segura dos produtos para diagnstico in vitro. 2.56 ativador da coagulao: Material usado para iniciar o mecanismo da coagulao. 2.57 atividade: Capacidade de uma substncia de reagir, devido interao de seus constituintes. (1) De um material radioativo: Nmero de transies radioativas que ocorrem numa amostra por unidade de tempo. (2) Atividade dos ons: Concentrao de ons corrigida por desvios do comportamento ideal. (3) Atividade especfica: Evento mensurvel por unidade de massa por unidade de tempo. (4) Concentrao da atividade: De um material radioativo, a atividade do radionucldio contido no volume do material. 2.58 atividade cataltica: Propriedade de um componente biolgico correspondente proporo de converso de substncia catalisada em uma reao qumica especfica, em um sistema analtico especificado.
NOTAS 1 A quantidade cataltica relacionada a uma quantidade de enzima, mas no concentrao. 2 A unidade SI em que expressada em mol por segundo (mol . s ), tambm chamada de katal (kat).
-1

2.59 auditoria: a) Avaliao planejada, programada e documentada, executada por pessoal independente da rea auditada, para determinar, mediante investigao e avaliao de evidncia objetiva, o ambiente, a adaptao e a observncia de normas, especificaes, procedimentos, instrues, cdigos, atividades ou programas administrativos ou operacionais e outros documentos aplicveis, bem como a efetividade da implementao dos mesmos e os resultados que esto sendo obtidos.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

b) Atividade de verificao dirigida para avaliao da qualidade de projeto, processo, produto, servio ou sistema da qualidade, sendo denominada, respectivamente, auditoria da qualidade de projeto, de processo, de produto, de servio e de sistema da qualidade. Uma auditoria da qualidade serve como mecanismo de retroalimentao e aperfeioamento do sistema da qualidade e pode ser executada independentemente do desempenho da qualidade. Pode ser executada tanto externa quanto internamente e, neste ltimo caso, por um nvel de pessoal que no tenha responsabilidade direta pelas reas auditadas, mas que trabalhe em cooperao com o pessoal relevante. Para o exerccio de uma auditoria da qualidade h necessidade de procedimentos e de listas de verificao apropriados. No deve ser confundida com atividades de avaliao e de inspeo, realizadas com objetivos de controle de processo e avaliao de produtos e servios. 2.60 auto-anticorpo: Anticorpo que um organismo produz contra qualquer um dos seus prprios tecidos, clulas ou componentes celulares. 2.61 auto-imunizao: Processo de se tornar imune contra constituintes de suas prprias clulas, tecido ou componentes. 2.62 autoclave: (1) Equipamento no qual o vapor sob presso efetua esterilizao. (2) Autoclavar: Esterilizar usando vapor sob presso. 2.63 autofluorescncia: Fluorescncia intrnseca de clulas no coradas. 2.64 automatizado: Caracterizao aplicada quando todos os procedimentos analticos, incluindo a coleta da amostra e do reagente, a interao amostra/reagente, a anlise qumica/biolgica, o clculo do resultado e a leitura do resultado so mecanizados. 2.65 autctone: Derivado do prprio paciente. Original do local em que foi encontrado; diz-se de uma doena originria na parte do corpo onde foi encontrada ou de uma doena adquirida no local em que o paciente se encontra. 2.66 autlogo: Que ocorre natural e normalmente em um certo tipo de tecido ou em uma estrutura especfica do corpo. 2.67 avaliao: Processo experimental e matemtico utilizado para estimar os valores das caractersticas de um processo de exame, encontrar ou determinar o nmero, a quantidade ou presena de um material especificado. 2.68 avaliao externa da qualidade: Ver controle externo da qualidade. 2.69 avidez: Rede de afinidade de todos os stios de ligao de todos os anticorpos do anti-soro, sob condies de reao fsico-qumicas especificadas. Ver afinidade. 2.70 bias: (1) Diferena sistemtica positiva ou negativa em relao a um valor aceito como referncia. (2) Diferena entre o que se espera do resultado do teste e um valor de referncia aceito.
NOTA - Em geral o desvio/diferena baseado em medidas replicadas, usando-se um mtodo aceito (definitivo, de referncia ou de comparao) e o mtodo que est sendo testado, e expresso nas unidades das medies ou como uma percentagem.

2.71 biossegurana: Conjunto de aes voltadas para a preveno, minimizao ou eliminao de riscos inerentes s atividades de pesquisa, produo, ensino, desenvolvimento tecnlogico e prestao de servios, riscos que podem comprometer a sade do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. 2.72 bloqueio: Reao com stios no complexados ou com agentes ligantes para prevenir as ligaes inespecficas. 2.73 branco: (1) Branco reagente: Branco que incorpora apenas os reagentes, ou os reagentes sem um componente especfico. (2) Branco de extrao: Branco que incorpora apenas os agentes de extrao em uma medio subseqente. (3) Branco matriz, branco da amostra: Branco que incorpora apenas a amostra sem o analito. 2.74 bula: Toda informao impressa, escrita, grfica ou outras, afixada ou acompanhada aos reagentes de diagnstico in vitro.
NOTA - Estas informaes so fornecidas pelos fabricantes.

2.75 cadastro do paciente: Conjunto de informaes sistematizadas que permitem identificar o paciente e o seu exame. 2.76 cadeia leve de polipepitdeo: Polipepitdeo de massa molecular de aproximadamente 25 000 Daltons.
NOTAS 1 Par de cadeias leves unido a duas cadeias pesadas forma a molcula de imunoglobulina. 2 Cadeias leves de imunoglobulinas tipo K e tipo L so conhecidas, respectivamente, como cadeias Kappa e Lambda.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

2.77 cadeia pesada de polipepitdeos: Polipepitdeo com uma massa molecular da ordem de 50 000 Daltons.
NOTAS 1 Quando pareado com outra cadeia pesada e unida a duas cadeias leves, ela forma a molcula de imunoglobulina. 2 Cadeias pesadas das imunoglobulinas IgA, IgD, IgE, IgG e IgM so denominadas, respectivamente, como alfa, delta, psilon e gama.

2.78 calibrao: Conjunto de operaes que estabelecem, sob condies especificadas, a relao entre valores de quantidades indicadas por um instrumento ou sistema de medio ou por valores representados por uma medida material ou material de referncia, e os valores correspondentes fornecidos por padres. 2.79 calibrao do equipamento de laboratrio clnico: Ver verificao da calibrao. 2.80 calibrao do mtodo de exame: Ver curva de calibrao. 2.81 calibrao de um sistema analtico: Relao entre a concentrao de um padro ou calibrador determinado e a sua resposta no sistema analtico. 2.82 calibrador: Material usado pelo laboratrio clnico para estabelecer a calibrao de um sistema analtico para um certo exame, realizado conforme um mtodo de exame. Soluo que contm uma quantidade de analito conhecida por dosagem ou por ensaios repetitivos usando um mtodo definitivo ou de referncia. 2.83 capacidade do laboratrio: Recursos fsicos, ambientais e informativos, pessoal, habilidades e percia necessrios para a realizao do exame em questo. 2.83.1 capacidade de unio (em imunologia): Capacidade de um receptor, tal como um anticorpo, de se unir a um ligante, tal como um antgeno. 2.84 capilar: (1) Vasos sangneos diminutos entre as terminaes das artrias e os comeos das veias. (2) Tubo capilar: Cilindride oco de dimetro interno suficientemente estreito, de modo que produza suficiente ao capilar, quando sua ponta colocada em um espcime de fluido, de modo a capacitar a coleta de uma amostra para anlise. (3) Ao capilar; capilaridade: Efeitos fsicos e qumicos lquidos que fazem com que um lquido suba para dentro de um tubo de um calibre estreito (tubo capilar) na ausncia de um diferencial de presso atmosfrica. 2.85 caracterstica: Representao da propriedade de um objeto que serve para formar e delimitar o seu conceito. 2.86 caracterstica de desempenho: Propriedade de um exame que usada para descrever sua qualidade.
NOTA - Exemplos incluem exatido, preciso, sensibilidade analtica, especificidade analtica, faixa de valores relatveis, faixa de valores de referncia, etc.

2.87 caracterizao: (1) Determinao de um ou mais parmetros biolgicos, qumicos ou fsicos de um material, produto ou preparado, que so relevantes para a sua utilizao. (2) Para um material de referncia, determinao de um ou mais valores de propriedades tecnolgicos, biolgicos, qumicos ou fsicos que sejam relevantes para a finalidade pretendida. 2.88 categoria interpretativa do teste de sensibilidade antimicrobiana: Classificao baseada na resposta in vitro de um microorganismo a um agente antimicrobiano a nveis correspondentes queles que o agente atinge no sangue e tecidos com as doses teraputicas usualmente prescritas 2.88.1 categoria interpretativa do teste de sensibilidade antimicrobiana sensvel: Categoria que implica que uma infeco devido a um microorganismo isolado pode ser apropriadamente tratada com a dosagem de um agente antimicrobiano recomendado para aquele tipo de infeco e espcies infectantes, a menos que indicado de outra maneira. 2.88.2 categoria interpretativa do teste de sensibilidade antimicrobiana intermediria: Categoria que implica que uma infeco devido a um microrganismo isolado pode ser apropriadamente tratada em stios do organismo onde as drogas so fisiologicamente concentradas ou quando uma alta dosagem da droga possa ser usada; tambm indica zona de tampo, que deve impedir que fatores tcnicos no controlados e pequenos causem maiores discrepncias nas interpretaes. 2.88.3 categoria interpretativa do teste de sensibilidade antimicrobiana resistente: Microorganismos isolados no so inibidos pelas concentraes geralmente alcanveis do agente com esquemas normais de dosagens e/ou caem na margem onde mecanismos de resistncia microbiana especficos so provveis (exemplo: beta-lactamases), e eficcia clnica no tem sido confivel em estudos de tratamento. 2.89 CEQ: Sigla para controle externo da qualidade. Avaliao externa da qualidade. Ver ensaio de proficincia. 2.90 certificado: Declarao escrita por um organismo certificador de que um produto, servio ou laboratrio clnico satisfaz certas especificaes ou requisitos.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

2.91 chefe de setor: Principal responsvel pela realizao dos exames no seu setor. 2.92 CIM: Sigla para concentrao inibitria mnima. 2.93 classes de imunoglobulina, istipo imunoglobulina: Classificao de imunoglobulinas baseadas nas diferenas estruturais e antignicas da cadeia pesada (H).
NOTA - Existem cinco classes: IgG, IgA, IgM, IgD e IgE.

2.94 cliente: Pessoa ou entidade para a qual o laboratrio clnico presta o seu servio. 2.95 clone: (1) Populao de idnticas unidades, organismos, clulas ou indivduos que derivam da mesma linha ancestral. (2) Crescer como um clone. (3) Separar (um grupo de clulas ou produtos celulares) de modo que cada poro produza sua prpria espcie. 2.96 coagulao: Processo pelo qual os fatores de coagulao no sangue interagem para formar o cogulo. 2.97 coeficiente de determinao: Quadrado do coeficiente de correlao. 2.98 coeficiente de variao (CV): (1) Medida de preciso relativa. Medida de disperso. (2) Para uma caracterstica no negativa, a razo do desvio-padro em relao mdia.
NOTA - freqentemente multiplicado por 100 e expresso como uma percentagem.

2.99 coeficiente de variao biolgica (CVb): Expresso da medida da variao de um analito numa dada populao.
NOTAS 1 Ver variabilidade biolgica, variabilidade interindividual e intraindividual. 2 Geralmente expresso em porcentagem. 3 recomendvel que o coeficiente de variao biolgica do analito seja informado no laudo.

2.100 coenzima: Pequena substncia no proteica necessria em uma reao enzimtica.


NOTA - Algumas coenzimas tambm so substratos.

2.101 cofator: Uma coenzima que no substrato. 2.102 colorao: Impregnar de cor um material por meio de uma reao com um corante ou um reagente cromognico. 2.103 colorimetria: Medida e anlise da cor por comparao com um padro. 2.104 colormetro: Instrumento de laboratrio utilizado para medio de cores com base em comparaes ticas com cores-padro. 2.105 complemento: (1) Grupo de protenas do plasma, algumas das quais so enzimas, que so seqencialmente ativadas por complexos antgeno-anticorpo ou produtos microbianos. (2) Fixao de complemento: Imunoensaio que usa a lise das clulas mediada pelo complemento para detectar a ocorrncia de uma reao antgeno-anticorpo. 2.106 complexo imune: Agregado formado de antgeno e molculas de anticorpo especfico.
NOTA - Pode tambm incluir componentes do complemento bem como outras molculas.

2.107 componente: Parte definvel de um sistema. 2.108 comutabilidade de um material: Habilidade de um material de fornecer a mesma relao numrica entre resultados de medidas feitas por uma srie de procedimentos de medidas, com o propsito de medir a mesma quantidade mensurvel, bem como aquelas esperadas, quando os mesmos procedimentos so aplicados para outros tipos de materiais pertinentes. Ver permutabilidade de um material. 2.109 concentrao: (1) Medida da quantidade de substncia dissolvida por unidade de volume. (2) Concentrao de massa, em quilograma por litro (kg/L): Massa do componente dividido pelo volume do sistema contendo o componente. (3) Concentrao de substncia, em mol por litro (mol/L): Quantidade de substncia (mol) do componente dividido pelo volume do sistema.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

2.109.1 concentrao bactericida mnima: Concentrao mais baixa de um agente antimicrobiano que mata 99,99% de clulas bacterianas expostas ao agente aps um determinado tempo no teste de sensibilidade de diluio em caldo. 2.109.2 concentrao da atividade cataltica: Atividade cataltica de um componente dividida pelo volume do sistema original.
NOTAS 1 A unidade SI expressa em mol por segundo e por metro cbico (mol . s x m = kat . m ). 2 Em laboratrio clnico, a unidade pode ser dada em litros (L).
-1 -3 -3

2.109.3 concentrao inibitria mnima (CIM): Concentrao mais baixa de um agente antimicrobiano, que previne o crescimento visvel de um microorganismo em um teste de sensibilidade de diluio em caldo ou gar. 2.109.4 concentrao letal mnima: Concentrao mais baixa de um agente antimicrobiano, que mata uma proporo definida de clulas bacterianas ou de fungos expostos ao agente aps um determinado tempo fixo em um teste de sensibilidade de diluio em caldo. 2.110 condio: Circunstncia indispensvel para obteno de um resultado. EXEMPLO: Temperatura, pH, gravidade, umidade. 2.111 confidencialidade: Confiar informaes dentro de uma organizao especificada. 2.112 conformidade: Atendimento de um requisito. 2.113 conjugado: Material produzido pela ligao de duas ou mais substncias.
NOTA - Conjugados de anticorpo com fluorocromos, istopos radioativos ou enzimas so freqentemente usados em imunoensaios.

2.114 conjunto: Coleo bem definida, finita ou infinita de elementos.


NOTA - Elementos podem ser objetos fsicos, nmeros, conceitos ou grupos.

2.115 conjunto de reagentes (kit): Reagentes que so usados para realizar um procedimento analtico. 2.116 constante: Nmero que expressa uma propriedade, quantidade ou relao que permanece inalterada sob condies especificadas. 2.116.1 constante de afinidade, Ka (em imunologia): (1) O equilbrio constante para o receptor + reao de ligao. (2) Constante da afinidade mdia: Constante da afinidade mdia de uma populao de molculas de anticorpos. 2.117 constituinte: Ver analito e mensurando. 2.118 contaminante: Microorganismo, material qumico ou outro tipo de material, que torna alguma coisa impura por contato ou mistura. 2.119 contedo microbiolgico (em exame de gua reagente): Quantidade de organismos viveis como determinada o pela contagem total de colnias depois da incubao a 36 C 1C por 24 h, seguidos por 24 h em temperatura ambiente o (23 C 3C) e relatado como unidades formadoras de colnias por mililitros (UFC/mL). 2.120 controlado: Caracterizao de um processo quando resultados de uma amostra de controle, ou de uma srie delas, esto dentro da faixa de controle aceitvel. 2.121 controle da qualidade: Parte da gesto da qualidade focada no atendimento dos requisitos da qualidade. 2.122 controle interno da qualidade: Procedimentos conduzidos em associao com o exame de amostra dos pacientes para avaliar se o sistema analtico est operando dentro dos limites de tolerncia predefinidos. 2.123 controle externo da qualidade: Determinao do desempenho dos exames de um laboratrio clnico atravs de comparaes interlaboratoriais. Ver teste de proficincia. 2.124 corante: Composto orgnico colorido que, quando dissolvido em um solvente adequado, pode dar cor a um material. 2.125 correlao: (1) Grau ao qual duas variveis esto proporcionalmente relacionadas uma com a outra. (2) Relao entre duas ou vrias variveis aleatrias dentro de uma distribuio de duas ou mais variveis aleatrias. (3) Coeficiente de correlao (para dados mensurados): Relao entre a covarincia de duas variveis aleatrias e o produto de seus desvios-padro.

Cpia no autorizada

10

NBR 14501:2001

2.126 corrida analtica: Intervalo dentro do qual a exatido e a preciso de um sistema analtico se mantm estveis, mas que no deve ser maior que 24 h ou maior que o intervalo recomendado pelo fabricante do sistema analtico.
NOTAS 1 Em uma srie de observaes de uma caracterstica qualitativa, a ocorrncia de uma srie ininterrupta do mesmo atributo chamada uma corrida. 2 Entre corridas analticas, podem ocorrer eventos que fazem o processo analtico ficar sensvel a variaes que so importantes.

2.127 corrosivo (agente): Aquele que causa destruio visvel no stio de contato.
NOTA - Para resduo esse termo se aplica a qualquer material aquoso que seja altamente cido (pH < 2,0) ou altamente alcalino (pH > 12,5).

2.128 covarincia: Soma dos produtos dos desvios de x e y de suas respectivas mdias, dividida pelo nmero de pares observados. Ver varincia. 2.129 critrio de aceitabilidade: Conjunto dos requisitos especificados e descritos pelo laboratrio clnico para prover confiabilidade ao resultado de uma atividade. 2.130 cromatografia lquida de alto desempenho; HPLC: Mtodo de exame para realizar separaes cromatogrficas de compostos orgnicos nos quais o eluente, ou transportador, um lquido sob presso. 2.131 cultura: (1) Crescimento intencional de microrganismos, tais como bactrias, vrus ou tecidos, num ambiente controlado, para propsitos de identificao ou outro estudo cientfico, ou para uso comercial e/ou medicinal. (2) Produto resultante do crescimento intencional de microorganismos ou de tecidos. (3) Meio de cultura: Substncia ou preparao usada para o cultivo e crescimento de microorganismos ou de tecido. 2.132 curva de calibrao: Relao grfica entre as respostas obtidas de um processo analtico (exemplo: absorbncia, voltagem) e a quantidade de analito num calibrador.
NOTA - A relao freqentemente uma linha reta, ao invs de alguma outra forma de curva.

2.132.1 curva de resposta de dosagem: Representao grfica da relao entre a quantidade (dose) de um agente farmacologicamente ativo administrado a organismos e o nmero ou percentagem de organismos que mostram uma resposta. 2.133 cut-off de referncia: Valor de uma dada distribuio de referncia que representa um ponto de deciso clnica. Exemplo: abaixo de 10% ou acima de 95%. 2.134 CV: Sigla para coeficiente de variao. 2.135 dados: (1) Fatos individuais, estatstica, ou itens de informao ou um conjunto de fatos ou informaes.
NOTA - O termo dado algumas vezes usado para descrever um fato individual, observao ou nmero.

(2) Fatos conhecidos usados como base para inferncia ou clculo. 2.136 data da validade: Data at que o desempenho de um produto garantido pelo fabricante, baseado na estabilidade do reagente in vitro. 2.137 densidade relativa: Razo da densidade do sistema e a densidade de uma referncia ou sistema padro, sob condies que devam ser especificadas para ambos os sistemas.
NOTA - Quando o sistema de referncia a gua, o termo comumente usado gravidade especfica.

2.138 descontaminao: Procedimento que elimina ou reduz agentes txicos ou microbianos a um nvel seguro com respeito transmisso de infeco ou outras doenas adversas. 2.139 descrio do cargo: Tipo de documento integrante do sistema da qualidade do laboratrio clnico e utilizado para descrever os seus cargos. 2.140 desempenho insatisfatrio: Falha em atingir a especificao satisfatria mnima para um analito, no controle externo da qualidade. 2.140.1 desempenho malsucedido: Falha em atingir a especificao satisfatria mnima para um analito, em dois ou trs envios consecutivos no controle externo da qualidade.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

11

2.141 desinfetante: (1) Agente com o propsito de destruir ou inativar irreversivelmente todos os microorganismos, mas no necessariamente seus esporos, em superfcies inanimadas, por exemplo: superfcies de trabalho ou aparelhos mdicos. (2) Desinfetante hospitalar: Agente com eficcia demonstrada contra Staphylococcus aureus, Salmonella choleraesuis e Pseudomonas aeruginosa.
NOTA - Desinfetante hospitalar tambm pode ser eficaz contra Mycobacterium tuberculosis, fungos patognicos ou alguns vrus.

2.142 desionizao: Remoo de ons de uma soluo por troca inica. 2.143 desnaturao: Perda da estrutura nativa ou configurao de uma macromolcula, usualmente com resultante perda biolgica da solubilidade e reatividade imunolgica. 2.144 desvio: Ver bias. (1) Valor menos seu valor de referncia. (2) Quantidade da diferena entre uma medio e a mdia. 2.145 desvio-padro, DP, , s: (1) Medida da variabilidade; ou disperso, a qual a raiz quadrada positiva da varincia da populao. (2) Desvio-padro experimental, desvio padro da amostra: A quantidade que caracteriza a disperso dos resultados para uma srie de exames do mesmo analito.
NOTA - O desvio-padro experimental da mdia algumas vezes incorretamente chamado erro padro da mdia.

2.146 detectabilidade: Habilidade de um mtodo analtico em detectar pequenas quantidades do componente. Ver sensibilidade, limite. 2.147 detector: Dispositivo ou substncia que indica a presena de um fenmeno, sem necessariamente fornecer um valor de uma grandeza associada. 2.148 determinar: Estabelecer com preciso. 2.149 determinante: (1) Agente ou fator determinante. (2) Em matemtica, uma expresso algbrica da soma dos elementos do produto, cada um com um sinal algbrico apropriado, usualmente escrito em formato quadrado e usado na soluo de sistemas de equaes lineares. (3) Em imunologia, termo desaprovado. Ver e usar eptopo ou determinante antignico. (4) Em gentica, termo arcaico que significa um gene. 2.149.1 determinante comum: Grupo de eptopos que identificam antgenos relacionados.
NOTA - A poro C1 das cadeias leve de imunoglobulinas IgG, IgA, IgM, IgD e IgE; ou a poro de cadeias H que idntica em humanos, macacos, cabras e coelhos.

2.150 diluente: Material utilizado para diminuir a concentrao de um analito em uma determinada amostra.
NOTAS 1 Diluente geralmente um lquido ou um gs. 2 Diluente lquido pode tambm ser usado para reconstituir a concentrao original de um material dessecado.

2.151 diluio: (1) Processo de acrescentar um material, geralmente um lquido ou gs, a outro material ou substncia com propsitos de diminuir a sua concentrao. (2) Diluio em srie; a diluio progressiva de um material ou substncia em propores predeterminadas.

Cpia no autorizada

12

NBR 14501:2001

2.152 diretor do laboratrio: Responsvel por assegurar que os procedimentos da qualidade sejam cumpridos. 2.153 disco (em teste microbiolgico): Poro de papel-filtro contendo uma concentrao definida de um agente antimicrobiano para uso em um teste de sensibilidade antimicrobiana por disco difuso em gar 2.154 distribuio: (1) Freqncia da ocorrncia de um item ou valor em cada segmento de categorias.
NOTA - Para dados ou relaes envolvendo as duas variveis, freqncia e valor, o padro dos dados graficamente plotado como uma funo dos valores (eixo x) versus a freqncia que aquele valor obtido (eixo y).

(2) t - distribuio, distribuio de Student: [Paramtrica] probabilidade de distribuio de uma varivel aleatria contnua.
NOTA - Quociente de duas variveis aleatrias independentes em que o numerador uma varivel normal padronizada e o denominador 2 a raiz quadrada positiva do quociente de uma varivel aleatria X [qui-quadrado] e seu nmero de graus de liberdade, n, a distribuio de Student com n graus de liberdade.

(3) F - distribuio: Distribuio de probabilidade paramtrica de uma varivel aleatria contnua, que pode assumir qualquer valor maior que 0.
NOTA - Essa a distribuio do quociente de duas variveis aleatrias independentes, distribudas X [qui-quadrado], cada uma dividida pelo seu nmero de graus de liberdade.
2

(4) Distribuio da freqncia: Relao emprica entre os valores de uma caracterstica (e/ou varivel aleatria) e suas freqncias ou suas freqncias relativas. (5) Distribuio da probabilidade: Funo dando a probabilidade de que uma varivel aleatria assume qualquer valor dado ou pertena a um conjunto de valores. (6) Relao entre os valores possveis de uma varivel aleatria e suas probabilidades. 2.154.1 distribuio do qui-quadrado: Distribuio da probabilidade paramtrica de uma varivel aleatria contnua que pode assumir qualquer valor de zero at o infinito. Ver distribuio. 2.155 diviso de escala: Parte de uma escala compreendida entre duas marcas sucessivas quaisquer. 2.156 documento: Informao e o meio no qual ela est contido. 2.157 duplicao: Execuo de um procedimento mais que uma vez, sob condies semelhantes.
NOTAS 1 Duplicao, contrastada com replicao, que se refere a um nico elemento de um experimento. 2 Duplicao geralmente envolve uma unidade experimental fresca, tal como uma nova amostra ou, quando uma nica unidade envolvida, uma retestagem independente dos nveis dos fatores estudados naquela unidade.

2.158 durao do ciclo: Intervalo entre a coleta ou recebimento da amostra do material do paciente pelo pessoal do laboratrio e o laudo do exame.
NOTA - Dependendo da organizao do laboratrio, o intervalo pode comear com o recebimento da solicitao, do exame.

2.159 efeito matriz: Influncia no exame de uma propriedade da amostra do paciente, que no seja o analito, no exame, e portanto sobre o valor do analito. 2.159.1 efeito ps-zona: Solubilidade aumentada de complexos imunes resultante da presena de um excesso marcado de antgeno em relao concentrao de anticorpo. 2.159.2 efeito pr-zona: Resultado de uma reao antgeno-anticorpo sub-tima na qual ou o anticorpo ou antgeno est em excesso, incompleto, ou bloqueio de uma reao tima. 2.160 eficcia: Habilidade de um sistema de atingir o resultado esperado. 2.161 eficincia (em imunoensaio): Percentagem (frao do nmero multiplicado por 100) dos resultados que so resultados verdadeiros, se positivo ou negativo. 2.162 EIA: Sigla para enzima imunoensaio. Ver imunoensaio. 2.163 elemento: Parte componente, fator contribuinte. 2.164 Eletroforese: (1) Tcnica laboratorial usada para separar misturas de solutos inicos pelas diferenas nas taxas de migrao sob o efeito de um campo eltrico. (2) Eletroforese em acetato de celulose: eletroforese na qual o acetato de celulose microporoso (tiras ou placas) o meio de suporte para os solutos e solventes. (3) Eletroforese em gar citrato: eletroforese na qual o meio de suporte um gel de gar contendo citrato.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

13

2.165 ELISA: Sigla para enzyme-linked immunosorbent assay. Ver enzima imunoensaio e imunoensaio. 2.166 embalagem: Invlucro, recipiente ou qualquer forma de acondicionamento, destinado a empacotar, envasar, proteger ou manter os produtos para diagnstico de uso in vitro. 2.166.1 embalagem externa: Aquela que acondiciona externamente os produtos para diagnstico de uso in vitro com todos os seus componentes. 2.166.2 embalagem interna: Aquela que est em contato direto com os componentes dos produtos para diagnstico de uso in vitro. 2.167 encarte: Material escrito, impresso, grfico ou audiovisual, contendo instrues de uso, acompanhando um sistema analtico e que no est afixado permanentemente a qualquer parte ou material.
NOTA - Outros termos, usados com freqncia como sinnimos, so instrues de uso, orientaes para uso, circular com orientaes, brochura e manual do usurio .

2.167.1 encarte de produto: Material informativo que vem com o equipamento de laboratrio, reagentes e outros produtos laboratoriais, que d instrues para o uso e outras informaes necessrias do fabricante. 2.168 endotoxina, pirognio: Componente termoestvel de bactrias Gram-negativas, viveis ou no viveis, que pode causar febre quando injetada ou infundida. Ver exotoxina. 2.169 engano: Transcrio errnea de um dado ou resultado. 2.169.1 ensaio de proficincia: Avaliao do desempenho analtico do laboratrio clnico atravs de comparaes interlaboratoriais.
NOTA - So sinnimos o controle externo da qualidade, o teste de proficincia e a avaliao externa da qualidade.

2.170 enzima: (1) Protena originada de clulas vivas e capaz de produzir certas mudanas qumicas em substncias orgnicas por ao cataltica. (2) Ativao da enzima: Processo pelo qual um aumento na atividade enzimtica causado pela adio de coenzimas (compostos orgnicos servindo como co-substratos) ou ativadores (ons inorgnicos, tais como Mg++ ou K+). (3) Atividade enzimtica: Funo de uma enzima que ensaiada pela medida da converso do substrato para um produto por unidade de tempo.
NOTAS 1 Atividade pode estar relacionada velocidade de desaparecimento do substrato ou velocidade de formao do produto. 2 Atividade uma medida da quantidade de enzima em termos da propriedade que a diferencia de todas as outras protenas, sua atividade cataltica especfica.

(4) Conjugado enzimtico: Reagente de um imunoensaio que tem um antgeno ou anticorpo complexado a uma enzima por uma ligao covalente. (5) Inibio enzimtica: Diminuio na atividade enzimtica.
NOTA - Isso pode resultar de mudana de temperatura, depleo do substrato, formao de produto final ou outras causas.

(6) Sistema enzimtico: Enzima (ou enzimas) e os necessrios substratos e cofatores para uma reao enzimtica. 2.171 eptopo, determinante antignico (determinante): (1) Estrutura molecular mnima do stio antignico que reagir com um anticorpo monoclonal. (2) Qualquer stio de uma molcula de antgeno qual um anticorpo pode se ligar; a estrutura qumica do stio determinante da combinao do anticorpo especfico. 2.172 equipamento: Aparelho do laboratrio clnico com aplicao no diagnstico in vitro. 2.173 erro: (1) Desvio do valor verdadeiro ou do valor aceito ou esperado como verdadeiro, ou valor de referncia. (2) Erro de medio: Resultado de uma medida menos o valor verdadeiro de um mensurando. (3) Erro aleatrio: Diferenas, sem padro e no direcionais, entre resultados sucessivos obtidos com um procedimento analtico. Erro aleatrio: Resultado de uma medio menos a mdia resultante de um nmero (n) de medies do mesmo mensurando, feitas sob condies de repetitividade. (4) Erro relativo: Erro do resultado dividido por um valor do analito aceito como verdadeiro.

Cpia no autorizada

14

NBR 14501:2001

(5) Erro sistemtico: Mdia resultante de um nmero infinito de medies do mesmo mensurando, feitas sob condies de repetibilidade, menos o valor verdadeiro ou aceito ou esperado como verdadeiro.
NOTAS 1 Erro sistemtico igual ao erro menos o erro aleatrio. 2 Similar ao valor verdadeiro, o erro sistemtico e suas causas no so completamente conhecidos.

(6) Erro proporcional: Erro sistemtico que diretamente proporcional concentrao do analito, intensidade ou atividade. Ver bias, exatido, preciso, inexatido, impreciso. (7) Erro total: Soma dos erros aleatrios e sistemticos ocorrendo em um mtodo de medio. (8) Erro de exames de laboratrio: Diferena inevitvel entre o valor esperado e o encontrado decorrente da execuo de um procedimento ou sistema analtico. Ver exatido em laboratrio clnico. 2.174 especificao de desempenho: Valor ou faixa de valores para uma caracterstica do desempenho, estabelecido ou verificado pelo laboratrio, o qual usado para descrever a qualidade dos resultados dos exames do paciente. 2.175 especificidade: (1) A habilidade de um exame ou procedimento analtico de corretamente identificar ou quantificar um analito na presena de fenmenos interferentes e quantidades de influncia. (2) Especificidade analtica: Para exames quantitativos, a habilidade de um mtodo analtico de determinar somente o analito que ele se prope examinar. (3) Para exames qualitativos ou semiquantitativos, a habilidade do mtodo analtico em obter resultados negativos em concordncia com os resultados negativos obtidos pelo mtodo de referncia.
NOTA - Em imunologia: Especificidade uma qualidade do anti-soro, definindo sua reatividade com antgenos definidos, e a falta de especificidade a inexatido apresentada pela reatividade cruzada e/ou substncias interferentes, porque tais substncias competem com o analito por stios de ligao de anticorpos.

(4) Especificidade clnica: Proporo de indivduos que no tem uma doena clnica especificada, para os quais resultados dos exames esto negativos ou dentro do limite definido de deciso. 2.175.1 especificidade biolgica: Grau qualitativo da presena de um material biolgico.
NOTA - Na cincia de laboratrio clnico, o termo usado para expressar a probabilidade de um material biolgico ser de determinada origem (exemplo: identificao de um micrbio, atividade de anticorpos).

2.176 espcime: (1) Poro de um fluido ou tecido do organismo tirado para exame, estudo ou anlise para determinar o carter de todo. (2) Espcime de diagnstico: Qualquer material humano ou animal para ser usado em teste de diagnstico, incluindo, mas no limitado a excrees, secrees, sangue e seus componentes, tecidos e fluidos dos tecidos. (3) Espcime cronometrado: Espcime coletado em horas especficas ou horas transcorridas, durante um diagnstico clnico ou procedimento teraputico. (4) Espcime aleatrio: Espcime coletado em uma hora no especificada. (5) Espcimes em urinlise: a) Espcime cateterizado: Espcime de urina coletado por cateterizao da bexiga, atravs da uretra. b) Espcime suprapbico: Espcime de urina coletada por aspirao da bexiga, atravs da parede abdominal. c) Espcime do jato mdio: Espcime de urina representado pelo jato mdio de urina, com ateno limpeza da genitlia, mos e recipiente. d) Espcime de primeira mico (de manh-cedo): Espcime de urina coletada pela manh, imediatamente ao acordar ( conhecida como a 1 urina da manh ou espcime de 8 h). 2.177 Espectro: (1) Variedade de entidades, tais como ondas de luz ou partculas, produzidas pela disperso da energia radiante, e ordenada de acordo com a magnitude de uma propriedade fsica comum, tal como comprimento de onda, freqncia ou massa.
NOTA - Comumente, a banda de cores visvel ao olho nu que produzida quando a luz solar, ou outra luz de banda larga, passada atravs de um prisma ou refratada por uma grade.

(2) Espectro de emisso: Representao da variao na intensidade de radiao emitida como uma funo do comprimento de onda ou freqncia da radiao emitida. (3) Espectro de excitao: Espectro de comprimentos de onda no qual um composto fluorescente absorve luz, seguido pela emisso de luz em um comprimento de onda diferente daquele da luz absorvida.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

15

2.178 estabilidade: (1) Propriedade de um equipamento de medio em manter constantes ao longo do tempo suas caractersticas metrolgicas. (2) Capacidade de um produto em reter sua composio, caractersticas e propriedades durante condies especificadas. (3) Capacidade de um sistema, quando mantido sob condies especificadas, de manter determinado valor de propriedade dentro de limites e prazo especificado. 2.179 estatstica: Funo de uma srie de observaes de uma varivel aleatria. 2.180 esterilidade: Completa ausncia de microorganismos vivos. 2.181 esterilizador: Agente, processo ou aparelho capaz de destruir todos os microorganismos. 2.182 estimador: Estatstica usada para calcular o valor de um parmetro populacional. 2.183 estimativa: Valor especfico ou valores de um estimador. 2.184 estrutura organizacional: Responsabilidades, vinculaes hierrquicas e relacionamentos, configurados segundo um modelo atravs do qual uma organizao executa suas funes. 2.185 estudos de estabilidade acelerada: Estudos de estabilidade projetados para avaliar a proporo de degradao fsica ou qumica de um reagente de diagnstico in vitro, usando-se condies exageradas com o propsito de predizer a sua vida til.
NOTA - No modelo de estudos acelerados podem-se incluir temperatura elevada, umidade alta, luz e vibrao.

2.186 evidncia objetiva: Informaes cuja veracidade pode ser comprovada, com base em fatos. 2.187 exame: Dosagens, determinaes ou pesquisas de material ou amostra do paciente para fins de fornecer informaes para o diagnstico, preveno ou tratamento de doenas ou incapacidades, ou avaliao da sade dos seres humanos. 2.188 exames de laboratrio: Exames biolgicos, microbiolgicos, sorolgicos, qumicos, imunolgicos, hematolgicos, biofsico, citolgico, patolgico ou outros exames de materiais provenientes do corpo humano para fins de fornecer informaes para diagnstico, preveno ou tratamento de doenas ou incapacidade, ou avaliao da sade de seres humanos. 2.189 exame de ligao competitiva: Mtodo de exame baseado na competio entre analitos marcados e no marcados para ligao a um receptor. 2.190 exame imunocitoqumico, exame imuno-histoqumico: Imunoensaio que detecta um antgeno contido dentro de clulas ou tecidos intactos ou histologicamente seccionados. 2.191 exame prprio: Exame realizado integralmente no laboratrio clnico. 2.192 exame terceirizado: Exame que o laboratrio clnico no realiza e envia para o laboratrio de apoio. 2.193 exatido: (1) Maior proximidade de concordncia entre o resultado de uma medio e o verdadeiro valor do analito. (2) Em laboratrio clnico: Maior proximidade de concordncia entre o resultado de um exame e o valor verdadeiro aceito. (3) Maior proximidade de concordncia entre o valor mdio obtido de uma grande srie de resultados de teste e um valor de referncia aceito.
NOTA - Em contraste com a definio 1, a diferena, dentro de limites declarados, no inclui impreciso (erro aleatrio), visto que isso minimizado pela mdia de mltiplas determinaes; esse o significado relevante do termo exatido (de um processo analtico), do ponto de vista do analista, e se aplica apenas s mdias.

2.194 exotoxina: Toxina solvel excretada por um microorganismo. Ver endotoxina. 2.195 extino da fluorescncia: Qualquer interao da molcula de fluorescncia com um solvente, solutos ou outros fatores ambientais, que diminui a produo da quantidade da fluorescncia. 2.196 faixa: (1) Medida de disperso: Diferena entre o maior e o menor valores observados de uma caracterstica quantitativa. (2) Faixa dinmica: Extenso total sobre a qual um exame pode fornecer resultados. (3) Faixa de referncia (intervalo de referncia, faixa normal): Faixa de valores do exame esperada para uma designada populao de indivduos.
NOTA - Por exemplo, 95% dos indivduos que so supostos de serem sadios (ou normais).

(4) Faixa fisiolgica: Faixa completa dos nveis do analito a ser esperada em amostras de pacientes.

Cpia no autorizada

16

NBR 14501:2001

2.197 fator de coagulao: Um dos elementos de um grupo de componentes do plasma sangneo que interagem para formar um cogulo sangneo. 2.198 fator de correo: Valor numrico pelo qual o resultado de um exame multiplicado para compensar um erro sistemtico. 2.199 fator reumatide: Anticorpos em amostra de soro que reagem com uma ou mais classes de imunoglobulinas de origem humana (e algumas vezes de outras espcies) e que podem ser especficos de classe ou de subclasse. 2.200 Fc: Poro ou frao da molcula da imunoglobulina derivada da digesto por papana e que consiste na metade Cterminal da cadeia H. Certas propriedades biolgicas esto associadas com esse fragmento, que algumas vezes pode ser facilmente induzido a formar cristais. 2.201 fentipo: Expresso fsica observvel do gentipo quando aplicado a uma caracterstica especfica. 2.202 FIA: Sigla para imunoensaio de fluorescncia. Ver imunoensaio. 2.203 ficoeritrina: Vrios fluorocromos baseados em ficobiliprotenas com uma alta massa molecular (240 000 kDa), derivados de algas ou bactrias, que podem ser conjugados a anticorpos usados para imunotipagem. 2.204 filtragem: Processo de purificao no qual a passagem de fluido atravs de uma substncia porosa resulta na remoo de impurezas, baseado na interao das impurezas com aquela substncia porosa.
NOTA - Essa interao geralmente fsica por natureza e est freqentemente baseada no tamanho da partcula.

2.205 FITC: Sigla para isotiocianato de fluorescena. 2.206 flebotomia: Puno de uma veia ou artria para coletar sangue para propsitos teraputicos ou diagnsticos. 2.207 floculao (reao de): Reao imunolgica na qual o complexo antgeno-anticorpo se apresenta sob a forma de flculos visveis. 2.208 fluido peritonial (fluido asctico): Ultrafiltrado de plasma na cavidade peritonial. 2.209 fluorescedor: Substncia que fluoresce quando excitada por radiao eletromagntica. 2.210 fluorescncia: Breve radiao eletromagntica emitida como um resultado da absoro de radiao (ftons) por um tomo, molcula ou on. 2.211 fluorocromo: Reagente que emite luz visvel quando irradiado com excitao de luz de comprimento de onda baixo. 2.212 fluormetro: Equipamento de laboratrio que mede a intensidade da fluorescncia.
NOTA - O termo fluormetro tambm utilizado como sinnimo de fluormetro.

2.213 FN: Sigla para falso-negativo, resultado falso-negativo. 2.214 folha de dados da segurana do material: Documento informacional descrevendo os perigos apresentados por um agente qumico e que deve ser fornecido pelo fabricante. 2.215 fora centrfuga relativa, FCR: Acelerao centrfuga direcionada para fora de um objeto, movendo-se em um crculo em velocidade angular constante.
NOTAS 1 O termo fora centrfuga rotativa amplamente usado para FCR; entretanto, a quantidade real - fora centrfuga relativa - sem dimenso; desse modo, no uma fora e no deve ser chamada uma fora. 2 Isso pode ser confundido com rotaes por minuto (rpm).

2.216 fornecedor: organizao ou pessoa que fornece um produto. 2.217 fotometria: Medio da intensidade de luz emitida por, passada por ou refletida por uma substncia. 2.218 fotmetro: Equipamento de laboratrio que mede a intensidade de luz emitida por, passada por ou refletida por uma substncia, usualmente por comparao com um padro. 2.218.1 fotmetro de reflectncia: Equipamento de laboratrio projetado para medir a luz refletida de uma superfcie. Ver fotmetro. 2.219 FP: Sigla para falso-positivo, resultado falso-positivo. 2.220 frao: (1) Parte do todo de alguma coisa. (2) Frao da massa: Massa de um componente dividida pela massa do sistema contendo o componente. (3) Frao da substncia: Quantidade de substncia (nmero de molculas) do componente dividida pela quantidade de substncia de todos os componentes no sistema.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

17

(4) Frao do nmero: Nmero de partculas definidas ou entidades elementares constituindo o componente especificado dividido pelo nmero total de partculas definidas no sistema. (5) Frao do volume: Razo do volume de um componente em relao ao total. (6) Frao livre: Frao do analito total no ligado ao receptor. (7) Frao ligada: Frao do analito total ligado ao receptor. 2.221 fragmento de imunoglobulina, fragmento de ligao do antgeno: (1) Regio varivel da molcula da imunoglobulina contendo um stio combinante do anticorpo ao antgeno. 2.222 freqncia: (1) Nmero de ocorrncias de um dado tipo de evento ou do nmero de observaes numa classe especificada. (2) Freqncia relativa: Freqncia dividida pelo nmero total de ocorrncias ou observaes. (3) Freqncia cumulativa: Soma das frequncias da parte de um rol ordenado de observaes, compreendidas desde a do valor em questo at o de menor valor. (4) Distribuio da freqncia: Relao emprica entre os valores de uma caracterstica e as freqncias ou suas freqncias relativas. (5) Em radiao eletromagntica, a velocidade da luz dividida pelo comprimento de onda da radiao. 2.223 garantia da qualidade: Parte da gesto da qualidade focada em prever confiana de que os requisitos da qualidade sero atendidas.
NOTAS 1 Pode haver finalidades internas e externas para a garantia da qualidade: a) garantia interna da qualidade: dentro de uma organizao, a garantia da qualidade estabelece confiana na gesto do laboratrio; b) garantia externa da qualidade: em situaes contratuais e em outras circunstncias, a garantia da qualidade estabelece confiana nos clientes e outros (ver subclusula, teste de proficincia). 2 No laboratrio clnico, costume considerar controle interno da qualidade e avaliao externa da qualidade como partes complementares da garantia da qualidade.

2.224 gesto da qualidade: atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organizao , no que diz respeito qualidade.
NOTA - A direo e controle no que diz respeito qualidade, geralmente inclui o estabelecimento da poltica da qualidade e dos objetivos da qualidade, planejamento da qualidade, controle de qualidade, garantia de qualidade e melhoria da qualidade.

2.225 gesto do laboratrio: Conjunto de atividades tcnicas e administrativas do laboratrio clnico, gerenciadas pelo diretor do laboratrio. 2.226 gel tixotrpico: (1) Material com propriedades de transformao gel-sol, quando submetido a uma fora mecnica (isto , gel para lquido sob agitao com a volta ao gel na ausncia da agitao). (2) Gel separador tixotrpico - Na coleta do sangue - Material inerte, com densidade intermediria entre as clulas e o plasma ou soro que passa por uma mudana temporria na viscosidade durante a centrifugao. Como resultado ocorre a formao de gel que separa as clulas e/ou cogulo do plasma ou soro. 2.227 gentipo: (1) Composio gentica de um organismo, ou grupo de organismos, com referncia a uma nica caracterstica, grupo de caracterstica ou um complexo inteiro de caractersticas. (2) Composio allica especfica de um gene, ou grupo de genes, estabelecida ao nvel do DNA. Ver fentipo. 2.228 germicida: Termo geral que indica um agente que mata microorganismos patognicos em superfcies inanimadas. 2.229 gliclise: Processo pelo qual a glicose convertida em lactato com a subseqente formao de ATP.
NOTA - In vitro, esse processo pode diminuir a concentrao de glicose em uma amostra de sangue pela ao de hemcias.

2.230 globulina: (1) Grupo de protenas que ocorre em tecido animal e vegetal, caracterizado por baixa solubilidade em gua reagente (comparada com albumina) e solubilidade aumentada quando sal adicionado. (2) Alfa-globulina: Um dos vrios grupos de protenas do plasma sangneo, separado em fraes, baseado na mobilidade eletrofortica mais lenta que a da albumina. (3) Beta-globulina: Um dos vrios grupos de protenas de plasma sangneo, separado em fraes, baseado na mobilidade eletrofortica mais lenta que a de alfa-globulina. (4) Gama-globulina: Um dos vrios grupos de protenas plasmticas, separado em fraes, baseado na mobilidade eletrofortica mais lenta que a de beta-globulina.

Cpia no autorizada

18

NBR 14501:2001

2.231 grfico: Folha de informaes na forma de uma tabela, um esquema, curva ou diagrama. 2.232 grfico Levey-Jennings: Grfico que identifica a mdia e seus limites para uma amostra de controle, e mostra resultados de testes de controle por um perodo de tempo. 2.233 gravimetria: Processo de medir a massa (peso) de uma substncia. 2.234 grupo de referncia (grupo de estudo): Nmero adequado de pessoas selecionadas para representar a populao de referncia. 2.235 hapteno: Substncia com um nico eptopo que pode reagir com um anticorpo previamente existente, mas no pode estimular mais produo de anticorpo, a menos que combinada com outras molculas, isto , ela no imunognica por si prpria. 2.236 hemaglutinao: (1) Unio de hemcias. (2) Reaes de aglutinao usando eritrcitos. 2.237 hemlise: (1) Ruptura das hemcias com liberao de hemoglobina. (2) Hemlise beta: Produo de zona clara circundando uma colnia bacteriana no meio de gar sangue, que caracterstico de certas bactrias patognicas. 2.238 hemolisado: Produto que resulta da lise do sangue total. 2.239 heterocitotrpico: Aquele que se liga a outros tipos de clulas. 2.240 hetero: Prefixo que denota outro. 2.241 heteroespecificidade: Descreve um anti-soro com reatividade contra uma variedade de antgenos. 2.242 heterfilo: Termo aplicado a antgenos que ocorrem em mais de uma espcie de animal e que pode estar imunologicamente relacionado a antgenos tambm encontrados em plantas ou micrbios. 2.243 heterognico: Com uma constituio gentica diferente. 2.244 heterlogo: Derivado de outra espcie. 2.245 heterotrpico: Caractersticas de tecidos enxertados em um stio que anatomicamente diferente do seu stio no doador. 2.246 hibridizao: Pareamento de bases de filamentos complementares de cido nucleico por formao de pontes de hidrognio; ligao de sonda para seqncias de cido nucleico especficas ou amplificao de produtos.
NOTA - Hibridizao pode ser realizada tanto com o alvo do cido nucleico e a sonda em soluo ou com o alvo do cido nucleico retido dentro de um espcime de tecido. Essa ltima forma de hibridizao referida como hibridizao in situ.

2.247 hbrido: Qualquer coisa derivada de fontes heterogneas, ou composta de elementos diferentes. 2.248 hibridoma: Clula feita no laboratrio pela fuso de uma clula normal com uma clula cancergena para combinar certas caractersticas de cada uma.
NOTA - Mais especificamente, uma linha celular derivada pela fuso de uma clula B e uma clula de plasmacitoma, usualmente para a produo de anticorpos monoclonais.

2.249 histograma: Grfico de uma distribuio de freqncia no qual a retngulos na horizontal ou eixo x- so dadas larguras proporcionais aos intervalos das quantidades sendo mostradas, e alturas proporcionais freqncia de ocorrncia de quantidades dentro daquele intervalo. 2.250 homo: Prefixo que denota parecido. 2.251 homocitotrpico: Caracterstico de anticorpos que se unem especificamente a certos tipos de clulas da mesma espcie que aquela na qual eles so feitos. 2.252 homogeneidade: Condio de um ser de composio ou estrutura uniforme, com respeito a uma ou mais propriedades especificadas. 2.253 homlogo: Derivado de um animal da mesma espcie. 2.254 HPLC: Sigla para cromatografia lquida de alto desempenho.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

19

2.255 ictercia: Colorao amarelada da pele, do branco dos olhos, etc.


NOTAS 1 Tipicamente devida a um aumento de pigmentos da blis no sangue, especialmente bilirrubina, e freqentemente sintomtica de certas doenas, tais como hepatite. 2 Amostra de um paciente com ictercia pode produzir resultados errneos de testes devido a interferncia tica direta ou a interferncia qumica ou a ambas.

2.256 idioespecificidade: Caracterstica que descreve a reatividade de um anti-soro com um nico subgrupo de uma classe ampla de antgenos. 2.257 iditipo: Caracterstica de um antgeno que o torna nico entre todos os outros do mesmo istipo.
NOTA - O termo usualmente aplicado imunoglobulina monoclonal, e a caracterstica idiotpica tem sido mostrado estar localizada no stio combinante F(ab).

2.258 impreciso: Disperso aleatria de um grupo de resultados replicados ou valores expressos quantitativamente por uma estatstica, tal como desvio-padro ou coeficiente de variao. 2.259 imunoensaio: (1) Qualquer mtodo de exame para detectar uma substncia usando-se um anticorpo reativo. (2) Ensaios de ligao que usa um antgeno especfico ou anticorpo capaz de se unir ao analito. (3) Imunoensaio heterogneo: Mtodo de exame que requer a separao fsica de antgeno marcado livre (ou anticorpo) do antgeno marcado (ou anticorpo) ligado em um complexo imune antes do exame da quantidade marcada. (4) Imunoensaio de ponto final: mtodo de exame onde o ponto final atingido quando a reao antgeno-anticorpo alcana equilbrio eficaz e quando qualquer componente no especfico do ponto final supe-se ser pequeno e constante. (5) Imunoensaio de fluorescncia, FIA: Termo genrico para um imunoensaio no qual o contedo do analito da amostra medido pela quantidade de fluorescncia do anticorpo ou do antgeno ligado.
NOTA - Mtodo de medio que usa um substrato de enzima fluorognica (exemplo: fosfato de metilumbeliferona) e que pode tambm ser classificado como imunoensaio de fluorescncia.

(6) Imunoensaio homogneo: Mtodo de exame no qual nenhum passo de separao realizado. (7) Taxa de imunoensaio: Mtodo de exame do qual o analito medido por uma mudana no sinal com relao ao tempo. (8) Imunoensaio sanduche: Mtodo de exame que usa a unio imunoqumica ou qumica do analito para uma fase slida e a unio imunoqumica de um segundo reagente (marcado) ao analito. (9) Enzima Imunoensaio, EIA: Mtodo de exame que usa as propriedades catalisadoras de uma enzima para a deteco de uma reao imunolgica. (10) Enzima imunoensaio, ELISA: Mtodo de exame heterogneo (requer separao do ligado e do livre), no qual um analito capturado pelo seu correspondente antgeno ou anticorpo, ento detectado por um reagente conjugado enzimtico. 2.260 imunofenotipagem (em citometria de fluxo): Discriminao entre subgrupos celulares utilizando reagentes de anticorpos marcados com fluorescncia que reconhecem molculas associadas membrana. 2.261 imungeno: Qualquer substncia que provoca uma resposta celular e/ou imuno-humoral e a produo de anticorpo num sistema biolgico. 2.262 imunoglobulina, Ig: Qualquer uma das vrias classes de glicoprotenas relacionadas estruturalmente que funcionam como anticorpos ou receptores e so encontradas no plasma, outros fluidos do corpo e nas membranas de certas clulas, e so produzidas pelos linfcitos B e plasmcitos. 2.263 imunoprecipitao: Separao de um antgeno de uma soluo pela formao de um complexo insolvel com seu anticorpo especfico. 2.264 in vitro: Termo latino que significa em vidro, usado para descrever mtodos diagnsticos que analisam processos ou quantidades utilizando amostras de lquidos ou tecidos do corpo em tubos de teste (em vidro) ou outros ambientes artificiais controlados. 2.265 in vivo: Fenmenos que ocorrem em um organismo vivo. 2.266 incerteza de medio: Parmetro, associado ao resultado de uma medio, que caracteriza a disperso dos valores que poderiam razoavelmente ser atribudos ao analito. 2.267 incidncia: Expresso da taxa na qual um certo evento ocorre, por exemplo, o nmero de novos casos de uma doena especfica ocorrido durante um perodo especfico. Ver prevalncia.

Cpia no autorizada

20

NBR 14501:2001

2.268 inclinao: Relao entre a mudana nos eixos de y e x de dois pontos ao longo de uma linha.
NOTAS 1 A inclinao representada pelo smbolo m na equao linear y = mx + b. 2 Essa pode ser ou positiva ou negativa.

2.269 indicador da qualidade: (1) Dados objetivos que representam a condio de um processo com respeito a um aspecto definido da qualidade ou o seu desvio de uma meta predefinida. (2) Processo sistemtico de avaliar o desempenho do sistema da qualidade ou de um dos seus elementos, e que demonstra a melhoria contnua da qualidade. 2.270 ndice: Parte fixa ou mvel de um dispositivo mostrador, cuja posio em relao s marcas de escala permite determinar um valor. 2.271 inexatido: Diferena numrica entre um valor e o valor aceito como verdadeiro. Ver exatido. 2.272 ingrediente ativo: Constituinte que participa na reao qumica usada para medir ou detectar o analito. 2.273 inibio da aglutinao: Mtodo de exame no qual antgeno solvel no meio de teste reage com anticorpo solvel, desse modo inibindo a aglutinao de partculas indicadoras.
NOTAS 1 Em ensaios de inibio de aglutinao, antgeno solvel ligado a partculas compete por anticorpo solvel. 2 Com relao a inibio da hemaglutinao viral, os anticorpos resultantes de um hospedeiro com uma infeco especfica so as formas mais comuns de inibio de aglutinao. Nesse caso, os anticorpos especficos virais bloqueiam os stios no vrus que aglutina eritrcitos.

2.274 inoculao: Implantar microorganismos ou outras substncias em um meio de cultura ou em organismo vivo para deix-los crescer. 2.275 inculo: Substncia, ou poro de um espcime, implantada em um meio de cultura ou em organismo vivo. 2.276 inspeo: Atividades tais como medio, exame, ensaio, verificao com calibradores ou padres, de uso ou mais caractersticas de uma entidade e a comparao dos resultados com requisitos especificados, a fim de determinar se a conformidade para cada uma dessas caractersticas obtida. 2.277 instruo ao paciente: Informao provida pelo laboratrio clnico para o preparo do paciente na realizao da coleta do material ou da amostra. 2.278 instruo de coleta: Procedimento do laboratrio clnico para a realizao da coleta do material ou da amostra para a realizao de um exame. 2.279 instruo de trabalho: Documento do sistema da qualidade do laboratrio clnico que contm as informaes sistematizadas, detalhadas, escritas e necessrias para a realizao de um dado mtodo de exame. 2.280 instruo de uso: Informaes fornecidas pelos fabricantes junto com o instrumento ou sistema de reagentes contendo instrues para o uso adequado, segurana e correta operao, manuteno e problemas bsicos do instrumento ou sistema de reagentes.
NOTA - Esta informao pode ser suprida na forma de manuais, gravaes de udio ou vdeo, etc.

2.281 intercambiabilidade: Capacidade de um produto, processo ou servio ser usado em lugar de outro para cumprir os mesmos pr-requisitos ou intercambiabilidade: capacidade de uma entidade ser usada em lugar de outra, sem alteraes, para cumprir os mesmos pr-requisitos. 2.282 interferncia: Aumento ou diminuio irreal na concentrao aparente ou intensidade de um analito devido presena de uma substncia que reage no especificamente ou com o reagente detector ou com o prprio analito. 2.283 interferncia analtica: Erro sistemtico de exame causado por um interferente analtico. 2.284 interferente analtico: Componente que tem influncia no resultado do analito. 2.285 interior do recipiente: Todas as superfcies internas de um recipiente, incluindo sua tampa, que entram em contato com o contedo. 2.286 interpolao: Processo de determinar o valor de uma funo ou quantidade entre dois ou mais pontos no qual tenha valores prescritos, tal como entre valores de calibradores. 2.287 interseo: (1) Ponto onde uma funo cruza um eixo. (2) Valor de uma varivel, quando o valor para as outras variveis for zero.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

21

2.288 intervalo: Faixa dentro da qual alguma quantidade ou conceito se aplica, declarado como os valores mais altos e mais baixos envolvidos. Ver faixa. 2.289 intervalo de confiana: Faixa de valores entre dois limites de uma caracterstica da qualidade que, dentro da confiana estabelecida, necessariamente conter o resultado esperado. 2.290 intervalo de medio: Intervalo fechado de valores possveis admitidos por um procedimento de medio e delimitado pelo limite inferior e pelo limite superior de determinao. 2.291 intervalo de valor de referncia: Intervalo fechado de valores, que contm os valores de referncia de um analito de uma populao, estabelecido segundo um mtodo de exame.
NOTA - O intervalo de valor de referncia pode descrever uma dada condio especfica de uma populao, como, por exemplo, as fases do ciclo menstrual da mulher ou outro tipo de condio.

2.292 isoforma: Vrias formas de uma nica protena que tem a mesma estrutura antignica que diferem em menor contedo de aminocido e/ou estrutura estrica. 2.293 kit: Um conjunto de componentes (reagentes e outros materiais) empacotados juntos, destinado realizao de um procedimento analtico. Ver conjunto de reagentes. 2.294 laboratrio clnico: Instalao destinada realizao de exames biolgicos, microbiolgicos, sorolgicos, qumicos, imunolgicos, hematolgicos, biofsicos, citolgicos, patolgicos, parasitolgicos, genticos, exames periciais ou outros exames, de material ou amostra de paciente, com a finalidade de fornecer informaes para o diagnstico, preveno ou tratamento de doena ou deficincia de seres humanos, ou para a avaliao da sade dos mesmos. 2.295 laboratrio de apoio: Laboratrio que executa exames em amostras enviadas por outros laboratrios. 2.296 laboratrio de ensino: Laboratrio que tambm utilizado para fins didticos e de treinamento. 2.297 laboratrio de referncia: Laboratrio de excelncia, reconhecido formalmente por entidade de cunho cientfico, nacional ou internacional, governamental ou privado, utilizado para comprovao de resultados laboratoriais. 2.298 laboratrio especializado: Laboratrio que realiza exames referentes a uma ou mais reas definidas: bacteriologia, micobacteriologia, micologia, virologia, parasitologia, imunologia, bioqumica, toxicologia, urinlise, hormonologia, radioimunoensaios, histocompatibilidade, citogentica, imuno-hematologia, biologia molecular, etc. 2.299 laboratrio geral: Laboratrio que realiza a maioria dos exames de anlises clnicas, anatomia patolgica, citopatologia ou patologia clnica. 2.300 laboratrio independente: Laboratrio que no est ligado a qualquer instituio. 2.301 laboratrio institucional: Laboratrio que est subordinado administrativamente a uma instituio. 2.302 laboratrio principal: Laboratrio sede de uma organizao laboratorial, que tenha laboratrio(s) satlite(s). 2.303 laboratrio satlite: Laboratrio que faz parte de um mesmo estabelecimento laboratorial, porm de localizao diversa, que realiza parte dos exames e envia os demais para o laboratrio principal. 2.304 laudo: Documento escrito, validado e autorizado pelo diretor do laboratrio ou seu substituto, que contm o(s) resultado(s) do(s) exame(s). 2.305 LD: Sigla para limite de deteco. 2.306 lei de Beer: Relao matemtica que define a quantidade de energia radiante absorvida por uma dada concentrao de substncia de um material. 2.307 lei de Lambert-Beer: Afirmao de que absorbncia da energia radiante por uma amostra homognea contendo uma substncia absorvente diretamente proporcional concentrao da substncia absorvente e espessura da amostra na via tica. 2.308 ligao no especfica: Unio no atribuvel ligao especfica a um receptor. 2.309 ligante: Entidade que se une a um receptor.
NOTAS 1 Por exemplo, um tomo, on, molcula, anticorpo, hormnio ou droga. 2 Em teste imunolgico, os termos ligante e analito so freqentemente usados como sinnimos.

2.310 limiar imune: Nvel mnimo de anticorpos especficos necessrio para a proteo de uma pessoa contra um agente infeccioso. 2.311 limite: (1) Extenso mais distante de uma entidade, conceito ou quantidade. (2) Limite de quantificao (LQ): A menor quantidade do analito em uma amostra que pode ser quantitativamente determinada com preciso aceitvel conhecida e exatido aceitvel definida, sob condies experimentais conhecidas.

Cpia no autorizada

22

NBR 14501:2001

(3) Limite de tolerncia: Limites especificados para erro permitido. (4) Limite de confiana: Nmero ou par de nmeros que definem um intervalo de confiana. Ver intervalo de confiana. (5) Limite de deteco: Capacidade de identificar a presena de um analito em determinadas condies ou de determinar quantitativamente a sua quantidade dentro de limites definidos de preciso. 2.312 limites de erros admissveis (de um equipamento): Valores extremos de um erro admissvel por especificaes, regulamentos, etc., para um dado equipamento. 2.313 linear: (1) De ou pertencente a linhas. (2) Equao linear: Equao que representa uma linha reta. 2.314 linearidade: Propriedade, dentro de determinado intervalo, em proporcionar resultados que so diretamente proporcionais concentrao do analito na amostra. 2.315 liofilizado: Resultado do processo de secagem e congelamento a vcuo de um material lquido para tornar seus componentes mais estveis. 2.316 lipemia: Condio na qual nveis de lipdios no sangue so suficientemente elevados para fazer com que a amostra do paciente parea leitosa ou turva.
NOTA - Isso pode produzir resultados errneos para alguns exames como resultado de interferncia fsico-qumica direta ou por causar mudanas na frao do plasma.

2.317 LISE: Ruptura da membrana citoplasmtica ou nuclear com liberao do seu contedo. 2.318 lote: (1) Quantidade de um produto para diagnstico de uso in vitro produzido em um ciclo de fabricao, cuja caracterstica essencial a homogeneidade. (2) Um ou mais componentes ou instrumentos acabados de um nico tipo, modelo, classe ou composio, que so fabricados sob as mesmas condies e tm caractersticas e qualidades uniformes dentro de limites especificados. (3) Uma quantidade definida de material, do produto inicial, intermedirio ou acabado que so uniformes em suas propriedades e tenham sido produzidas em um processo ou sries de processos. 2.319 manual da qualidade: Documento que especifica o sistema de gesto da qualidade de uma organizao.
NOTA - Manuais da qualidade podem variar em detalhe e formato para se adequar ao tamanho e complexidade de uma organizao.

2.320 material biolgico infeccioso: Material que se sabe conter microorganismos viveis ou outros agentes transmissveis (exemplo: prons), conhecidos ou suspeitos de causar doenas no homem. 2.321 material de controle: Qualquer material usado para avaliao e/ou verificao das caractersticas de desempenho de um procedimento analtico. 2.322 material de referncia, preparao de referncia, MR: Material ou substncia que tem um ou mais valores de propriedades, que so suficientemente homogneos e bem estabelecidos para serem usados na calibrao de um aparelho, na avaliao de um mtodo de medio ou atribuio de valores a materiais. 2.323 material de referncia certificado (MRC): Material de referncia, acompanhado por um certificado, com um ou mais valores de propriedades, e certificado por um procedimento que estabelece sua rastreabilidade obteno exata da unidade na qual os valores das propriedades so expressos, e cada valor certificado acompanhado por uma incerteza para um nvel de confiana estabelecido. 2.324 material de referncia primrio: Material de referncia com as mais altas qualidades metrolgicas e cujo valor determinado por um procedimento de medio de referncia primrio. 2.325 material de paciente: Uma ou mais partes retiradas de um sistema humano e destinadas realizao de exame ou preparo da amostra do paciente. 2.326 material substituto: Material usado como substituto para material biolgico, sem ter todas as caractersticas funcionais de tais materiais. 2.327 matriz: Todos os componentes de um sistema de material ou amostra, exceto o analito. 2.328 mdia: (1) Medida de tendncia central. (2) Soma dos valores de um conjunto de dados, dividida pelo nmero (n) do conjunto.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

23

2.329 mediana: (1) Medida de tendncia central. (2) Parte central em uma srie de valores distribudos por ordem de uma magnitude 2.330 medida materializada: Dispositivo destinado a reproduzir ou fornecer, de maneira permanente durante seu uso, um ou mais valores conhecidos de uma dada grandeza. 2.331 melhoria da qualidade: Parte da gesto da qualidade focada no aumento da capacidade de satisfazer os requisitos da qualidade.
NOTA - Os requisitos podem estar relacionados a qualquer aspecto, tais como eficcia, eficincia ou rastreabilidade.

2.332 mensurando: Ver analito e constituinte. 2.333 mtodo definitivo: Mtodo de exame que foi submetido a uma minuciosa investigao e avaliao quanto a fontes de inexatido e inespecificidades. 2.334 mtodo de comparao designado: Mtodo(s) plenamente especificado(s) que, na ausncia de um mtodo de referncia credenciado, serve(m) como base comum para a comparao de mtodos e materiais de referncia de campo, e para o desenvolvimento de valores principais determinados ou caractersticas principais estabelecidas. 2.335 mtodo de referncia: Mtodo minuciosamente investigado, no qual descries claras e exatas das condies e procedimentos so dadas para a exata determinao de um ou mais valores de analitos, e no qual a exatido e a preciso documentadas do mtodo so compatveis com o uso para avaliar a exatido de outros mtodos para se medir os mesmos valores, ou para designar valores de mtodos de referncia para materiais de referncia. 2.336 microorganismo: Organismo que pequeno demais para ser visto a olho nu, tais como bactrias, vrus, mofos, leveduras, protozorios e alguns fungos e algas. 2.337 moda: (1) Medida de tendncia central. (2) O valor mais freqente em uma srie de informaes. 2.338 monitorar: (1) Acompanhar e avaliar os dados fornecidos. (2) Observar, gravar ou detectar diretamente, ou com instrumentos, de uma maneira que tenha efeito mnimo no fenmeno avaliado. 2.339 monoclonal: Derivado de um nico clone de clulas. 2.340 monoespecificidade: Imunorreatividade de um anticorpo ou anti-soro com apenas o seu determinante antignico. 2.341 morfologia: Forma e estrutura de um organismo, rgo ou parte. 2.342 MRC: Sigla para material de referncia certificado. Ver material de referncia e material de referncia padro (MRP). 2.343 mutgeno: Substncia conhecida por causar alteraes moleculares do DNA ou RNA de clulas. 2.344 mltiplo de uma unidade: Unidade superior de medida, que formada a partir de uma dada unidade, de acordo com convenes de escalonamento. 2.345 no-conformidade: No cumprimento de um requisito especificado. 2.346 no-especificidade: Reatividade de um agente em um sistema teste para outras substncias que o analito de interesse. 2.347 no-paramtrico: Em estatstica, no requerendo afirmaes sobre parmetros ou sobre a forma da distribuio fundamental. 2.348 negatividade: Incidncia de resultados verdadeiros negativos, quando o exame aplicado a um material de paciente sabidamente no portador da doena. 2.349 nvel de confiana: Valor da probabilidade associada a um intervalo de confiana. 2.350 nvel de deciso, ponto de deciso, nvel de cut-off: Valor de teste ou estatstica que marca o limite superior (ou inferior) entre um resultado aceitvel ou negativo (normal) e um resultado inaceitvel ou positivo (anormal). 2.351 nucldeo: Espcie de tomo com nmeros especificados de prtons e neutrons em seu ncleo.
NOTA - A natureza de um nucldeo indicada no ambiguamente pelo smbolo qumico do elemento e o nmero de ncleons (soma de 12 32 prtons e nutrons = nmero da massa) mostrado como um ndice superior esquerda do smbolo elemental; por exemplo: C, P.

Cpia no autorizada

24

NBR 14501:2001

2.352 nmero do lote, nmero de controle: (1) Identificao alfanumrica e/ou simblica colocada no rtulo, pelo fabricante, que possibilita que o histrico de fabricao do produto seja traado. (2) Nmero de lote: designao impressa na etiqueta dos produtos para diagnstico de uso in vitro a que este pertence. 2.353 osmose reversa: Processo no qual a gua forada, sob presso, atravs de uma membrana semipermevel, deixando para trs ons orgnicos dissolvidos e impurezas suspensas. 2.354 paciente: Pessoa em cujo material o laboratrio clnico realiza um ou mais exames. 2.355 padro: Material de medida, instrumento de medio, material de referncia ou sistema de medio destinado a definir, conservar ou reproduzir uma unidade ou mais valores de uma grandeza para servir como referncia. 2.355.1 padro biolgico: Preparado que tenha sido calibrado em unidades internacionais contra os preparados ou padres internacionais da Organizao Mundial de Sade (OMS). 2.355.2 padro de referncia: Padro, geralmente, tendo a mais alta qualidade metrolgica disponvel em um dado local ou em uma dada organizao, a partir do qual as medies l executadas so derivadas. 2.355.3 padro de trabalho: Padro utilizado rotineiramente para calibrar ou controlar mtodos de exames, equipamentos ou materiais de referncia. 2.355.4 padro de transferncia: Padro utilizado como intermedirio para comparar padres. 2.355.5 padro internacional: Padro reconhecido por um acordo internacional para servir, internacionalmente, como base para estabelecer valores a outros padres da grandeza. 2.355.6 padro itinerante: Padro, algumas vezes de construo especial, para ser transportado entre locais diferentes. 2.355.7 padro nacional: Padro reconhecido por uma deciso nacional para servir, em um pas, como base para estabelecer valores a outros padres da grandeza. 2.355.8 padro ouro (exame padro ouro): Termo no especfico que indica qual(is) processo(s) ou material(is) disponvel(is) o de melhor aproximao da verdade. Este termo est em desuso. 2.355.9 padro primrio: Padro que designado ou amplamente reconhecido como tendo as mais altas qualidades metrolgicas e cujo valor aceito sem referncia a outros padres de mesma grandeza. 2.355.10 padro secundrio: Padro cujo valor estabelecido por comparao a um padro primrio da mesma grandeza. 2.356 padres biolgicos internacionais da OMS: Materiais de referncia certificados pela OMS que, geralmente como resultado de uma avaliao de consenso internacional, tm sido designados unidades internacionais para quantificao do analito.
NOTA - Estados membros da Assemblia Mundial de Sade concordaram em submeter seu controle de qualidade nacional aos existentes padres biolgicos internacionais da OMS e s unidades internacionais associadas ou seus equivalentes.

2.357 paralaxe: Deslocamento aparente de um objeto observado, quando se muda o ponto de observao. 2.358 paralelismo: Extenso para a qual a relao dose-resposta entre dois materiais constante para a faixa de concentraes examinada.
NOTA - Por exemplo, calibrador versus espcimes desconhecidos.

2.359 paramtrico (em estatstica): Caracterstica populacional que pode ser aplicada apropriadamente somente para um contnuo quantitativo, usualmente para distribuies especficas. 2.360 parmetro: Quantidade utilizada para descrever a probabilidade de distribuio de uma varivel aleatria. Refere-se a uma caracterstica da populao, enquanto que uma estatstica se refere a uma caracterstica de uma amostra.
NOTA - O termo parmetro no deve ser usado como um sinnimo para analito.

2.361 PCR: Sigla para reao em cadeia da polimerase. 2.362 permutabilidade de um material: Ver comutabilidade de um material. 2.363 pessoa autorizada: Indivduo habilitado legalmente para proceder exames ou receber resultados de exames, ou ambos. 2.364 pessoa de referncia: Pessoa que selecionada para exame, com base em critrios bem definidos (exemplo: idade, gnero, estado de sade e/ou doena). 2.365 pessoal: Conjunto dos cargos do laboratrio clnico exercidos por pessoas em suas dependncias ou no. 2.366 pessoal tcnico: Conjunto dos cargos do laboratrio clnico, exercidos por pessoa com formao comprovada para realizar um ou mais exames, em parte ou no todo. 2.367 pH: Smbolo para o potencial de hidrogeninico, definido como o logaritmo decimal negativo da atividade inica do hidrognio.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

25

2.368 pK: Smbolo usado quase exclusivamente para representar o conceito de logaritmo decimal negativo da aparente constante de dissociao, quantitativamente definido sob condies especificadas.
NOTA - Por exemplo, do equilbrio cido carbnico-bicarbonato no plasma.

2.369 planejamento da qualidade: Parte da gesto da qualidade focada no estabelecimento dos objetivos da qualidade e que especifica os recursos e processos operacionais necessrios para atender a estes objetivos.
NOTA - A elaborao de planos de qualidade pode fazer parte do planejamento da qualidade: a) planejamento do produto: identificao, classificao e ponderao das caractersticas relativas qualidade, bem como a definio dos objetivos, dos requisitos para a qualidade e das restries. b) planejamento gerencial e operacional: preparao da aplicao do sistema da qualidade, incluindo a organizao e a programao. c) preparao de planos da qualidade e identificao de aes para a melhoria da qualidade.

2.370 plano de amostragem: Planejamento especfico para determinar o nmero de unidades de um produto (ou componentes ou instrumentos acabados) de um lote que est sendo retirado para inspeo e o critrio associado para determinar a aceitabilidade do lote.
NOTA - Um plano de amostragem contm ou se refere s instrues para a estratgia de amostragem (que o mtodo estabelecido para se obter uma amostra adequada).

2.371 plasma: Parte lquida do sangue total que permanece aps a separao dos elementos celulares em um receptculo contendo um anticoagulante, ou separada por filtragem ou centrifugao contnua do sangue anticoagulado em um procedimento de afrese. 2.372 poder de deteco de erros: Probabilidade estatstica de um sistema de controle da qualidade de detectar mudanas que excedam os limites definidos. 2.373 policlonal: Pertencente s clulas ou produtos celulares derivados de diferentes clones e tendo afinidade para diferentes eptopos do mesmo antgeno e/ou de diferentes antgenos. 2.374 poltica da qualidade: Intenes e diretrizes globais de uma organizao, relativas qualidade, formalmente expressas pela alta direo.
NOTAS 1 A poltica da qualidade geralmente consistente com a poltica geral da organizao e fornece uma estrutura para se estabelecer os objetivos da qualidade. 2 Os princpios de gesto da qualidade apresentados nesta norma podem formar uma base para o estabelciemtno da poltica da qualidade.

2.375 populao de referncia: Grupo de pessoas em um estado de sade ou doena. 2.376 populao de referncia biolgica: Amostra definida de indivduos que so usados para determinar o intervalo de referncia de uma propriedade especificada. 2.377 populao: Totalidade das pessoas sob estudo. 2.378 poro: Quantidade especificada ou limitada. 2.379 poro analtica: Poro de material retirada da amostra analtica na qual o exame ou observao feito. 2.380 positividade: Incidncia de resultados verdadeiros positivos, quando um exame aplicado a um paciente sabidamente portador da doena. 2.381 potncia (em teste imunolgico): (1) Caracterstica de um anticorpo que representa a concentrao deste e a avidez para um dado antgeno-substrato num mtodo definido. (2) Caracterstica de um antgeno que representa a concentrao deste num mtodo definido. 2.382 preciso: Melhor concordncia entre medies repetitivas obtidas sob condies estabelecidas.
NOTA - Preciso no tipicamente representada como um valor numrico, mas expressa quantitativamente em termos de impreciso - o SD ou CV dos resultados em um grupo de medies replicadas.

2.383 preciso: Caracterizado pela propriedade, em repetidas medies de concordar com limites especificados. 2.384 preparado de referncia biolgica internacional da OMS: O mesmo que padres biolgicos internacionais da OMS, exceto os que no so cobertos pelas resolues da Assemblia Mundial de Sade.

Cpia no autorizada

26

NBR 14501:2001

2.385 prevalncia: Extenso da ocorrncia expressa como uma frao dos nmeros afetados pela doena ou condio comparada com o nmero total de membros em um grupo especificado. Ver incidncia. 2.386 princpio do mtodo: Descrio do fundamento ou do princpio cientfico de um mtodo de exame.
NOTAS 1 Nome de fabricante de produto para diagnstico ou de tipo de equipamento no princpio do mtodo. 2 O princpio do mtodo deve expressar os conceitos fsicos, qumicos, fsico-qumicos, genticos, histolgicos, microbiolgicos ou similar, que fundamentam cientificamente o mtodo de exame.

2.387 probabilidade pr-analtica: Probabilidade a priori de um estado clnico especfico antes que resultados de um exame sejam conhecidos.
NOTA - Essa probabilidade pode ser obtida por estimativas da prevalncia de uma doena em uma populao ou por uma estimativa clnica da probabilidade de uma doena existente em um dado paciente.

2.388 procedimento: (1) Forma especificada de executar uma atividade. (2) Conjunto de operaes importantes e necessrias para realizar um objetivo. 2.389 procedimento de exame de referncia: Mtodo de exame reconhecido que mostra a incerteza necessria ao seu uso especfico, especialmente na avaliao da exatido de outros procedimentos para a mesma grandeza e na caracterizao de materiais de referncia. 2.390 processo analtico: Conjunto de operaes, descritas especificamente, usadas na realizao de exames de acordo com determinado mtodo. 2.391 processo ps-anlitico: Etapas que se iniciam em ordem cronolgica a partir da transmisso do resultado do exame, incluindo sua formatao e interpretao, terminando aps as amostras do paciente terem sido descartadas. 2.392 processo pr-analtico: Etapas comeando, em ordem cronolgica, a partir da requisio do exame e incluindo a requisio de exame, preparo do paciente, coleta, transporte para e dentro do laboratrio e terminando com o incio do exame. 2.393 produo da quantidade de fluorescncia: Razo das quantidades de luz que so emitidas como fluorescncia para o nmero de quantidades que so absorvidas por um fluorescedor. 2.394 produtos para diagnstico de uso in vitro: Reagentes, padres, calibradores e controles, junto com as instrues para seu uso, que contribuam para realizar uma determinao quantitativa, qualitativa ou semiquantitativa de uma amostra biolgica e que no estejam destinados a cumprir funo anatmica, fsica ou teraputica; que no sejam ingeridos, injetados ou inoculados em seres humanos e que so utilizados unicamente para prover informao sobre amostras obtidas do organismo humano, no laboratrio. 2.395 qualidade: grau no qual um conjunto de caractersticas inerentes satisfaz a requisitos.
NOTAS 1 O termo qualidade pode ser usado com adjetivos tais como m, boa ou excelente. 2 Inerente, ao contrrio de atribudo, significa a existncia de alguma coisa, especialmente como uma caracterstica permanente.

2.396 qualificao: Caractersticas e habilidades obtidas atravs de educao, treinamento e/ou experincia, medidas contra requisitos estabelecidos como padres ou testes, que qualificam uma pessoa a desempenhar uma determinada funo. 2.397 qualificado: Designao do estado de uma entidade que demonstra a capacidade de atender os requisitos especificados. 2.398 qualitativo: Caracterizao aplicada aos exames de laboratrio que detectam ou identificam um analito, um constituinte ou uma condio. 2.399 quantidade: (1) Atributo de um fenmeno, corpo ou substncia, que pode ser distinguido qualitativamente e determinado quantitativamente. (2) Quantidade de base: Umas das quantidades que num sistema de quantidades, so convencionalmente aceitas como independentes uma das outras (exemplo: comprimento, massa, tempo). (3) Quantidade derivada: Uma quantidade definida em um sistema de quantidades em funo de quantidades de base daquele sistema (exemplo: velocidade = comprimento/tempo).

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

27

2.400 quantil: (1) Fractil de uma varivel aleatria ou distribuio de probabilidade. (2) Uma das classes de valores de uma varivel que divide a freqncia total de uma amostra ou populao em um dado nmero de propores iguais. (3) P-quantil o valor da varivel aleatria para a qual a funo de distribuio igual a p (0 < p < 1). 2.401 quantitativo: Caracterizao aplicada aos exames laboratoriais que do resultados expressos em uma quantidade ou nvel numrico de um analito em uma amostra. 2.402 radioimunoensaio, RIA: Mtodo de exame no qual um anticorpo radiomarcado e um analito so usados para medir a quantidade do analito em uma amostra. Ver imunoensaio. 2.403 radiomarcao: Processo de incorporar um radionucldeo ou covalentemente lig-lo a uma molcula. 2.404 radionucldeo: Nucldeo que radioativo.
NOTA - Ele emite fluxo de radiao devido desintegrao dentro do ncleo.

2.405 rastreabilidade: (1) Propriedade do resultado de uma medio ou do valor de um padro estar relacionado a referncias estabelecidas, geralmente padres nacionais ou internacionais, atravs de uma cadeia contnua de comparaes, todas tendo incertezas estabelecidas (incerteza total de uma calibrao). (2) Capacidade de recuperao do histrico, da aplicao ou da localizao de uma entidade, por meio de identificaes registradas.
NOTAS 1 Conceito freqentemente expresso pelo adjetivo rastrevel. 2 Cadeia no quebrada de comparaes chamada de cadeia de rastreamento.

2.406 razo: Comparao entre dois nmeros ou quantidades usando diviso. 2.407 reao em cadeia da polimerase, RCP: Mtodo para produzir mltiplas cpias de um segmento de DNA ou RNA para testar a presena do organismo de interesse. 2.408 reagente: Substncia empregada para produzir uma reao bioqumica, qumica, citoqumica, imunoqumica, histolgica, imunolgica ou similar, ou para converter uma substncia em outra. 2.409 reagente cromognico: (1) Substncia que reage com determinados grupos qumicos presentes ou induzidos nas clulas ou tecidos, com a formao de um composto corado in situ. (2) Substncia que reage com determinados analitos com formao de cor diretamente proporcional concentrao destes analitos. Exemplos de reagentes cromognicos tpicos: sais de diaznio e reagente de Schiff. 2.410 reagentes de referncias internacionais da OMS: Reagentes certificados pela OMS, estabelecidos para uso qualitativo como anti-soros especficos para a identificao de microorganismos ou seus produtos. 2.411 reatividade cruzada (em imunologia): Reao de um anticorpo com um antgeno que no seja aquele que provocou sua formao, como um resultado de determinantes antignicos idnticos, semelhantes ou compartilhados. 2.412 receptor: Qualquer uma das vrias molculas de protena especfica nas membranas superficiais de clulas e organelas s quais molculas complementares, tais como hormnios, neurotransmissores, antgenos ou anticorpos, podem se ligar. 2.413 reconstituir: Acrescentar um diluente lquido especificado a um calibrador seco, controle ou reagente, para tornar sua concentrao como estava antes de desidratar. 2.414 recuperao: Aumento mensurvel na concentrao ou atividade do analito em uma amostra, depois de adicionar uma quantidade conhecida daquele analito amostra. 2.415 RIA: Sigla para radioimunoensaio. Ver nucldeo, radionucldeo. 2.416 risco: Taxa provvel de ocorrncia de um perigo causando dano e o seu grau de severidade. 2.417 reflectncia: (1) Relao entre o fluxo laminoso refletido por uma superfcie e o que incide nela. (2) Fora radiante refletida de superfcies de um sistema em uma direo especificada.

Cpia no autorizada

28

NBR 14501:2001

2.418 refractmetro: Equipamento de laboratrio usado para medir o ndice de refrao de um material. 2.419 registro: Documento que fornece evidncia objetiva de atividades realizadas ou resultados obtidos. 2.420 regresso, anlise de regresso: Processo de estimar os parmetros de um modelo, otimizando-se o valor de uma funo objetiva e ento testando-se as previses resultantes para significncia estatstica contra um modelo hipottico apropriado. (1) Regresso linear: Clculo estatstico que resulta em coeficientes que descrevem a relao linear suposta entre valores de uma varivel dependente e uma independente onde a varivel independente conhecida exatamente. (2) Regresso ortogonal; regresso enviesada, regresso Deming: Clculo estatstico que resulta em parmetros que descrevem a relao linear suposta entre valores de uma varivel dependente e uma independente, onde a varivel independente suposta de variar normalmente. 2.421 repetibilidade: (1) Capacidade de um sistema ou instrumento de fornecer indicaes rigorosamente semelhantes para aplicaes repetidas do mesmo analito sob as mesmas condies de medio. (2) Repetibilidade das medies/medida de repetibilidade: Maior proximidade de concordncia entre os resultados de sucessivas medies do mesmo analito executadas sob as mesmas condies de medio. (3) Condies de repetibilidade: Condies onde resultados de exames independentes so obtidos com o mesmo mtodo em material de exame idntico, no mesmo laboratrio, pelo mesmo operador, usando o mesmo equipamento dentro de um curto intervalo de tempo. Ver preciso, impreciso, reprodutibilidade. 2.422 replicao: Repetio de uma srie completa de todos os itens a serem comparados em um experimento.
NOTA - Cada uma das repeties chamada um replicado.

2.423 replicar: Repetir um experimento ou um exame para checar a preciso dos resultados. 2.424 reprodutibilidade: A mais prxima concordncia entre os resultados do mesmo analito, onde as medies so feitas, sob condies diferentes, como por exemplo: princpio ou mtodo de exame, observador, equipamento, localizao, condies de uso e tempo. 2.425 resduo: Qualquer material para o qual no h mais uso futuro no laboratrio.
NOTAS 1 Ele pode resultar de atividades biolgicas (exemplo: excretos) ou de atividades institucionais ou domsticas (exemplo: lixo) 2 O termo pode ser modificado por adjetivos especficos, tais como perigoso, infeccioso, e radioativo, para denotar certas caractersticas.

2.426 resduo infeccioso: Resduo contendo ou suposto conter patgenos de virulncia e quantidade suficientes, de modo que a exposio ao resduo por um hospedeiro susceptvel possa resultar em uma doena. 2.427 resduo radioativo: Substncias que so radioativas a nveis acima dos limites de segurana (mais do que 0,05 mCi).
NOTA - Se a atividade estiver abaixo desse nvel, o resduo no precisa ser considerado um perigo radioatiativo.

2.428 resistividade; resistncia especfica: (1) Razo entre a queda da intensidade eltrica e a rea seccional cruzada. (2) Resistncia entre faces opostas de um centmetro cbico de um dado material a uma temperatura especificada.
NOTA - Resistividade tambm a recproca de condutividade.

2.429 resoluo: Menor diferena entre indicaes de um dispositivo mostrador que pode ser significantemente percebida. 2.430 responsvel tcnico: Responsvel tcnico e legal pelo laboratrio clnico. 2.431 responsvel tcnico substituto: Responsvel tcnico do laboratrio clnico designado pelo diretor do laboratrio para substituir o responsvel tcnico em suas ausncias e impedimentos. 2.432 resultado do exame: Valor do analito, obtido por exame. 2.433 resultado corrigido: Resultado de um exame aps correo devida a erros sistemticos. 2.434 resultado falso-negativo, falso negativo, FN: Resultado de exame negativo para um paciente ou amostra que , na verdade, positivo para a condio ou analito em questo. 2.435 resultado falso-positivo, falso positivo, FP: Resultado de exame positivo para um paciente ou amostra que , na verdade, negativo para a condio ou analito em questo. 2.436 resultado no-corrigido: Resultado de um exame antes da correo devida a erros sistemticos.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

29

2.437 RIA: Sigla para radioimunoensaio. Ver nucldeo, radionucldeo. 2.438 rtulo: Identificao impressa, litografada, pintada, gravada a fogo, a presso ou decalque, aplicada diretamente sobre recipientes, envoltrios ou qualquer outro protetor de embalagem interna ou externa, no podendo ser removida ou alterada facilmente com o uso do produto, durante o transporte ou armazenamento do mesmo. 2.439 sangue total: Sangue coletado em uma soluo anticoagulante, com ou sem a adio de nutrientes, e no separado por sedimentao ou centrifugao. 2.440 saturar: Dissolver uma substncia at aquela concentrao alm da qual a adio de mais, resulta em duas fases. 2.441 segurana: Estado no qual o risco de danos pessoais est limitado a um nvel aceitvel. (1) Liberdade de ocorrncia do risco de dano inaceitvel. (2) Segurana bsica: Proteo contra riscos fsicos diretos, quando aparelhos laboratoriais so adequadamente usados sob condies normais ou razoavelmente previsveis, relacionadas, como por exemplo, fora mecnica, biocompatibilidade e esterilidade. (3) Segurana condicional: Aspectos de segurana de aparelhos laboratoriais dependentes do uso adequado, manuseio, teste ou instalaes dos aparelhos, providos pelo fabricante, sozinho ou em combinao com fornecedores de servio. (4) Segurana incondicional: Aqueles aspectos do projeto de fabricao de um aparelho mdico que o tornam intrinsecamente seguro e no dependente do usurio ou instalador para sua eficcia. (5) Segurana descritiva: Requisitos e procedimentos para instalao, uso e monitoramento de aparelhos mdicos que garantam sua segurana contnua. 2.442 semi-automtico: Caracterizao aplicada a um instrumento ou sistema no qual alguns dos passos no processo analtico so mecanizados mas outros requerem a interveno do operador. 2.443 sensibilidade: (1) Em exame quantitativo: Variao da resposta de um sistema analtico ou equipamento, dividida pela resposta correspondente ao estmulo. (2) Em exame qualitativo: Propriedade do mtodo de exame em obter resultados positivos de acordo com resultados positivos obtidos pelo mtodo de referncia. (3) Sensibilidade clnica: Proporo de pacientes com uma condio clnica bem definida, cujos valores de exame so positivos ou excedem um limite de deciso definido (isto , um resultado positivo e identificao dos pacientes que tm uma doena). 2.443.1 sensibilidade analtica: Menor quantidade ou grau que se pode detectar em uma reao. 2.443.2 sensibilidade biolgica: Qualidade ou grau em que se pode detectar em uma reao.
NOTA - Em cincia de laboratrio, o termo tambm usado para expressar o grau de atividade microbiolgica (exemplo: testes de sensibilidade a antibiticos).

2.444 smbolo de uma unidade: Sinal convencional designando uma unidade de medio. 2.445 singnico: Caracterstica de animais com uma constituio gentica idntica. 2.446 sistema: Conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos. 2.447 sistema da qualidade: Estrutura organizacional, procedimentos, processos e recursos necessrios para implementar a gesto da qualidade. 2.448 Sistema de gesto da qualidade: Sistema de gesto para dirigir e controlar uma organizao no que diz respeito qualidade. 2.449 sistema analtico: Sistema que inclui reagentes, equipamentos de laboratrio e ao pessoal no processo de exame. 2.450 sistema de unidades: Grupo de unidades-base, junto com unidades derivadas, definido de acordo com dadas regras, para um dado sistema de quantidades. Ver unidade. 2.451 sistema internacional de unidades (SI): Sistema coerente de unidades, adotado e recomendado pela Conferncia Geral de Pesos e Medidas e publicado pela OMS (The SI for the Health Professions, 1977). 2.452 soluo analtica: Soluo preparada por dissoluo, com reao ou no, de uma poro analtica de um gs, lquido ou slido. 2.453 soro: Lquido remanescente depois que o sangue total coagulou. 2.454 soroconverso: Converso de um soro do paciente de negativo para positivo em um dado exame para deteco de anticorpos para o agente infeccioso em questo.

Cpia no autorizada

30

NBR 14501:2001

2.455 subclasse de imunoglobulina: Subdiviso das classes de imunoglobulinas baseadas nas diferenas antignicas e estruturais na cadeia H.
NOTA - Para humanos, existem quatro subclasses de IgG: IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4. Para IgA existem duas subclasses: IgA1 e IgA2. Subclasses de IgM tm sido postuladas; subclasses de IgD e IgE so desconhecidas.

2.456 submltiplo de uma unidade (de medida): Unidade de medida menor que formada a partir de uma dada unidade, de acordo com convenes de escalonamento. 2.457 substncia: Qualquer matria caracterizada por suas propriedades especficas. 2.458 substncia infecciosa: Substncia que contm um microorganismo vivel ou suas toxinas, ou um cido nucleico viral que reconhecidamente pode causar doenas. 2.459 substrato: Substncia que reagiu ou foi convertida em um produto quimicamente diferente. (1) Substrato cromognico: Substrato que gera um produto colorido em uma reao catalisada por enzima. 2.460 supervisor tcnico: Responsvel pela realizao dos exames em toda sua extenso. 2.461 tampo: Soluo ou reagente que pode resistir a uma mudana do pH quando da adio de um cido ou de uma base. 2.462 tcnica de Papanicolaou: Mtodo de colorao policromtico modelado para exibir diferena na morfologia celular, maturidade e atividade metablica. 2.463 temperatura de ponto de ignio: Temperatura mnima na qual um lquido combustvel ou inflamvel elimina vapor suficiente para formar com o ar uma mistura inflamvel para queimar, quando uma fonte de ignio est presente. 2.464 teste bactericida de soro: Variao simples do teste de sensibilidade antimicrobiana de diluio em caldo, com diluies em srie de uma amostra de soro do paciente, sendo usado ao invs de concentraes de agentes antimicrobianos. 2.464.1 teste confirmatrio: Exame que confirma a presena ou ausncia de uma substncia por outra metodologia ou procedimento analtico que seja mais sensvel, ou mais especfico ou ambos. 2.464.2 teste de aglutinao mista: Mtodo de exame que usa como um ponto final a agregao que resulta da reao do anticorpo com determinantes antignicos semelhantes em dois diferentes tipos de partculas (ou tipos de clulas). 2.464.3 teste de hiptese (em estatstica): Teste de duas ou mais hipteses estatsticas que sejam mutuamente exclusivas, de modo que exatamente uma hiptese possa ser aceita em um nvel de confiana especificado. 2.464.4 teste de proficincia: Programa no qual amostras mltiplas so enviadas periodicamente a membros de um grupo de laboratrios para anlise e/ou identificao, no qual os resultados de cada laboratrio so comparados com os outros laboratrios no grupo e/ou com valor conhecido e depois reportados aos laboratrios participantes. Ver controle externo da qualidade. 2.464.5 teste de sensibilidade de diluio em gar: Teste de sensibilidade antimicrobiano conduzido usando-se concentraes em srie de um agente antimicrobiano incorporado em um meio de gar de crescimento, em placas de Petri distintas. 2.464.6 teste de sensibilidade de diluio em caldo: Teste de sensibilidade antimicrobiana conduzido usando-se concentraes em srie de um agente antimicrobiano incorporado em um meio de caldo de crescimento, em tubos de teste separados ou nos orifcios de uma bandeja de microtitulao. 2.464.7 teste de significncia: Teste de uma hiptese estatstica no qual a falha em rejeit-lo em um nvel de significncia especificado no implica a aceitao da hiptese. 2.465 tira reagente: Finos e estreitos pedaos de material inerte contendo uma ou mais almofadas de reao quimicamente impregnadas para o desenvolvimento de uma reao detectvel entre o analito de interesse no espcime e os reagentes qumicos especficos contidos nas almofadas. 2.466 ttulo: Recproca do fator de diluio requerida para produzir um resultado definido em um sistema definido.
NOTA - Ttulo geralmente proporcional concentrao do analito.

2.466.1 ttulo bactericida de soro: Mais alto ttulo de um soro do paciente durante terapia antimicrobiana que mata 99,9% das clulas bacterianas do paciente depois de uma extenso de tempo fixada. 2.466.2 ttulo inibitrio de soro: Mais alto ttulo de um soro do paciente, capaz de inibir crescimento visvel do agente patognico isolado do paciente durante terapia antimicrobiana. 2.467 toxina: (1) Substncia nociva ou venenosa produzida por um organismo, e caracterizada por peso molecular alto e antigenicidade em certos animais. (2) Substncia que causa srios efeitos biolgicos quando ingerida, inalada, ou contactada, mesmo em pequenas quantidades.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

31

2.468 transmitncia: Frao da energia radiante que, penetrando uma camada de faces paralelas de um meio, consegue atravess-la.
NOTA - Transmitncia geralmente expressa como uma percentagem.

2.469 transporte: Conjunto de procedimentos necessrios para o deslocamento dos produtos para diagnstico de uso in vitro de um local de armazenamento para outro. 2.470 troca inica: Processo reversvel pelo qual ons so trocados entre um material insolvel e um lquido sem quaisquer mudanas estruturais substanciais do material. Ver desionizao. 2.471 T-teste: Abreviao para o teste-t de Student, um teste estatstico baseado na distribuio-t de Student.
NOTA - O teste-t de Student mais comumente usado para se avaliar se duas mdias de amostras so diferentes.

2.472 turbidez: Condio que existe quando uma amostra lquida contm partculas de matria insolvel de tamanho suficiente para fazer com que parte da luz incidente sobre a amostra seja dispersada. 2.473 ultrafiltragem: Processo no qual suspenses coloidais so purificadas sobre presso atravs de filtros (membranas semipermeveis) de tamanho de poro suficientemente pequeno para causar reteno baseada no tamanho das partculas de impurezas suspensas. 2.474 unidade: Quantidade de referncia escolhida, que pode ser usada para comparao de quantidades da mesma dimenso, por exemplo, milmetro para comprimento, quilograma para massa, mol para quantidade de substncia, grama por litro para concentrao de massa. 2.474.1 unidade de medida: Grandeza especfica, definida e adotada por conveno, com a qual outras grandezas de mesma natureza so comparadas para expressar suas magnitudes. 2.474.2 unidade de medida de base: Unidade de medida de uma grandeza de base em um sistema de grandezas. 2.474.3 unidade de medida derivada: Unidade de medida de uma grandeza derivada em um sistema de grandezas. 2.474.4 unidade de medida fora do sistema: Unidade de medida que no pertence a um dado sistema de unidades. 2.475 unidade de sangue: Volume de sangue, ou um de seus componentes, obtido de uma coleta de doador nico. 2.476 utilidade: Valor ou benefcio designado para um resultado ou estado especfico, tal como utilidade clnica. 2.477 validao: Comprovao, atravs do fornecimento de evidncia objetiva, de que os requisitos para uma aplicao ou uso especficos pretendidos foram atendidos.
NOTA 1 O termo validado usado para designar uma situao correspondente. 2 As condies de utilizao podem ser reais ou simuladas.

2.477.1 validao do procedimento: Confirmao por exame e comprovao mediante evidncia objetiva de que foi cumprido o modo de realizao de uma tarefa. 2.478 valor: (1) Magnitude de uma quantidade especfica, geralmente expressa como uma unidade. (2) Valor numrico: Nmero que d a magnitude da quantidade medida. (3) Valor verdadeiro: Valor consistente com a definio de uma dada quantidade especfica.
NOTAS 1 Um valor que seria obtido por uma medio perfeita. 2 Valores verdadeiros so por natureza indeterminveis.

(4) Valor verdadeiro convencional: Valor atribudo a uma quantidade especfica e aceito, algumas vezes por conveno, como tendo uma incerteza apropriada para um dado propsito.
NOTA - algumas vezes chamado valor designado, melhor estimativa do valor, valor convencional ou valor de referncia; freqentemente, um nmero de resultados de medies de uma quantidade usado para estabelecer um valor verdadeiro convencional.

(5) Valor analisado: Valor que tenha sido determinado por anlise. (6) Valor designado: Valor que tenha sido dado a um material para ser usado como o valor desejado ou aceitvel para um analito. (7) Valor designado principal: Valor que tenha sido dado a um material baseado em usar o mtodo considerado mais provvel de ser exato quando nenhum mtodo de referncia ou definitivo tenha sido estabelecido, ser usado como o valor desejado ou aceito para um analito.

Cpia no autorizada

32

NBR 14501:2001

(8) Valor certificado: Para um material de referncia certificado (MRC), o valor que aparece no certificado acompanhando o material. (9) Valor no certificado: Valor de uma quantidade, includo no certificado de um MRC ou ento fornecido, que dado somente para informao mas no garantido pelo produtor ou rgo certificador. (10) Valor preditivo negativo: Probabilidade de que um resultado negativo indique com exatido a ausncia de um analito, de uma doena ou de uma infeco. (11) Valor preditivo positivo: Probabilidade de que um resultado positivo indique com exatido a presena de um analito, de uma doena especfica ou de uma infeco. (12) Valor observado: Valor de uma caracterstica obtido como o resultado de uma nica observao. (13) Valor especificado de sistema: Valor designado para um calibrador pretendido ou recomendado para uso somente com sistemas analticos que so especificados. (14) Valor de consenso: Valor mdio obtido por teste interlaboratorial ou por acordo entre rgos ou peritos apropriados. (15) Valor de referncia aceito: Valor que serve como uma referncia concordada para comparao e que derivado como um valor estabelecido ou terico baseado em princpios cientficos; um valor designado baseado em trabalho experimental de alguma organizao internacional ou nacional; ou um valor de consenso baseado em trabalho experimental de colaborao sob os auspcios de um grupo de engenharia ou cientfico. (16) Valor de referncia biolgico: Valor de um analito ou indivduo pertencente a um grupo definido de amostra de referncia de indivduos. 2.479 valor de exame: Quantidade, atividade ou potncia de um analito determinado por um mtodo de exame. Ver valor. 2.480 valor nominal: Valor arredondado ou aproximado de uma caracterstica que auxilia na sua utilizao. 2.481 variabilidade biolgica: Variao de um analito em torno do seu ponto homeosttico em uma dada populao.
NOTAS 1 expresso pelo coeficiente de variabilidade biolgica. 2 denominado tambm de variao biolgica. 3 recomendvel que o laboratrio clnico inclua o valor do coeficiente de variao biolgica do analito no laudo do exame.

2.482 variao: Medida estatstica da disperso ou variao de valores determinados pelos valores extremos. 2.483 variao interindividual: Distribuio dos valores de um exame dos indivduos de um mesmo grupo populacional conhecido.
NOTAS 1 Esta variao influencia o valor do coeficiente de variao biolgica. 2 aconselhvel incluir o valor da variao intraindividual no laudo do exame, medido atravs do seu coeficiente de variao e expresso em percentagem.

2.484 variao intraindividual: Distribuio dos valores de um exame de um certo indivduo pertencente a um grupo populacional conhecido.
NOTAS 1 Esta variao influencia o valor do coeficiente de variao biolgica. 2 aconselhvel incluir o valor da variao intraindividual no laudo do exame, medido atravs do seu coeficiente de variao e expresso em porcentagem.

2.485 varincia, : Medida de disperso de observaes em uma amostra/populao, a qual o somatrio dos quadrados dos desvios em relao mdia de observaes dividido pelo nmero de observaes menos os graus de liberdade.
2

2.485.1 varincia corrigida: Recurso estatstico que ajusta um valor de varincia subtraindo-se componentes de outras fontes de varincia. 2.486 varivel: (1) Quantidade ou funo que pode assumir um dado valor e/ou grupo de valores. (2) Smbolo representando a quantidade ou funo. (3) Varivel de entrada: Valor, geralmente representado por xi, que usado como uma referncia (varivel independente) e contra o qual a varivel de sada comparada. (4) Varivel de sada: Varivel dependente, geralmente representada por yi, o valor do qual comparado varivel (independente) de entrada.

Cpia no autorizada

NBR 14501:2001

33

2.487 venipuntura: Puno de uma veia para propsitos teraputicos ou cirrgicos, ou para coletar espcimes de sangue para anlise. 2.488 veracidade: Mais prxima concordncia entre o valor mdio obtido de uma grande srie de resultados de exames e um valor aceito como verdadeiro. Ver exatido e desvio. 2.489 verdadeiro-negativo, resultado verdadeiro-negativo: Resultado negativo de um exame para uma doena ou condio em um paciente no qual a doena ou condio est ausente. 2.490 verdadeiro-positivo, resultado verdadeiro-positivo: Resultado positivo de um exame para uma doena ou condio para um paciente no qual a doena ou condio est presente. 2.491 verificao: Comprovao, atravs de fornecimento de evidncia objetiva, de que os requisitos especificados foram atendidos.
NOTA 1 O termo verificado usado para designar uma situao correspondente. 2 A comprovao pode compreender atividades tais como: - elaborao de clculos alternativos; - comparao de uma especificao de um novo projeto com uma especificao de projeto similar provado; - realizao de ensaios e demonstraes;

- anlise crtica de documentos antes de sua emisso. 2.492 verificao da calibrao: Exame de materiais de calibrao da mesma maneira que as amostras de pacientes para confirmar que a calibrao do equipamento de laboratrio, conjunto de reagente, ou sistema analtico tem permanecido estvel durante toda a srie de exames realizados com as amostras dos pacientes. 2.493 via: (1) Em bioqumica: Seqncia de reaes, usualmente controlada e catalisada por enzimas, pela qual uma substncia orgnica convertida em outra. (2) Via clssica (em imunologia): Srie de reaes na ordem seqencial entre os componentes do complemento, depois de sua ativao por reaes antgeno-anticorpo ou produtos microbianos. 2.493.1 via alternativa: Srie de interaes de complemento que no ativada por complexo antgeno-anticorpo e no envolve componentes de complemento C1, C2 ou C4. 2.494 VN: Sigla para verdadeiro-negativo ou resultado verdadeiro-negativo. 2.495 VP: Sigla para verdadeiro-positivo ou resultado verdadeiro-positivo.

_________________

/ANEXO A

Cpia no autorizada

34

NBR 14501:2001

Anexo A (informativo) Referncias bibliogrficas NRSCL8-A:1996 - Terminology and definitions for use in NCCLS documents; Approved standard NBR ISO 9000:2000 - Sistemas de gesto da qualidade - Fundamentos e vocabulrio NBR ISO/IEC Guia 2:1998 - Normalizao e atividades relacionadas - Vocabulrio geral ISO 3534-1:1993 - Statistics - Vocabulary and symbols - Part 1: Probability and general statistical terms VIM:1995 - Vocabulrio internacional de termos fundamentais e gerais de metrologia ISO Guide 30:1992 - Terms and definitions used in connection with reference materials ISO Guide 63:1999 - Guide to development and inclusion of safety aspects in international standards for medical devices ISO 1087:1990 - Terminology vocabulary

________________

Das könnte Ihnen auch gefallen