Sie sind auf Seite 1von 2

Puno venosa

Informaes gerais Riscos Resultados Figuras

Nomes alternativos:
Coleta de amostras de sangue por puno venosa.

Como realizado o exame:


O sangue extrado de uma veia (puno venosa), normalmente da parte interna do cotovelo ou parte posterior da mo. O local da puno limpo com um antisptico; um torniquete (um elstico) ou um manguito para medir a presso arterial colocado em volta do brao para aplicar presso e restringir o fluxo sangneo atravs da veia. Isso faz com que as veias abaixo do torniquete se distendam (encham-se de sangue). Insere-se uma agulha na veia, e o sangue coletado em um frasco ou uma seringa hermticos. Durante o procedimento, o torniquete retirado para restaurar a circulao. Assim que o sangue tiver sido coletado, a agulha removida e o local da puno coberto para deter o sangramento.

Como se preparar para o exame:


A preparao depende de cada exame. Alguns exames requerem um jejum durante a noite, o consumo ou a abstinncia de algumas drogas ou a mudana de hbitos alimentares por curtos perodos de tempo. A maioria dos exames no requer um preparo especial. Assim como em qualquer exame de sangue, o mdico pode limitar o consumo de certos alimentos e medicamentos pouco antes do teste, para assegurar o obteno de uma amostra precisa. Bebs e crianas: A preparao fsica e psicolgica para este ou qualquer outro exame depende da idade da criana, seus interesses, experincia anterior e nvel de confiana. Para obter informaes especficas sobre como preparar a criana, consulte os tpicos abaixo, obedecendo aos critrios de idade correspondentes: preparao de de idade) preparao de (1 a 3 anos) preparao de (3 a 6 anos) preparao de a 12 anos) preparao de bebs para o exame ou procedimento (menores de um ano crianas aprendendo a andar para o exame ou procedimento crianas em idade pr-escolar para o exame ou procedimento crianas em idade escolar para o exame ou procedimento (6 adolescentes para o exame ou procedimento (12 a 18 anos)

O que se sente durante o exame:


Ao inserir a agulha para a extrao de sangue, algumas pessoas sentem uma dor moderada, enquanto que outras sentem uma sensao de ferroada ou picada. Aps o procedimento, pode haver um certo latejamento.

Motivos pelos quais o exame realizado:

O sangue utilizado para o transporte de oxignio, alimento, resduos metablicos e outros materiais atravs do corpo. Tambm utilizado para regular a temperatura, os fluidos do corpo e equilibrar o cido-base. O sangue formado por uma poro lquida (plasma) e outra celular. O plasma contm vrias substncias dissolvidas no fluido. O soro o que permanece aps a remoo do fibrinognio do plasma (que o fluido que permanece depois da coagulao em um tubo de ensaio). A poro celular constituda principalmente de clulas sangneas vermelhas, mas tambm inclui clulas brancas e plaquetas. Pelo fato de ser utilizado para mltiplas funes dentro do corpo, os exames de sangue ou de seus componentes podem fornecer pistas valiosas sobre o diagnstico de um grande nmero de condies mdicas.

Figuras

Amostra de sangue

Sangue doado pela e para a mesma pessoa

Sangue em uma bolsa, pronto para infuso

Das könnte Ihnen auch gefallen