Sie sind auf Seite 1von 14

Nomenclatura Gramatical Brasileira

Uniformizao e simplificao da Nomenclatura Gramatical Brasileira, de acordo com o trabalho aprovado pelo Sr. Ministro Clvis Salgado, elaborado pela Comisso designada na Portaria Ministerial nmero 152/57, constituda pelos Professores Antenor Nascentes, Clvis do Rgo Monteiro, Cndido Juc (filho), Carlos Henrique da Rocha Lima e Celso Ferreira da Cunha, e assessorada pelos Professores Antnio Jos Chediak, Serafim Silva Neto e Slvio Edmundo Elia. Rio de Janeiro, 1958. Exmo Sr. Ministro de Estado da Educao e Cultura. A Comisso, abaixo assinada, tem a honra de passar s mos de V.Ex.a o Anteprojeto de Simplificao e Unificao da Nomenclatura Gramatical Brasileira, j em redao final. O presente Anteprojeto resultante no s de um reexame, pela Comisso, do primitivo, mas ainda do estudo, minucioso e atento, das contribuies remetidas CADES pela Academia Brasileira de Filologia do Pas, pela Secretaria de Educao do Rio Grande do Sul e, individualmente, por numerosos e abalizados professores de Portugus. Releva salientar que a Comisso, ao considerar as modificaes propostas, teve sempre em mira a recomendao de V.Ex.a constante da Portaria Ministerial n 152 - "uma terminologia simples, adequada e uniforme" - bem como atender ao trplice aspecto fixado nas Normas Preliminares de Trabalho:

a) a exatido cientfica do termo; b) a sua vulgarizao internacional; c) a sua tradio na vida escolar brasileira. Agradecendo, mais uma vez, nesta oportunidade, a distino e a confiana com, que contemplou V.Ex.a, a Comisso renova a V.Ex.a os protestos de alto apreo e distinta considerao.

o o o o o o o o o o o

as.) Antenor Nascentes Clvis do Rgo Monteiro Cndido Juc (filho) Carlos Henrique da Rocha Lima Celso Ferreira da Cunha Assessores: as.) Antnio Jos Chediak Serafim Silva Neto Slvio Edmundo Elia.

So nomes muito conhecidos e de reconhecido valor: todos tm obras publicadas. PORTARIA N 36, DE 28 DE JANEIRO DE 1959 O Ministro do Estado da Educao e Cultura, tendo em vista as razes que determinaram a expedio da Portaria n 152, de 24 de abril de 1957, e considerando que o trabalho proposto pela Comisso resultou de minucioso exame das contribuies apresentadas por fillogos e lingistas, de todo o Pas, ao Anteprojeto de Simplificao e Unificao da Nomenclatura Gramatical Brasileira, resolve:

Art.1 - Recomendar a adoo da Nomenclatura Gramatical Brasileira, que segue anexa presente Portaria, no ensino programtico da Lngua Portuguesa e nas atividades que visem verificao do aprendizado, nos estabelecimentos de ensino. Art.2 - Aconselhar que entre em vigor:

a) para o ensino programtico e atividades dele decorrentes, a partir do incio do primeiro perodo do ano letivo de 1959; b) para os exames de admisso, adaptao, habilitao, seleo e do art. 91 a, partir dos que se realizarem em primeira poca para o perodo letivo de 1960.

Clvis Salgado NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA


PRIMEIRA PARTE

FONTICA

I - A fontica pode ser: o Descritiva o Histrica o Sinttica II - Fonemas: o vogais o consoantes o semivogais

1. Classificao das vogais


anteriores, mdias e posteriores abertas, fechadas e reduzidas orais e nasais tonas e tnicas

a) quanto zona de articulao, em: b) quanto ao timbre, em: c) quanto ao papel das cavidades bucal e nasal, em: d) quanto intensidade, em: Classificam-se as vogais: 2. Classificao das consoantes
o

oclusivas constritivas fricativas laterais vibrantes bilabiais labiodentais linguodentais alveolares palatais

velares surdas e sonoras orais e nasais

a) quanto ao modo de articulao, em: b) quanto ao ponto de articulao, em: c) quanto ao papel das cordas vocais, em: d) quanto ao papel das cavidades bucal e nasal, em:
o

Classificam-se as consoantes:

III - Ditongos o 1. Ditongos:


crescentes e decrescentes orais e nasais

Classificam-se os ditongos em:


o

2. Tritongos

orais e nasais

Classificam-se os tritongos em:


o

3. Hiatos Nota - Os encontros -ia, -ie, -io, -ua, -ue, -uo, finais, tonos, seguidos, ou no, de s, classificamse quer como ditongos, quer como hiatos, uma vez que ambas as emisses existem no domnio da Lngua Portuguesa: his-t-ri-a e his-t-ria; s-ri-e e s-rie; p-ti-o e p-tio; r-du-a e r-dua; t-nu-e e t-nue; v-cu-o e v-cuo.

o 4. Encontros consonantais IV - Slaba o

monosslabos disslabos trisslabos polisslabos

Classificam-se os vocbulos, quanto ao nmero de slabas, em:

V - Tonicidade: o 1. Acento: principal secundrio o 2. Slabas: tnicas subtnicas tonas pretnica postnicas o 3. Quanto ao acento tnico, classificam-se os vocbulos em: oxtonos paroxtonos

o o o

proparoxtonos 4. Classificam-se os monosslabos em: tonos tnicos 5. Rizotnico Arrizotnico 6. Ortoepia 7. Prosdia Nota - So tonos os vocbulos sem acentuao prpria, isto , os que no tm autonomia fontica, apresentando-se com slabas tonas do vocbulo seguinte ou do vocbulo anterior. So tnicos os vocbulos com acentuao prpria, isto , os que tm autonomia fontica. Pode ocorrer que, conforme mantenha, ou no, sua autonomia fontica, o mesmo vocbulo seja tono numa frase, porm tnico em outra. Tal pode acontecer, tambm, com vocbulos de mais de uma slaba, serem tonos numa frase, e tnicos em outra.

SEGUNDA PARTE

MORFOLOGIA A Morfologia trata das palavras:


a) quanto a sua estrutura e formao; b) quanto a suas flexes; e c) quanto a sua classificao.

A. Estrutura das palavras

1. Raiz
o o o

o o

Radical Tema Afixo prefixo sufixo Desinncia nominal verbal Vogal temtica Vogal e consoante de ligao

2. Cognato

B. Formao das palavras

1. Processo de formao de palavras: o Derivao o Composio 2. Hibridismo

C. Flexo das palavras

Quanto a sua flexo, as palavras podem ser:

o o

variveis invariveis

D. Classificao das palavras


Substantivo Artigo Adjetivo Numeral Pronome Verbo Advrbio Preposio Conjuno Interjeio I - Substantivo
o

comuns e prprios concretos e abstratos primitivo e derivado simples e composto


masculino feminino epiceno comum de dois gneros sobrecomum

a) gnero:

singular plural

b) nmero:

aumentativo diminutivo

c) grau: 1. Classificam-se os substantivos em: 2. Formao do substantivo: 3. Flexo do substantivo: Nota - Entre os comuns mencionam-se, especialmente, os coletivos. II - Artigo
o

definido indefinido

masculino feminino singular

plural

a) gnero: b) nmero:

1. Classificao do artigo: 2. Flexo do artigo:

III - Adjetivo
o

primitivo e derivado simples e composto


masculino feminino

a) gnero:

comparativo de igualdade de superioridade sinttico analtico de inferioridade superlativo relativo de superioridade de inferioridade absoluto analtico sinttico

b) nmero: singular plural c) grau:

1. Formao do adjetivo: 2. Flexo do adjetivo: 3. Locuo adjetiva

IV - Numeral
o

cardinal ordinal multiplicativo fracionrio


masculino feminino singular plural

a) gnero: b) nmero:

1. Classificao do numeral: 2. Flexo do numeral:

V - Pronome
o

pessoal reto oblquo reflexivo no reflexivo) de tratamento possessivo demonstrativo indefinido interrogativo relativo

masculino feminino singular plural primeira segunda terceira

a) gnero: b) nmero: c) pessoa:

1. Classificao do pronome: 2. Flexo do pronome: 3. Locuo pronominal Nota - Os que fazem as vezes de substantivo chamam-se pronomes substantivos; os que acompanham substantivos, pronomes adjetivos.

VI - Verbo
o

regular irregular anmalo defectivo abundante auxiliar


a 1 com o tema terminado em "A" a 2 com o tema terminado em "E" a 3 com o tema terminado em "I" Nota: O verbo "pr" (e os dele formados) constitui anomalia da 2 conjugao.

Trs so as conjugaes: primitivo e derivado simples e composto


indicativo subjuntivo imperativo infinitivo pessoal


flexionado no flexionado

impessoal gerndio particpio presente pretrito imperfeito simples composto perfeito simples composto mais-que-perfeito simples composto futuro do presente simples composto do pretrito simples composto Nota: A denominao futuro do pretrito (simples e composto) substitui a de condicional (simples e composto)

singular plural

primeira segunda terceira

trs so as pessoas do verbo:


ativa passiva com auxiliar com pronome apassivador reflexiva


a) de modo: b) formas nominais do verbo: c) tempo: d) de nmero: e) de pessoa: f) de voz:

1. Classificao do verbo: 2. Conjugaes: 3. Formao do verbo: 4. Flexo verbal: 5. Locuo verbal

VII - Advrbio
o

de tempo de modo de negao de dvida de intensidade

de afirmao de lugar de tempo de modo de causa

a) de lugar b) advrbios interrogativos


de igualdade de superioridade de inferioridade

a) comparativo

absoluto sinttico analtico

b) superlativo c) diminutivo grau:

1. Classificao do advrbio: 2. Flexo do advrbio: 3. Locuo adverbial Notas a) Podem alguns advrbios estar modificando toda a orao; b) Certas palavras, por no se poderem enquadrar entre os advrbios, tero classificao parte. So palavras que denotam excluso, incluso, situao, designao, retificao, realce, afetividade, etc.

VIII - Preposio
o

essenciais acidentais

1. Classificao das preposies: 2. Combinao 3. Contrao 4. Locuo prepositiva

IX - Conjuno
o

coordenativas aditivas adversativas alternativas conclusivas explicativas subordinativas integrantes

causais comparativas concessivas condicionais consecutivas finais temporais proporcionais conformativas

1. Classificao das conjunes: 2. Locuo conjuntiva Nota - As conjunes que, porque , e equivalentes, ora tm valor coordenativo, ora subordinativo; no primeiro caso, chamam-se explicativas; no segundo, causais.

X - Interjeio Locuo interjectiva

XI 1. Palavra 2. Vocbulo 3. Sincretismo Sincrtico 4. Forma variante 5. Conectivo

TERCEIRA PARTE

SINTAXE

A. Diviso da sintaxe
o

nominal verbal nominal verbal

a) de concordncia b) de regncia c) de colocao Nota - Na colocao dos pronomes oblquos tonos, adotem-se as denominaes de prclise, mesclise e nclise. B. Anlise sinttica
o

sujeito predicado

simples composto indeterminado orao sem sujeito nominal verbal verbo-nominal do sujeito do objeto verbo de ligao verbo intransitivo verbo transitivo direto indireto

a) Sujeito b) Predicado c) Predicativo d) Predicao verbal


complemento nominal complemento verbal: objeto direto indireto agente da passiva adjunto adnominal adjunto adverbial aposto

1. Termos essenciais da orao: 2. Termos integrantes da orao: 3. Termos acessrios da orao: 4. Vocativo
o

simples composto 2. Composio do perodo: coordenao subordinao 3. Classificao das oraes:


assindtica sindtica aditiva adversativa alternativa conclusiva explicativa substantiva subjetiva objetiva direta indireta completiva-nominal predicativa

apositiva adjetiva restritiva explicativa adverbial causal comparativa consecutiva concessiva condicional conformativa final proporcional temporal

a) absoluta b) principal c) coordenada d) subordinada 1. Tipos de perodo: As oraes subordinadas podem apresentar-se, tambm, com os verbos numa de suas formas nominais; chamam-se, neste caso, reduzidas de infinitivo, de gerndio, de particpio, as quais se classificam como as desenvolvidas: substantivas (subjetivas, etc.), adjetivas, adverbiais, (temporais, etc.). Notas 1. Coordenadas entre si podem estar quer principais, quer independentes, quer subordinadas (desenvolvidas ou reduzidas). 2. Devem ser abandonadas as classificaes: a) de lgico e gramatical, ampliado e inampliado, completo e incomplexo, total e parcial, para qualquer elemento oracional; b) de orao quanto forma (plena, eltica, etc.); quanto ordem (direta, inversa, partida, etc.); quanto ao conectivo (conjuncional, no conjuncional, relativa).

3. Na classificao da orao subordinada bastar dizer-se: orao subordinada substantiva subjetiva (ou qualquer outra); orao subordinada adjetiva restritiva, ou explicativa; orao subordinada adverbial causal (ou qualquer outra).

I - Da orao II - Do Perodo
APNDICE

I - FIGURAS DE SINTAXE o anacoluto o elipse o pleonasmo o silepse

II - GRAMTICA HISTRICA o afrese o altura (som) o analogia o apcope o assimilao total parcial progressiva regressiva o consonantismo o consonantizao o convergente o crase o desnasalizao o despalatizao o dissimilao total parcial progressiva regressiva o ditongao o divergente o eliso o emprstimo o epntese o etimologia o haplologia o hiperbibasmo o intensidade (som) o mettese o nasalizao o neologismo o palatizao o paragoge o patronmico o prtese o sncope o sonorizao o substrato o superstrato o vocalismo o vocalizao

III - ORTOGRAFIA o abreviatura o alfabeto o dgrafo grupo de letras que representam um s fonema. Exemplos: ch (chave), gu (guerra), lh (palha), nh (manh), qu (quero), rr (carro), ss (passo)

o o o

homgrafo homfono letra maiscula minscula notaes lxicas: acento agudo grave circunflexo apstrofo cedilha hfen til trema sigla

IV - PONTUAO o aspas o asterisco o colchetes o dois-pontos o pargrafo () o parnteses o ponto-de-exclamao o ponto-de-interrogao o ponto-e-vrgula o ponto-final o reticncias o travesso o vrgula

V - SIGNIFICAO DAS PALAVRAS o antnimo o homnimo o sinnimo o sentido figurado

VI - VCIOS DE LINGUAGEM o barbarismo o cacofonia o preciosismo o solecismo

Das könnte Ihnen auch gefallen