Sie sind auf Seite 1von 19

Escola de Administrao Fazendria

Superintendncia de Seguros Privados SUSEP


Concurso Pblico 2006

Cargo: Analista Tcnico


Prova 1
Nome:

Conhecimentos Gerais
N. de Inscrio

Instrues
1 - Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados.
2 - O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. 3 - Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra cursiva, para posterior exame grafolgico:

Todos vivemos sob o mesmo cu, mas nem todos vem o mesmo horizonte.
4 - DURAO DA PROVA: 3 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. 5 - Na prova h 60 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. 6 - No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas por seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar seus limites. 7 - Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. 8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. 9 - Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 10- Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso. 11- Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua sada, que no poder ocorrer antes de decorrida uma hora do incio da prova. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. 12- Esta prova est assim constituda:
Disciplinas Legislao de Seguros, de Capitalizao, de Previdncia Complementar Aberta e de Resseguros Lngua Portuguesa Lngua Inglesa Direito Administrativo Questes 01 a 20 21 a 40 41 a 50 51 a 60
Escola de Administrao Fazendria Rodovia BR 251 Km 04 - Braslia-DF www.esaf.fazenda.gov.br

Boa prova!

LEGISLAO DE SEGUROS, DE CAPITALIZAO, DE PREVIDNCIA COMPLEMENTAR ABERTA E DE RESSEGUROS 01- Nos planos de Previdncia Privada Fechada em que no houver utilizao por trs exerccios consecutivos, esta dever a) rever obrigatoriamente o plano de benefcios. b) reduzir a reserva de contingncia no montante dos valores excedentes. c) suspender as contribuies dos participantes. d) distribuir aos participantes como lucros excedentes antecipados. e) suspender as contribuies dos patrocinadores. 02- A Seguradora Enroladora S.A. envia para a ocina, que faria o conserto do veculo de seu segurado, peas usadas e reticadas, sem conhecimento ou autorizao do mesmo. O segurado ao avaliar o servio percebe quais so as penalidades para a seguradora, conforme legislao referente ao direito do consumidor: a) reposio do bem e cancelamento da aplice. b) nenhuma, pois obrigao da seguradora somente o conserto do bem. c) indenizao em dobro do valor previsto em aplice. d) pagamento de multa SUSEP e suspenso do registro por trs meses. e) deteno de trs meses a um ano e multa aos dirigentes. 03- Conforme a lei que dene os crimes de lavagem de dinheiro, a realizao de seguro, por corretora conivente com segurado, que deseja por meio de um seguro de valor vultoso e comissionamento superior s prticas de mercado, d licitude a tais recursos. Procedimentos como esses sujeitam: a) somente corretora as obrigaes e penalidades previstas em lei. b) nenhuma das duas empresas visto no estarem relacionadas como entidades sujeitas a lavagem de dinheiro, em virtude da natureza de seus negcios. c) seguradora e corretora as obrigaes e penalidades previstas em lei. d) somente o segurado por ser o agente ativo do ato ilcito previsto em lei. e) somente seguradora as obrigaes e penalidades previstas em lei.

04- A indenizao pessoa vitimada por veculo no identicado a) improcedente por no ter a quem recorrer o sinistro. b) devida por um consrcio de todas as seguradoras que operem esta modalidade de seguro. c) nula por no haver possibilidade de identicao do veculo causador do acidente, cando prejudicada a indenizao. d) indenizvel desde que aberto processo para identicao e punio do causador do acidente. e) procedente desde que a seguradora assuma o sinistro a ser indenizado. 05- A Empresa Pblica de Correios abre processo de concorrncia aberta para transporte de correspondncias e bens despachados por meio de suas lojas. A empresa area Vo Leve Ltda. entra no processo de concorrncia e no apresenta a aplice do seguro obrigatrio de danos pessoais a passageiros de aeronaves comerciais e de responsabilidade civil do transportador aeronutico. Podemos armar que: a) a empresa pode ser desclassicada se o responsvel perceber a falta do documento at o momento da escolha do vencedor. b) anulvel o processo de licitao, visto que no foram cumpridas todas as exigncias legais. c) o processo de licitao vlido por no ser de responsabilidade do rgo pblico a vericao da obrigatoriedade da realizao do seguro obrigatrio e sim do Departamento de Aviao Civil DAC. d) fator de desclassicao da empresa, visto que indispensvel comprovar o pagamento dos prmios de seguros legalmente obrigatrios. e) o processo de licitao vlido por no mencionar a obrigatoriedade da realizao de seguros para participao na licitao. 06- No representa um seguro de contratao obrigatria o seguro de: a) responsabilidade civil dos transportadores em geral. b) responsabilidade hidrovirios. civil de veculos automotores

c) transporte de bens pertencentes a pessoas jurdicas. d) edifcios divididos em unidades autnomas. e) responsabilidade civil facultativa de veculos.

Analista Tcnico - SUSEP - 2006

Prova 1

07- A realizao de sorteios e concorrncias pblicas para a colocao dos seguros dos bens, direitos, crditos e servios dos rgos pblicos de competncia do/a: a) Superintendncia de Seguros Privados - SUSEP b) Caixa Econmica Federal c) Instituto de Resseguros do Brasil - IRB d) Conselho Monetrio Nacional e) Banco do Brasil 08- permitido ao corretor de seguros: a) comercializar aplices em todo o territrio nacional. b) fracionar prmios de seguros que tenha recebido a vista do segurado. c) exercer emprego em pessoa jurdica de direito pblico. d) vender seguros para companhias sem dependncias no pas. e) manter relao seguradora. de emprego com sociedade

11- O plano de previdncia complementar denominado Plano com remunerao Garantida e Performance denido como o plano que garante: a) a remunerao baseada na rentabilidade positiva ou negativa da carteira geradora de benefcios, sem garantia de remunerao mnima e de atualizao de valores e sempre estruturados na modalidade de contribuio varivel. b) aos participantes, durante o perodo de diferimento, remunerao por meio da contratao de ndice de atualizao de valores e de taxa de juros e a reverso, parcial ou total, de resultados nanceiros. c) aos participantes, durante o perodo de diferimento, por meio de contratao de ndices de preos, apenas a atualizao de valores e a reverso, parcial ou total, de resultados nanceiros. d) a remunerao na variao de moeda selecionada pelo benecirio, mais a atualizao dos valores por ndice a ser determinado em aplice, pelo perodo de diferimento, podendo ser resgatado de uma nica vez. e) o pagamento de benefcio por sobrevivncia, sob a forma de renda imediata, parcelada pelo prazo combinado entre o benecirio e o segurador, mediante contribuio nica. 12- O segurado contrata aplice de seguro, na Companhia AceitaTudo S.A. e efetua o pagamento a vista, mediante contratao de emprstimo em 12 parcelas em Instituio Bancria. O segurado, na quarta parcela deixa de pagar o nanciamento. Com relao ao seguro, pode-se armar que: a) ser cancelado por inadimplncia. b) ter sua vigncia reduzida proporcionalmente s parcelas pagas do nanciamento. c) a aplice permanecer com a vigncia e cobertura normal. d) o seguro ser cancelado e o prmio proporcional ser devolvido. e) car com a vigncia suspensa enquanto no for efetuado o pagamento das parcelas. 13- As aplices que estejam com parcela e/ou parcelas sem pagamento, podem: a) ter a vigncia inicial reestabelecida, desde que haja pagamento dos valores pertinentes s parcelas em aberto com seus encargos. b) ter sua vigncia reduzida de acordo com os critrios estabelecidos pela seguradora. c) ser suspensas at a regularizao das parcelas pendentes. d) ter a vigncia inicial modicada para a data em que o segurado regularizar o pagamento das parcelas faltantes. e) ser canceladas, independente de quaisquer condies.

09- Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir: Para os planos de Previdncia Complementar Aberta, o resultado nanceiro poder ser calculado de forma ________________ e apurado excedente nanceiro ao nal de cada ms, o valor correspondente ao percentual de reverso dever ser ______________ pertinente Proviso Tcnica _____________________. a) parcial / excludo da / de Prmios no Ganhos b) prvia / adicionado a / Sobras Financeiras c) total / diminudo da / Excedentes Financeiros d) antecipada / absorvido a / Sobras Financeiras e) global / incorporado / de Excedentes Financeiros 10- Nos planos de seguros de pessoas, a cobertura por sobrevivncia poder ser oferecida: a) somente isoladamente. b) obrigatoriamente, em conjunto com coberturas de risco. c) obrigatoriamente, com plano de previdncia privada conjugado. d) isoladamente ou em conjunto com a cobertura de risco. e) somente em conjunto com cobertura de risco.

Analista Tcnico - SUSEP - 2006

Prova 1

14- Os contratos de seguros novos de automveis usados tero incio de vigncia: a) na data de emisso da aplice. b) a partir da realizao da vistoria prvia. c) s 24 horas do dia do protocolo da proposta na seguradora. d) no dia da aceitao pela seguradora do risco. e) no momento do protocolo da proposta na seguradora. 15-O valor do risco assumido pela resseguradora o valor: a) mnimo coberto pela aplice assumido pela resseguradora e que representa o limite mximo de indenizao que pode ser exigida no caso de sinistro, referente ao risco assumido pela resseguradora. b) mximo coberto pela seguradora e resseguradora e que representa o limite mnimo de indenizao que pode ser exigida no caso de sinistro, referente ao risco assumido pela seguradora e resseguradora. c) de referncia coberto pela aplice e assumido pela resseguradora e que representa o limite mximo de indenizao que pode ser exigida no caso de sinistro referente ao risco assumido pela seguradora. d) mnimo coberto pela cosseguradora e resseguradora e que representa o limite mximo de indenizao que pode ser pago no caso de sinistro, referente ao risco assumido pela cosseguradora e pela resseguradora. e) mximo coberto pela aplice assumido pela resseguradora e que representa o limite mximo de indenizao que pode ser exigida no caso de sinistro referente ao risco assumido pela resseguradora. 16- A clusula de arbitragem, para ser inserida no contrato de seguro deve: a) determinar que as sentenas proferidas pelo Juzo Arbitral, tenham os mesmos efeitos das sentenas proferidas pelo Poder Judicirio. b) manter o direito do segurado em resolver seus litgios no Poder Judicirio. c) estabelecer a faculdade de sua aplicabilidade nos litgios entre a seguradora e o segurado. d) condicionar estar somente subordinada s Leis e normas emanadas pela SUSEP e pelo CNSP. e) prever a obrigatoriedade de aceitao do segurado.

17- A empresa PagaTudo S.A. efetuou o seguro de sua frota de veculos com a condio de pagamento de prmio a vista, com prazo de sete dias para efetivao do pagamento. No terceiro dia, o segurado sofre um sinistro de perda total de um dos veculos segurados. Com relao ao sinistro, pode-se armar que: a) no ter cobertura, pois no houve pagamento de prmio. b) o segurado ter que antecipar o pagamento para ter direito indenizao. c) ter indenizao somente at o limite do valor do prmio a ser pago. d) ser indenizado segurado. normalmente sem prejuzo ao

e) nulo, pois a aplice s ter vigncia, aps o pagamento da mesma. 18- Quando o segurador aceita risco do segurado que j tenha passado e emite a aplice, tem o dever de: a) indenizar o valor da importncia segurada. b) anular a aplice comunicando o segurado. c) devolver em dobro o prmio estipulado. d) restituir metade do valor a ser indenizado. e) restituir a importncia relativa ao prmio pago. 19- Joo, que possui aplice de responsabilidade civil de danos materiais a veculos, colide com um terceiro e por estar em frias, indeniza-o, assumindo a responsabilidade. Ao retornar a seu domiclio apresenta as notas das despesas do conserto do veculo do terceiro seguradora, solicitando o reembolso. A seguradora deve: a) recusar o reembolso, por no ter havido sua anuncia. b) reembolsar o valor por ser um direito do segurado. c) discutir judicialmente, por no haver previso legal. d) ressarcir o valor do prmio pago e cancelar a aplice. e) rescindir a aplice, por ser um ato de m-f do segurado. 20- Quando houver reduo considervel do risco do seguro no curso do contrato, durante a vigncia da aplice, sem que haja previso contratual deve: a) a seguradora automaticamente recalcular o prmio e devolver a diferena. b) a seguradora manter as condies pr-estabelecidas, pois o seguro j est vigente. c) o segurado obrigatoriamente cancelar a aplice, visto no ser permitido a reviso de prmios. d) a seguradora cancelar a aplice por descumprimento de norma legal. e) o segurado exigir a reviso do prmio ou a resoluo do contrato.

Analista Tcnico - SUSEP - 2006

Prova 1

LNGUA PORTUGUESA As questes 21, 22 e 23 tomam por base o seguinte texto. A concorrncia constitui ingrediente fundamental do crescimento. Sem concorrncia no h inovao, e sem inovao no h crescimento sustentado. O Brasil acordou na questo da concorrncia. Agora preciso 5 dot-la de recursos adequados e implement-la de acordo com as especicidades do pas. Na defesa da concorrncia, como de resto em vrias reas da poltica pblica, preciso copiar um clich do mundo corporativo multinacional: manter a viso global sem 10 perder o enfoque local.
(Adaptado de Gesner Oliveira, Concorrncia global, enfoque local, Folha de So Paulo, 28 de janeiro de 2006)

23- Julgue os seguintes itens a respeito da organizao dos argumentos no texto. I. O segundo perodo sinttico justica, ou explica, o que declara a orao inicial.

II. O terceiro perodo sinttico fornece uma causa para o que armam o primeiro e o segundo. III. O quarto perodo sinttico fornece uma nalidade para a idia expressa na orao inicial. IV. O quinto perodo sinttico explicita uma das necessidades subentendidas no perodo anterior. Esto corretos apenas a) I e II b) I, II e III c) I e IV d) II , III e IV e) II e IV 24- Analise as seguintes proposies a respeito do seguinte fragmento de texto. A cultura se torna uma prtica desconfortvel, perturbadora, de sobrevivncia e complementariedade entre a arte e a poltica, o passado e o presente, o pblico e o privado na mesma medida em que seu ser resplandecente um momento de prazer, esclarecimento ou libertao.
(Adaptado de Homi K. Bhabha, O local da cultura, p.245)

21- Assinale a idia que encontra sustentao na argumentao do texto. a) Para alcanar o crescimento sustentado, necessrio inovar; e em ambiente de concorrncia que surge a inovao. b) S ao atingir o crescimento sustentado, um pas precisa da concorrncia, que conseqncia da constante inovao. c) Os ingredientes necessrios para o crescimento so a inovao e o sucesso nas vrias reas das polticas pblicas. d) O fundamento do mundo corporativo multinacional surge da concorrncia e da inovao, sem a qual no h globalizao. e) Manter a viso sem perder o enfoque local a postura resultante da inovao que vem com o crescimento multinacional. 22- Assinale a alterao proposta para o texto que resulta em incoerncia da argumentao ou incorreo gramatical. Desconsidere os necessrios ajustes nas letras maisculas e minsculas. a) Substituio de do(l.1) por para o. b) Insero de Mas antes de Agora(l.4). c) Insero de uma vrgula depois de implement-la (l.5). d) Insero de Embora antes de Na defesa(l.6). e) Substituio do sinal de dois pontos aps manter(l.9) por ou seja, demarcado por duas vrgulas.

I.

Para no ser prtica desconfortvel nem perturbadora, a cultura deve dissociar prazer de sobrevivncia.

II. A concepo de cultura apresentada associa, complementarmente, vrios aspectos da vida social e pessoal. III. Por apresentar momento de prazer, a cultura torna-se uma experincia privada que rejeita a experincia social, ou coletiva. Assinale a(s) proposio(es) argumentao do texto. a) Apenas a proposio I b) Apenas as proposies I e II c) Apenas as proposies I e III d) Apenas a proposio II e) Apenas a proposio III coerente(s) com a

Analista Tcnico - SUSEP - 2006

Prova 1

Leia o texto abaixo para responder s questes 25 e 26. O acesso s novas tecnologias tornou-se um dos fatores determinantes para a criao e absoro de empregos. H uma profunda transformao em curso nas comunicaes, potencializando a revoluo 5 da cidadania e a reduo da injustia social. A continuidade dessas transformaes reside menos em novas e radicais inovaes tecnolgicas e muito mais na universalizao de seus benefcios para as camadas de baixa renda e para o grande universo de 10 pequenas e mdias empresas deste pas, maiores geradoras de empregos.
(Adaptado de Euncio Oliveira, O acesso s novas tecnologias e a incluso social, Correio Braziliense, 14 de junho de 2004)

As questes 27 e 28 tomam por base o seguinte texto. Uma pesquisa divulgada pelo IBGE em agosto de 2005 revela que o rendimento mdio real entre os brasileiros com 11 anos ou mais de estudo caiu 4,7% nos ltimos doze meses. Ou seja, depois de aigir as 5 classes mais baixas, a crise agora bateu s portas da classe mdia e mdia alta. H vrios motivos para que isso esteja acontecendo. Para comeo de conversa, hoje h mais pessoas qualicadas no mercado 14,6% dos empregados do 10 pas tm diploma. De 2001 para c, nossa populao universitria cresceu 30%. Isso alimenta um turn over maior e a queda no salrio mdio pago pelas empresas, que substituem seus funcionrios pagando ao novo contratado, igualmente qualicado, menos do 15 que recebia o anterior. Para piorar, a economia ainda cresce num ritmo lento, prejudicando negociaes dos assalariados com seus patres.
(Adaptado de Luiz Alberto Marinho, Com diploma na mo e pouco dinheiro no bolso, Revista GOL, novembro 2005)

25- Assinale a opo na qual se concentra a idia sntese do texto, sobre o acesso s novas tecnologias e incluso social. a) Novas tecnologias na gerao de empregos. b) Relevncia da transformao nas comunicaes. c) Importncia da universalizao dos benefcios da tecnologia. d) Gerao de empregos em tecnologia pelas pequenas e mdias empresas. e) Perspectivas de inovaes tecnolgicas comunicaes e no mercado de trabalho. nas

27- Depreende-se do texto que o crescimento da populao universitria brasileira, nos ltimos anos, vem causando a) menos rotatividade nos empregos. b) menores salrios para as mesmas funes. c) menos qualidade no exerccio prossional. d) desacelerao no crescimento da economia. e) aumento na demanda por prossionais sem curso superior. 28- Assinale a opo que, ao propor uma reescrita para trechos do texto, preserva sua correo gramatical e coerncia textual. a) Uma pesquisa divulgada pelo IBGE em agosto de 2005 revela que(l.1 e 2) / O IBGE divulgou em agosto de 2005, pesquisa que aponta b) caiu 4,7% nos ltimos doze meses(l.3 e 4) / abaixou, nos ltimos doze meses, para 4,7% c) a crise agora bateu s portas da classe mdia(l.5 e 6) / a crise j insurgiu classe mdia d) para que isso esteja acontecendo(l.7) / para tal crise estar acontecendo e) que substituem seus funcionrios(l.13) / substituindo seus funcionrios

26- Julgue como falsas (F) ou verdadeiras (V) as seguintes armaes a respeito do emprego das estruturas lingsticas no texto. ( ) Preserva-se a correo gramatical ao substituir s novas tecnologias(l.1) por a novas tecnologias, usando o termo de maneira indeterminada, sem artigo. ( ) Mantm-se a coerncia textual e a correo gramatical tambm ao empregar uma profunda transformao(l.3) generalizadamente no plural: profundas transformaes. ( ) O valor do gerndio em potencializando(l.4) corresponde ao de uma subordinada adjetiva: que potencializa. ( ) Por se tratar de advrbio que confere nfase, muito (l.7) pode ser suprimido do texto sem prejudicar a estrutura sinttica. A seqncia obtida a) V, F, F, V b) F, F, F, V c) V, F, V, F d) F, V, V, F e) V, V, V, V
Analista Tcnico - SUSEP - 2006 6

Prova 1

29-Assinale a parfrase, textualmente coerente e gramaticalmente correta, que transforma o seguinte perodo sinttico em dois perodos sintticos, mesmo que isso ocasione algumas pequenas alteraes de sentido. Florestan Fernandes acreditava que o sucateamento da escola, com pssimas condies de trabalho e estudo, fazia parte das tentativas de sufocar a democratizao da sociedade por meio da restrio do acesso cultura e pesquisa.
(Adaptado da revista Nova Escola, de janeiro/fevereiro 2006)

30- Depreende-se da argumentao proposta que a autora a) mostra satisfao com o crescimento do PIB. b) est ctica quanto direo do crescimento do PIB. c) concorda com o governo a respeito da poltica monetria adotada. d) considera bastante signicativo o aumento da taxa de produo e emprego. e) critica a diviso de opinio entre os economistas sobre o crescimento do Brasil. 31-Assinale a opo que prope uma alterao para o emprego das preposies no texto que o mantm gramaticalmente correto e coerente. a) Substituir sobre o(l.1) por a cerca do. b) Retirar a preposio antes de particular(l.5). c) Substituir com(l.6) por em. d) Substituir a preposio com(l.8) por no. e) Retirar a preposio em de que(l.9). 32-Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto, preservando sua coerncia e correo gramatical. Devagar, mas no rumo certo A Pesquisa Nacional por Amostragem de Domiclios (Pnad), do IBGE, _____1_____ em 2004, mostra que o Brasil est no caminho certo, ___2___em ritmo lento. Os rendimentos do trabalho tiveram ___3____, a concentrao de renda diminuiu e ___4_____ganhos reais ____5____ a populao mais pobre. A qualidade de vida da classe mdia, traduzida em celulares e computadores, melhorou bastante, bem mais___6____ os servios de primeira necessidade, como o saneamento bsico.
(Adaptado de ISTO, 30/11/2005)

a) Para Florestan Fernandes, que acreditava no sucateamento da escola, por causa das pssimas condies de trabalho e estudo, a sociedade tentava sufocar a democratizao. No haveria, ento, acesso cultura e pesquisa. b) Florestan Fernandes acreditava que as pssimas condies de trabalho e estudo, ou seja, o sucateamento da escola, fazia parte das tentativas de sufocar a democratizao da sociedade. Isso representava a restrio do acesso cultura e pesquisa. c) A restrio do acesso cultura e pesquisa, resultante das pssimas condies de trabalho e estudo na escola, ou seja, de seu sucateamento, fazia parte das tentativas de sufocar a democratizao da sociedade. Nisso acreditava Florestan Fernandes. d) Para Florestan Fernandes a restrio do acesso cultura e pesquisa provinham do sucateamento da escola, que apresentava pssimas condies de trabalho e estudo, fazia parte das tentativas de sufocar a democratizao da sociedade. e) O sucateamento da escola, acreditava Florestan Fernandes com pssimas condies de trabalho e estudo, fazia parte das tentativas para sufocar a democratizao da sociedade. Atravs da restrio do acesso cultura e pesquisa. O texto abaixo serve de base para as questes 30 e 31. As discusses atuais sobre o crescimento do PIB brasileiro dividem os economistas entre os que, como o Governo, louvam as taxas mais recentes de crescimento do produto, usando tais dados para 5 rearmar a poltica econmica adotada, em particular a monetria, e os que so cticos com relao direo desse crescimento. O ceticismo dos ltimos, com o qual concordamos, sustenta-se, em primeiro lugar, na observao de que, partindo-se de produo 10 e emprego que vieram crescendo pouco ou mesmo caindo nos ltimos anos, uma taxa de crescimento mais alta no quer dizer muito.
(Adaptado de Maria de Lourdes Rollemberg Mollo, Trabalhadores continuam perdendo, UnB revista, mai/jun/jul 2005)

2 mas embora porm embora mas

3 melhora melhoria acrscimos acrscimos melhora

4 houve tiveram houve


houveram

5 entre para entre para pela

6 do que entre que entre do que

a) feita b) realizada c) levada


cabo

d) feita e) levada a
cabo

tiveram

Analista Tcnico - SUSEP - 2006

Prova 1

33-Assinale a opo que preenche com a forma verbal correta as lacunas do texto abaixo. Trabalho demais, agenda cheia, internet, celular e carros que chegam a mais de 200 km/h __1__ o homem moderno numa espcie de Coelho Branco de Alice no Pas das Maravilhas. Sempre apressado, eternamente atrasado. E doente. Literalmente. A velocidade, smbolo do desenvolvimento tecnolgico e de um modo de produo e consumo cada vez mais vorazes, __2__ um sentimento de urgncia que poucos conseguem administrar. Se que em algum momento o __3__ mesmo. O resultado um novo mal que a cara do nosso tempo: a doena da correria. Mas h quem __4__ diferente, e __5__ a esse excesso. Em todo o mundo, grupos, mais ou menos organizados, vm criando maneiras de diminuir o ritmo, de abrir mais espao para o lazer e a famlia.
(Adaptado da Revista Galileu, outubro de 2005)

e) Tanto na Antigidade tardia, no choque entre judeus e Roma que resultaram na destruio de Jerusalm, quanto no Portugal rfo de Dom Sebastio ou ainda no Brasil de Antnio Conselheiro, apanhado na transio da monarquia para a repblica a projeo de um ideal salvador traz para atores e pensadores o quadro de uma domesticao do tempo. Leia o texto abaixo para responder s questes 35 e 36. Por que alguns pases so ricos e tantos outros so pobres? Por que vem se provando to difcil para as naes estagnadas recuperar o terreno que as separa das mais prsperas? So as questes mais 5 importantes no ramo da economia. Uma das revolues de que se precisa a intelectual. Os lderes nacionais precisam compreender que os objetivos da poltica no devem ser s promover o crescimento de produtores especcos, mas defender 10 os interesses dos consumidores e, com eles, a competio. Mas nos pases em desenvolvimento que a competio sofre os obstculos mais sistemticos.
(Adaptado de Martin Wolf, A tirania dos interesses escusos, Folha de So Paulo, 22 de janeiro de 2006)

2 criaram criou criou criaram criaram

3 consegue conseguem consegue conseguem consigam

4 pensa pense pensasse pense pensasse

5 reaja reaja reagiu reage reage

a) transformam b) transformaram c) transformariam d)


transformaram

35- Julgue as seguintes propostas de continuidade para o texto. I. A abertura para a economia mundial importa por isso. A competio internacional explica por que os setores exportadores do Japo e da Coria do Sul so to produtivos. II. Competio livre e justa parece simples de obter. Mas nada est mais longe da verdade: a competio incomoda todos aqueles que se beneciam das distores. III. Quase todo mundo estaria em melhor situao se fosse possvel desarm-los de maneira simultnea: difcil fazer sobreviver interesses predatrios. Apresenta(m) continuidade coerente e gramaticalmente correta para o texto a) todas as propostas b) apenas I e II c) apenas II d) apenas II e III e) apenas III

e) transformariam

34- Assinale o trecho que, ao ser transcrito de O tempo domesticado, de Estevo de Rezende Martins, publicado no Correio do Livro da UnB, jul/set 2004, no respeitou a correo gramatical. a) Em busca de tornar-se senhor do tempo, o homem debrua-se sobre o passado, com a clara inteno de haver-se com o presente, de modo que o amanh seja seu. Vencer a esfera milenar criar o novo tempo, a nova histria, a nova sociedade, livre dos achaques da anterior. b) Transposto da linguagem teolgica para a poltica ou historiogrca, essa preocupao representa simbolicamente a luta contra as circunstncias do aqui e do agora, em nome de valor maior a recuperar ou a alcanar. c) Mesmo que haja abstrao da tradio crist, cuja inuncia na matriz de pensamento ocidental , contudo, inegvel, pela reexo e pelo agir histricos, caracteriza a ao humana. d) O impasse da destruio iminente, o sofrimento agudo, a ameaa de perda de identidade, o risco de aniquilao, eis experincias radicais que engendram rapidamente o recurso reexo histrica, e ao poltica, para domesticar o tempo que pareceria escapar, qual areia, por entre os dedos.

Analista Tcnico - SUSEP - 2006

Prova 1

36- Assinale a opo incorreta a respeito das relaes de dependncia entre as palavras e expresses do texto. a) Emprega-se a exo de singular em vem(l.2) para concordar com um sujeito oracional. b) Emprega-se a preposio antes de que(l.6) por causa do verbo precisa (l.6). c) Emprega-se a exo de singular em (l.6) por causa de Uma(l.6). d) Emprega-se a exo de terceira pessoa do plural em devem(l.8) para concordar com objetivos(l.8). e) Emprega-se a exo de plural em eles(l.10) para concordar com lderes nacionais(l.7). 37- Assinale a opo incorreta a respeito do emprego das estruturas lingsticas no texto. Antenas, computadores e vontade poltica. Trs fatores que podem facilitar o acesso s modernas tecnologias de informao, internet e ajudar a reduzir a nossa enorme dvida social. Podem, com certeza, encurtar a distncia entre os que tm e os que no tm acesso rede mundial de computadores e s modernas tecnologias. A grande massa do povo encontra-se margem das informaes disponveis e contatos com o mundo global.
(Adaptado de Euncio Oliveira, O acesso s novas tecnologias e a incluso social, Correio Braziliense, 14 de junho de 2004)

Leia o texto abaixo para responder s questes 38 e 39. Tentativas que privilegiam o bem-estar, a simplicidade, a tradio local, o resgate da histria e a hospitalidade comeam a surgir pelo globo. Esse o comeo de uma revoluo cultural, uma mudana radical na forma 5 como vemos o tempo e como lidamos com a velocidade e a lentido. Signica colocar qualidade antes de quantidade. uma espcie de losoa do devagar, em que se percebe que nem sempre a rapidez a melhor maneira de fazer as coisas. A principal fonte da 10 acelerao o domnio de um sistema econmico que sugere s pessoas a chance de preencher suas vidas com ajuda da tecnologia. Mas desacelerar parece dar a muita gente a sensao de estar perdendo o pouco tempo que lhes resta.
(Adaptado da Revista Galileu, outubro de 2005)

38- Assinale a alterao proposta que preserva a relao original entre as idias e a correta estruturao sinttica do texto. Desconsidere os necessrios ajustes nas letras maisculas e minsculas. a) O deslocamento de comeam a surgir pelo globo(l.3) para antes de Tentativas (l.1). b) A troca de lugar entre os termos uma revoluo cultural(l.4) e mudana radical na forma como vemos o tempo (l.4 e 5). c) O deslocamento da orao Signica colocar qualidade antes de quantidade(l.6 e 7) para antes do segundo perodo sinttico. d) A troca de lugar entre os termos A principal fonte de acelerao(l.9 e 10) e o domnio de um sistema econmico(l.10). e) O deslocamento de a muita gente(l.13) para o incio do perodo sinttico em que aparece. 39- Mesmo alterando parcialmente as relaes semnticas do texto, assinale a proposta de substituio para o termo em que(l.8) que torna incoerente o desenvolvimento da argumentao. a) da qual b) de que c) na qual d) para que e) pela qual

a) O substantivo acesso(l.2) complementado, sinttica e semanticamente, por trs termos: modernas tecnologias de informao(l.2 e 3), internet(l.3) e reduzir a nossa enorme dvida social(l.3 e 4). b) O verbo Podem(l.4) est empregado na terceira pessoa do plural porque subentende um sujeito no plural como Antenas, computadores e vontade poltica (l.1). c) O desenvolvimento textual leva a entender as duas ocorrncias de os(l.5) como remetendo aos mesmos referentes, e por isso podem ser substitudos por aqueles, sem prejuzo da correo gramatical. d) O termo contatos com o mundo global(l.8 e 9) complementa, sinttica e semanticamente a expresso margem(l.7 e 8); por isso preserva-se a correo gramatical ao se inserir dos antes desse termo. e) O deslocamento do ltimo perodo sinttico nal do texto para ocupar o lugar de perodo inicial preservaria a coerncia e a correo gramatical do texto.

Analista Tcnico - SUSEP - 2006

Prova 1

40- Os trechos abaixo constituem um texto, mas esto desordenados. Ordene-os nos parnteses de maneira a compor um texto coeso e coerente e assinale, a seguir, a opo correspondente. ( ) Segundo sua anlise, uma classe burguesa controlava os mecanismos sociais no Brasil, como acontecia em quase todos os pases do ocidente. ( ) Florestan Fernandes tomou para si a tarefa de romper com a tradio de pseudoneutralidade das cincias humanas e reconstruir uma anlise do Brasil abertamente comprometida com a mudana social. ( ) No entanto por causa de fatores histricos como a escravido tardia, a herana colonial e a dependncia em relao ao capital externo , a burguesia brasileira era mais resistente s mudanas sociais do que as classes dominantes dos pases desenvolvidos. ( ) Para Florestan, no havia tal cultura no Brasil por dois motivos: ela estimularia as massas populares a participar politicamente e ao mesmo tempo tiraria das classes dominantes a prerrogativa de fazer tudo o que quisessem sem precisar dar satisfao ao conjunto da populao. ( ) O Brasil, dizia o socilogo, era atrasado tambm em relao ao que ele chamava de cultura cvica, ou seja, um compromisso em torno do mnimo interesse comum.
(Adaptado da revista Nova Escola, de janeiro/fevereiro 2006)

LNGUA INGLESA Your answers to questions 41-43 must be based on the text below, which is entitled Insolvencies/Guaranty Funds: Insolvencies/Guaranty Funds
Source: www.iii.org Feb/ 2006 (Adapted)

The regulation of insurance company solvency is a function of the state. The Gramm-Leach-Bliley Financial Services Modernization Act of 1999, which allowed banks, securities rms, insurance companies and other nancial services entities to afliate and sell one anothers products, continues this practice. State regulators monitor the nancial health of companies licensed to provide insurance in their state through analysis of the detailed annual nancial statements that insurers are required to le and periodic on-site examinations. When a company is found to be in poor nancial condition, regulators can take various actions to try to save it. Insolvencies do occur, however, despite the best efforts of regulators. 41- According to the text, the regulation of insurance company solvency a) should be in the states hands. b) has been proposed by the private sector. c) would have to be one of the states functions. d) has not been within the scope of the state. e) is clearly one of the states liabilities. 42- According to the text, insolvencies do occur, which means they a) actually happen. b) are undoubtedly preventable. c) hardly take place. d) do not pose a threat. e) used to be more frequent. 43- In relation to the monitoring of the nancial health of companies licensed to provide insurance, the state regulators a) are currently designing two tools to follow it. b) might resort to actions designed to assist them. c) may decide to outsource any further analysis. d) have been assessing the most effective procedures. e) are likely to adopt the analysis of their statements.

a) (4) (1) (2) (3) (5) b) (2) (1) (3) (5) (4) c) (5) (1) (4) (3) (2) d) (4) (1) (5) (3) (2) e) (2) (1) (5) (4) (3)

Analista Tcnico - SUSEP - 2006

10

Prova 1

Your answers to questions 44 to 46 must be based on the text below, which is entitled Financial and Market Conditions: Financial and Market Conditions
Source: www.iii.org Jan/2006 (Adapted)

e) 2005 and 2006 should make up for the nancial losses faced by the industry in 2004. Your answers to questions 47 50 must be based on the text below, which is entitled The Tipping Point: The Tipping Point
Source: Newsweek Special Edition Dec 2005 Feb 2006 (Adapted)

Many forces affect the price, availability and security of the insurance product. Some are external, such as changes in interest rates and the stock market, regulatory activity, the number and severity of natural disasters, growth in litigation and rising medical costs. Others are internal, such as the level of competition. The insurance industry is cyclical. Rates and prots uctuate depending on the phase of the cycle, particularly in commercial coverages. The protability cycle may be somewhat different for different types of insurance. While the industy as a whole experienced one of its best years in recent history in 2004 and in the rst half of 2005, losses associated with Hurricane Katrina, Rita and Wilma may wipe out the prots of many insurers and force some to raise additional capital. None of the major companies are likely to become insolvent, however. 44- In paragraph 1, the author a) disregards the coexistence of internal and external forces. b) refers to forces which must be foreseen by insurance analysts. c) mentions a set of forces which affect the insurance product. d) presents external factors which once affected the insurance industry. e) lists external forces which will probably hinder the industrys growth. 45- In paragraph 2, the insurance industry is described as cyclical. Thus, it is characterized by elements which a) seldom occur again. b) are hardly identiable. c) do not follow a noticeable pattern. d) are regularly repeated. e) vary both in length and degree. 46- The text informs us that a) the prots made by many insurers might be destroyed due to natural disasters. b) additional capital would have to be raised so as to assist victims of disasters. c) insolvency will have to be faced by the major international insurance companies. d) 2004 may be seen as the least protable year in the insurance industrys history.
Analista Tcnico - SUSEP - 2006 11

The world of tomorrow is not a world based on a suprastructure of nation-states. It is a world where business is a major shaper not only of economic developments but also of social developments; it is also a world where civil society feels deeply engaged. The only way to foster progress is to knit together the best minds, the most powerful leaders and the truly committed people to jointly dene the problems, jointly propose innovative solutions and jointly engage in collaborative actions. In a new form of global governance, multi-stakeholder networks, public-private partnerships and informal alliances of different actors will be the norm rather than the exception. The legitimacy of those platforms will depend less on a traditional representative process and much more on ongoing public acceptance and measurable gains. Business has to play a very special role in such networks, as the generator of innovation. Of course, business has the primary motive of generating shareholder value, but it also has a great function as a social agent. Business is duty-bound to serve humankind by engaging with the other stakeholders of global society to address its challenges creatively and in a spirit of corporate global citizenship. 47- According to the text, a) a supra-structure of nation-states is regarded as of critical importance. b) business is not merely an economic vehicle. c) progress is seen as the outcome of uncooperative behavior. d) civil societys acceptable. current lack of commitment is

e) the most powerful leaders ought to rule the poorest nations. 48- According to the author, the only way to foster progress is to knit together the best minds. In other words, the best minds should a) assist developing nations. b) compete for recognition. c) be accurately assessed. d) be spotted by specialists. e) join and work together.

Prova 1

49- Paragraph 3 focus on the meaning of business a) which should not aim at social purposes. b) and its sole purpose of generating prot. c) and an additional role it plays. d) as traditionally conceptualized. e) as a weapon to ght prejudice. 50- The text details a) the drawbacks of societys commitment. b) cultural trends in contemporary society. c) market strategies by leading nations. d) the shifts towards the world of tomorrow. e) the worlds need to remain unchanged.

54- O sistema adotado, no ordenamento jurdico brasileiro, de controle judicial de legalidade, dos atos da Administrao Pblica, a) o da chamada jurisdio nica. b) o do chamado contencioso administrativo. c) o de que os atos de gesto esto excludos da apreciao judicial. d) o do necessrio exaurimento das instncias administrativas, para o exerccio do controle jurisdicional. e) o da justia administativa, excludente da judicial. 55- O chamado domnio eminente, como expresso da soberania nacional, o poder poltico, pelo qual o Estado submete sua vontade a) os bens pblicos de uso comum. b) os denominados bens dominiais.

DIREITO ADMINISTRATIVO 51- As autarquias e empresas pblicas se equivalem, estruturalmente, no sentido de que elas so a) pessoas jurdicas de direito pblico. b) pessoas jurdicas de direito privado. c) rgos da Administrao Direta. d) entidades da Administrao Indireta. e) servios sociais autnomos. 52- Integram a Administrao Federal Indireta, entre outras entidades, a) as concessionrias de servios pblicos. b) as chamadas (ONGs). organizaes no-governamentais

c) todos os bens prprios do Estado. d) todas as coisas de seu territrio. e) todas as coisas de interesse pblico. 56- A Administrao Pblica pode e/ou deve anular os seus prprios atos, eivados de vcios que os tornem ilegais, desde que a) no operada decadncia. b) no opere retroativamente. c) preservado o direito adquirido. d) preservados os efeitos produzidos. e) no operada a decadncia, nem opere a anulao, retroativamente, para atingir os efeitos que o ato ilegal produziu. 57-A revogao a supresso de um ato discricionrio, fazendo cessar seus efeitos jurdicos, o que ocorre quando ele (ato) era a) ilegal e inecaz. b) ilegtimo e ineciente. c) legtimo e ecaz. d) invlido e anulvel. e) de vigncia exaurida. 58- O que distingue, fundamentalmente, a concesso de direito real de uso da permisso e da autorizao, para uso particularizado de um determinado bem pblico, que ela (concesso) decorre a) de ato unilateral e discricionrio. b) de ato precrio e gratuito. c) de ato precrio e discricionrio. d) de contrato oneroso e intransfervel. e) de contrato estvel e transfervel.

c) as agncias reguladoras. d) os servios sociais autnomos. e) os partidos polticos. 53- A legalidade, como princpio bsico da Administrao Pblica, especicamente, consiste mais em que, a autoridade administrativa s pode praticar atos, quando a) autorizados ou permitidos em lei. b) no vedados em lei. c) indicada sua fundamentao. d) tenha competncia para tanto. e) objetivam interesse pblico.

Analista Tcnico - SUSEP - 2006

12

Prova 1

59- A nulidade do procedimento licitatrio, por motivo de ilegalidade insanvel, induz tambm do contrato dele decorrente, o que opera retroativamente, impedindo os efeitos jurdicos que ele deveria produzir, alm de desconstituir os j produzidos, exonerando a Administrao de indenizar o que porventura haja sido executado. a) Correta esta assertiva. b) Incorreta a assertiva, porque a nulidade da licitao no acarreta a do contrato. c) Incorreta a assertiva, porque a celebrao do contrato supera eventual nulidade ocorrida na licitao. d) Incorreta a assertiva, porque o pactuado no contrato tem que ser inteiramente cumprido. e) Incorreta a assertiva, porque a nulidade da licitao e a do contrato dela decorrente, no exonera a Administrao de indenizar o que foi efetivamente executado. 60- Ao servidor pblico federal, regido pelo regime jurdico da Lei n. 8.112/90, conta-se para todos os efeitos o tempo inteiro, em que o servidor esteve afastado de licena, a) para desempenhar mandato classista. b) at 30 dias, por motivo de doena prossional. c) para tratar de interesses particulares. d) por motivo de afastamento do cnjuge. e) para atividade poltica, entre a sua escolha na conveno e a vspera da sua canditatura na Justia Eleitoral.

Analista Tcnico - SUSEP - 2006

13

Prova 1

Analista Tcnico - SUSEP - 2006

14

Prova 1

Analista Tcnico - SUSEP - 2006

15

Prova 1

Escola de Administrao Fazendria www.esaf.fazenda.gov.br

CONCURSO PBLICO SUPERINTENDNCIA DE SEGUROS PRIVADOS - SUSEP / 2006 -

Gabarito

(antes dos recursos)

Cargo: ANALISTA TCNICO Prova 1


(aplicada em 30/04/2006 - DOMINGO - MANH) Questes

01 - A 02 - E 03 - C 04 - B 05 - D 06 - E 07 - C 08 - A 09 - E 10 - D

11 - B 12 - C 13 - A 14 - B 15 - E 16 - A 17 - D 18 - C 19 - B 20 - E

21 -A 22 - D 23 - C 24 - D 25 - C 26 - E 27 - B 28 - D 29 - C 30 - B

31 - C 32 - A 33 - B 34 - E 35 - B 36 - E 37 - A 38 - A 39 - D 40 - B

41 - E 42 - A 43 - B 44 - C 45 - D 46 - A 47 - B 48 - E 49 - C 50 - D

51 - D 52 - C 53 - A 54 - A 55 - D 56 - A 57 - C 58 - E 59 - E 60 - B

Prova 2
(aplicada em 29/04/2006 - SBADO-TARDE)
rea: Controle e Fiscalizao / Aturia 01- E 02 - B 03 - D 04 - C 05 - A 06 - D 07 - E 08 - A 09 - C 10 - B 11 - A 12 - C 13 - D 14 - E 15 - B 16 - C 17 - E 18 - B 19 - D 20 - C 21 - A 22 - E 23 - D 24 - B 25 - C 26 - E 27 - D 28 - B 29 - E 30 - C 31 - D 32 - A 33 - B 34 - A 35 - C 36 - E 37 - A 38 - E 39 - A 40 - D 41 - A 42 - D 43 - B 44 - E 45 - B 46 - C 47 - C 48 - E 49 - C 50 - A 51 - E 52 - C 53 - A 54 - B 55 - C 56 - A 57 - D 58 - E 59 - D 60 - B 01- C 02 - D 03 - A 04 - E 05 - D 06 - A 07 - C 08 - C 09 - A 10 - C 11 - D 12 - B 13 - E 14 - A 15 - C rea: Tecnologia da Informao 16 - D 17 - A 18 - B 19 - D 20 - A 21 - C 22 - E 23 - A 24 - E 25 - E 26 - B 27 - D 28 - B 29 - B 30 - D 31 - D 32 - A 33 - E 34 - B 35 - E 36 - C 37 - C 38 - B 39 - A 40 - D 41 - E 42 - E 43 - D 44 - B 45 - B 46 - C 47 - B 48 - C 49 - C 50 - D 51 - E 52 - A 53 - D 54 - A 55 - B 56 - E 57 - B 58 - D 59 - C 60 - C 61- D 62- E 63- D 64- E 65- A 66- B 67- C 68- A 69- B 70- E 71- C 72- E 73- D 74- A 75- C

gabarito_final.txt MINISTRIO DA FAZENDA ESCOLA DE ADMINISTRAO FAZENDRIA EDITAL ESAF N 47, DE 25 DE MAIO DE 2006 CONCURSO PBLICO PARA OS CARGOS DE AGENTE EXECUTIVO E DE ANALISTA TCNICO DA SUPERINTENDNCIA DE SEGUROS PRIVADOS - SUSEP O DIRETOR-GERAL DA ESCOLA DE ADMINISTRAO FAZENDRIA-ESAF, no uso de suas atribuies, em cumprimento ao estabelecido no subitem 8.5 do Edital ESAF n 06, de 18/01/2006, publicado no Dirio Oficial da Unio de 19/01/2006, regulador do concurso pblico para os cargos de Agente Executivo e de Analista Tcnico da Superintendncia de Seguros Privados - SUSEP e, em acolhimento aos pronunciamentos da Banca Examinadora emitidos em razo dos recursos apresentados s Provas Objetivas 1 e 2 do referido concurso, aplicadas no dia 30/4/2006 (para o cargo de Agente Executivo) e nos dias 29 e 30/4/2006 (para o cargo de Analista Tcnico), RESOLVE: I- ANULAR as questes abaixo relacionadas, em seus respectivos gabaritos, e ATRIBUIR os pontos a elas correspondentes a todos os candidatos presentes s provas, independentemente de terem ou no recorrido: a) Para o cargo de Agente Executivo - na Prova 2 - Conhecimentos Especficos - a questo n 48, da disciplina Contabilidade; b) Para o cargo de Analista Tcnico: b.1) na Prova 1 - Conhecimentos Gerais (comum s duas reas): a questo n 01, da disciplina Legislao de Seguros, de Capitalizao, de Previdncia Complementar Aberta e de Resseguros e a questo n 34, da disciplina Lngua Portuguesa; b.2) na Prova 2 - Conhecimentos Especficos - rea 1 - Controle e Fiscalizao/Aturia: a questo n 23, da disciplina Contabilidade Geral e de Seguros e a questo n 50, da disciplina Matemtica Atuarial; II - ALTERAR as respostas das questes abaixo indicadas, em seus respectivos gabaritos: a) Para o cargo de Agente Executivo - Prova 1: a resposta da questo n 13, da disciplina Lngua Portuguesa, da letra "A" para a letra "D"; b) Para o cargo de Analista Tcnico - Prova 2 - rea 1 - Controle e Fiscalizao/Aturia : a resposta da questo n 30, da disciplina Estatstica, da letra "C" para a letra "D"; III - VALIDAR os gabaritos divulgados, com as anulaes constantes do item I e as alteraes constantes do item II, ambos deste Edital. IV - JULGAR improcedentes os demais recursos apresentados; V - DIVULGAR, em cumprimento ao disposto no subitem 9.9 do Edital ESAF n 06/2006: a) como Anexo I - a relao dos candidatos aprovados e classificados, por cargo, por local da vaga e por rea de Especializao, at o nmero de vagas oferecido no certame, observados os critrios de aprovao e classificao e de desempate estabelecidos, respectivamente, nos subitens 9.1, 9.2, 9.2.1 e 9.3 e, ainda, o disposto nos subitens 9.5 e 9.5.1, todos do Edital ESAF n 06/2006, regulador do concurso; b) como Anexo II - a relao dos candidatos, por cargo, por local da vaga e por rea de Especializao que, habilitados, no se classificaram dentro do nmero de vagas oferecido no certame, para os efeitos do subitem 11.10 do Edital ESAF Pgina 1

gabarito_final.txt n 06/2006, regulador do concurso; VI - CONSIDERAR reprovados, para todos os efeitos, os demais candidatos, de conformidade com o subitem 9.6, observado o contido no subitem 11.10, ambos do supracitado Edital. GUSTAVO MAIA GOMES

Pgina 2

Das könnte Ihnen auch gefallen