Sie sind auf Seite 1von 9

1.

Um caminho se desloca em movimento retilneo e horizontal com velocidade constante de 20 m/s. Sobre sua carroceria est um canho, postado para tiros verticais, conforme indica a figura. Despreze a resistncia do ar e considere g = 10 m/s2. Julgue as alternativas a seguir. I. Em relao ao caminho, o projtil foi disparado verticalmente, e em relao ao solo, o projtil foi disparado obliquamente. II. Em relao ao solo, o projtil tem um componente horizontal de velocidade que maior do que a velocidade do caminho. III. O projtil cai exatamente sobre a boca do canho. Est (o) errada (s): a) II b) I e II c) II e III d) I e III e) Todas

2.

Dois carros A e B percorrem uma estrada plana e reta no mesmo sentido. No instante t = 0, os dois carros esto alinhados. O grfico representa as velocidades dos dois carros em funo do tempo. Depois de quantos segundos o carro B alcanar o carro A ? V (m/s)
7,0 B

A 0 6,0 t (s)

3.

A acelerao de um mvel, que parte do repouso, varia com o tempo de acordo com o grfico abaixo. Determine o instante, contado a partir do incio do movimento, em que o mvel para:

4.

A equao horria de um mvel S = 2 + 4t 2t2, em que S dado em metros e t em segundos. A velocidade escalar se anula quando: a) t=0 b) t=1s c) t=2s d) t=3s e) t=4s

5.

A maior acelerao ou desacelerao tolervel pelos passageiros de um metr urbano de 2,0 m/s2. Sabe-se que a distncia entre duas estaes consecutivas A e B de 3200 m e que o metr pra em todas as estaes. Assinale a alternativa que fornece a mxima velocidade que o metr pode atingir no percurso da estao A para a estao B. a) 40 m/s b) 80 m/s c) 100 m/s d) 120 m/s e) 160 m/s A velocidade de um corpo em movimento retilneo dada pelo grfico abaixo. A distncia percorrida pelo corpo no intervalo de zero a 20 segundos de:

6.

V (m/s) 10 5 10 7. 20 t(s)

Analise as afirmativas abaixo: Um corpo em movimento em relao a um referencial est em movimento em relao a qualquer outro referencial. Todo corpo em repouso em relao a um referencial est em repouso em relao a outro referencial que no se movimenta em relao ao primeiro. A forma da trajetria do movimento de uma partcula depende do referencial escolhido. Est (o) correta (s): a) I e II b) I e III c) II e III d) II e) todas Com relao ao movimento variado,podemos afirmar que: a) a trajetria da partcula um arco de parbola; b) antes do instante correspondente ao vrtice da parbola do grfico do espao e em funo do tempo t, o movimento acelerado; c) a partcula no pode passar por um mesmo ponto duas vezes; d) no instante correspondente ao vrtice da parbola no grfico e x t, ocorre a inverso do sentido do movimento; e) no instante da inverso do sentido do movimento,tanto a velocidade como a acelerao escalar so nulas. Do alto de uma ponte, a 20 m de altura sobre um rio, deixa-se cair uma laranja, a partir do repouso. A laranja cai dentro de uma canoa que desce o rio com velocidade constante de 3,0 m/s (dado: g= 10 m/s2). No instante em que a laranja inicia a queda, a canoa deve estar a uma distncia mxima da vertical da queda, em metros, igual a: a) 9,0 b) 6,0 c) 4,5 d) 3,0 e) 1,5

8.

9.

10. Dois automveis partem de um mesmo ponto sobre uma trajetria retilnea com aceleraes constantes e
no mesmo sentido, conforme o grfico abaixo. O mvel B parte 3 segundos aps o mvel A. Determine o instante em que o automvel B vai alcanar o automvel A.
V(m/s) B A

t(s)

11. Dois automveis se encontram em um trajetria retilnea a uma distncia de 300 km. Os dois automveis

andam um ao encontro do outro com velocidades de 80 km/h e 90 km/h e no usaram o freio. J que o acidente inevitvel, depois de quantos segundos eles se chocaro?

12. Dois carros, A e B, movem-se no mesmo sentido, em uma estrada reta , com velocidades constantes vA =

100 km/h e vB = 80 km/h, respectivamente. a) qual , em mdulo, a velocidade do carro B em relao a um observador no carro A? b) em um dado instante, o carro B est 600 m frente do carro a. Quanto tempo, em horas, decorre at que A alcance B? movimentos so: sA = 20t + t2 e sB = 400 10t, com s em metros e t em segundos. a) determine a distncia entre A e B no instante t = 0. b) determine o instante e o espao em que os mveis se encontram. movimentos so: sA = 20t + t2 e sB = 400 10t, com s em metros e t em segundos. a) classifique os movimentos dos mveis A e B b) determine a distncia entre A e B no instante t = 0. c) determine o instante e o espao em que os mveis se encontram.

13. Dois mveis, A e B, movimentam-se sobre uma mesma trajetria. As funes horrias do espao para os

14. Dois mveis, A e B, movimentam-se sobre uma mesma trajetria. As funes horrias do espao para os

15. Dois nibus expressos partem simultaneamente dos terminais A e B, um em direo ao outro com
velocidades e, respectivamente, iguais a 20 km/h e 15 km/h. Sabendo que a distncia entre os terminais A e B 17,5 km e que os nibus no fazem paradas intermedirias, determine quanto tempo aps a partida os nibus iro se encontrar. v = 12t 2,0 (S.I) Determine: a) a velocidade escalar nos instantes t1 = 1,0 s e t2 = 4,0 s; b) a velocidade escalar mdia no intervalo de tempo de 1,0 s a 4,0 s.

16. Em uma estrada retilnea, um automvel tem sua velocidade escalar regida pela equao horria:

17. No diagrama est representado a posio X em funo do tempo t de um mvel que se desloca ao longo
de uma trajetria retilnea. Determine, em m/s, a velocidade inicial do mvel. x(m)
10

t(s)

18. No grande prmio do Japo de automobilismo, 10 s antes de Prost e Senna chocarem-se, a distncia entre
eles era 200 m. Supondo que nesse instante as velocidades de ambos eram iguais e que o piloto que vinha na frente acelerava constante com 4m/s2 qual foi a acelerao pelo outro piloto nesse intervalo de tempo?

19. No instante em que a luz verde do semforo acende, um carro ali parado parte com acelerao constante

de 2,0 m/s2. Um caminho, que circula na mesma direo e no mesmo sentido, com velocidade constante de 10 m/s, passa por ele no exato momento da partida. Assinale alternativa correta: a) O carro ultrapassa o caminho a 200 m do semforo b) O carro no ultrapassa o caminho c) Os dois veculos seguem juntos d) O carro ultrapassa o caminho a 40 m do semforo e) O carro ultrapassa o caminho a 100 m do semforo

20. No instante t = 0, o mvel A, que possui velocidade constante de 72 km/h, passa pelo mvel B,

inicialmente em repouso. Nesse instante, o mvel B parte com acelerao constante de 2 m/s2, no mesmo sentido de A, conforme o grfico abaixo. Determine o instante T, em segundos, que o mvel B ultrapassa o mvel A.
S(m) B A

t(s)

21. No mesmo instante em que o mvel A parte do repouso de uma trajetria retilnea com movimento

uniformemente acelerado, o mvel B passa por ele com movimento uniformemente retardado de mesma direo e sentido, com velocidade e acelerao de mdulos iguais a 30 m /s e 2 m/s2, respectivamente. O mvel A encontra-se novamente com o B no instante em que ele pra. A acelerao do mvel A : b) 2 m/s2 c) 3 m/s2 d) 4 m/s2 e) 5 m/s2 ) 1 m/s2 s. Quando o ganhador cruzou a linha de chegada, qual a distncia que o separava do segundo colocado?

22. Numa corrida de 100 m rasos, o primeiro colocado teve um tempo de 10,5 s e o segundo colocado, 11,5 23. O grfico abaixo representa um movimento retilneo de acelerao constante, onde S o deslocamento
em metros e t o tempo em segundos. Podemos afirmar que a acelerao do mvel : a) 0 m/s2 b) 0,5 m/s2 c) 1 m/s2 d) 1,5 m/s2 e) 2 m/s2
S (m) 2,0 1,5 1,0 0,5 0 1 2 t(s)

24. O grfico da figura indica como varia o espao de um mvel em funo do tempo para certo M.U.V.
Determine a acelerao do mvel em, em m/s2.

25. O grfico dado define a velocidade de um ponto em funo do tempo. A respeito deste grfico pode-se
afirmar que: a) um movimento uniforme. b) sua velocidade constante. c) a rea da figura representa o seu deslocamento. d) at o instante t, o seu movimento retrgrado. e) a inclinao da reta representa a sua posio.

26. O grfico representa a velocidade escalar em funo do tempo para o movimento de um corpo que se
desloca em linha reta. Determinar: a acelerao do corpo; a velocidade mdia do corpo

v (m/s) 8

0
27. O grfico v x t de um atleta inexperiente numa corrida de So Silvestre mostrado na figura:
Calcule a acelerao do atleta nos trechos I e II. Calcule o espao percorrido pelo atleta desde que comeou a correr at parar.

2 t (s)

v (Km/h) 24 I II

0,3

0,8

t (s)

28. O tempo de reao de um motorista de aproximadamente 0,7 s ( intervalo de tempo decorrido entre a

percepo de um sinal para parar e a efetiva aplicao dos freios). Se os freios de um automvel podem garantir um retardamento de 5m/s2 , calcule a distncia percorrida por ele at parar, supondo que sua velocidade era de 72 km/h ao percorrer o sinal para parar ( faa o clculo utilizando equaes ).

29. Os grficos A, B e C representam respectivamente um movimento:

a) b) c) d) e) a) b) c) d) e)

uniforme, uniformemente acelerado e uniformemente retardado. uniforme, uniformemente retardado e uniformemente acelerado. uniformemente acelerado, uniforme e uniformemente retardado. uniformemente acelerado, uniformemente acelerado e uniforme. uniformemente retardado, uniforme e uniformemente acelerado. a velocidade constante e positiva; a velocidade varivel e negativa; o diagrama S x t uma reta decrescente com o tempo; o diagrama V x t uma reta paralela ao eixo da velocidade e acima da mesma; o diagrama V x t uma reta paralela ao eixo dos tempos e acima do mesmo.

30. Se um movimento uniforme e retrgrado, podemos afirmar que:

31. Sobre um corpo que se movimenta conforme o grfico abaixo, so feitas as seguintes afirmaes:

A reta AB representa um movimento uniforme. A reta BC indica que o mvel est em repouso. A reta CD representa um movimento progressivo acelerado. O deslocamento entre os instantes 20 e 30 s foi de 20 m. O mvel parte da posio 100 m. Quantas afirmativas esto corretas? a) uma b) duas c) trs d) quatro e) cinco

32. Sr Roberto foi multado por ter parado com as rodas dianteiras alm do incio da faixa de pedestres,

conforme indica a Figura 2. Procurou o Departamento de Trnsito alegando que no era possvel retornar posicionando-se antes da faixa no tempo inferior a 8 s estabelecidos por lei para evitar a multa, contados a partir do instante em que o sinal fecha. O Departamento mostrou os dados do incidente atravs do grfico abaixo, em que o instante zero corresponde ao momento em que o sinal fecha e o veculo encontra-se exatamente sobre o incio da faixa (Figura 1).

v (m/s) 4,0

Figura 1

Exato instante em que o sinal fecha 0,0 0,0 1,0 t (s) Figura 2

2,0 m Exato instante em que o carro pra


Considere que, aps a parada do veculo a 2,0 m do incio da faixa, o tempo necessrio para iniciar o movimento em r de 3,0 s e que a acelerao do carro nesta marcha seja de 1,0 m/s2. Com base nesses dados faa os clculos necessrios e justifique se o Sr. Roberto tem razo ou no em seu argumento.

33. Um carro possui velocidade de 108 km/h ao passar por um ponto A e, aps percorrer

125 m, passa por um ponto B com velocidade de 72 km/h. Se a desacelerao permanecer constante, a distncia percorrida pelo carro at parar, medida a partir do ponto B, ser: a) 50 m b) 100 m c) 225 m d) 301 m e) 426 m tempo de acordo com a funo: v = 20 2 . t, com v em m/s e t em s. Sabendo que no instante t = 0 o mvel estava passando pela origem dos espaos, determine: a) a funo horria do espao parta este mvel b) o instante em que o mvel inverte o sentido do movimento c) o espao no qual ocorre a inverso no sentido do movimento do mvel d) o instante em que o mvel passa novamente pela origem dos espaos 2t + t2, onde t dado em segundos e X em metros. Qual a velocidade no instante t = 2 s ? 3 m/s 4 m/s 5 m/s 6 m/s 7 m/s

34. Um corpo descrevendo um movimento uniformemente variado tem velocidade variando em funo do

35. Um corpo se movimenta sobre o eixo X, com acelerao constante, de acordo com a equao horria X =
2+ a) b) c) d) e)

36. Um mvel que se desloca com acelerao constante, percorre em 4 s a distncia entre dois pontos
separados de 320 m. Se a velocidade, ao passar pelo segundo ponto, a) 15 m/s2 b) 12 m/s2 c) 10 m/s2 d) 9 m/s2 e) 8 m/s2 100 m/s, sua acelerao vale:

37. Um mvel vai de A at B em 20 s e em seguida de B at C em 40 s. Qual a velocidade escalar mdia no percurso AC ?

35 m

55 m

38. Um ponto material (P) passou pelo ponto A, no instante t = 0 (origem dos tempos), com velocidade
escalar igual a +10 m/s; no instante t = 8,0 s ele passar por B com velocidade escalar igual a +26 m/s.

1,0

2,0

3,0 (m)

Sabendo que seu movimento uniformemente acelerado, determine: a) Sua acelerao escalar; b) a equao horria do espao e da velocidade escalar.

39. Um ponto material passou por A com velocidade escalar de 8,0 m/s e atingiu o ponto B com velocidade
escalar de 12 m/s. Sua acelerao escalar se manteve constante. Determine: a) a acelerao escalar b) a velocidade escalar mdia entre A e B.

P 20 m

40. Um trem de 120 m de comprimento se desloca com velocidade escalar de 20 m/s. Ao iniciar a travessia
de uma ponte, freia uniformemente, saindo completamente dela 10 s aps, com velocidade escalar de 10 m/s. O comprimento da ponte : a) 150 m b) 120 m c) 90 m d) 60 m e) 30 m velocidade e a distncia percorrida, aps 3 segundos, valem, respectivamente: a) 6 m/s e 9 m b) 6 m/s e 18 m c) 3 m/s e 12 m d) 12 m/s e 36 m e) 2 m/s e 12 m

41. Um veculo parte do repouso em movimento retilneo e acelera a 2 m/s2. Pode-se dizer que sua

42. Uma motocicleta pode manter uma acelerao constante de 10 m/s2. A velocidade inicial de um

motociclista que deseja percorrer uma distncia de 500 m, em linha reta, chegando ao final com uma velocidade de 100 m/s, de: a) 0 b) 5 m/s c) 10 m/s d) 15 m/s e) 20 m/s

43. Uma partcula desloca-se em trajetria retilnea e, a partir do instante t = 0, sua posio, em metros,

varia segundo a funo S = 4 + 2t. Desde o instante t = 5 s, a partcula passa a sofrer um freamento uniforme e pra aps um intervalo de 4 s. A posio da partcula no instante da parada : a) S=2m b) S=6m c) S = 10 m d) S = 18 m e) S = 30 m

44. Uma partcula movimenta-se em linha reta obedecendo a funo horria da posio S = 16 + 14t 3,5t2
no (S.I). Qual o valor de sua velocidade aps 10s e o tipo de movimento.

45.

Julgue os itens a seguir: I. A velocidade mdia entre 0 e 2s foi de 10 m/s. II. Em t = 4 s, o corpo voltou ao ponto de partida. III. Entre 0 e 4s o movimento progressivo e acelerado. IV. Entre 2 e 3s o corpo permaneceu em repouso. V. No intervalo de 3 a 4s o movimento progressivo e retardado. Est (o) correta (s). a) Uma b) Duas c) Trs d) Quatro e) Cinco

Das könnte Ihnen auch gefallen