Sie sind auf Seite 1von 2

GASTRONOMIA TERAPUTICA

16 DE JANEIRO DE 2012

Projeto utiliza a culinria como ferramenta de Terapia Ocupacional para auxiliar deficientes intelectuais Tamires Als / Fotos Divulgao

Gastronomia e Terapia Ocupacional, para alguns duas reas completamente distintas, para oito jovens entre eles cinco chefs de cozinha, uma administradora, um fotgrafo, e uma estilista uma combinao perfeita, capaz de sociabilizar e melhorar a qualidade de vida de centenas de pessoas com deficincia intelectual, por meio do preparo de receitas e a manipulao direta dos alimentos. So essas duas ferramentas, a culinria e a terapia, a base do Projeto Superao, uma ideia que nasceu de um trabalho universitrio e que pretende se estender para muitas entidades. O projeto inspirado na atividade desenvolvida pela Casa da Esperana Kib-no-i, que utiliza a gastronomia de forma teraputica, h cerca de sete anos. Ns montamos um evento, chamado Uma manh de Superao como um trabalho de concluso do cursode ps-graduao em Administrao e Organizao de Eventos do Senac (Servio Nacional de Aprendizagem Comercial), e trabalhamos durante todo o ano de 2011 em parceria com a entidade. S que nos apaixonamos pela ideia e resolvemos continuar, explica a chef de cozinha e uma das participantes do projeto, Adriana Bausells. A ideia, segundo Adriana, implantar, melhorar ou adequar a cozinha das entidades participantes para que as oficinas gastronmicas possam ser realizadas. Com o espao montado, nossa equipe treina os prprios funcionrios da instituio para que eles toquem o projeto. Claro, que no vamos largar as entidades depois disso, sempre estaremos por perto assessorando, explica. Durante as oficinas podem ser preparados pes, bolos, tortas, saladas, brigadeiro e outras receitas mais simples. Segundo Adriana, a terapia por meio da gastronomia ajuda no desenvolvimento psicomotor, na memorizao, por meio de segmento de receitas, auxilia na sociabilizao dos pacientes entre si e seus familiares e eleva a autoestima, por meio da realizao de um produto final. Alm disso, a entidade ainda pode vender esses produtos preparados pelos internos e arrecadar fundos para a prpria instituio, ressalta. Um bom exemplo o que acontece na prpria Kibo-no-i. Por l os internos participam da oficina de gastronomia todas as quintas-feiras, e tudo o que feito pelos deficientes intelectuais e os instrutores, como pes, bolos e tortas, servido como lanche da tarde para todos os pacientes e funcionrios, cerca de 150 pessoas no total. Segundo Adriana, alm da Kib iniciativas similares tambm so realizadas na Universidade de So Paulo e no Hospital das Clnicas. Um dos primeiros relatos que encontramos em nossas pesquisas da utilizao da gastronomia como forma de terapia foi no Hospital Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, relata.

Aps a formalizao do projeto e a concluso de toda a parte burocrtica, o grupo pretende comear atuar em outras entidades que aceitem a parceria com o programa. Um dos nomes em mente para iniciar os trabalhos, a Associao Pr-Excepcionais Kodomo-no-sono, tambm da comunidade nipo-brasileira. Para que todos os planos se tornem realidade, o grupo busca parcerias e patrocnios com a iniciativa privada. Algumas empresas j manifestaram a inteno de ajudar, seja na montagem ou adequao das cozinhas das entidades, ou na doao de produtos para serem utilizados durante as oficinas. Uma das primeiras aes em 2012 do Projeto Superao ser a realizao de uma Oficina de Brigadeiro na Kib-no-i. Uma parceria com a loja de brigadeiros artesanais, S Brigadeiro, de Araraquara. No comando da atividade estar proprietria da loja, Andrea Campanh de Oliveira e um dos membros do projeto, o Ptissier e Personal Chef, Cesar Yukio. Escolhemos o brigadeiro porque acreditamos que o resultado teraputico com os deficientes ser muito bom, alm disso, um produto que tem bastante aceitao pelo pblico e que a entidade pode vender em suas festas, explica Yukio. Para ter mais informaes sobre o projeto basta acessar o perfil do grupo na rede social Facebook: facebook.com/Projeto-Superao.

Das könnte Ihnen auch gefallen