Sie sind auf Seite 1von 21

Concursos de Educadores de Infncia e Professores dos Ensinos Bsico e Secundrio 2012-2013

11 de abril de 2012

Direo de Servios de Recrutamento de Pessoal Docente

ETAPAS
CONTRATAO INICIAL
(abril)

MOBILIDADE PARA DOCENTES COM CONDIES ESPECFICAS


(maio)

MOBILIDADE INTERNA
(junho)

RESERVA DE RECRUTAMENTO
(incio em setembro)

CONTRATAO DE ESCOLA
(incio em setembro)

CONTRATAO INICIAL

CONTRATAO INICIAL

O procedimento concursal relativo CONTRATAO para 2012-2013 vai decorrer segundo as regras do DL n. 20/2006, com a redao dada pelo DL n. 51/2009, nomeadamente nos seguintes itens:

Opes de candidatura, preferncias e intervalos de horrios; Prioridades na ordenao dos candidatos; Graduao profissional;

CONTRATAO INICIAL - Opes, preferncias, intervalos de horrios

Os candidatos Contratao inicial podem ser opositores a dois grupos de recrutamento para os quais possuam habilitao profissional. As preferncias destes candidatos sero as previstas no n. 3 do artigo 12. do DL n. 20/2006, com a redao dada pelo DL n. 51/2009:
a) Cdigos de agrupamentos de escolas ou escolas no agrupadas, no mximo de 100; b) Cdigos de concelhos, no mximo de 50; c) Cdigos do mbito geogrfico dos quadros de zona pedaggica (23).

Os intervalos de horrios sero os previstos no n. 7 do artigo 12., acima referido:


a) Horrio completo; b) Horrio entre dezoito e vinte e uma horas; c) Horrio entre doze e dezassete horas; d) Horrio entre oito e onze horas.
Nota: O candidato pode repetir o mesmo cdigo de escola com intervalos de horrios diferentes em prioridades diferentes.

CONTRATAO INICIAL Prioridades na ordenao

As prioridades na ordenao dos candidatos so as previstas no n. 3 do art. 13. do DL n. 20/2006, com a redao dada pelo DL n. 51/2009:

a) 1. prioridade indivduos qualificados profissionalmente para o grupo de recrutamento a que se candidatam, que tenham prestado funes docentes com qualificao profissional num dos dois anos letivos imediatamente anteriores ao da data de abertura do concurso em agrupamentos de escolas ou escolas no agrupadas pblicos;

b) 2. prioridade indivduos qualificados profissionalmente para o grupo de recrutamento a que se candidatam.

CONTRATAO INICIAL Prioridades na ordenao

Para efeito de posicionamento na 1. prioridade consideram-se os seguintes estabelecimentos de ensino:

a) Os integrados na rede de estabelecimentos pblicos de educao pr -escolar e dos ensinos bsico e secundrio do Ministrio da Educao e das Regies Autnomas; b) As escolas profissionais pblicas e os estabelecimentos de ensino superior pblico, independentemente do ttulo jurdico da relao de trabalho; c) Os estabelecimentos e instituies de ensino dependentes ou sob tutela de outros ministrios com paralelismo pedaggico; d) Os estabelecimentos ou instituies de ensino portugus no estrangeiro, incluindo ainda o exerccio de funes docentes como agentes da cooperao portuguesa, nos termos do correspondente estatuto jurdico.

Nota: O tempo de servio do ensino superior releva se tiver sido prestado at 31-08-2008. O tempo prestado aps esta data apenas considerado para efeitos de 1. prioridade.

CONTRATAO INICIAL Efeitos da ADD

A graduao dos candidatos ser efetuada de acordo com o art. 14. do DL n. 20/2006, com a redao dada pelo DL n. 51/2009.

A renovao da colocao dos contratados efetua-se ao abrigo do n. 5 do artigo 54. do mesmo Decreto-Lei.

A avaliao de desempenho referida na alnea c) do n. 5 a referente ao ano escolar de 2011-2012, atribuda nos termos do Decreto Regulamentar n. 26/2012, de 21 de fevereiro.

CONTRATAO INICIAL Procedimento de colocao

Os candidatos contratados vo ser colocados aps colocao dos docentes de carreira, procedimento este a ser regulamentado de acordo com o novo diploma, a constar em aviso de abertura, a publicitar posteriormente.

MOBILIDADE PARA DOCENTES COM CONDIES ESPECFICAS

MOBILIDADE PARA DOCENTES COM CONDIES ESPECFICAS

O procedimento de mobilidade para docentes portadores de doenas incapacitantes definidas no despacho conjunto A-179/89-XI, de 12 de Setembro, acordado com as associaes sindicais, ser regulado por despacho do Senhor SEEAE e est previsto para maio, com as seguintes etapas:
A DGAE divulga procedimento e disponibiliza relatrio mdico para download;

Os docentes acedem a aplicao informtica, preenchem dados pessoais, indicam escola de colocao e de destino, fazem upload do relatrio mdico devidamente preenchido;

As escolas de colocao acedem aplicao e validam elementos;

A DGAE procede anlise dos relatrios mdicos;

A DGAE notifica os docentes do deferimento/indeferimento do pedido de mobilidade, previsivelmente em junho.

MOBILIDADE INTERNA

MOBILIDADE INTERNA

Candidatura nica

Ser publicado novo aviso de abertura, de acordo com o novo diploma, com vista definio das regras da Mobilidade Interna destinada aos docentes de carreira que se encontrem numa das seguintes situaes:

a)1. prioridade - Docentes de carreira a quem no possvel atribuir pelo menos 6 horas de componente letiva;

b) 1. prioridade - Docentes de carreira do quadro de zona pedaggica no colocados no concurso interno (quando a este houver lugar);

c) 2. prioridade - Docentes de carreira do quadro dos agrupamentos de escolas ou escolas no agrupadas que pretendam exercer transitoriamente funes docentes noutro agrupamento de escolas ou escola no agrupada

MOBILIDADE INTERNA Ordenao dos candidatos

A ordenao dos candidatos ser efetuada de acordo com as regras definidas no novo diploma. Para a satisfao de necessidades temporrias dos agrupamentos de escolas ou escolas no agrupadas, os docentes so ordenados de acordo com a sua graduao profissional e na seguinte sequncia:
a) Docentes de carreira dos agrupamentos de escolas ou de escolas no agrupadas que tenham sido objeto de extino, fuso, suspenso ou reestruturao desde que, por esse motivo, tenham perdido a sua componente letiva; b) Docentes de carreira dos agrupamentos de escolas ou de escolas no agrupadas e de zona pedaggica com ausncia de componente letiva; c) Docentes de carreira dos agrupamentos de escolas ou de escolas no agrupadas, que pretendam exercer transitoriamente funes docentes noutro agrupamento de escolas ou em escola no agrupada; d) Candidatos no colocados no concurso externo, no ano da sua realizao; e) Candidatos contratao inicial.

RESERVA DE RECRUTAMENTO

RESERVA DE RECRUTAMENTO

O procedimento designado Reserva de recrutamento vai ter um algoritmo igual ao das necessidades transitrias e integrar, segundo o novo diploma: Docentes de carreira a quem no possvel atribuir pelo menos 6 horas de componente letiva; Docentes de carreira do quadro de zona pedaggica no colocados no concurso interno (quando exista); Indivduos detentores de habilitao profissional para a docncia (candidatos contratao inicial no colocados a 31 de agosto)

Colocao dos candidatos Todos os candidatos sero selecionados, respeitando a sua graduao e a ordenao das suas preferncias manifestadas aquando das respetivas candidaturas.

RESERVA DE RECRUTAMENTO

Os docentes de carreira que no tenham componente letiva atribuda podem ser colocados em horrios completos e incompletos, de durao igual ou inferior a um ano escolar, at ao final do correspondente ano letivo. Os candidatos cuja colocao caduque regressam reserva de recrutamento para efeitos de nova colocao (contratados apenas at 31 de dezembro). O regresso dos docentes contratados fica sujeito indicao por parte do AE/ENA do fim da colocao e manifestao de interesse dos candidatos em voltarem a ser contratados. Os docentes de carreira que regressam reserva de recrutamento mantm-se, at nova colocao, no AE/ENA da ltima colocao. Os candidatos so informados da sua colocao atravs da publicitao de listas na pgina da internet da Direo-Geral da Administrao Escolar.

CONTRATAO DE ESCOLA

CONTRATAO DE ESCOLA

Nota: A colocao em regime de CE efetuada por contrato de trabalho a termo resolutivo, tem como durao mnima 30 dias e correspondente a um horrio temporrio.

As regras da Contratao de escola esto definidas no novo diploma e incluem, entre outras, as seguintes regras:
So critrios objetivos de seleo a seguir obrigatoriamente, para os grupos de recrutamento previstos no Decreto-Lei n. 27/2006, de 10 de fevereiro: a) A graduao profissional nos termos do n. 1 do artigo 11., com a ponderao de 50%; b) Um dos seguintes critrios com a ponderao de 50%: i) Entrevista de avaliao de competncias; ii) Avaliao curricular;

CONTRATAO DE ESCOLA

Nota: A colocao em regime de CE efetuada por contrato de trabalho a termo resolutivo, tem como durao mnima 30 dias e correspondente a um horrio temporrio.

As regras da Contratao de escola esto definidas no novo diploma e incluem, entre outras, as seguintes regras:

So critrios objetivos de seleo, a seguir obrigatoriamente, para os tcnicos especializados: a) A avaliao do Portflio com uma ponderao de 30%; b) Entrevista de avaliao de competncias com uma ponderao de 35%; c) Nmero de anos de experincia profissional na rea, com uma ponderao de 35%. Terminado o procedimento de seleo, o rgo de direo aprova e publicita a lista final ordenada do concurso na pgina da internet do respetivo agrupamento de escolas ou escola no agrupada e em local visvel da escola ou da sede do agrupamento.

QUESTES COLOCADAS/NOTAS

Das könnte Ihnen auch gefallen