Sie sind auf Seite 1von 13

CENTRO DE CAPACITAO - FORMAO BBLICA TEOLGICA

RESUMO DA CARTA PASTORAL SOBRE BATISMO

AUTOR

CABO FRIO, 31 DE DEZEMBRO DE 2011.

CENTRO DE CAPACITAO - FORMAO BBLICA TEOLGICA

RESUMO DA CARTA PASTORAL SOBRE BATISMO

ATOR

Trabalho apresentado em cumprimento da disciplina Metodologia da Pesquisa, do Curso, Anti-Projeto do trabalho final do curso, para a obteno de nota referente disciplina.

ORIENTADOR: PROFESSOR

CABO FRIO, 31 DE DEZEMBRO DE 2011.

DEDICATRIA

Dedico esta obra primeiramente ao Senhor Jesus Cristo por sua grande e infinita graa e misericrdia, que nos leva alm do que podemos imaginar. E aos meus queridos familiares que tanto me apiam.

SUMRIO
1. Introduo ........................................................................................ 4 2. Batismo............................................................................................. 5 2.1 O Momento da Igreja ................................................................ 5 3. A Nova Viso Bblica e Teolgica ................................................. 5 4. Sobre a prtica do Batismo ............................................................. 6 4.1 Consideramos o Batismo no quadro da prtica na tradio do judasmo. Cabe dizer que foi uma prtica aplicada mais freqentemente ao proslito, ou seja, um pago convertido ao judasmo.

...................................................................................... 6 5. Sobre o Batismo de Crianas ............................................................. 7 5.1 A igreja Metodista, semelhana das primeiras comunidades crists, batiza crianas. ...................................................................... 7 6. Sobre a Forma do Batismo ................................................................ 7 6.1 A igreja Metodista reconhece como vlido o batismo por asperso, por derramamento e por imerso, conforme as disposies cannicas. O pastor e a pastora metodistas celebraro usualmente por asperso o batismo conferido a crianas e a adultos. ..................... 7 7. O Metodismo e sua Prtica Luz da Tradio da reforma ............. 8 7.1 Lutero apresentou sua doutrina dos sacramentos em diversos escritos, principalmente no chamado Cativeiro Babilnico da Igreja e nos Catecismos Maior e Menos. Pra ele, o Batismo o grande testemunho da Salvao pela graa. .............................................. 8 8. A Responsabilidade dos Pais e da Igreja para com as Crianas ... 9 8.1 A Bblia est permeada de textos que afirmam a responsabilidade dos pais e da sociedade em relao ao futuro das crianas. Isso evidente inclusive na nossa lei civil. ............................................ 11 9. Concluso 10. Referncias Bibliogrficas .......................................................... 12

1. INTRODUO
A Carta Pastoral sobre Sacramentos uma forma de orientao para a Igreja Metodista. Esta carta pastoral uma pauta que dever ser lida, estudada e refletida por todo povo metodista, em nosso pas, vivenciando-a, na dinmica da prtica batismal e da comunho eucarstica, como verdadeiras macas de nosso compromisso com a misso divina. Iremos ver que um dos objetivos da presente carta o de orientar aos pastores sobre as novas prticas que tem surgido quanto ao batismo. Algumas destas prticas inovadoras, entendemos como vlidas e fruto do soprar do Esprito Santo na vida da igreja, outras consideramos radicalismo e vanguardismo que carecem de base bblica. Sendo meras cpias de outros grupos, quando no, imposio de algum lder menos consciente de seu papel e autoridade. o que veremos no decorrer deste trabalho.

2. Batismo 2.1 O Momento da Igreja


A atual carta pastoral tem o objetivo de orientar aos pastores sobre as novas prticas que tem surgido quanto ao batismo. Algumas destas prticas inovadoras, entendemos como vlidas e fruto do soprar do Esprito Santo na vida da igreja, outras consideramos radicalismo e vanguardismo que carecem de base bblica. Sendo meras cpias de outros grupos, quando no, imposio de algum lder menos consciente de seu papel e autoridade. O Batismo substitui, na nova aliana em Cristo, o sinal de pacto com Deus que a circunciso representou no antigo testamento. (Cl 2:11-12). Este estudo foi elaborado porque infelizmente existem os que no colocam tal nfase sobre a validade do Batismo, deslocando o centro de Cristo para um rito e causando confuso na mente e no corao de muitos que no tem acesso a fontes de estudo em questo. Acabam induzindo pessoas a se rebatizarem, o que consiste numa grande heresia, por negar a graa operante no primeiro batismo. Nada essencial seno Deus, e para encontra-lo no carecemos de ritos e nem cerimnias. Nos Cnones da Igreja Metodista estabelece que O Batismo sinal visvel da graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual nos tornamos participantes da comunho do esprito Santo e herdeiros da vida eterna. Tambm cremos que o Batismo com gua, em nome do Pai, do filho e do Esprito santo,...; geralmente, com parte do corpo dentro da gua e imerso. A Igreja Metodista, embora comumente pratique a asperso, reconhece como igualmente vlido o Batismo por derramamento ou por imerso. O objetivo desta carta (Bispos e Bispas) orientar a toda a igreja (pastores e pastoras) atender esta responsabilidade para com os membros. 3. Nova viso Bblica e Teolgica

3.1 O uso do texto bblico para comprovar uma ou outra tendncia sobre temas conflitivos sobre o batismo sempre perigoso. Infelizmente usamos a Bblia para brigar e no para promover a paz. No entanto, compete comunidade metodista, povo de corao aquecido e mente esclarecida, avaliar com cuidado a sua vida de testemunho da f em Jesus Cristo.

4. Sobre a prtica do Batismo

4.1 Consideramos o Batismo no quadro da prtica na tradio do judasmo. Cabe dizer que foi uma prtica aplicada mais freqentemente ao proslito, ou seja, um pago convertido ao judasmo.

sabido que o uso da gua como ritual de purificao de pecado j era conhecido na prpria tradio da Torah, conforme pode-se encontrar em Levticos. Sobre o dia d expiao por si mesmo, pelo altar, pelo povo, deveria despir-se e banhar-se no lugar santo, s ento oferecer o holocausto perante Deus, pois ele e o povo j fizeram seu sacrifcio pelo pecado, e ele, ao banhar-se, simbolizava sua purificao e a do seu povo, podendo ento oferecer o holocausto diante de Deus (Lv 16. 15-28). No Antigo Testamento, a ideia de purificao foi sempre marcada por um banho. Mais tarde, durante o exlio babilnico, torna a aparecer o conceito de gua e purificao. O profeta Ezequiel recorda a origem de Jerusalm, cidade de origem gentlica, e que ao nascer no foi lavada com gua para sua purificao (Ez 16.4). No captulo 36, versculo 25, usada ento a asperso com gua para smbolo de restaurao diante do pecado, indicando como ritual de passagem da vida no pecado e idolatria para uma vida com Deus. No tempo das primeiras comunidades crists, vrios textos mostram que os convertidos levavam sua famlia para ingressarem juntos na f em Cristo. Vejamos alguns exemplos: em Atos 16. 15, Ldia, ao se converter, foi batizada, ela e toda a sua casa; em Atos 16. 33 o carcereiro se converte e o texto diz que ele foi batizado e todos os seus; na igreja em Corinto (1Co 1. 16), Estfanes e sua casa foram batizados por Paulo. O Batismo no Judasmo ps-exlico foi fundamental para as prticas crists em termos de influncia. A prtica de Joo Batista teve como base este perodo. O Batismo se enquadra na prtica da tradio Judaica, sendo a gua, sinnimo de purificao com Deus e restaurao diante do pecado cometido. Em nenhuma hiptese negado o Batismo a qualquer pessoa, pois o prprio significado do batismo a restaurao e purificao de toda a famlia e comunidade, porque no se admitia um membro impuro, pelo risco de contaminar de novo a todos. Inclusive as crianas passaram pelos rituais de consagrao e purificao, a comear pela circunciso.

5. Sobre o Batismo de Crianas

5.1 A igreja Metodista, semelhana das primeiras comunidades crists, batiza crianas. Infelizmente os membros da Igreja Metodista, so acometidos de uma presso muito grande por parte de alguns evanglicos desinformados, com os quais convivem diariamente, de no batizarem os seus filhos devido a sua ignorncia em interpretar a passagem da palavra em (Mc16:16),O que crer e for batizado ser salvo; mas o que no crer ser condenado. Jesus relata posteriormente, nos demais versculos, Ele exorta terminantemente aqueles que no creem no batismo ser condenado. Jesus fala da dureza do corao dos adultos que ouviram os discpulos de Cristo mas, infelizmente no creram. No texto (Mc10:13-16) Jesus afirma que as crianas so membros do reino de Deus e , alm disto, padro pata ingresso no reino de Deus. A criana j entrou na nossa frente (dos adultos), sobre este parmetro, vermos a passagem (At10:47).como negar o Batismo s crianas quando Jesus, o Senhor da Igreja, declara que delas o Reino. Ningum pode impedir o acesso de uma criana ao batismo, quando Jesus a declara como membro natural do Reino de Deus! 6. Sobre a Forma do Batismo 6.1 A igreja Metodista reconhece como vlido o batismo por asperso, por derramamento e por imerso, conforme as disposies cannicas. O pastor e a pastora metodistas celebraro usualmente por asperso o batismo conferido a crianas e a adultos. Baseados no sentido da palavra grega baptizo, conforme o seu uso no grego clssico, que quer dizer imergir, ignorando o sentido que tinha no tempo de Jesus, os imersionalistas buscam argumentos bblicos para sustentar sua posio. Um fato contundente sobre o significado da gua para a realizao do batismo, que no dia de Pentecostes foram batizados em Jerusalm 3000 pessoas, numa regio onde a gua era escassa e proveniente de poos, com certeza estes foram batizados por asperso ou abluo (ritual de purificao).

Outro fator importante ressaltar que, Cipriano o lder da Igreja crist, na sua LXXV Epstola, declara e argumenta: Perguntais o que julgo daqueles que obtm a graa em tempo de enfermidade e fraqueza, se tais no foram completamente banhados com a gua da salvao, mas s receberam uma pequena quantidade dela derramada sobre eles..., Como dizem as Escrituras Santas pelo profeta Ezequiel: ento aspergirei gua pura sobre vs e ficareis puros. E no penseis tais, se recuperarem a sade, que necessitam ser batizados de novo. Porque se lava a mancha do pecado, como se lava a mancha do corpo num banho fsico, externo,... 7. O Metodismo e sua Prtica Luz da Tradio da reforma

7.1 Lutero apresentou sua doutrina dos sacramentos em diversos escritos, principalmente no chamado Cativeiro Babilnico da Igreja e nos Catecismos Maior e Menos. Pra ele, o Batismo o grande testemunho da Salvao pela graa. Com uma linguagem simples e didtica Lutero recomenda que ao povo simples dever-se-ai ensinar que tanto a histria quanto a experincia revelam que Deus aprova o Batismo de criana j que o Esprito Santo no foi retido, h muito receberam o sacramento j na meninice. Aos doutos, segundo ele, preciso esclarecer que no a f que confere eficcia ao ato batismal e sim a Palavra de Deus. O Batismo das crianas assenta-se exclusivamente na ordem de Deus. O reformador ope-se aos entusiastas que condicionam a eficcia batismal f e argumenta: ... se eu no creio, segue-se que Cristo nada ..., neste sendo ele antepe a prpria f, a revelao de Deus em Cristo e a graa nele revelada, sem as quais no haveria no que se crer, e o batismo um sinal visvel de graa de Deus. Em suma, Lutero no somente incorpora a tradio crist primitiva do Batismo Infantil, como critica os adversrios do Batismo de crianas. Joo Wesley se inseriu na mesma tradio, para ele o batismo de criana esta em perfeita concordncia com o Novo Testamento. Ele estava consciente de que Deus que inicia a obra de regenerao em nosso corao (primazia da graa), porm reconhecia que o seu propsito se cumpria plenamente quando lhe respondemos positivamente por meio do novo nascimento.

O colgio Episcopal oriente a todos os pastores, pastoras e seus membros a darem esta primazia. Essa graa que confere mrito e d autenticidade ao Batismo e a vida crist. Pela graa sois salvos por meio da f, isto no vem de vs dom de Deus. (Ef2:9). claro que como testemunhas e responsveis pela criana, devemos cooperar com Deus para que a semeadura da graa inserida na criana possa produzir o seu fruto no momento de uma experincia pessoal com cristo, por meio do ato d confirmao batismal e do testemunho do Esprito Santo, como sinal de converso plena e consciente ao Senhor da graa. 8. A Responsabilidade dos Pais e da Igreja para com as Crianas

8.1 A Bblia est permeada de textos que afirmam a responsabilidade dos pais e da sociedade em relao ao futuro das crianas. Isso evidente inclusive na nossa lei civil. Cuidamos da sade, educao, formao escolar, educao religiosa das crianas. Por que no as levamos ao altar de Deus para um pacto como o Batismo? Assim faziam os judeus; no era membro do povo de Deus quem no trouxesse na carne o sinal da aliana, representando na circunciso. A apresentao da criana no substitui o batismo, pois no pacto, no tem sinal da aliana com Deus. O tema Batismo Infantil traz diante de ns a questo que temos como desafio: dar prioridade e dignidade ao ministrio com as nossas crianas, no sentido mais amplo do termo. No apenas crianas de nossas igrejas locais, mas as crianas de nosso bairro, as crianas empobrecidas e as que cometem ato infracional. Nossas igrejas precisam ser um espao onde as crianas possam ser acolhidas, com diferentes programas sem discrimin-las segundo sua condio social ou credo de f. Nossas igrejas devem tambm reconhecer e apoiar programas de discusso, implemen A atual carta pastoral tem o objetivo de orientar aos pastores sobre as novas prticas que tem surgido quanto ao batismo. Algumas destas prticas inovadoras, entendemos como vlidas e fruto do soprar do Esprito Santo na vida da igreja, outras consideramos radicalismo e vanguardismo que carecem de base bblica. Sendo meras cpias de outros grupos, quando no, imposio de algum lder menos consciente de seu papel e autoridade. O Batismo substitui, na nova aliana

em Cristo, o sinal de pacto com Deus que a circunciso representou no antigo testamento. (Co 2:11-12).

9. CONCLUSO

Vimos que o Batismo substitui, na nova aliana em Cristo, o sinal de pacto com Deus que a circunciso representou no antigo testamento. Certo que este estudo foi elaborado porque infelizmente existem os que no colocam tal nfase sobre a validade do Batismo, deslocando o centro de Cristo para um rito e causando confuso na mente e no corao de muitos que no tem acesso a fontes de estudo que foram apresentadas. Isso tudo comprova que o Batismo sinal visvel da graa de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual nos tornamos participantes da comunho do Esprito Santo e herdeiros da vida eterna. Tambm cremos que o Batismo com gua, em nome do Pai, do filho e do Esprito Santo.

10. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Das könnte Ihnen auch gefallen