Sie sind auf Seite 1von 17

Defeitos cristalinos

DEFEITOS OU IMPERFEIES CRISTALINAS Defeitos ou imperfeies pontuais Defeitos ou imperfeies de linha Defeitos ou imperfeies de superfcie

DEFEITOS CRISTALINOS Todos os materiais apresentam um grande nmero de defeitos e imperfeies em suas estruturas cristalinas. NO EXISTEM ESTRUTURAS CRISTALINAS PERFEITAS. Diversas propriedades dos materiais metlicos so profundamente afetadas pela presena de defeitos cristalinos e freqentemente determinadas caractersticas so intencionalmente alteradas pela introduo de quantidades controladas de defeitos. Exemplos: Processos de cementao e nitretao de aos, Dopagem de semicondutores, Endurecimento de metais e ligas por encruamento (deformao a frio), Refino do tamanho de gro, Etc.

As imperfeies Imperfeies Imperfeies Imperfeies

ou de de de

defeitos cristalinos so classificados em trs classes: ponto linha superfcie

Marcelo F. Moreira

Defeitos cristalinos

IMPERFEIES DE PONTO (defeitos pontuais)


LACUNAS O defeito pontual mais simples a lacuna (do ingls: vacancy), ou seja a ausncia de um tomo em uma posio atmica originalmente ocupada por um tomo. As lacunas constituem O NICO tipo de defeito que est em equilbrio com o cristal. Assim o n de lacunas para uma dada quantidade de material funo da temperatura de acordo com a equao:

Qv Nv = N . exp k.T
onde: N o n de tomos T a temperatura absoluta (K) k a constante de Boltzmann (1,38 10-23 J/tomo K ou 8,62 10-5 eV/tomo K) Qv a energia de ativao (J ou eV) Para grande parte dos metais, a frao de lacunas (Nv/N) logo abaixo da temperatura de fuso da ordem de 10-4 (0,01%) Exemplo: 1 m3 de Cobre possui 8 1028 tomos e a 1000C apresenta Nv = 2.2 1025

AUTO-INTERSTICIAL um tomo do cristal posicionado em uma stio intersticial, que em circunstncias normais estaria vago.

Marcelo F. Moreira

Defeitos cristalinos

IMPUREZAS NO existe metal 100% puro! tomos estranhos (impurezas ou elementos de liga) sempre estaro dispersos na estrutura cristalina. Na realidade, utilizando-se as tcnicas atuais de refino, muito difcil e caro refinar metais com nveis de pureza superiores a 99,9999% (quatro noves) Nesta pureza ainda esto presentes cerca de 1022 - 1023 tomos por m3 de impurezas. Estas impurezas so classificadas em duas classes: SUBSTITUCIONAIS - Na qual os tomos de soluto esto alocados em posies atmicas originalmente pertencentes ao tomo de solvente INTERSTICIAIS - Na qual os tomos de soluto esto posicionados nos interstcios das clulas cristalinas do solvente.

SOLUES SLIDAS A soluo slida obtida com a adio intencional de outros elementos (elementos de liga) no metal solvente. Esta adio deve manter a estrutura cristalina e evitar a precipitao de outra fase. Do mesmo modo que os defeitos, as solues slidas tambm so classificadas em substitucionais e intersticiais Exemplos: Soluo slida substitucional: Prata 925 - constitui uma soluo slida substitucional com 7,5% de cobre na prata. Soluo slida intersticial: Aos extra-doce - nestes aos, os tomos de C ficam alocados nos interstcios das clulas cristalinas.

Marcelo F. Moreira

Defeitos cristalinos

INTRODUO HISTRICA AO CONCEITO DE DISCORDNCIA Deformao plstica ou permanente de um cristal perfeito (isento de defeitos cristalinos) pode ocorrer pelo deslocamento de planos de tomos em relao aos planos paralelos adjacentes.

1921 - Griffith postula que a presena de fissuras microscpicas seriam responsveis pela baixa resistncia dos slidos. 1926 - Cristais reais comeam a deformar-se plasticamente em tenses entre 1/1000 e 1/10000 da tenso terica calculada por Frenkel. 1934 - E. Orowan, M. Poloanyi e G. I. Taylor propuseram, de modo independente, a existncia de um defeito cristalino linear denominado discordncia que poderia justificar a discrepncia entre a tenso calculada e a medida nos slidos cristalinos. 1949 - Heidenreich observou, pela primeira vez, discordncias em um MET

CLASSIFICAO DAS DISCORDNCIAS discordncia em cunha discordncia em hlice e discordncia mista

Marcelo F. Moreira

Defeitos cristalinos

IMPERFEIES DE LINHA - DISCORDNCIAS


Uma discordncia um defeito cristalino linear no qual diversos tomos esto desalinhados e conseqentemente provocam uma distoro na estrutura cristalina Toda a teoria de deformao e endurecimento de metais fundamentada na movimentao de discordncias. DISCORDNCIA EM CUNHA: Caractersticas principais: Pode ser entendida como um plano extra de tomos no reticulado que provoca uma imperfeio linear Vetor de Burgues (b) representa a magnitude e a direo da distoro do reticulado A magnitude desta distoro normalmente tem a ordem de uma distncia interatmica. Na discordncia em cunha o vetor de Burgues perpendicular a linha de discordncia (plano extra)

Marcelo F. Moreira

Defeitos cristalinos

DISCORDNCIA EM HLICE: A discordncia em hlice pode ser imaginada como sendo o resultado da aplicao de uma tenso de cisalhamento. O vetor de Burgues paralelo a linha de discordncia A-B.

Marcelo F. Moreira

Defeitos cristalinos

DISCORDNCIAS MISTAS: Na verdade os materiais metlicos s apresentaro discordncias mistas, entretanto como estas discordncias so complexas, mais fcil estuda-las como misturas de discordncias de discordncias em cunha e hlice.

Marcelo F. Moreira

Defeitos cristalinos

OBSERVAO DE DISCORDNCIAS MET - MICROSCOPIA ELETRNICA DE TRANSMISSO

ATAQUE QUMICO ("ETCH PITS")

Marcelo F. Moreira

Defeitos cristalinos

IMPERFEIES DE SUPERFCIE
Os defeitos superficiais so defeitos bidimensionais ou compreendem regies do material com diferentes estruturas diferentes orientaes cristalogrficas. Estes defeitos incluem: superfcies externas, contornos de fase. contornos de gro, contornos de macla e defeitos de empilhamento. SUPERFCIES EXTERNAS: tomos da superfcie apresentam ligaes qumicas insatisfeitas e em virtude disto, esto em um estado de energia mais elevado que os tomos do ncleo (com menor n de coordenao) As ligaes insatisfeitas dos tomos da superfcie do origem a uma energia de superfcie ou energia interfacial (J/m2) A reduo desta energia adicional (tudo tende a menor energia) obtida pela reduo da rea superficial. No caso de gotas de lquido, estas tendem a assumir a forma esfrica (maior volume com a menor rea exposta) CONTORNOS DE FASE: Os contornos de fase so as fronteiras que separam fases com estruturas cristalinas e composies distintas. interfaciais que cristalinas e/ou

Marcelo F. Moreira

Defeitos cristalinos

10

CONTORNOS DE GRO: So superfcies que separam dois gros ou cristais com diferentes orientaes. Como so possveis diferentes orientaes entre cristais adjacentes existem contornos de gro mais ou menos ajustados: quando a desorientao pequena (at 10) o contorno de gro recebe a denominao de contorno de baixo-ngulo e a regio que est separada SUB-GRO. nos casos onde a desorientao superior a ~10 temos os contornos de gro propriamente ditos. De maneira similar aos contornos de superfcie, o n de coordenao nos contornos de gro baixo e assim tambm existe uma energia de contornos de gro similar a energia interfacial. As conseqncias prticas da existncia de uma energia interfacial associada aos contornos de gro so: os contornos de gro so regies mais reativas quimicamente; os contornos de gro tendem a reduzir sua rea quando em temperaturas elevadas, aumentando o tamanho mdio do gro e impurezas tendem a segregar em contornos de gro (diminuem a energia do contorno).

Marcelo F. Moreira

Defeitos cristalinos

11

CONTORNOS DE MACLA Podemos considerar as maclas como um tipo especial de contorno de gro no qual existe uma simetria especular, ou seja, os tomos de um lado do contorno esto localizados em uma posio que a posio refletida do outro lado. A regio de material entre os contornos chamada de macla. As maclas so resultantes de deslocamentos atmicos produzidos por tenses de cisalhamento (maclas de deformao) ou durante tratamento trmico (maclas de recozimento) A formao de maclas (maclao) ocorre em planos cristalogrficos definidos e direes cristalogrficas especficas, que so dependes da estrutura cristalina. Maclas de recozimento ocorrem em metais com estrutura CFC Maclas de deformao ou mecnicas so observveis em metais CCC e HC

Observao dos contornos de macla em microscpio:

Marcelo F. Moreira

Defeitos cristalinos

12

MOVIMENTAO DE ESCORREGAMENTO

DISCORDNCIAS

SISTEMAS

DE

DEFORMAO ELSTICA: Est diretamente relacionada com a energia de ligao entre os tomos. Removida a tenso, a deformao desaparece (comportamento de uma mola). A deformao inversamente proporcional tenso: E =

S (Mdulo de Young) e

DEFORMAO PLSTICA: permanente, ou seja, cessada a tenso teremos deformao residual ou plstica. A resistncia e dureza so medidas da resistncia do material deformao. Em escala microscpica, a deformao plstica corresponde ao movimento total de um grande n de tomos em resposta a uma tenso. No materiais cristalinos a deformao plstica envolve o movimento de um grande nmero de discordncias. Em escala atmica, as ligaes entre os tomos da estrutura cristalina so rompidas e reformadas durante a movimentao das discordncias.

DISCORDNCIA EM CUNHA: Existe distoro localizada ao longo do plano extra de tomos que define a linha da discordncia. Esta distoro medida pelo vetor de Burgers, que no caso da discordncia em cunha perpendicular linha da discordncia.

DISCORDNCIA EM HLICE: Pode ser imaginada como o resultado de uma distoro por cisalhamento. O vetor de Burgers paralelo linha da discordncia.De fato, as discordncias observadas em materiais cristalinos so mais complexas e podem ser divididas em componentes vetoriais (e estas tratadas como discordncias em cunha ou hlice).
Marcelo F. Moreira

Defeitos cristalinos

13

MOVIMENTAO DAS DISCORDNCIAS


A movimentao de uma discordncia em cunha similar a movimentao de uma lagarta:

ANTES E APS o movimento de uma discordncia atravs de uma regio particular do cristal, o arranjo atmico desta regio perfeito e ordenado (obviamente ele ir apresentar lacunas e impurezas). Na passagem de uma discordncia qualquer, o cristal sofre distoro, ou seja, o arranjo cristalino deformado. (lembrar do plano extra da em cunha ) Finalmente, o plano extra (discordncia) pode emergir na superfcie do cristal e formar um degrau. Com a passagem de um n grande de discordncias, este degrau pode ser visvel em um microscpio ptico.

Marcelo F. Moreira

Defeitos cristalinos

14

O processo no qual deformao plstica produzida pela movimentao de discordncias denominado escorregamento. Assim o plano de tomos pelo qual uma discordncia se movimenta conhecido como plano de escorregamento.

Na discordncia em cunha: o movimento da linha de discordncia paralelo direo da tenso de cisalhamento. Na discordncia em hlice: o movimento da linha de discordncia perpendicular a tenso de cisalhamento. DENSIDADE DE DISCORDNCIAS Todos os materiais cristalinos apresentam discordncias introduzidas por: solidificao, deformao plsticas ou resultantes de tenses trmicas produzidas por resfriamento rpido. A quantidade (n de discordncias) expresso como o comprimento total de discordncias por unidade de volume (ou n de discordncias que interceptam uma rea aleatria no cristal)

Unidade de densidade de discordncia :

Milimetros de discordncias milimetro3de material

Metais recozidos e cuidadosamente preparados: 103 mm-2 Metais altamente deformados: entre 109 e 1010 mm-2 (1000 km em 1 mm3) (1 mm3 de Cu apresenta 8.493.1019 tomos) Metais deformados e submetidos a tratamento trmico: 105 106 mm-2

Marcelo F. Moreira

Defeitos cristalinos

15

SISTEMAS DE ESCORREGAMENTO A movimentao das discordncias no fcil em todos os planos e direes de um cristal, ou seja existem planos e direes nos quais a tenso necessria para mover a discordncia mais baixa. Nestes planos (planos de escorregamento) e direes (direes de escorregamento) o movimento preferencial. A combinao entre o plano e a direo de escorregamento define um sistema de escorregamento. Os sistemas de escorregamento so dependentes da estrutura cristalina (CFC, CCC e HC) Para uma dada estrutura cristalina os planos de escorregamento so aqueles que possuem a maior densidade de tomos (planos de mxima densidade planar de tomos) As direes de escorregamento correspondem aquelas em que os tomos esto mais prximos. Exemplo: reticulado CFC apresenta 12 sistemas de escorregamento famlia de planos {111} e famlia de direes <11 0>

Marcelo F. Moreira

Defeitos cristalinos

16

INTERAES ENTRE DISCORDNCIAS Algumas caractersticas das discordncias so importantes com relao as propriedades mecnicas dos materiais. Entre elas, destacam-se as interaes entre os campos de tenso associados s discordncias. Estes campos afetam a mobilidade e a habilidade de multiplicao das discordncias

Interaes entre discordncias:

Marcelo F. Moreira

Defeitos cristalinos

17

Lista de exerccios defeitos cristalinos 1- Calcular a frao de lacunas (Nv/N) para o cobre na temperatura ambiente (293 K) e na temperatura de 1350 K. Assuma uma energia de ativao de 0,9 eV/tomo para as duas temperaturas. Dados: A temperatura de fuso do cobre puro 1356 K. k = 8,62 x 10-5 eV/tomo. K 2- A presena de impurezas ou a adio de elementos de liga diminui o nmero de lacunas em um material metlico? Justifique sua resposta. 3- Qual a importncia da existncia de discordncias nos materiais metlicos? Quais as implicaes no comportamento mecnico? 4- Por que a resistncia dos cristais reais muito menor (1/1000 a 1/10000) do que a resistncia calculada pela tenso terica cisalhante mxima (clculo de Frenkel 1926)? 5- O que so e qual a finalidade dos "wiskers"? 6- Por que o aumento do teor de C em um ao aumenta sua resistncia (limite de escoamento e resistncia)? 7- Sabendo-se que a deformao de cristais ocorre pelo escorregamento de planos de alta densidade e que as estruturas CFC e HC possuem o mesmo FEA. Por que os metais HC so tipicamente mais frgeis que os CFC ? 8- Quais so os defeitos cristalinos planares (de superfcie) e como estes podem interagir com as discordncias?

Marcelo F. Moreira

Das könnte Ihnen auch gefallen