Sie sind auf Seite 1von 8

O capitalismo:

Para entendermos melhor todas as fases do capitalismo, devemos introduzir com o questionamento: O que o capitalismo? Capitalismo o sistema scio-econmico em que os meios de produo (terras, fbricas, mquinas, edifcios) e o capital (dinheiro) so propriedade privada, ou seja, tem um dono. Antes do capitalismo, o sistema predominante era o Feudalismo, cuja riqueza vinha da explorao de terras e tambm do trabalho dos servos. O progresso e as importantes mudanas na sociedade (novas tcnicas agrcolas, urbanizao, etc.) fizeram com que este sistema se rompesse. Estas mesmas mudanas que contriburam para a decadncia do Feudalismo, cooperaram para o surgimento do capitalismo.

A Evoluo do Capitalismo

Pgina 1

O capitalismo teve quatro fases, que so elas:

Capitalismo Comercial:

Essa etapa do capitalismo se estendeu do sculo XV at XVIII. Houve uma expanso de potencias, como Espanha e Portugal, que tinham como objetivo descobrir uma nova rota para as ndias, e tirar a supremacia da Itlia no comrcio com o Oriente, atravs do Mediterrneo. Foi uma poca marcada por Grandes Navegaes e descobrimentos, mas tambm de escravido e genocdios de muitos nativos da Amrica e frica. Os europeus comandaram esse processo de colonizao e explorao. Esse termo capitalismo comercial se deu porque o acmulo de riquezas ocorreu por meio do comrcio. A economia nesse perodo funcionava sob a interveno governamental, pois promover e aumentar o poder do Estado. A riqueza e o poder de um pas era medido pela quantidade de ouro, prata e pedras preciosas. Durante o capitalismo comercial tudo que pudesse ser vendido como lucro virava mercadoria na mo dos comerciantes europeus. O negcio mais lucrativo foi o trfico de escravos negros. Neste perodo tambm se acumulava riquezas tendo uma balana comercial favorvel, ou seja, mais exportar do que importar. As colnias garantiam grande
A Evoluo do Capitalismo Pgina 2

lucro, visto que eram obrigadas a vender os seus produtos por preos baixos, e comprar das metrpoles coisas que necessitavam por preos altos. Essa fase foi fundamental para se desenvolver o capitalismo, pois permitiu o grande acmulo de capitais na mo da burguesia europia. Essa acumulao inicial de capitais criou condies, no Reino Unido e depois em outros pases, para que ocorresse a Revoluo Industrial.

Capitalismo Industrial:

O capitalismo industrial foi marcado por transformaes na economia, na sociedade, na poltica e cultura. Uma de suas caractersticas mais importantes foi a de transformar da natureza, uma quantidade bem maior de produtos aos consumidores, o que multiplicava o lucro dos produtores. A essncia do sistema no era mais o comrcio. O bom lucro vinha da produo de mercadorias. O mecanismo da explorao capitalista foi chamada por Karl Marx de mais valia. Mais valia: o trabalhador assalariado recebe uma remunerao por cada jornada de trabalho. Mas o trabalhador produz um valor maior do que aquele que recebe em forma de salrio. Essa parte de trabalho no pago fica no bolso dos donos das fbricas, minas e etc. Assim todo produto vendido traz uma parte que no paga aos trabalhadores, permitindo o acmulo de capitais.
A Evoluo do Capitalismo Pgina 3

Por isso que o regime assalariado a melhor forma de trabalho no capitalismo. O trabalhador assalariado alm de produzir mais, tem condies de comprar os produtos. Com isso a escravido foi extinta quando o trabalhador assalariado comeou a predominar. Com o aumento da produo tambm houve o aumento de mo-de-obra, energia, matria-prima e mercado para os seus produtos. A industrializao estava no s na Europa, mais tambm nos Estados Unidos, e no Japo estava comeando. Nessa nova fase do capitalismo a burguesia industrial, ao contrrio da fase comercial passou a ser um empecilho. Consolidou-se uma nova doutrina econmica, o liberalismo. Mudanas importantes estavam ocorrendo: a produtividade e a capacidade de produo aumentavam rapidamente; e a produo em srie crescia. Na segunda metade do sculo XIX, estava acontecendo a Segunda Revoluo Industrial. Um dos aspectos importantes desse perodo foi a introduo de tecnologias e novas fontes de energia, passou a haver um interesse para a pesquisa cientifica com o objetivo de desenvolver novas e melhores tcnicas de produo. A descoberta da eletricidade beneficiou no s as industriais como a sociedade em geral, melhorando a qualidade de vida. Com o desenvolvimento do motor, e utilizao de combustveis derivados do petrleo, foi aberta novas formas de transporte. Com o grande aumento da produo, houve tambm competio para se ganhar mercados consumidores e novas fontes de matrias-primas. Foi nessa poca que ocorreu a expanso imperialista na frica e sia. Esses continentes foram partilhados entre os pases imperialistas. Com essa partilha consolidou-se a diviso internacional do trabalho, em que as colnias se especializavam em fornecer matrias-primas com o preo bem barato aos pases que estavam se industrializando. Nessa poca surge ema potencia industrial fora da Europa, os Estados Unidos. Eles adotaram o lema A Amrica para os americanos. Os Estados Unidos tinham como rea de influencia econmica e poltica a Amrica Latina. Em fins do sculo XIX tambm comeou a surgir o Japo como potencia. Passou a disputar territrios com as potencias europias, principalmente o territrio da China. Apesar de a primeira metade do sculo XX ser marcada por avanos tecnolgicos, foi tambm um perodo de instabilidade econmica e geopoltica. Houve a Primeira Guerra Mundial, Revoluo Russa, Grande Depresso e a Segunda Guerra Mundial. Em poucas dcadas o capitalismo passou por crises e transformaes.
A Evoluo do Capitalismo Pgina 4

Capitalismo Financeiro:

O Capitalismo financeiro tem se transformado desde a Revoluo Industrial at os dias atuais, o sistema era restrito a uma parte da Europa e Estados Unidos. Esse perodo ficou marcado pela prtica do monoplio (uma nica empresa dominando todo mercado). Alm disso, eram realizados os oligoplios, que correspondem unio de algumas empresas retendo nas mos o controle dos preos e de matria-prima, dessa forma impediam o desenvolvimento de outras empresas, garantindo uma hegemonia no mercado. Nesse mesmo perodo ficou bastante difundida a juno de grandes empreendimentos e conciliamento entre a indstria e o capital bancrio, emergindo assim o capital financeiro. Com o agrupamento de grandes empresas houve um grande crescimento que propiciou o surgimento das empresas multinacionais, que hoje ganhou a denominao transnacional, essas tm suas atuaes nos mais diversos pontos do mundo. Nesse contexto, pode-se destacar as imensas empresas petrolferas, como Exxon e Texaco, no ramo de informtica a IBM e a Microsoft, e tambm a grande empresa de materiais esportivos Nike. O contexto desencadeou o surgimento de vrias outras que atuam fortemente at os dias de hoje. O conjunto de atividades das empresas multinacionais reflete a globalizao dos
A Evoluo do Capitalismo Pgina 5

meios de produo, da produo e do capital, que resultou em grande fluxo das relaes comerciais em nvel planetrio, o mesmo aconteceu nas comunicaes.

Capitalismo Informacional:

a fase que estamos vivenciando agora, que vem desde a dcada de 70. Marcada pela disseminao das empresas pelo mundo. Novas tecnologias tornaram possvel o aumento crescente da produo e o fluxo de capitais, produtos, pessoas e informaes (isto , a mobilidade muito maior, o mundo se tornou pequeno = globalizao). Marcado pela inveno da internet e pelo uso, mais do que nunca, de informao, a quantidade de conhecimentos agregada a um simples produto imensa. Os trabalhadores esto cada vez mais qualificados. Se antes as indstrias se localizavam perto da matria-prima, agora se localizam perto de centros tecnolgicos e cientficos, os tecnopolos (universidades, centros de pesquisas e empresas). O capitalismo continua Industrial, pois a tecnologia s faz aumentar e melhorar a produo; E Financeiro, pois possvel o fluxo de capitais pelas redes financeiras de todo o mundo, muito mais rapidamente.

A Evoluo do Capitalismo

Pgina 6

Concluso
Ao final deste trabalho, conclui-se que o capitalismo definido como um sistema econmico: e pode ser resumidos em quatro fases: Capitalismo Comercial, Capitalismo Industrial, Capitalismo Financeiro e Capitalismo Informacional. A primeira etapa,estendeu-se do fim do sculo XV at o sculo XVII e foi marcada pela expanso martima das potencias da Europa Ocidental na poca, em busca de novas rotas de comrcio.J a segunda fase do capitalismo foi marcada principalmente pelos fatos que,em conjunto ficaram conhecidos como Revoluo Industrial. A caracterstica do financeiro foi a introduo de novas fontes de energia no processo produtivo; o que caracterizou a quarta fase foi a grande quantidade de informaes disponveis e o freqente uso da internet para obt-las esse capitalismo informacional continua at os dias atuais.

A Evoluo do Capitalismo

Pgina 7

Bibliografia:
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/arlindojunior/geografia005.asp

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/capitalismo-industrial.html

http://www.brasilescola.com/geografia/capitalismo-financeiro.htm

http://geografia-resumos.blogspot.com.br/2010/03/fases-do-capitalismocapitalismo_20.html

A Evoluo do Capitalismo

Pgina 8

Das könnte Ihnen auch gefallen