Sie sind auf Seite 1von 5

Sistema CR- CAMPEIRO 7 Cadernos de Exerccios Exercicio GPS: Descarregar - Carregar

Aplicao: Geoprocessamento.
O Objetivo deste exerccio a manipulao de GPS ( do tipo navegao ), para descarregar pontos waypoints e trilhas tracks, armazenados no interior do aparelho, e indexar estes dados em arquivos, que sejam compatveis em diversas funes do Campeiro e mesmo em outros programas. E da mesma maneira carregar estes arquivos, com a estrutura anterior descrita, para o aparelho com finalidade posterior de navegao e locao a campo. Para a execuo destes procedimentos,tres pr-requisitos devem ser atendidos: a) A Interface do Aparelho GPS, deve estar setada para Garmin b) O Drive do cabo de conexo do aparelho, ou de conector, deve estar corretamente instalado no computador do usurio. c) O Usurio dever conhecer, qual a porta de comunicao do computador que esta ativa para a conexo. Quanto aos procedimentos de levantamentos de dados campo, como formato de apresentao das coordenadas, datum e tipo de registro (waypoints ou trilha), so definies dadas pelo usurio, entretanto quando do descarregamento dos dados alguns elementos devem ser considerados, como iremos exemplificar posteriormente. A figura 01. apresenta o acesso a funo de operaes com o GPS.
Opo pela barra de menus

Opo pelo boto de atalho

Figura 01. Acesso a funo Download/Upload

Passos para descarregar Waypoints


1. Selecione a opo de Porta Serial 2. Pressionar o boto <Download Waypoints> 3. Na grade sero apresentados todos os waypoints armazenados.

Figura 02. Descarregando Waypoints Os pontos sero sempre descarregados em coordenadas geogrficas curvilneas, em formato decimal. O datum de referncia o WGS84. As opes de salvar estes dados esto em funes disponveis nas abas VET e Shapes/Xml/Kml, que sero descritas a posteriori.

Passos para descarregar Trilhas (Trajetos)


1. Selecione a opo de Porta Serial 2. Na aba Trajetos. Pressionar o boto <Baixar Trajetos> 3. Na grade sero apresentados todas as trilhas armazenados, podendo expandir cada, para visualizar os trackpoints de cada um

Figura 03. Baixando Trajetos.

Figura 04. Trackpoints do trajeto 2

Passos para salvar waypoints


1. Selecionar a opo waypoints 2. Informar a pasta e o nome do arquivo 3. Visualizar os pontos 4. Opes de Registro - Arquivo XML - Arquivo de coordenadas UTM, formato VET - Arquivo KML (googleEarth acrescentar a extenso .kml junto ao nome do arquivo) - Shape File (Padro do Arc View) - Arquivo GEO-TXT - Arquivo texto de Georrastreamento

Figura 05. Salvando Waypoints.

Passos para salvar trajetos


1. Selecionar a opo trajetos 2. Informar a pasta e o nome do arquivo 3. Informar o nmero do trajeto 4. Visualizar o trajeto 5. Opes de Registro (Idem item anterior)

Figura 06. Salvando Trajeto

Outros Procedimentos:
- Carregar Waypoins/Trajetos. Para executar este procedimento, os pontos ( waypoints ou trackpoints) devem estar em uma arquivo de coordenadas UTM de extenso .VET e neste caso antes de carregar para o GPS, selecionar o meridiano central do fuso e o datum correspondente, ou em um arquivo de formato geo TXT.

Das könnte Ihnen auch gefallen