Sie sind auf Seite 1von 13

SILVA, Rebeca; ARAJO, Denlson. O Descompasso Sub-regional Nordestino: o caminho oposto integrao econmica. XVII Seminrio de Pesquisa do CCSA-UFRN.

. Natal/RN, 25 de maio a 01 de junho de 2012, 13 p.

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ESPAO, TRABALHO, INOVAO E SUSTENTABILIDADE O DESCOMPASSO SUB-REGIONAL NORDESTINO: o caminho oposto integrao econmica Rebeca Marota da Silva Aluna de Graduao em Cincias Econmicas da UFRN, Natal RN becamarotta@ig.com.br Dr. Denlson da Silva Arajo Professor do Departamento de Economia da UFRN, Natal RN denilson@ufrnet.br As transformaes econmicas ocorridas no Nordeste a partir do perodo desenvolvimentista (1950) foram determinantes na formao econmica regional. Nesse perodo, ocorreu uma forte interveno do Estado no sentido modernizar as estruturas produtivas no Nordeste, objetivando reduzir as discrepncias macrorregionais brasileira. Para isso, o Estado, atravs da SUDENE, conduziu polticas de desenvolvimento de forma a integrar a nao. Porm, a misso de levar recursos a uma regio subdesenvolvida no foi fcil. Uma vez que o capital tende a migrar apenas para aqueles solos que proporcionem a sua reproduo. Desta forma, alguns estados nordestinos foram mais beneficiados do que outros por conterem melhores estruturas para a recepo de novos investimentos. As novas unidades produtivas instaladas na periferia apresentaram-se com a caracterstica de complementar a regio polo de desenvolvimento, fato este que tambm ocorreram na esfera regional, em especfico no Nordeste. Desta forma, com o crescimento das regies mais dinmicas, manifesta-se o efeito de transbordamento, alavancando o crescimento das regies perifricas. Apesar das dificuldades encontradas, a regio nordeste modernizou suas estruturas produtivas e infra-estrutura (logstica). No momento mais recente, perodo de polticas de cunho neoliberal, os estados da regio Nordeste passam a disputar entre si a interiorizao de investimentos para seus territrios. Levantada essas questes, observa-se que h no Brasil, alm de uma concentrao econmica regional, existe uma concentrao dentro das prprias regies. Por esse motivo, o presente trabalho busca investigar como se deu a alocao do capital no Nordeste, objetivando analisar, principalmente, os efeitos do processo de integrao do mercado nacional sobre a regio nordeste. Palavras-Chave: Desequilbrios Regionais, Nordeste, Dinmica Econmica.

SILVA, Rebeca; ARAJO, Denlson. O Descompasso Sub-regional Nordestino: o caminho oposto integrao econmica. XVII Seminrio de Pesquisa do CCSA-UFRN. Natal/RN, 25 de maio a 01 de junho de 2012, 13 p.

Introduo O objetivo do presente artigo analisar os efeitos do processo de integrao do mercado nacional sobre a regio nordeste, bem como se deu a alocao do capital no espao regional. Ou seja, tentar-se- responder se o processo formao econmica do nordeste seguiu tendncia nacional de desequilbrios regionais. A princpio foi realizada uma breve sistematizao sobre o "estado da arte" no que concerne discusso terica sobre as teorias referentes ao desenvolvimento econmico e regional. Ademais, foram utilizadas as informaes quantitativas dos Censos Industriais, Agrcolas e de Servios, bem como o banco de dados do IBGE e do IPEADATA. Utilizaram-se tambm os relatrios de pesquisa da Superintendncia de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). Assim, o artigo em tela est dividido em trs tpicos, alm dessa introduo. No tpico 1 buscou-se registrar o desenvolvimento econmico nacional e a participao do Nordeste nesse processo, e como foi inserida na dinmica econmica nacional. No tpico 2, foi exposto o descompasso nordestino no processo de distribuio do capital em seu espao. No tpico 3, uma reflexo sobre o caminho oposto que o Nordeste tomou em relao condensao econmica, ou seja, um distanciamento do processo de integrao nacional. Por fim, nas consideraes finais, teve-se como objetivo deixar registrado o papel essencial de polticas de desenvolvimento regional como minimizador de descompassos econmicos regionais. 1. Brasil desequilibrado, Nordeste descompassado Os eventos de desenvolvimento econmico na regio nordeste do Brasil no se manifestaram de forma homognea em seus espaos. Partindo desta observao mais geral, afirma-se que a pretenso do presente artigo a de criar alguns parmetros cientficos para que se possa analisar como est a distribuio socioeconmica no Nordeste. A hiptese que se segue a de que a alocao do

SILVA, Rebeca; ARAJO, Denlson. O Descompasso Sub-regional Nordestino: o caminho oposto integrao econmica. XVII Seminrio de Pesquisa do CCSA-UFRN. Natal/RN, 25 de maio a 01 de junho de 2012, 13 p.

capital no Nordeste ocorreu de forma descompassada dentro de suas sub-regies, aprofundando a tendncia nacional de desequilbrios regionais. No entanto, para entender o processo de distribuio produtiva no Nordeste deve-se situ-lo no conjunto da onda de desconcentrao espacial do capital no Brasil, levando em considerao as recentes transformaes econmicas ocorridas em parte da histria da acumulao capitalista brasileira. Por este motivo, expe-se, abaixo, uma breve reflexo sobre o desenvolvimento econmico nordestino em relao ao Brasil, para em seguida estudar o caso especfico de suas unidades sub-regionais. A discusso sobre a questo regional iniciou-se com maior peso na dcada de 1950, resultando no trabalho dirigido por Celso Furtado Uma Poltica de Desenvolvimento para o Nordeste, implantada na Superintendncia do Desenvolvimento do Nordeste1. Esse trabalho encaminhou polticas que objetivavam no apenas industrializar o Nordeste, mas aprofundar o processo de reforma agrria e de colonizao. Porm, com o Golpe Militar de 1964, somente foi mantido o objetivo principal: a industrializao. (CANO, 2008). A ideia de industrializar o Nordeste estava atrelada a solucionar problemas seculares da regio como a misria, o desemprego e os baixos indicadores sociais. O fato que, a despeito da industrializao ter modernizado as estruturas produtivas do Nordeste e de ter integrado sua economia ao polo de desenvolvimento do pas, tais problemas no foram solucionados. Segundo Cano (2008) as questes que envolvem esses problemas so: o atraso tecnolgico, o grau de avano e a modernidade das relaes de produo, a estrutura fundiria e a distribuio de renda, que, em quase toda a periferia nacional, mantinham-se em nveis retrgrados. Nestes termos, nos desequilbrios macrorregionais, j tratados em demasia por diversos autores2, podem-se observar os caminhos diferentes que o Sudeste (centro dinmico do pas) e o Nordeste (periferia) tomaram. No Sudeste, com a
2

SILVA, Rebeca; ARAJO, Denlson. O Descompasso Sub-regional Nordestino: o caminho oposto integrao econmica. XVII Seminrio de Pesquisa do CCSA-UFRN. Natal/RN, 25 de maio a 01 de junho de 2012, 13 p.

formao do mercado de trabalho, houve um aumento das exigncias produtivas gerando um crescimento do consumo de mercadorias notadamente industriais e de servios. Nesta regio, a cidade serviu de suporte economia agrcola capitalista. O movimento contrrio tambm se revelou profcuo dinmica econmica da acumulao citadina. Como efeito, a cidade se dinamizou e desenvolveu toda uma estrutura complexa para esse suporte. Assim, com essa estrutura produtiva, a cidade foi um polo de atrao de fora de trabalho estrangeira, do interior mais prximo e de outras regies do pas menos desenvolvidas. A chegada dos imigrantes estrangeiros dinamizou a urbanizao da cidade. Inicialmente ampliaram a demanda, e como reao, diversificaram as importaes, que mais tarde foram substitudas pela produo interna, fortalecendo ainda mais o meio urbano. Desta forma, a cidade passou a atender a demanda do mercado interno nacional, obtendo novas funes e ainda permanecendo com as antigas funes de suporte urbano de oferta de mercadorias, de servios e de fora de trabalho. No Nordeste, a transformao produtiva foi mais lenta. Esta regio foi sustentada, por muito tempo, pelo capital mercantil e importadora de mercadorias produzidas alm de suas fronteiras. Diferentemente do Sudeste, o Nordeste levou mais tempo para formar um mercado de trabalho voltado para atender s demandas do capital industrial. Isso ocorreu devido baixa produtividade agrcola latifundiria e a quase inexistente relao de assalariamento. Assim, a rgida estrutura agrria e de poder foi um dos principais problemas que somados ao incipiente capital industrial, impossibilitaram uma evoluo urbana mais rpida e dinmica no Nordeste (ARAJO, 2010). Deve ser relevado que esses problemas foram agravados devido ao atraso na modernizao agrcola indispensvel para dar suporte formao do mercado de trabalho, por consequncia, no ocorreu um processo de urbanizao consistente. Frente a tais desequilbrios econmicos regionais, de acordo com diversos autores (CANO, 1998; ARAJO, 2010), somente foi possvel realizar o
3

SILVA, Rebeca; ARAJO, Denlson. O Descompasso Sub-regional Nordestino: o caminho oposto integrao econmica. XVII Seminrio de Pesquisa do CCSA-UFRN. Natal/RN, 25 de maio a 01 de junho de 2012, 13 p.

desenvolvimento econmico com o papel atuante do Estado. Porm, Arajo (2010) afirma que levar capital a uma regio subdesenvolvida no tarefa simples. necessrio coordenar a distribuio dos recursos em uma regio de amplo territrio e nada sedutora s inverses privadas, principalmente a falta de infraestrutura urbana e um mercado de trabalho pouco qualificado. No Nordeste, mesmo depois da chegada do capital industrial, no foi alterada, de imediato, a antiga ordem do capital mercantil. Desta forma, um meio urbano com uma irrisria relao econmica entre o campo e a cidade, com uma baixa industrializao, resulta em um setor tercirio insuficiente economicamente e inchado demograficamente. (ARAJO, 2010). 2. O Descompasso nordestino A industrializao na periferia do pas trouxe melhorias restritas e localizadas, sem a capacidade de redistribuir as transformaes que somente uma poltica nacional de desenvolvimento poderia proporcionar. No primeiro balano feito pela Superintendncia do Desenvolvimento do Nordeste SUDENE em 1969, j foi evidenciado a concentrao dos investimentos nos estados da Bahia e Pernambuco (TABELA 1). Ao observar essa concentrao, em seu prprio relatrio, a SUDENE justifica que o capital privado tende a estabelecer-se onde existem maiores economias externas e maiores possibilidades de rentabilidade. Desta forma, fica claro que no primeiro momento o Estado no possua a preocupao de como seria distribudos os investimentos pela regio Nordeste. O Estado estava dedicado apenas em atrair investimentos para a regio, independente onde seriam instalados.

SILVA, Rebeca; ARAJO, Denlson. O Descompasso Sub-regional Nordestino: o caminho oposto integrao econmica. XVII Seminrio de Pesquisa do CCSA-UFRN. Natal/RN, 25 de maio a 01 de junho de 2012, 13 p.

TABELA 1 - Nordeste: Percentual de Participao dos Estados no Valor Total de Investimentos em Projetos Industriais Aprovados pela SUDENE at 30/06/1969
ESTADOS Maranho Piau Cear Rio Grande do Norte Paraba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia TOTAL INVESTIMENTO (%) 1,9 3,6 9,3 4,6 8,1 29,4 5,8 1,3 36,0 100 N DE PROJETOS 14 14 119 38 85 240 29 14 154 707

FONTE: SUDENE (1969). Tabela adaptada. Desta forma, pode-se afirmar que o descompasso sub-regional no Nordeste estabeleceu-se com maior nitidez a partir deste momento de interveno de polticas de desenvolvimento regionais. A distribuio de investimentos destinados a modernizar as estruturas produtivas do Nordeste privilegiou alguns espaos subnacionais (Bahia, Pernambuco, Cear). Aps vinte anos de incentivos3 industrializao perifrica ocorreu a modernizao agrcola em 1970. Ainda que a modernizao da agricultura tenha sido introduzida no Brasil em meados de 1950 com a importao de meios de produo mais avanados e mais concretamente em 1960 com a implantao de um setor industrial voltado para a produo de insumos e equipamentos para a agricultura, no Nordeste esta transformao somente materializou-se a partir de 1970. O principal motivo para o atraso dessa modernizao agrcola se deve a resistncia das oligarquias nordestinas a mudar o modelo de produo secular, s
5

SILVA, Rebeca; ARAJO, Denlson. O Descompasso Sub-regional Nordestino: o caminho oposto integrao econmica. XVII Seminrio de Pesquisa do CCSA-UFRN. Natal/RN, 25 de maio a 01 de junho de 2012, 13 p.

dbeis inverses do capital industrial local em modernas manufaturas e tardia e incipiente participao do Estado na transformao da infraestrutura (estradas, portos, aeroportos, armazns etc.). As mudanas no modo de produo agrcola do Nordeste somente se realizaram por no ser mais sustentvel a estrutura que existira at ento e, deve ser ressaltado, que tais mudanas se manifestaram a partir da interveno de polticas de desenvolvimentos regionais deliberadas pela Unio. As crescentes presses da indstria de equipamentos e insumos para a modernizao agrcola, as tenses, no campo, geradas pelos movimentos sociais e nos setores mais modernos do capital urbano interessados na ampliao do seu raio de atuao foram motivos que levaram a formao de uma poltica de apoio ao desenvolvimento da produo rural. Os principais incentivos do Estado foram atravs da concesso de crdito, de melhorias nas infraestruturas produtivas e da criao de rgos de pesquisa e assistncia rural. Apesar de retardatria, a modernizao agrcola no Nordeste foi introduzida fortemente no campo, devastando o emprego rural. Com um urbano incapaz de gerar empregos formais necessrios a absoro desse pessoal, ocorreu a ampliao do perverso problema do desemprego. A partir deste momento, o Estado teve a preocupao em trazer mais recursos e maiores alocaes de indstrias para as regies perifricas. Segundo Cano (2008) a industrializao e a urbanizao se constituram como grandes amortecedores sociais, tendo evitado a reforma agrria. Desta maneira, na ocorrncia do desemprego rural sucederam-se migraes rumo s regies urbanas industrializadas na busca pela subsistncia, gerando um urbano desordenado e com diversos problemas sociais. Mesmo com a redistribuio de investimentos e incentivos a partir da dcada de 1970, para os demais estados da regio, estes preservam at hoje os melhores indicadores econmicos e sociais do Nordeste, alm de possurem as mais modernas estruturas produtivas e infra-estruturas (logstica).

SILVA, Rebeca; ARAJO, Denlson. O Descompasso Sub-regional Nordestino: o caminho oposto integrao econmica. XVII Seminrio de Pesquisa do CCSA-UFRN. Natal/RN, 25 de maio a 01 de junho de 2012, 13 p.

Grfico 1 Nordeste: Percentual de Participao dos Estados no Valor Total de Projetos Industriais, Agropecurios e de Servios Aprovados pela SUDENE (1980-1989)
FONTE: Elaborao Prpria com dados extrados de Arajo (2010).

No Grfico 1, observa-se a manuteno da concentrao dos investimentos na Bahia, Pernambuco e Cear. Nesse novo momento distributivo, Alagoas surpreende por captar 18,8% do montante de recursos, sendo o segundo maior. Mais curioso ainda perceber que mesmo o estado, possuidor das menores estruturas industriais da regio, conseguiu 94,2% dos recursos recebidos para a sua indstria qumica (ARAJO, 2010). Segundo Arajo (2010), isso ocorreu devido ao seu quase inexistente setor qumico at os anos 1980, o que fez com que o estado priorizasse a sua ampliao. Outro fato que chamou a ateno foi que esses investimentos eram complementares industrializao da Bahia. Esse fato, s refora a ideia de que a modernizao produtiva do Nordeste seguiu o modelo nacional, pois a indstria presente no polo
7

SILVA, Rebeca; ARAJO, Denlson. O Descompasso Sub-regional Nordestino: o caminho oposto integrao econmica. XVII Seminrio de Pesquisa do CCSA-UFRN. Natal/RN, 25 de maio a 01 de junho de 2012, 13 p.

brasileiro diferente da indstria nordestina. Esta ltima complementar a reproduo do polo. Desta mesma forma ocorre no interior do espao nordestino, as reas menos dinmicas apresentam-se complementares s reas mais desenvolvidas. O Piau tambm apresentou um considervel percentual de participao nos investimentos totais da regio, porm, boa medida4 destes investimentos foram para reas de baixo dinamismo econmico. 3. Nordeste: caminho oposto integrao econmica A partir do ps-1980, a chegada da crise da dvida, enfraqueceu financeiramente o Estado Nacional retraindo os investimentos e o crescimento da economia, ocasionando o parcial, mais perverso, abandonando as polticas (nacional e regional) de desenvolvimento. A situao pioraria sobremaneira com a instituio de polticas neoliberais a partir de 1990. Como o fim da atuao do Estado Desenvolvimentista e com a era de polticas neoliberais, os estados unidades federadas passaram a assumir o papel de provedor de polticas de desenvolvimento econmico em seus domnios territoriais. Porm, os mesmos no possuem, sozinhos, a capacidade para promover o desenvolvimento da regio. Por esta razo, a maneira mais prtica de atrair capitais para seus interiores foi atravs da guerra fiscal. Mais uma vez, os estados que atraram os maiores investimentos foram justamente aqueles que alm de oferecerem as melhores estruturas, tiverem maiores condies de sustentar a barganha fiscal. Aps duas dcadas de polticas econmicas de cunho preponderantemente liberais, o problema dos desequilbrios econmicos regionais persiste. Neste rastro, a concentrao produtiva em determinadas regies sejam macro ou micro econmicas tambm se manifesta como uma constante. (ARAJO, 2010).

SILVA, Rebeca; ARAJO, Denlson. O Descompasso Sub-regional Nordestino: o caminho oposto integrao econmica. XVII Seminrio de Pesquisa do CCSA-UFRN. Natal/RN, 25 de maio a 01 de junho de 2012, 13 p.

Grfico 2 NORDESTE: Participao do PIB a preos constantes (% de Valor) Anos 1980, 1990, 2000, 2008. FONTE: IBGE/IPEADATA. Elaborao Prpria. No perodo 1991-2011, as polticas neoliberais no foram capazes de melhor distribuir o capital no espao (ver grfico 2). Muito pelo contrrio, induziram o processo de reconcentrao produtiva. Isso ocorreu porque o capital tende a migrar para a regio polo, pois sua dinmica - composta por um sistema de logstica desenvolvido, uma rede de cidades integradas, centro de tecnologias e um alto padro de oferta de bens e servios - propicia o desenvolvimento capitalista, obedecendo assim a lgica da localizao industrial. (ARAJO, 2010) Com o debilitamento do Estado nacional e a gradativa substituio por poderes locais (regionais, estaduais e municipais) surge ento um grande problema: o enfraquecimento da nao. Somente o Estado nacional capaz de defrontar a questo internacional, administrao do cmbio, moeda e juros. (CANO, 1998) Ao poder local cabe apenas gerir os tributos locais. Deste modo, com ampliao do poder local, a regio perde a capacidade de desenvolvimento em forma de unidade, ocorre o contrrio, a competio entre suas sub-regies.

SILVA, Rebeca; ARAJO, Denlson. O Descompasso Sub-regional Nordestino: o caminho oposto integrao econmica. XVII Seminrio de Pesquisa do CCSA-UFRN. Natal/RN, 25 de maio a 01 de junho de 2012, 13 p.

Consideraes Finais As transformaes ocorridas na regio Nordeste no perodo

desenvolvimentista dinamizaram e modernizaram a economia nordestina. Porm, a primeira concluso subtrada da analise estabelecida acima que a hiptese da pesquisa foi confirmada, a alocao do capital no Nordeste ocorreu de forma desproporcional dentro de suas sub-regies, aprofundando a tendncia nacional de desequilbrios regionais. Em segundo lugar, afirma-se que a exemplo dos eventos ocorridos na esfera nacional, as unidades produtivas instaladas na periferia possuem o papel complementar a regio polo de desenvolvimento, fenmenos semelhantes ocorreram na esfera regional, em especfico no Nordeste. Desta forma, observa-se que com o crescimento das regies mais dinmicas, ocorre o efeito transbordamento, alavancando o crescimento das regies perifricas. Atendendo as demandas do polo, mas atuando como coadjuvantes na dinmica econmica. Isso ocorreu com o polo (So Paulo) em relao a periferia brasileira (Nordeste). O mesmo ocorreu nos estados mais dinmicos do Nordeste (Bahia, Pernambuco, Cear) com as demais unidades federadas da regio. Todavia, alerta-se para o fato de que no perodo desenvolvimentista, o Estado atuou no sentido de promover a formao de uma nao. Apesar, dos desequilbrios apresentados, havia a promoo de uma dinmica econmica interligada, ou seja, existia a preocupao com a integrao nacional. Constata-se que os governos sub-nacionais sempre tiveram a rivalidades entre si, no sentido de buscarem captar o maior nmero de investimentos para seus estados. Porm, no caminho seguido no perodo desenvolvimentista, o Estado direcionava as suas aes de forma planejada na coordenao e execuo das polticas econmicas. A partir de 1990, assumindo polticas neoliberais, o Estado muda de figura. Cabe agora ao capital gerar a dinmica econmica e ao Estado o papel coadjuvante, oferecendo incentivos, subsdios, isenes, promovendo a estrutura necessria aos empreendimentos dirigidos pelo setor privado. Configurando, assim, o seu papel na sociedade capitalista de Estado a servio da manuteno e reproduo do capital.

10

SILVA, Rebeca; ARAJO, Denlson. O Descompasso Sub-regional Nordestino: o caminho oposto integrao econmica. XVII Seminrio de Pesquisa do CCSA-UFRN. Natal/RN, 25 de maio a 01 de junho de 2012, 13 p.

A discusso sobre a questo regional nesse contexto neoliberal levanta a importncia do retorno da presena do Estado e das polticas de desenvolvimento regional. A transferncia de responsabilidades da Unio para poderes locais (regionais, estaduais e municipais) contribui para o enfraquecimento do Estado Nacional, que a nica instituio capaz de enfrentar os grandes problemas do pas. (CANO, 1998 apud ARAJO, 2010, p. 188). E ao poder local cabe apenas gerir os tributos locais. Deste modo, com ampliao do poder local, a regio perde a capacidade de desenvolvimento em forma de unidade, ocorre o contrrio, acirra a competio entre as sub-regies. Assim, para retornarmos o caminho do desenvolvimento integrado, reafirma-se a necessidade do retorno s polticas nacionais para o desenvolvimento econmico regional. Notas
1

Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste (GTDN),

formado por volta de 1958/59 de onde, mais tarde, surgiria a Superintendncia do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), em 1959. Os estudos do GTDN, liderados por Celso Furtado, resultaram nesse documento, Uma poltica de Desenvolvimento para o Nordeste ou, simplesmente, GTDN.
2

Autores como Celso Furtado, Wilson Cano, Tnia Bacelar de Arajo e Francisco de Oliveira so

considerados autores clssicos sobre estudos regionais brasileiros por suas vastas contribuies anlise de desenvolvimento regional do Brasil.
3

Durante as dcadas de 1950 e 1960. Para maiores detalhes sobre a distribuio dos projetos por setores e ramos econmicos ver Araujo,

2010, Tabela 20, pagina 217.

Referncias Bibliogrficas ARAJO, Denlson da Silva Arajo. Dinmica Econmica, Urbanizao e Metropolizao no Rio Grande do Norte (1940-2006). Tese de Doutorado UNICAMP - Campinas , SP, 2009, 329p.

11

SILVA, Rebeca; ARAJO, Denlson. O Descompasso Sub-regional Nordestino: o caminho oposto integrao econmica. XVII Seminrio de Pesquisa do CCSA-UFRN. Natal/RN, 25 de maio a 01 de junho de 2012, 13 p.

ARAJO, Paulo Fernando Cidade de. Poltica de crdito rural: reflexes sobre a experincia brasileira. Braslia, DF: CEPAL. Escritrio no Brasil/ IPEA, 2011. (Textos para Discusso CEPAL-IPEA, 37). 65p. ARAJO, Tnia Bacelar. "Industrializao do Nordeste: intenes e resultados". In: MARANHO, Slvio et all (1084). A Questo Nordeste: estudos sobre a formao histrica, desenvolvimento, processos polticos e ideolgicos. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982. BRASIL, SUDENE. SUDENE dez anos. Recife, 1969. 207 p. CANO, Wilson. Desconcentrao produtiva regional do Brasil 1970-2005. 3 ed. Revista e ampliada So Paulo: Editora UNESP, 2008. CANO, Wilson. Desequilbrios regionais e concentrao industrial no Brasil (1930/1995). 2 ed., Campinas, SP, 1998, 421p. GRAZIANO DA SILVA, Jos. A nova dinmica da agricultura brasileira. Campinas: UNICAMP/IE, 1996. GRUPO DE TRABALHO PARA O DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE. Uma poltica de desenvolvimento econmico para o nordeste. IN: VERSANI, Flvio Rabelo. So Paulo: Saraiva, 1978, p.293-338. OLIVEIRA, Francisco de. Uma elegia para uma re(li)gio: SUDENE, Nordeste; Planejamento e Conflito de Classes. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1977. RAMOS, Pedro (org). Dimenses do agronegcio brasileiro: polticas, instituies e perspectivas. MDA: Braslia, 2007.

12

Das könnte Ihnen auch gefallen