Sie sind auf Seite 1von 2

BIBLIOGRAFIA QUEIRS, Ea de, Alves & Cia. Porto Alegre: L&PM, 1997. (Coleo Pocket L&PM). http://www.suapesquisa.com/biografias/eca_de_queiroz.

htm acesso em 10/08/2011 as 20:12 hs. SOBRE O AUTOR Jos Maria Ea de Queiroz foi um importante romancista portugus do sculo XIX. Nasceu em 25 de novembro, de 1845, na cidade portuguesa de Pvoa de Varzim. Aos 16 anos de idade, foi estudar Direito na cidade de Coimbra. Seus primeiros trabalhos como escritor apareceram no Jornal Gazeta de Portugal. Trabalhou como administrador municipal no municpio de Leiria. Trabalhou tambm como cnsul de Portugal na Inglaterra. Esta poca foi uma das mais produtivas de sua carreira. Foi discpulo do escritor francs Gustave Flaubert, de quem recebeu grande influncia literria. Ea de Queiroz foi um dos pioneiros da literatura realista em Portugal. Abordou, em suas obras, diversos temas. Porm, podemos observar algumas caractersticas comuns em seus romances, como, por exemplo, abordagem de temas cotidianos, descrio de locais e comportamento de pessoas, pessimismo, ironia e humor. Ea de Queiroz morreu na cidade de Paris em 1900. Suas obras foram traduzidas em vrias lnguas.

RESUMO DA OBRA A histria comea com Godofredo Alves, um sujeito que prosperou com o comrcio, flagrando sua esposa Ludovina (Lulu) nos braos de seu scio Machado. O ltimo foge do recinto e Alves furioso exige que a mulher ponha-se para fora de casa, mandando-a se arranjar e ir para casa de seu pai, mencionando que o local no era casa para prostitutas. Esse fato ocorre no dia de seu aniversrio. Com muita raiva decide se vingar de imediato com a morte do scio. Primeiro, propem a sorte para cometerem suicdio, depois duelo de armas e por fim acabam sem duelo nenhum.

O tempo passa e Lulu retorna de viagem com o pai, que nesse meio tempo consegue retirar uma mesada de Alves causando alguns problemas financeiros. Os funcionrios fingem que nada aconteceu tratando-se de uma viagem para cuidar da sade da mulher e aproveitam para no fazer o servio bem feito. Alves e Machado voltam a trabalhar rispidamente e o primeiro se reconcilia com a mulher. Com o tempo acabam retomando a antiga relao entre os trs de respeito e amizade. Machado nesse nterim casa-se, enviva-se e separa-se. A firma prospera-se e trs dcadas depois so felizes e no se esquecem do fato acontecido que poderia ter terminado de maneira trgica.

APRECIAO Esse livro excelente nos mostrando at que ponto o home capaz de ir contra seus princpios internos para manter caractersticas de uma sociedade que julgaria os valores morais dessas pessoas individualmente: Alves como o marido enganado, incapaz de manter a fidelidade de sua esposa. Lulu como a prostitua insatisfeita com o marido pessoalmente e Machado como o amigo infiel. Alm disso, os amigos possuem um negcio cujo sucesso est intimamente ligado com o talento individual de cada um, o que ficaria comprometido se os dois rompe-se relaes.

Das könnte Ihnen auch gefallen