Sie sind auf Seite 1von 2

folder4

9/25/03

11:18 AM

Page 2

U. Dettmar

Agncia Folha

O QUE O ATLAS
O ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL um banco de dados eletrnico feito com o objetivo de democratizar o acesso e aumentar a capacidade de anlise sobre informaes socioeconmicas relevantes dos 5.507 municpios brasileiros e das 27 Unidades da Federao. Baseado nos microdados dos censos de 1991 e de 2000 do IBGE (Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), este sistema disponibiliza informaes

sobre o ndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) e 124 outros indicadores georreferenciados de populao, educao, habitao, longevidade, renda, desigualdade social e caractersticas fsicas do territrio. Com uma navegao simples e auto-explicvel, o Atlas permite ao usurio criar seus prprios instrumentos de anlise sobre diversas dimenses do desenvolvimento humano, atravs de mapas temticos, tabelas, grficos, relatrios, ordenamento (rankings) de municpios e Estados, e ferramentas estatsticas. Os resultados podem ser impressos ou exportados para serem trabalhados em outros programas, como planilhas eletrnicas, por exemplo.

02

Marcelo Casal Jr.

Rose Brasil

03

folder4

9/25/03

11:18 AM

Page 4

fazer essa classificao por Grandes Regies, Estados ou microrregies. 4. Perfil Elabora automaticamente um relatrio de cinco pginas, sobre um municpio ou uma Unidade da Federao, que contm um mapa de localizao, as principais caractersticas do territrio, e dados evolutivos, de 1991 a 2000, sobre temas como populao, estrutura etria, indicadores de longevidade e mortalidade, nvel educacional, nvel e distribuio de renda, pobreza, desigualdade, acesso a servios bsicos e a bens de consumo, indicadores de vulnerabilidade familiar, e desenvolvimento humano. 5. Mapa Temtico a partir de um indicador escolhido pelo usurio, o programa colore um mapa da rea geogrfica selecionada (Brasil, Grande Regio, Estado, microrregio), de acordo com um intervalo pr-estabelecido ou definido pelo usurio. O mapa pode ser exportado para uso em outros programas. 6. Histograma essa funo permite ao usurio criar um grfico de barras que representa a distribuio dos municpios (ou Estados) na escala da varivel escolhida por exemplo, se h mais unidades prximas ao incio, ao meio ou ao fim da escala. Clicando-se em uma das barras, o programa mapeia automaticamente todos os municpios que esto dentro daquele intervalo. 7. Correlao trata-se de uma funo estatstica simples que permite ao usurio descobrir se existe uma correlao positiva ou negativa (ou se no h correlao) entre duas variveis. O programa mostra um grfico: quanto mais dispersos estiverem os pontos no grfico, menor a correlao entre as variveis e vice-versa. 8. Relatrio o Atlas permite ao usurio escolher um indicador para que, a partir dele, o programa crie um relatrio automtico, mostrando a distribuio dos municpios (ou Unidades da Federao) por faixas, a traando um retrato da situao em 1991 e em 2000. O relatrio pode ser feito para todos os municpios do pas ou para os municpios de uma determinada regio ou Unidade da Federao.

J na tela de apresentao possvel visualizar todas as principais funes do Atlas: 1. Consulta Simples apresenta tabelas pr-definidas da rea geogrfica escolhida pelo usurio. Estas podem ser referentes a municpios ou Unidades da Federao. Para facilitar a escolha, os municpios esto divididos por microrregies, Estados e Grandes Regies. Alm disso, o usurio tem a possibilidade de criar suas prprias regies e salv-las no programa. 2. Consulta Avanada tem o mesmo mecanismo que a consulta simples, mas oferece ao usurio a possibilidade de montar suas prprias tabelas, escolhendo quais indicadores entraro em cada coluna, com a opo de criar condicionalidades para a seleo de variveis. 3. Maiores e Menores uma maneira rpida de visualizar, por exemplo, os municpios com melhor ou pior classificao no ranking de qualquer um dos indicadores. Tambm h filtros que permitem

Para facilitar seu uso, o Atlas possui, no menu Ajuda/Contedo, um guia passo a passo que ensina o usurio a navegar com desenvoltura por todas as suas funes.

04

05

Das könnte Ihnen auch gefallen