Sie sind auf Seite 1von 14

Professora : Denilsa Tavares

Dene.tavares@hotmail.com

Direito Processual do Trabalho

CONCEITO o conjunto de sistemas e princpios, normas e instituies, que tem a finalidade de regular a atividade jurisdicional do Estado na soluo dos conflitos trabalhistas, individuais e coletivos. Em suma, o conjunto de normas que serve de instrumento para aplicao do direito material do trabalho.

SUAS FONTES: a) CF artigos 111 a 116 b) CLT artigos 643 a 91 c) CPC - normas do processo comum que podem ser aplicados subsidiariamente desde que no sejam incompatveis com a CLT.

Origem do Direito Processual do Trabalho no Brasil composto por 3 fases: 1) Tentativas isoladas. 1.1 de 1800 a 1842 justia comum julgava contratos de locao de servios. 1.2 1907 criou-se os Conselhos Permanentes de Conciliao e Arbitragem. 1.3 Criou-se, em 1911 Conselho Patronal Agrcola em SP. Competia a este conselho resolver dvidas entre patres e colonos. 1.4 Em 1922 aparecem os tribunais rurais em So Paulo. O 1 projeto brasileiro de um Cdigo de Trabalho teve apenas um captulo, o qual foi aproveitado posteriormente na nossa primeira lei de Acidente de Trabalho.

1.5 1923 Criou-se o Conselho Nacional do Trabalho, rgo consultivo dos poderes pblicos nas reas trabalhistas e previdencirio. Em 1934 o Conselho Nacional do Trabalho ganhou estatos e funes jurisdicional. 2) Fases de implantao 2.1 1930, modernizou a legislao brasileira. 2.2 Criou-se tambm o Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio e foi promulgada a constituio e 1934. A partir de ento passou-se a surgir rgos jurisdicionais dentre eles as Juntas de Conciliao e Julgamento. Emenda Constitucional 24/1999. 3) Fase de Consolidao Criou-se a CLT (Consolidao das Leis Trabalhistas) 1943.

PRINCPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO: Conceito: o alicerce que d vida ao Direito Material. Princpios gerais/Constitucionais. 1) Igualdade = isonomia (o empregador tido como impo suficiente, por isso deve ser tratado de forma desigual) 2) Contraditrio: o princpio constitucional aplicado a todos no que diz respeito ao andamento do processo, ele esta ligado ao princpio da ampla defesa, aps ser informado de que o direito de contradizer dever apresentar sua defesa de forma ampla. 3) Ampla defesa: a condio assegurada a todos de se defender de qualquer acusao 4) Juiz imparcial: dever ser observado apenas o que est no processo 4.1 Neutralidade X imparcialidade = o juiz dever ser imparcial, porem ele no poder ser neutro, uma vez que ele conhece a realidade da regio em que ele atua.

5) Motivao da deciso: se a deciso no for motivada, caber recurso. 6) Devido Processo Legal: o processo dever obedecer todas as suas fases legais. 7) Acesso a Justia: ningum poder ser impedido de buscar justia. 8) Razoabilidade na durao do processo: Os processos no podero demorar muito para serem concludos pelos juzes 9) Dispositivo = demanda o juiz dever ser provocado, porm uma vez assim feito dever ser observado o impulso oficial 10) Inquisitivo = impulso oficial 11) Instrumentalidade o processo existe para dar vida ao direito material. 12) Impugnao especificada dever ser contestado item por item na ocasio da impugnao. 13) Eventualidade ocorre no momento em que for fazer o pedido, onde haver uma faculdade para o juiz dando-lhe uma segunda opo. EX: pede-se uma aposentadoria, mas deixa um segundo pedido em aberto, como por exemplo um auxlio doena. 14) Precluso: quando perde-se o direito de agir, podendo ser por ao ou omisso. 15) Economia Processual a reunio do menor nmero de atos processuais para chegar ao objetivo almejado pelas partes, ou seja, com a entrega da tutela jurisdicional. 16) Irrecorribilidade das decises interlocutrias em regra ela irrecorrvel, porem na hora da audincia poder ser feito o protesto. OBS: Exceo : para recorrer das decises interlocutrias, encontra-se na smula 214 do TST. 17) Lealdade processual Art. 16 e 17 Lealdade A parte no pode agir de m-f 18) Princpio da proteo art. 844 da CLT Ausncia do empregado em audincia se assim ocorrer o processo ser arquivado, porm ele poder entrar novamente com as mesmas reclamaes. Ausncia do empregador Ser julgado a revelia e confisso ficta (da parte e dos fatos).

19) Princpio da finalidade social o CDC tambm tem este princpio, chegar com a maior celeridade possvel ao final do processo, fazendo com que a parte que requereu da justia tenha seus objetivos atendidos. 20) Princpio da verdade real art. 765, o juiz tem ampla liberdade para determinar toda e qualquer diligncia para buscar a verdade real. Nem sempre o empregado ter condies de provar o que alegar. 21) Princpio da indisponibilidade quando existe a conciliao a parte autora poder abrir mo de alguns direitos (frias, salrio....) 22) Princpio da Conciliao Art. 764 da CLT, quando no obedecido este princpio dar motivo a nulidade o processo. Tentativa de conciliao em duas oportunidades: a) Aps prego e qualificao das partes; b) Tentativa aps a oitiva das partes e testemunhas.

ORGANIZAO E COMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO CF/88 arts. III a 117 CLT arts. 643 a 735 Conflito de competncia entre esfera trabalhista e justia estadual, quem dirime este conflito o Superior Tribunal de Justia. Art. 114/CF (Dois sistemas: Amauri Mascaro) 1) Fragmentado: aquele sistema que no h uma concentrao das reclamaes trabalhistas em um mesmo rgo jurisdicional, este sistema adotado no Brasil; 2) Unificado: aquele que concentra em um nico rgo o julgamento de todas as questes ligadas as relaes trabalhistas, os pases que adotam este sistema a Espanha e Portugal. Ex: Ao Trabalhista; Ao Previdenciria e Ao Acidentria. - Relao de trabalho gnero - Relao de emprego espcie.

17/02/2012 Critrios para dividir a atividade jurisdicional So trs: 1. Objetivo= este se subdivide em: 1.1- Em razo da matria 1.2- Em razo da pessoa. Ex.: Processo Acidental trab. Vai p/ just. Comum 1.3- Em razo do valor: rito sumrio at 2 salrios mnimos, rito ordinrio, acima de 40 salrios, sumarssimo at 40 salrios. 2. Temporal 3. Funcional Para entender a competncia da justia do trabalho devemos analisar o inciso I do art. 114 da CF/88.

24/02/2012 Art. 651 da CLT Local da propositura da ao considerada no local da Prestao de servio, isto em regra.

OBS: quando houver dois processos, sendo um na justia Estadual e outro na justia Federal, ambos do mesmo caso, prevalecer o mais antigo.

Qual o entendimento predominante no entendimento do pargrafo 2 do art. 651 da CLT. R= o local da prestao de servio.

Pargrafo 3 do art. 651 da CLT O foro poder ser o da celebrao do contrato ou o da prestao de servio.

Requisitos para configurar o vinculo empregatcio - Subordinao, habitualidade, onerosidade e pessoalidade (SHOP). No existe conflito entre tribunais e varas do trabalho. Art. 803 da CLT dispe sobre os rgos conflitantes. a) Entre os TRTS - ????????? b) Vara do Trabalho e Juiz de Direito quem resolve o Superior Tribunal de Justia.

TRABALHO 1) Compete a Justia do Trabalho processar e julgar: a) As aes oriundas da relao de consumo, abrangidos os entes da administrao pblica direta e indireta da unio; b) As aes que envolvam exerccio do direito de manifestao do pensamento no campo artstico e desportivo; c) As aes sobre representao sindical, entre associaes de classe, agencias especiais e suas representaes, d) Os habeas corpus, quando o ato questionado envolver matria sujeita sua jurisdio, (Art. 114, inciso IV da CF) e) Os conflitos de competncia entre rgos com jurisdio federal. 2) A partir da EC n 45/2004, a Justia do Trabalho passou a ser competente para apreciar e julgar dissdios: (A) Entre representante comercial e seus consumidores; (B) Entre trabalhador e empregador, exceto se o empregador for pessoa jurdica; (C) Decorrente das relaes de trabalho e o mandado de injuno em matria trabalhista;

(D) decorrentes das multas administrativas aplicadas pela fiscalizao do trabalho aos empregadores; (Art. Inciso VII da CF) (E) Decorrentes das relaes de trabalho e as disputas eleitorais municipais, desde que o candidato seja sindicalista aposentado. Qual o entendimento predominante do pargrafo 2 do art. 651 da CLT. R= o local da prestao de servio.

27/02/2012 Art. 893 da CLT a) Notificao a forma de dar cincia para parte contrria que existe uma ao proposta em seu desfavor. OBS: nela sempre haver uma penalidade prevista em caso de descumprimento (art. 844 da CLT).

b) Intimao a apresentao da parte que foi intimada para realizar ato em uma determinada ao que j tenha conhecimento. o chamamento das partes ao processo para faam ou deixem de fazer algo.

c) Citao a citao realiza-se na fase de execuo e serve para obrigar o devedor a quitar a divida.

OBS: protocolada a Reclamao Trabalhista, na mesma hora ser agendada a primeira audincia, obedecendo 5 dias livres antes da data e mais 48 horas para a citao e mais 48 horas para o correio entreg-la.

Art. 771 a 773 da CLT (Atos, termos e prazos processuais.)

Art. 166 do CPC fala sobre a autuao dos atos processuais. Art. 769 da CLT fala sobre a aplicao do direito processual comum nos casos omissos CLT. Art. 171 do CPC probe as rasuras nos processos.

CLASSIFICAO DOS PRAZOS PROCESSUAIS a) Quanto a origem da fixao: - Legais Os que so estabelecidos pelo ordenamento jurdico vigente. Ex: prazo para recurso (art. 880 da CLT). - Judicial aqueles que so estabelecidos pelo magistrado trabalhista. - Convencionais os que so acordados entre os litigantes. Ex: possibilidade de suspenso do processo para tentativa de conciliao (art. 265, II do CPC).

b) Quanto a natureza os processos se classificam em: - Dilatrio so aqueles que admitem prorrogao pelo juiz em vista da solicitao da parte. - Peremptrios so os prazos fatais, insuscetveis de prorrogao, decorrendo de normas imperativas de ordem publica, no podendo ser objeto de conveno entre as partes.

c) Quanto aos destinatrios os prazos se classificam em: - Prprios so os destinados s partes, sejam os previstos em lei, sejam os fixados pelo juiz, sempre sujeitos precluso. - Imprprios os fixados pelo ordenamento jurdico e destinados aos juzes e servidores do poder judicirio, no sujeitos precluso.

02/03/2012 Conceito de processo uma seqncia de atos utilizados para chegar a um determinado resultado. Os atos jurdicos so fatos que vo acontecendo fora do processo. Art. 769 da CLT- permite fazer uso subsidirio do CPC para dirimir atos no previstos. (art. 154 261). Os atos processuais esto disposto nos art.770 e 773 da CLT.

Subjetiva (abrangente) 1) Atos das partes(Art. 158 do CPC) 2) Atos do juiz (Art. 162 do CPC) sentena (art. 267 e 269 do CPC) 3) Atos dos rgos auxiliares da justia (art. 166 do CPC) Art. 841 da CLT fala o que deve ser feito quando chega a petio na secretaria. Art. 880 da CLT fala sobre a citao Art. 213 do CPC fala sobre a citao e a intimao. O art. da CLT acrescentou notificao, intimao e citao

*A intimao determina que as partes cumpram qualquer atos no processo em andamento. *Notificao dar cincia para que uma pessoa possa se defender de um determinado processo. *Citao cita o devedor para pagar o dbito ou nomear bens para garantir o dbito. Art. 774, nico da CLT Tipos de notificao Postal se no encontrou o destinatrio, *segundo a sumula 16 do TST diz que o prazo de 48 horas, prazo este considerado relativo. O Decreto Lei 779/1969 trata dos prazos diferenciados para as organizaes pblicas. OBS: para marcar a audincia envolvendo o rgo pblico de 20 dias (art. 1, inciso II do supracitado decreto.

Art. 222 do CPC, alnea C fala sobre a notificao quando for r pessoa de direito pblico. Quanto a notificao h divergncia, pois os juzes e tribunais tem notificados esses entes pessoalmente.

05/03/2012 Art. 93, inciso IX e X da CF fala sobre o princpio da publicidade dos atos judiciais. Art. 770 da CLT

OBS. NICO DO ART. 770

ATO PROCESSUAL POR FAC-SIMILE

Lei 9.800/99, art. 2 - Prtica de atos que dependem de petio por escrito sujeitos a prazo - os originais devero ser entregues, indispensavelmente, at 5 dias da data da recepo do material. Recurso - 5 dias comea a fluir no dia subsequente ao termino do prazo art. 2 da lei Art. 775 e 774 da CLT da contagem dos prazos Sumula 01 do TST do incio dos prazos. Sumula 385 do TST fala sobre os feriados locais. Sumula 310 do STF Art. 185 do CPC Quando no houver prazo estipulado para praticar qualquer ato na legislao, ser considerado 5 dias.

O prazo para contestar em dobro e em qudruplo para recorrer.

Smula 262 do TST no existe mais o recesso forense. Durante o recesso os prazos ficaram suspensos. Art. 180 do CPC fala sobre os obstculos criados pelas partes. ARt. 265, inciso I e III do CPC tambm fala sobre obstculo.

Art. 191 do CPC quando houver litisconsortes tiverem procuradores diferentes o prazo ser em dobro para recorrer e em geral para falar nos autos, pois isso atentaria contra o princpio da Celeridade Processual Trabalhista ( entendimento consubstanciado na OJ 310 da SDII/TST).

09/03/2012 ATO NULO ATO ANULVEL ATO INEXISTENTE A nulidade ocorre quando lhe falta algo que a lei exigir para sua validade. Ex: de irregularidade, mas que no prejudica o andamento do processo e nem as partes: despacho exarado lpis, uso de abreviatura nos autos, ausncia de numerao em folhas. Dependendo da irregularidade ou vcio encontrado, o ato processual poder ser declarado: Nulo Anulvel Inexistente O que vem a ser irregularidades? Qual ato realizado no processo de forma no comum. Ex: retardamento na prtica de um ato pelo juiz ou servidor. Inexistncia de ato nem chega a ser praticado ou mesmo que seja praticado, depende de outro que o convalide. Ex: sentena proferida pelo juiz, mas sem assinatura, ato praticado por advogado que no tem procurao nos autos. (art. 37, nico do CPC).

Nulidade: esta irregularidade varia de acordo com a gravidade do vcio processual e isso ter consequncias processuais. As nulidades so classificadas, segundo os doutrinadores renomados, em ABSOLUTA e RELATIVA. Absoluta: art. 113 do CPC. Esta ser declarada toda vez que o ato processual viciado violar norma de interesse pblico. Ela pode ser declarada de ofcio e pode ser alegada a qualquer tempo e grau de jurisdio. Relativa: nesta o vcio do ato processual viola normas de direito privado e devendo ser provocado pelas partes e no pode ser declarada de ofcio. Os vcios processuais podem ser: Sanveis e insanveis. Insanveis geram nulidade ABSOLUTA ou mesmo a inexistncia do ato processual. Os sanveis podem ou no implicar a nulidade relativa do ato. Vide 4 do art. 515 do CPC => aplicvel subsidiariamente ao Processo do Trabalho. (Lei 11.276/2006). PRINCIPIOS RELATIVOS A NULIDADE (CLT art. 794 a 798) Nestes artigos esto disciplinados as nulidades processuais e tambm estabelecem regras e princpios que devem ser observados.

Os principais princpios a serem observados so: 1. Princpio da instrumentalidade das formas ou da finalidade (art. 154 e244 do CPC). 2. Principio de prejuzo ou da transcendncia (art. 794 da CLT, 249, 1 do CPC).

3. Principio da convalidao ou da precluso (art. 795 da CLT e 245 do CPC) => lembrar do protesto. Este principio somente aplicado s nulidades RELATIVAS, que depende de provocao do interessado art. 795, 1 da CLT. 4. Principio da economia processual. (art. 796 e 797 da CLT Art. 113, 2 do CPC e 249 do CPC). Os atos praticados sero vlidos, com a finalidade de fazer-se valer este princpio. 5. Principio do Interesse (art. 796, b da CLT e 243 do CPC). A nulidade do ato no ser pronunciada quando arguida pela parte que tiver dado causa a ela. 6. Principio da utilidade art. 798 CLT e 248 do CPC, 2 parte. Este principio impe o mximo de aproveitamento dos atos processuais praticados posteriormente, desde que no seja atingido pelo ato viciado art. 798 CLT.

12/03/2012

Das könnte Ihnen auch gefallen