Sie sind auf Seite 1von 3

AVALIAO COMPLEMENTAR

Hayde Santos Leone1

INTRODUAO O livramento dos israelitas que viviam oprimidos no Egito o tipo de toda a redeno. A severidade da escravido no Egito (tipo do mundo) e Fara (um tipo de Satans) Exigiam por assim dizer, a preparao do libertador Moiss, (um tipo de Cristo). A luta com o opressor culmina com a partida (grego, xodo ou sada) dos hebreus do Egito.

CRTICA DA TRADIAO

A liberdade definitiva dos israelitas, sob o jugo da escravido de fara, se deu de forma a expressar a sua fora, poder e a magnitude do fenmeno ao abrir o mar vermelho para mostrar o caminho e salvar o povo da morte pela mo dos soldados de fara. O majestoso milagre dividido em partes, onde Moises levanta a sua vara sobre o mar, abrindo-o, e formando duas muralhas de gua entre as quais o povo de Israel passa em terra seca.Logo em seguida, os egpcios se lanam em seu encalce, e as guas retornam engolindo

cavalos, carros e todo o exrcito de fara, pela sua fora. A partir desse episdio, que se tornou um marco fundamental da diviso da historia de f do povo de Israel, servindo de base para que possamos entender exegeticamente a trajetria deste povo, a sada do Egito teve como marco inicial a passagem pelo mar vermelho onde definitivamente no permitiria retornar mais para o Egito, marcando assim uma data comemorativa em memria do grande acontecimento, adorando e enaltecendo Jav pelo zelo que teve para com o seu povo.

Matrcula 180200, Plo Maca, 4 perodo. E-mail: h.leone@ig.com.br

CRTICA SOCIOLOGICA Lado Econmico povo israelita vivia na condio de escravo,

economia egpcia, dominava pelo poder militar e em prol de sua hegemonia entre os outros povos, massacrava o povo de tal maneira que houve a necessidade de levantar um libertador para livr-los da mo do fara. Lado Poltico Na hierarquia egpcia constata-se uma forma de sistema escravagista ,em que o povo hebreu foi subjugado s suas leis pela fora da dominao militar, a dependiam do cultivo da terra e dos recursos naturais do Egito, para sua sobrevivncia, e para tal eram-lhes cobrado altos impostos pela produtividade e uso da terra. Lado Social - O povo hebreu sendo humilhado, diante da sua condio de escravo, submetia-se desolavam. O futuro ao domnio das leis que s os oprimia e os

dos seus filhos seria semelhante aos deles sem

liberdade. Deus envia Moises para libertar o povo. Lado Ideolgico - Diante da total falta de esperana de dias melhores o povo Israelita,precisava de grandes sinais, para acreditar que Jav era com eles, resgatando-os com mo forte, e das origens de sua f retirar a total certeza da sua integridade como povo escolhido de Deus .

CRTICA TEXTUAL

Tem por objetivo o estudo do ambiente em que o texto foi gerado, buscando as informaes sobre o seu contexto social, e histrico da poca. A revelao de Deus humanidade transmitiu-se, durante muitos sculos, atravs da tradio oral. Baseado nisso podemos afirmar que a narrativa de xodo 14: 26-31 sobre a passagem pelo Mar Vermelho e que serviu de marco para histria do povo hebreu, perdurou atravs da oralidade, alimentando sua f ao longo de toda sua histria, e servindo de exemplo para futuros acontecimentos, at que a escrita tomando sua forma, encarregou-se de registrar, compilando-se os livros para a formao do Pentateuco.

CONCLUSO

O livro do xodo oferece alguns dados que, dentro de certa margem de probabilidade, permite delimitar a poca em que aconteceram os referidos fatos, dados esses, que mesmo insuficientes para estabelecer datas precisas, tem um grande valor histrico, confirmando atravs do seu ttulo o fio condutor de toda sua narrativa..

Referncias bibliogrficas SIQUEIRA, Trcio Machado. LOPES, Nicanor (Org.). GUIA DE ESTUDOS. Fundamentos bblicos - histricos. Exegese e teologia do Antigo Testamento. Universidade Metodista de So Paulo. So Bernardo do Campo: Ed. do Autor, 2011, p. 41 e 45 Bblia de Estudos Almeida. Barueri SP: Sociedade Bblica do Brasil, 1999.

Das könnte Ihnen auch gefallen