Sie sind auf Seite 1von 5

UNIFACS Engenharia Mecatrnica

JOO PAULO DA SILVA CAVALCANTE

AUTOMAO INDUSTRIAL:
VEM CRESCENDO MUITO AO DECORRER DOS ULTIMOS ANOS

Professor: GISLIA EVANGELISTA DE SOUSA

SALVADOR 2012

Automao Industrial Vem crescendo muito ao decorrer dos ltimos anos.

Problemas: O aumento do uso das maquinas automatizadas vem tirando um nmero bastante significativo da mo de obra humana, mas isso um fator muito ruim? A automao tem trazido muitas melhorias? Hipteses: Sim, a mo de obra humana vem s diminuindo, infelizmente o nosso trabalho, mas a automao possibilita grandes incrementos na produtividade do trabalho, possibilitando que as necessidades bsicas da populao possam ser atendidas. Alm de aumentar a produo, os equipamentos automatizados possibilitam uma melhora na qualidade do produto, uniformizando a produo, minimizando perdas e refugos. A automao tambm permite a eliminao de tempos mortos, ou seja, permite a existncia de "operrios" que trabalhem 24 horas por dia sem reclamarem, que leva a um grande crescimento na rentabilidade dos investimentos. A microeletrnica permite flexibilidade ao processo de fabricao, ou seja, permite que os produtos sejam produzidos conforme as tendncias do mercado, evitando que se produzam estoques de produtos invendveis. As caractersticas citadas acima mostram que a microeletrnica, possibilita que no haja nem escassez nem desperdcio, com melhor qualidade de vida e de produo, aliada a um menor esforo. Ento no h duvidas que automao tenha trazido muitssimas melhorias as empresas e as necessidades bsicas da populao. Objetivos: Mostrar esses fatores sobre as melhorias que a automao tem trago nas empresas e na sociedade essencial para entenderem a importncia da utilizao das mesmas no desenvolvimento e crescimento das empresas, e nas precises da sociedade at com um menor tempo de espera.

Resumo informativo

As pessoas ao ver em meios de comunicaes sobre prdios inteligentes pensam quem coisa de rico. Mas no exatamente assim, acaba que toda evoluo tecnolgica acaba em nossa casa. Sistemas de segurana, telefones, iluminao, ar condicionado, elevadores e outros aparelhos, todos interligados a computadores de alta velocidade, supervisionado por um tcnico especializado. Programaes, logicas de Inter travamento, reduo dos custos operacionais, ajustes automticos para reduzir a demanda de energia quando a rea no estiver ocupada, os custos de fornecimento de eletricidade controlados, ligamento e desligamento dos aparelhos automaticamente, mantendo o conforto e a segurana dos usurios do edifcio. Por tantos motivos a automao de extrema importncia e tem crescido muito ao decorrer dos ltimos anos.

Automao residencial

Quando uma pessoa comum l, em jornais ou revistas, ou v, em reportagens na televiso, os chamados prdios inteligentes, sua primeira reao pensar que isso coisa de rico. Mas, se for um f de corridas de Frmula Um, essa pessoa certamente se lembrar de que a evoluo tecnolgica dos sistemas mecnicos dos automveis que rodam em nossas ruas, saiu das pistas dos autdromos mais famosos do mundo, de Monza a Indianpolis. Ou seja, toda a evoluo tecnolgica acaba dentro de nossas casas. Da mesma forma como os avanos tecnolgicos dos automveis de passeio saram dos projetos dos carros de Frmula Um, a automao predial e a residencial empregam os mesmos princpios e conceitos utilizados na automao industrial, desenvolvida para o controle e a superviso das linhas de produo. Assim, as tecnologias que permitem ver quem esta porta de qualquer ponto da casa por meio de monitores de TV, ou ligar o forno de micro-ondas para esquentar o jantar via internet, so geralmente baseadas em conexes de alta velocidade que interligam computadores pessoais, sistemas de segurana, telefones, iluminao e outras aplicaes ou aparelhos em conjunto. Portanto, uma casa que no possua uma infraestrutura adequada para permitir o funcionamento conjunto de todos os sistemas no poder se beneficiar do conforto proporcionado pela automao. Ela precisar de um sistema de cabeamento adequado para atender s necessidades do usurio. Por isso, importante para o eletricista predial, conhecer alguns conceitos de automao residencial, pois, ao fazer seu projeto de instalao eltrica, ter condies

de auxiliar seu cliente e orienta-lo quanto a alguns itens de instalao necessrios para projetos de automao residencial.

Automao predial Inicialmente foram os edifcios inteligentes surgidos a partir da necessidade de controle do sistema de ar condicionado que se expandiu e se transformou em um Sistema de Superviso e Controle Predial que, visando racionalizao do uso dos recursos (energia e gua) disponveis aos usurios do edifcio, controla: o sistema de ar condicionado, ventilao e exausto; as instalaes eltricas, incluindo controle de demanda; as instalaes hidrulicas; a iluminao; os elevadores, escadas e esteiras rolantes.

Para fazer isso, o Sistema de Superviso e Controle Predial: centraliza as informaes referentes ao funcionamento dos diversos sistemas vitais operao do edifcio; reduz os custos operacionais, com a consequente economia de energia por meio da utilizao racional dos recursos disponveis; executa as lgicas de Inter travamento necessrias ao controle automtico de equipamentos; realiza a comunicao do estado dos sistemas atravs de interface homem-mquina, visando prever os problemas e facilitar a tomada de decises; fornece subsdios para a programao da manuteno preventiva de diversos equipamentos; aumenta a segurana da instalao por meio da imediata deteco de situaes anormais e consequente agilizao na tomada de providncias. O controle do sistema de ar condicionado representa a maior parte do sistema de superviso e tem as seguintes funes: aperfeioar o funcionamento de todo o sistema de ar condicionado; regular as condies ambientais em resposta s variaes de condies internas e externas; manter as condies gerais de conforto nas reas de escritrio;

prover limites rgidos de temperatura e umidade em reas produtivas, como laboratrios onde isso necessrio; ajustar temperaturas e presso automaticamente para reduzir a demanda de energia quando as reas no esto ocupadas; regular refrigerao e aquecimento para prover condies confortveis mesmo em regime de limite de energia. O controle de energia reduz o consumo de energia e, consequentemente, os custos de fornecimento de eletricidade, mantendo o conforto e a segurana dos usurios do edifcio, por meio de: programao horria; controle de demanda; monitorao constante de consumo e demais grandezas eltricas; ligamento e desligamento otimizado de equipamentos. O controle de iluminao auxilia na reduo dos custos gerados pelo consumo de energia. Os algoritmos de controle de iluminao podem ser baseados em ocupao, horrio, nvel de iluminao externa; liga/desliga ou at compensao pelo desgaste natural de lmpadas fluorescentes.

SENAI/SP | Unidade 4 - Aterramento e automao residencial, So Paulo. 2012. Pg. 1-2. Disponivel em < http://pt.scribd.com/doc/56655976/Un4-Texto-Base-Automacao >. Acesso em 02 abr. 2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen