Sie sind auf Seite 1von 3

Metrologia

Engenheiro Civil Joilson Jos Inacio Vice Presidente do Conselho Consultivo da Rede Metrolgica Gois

Definida como a cincia da medio, a metrologia est ligada ao homem desde a sua criao ou aparecimento na terra, e esta diretamente ligada a todas as cincias facilitando sua compreenso e desenvolvimento. Medir e estabelecer padres de medio esto entre as nossas mais antigas necessidades. Muitas unidades de medio tiveram sua origem de partes do corpo humano ou de materiais que poderiam ser facilmente obtidos, ainda nos dias atuais falamos de ps ou palmos para medio de distncias.

Entretanto, outras unidades de medida baseadas em partes do corpo humano no ficaram to claras: a polegada tinha por base o ltimo fragmento do polegar; a braa era a distncia entre as pontas dos dedos mdios de uma mo a outra com os braos abertos, e a jarda era a distncia entre a ponta do nariz at a ponta dos dedos com o brao direito estendido. O problema acerca destas unidades de medida que as pessoas no tinham e no tm os mesmos tamanhos e a primeira tentativa para resolver esta questo foi padronizar os comprimentos, desta forma passou-se a adotar as dimenses do rei.

A verso moderna deste sistema mtrico conhecida como o Sistema Internacional de Unidades (SI), que foi estabelecido atravs de um acordo internacional e a partir de sua utilizao, torna-se possvel criar uma interface com todas as medies nas reas da cincia, indstria e comrcio. Fazendo uso destas e outras informaes, a metrologia possui um ampliado leque de atividades, que vo de medies em pesquisas cientficas com

elevados nveis de sofisticao at medies em feiras livres e supermercados. Tambm so abrangidos em sua rea de atuao os segmentos como sade, meio ambiente, segurana do trabalho e do cidado. Basicamente, a Metrologia est dividida em trs grandes reas de atuao: cientfica, industrial e legal. A Metrologia Cientfica trata, fundamentalmente, dos padres de medio internacionais e nacionais, dos instrumentos laboratoriais e das pesquisas e metodologias cientficas relacionadas ao mais alto nvel de qualidade metrolgica, exemplo: calibrao de pesos-padro e balanas analticas para laboratrios A Metrologia Industrial abrange os sistemas de medio responsveis pelo controle dos processos produtivos e pela garantia da qualidade e segurana dos produtos finais, exemplo: ensaios em produtos certificados, tais como brinquedos, fios e cabos eltricos, entre outros. A Metrologia Legal responsvel pelos sistemas de medio utilizados nas transaes comerciais e pelos sistemas relacionados s reas de sade, segurana e meio ambiente, exemplo: verificao de bombas de abastecimento de combustvel. Com a globalizao e o estmulo do comrcio mundial, a metrologia tem se tornado ainda mais importante, considerando sua estreita relao com o controle da qualidade, acreditao de laboratrios, certificao e rastreabilidade das medies. No cenrio produtivo, a metrologia pea fundamental para a competitividade das empresas, pois contribui para a produo de itens sem defeito de dentro das especificaes ou regulamentos tcnicos, sejam estes de origem nacional ou internacional. Assegurar qualidade, comprovar eficincia, apresentar resultados confiveis, so algumas das atitudes cobradas em nossas atividades dirias que tambm fazem parte dos fatores relevantes ao atendimento das exigncias internacionais, principalmente as relacionadas ao comrcio, indstria e meio ambiente. Se fizermos uma anlise ao longo da histria, verificaremos que o progresso dos povos pode ser relacionado com os seus avanos nas medies. E neste sentido, estamos constantemente procura de novos modelos e formas de medir, como parte de nosso progresso e evoluo.

Bibliografia: 1. Apostila: Metrologia Bsica. Programa de Certificao Operacional PCO. SENAI - CST/Acelor Brasil.

2. MARBN, R.M.; PELLECER C., J.A. Metrologa para no-metrlogos. Sistema Interamericano de Metrologa, Normalizacin, Acreditacin y Calidad - SIM. 2. Ed. Guatemala, 2002. 3. INMETRO. Vocabulrio internacional de termos fundamentais e gerais de Metrologia VIM: Portaria INMETRO n 029 de 1995. INMETRO, SENAI - Departamento Nacional. 5. Ed. Rio de Janeiro, 2007. 4. INMETRO. Sistema Internacional de Unidades SI. 8. Ed.(revisada). Rio de Janeiro, 2007. 5. Programa Nacional de Metrologia em Qumica no Brasil. Disponvel em: <http://allchemy.iq.usp.br/sedimentando/pbmq.html>. Acesso em 06.04.2009. 6. Telecurso 2000 Profissionalizante: Metrologia, 1995.

Das könnte Ihnen auch gefallen