Sie sind auf Seite 1von 3

Parte 1 COMUNICAO Comunicao: Processo social bsico que torna possvel a vida em sociedade, ela preside todas as relaes

s humanas. Vida em sociedade significa troca, e essa troca se realiza atravs da comunicao. (Nem toda troca comunicao). O conceito de comunicao Diz respeito ao homem e a todos os seres que mantenham relaes sociais entre si. Fenmeno concreto e objetivo atravs de transferncias de informaes, trata-se tambm de um processo ativo, ocorre sempre com algum propsito. Atualmente pode aplicar-se a tudo que signifique contato, ligao, relao, passagem... Processo geral de emisso, transmisso e recepo de mensagens Comunicao um processo concreto que ocorre em 3 etapas: emisso, transmisso e recepo. E envolve 3 elementos bsicos: um emissor, uma mensagem e um receptor. Comunicao e interpretao Nem tudo comunicao. Normalmente h o propsito de se passar alguma informao e que necessrio que haja os 3 elementos bsicos. H situaes de comunicao e h situaes de interpretao. Tudo o que se passa diante dos olhos humanos pode ser interpretado, mas nem tudo comunicao. Tudo o que o homem faz em sociedade pode ser dito como comunicao. Modelos de comunicao Emissor Mensagem Receptor (unidade de comunicao). Emissor: qualquer um capaz de transmitir uma mensagem. Mensagem: o que o emissor envia com a finalidade de passar alguma informao. Receptor: qualquer um que seja capaz de receber e interpretar a mensagem. Toda comunicao contm esses 3 elementos. Pode-se ter: comunicao em cadeia, em srie, simultneas ou em paralelo. (Levar em considerao qual unidade de comunicao est sendo observada) Gneros de comunicao De acordo com a natureza do emissor/receptor. Homem-homem, animal-animal, homem-animal, animal-homem, homem-mquina, mquina-homem. Tipos de comunicao humana Classificao 1 Comunicao espontnea (a do dia-a-dia) Comunicao profissional (exige aprendizado tcnico e diferencia-se pela finalidade, pelos objetivos):

Persuasiva Artstico-cultural Jornalstica Educativa Ainda na comunicao profissional pode haver fuses entre os tipos.

Classificao 2 Segundo o rgo sensorial usado pelo receptor para captar a mensagem; Visual Sonora (ou auditiva) Ttil Olfativa Gustativa A combinao mais vantajosa a visual com a sonora, que forma a poderosa comunicao audiovisual. Classificao 3 Segundo a quantidade de pessoas envolvidas; Intrapessoal Interpessoal Intragrupal Intergrupal Comunicao de massa Classificao 4 Direta; emissor e receptor esto em presena um do outro, comunicao mais interativa. Indireta; emissor distante do receptor e faz uso de meio artificial. Classificao 5 Unidirecional; quando o emissor emite mais do que recebe, (mo nica). Bidirecional; participao equivalente entre emissor e receptor. Para que haja comunicao no necessrio que o receptor responda ao emissor. Classificao 6 Particular ou fechada Pblica ou aberta Todos os tipos de classificao podem ter combinaes entre si.

Histria da comunicao humana A comunicao humana se desenvolveu em 5 grandes etapas. Comunicao corporal; recursos comunicativos no verbais, como sorrisos, gestos, expresses faciais, expresses sonoras (rosnados, resmungos), etc. Comunicao oral; grande salto da histria da comunicao humana, e tambm o que distingue homens de animais, aquisio da linguagem. Porm sons no deixam traos, por isso a origem da linguagem sofre apenas especulaes. Comunicao manuscrita; segundo grande salto da histria, o homem comeou a registrar o que falava. Deu ao homem o poder de comunicar seu conhecimento para os contemporneos e para a posteridade. Comunicao impressa; a comunicao escrita era lenta e artesanal, mas ganhou impulso com a criao dos impressos que tornou vivel uma maior difuso do conhecimento e acelerao do progresso cientfico e cultural. Comunicao eletrnica; ltimo estgio da comunicao humana, tornou a informao praticamente instantnea e planetria, reduz ao mnimo a distncia entre os locais. Efeito principal: acelerao do intercmbio humano e das mudanas tecnolgicas. (Internet e televiso) Cumulao e integrao E evoluo da comunicao ocorreu de forma cumulativa e integrativa, e no substitutiva. As diversas formas de comunicao se complementam e se apoiam umas nas outras, se influenciam e se integram. Glossrio da comunicao humana Emissor quem produz e quem emite a mensagem. Toda mensagem tem um emissor identificado e caracterizado como tal. Pode ser apenas uma pessoa at uma organizao complexa envolvendo milhares de pessoas. Receptor Destinatrio da mensagem, quem recebe e interpreta a mensagem. Pode ser outra pessoa ou um grupo de pessoas, o pblico em geral. Mensagem o que o emissor transmite ao receptor. toda e qualquer pea de comunicao: aula, palestra, carta, faz, e-mail, etc. A mensagem no o que o emissor quer dizer, mas sim o que ele diz, da forma como diz. So classificadas do mesmo modo que a comunicao (informais/profissionais, visuais, sonoras, audiovisual, etc). Tambm podem ser divididas de acordo com a natureza: espaciais, temporais, espao-temporais. Podem ser estudadas de acordo com o nmero e qualidade das dimenses que elas utilizam. Uma ordenao de signos visando

transmitir uma informao. Signos Elementos de uma mensagem (palavras, gestos, imagens, etc). Informao Toda mensagem tem forma e contedo, informao o nome tcnico dado ao contedo da mensagem, que podem ser muito informativas e pouco informativas, dependendo do seu grau de novidade. Sintonia No basta haver emissor-mensagem-receptor. O problema da sintonia se coloca na recepo: preciso que o receptor esteja atento mensagem: conectado fsico e psicologicamente. Sintonia no quer dizer entendimento, compreenso da mensagem. Cdigo Linguagem a qual a mensagem transmitida. So eles visuais, sonoros, tteis, etc. Todas as linguagens faladas e escritas no mundo inteiro. Para que haja comunicao necessrio que o emissor use um cdigo que o receptor conhea. Retorno O receptor responde mensagem, convertendo-se em emissor enquanto emissor se converte em receptor, dizemos que h retorno ou feedback na comunicao. Com o retorno, o emissor pode estar estabelecendo uma conversao com o receptor. H uma maior interao entre os dois. Contexto Toda comunicao ocorre dentro de um contexto. Toda mensagem depende do contexto que est inserida. H o contexto interno (da prpria mensagem), e o externo (situao psicolgica, social, histrica, etc). Na comunicao pela palavra h o contexto verbal (relao das palavras entre si e o idioma utilizado) e extraverbal (circunstncias em que as palavras so utilizadas). Comunicao humana interao entre mentes, mas todo processo comunicativo tem um princpio fsico. Deve-se distinguir, na comunicao, tanto o aspecto intelectual e semntico e o aspecto material e concreto. Sinais Fenmeno fsico no qual os signos so convertidos para efeito de transmisso de mensagem. Sinais grficos, ondas sonoras, ondas luminosas, sinais fotogrficos, sinais magnticos, ondas eletromagnticas, etc.

Canal o meio fsico que transporta os sinais do emissor at o receptor. um conceito terico. Na prtica da comunicao o que temos uma cadeia de canais unindo o emissor ao receptor. No processo de comunicao s uma coisa passa efetivamente do emissor para o receptor, atravs do canal: sinais. Comunicao o um processo intelectual e fsico pelo qual uma mensagem contendo uma informao e constituda de signos extrados de um cdigo transmitida de um emissor para um receptor atravs de um canal sob forma de sinais. Rudo todo sinal que atrapalha a transmisso da mensagem. Toda interferncia no canal de comunicao. Tudo o que dificulta a comunicao. Pode ser um rudo de qualquer natureza, visual, sonoro. Fala-se em rudo semntico quando o rudo de natureza interpretativa. Repertrio Repertrio de um cdigo o vocabulrio desse cdigo, a lista de signos oferecida por esse cdigo. a poro do cdigo conhecida e utilizada por um emissor ou um receptor. Para haver uma boa comunicao, mais do que usar o mesmo cdigo, o emissor precisa usar o mesmo repertrio do receptor. Redundncia Tecnicamente, uma mensagem redundante quando utiliza mais signos do que o necessrio para transmitir a informao. Ela tem muita utilidade. Em primeiro lugar, neutralizar os rudos do canal. Uma segunda utilidade da redundncia aumentar a clareza, diminuir a ambiguidade da mensagem. O problema da comunicao no est na redundncia, mas no excesso da redundncia. Quanto maior a taxa de informao de uma mensagem, menor a taxa de redundncia, e vice-versa.

Das könnte Ihnen auch gefallen