Sie sind auf Seite 1von 22

1 - Informao como instrumento de gesto 1.1 - Conceito de informao 1.

2 Facto algo que acontece no mundo real e que pode ser observado; Dado facto obtido mediante investigao emprica ou verificao; Conhecimento facto ou dado recolhido de qualquer modo, armazenado esistematizado para futura referncia e utilizao; Informao respeita a dados ou conhecimentos avaliados para um fim especfico. 1.3 - Requisitos da informao geral Oportunidade estar disponvel no momento em que necessria; Economicidade estar subordinada ao princpio ou lgica do custo-benefcio; Credibilidade permite aos seus utilizadores retirar concluses idneas. 1.3 - Informao e gesto: Desafios aos gestores: - Entender a informao como fonte de conhecimento dos negcios, metodologias, processos de gesto, e relao entre recursos e produo; - Desenvolvimento de sistemas de gesto para um melhor desempenho; -Aumento da qualificao e competncia dos seus recursos humanos; - Criao de uma atitude pr-activa para a inovao com todos osstakeholders(pessoal, clientes, fornecedores...). 1.4 - Evoluo da informao contabilstica: -Rudimentar:nos primrdios; -Organizada segundo o mtodo contabilstico:sculo passado; -Normalizada:final do sculo passado; -Normalizada e harmonizada:tendncias no incio do sculo XXI. 1.5- Contabilidade misso e objectivos: - A contabilidade uma actividade de servios.A sua funo proporcionar informao financeira sobre as entidades econmicas com o fim de permitir atomada de decises face a diferentes alternativas - Subsistema de informao financeira que a partir dos factos patrimoniais os registaem suportes prprios por forma a dar a conhecer aos mltiplos utilizadores, asituao econmica, financeira e monetria da organizao.

1.6 - Sistema de informao contabilstica

1.7 - Quadros de informao contabilstica: - Balano; - Demonstrao das alteraes nos capitais prprios - Demonstrao dos resultados; - Demonstrao dos fluxos de caixa. 1.8 - Objectivo da elaborao das demonstraes financeiras -Evidenciar o desempenho dos responsveis da empresa; -Proporcionar informao sobre a posio financeira da empresa, a sua situaoeconmica e respectivas evolues; -Auxiliar a tomada de deciso 1.9 Utilizadores da informao contabilstica -Investidores/Accionistas -Financiadores/Trabalhadores -Fornecedores/Clientes -Pblico/ Administrao pblica

1.10 - O Estado como utilizador da informao financeira Conhecer a situao tributria dos sujeitos passivos; Controlar a matria tributvel / lucro tributvel Prevenir / evitar a fraude e a evaso fiscal; Elaborar estatsticas (Instituto Nacional de Estatstica)

- Concorrncia (Autoridade da Concorrncia) - Mercado de Valores Mobilirios (CMVM); 1.11 - Fluxos da empresa Com a aquisio de bens e servios, nasce a obrigao de efectuar o pagamentocorrespondente, ou seja, uma sada presente ou futura de meios lquidos da entidade.A essa aquisio e respectiva obrigao financeira designa-se Despesa . Na venda de bens e prestaes servios, nasce o direito de receber o valor correspondente, ou seja, uma entrada presente ou futura de meios lquidos para aentidade. A esse venda e respectivo direito financeiro designase Receita DESPESA:consiste na obrigao financeira do comprador correspondente a umaaquisio de bens ou servios, independentemente da sua utilizao ou consumo,ou dos seu pagamento. RECEITA:consiste no direito financeiro do vendedor, ou seja, no direito a receber a contraprestao pecuniria equivalente ao bem que vende, ou ao servio que presta.Para que os bens e servios sejam postos disposio dos clientes, procede-se a umconjunto de transformaes dos meios adquiridos pela empresa, geram-se portantonovos fluxos (internos): -Consumos ou utilizaes dos meios ou recursos na produo, nas vendas e nas prestaes de servios; -Obteno de produtos (bens ou servios aptos a serem vendidos ou utilizados pelosclientes), vendas e prestaes de servios. GASTO: consiste no valor dos fluxos representativos dos consumos ou utilizaesdos meios pela empresa, ou seja, diminuies nos benefcios econmicos daentidade. RENDIMENTO:representa o fluxo representativo da produo de bens, dasvendas e da prestao de servios ou seja, aumentos nos benefcios econmicosda entidade. Ao analisarmos a empresa em funo dos fluxos reais internos, estamos atentos forma como ela consome ou utiliza os seus recursos (meios) e gera os seus produtos eservios.Para se assegurarem os fluxos reais externos de entrada dos fornecedores (despesas)e de sadas para os clientes (receitas) torna-se necessrio proceder correspondentecontraprestao pecuniria - Fluxos monetrios(recebimentos e pagamentos)

1.12 - Sistema de Normalizao Contabilstica (SNC) O SNC o novo modelo de normalizao contabilstica aprovado em Conselho deMinistros a 23 de Abril de 2009. Esta uma medida que permitir a convergnciainternacional em matria de relato financeiro. 1.12.1 - O que o SNC? Conjunto de normas coerente com as normas internacionais de contabilidade emvigor na Unio Europeia. 1.12.2 - SNC Aplicabilidade (Decreto Lei n 158/2009 de 13/7/2009) obrigatriamente aplicvel s seguintes entidades: - Sociedades abrangidas pelo Cdigo das Sociedades Comerciais - Empresas individuais reguladas pelo Cdio Comercial - Estabeleciemntos individuis de responsabilidade limitada - Empresas pblicas - Cooperativas - Agrupamentos complementares de empresas e agrupamentos europeus deinteresse econmico. O artigo 5 do Dec. Lei, exclui a aplicao do SNC s entidades sujeitas superviso do: - Banco de Portugal - Instituto de Seguros de Portugal - Comisso de Mercado de Valores Mobilirios Ficam dispensadas da aplicao do SNC (artigo 10) as pessoas que, exercendo attulo individual qualquer actividade comercial, industrial ou agrcola, no realizemna mdia dos ltimos trs anos, um volume de negcios superior a 150.000 1.13 - Norma Contabilistica e de Relato Financeiro para Pequenas Entidades Para estas entidades,consideradas de menor dimenso foi especificamente criadauma norma designada Norma Contabiisitica e de Relato Financeiro para PequenasEntidades (NCRF- PE), que permite delimitar e simplificar num nico documento,mais acessvel e de mais fcil aplicao, as exigncias contabilisticas mais comunsa esse universo.

1.13.1 - Limites para uma empresa ser considerada uma Pequena Entidade So consideradas Pequenas Entidades (PE) pelo enquadramento do SNC asempresas cuja dimenso no ultrapasse dois dos trs limites seguintes: - Total do balano : 500.000 - Total das vendas liquidas e outros rendimentos : 1.000.000 - Nmero de trabalhadores empregados em mdia durante o exerccio: 20 Portanto as empresas que no ultrapassem nenhum ou que s ultrapassem 1 destes3 limites, so consideradas PE e por isso podem adoptar a NCRF-PE. Nota:Qualquer entidade pode optar pela aplicao do conjunto das NCFR, mesmo que a sua dimensoapenas obrigue aplicao da NCRF-PE. 1.14 - Instrumentos do Sistema de Normalizao Contabilstica (SNC Bases para a Apresentao de Demonstraes Financeiras(BADF) Estabelecem os requisitos globais que permitem assegurar a comparabilidadequer com as demonstraes financeiras de perodos anteriores da empresa quer com as de outras empresas. Modelos de Demonstraes Financeiras(MDF) Publicados em Portaria do Ministrio das Finanas e contemplam modelospara as demonstraes financeiras previstas no SNC. Cdigo de contas(CC) Quadro sntese de contas, (lista codificada de contas) Normas Contabilsticas de Relato Financeiro (NCRF) Norma Contabilstica e de Relato Financeiro Pequenas Entidades(NCRF-PE) Normas Interpretativas(NI) Esclarecimentos e orientaes 1.14.1 - O que se entende no SNC por demonstraes financeiras? No mbito do novo sistema de normalizao contabilstica, um conjunto completode demonstraes financeiras, inclui: - Um balano, - Uma demonstrao de resultados, - Uma demonstrao de alteraes do capital prprio, -Uma demonstrao de fluxos de caixa, - Um anexo em que se divulguem as bases de preparao e polticascontabilsticas adoptadas e outras divulgadas pelas NCRF.

Que riscos corre uma empresa que no cumpra no prazo previsto pela lei onovo modelo de contabilidade e fiscalidade? As empresas que estejam sujeitas ao SNC e que no apliquem qualquer dasdisposies constantes nas Normas Contabilsticas e de Relato Financeiro (NCRF)cuja aplicao lhe seja exigvel, punida com coima de 500 a 15000. 1.14.2-Reclassificao das Contas POC/SNC Com o novo normativo ser importante fazer uma reclassificao do sistema POC para o sistema SNC, como mostrado no quadro abaixo.

1 Meios Financeiros Lquidos. (Ex Disponibilidades) Destina-se a registar os meios financeiros lquidos que incluem, quer o dinheiro edepsitos bancrios, quer todos os activos ou passivos financeiros mensurados ao justo valor, cujas alteraes sejam reconhecidas na Demonstrao de Resultados.
2

Contas a Receber e a Pagar(Ex Terceiros)

Destina-se a registar as operaes relacionadas com clientes, fornecedores, pessoal,Estado, financiadores, accionistas, bem como outras operaes com terceiros queno tenham cabimento nas contas anteriores ou noutras classes

especficas. Osdiferimentos e as provises tambm so includos para permitir o registo dos gastose dos rendimentos no perodo a que respeitam. Inventrios e Activos Biolgicos. (Ex Existncias) Inclui os inventrios (existncias) e os activos biolgicos (animais e plantas vivos).
3 4

Investimentos(Ex Imoblizaes)

Bens e direitos com continuidade e permanncia e que no se destinam a ser vendidos ou transformados no decurso normal da actividade, quer sejam da propriedade da prpria entidade, quer estejam em regime de locao financeira. 5 Capital, Reservas e Resultados Transitados(manteve nome) Valor aplicado pelos scios, bem como os resultados transitados.

6 Gastos ( Ex Custos) Os gastos so diminuies nos benefcios econmicos durante o perodocontabilstico na forma de exfluxos ou deperecimentos de activos ou na incorrnciade passivos que resultem em diminuies do capital prprio, que no sejam asrelacionadas com distribuies aos participantes no capital prprio. 7 Rendimentos (Ex Proveitos) Os rendimentos so aumentos nos benefcios econmicos durante o perodocontabilstico na forma de influxos ou aumentos de activos ou diminuies de passivos que resultem em aumentos no capital prprio, que no sejam osrelacionados com as contribuies dos participantes no capital prprio. 8 Demonstrao de Resultados Evidencia a posio econmica ou de desempenho da empresa atravs da relaoentre os rendimentos obtidos e os gastos incorridos

1.15 - Demonstraes Financeiras SNC 1.15.1- Balano

Informao acerca da posio financeira, que afectada pelos recursos econmicosque a entidade controla, pela sua estrutura financeira, pela sua liquidez e solvncia. til - Na predio da capacidade da entidade para gerar no futuro caixa e equivalentes decaixa -Na predio de futuras necessidades de emprstimos, de como os lucros futuros efluxos de caixa sero distribudos entre os interessados e sucesso que ter emconseguir fundos adicionais - Na predio da capacidade da entidade para satisfazer os seus compromissosfinanceiros medida que estes se vencerem, quer a Curto Prazo, quer aMdio/Longo Prazo O SNC Balano passa a assumir uma forma vertical pelo facto do activo passar detrs para apenas uma coluna de valores, sendo colocadas na coluna as quantiaslquidas. O SNC tem uma lgica de entendimento da operao e dos agregados envolvidos,enquanto que o POC tem a lgica baseada na conta.

Activo um recurso controlado pela empresa como resultado de acontecimentos passadose do qual se espera que fluam para a empresa benefcios econmicos futurosBENS E DIREITOS Activo corrente Um Activo deve ser considerado como corrente quando: - Se espera que seja realizado, vendido ou consumido, no decurso do ciclooperacional normal da empresa

- detido essencialmente com a finalidade de ser negociado - Se espera que seja realizado num prazo inferior a 12 meses a contar da data do balano - Quando se trata de dinheiro ou equivalente (no existindo restries quanto suautilizao). Activo no corrente .So o inverso do anterior. Podem ser: - Activos biolgicos (Novo);- Activos fixos tangveis (Nova denominao); - Activos fixos intangveis (Nova denominao); - Locaes;- Propriedades de investimento (Novo);- Activos contingentes (Novo); - Activos detidos para venda e unidades operacionais descontinuadas (Novo). Estes activos podem ser: - Mquinas, Patentes e direitos.

Balano Activo

Passivo e Capital Prprio ~

Passivo e Capital Prprio Passivo uma obrigao presente da empresa proveniente de acontecimentos passados, daliquidao da qual se espera que resulte um exfluxo de recursos da empresaOBRIGAES Deve-se ter sempre presente a distino entre uma obrigao presente e umcompromisso futuro. Passivo corrente Um Passivo deve ser considerado como corrente quando: - Se espera que seja liquidado, no decurso do ciclo operacional normal da empresa - detido essencialmente com a finalidade de ser negociado - Se espera que seja liquidado num prazo inferior a 12 meses a contar da data do balano

Os passivos correntes podem ser: - Fornecedores; - Emprstimos a menos de 12 meses. Passivo no correnteOs passivos no correntes podem ser: - Emprstimos concedidos de longo prazo; - Obrigaes. Capital prprio o interesse residual nos activos da empresa depois de deduzir todos os seus passivos . Corresponde ao interesse residual, ou seja, Activos Passivos.RESPONSABILIDADE PERANTE OS ACCIONISTAS

alano exemplo

1.15.2 - Demonstrao de Resultados Pretende evidenciar a posio econmica ou de desempenho da empresa atravs darelao entre os rendimento sobtidos e os gastos incorridos. A sua forma no SNC vai assumir a forma vertical. til - Na predio da capacidade da entidade para gerar fluxos de caixa a partir dos seusrecursos bsicos existentes; - Na formao de juzos de valor acerca da eficcia com que a entidade podeempregar recursos adicionais.

1.15.2.1 - Rendimentos Gastos e Resultados Rendimentos So aumentos nos benefcios econmicos durante o perodo contabilstico na formade influxos ou aumentos de activos ou diminuies de passivos que resultem emaumentos no capital prprio, que no sejam os relacionados com as contribuiesdos participantes no capital prprio.A anterior designao de proveitos (POC) passa a designar-se por rditos ou rendimentos (SNC) Gastos So diminuies nos benefcios econmicos durante o perodo contabilstico naforma de exfluxos ou deperecimentos de activos ou na incorrncia de passivos queresultem em diminuies do capital prprio, que no sejam as relacionadas comdistribuies aos participantes no capital prprio. A anterior designao decustos (POC) passa a gastos (SNC). Resultados Destina-se a apurar o resultado lquido do perodo Esta classe fica reduzida a apenas duas contas: - Resultados antes de impostos - Valor do imposto estimado para o perodo.

Demonstrao de Resultados

1.15.3- Demonstrao alteraes Capital Prprio

um documento que pretende demonstrar, justificar e explicar as modificaesocorridas na composio e valor do Capital Prprio atravs das respectivas rubricas.D aos utilizadores informao til de explicao da variao ocorrida na PosioFinanceira da empresa, No fundo, explica como variou o Patrimnio Lquido daentidade, de um exerccio econmico para o outro; Encontra-se subdividida nas alteraes provocadas pelos resultados lquidos, pelosdetentores do capital e por outras alteraes no Capital Prprio. Excepto as pequenas entidades que esto dispensadas, as restantes entidadesabrangidas pelo SNC, so obrigadas a apresentar a demonstrao das alteraes nocapital prprio Demonstrao alteraes Capital Prprio

1.15.4 - Demonstrao dos Fluxos de Caixa 1.15.4.1 - Fluxos de caixa Compreende: - O dinheiro em caixa e em depsitos ordem - Os equivalentes de caixa

So investimentos financeiros a curto prazo, altamente lquidos que sejam prontamente convertveis para quantias conhecidas de dinheiro ( maturidadeinferior a trs meses) e que estejam sujeitos a um risco insignificante dealteraes de valor. Os fluxos de caixa soentradas /recebimentos e sadas /pagamentos de caixa eseus equivalentes 1.15.4.2 - Demonstrao de fluxos de caixa Serve para avaliar: - Da capacidade da entidade para gerar caixa. - Da capacidade de uma entidade para pagar aos seus empregados e fornecedores,satisfazer pagamentos de juros, reembolsar emprstimos e fazer distribuies aosseus proprietrios.

Demonstrao dos Fluxos de Caixa ~

1.16 - O oramento de tesouraria O oramento de tesouraria corresponde previso de todos os recebimentos e pagamentos da entidade ms a ms, permitindo obter assim o saldo de tesouraria previsional ao longo do ano. 1.16.1 - Oramento de Tesouraria Elaborao

Para a elaborao do oramento de tesouraria necessrio conhecer ms a ms as previses de compras, vendas e despesas, transferncias e investimentos e seu financiamento. Na estimativa das compras, despesas e vendas (tesouraria de explorao) dever ter em conta a contabilidade oramental e aos valores do ano anterior aplicar a percentagem de crescimento ou diminuio. Na previso dos investimentos dever efectuar uma relao pormenorizada de todasos investimentos a efectuar ao longo do ano.Para os pagamentos e recebimentos relacionados com o financiamento, necessrioter em conta a amortizao dos emprstimos, assim como todos os encargosfinanceiros tais como os juros. Estes 3 sub-oramentos, o Balano Previsional e a conta de ExploraoPrevisional, do origem ao oramento de tesouraria, o qual inclui todos os pagamentos e recebimentos previstos na actividade de explorao da empresa,dos investimentos e do seu financiamento 1.16..2 - Controlo do oramento de tesouraria O oramento de Tesouraria um instrumento indispensvel de gesto e controlofinanceiro a curto-prazo. No oramento de tesouraria necessrio efectuar umcontrolo peridico dos desvios, anlise das causas que o originaram e a introduodas medidas correctivas. importante que o gestor financeiro efectue reanlises regulares do oramento detesouraria. Exemplo de Oramento de Tesouraria Anual

Exemplo de Oramento de Tesouraria Anual Pagamentos

Neste exemplo, verificamos que em Janeiro o saldo previsional de tesouraria negativo em 1.600 , em resultado essencialmente do investimento efectuadode 6.000 o qual foi apenas financiado nesse ms por 4.000 . Em Fevereiroo saldo previsional de tesouraria positivo em 650 , pelo facto de osrecebimentos serem superiores aos pagamentos (verificou-se um aumento decapital de 1.500 ). O saldo final do ano da tesouraria positivo em 3.300 .

1.16.3 - Tesouraria Deficitria vs Tesouraria Excedentria: O oramento de tesouraria permitir ao gestor conhecer ms a ms, se a entidade irnecessitar de mais fundos do que aqueles que so libertados pelos proveitos e custosda empresa e de quando ir necessitar em cada momento. Assim, poder prever atempo e horas eventuais faltas de fundos, necessidades de financiamento e excessosde tesouraria e tomar tambm as medidas mais convenientes. Deste modo, oOramento Tesouraria Anual ir prever em dinheiro, o estado da tesouraria daempresa ao longo dos vrios meses do ano, a qual ser positiva ou negativa. 1.16.3.1 - Dficit de Tesouraria No caso de saldo negativo (deficit ) o gestor vai prever a forma de financiamento acurto-prazo, para evitar situaes de ruptura. Esta situao de tesouraria deficitria tambm frequente em organizaes saudveis e rentveis, as quais podero ter prazosmdios de pagamento a fornecedores reduzidos ou uma reduzida rotao dos seusstocks, o que implica que o valor das compras j pagas aos fornecedores no tenhaainda sido recebida. ento necessrio encontrar formas de antecipar esta situao,tais como: emprstimo a curto-prazo; crdito bancrio a curto prazo (apoio tesouraria);factoring(adiantamento das facturas a crdito); negociar alargamento de prazo de pagamentos a fornecedores, etc. 1.16.3.2 - Superavit de Tesouraria Inversamente, se o saldo for positivo (superavit)o gestor poder aplicar esseexcedente em aplicaes financeiras obtendo assim juros, poder antecipar pagamentos para obter des financeiros,etc.Esta tesouraria positiva dever ser optimizada no sentido de aumentar os resultados por juros recebidos em aplicaes ou des por pagamento a pronto. 1.17 - Regra do Equilbrio Financeiro Mnimo Em complemento elaborao do oramento de tesouraria, o gestor dever ter emconta um aspecto essencial que a Regra do Equilbrio Financeiro Mnimo. Esta regra pressupe financiar com capitais permanentes (capital prprio ouemprstimos de longo-prazo) os investimentos em imobilizado (equipamentos,terrenos, etc). Se esta condio no estiver satisfeita, isto , se os investimentos foremsuperiores ao financiamento de longo-prazo, esta diferena estar a ser paga pelatesouraria corrente. Este facto, implica dificuldades imediatas de tesouraria, pois osrecebimentos de explorao estaro a financiar um investimento a longo prazo. Esta uma das principais razes da asfixia de tesouraria de muitas organizaes.

Resultados efectivos Lucro efectivo------------------------------ = ----------------------Resultados previstos Lucro previsto

Das könnte Ihnen auch gefallen