Sie sind auf Seite 1von 3

MERCANTILISMO

O Mercantilismo foi uma doutrina econmica criada por Colbert, ministro de Lus XIV, que baseava-se nos princpios de que, a riqueza de um pas, baseava-se na posse e acumulao de metais preciosos, e que o enriquecimento assentava numa balana comercial favorvel, conseguida atravs da diminuio das importaes e do aumento das exportaes. Colbert introduz em Frana novas indstrias monopolistas (concebendo privilgios, incentivos fiscais e subsdios); importou novas tcnicas atravs da contratao de tcnicos estrangeiros; e instituiu o controlo da actividade industrial (qualidades dos produtos, horrios, etc.); aumentou as taxas aduaneiras dos produtos estrangeiros, e procedeu criao de Companhias comerciais monopolistas. Apesar disto, o balano final do mercantilismo em frana no foi muito satisfatrio, pois o poderio econmico da Frana no chegou a impor-se na luta pelos mercados coloniais, muito em parte pelo fraco poder de compra, pelos luxos da Corte e inexistncia de uma poltica agrcola, entre outros motivos.

Mercantilismo em Inglaterra O responsvel pela introduo do mercantilismo em Inglaterra, foi Oliver Cromwell, chefe do governo entre 1649 e 1658. O mercantilismo ingls tinha como caractersticas: A proteco produo industrial, com destaque para a indstria txtil; A proteco produo agrcola atravs das Corn Laws, sendo que os camponeses ingleses no estavam sobrecarregados com impostos, o que os incentivava a aumentar a produo e aplicar os seus capitais na compra de produtos manufacturados; O apoio Marinha e ao Comrcio, atravs da publicao dos Actos de Navegao, que proibiam a entrada em Inglaterra de mercadorias coloniais ou europeias que no fossem transportadas em barcos ingleses, destinando-se esta medida a afastar os holandeses; A fundao de companhias monopolistas; A Inglaterra soube tirar proveito do mercantilismo, conciliando os interesses dos mercadores com os interesses nacionais: a burguesia apoiava as medidas de estado, a nobreza investia os seus capitais nas companhias comerciais e a prpria religio (protestantismo) apoiava o progresso. No sc. XVIII, a Inglaterra afirma-se como a primeira potncia martima, e Londres torna-se o maior depsito de mercadorias do comrcio mundial.

Mercantilismo em Portugal Em Portugal, as doutrinas mercantilistas assumiram contornos muito prprios em consequncia da vida nacional, como a comparticipao da classe nobre nas actividades mercantis e a grande dependncia face ao exterior, muito marcada a partir de meados do sculo XVII. O maior doutrinrio do mercantilismo foi Duarte Ribeiro de Macedo, sendo que as suas obras vo influenciar o grande executor das ideias mercantilistas portuguesas, o conde de Ericeira. Foi a sua poltica que permitiu enfrentar a grave crise que o pas atravessava na 2. metade do sculo XVII. A crise interna era fruto do esforo empreendido durante as Guerras da Restaurao e dos problemas do comrcio colonial, havendo grande dificuldade em escoar o acar e o tabaco brasileiros, o que significava uma diminuta circulao de meios de pagamento. As medidas tomadas pelo conde de Ericeira visavam o desenvolvimento da indstria manufactureira, a reorganizao do comrcio e a reforma monetria. No entanto, a aco pela qual ficou mais conhecido foi pela implementao das Pragmticas que, proibiam o uso de artigos considerados de luxo, limitando assim a importao de produtos estrangeiros. As manufacturas passaram, ento, a ser directamente apoiadas pela coroa, quer atravs de um reforo monetrio, quer com a aquisio de produtos, como fardamentos, quer ainda pela contratao de tcnicos estrangeiros especializados nas reas dos lanifcios e das sedas. Esta poltica desvaneceu-se com a chegada das primeiras remessas de ouro do Brasil, que vo animar o sector comercial mas que so prejudiciais economia nacional, pois levaram ao despovoamento do reino (emigrao para o Brasil); ao abandono das terras; favorecem as importaes e estimulam o gosto pelo luxo. Tambm a Inquisio dificulta a entrada de tcnicos estrangeiros no pas e persegue cristos-novos e judeus, o que dificulta o desenvolvimento de uma burguesia industrial forte, capaz de se opor aristocracia, interessada no comrcio dos vinhos. Outro dos motivos para o fracasso desta poltica foi, em 1703, a assinatura do Tratado de Methuen, que vem permitir a entrada livre de txteis ingleses em Portugal e reduzir as taxas aduaneiras para a entrada de vinhos portugueses em Inglaterra, tornando-se a economia portuguesa dependente de Inglaterra.

Quando no sc. XVIII, o Marqus de Pombal nomeado ministro de D. Jos I, Portugal atravessava novamente uma crise econmica devido, entre outras coisas, diminuio do fluxo de ouro brasileiro, quebra das exportaes de tabaco e acar e falta de produo interna.

Perante este cenrio, o Marqus procurou ultrapassar a crise, retomando o programa mercantilista. Numa 1 fase, preocupou-se em reduzir o dfice e reforar o exclusivo colonial, sendo que para isso: Criou Companhias Comerciais, a quem concedeu o exclusivo do comrcio de certas regies; Criou a Junta do Comrcio, para reprimir o contrabando; Aumentou a tonelagem da frota nacional; Reforou o exclusivo colonial; Numa 2 fase, arranca com o projecto de fomento industrial, ou seja,: Criou novas fases e reformulou as existentes, concedendo-lhes benefcios fiscais; Contratou artfices estrangeiros e mo-de-obra especializada; Aumentou as taxas aduaneiras sobre os produtos importados concorrentes com os nacionais; No plano social, o Marqus de Pombal procurou submeter todos os grupos sociais aos interesses da coroa: Controlou a inquisio; Expulsou os Jesutas do pas e confiscou-lhes os bens; Perseguiu a nobreza associada aos interesses ultramarinos; Procurou atrair a aristocracia para as actividades mercantis e industriais e promover a sua formao intelectual; Procurou valorizar a classe mercantil atravs da criao da Aula do Comrcio e considerou o comrcio profisso til e nobre; Sendo o grupo social mais beneficiado pela poltica pombalina, a burguesia tornouse a futura nobreza constitucional. Pombal, com estas medidas, conseguiu assim aumentar o volume de exportaes e diminuir as importaes, mas o sucesso desta politica deveu-se tambm a uma conjectura internacional favorvel, pois a independncia dos EUA e as guerras napolenicas, afectaram o comrcio ingls e francs, levando a que Lisboa recuperasse um pouco da sua antiga grandeza como entreposto atlntico.

Das könnte Ihnen auch gefallen