Sie sind auf Seite 1von 2

(a) Porte de arma sem munio Segundo anterior interpretao sedimentada pela 1 Turma do STF, no RHC 81.057/SP, Rel.

Min. Ellen Gracie, Rel. p/acrdo Min. Seplveda Pertence, j. 25/05/2004, DJ 29/04/2005, p. 00030, haveria a atipicidade do porte de arma desmuniciada e sem que o agente tivesse nas circunstncias a pronta disponibilidade de munio, luz dos princpios da lesividade e da ofensividade, porquanto incapaz a conduta de gerar leso efetiva ou potencial incolumidade pblica. Assim, decidiu-se que: (a) se o agente traz consigo a arma desmuniciada, mas tem a munio adequada mo, de modo a viabilizar sem demora significativa o municiamento e, em conseqncia, o eventual disparo, tem-se arma disponvel e o fato realiza o tipo; (b) ao contrrio, se a munio no existe ou est em lugar inacessvel de imediato, no h a imprescindvel disponibilidade da arma de fogo, como tal - isto , como artefato idneo a produzir disparo - e, por isso, no se realiza a figura tpica.

(b) Porte de arma ineficaz para o disparo ou arma de brinquedo Da mesma forma que a arma desmuniciada, sobredita Turma, no RHC 81057/SP, vinha se manifestando no sentido da no configurao do tipo penal do porte de arma de fogo inapta para disparo ou de arma de brinquedo, pois Para a teoria moderna - que d realce primacial aos princpios da necessidade da incriminao e da lesividade do fato criminoso - o cuidar-se de crime de mera conduta - no sentido de no se exigir sua configurao um resultado material exterior ao - no implica admitir sua existncia independentemente de leso efetiva ou potencial ao bem jurdico tutelado pela incriminao da hiptese de fato. Com efeito, na figura criminal cogitada, os princpios bastam, de logo, para elidir a incriminao do porte da arma de fogo inidnea para a produo de disparos: aqui, falta incriminao da conduta o objeto material do tipo. No importa que a arma verdadeira, mas incapaz de disparar, ou a arma de brinquedo possam servir de instrumento de intimidao para a prtica de outros crimes, particularmente, os comissveis mediante ameaa - pois certo que, como tal, tambm se podem utilizar outros objetos - da faca pedra e ao caco de vidro -, cujo porte no constitui crime autnomo e cuja utilizao no se erigiu em causa especial de aumento de pena.

(c) Porte de munio isoladamente Havia julgados no sentido de que, embora a conduta estivesse formalmente prevista na Lei n. 10.826/03, a ausncia de potencialidade lesiva conduziria

atipicidade, porque, do contrrio, haveria violao ao princpio da ofensividade. Nesse sentido: Artefato que no oferece ofensividade incolumidade pblica, uma vez que a munio, por si s, no gera perigo algum, pelo fato de que no pode ser utilizada sozinha (TJRS, Apelao Crime n. 70013631122, Sexta Cmara Criminal, Rel. Min. Paulo Moacir Aguiar Vieira, Julgado em 23/03/2006). Na mesma linha: TJRS, Apelao Crime n. 70012863270, Stima Cmara Criminal, Rel. Min. Nereu Jos Giacomolli, Julgado em 13/10/2005; TJRS, Apelao Crime n. 70012651477, Sexta Cmara Criminal, Rel. Des. Joo Batista Marques Tovo, Julgado em 06/10/2005. Do mesmo modo, j havia se pronunciado a 1 Turma do STF, I - Paciente que guardava no interior de sua residncia 7 (sete) cartuchos munio de uso restrito, como recordao do perodo em que foi sargento do Exrcito. II - Conduta formalmente tpica, nos termos do art. 16 da Lei 10.826/03. III - Inexistncia de potencialidade lesiva da munio apreendida, desacompanhada de arma de fogo. Atipicidade material dos fatos. IV - Ordem concedida. (STF, 1 Turma, HC 96532/RS, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, j. 06/10/2009, DJE 27/11/2009)

3. Nova jurisprudncia do STF

Consoante o novo esclio sedimentado pela 1 Turma do STF, nos acrdos j mencionados, haver a configurao de crime em todas as situaes acima aludidas, na medida em que o Estatuto do Desarmamento, em seu art. 14, tipificou criminalmente a simples conduta de portar munio, a qual, isoladamente, ou seja, sem a arma, no possui qualquer potencial ofensivo.

Das könnte Ihnen auch gefallen