Sie sind auf Seite 1von 6

CHECKLIST PARA ANLISE DAS CONDIES DO POSTO DE TRABALHO AO COMPUTADOR

Autor: Hudson Couto (verso 2007) Colaboradores: Dr. Edivaldo Sanbio e Remi Lopes
Avaliao da Cadeira 1 Cadeira estofada? 2 Estofado de espessura e maciez adequada? 3 Tecido da cadeira permite boa transpirao? 4 Altura regulvel? 5 Acionamento fcil da regulagem da altura? 6 A altura mxima da cadeira compatvel com pessoas mais altas ou com pessoas baixas? 7 Largura da cadeira de dimenso correta? 8 Assento na horizontal, no jogando o corpo do funcionrio para trs? 9 Assento de forma plana? 10 Borda anterior do assento arredondada? 11 Apoio dorsal com regulagem da inclinao (seja atravs de regulagem prpria, seja atravs de mecanismo de amortecimento)? 12 Apoio dorsal fornece um suporte firme? 13 Forma do apoio acompanhando as curvaturas normais da coluna? 14 Regulagem da altura do apoio dorsal: existe e fcil? 15 Espao para acomodao das ndegas? 16 Giratria? 17 Rodzios no muito duros nem muito leves? 18 Os braos da cadeira so de altura regulvel e a regulagem fcil? No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1)

No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No se aplica (1) 19 Os braos da cadeira prejudicam a aproximao do trabalhador at seu Sim (0) No (1) posto de trabalho? No se aplica (1) 20 A cadeira tem algum outro mecanismo de conforto e que seja facilmente No (0) Sim (1) utilizvel? * 21 Por amostragem, percebe-se que os mecanismos de regulagem de altura, No (0) Sim (1) de inclinao e da altura do apoio dorsal esto funcionando bem? Soma dos pontos: Percentual Interpretao: * Tais como regulagem fcil da profundidade do encosto, modelo mais largo para pessoas de dimenses maiores, regulagem da largura de braos.

Avaliao da Mesa de Trabalho 1 o tipo de mvel mais adequado para a funo que exercida? * 2 Altura apropriada? 3 Permite regulagem de altura para pessoas muito altas ou muito baixas? 4 Borda anterior arredondada? 5 Dimenses apropriadas considerando os diversos tipos de trabalho realizados pelo trabalhador? (possibilita abrir espao suficiente para escrita, leitura, consulta a documentos segundo a necessidade?) 6 Material no reflexivo? Cor adequada, para no refletir? 7 Espao para as pernas suficientemente alto? 8 Espao para as pernas suficientemente profundo? 9 Espao para as pernas suficientemente largo? 10 Facilidade para a pessoa entrar e sair no posto de trabalho? (no considerar se houver suporte do teclado ver avaliao especfica, adiante) 11 Permite ajuste da altura da tela do monitor de vdeo? Ou h acessrio prprio para esta funo? Ou, no caso de LCD, obtm-se bom ajuste de altura com os recursos do prprio equipamento? 12 Este ajuste pode ser feito facilmente? 13 O monitor pode ser posicionado mais para frente ou mais para trs? 14 Este ajuste pode ser feito facilmente? 15 A mesa tem algum espao para que o trabalhador guarde algum objeto pessoal (bolsa, pasta ou outro?) 16 Os fios ficam organizados adequadamente, no interferindo na rea de trabalho? 17- A mesa de trabalho tem algum outro mecanismo de conforto e que seja facilmente utilizvel? ** Soma dos pontos: Percentual Interpretao: No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1)

* Por exemplo: quando h interlocutor freqentemente, espao para que o mesmo se coloque de frente ao trabalhador e espao para suas pernas; quando envolve trabalho de consulta freqente a livros e manuais, espao ou local para esses elementos; quando envolve consulta a plantas e projetos, espao suficiente para abri-los; espao suficiente para pacotes no caso de despacho; etc... ** Inclinao, no caso de projetistas; condio propcia especial para digitao de mapas em geologia;

OBSERVAO: Quando houver mais de uma mesa no posto de trabalho, aplicar o checklist acima em cada uma, em separado.

Avaliao do Suporte do Teclado Aplicar esta parte somente em trabalhos de digitao, de processamento de texto, de informao via computador (call-centers) ou em editorao eletrnica. No deve ser aplicado quando a pessoa, embora em algum tipo de servio como os que foram acima descritos, consegue se posicionar bem colocando o teclado sobre a mesa e mantm uma boa postura desta forma. Tampouco deve ser aplicado em atividades de interao com computador, situaes em que no necessrio. 1 A altura do suporte do teclado regulvel? 2 A regulagem feita facilmente? 3 Suas dimenses so apropriadas, inclusive cabendo o mouse? 4 Sua largura permite mover o teclado mais para perto ou mais para longe do operador? 5 O suporte capaz de amortecer vibraes ou sons criados ao se digitar ou datilografar? 6 O espao para as pernas suficientemente alto? 7 O espao para as pernas suficiente em profundidade? 8 O espao para as pernas suficientemente largo? 9 Facilidade para a pessoa entrar e sair no posto de trabalho? 10 H apoio arredondado para o carpo, ou a borda anterior da mesa arredondada? Ou o prprio teclado tem uma aba complementar que funciona como apoio? 11 O suporte de teclado ou seu mecanismo de regulagem tem alguma quina viva ou ponta capaz de ocasionar acidente ou ferimento nos joelhos, coxas ou pernas do usurio? Soma dos pontos: Percentual Interpretao: No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) Sim (0) No (1)

Avaliao do Apoio para os ps Esse item deve ser checado no global, ou seja, se a empresa disponibiliza ou no o apoio de ps. Caso no disponibilize, esse item deve pesar desfavoravelmente no global. Caso disponibilize, aplicar o checklist. 1 Largura suficiente? 2 Altura regulvel? Ou disponvel mais de um modelo, com alturas diferentes? 3 Inclinao ajustvel? 4 Pode ser movido para frente ou para trs no piso? 5 Desliza facilmente no piso? Soma dos pontos: Percentual Interpretao: No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) Sim (0) No (1)

Avaliao do Porta-documentos Aplicar quando a atividade envolver a transcrio de textos ou nmeros a partir de um documento escrito. 1 Sua altura, distncia e ngulo podem ser ajustados? 2 O ajuste feito com facilidade? 3- Permite boa reteno ou fixao do documento? 4 Ele previne vibraes? 5 Ele possui o espao suficiente para o tipo de documento de que normalmente o trabalhador faz uso? 6 Ele permite que o usurio o coloque na posio mais prxima possvel do ngulo de viso da tela e que possa ser usado nessa posio? Soma dos pontos: Percentual Interpretao: Avaliao do Teclado 1 fino? 2 macio? 3 As teclas tm dimenses corretas? 4 configurado segundo padronizao da ABNT? 5- Apresenta algum tipo de formato no tradicional e que complica mais do que facilita? Soma dos pontos: Percentual Interpretao: Avaliao do Monitor de Vdeo 1 O monitor de vdeo est localizado na frente do trabalhador? 2 Sua altura est adequada? 3 H mecanismo de regulagem de altura disponvel e este ajuste pode ser feito facilmente? 4 Pode ser inclinado e este ajuste pode ser feito facilmente? 5 Tem controle de brilho e de contraste dos caracteres? 6 H tremores na tela? 7 A imagem permanece claramente definida luminncia mxima? 8 - Nos monitores com tubo de imagem (CRT) a freqncia de renovao de imagem (screen refresh rate) pode ser ajustada? 9 O monitor de vdeo fosco? 10 - O monitor de vdeo plano? Soma dos pontos: Percentual Interpretao: Avaliao do Gabinete e CPU 1 Toma espao excessivo no posto de trabalho? 2 Transmite calor radiante para o corpo do trabalhador? 3 Gera nvel excessivo de rudo? Interpretao: Sim (0) No (1) Sim (0) No (1) Sim (0) No (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) Sim (0) No (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) Sim (0) No (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1)

Soma dos pontos: Percentual

Avaliao do Notebook e Acessrios para o seu uso Somente aplicar caso faa parte da atividade do trabalhador o seu uso rotineiro. 1 Esto disponveis um suporte para elevar a tela do equipamento at a altura dos olhos, um teclado externo e um mouse externo? 2 O mesmo leve (menos que 2,5 kg)? 3 O teclado mais frequentemente utilizado (do notebook ou o auxiliar) possui teclas em separado para a funo de Pgup, Pgdn, Home e End? 4 O teclado do notebook possui a mesma configurao do teclado do desktop? 5 As teclas tm dimenses de 14 polegadas ou mais? 6 A tela tem dimenso de 14 polegadas ou mais? 7 Tem dispositivos para insero de vrios tipos de mdia disponveis? Soma dos pontos: Percentual Interpretao: Avaliao da Interao e do Leiaute 1 Est o trabalhador na posio correta em relao ao tipo de funo e ao leiaute da sala? 2 H uma rea mnima de 6 metros quadrados por pessoa? 3 Distncia entre a parte de trs de um terminal e o operador mais prximo maior que 1,0 metro? 4 Quando necessrio ligar algum equipamento eltrico, as tomadas esto em altura maior que 75 cm? 5 Quando necessrio usar disquete, CD ou pendrive, o acesso aos respectivos dispositivos no corpo do computador fcil? 6 H algum fator que leve necessidade de se trabalhar em contrao esttica do tronco? 7 No caso de necessidade de consultar o terminal enquanto atende ao telefone, um equipamento tipo head set est sempre disponvel? Em nmero suficiente? 8 H interferncias que prejudicam o posicionamento do corpo por exemplo, estabilizadores, caixas de lixo, caixas e outros materiais debaixo da mesa? CPUs? 9 O sistema de trabalho permite que o usurio alterne sua postura de modo a ficar de p ocasionalmente? 10 O clima adequado (temperatura efetiva entre 20C e 23C)? 11 O nvel sonoro apropriado (menor que 65 dB(A))? Soma dos pontos: Percentual Interpretao: Avaliao do Sistema de Trabalho 1 Caso o trabalho envolva uso somente de computador, existe pausa bem estabelecida de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados? 2 No caso de digitao, o nmero mdio de toques menor que 8.000 por hora? Ou no caso de ser maior que 8.000 por hora, h pausas de compensao bem definidas? 3 - H pausa de 10 minutos a cada duas horas trabalhadas? Ou verifica-se a possibilidade real de as pessoas terem um tempo de descanso de aproximadamente 10 minutos a cada duas horas trabalhadas? No (0) Sim (1) No se aplica (1) No (0) Sim (1) No se aplica (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No se aplica (1) Sim (0) No (1) No (0) Sim (1) Sim (0) No (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No se aplica (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1)

Interpretao: Avaliao da Iluminao do Ambiente

Soma dos pontos: Percentual

1 Iluminao entre 450 550 lux? 2 Para pessoas com mais de 45 anos est disponvel iluminao suplementar? 3 A viso do trabalhador est livre de reflexos? (ver tela, teclados, mesa, papis, etc...)? 4 Esto todas as fontes de deslumbramento fora do campo de viso do operador? 5 Esto os postos de trabalho posicionados de lado para as janelas? 6 Caso contrrio, as janelas tm persianas e cortinas? 7 O brilho do piso baixo? 8 A legibilidade do documento satisfatria? Interpretao: Critrio de Interpretao

No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No se aplica (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1)
No h janelas (1)

Soma dos pontos: Percentual

No (0) Sim (1) No se aplica (1) Insuficientes (0) No (0) Sim (1) No (0) Sim (1)

Em cada dos itens pesquisados, e tambm para o total de itens deste check list considere:

91 a 100% dos pontos condio ergonmica excelente 71 a 90% dos pontos boa condio ergonmica 51 a 70% dos pontos condio ergonmica razovel 31 a 50% dos pontos condio ergonmica ruim menos que 31% dos pontos condio ergonmica pssima

Das könnte Ihnen auch gefallen