Sie sind auf Seite 1von 10

O discurso oficial brasileiro durante a II Guerra Mundial O Brasil se une para a Guerra1 Fernanda dos Santos Bonet Aluna

do mestrado do Programa de Ps-Graduao em Histria PUCRS. Bolsista da CAPES.

Resumo: Este trabalho tem por objetivo verificar como a participao do Brasil na II Guerra Mundial foi abordada nos editoriais da revista Cultura Poltica. Apresenta um breve contexto histrico da poca. Resgata as funes e atuaes do Departamento de Imprensa e Propaganda e os objetivos da revista em estudo. Analisa alguns editoriais dessa publicao oficial. Conclui que nos textos verificados a atuao do Brasil no conflito mundial foi utilizada para sustentar o discurso da necessidade de unio nacional, desviar a ateno da populao dos problemas internos e justificar a ao abusiva do governo e dos militares em todos os setores sociais. Palavras-chave: II Guerra Mundial. Estado Novo. Cultura Poltica.

O cenrio mundial da dcada de 1930 marcado por uma srie de conflitos, que fazem parte do processo histrico que culmina com a II Guerra Mundial, apesar de aparentemente serem fatos isolados. O incio da Guerra propriamente dita atribudo invaso da Polnia pela Alemanha, em 1 de setembro de 1939. No entanto, pode-se considerar que nesse ano houve a intensificao dos conflitos e que, em 1941, ocorreu a globalizao da Guerra com a entrada oficial dos EUA e da Unio Sovitica contra os pases formadores do Eixo Alemanha, Itlia e Japo2.

Artigo realizado a partir do trabalho de monografia O ESTADO NOVO E O OFICIALISMO DA IMPRENSA: A sustentao da relao de dominao nos editoriais da revista Cultura Poltica, defendido em junho de 2007 como pr-requisito para a concluso do curso de Comunicao da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2 VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. Segunda Guerra Mundial: histrias e relaes internacionais. 3 ed. Porto Alegre: Editoria da Universidade, 1989.

No Brasil, esse perodo marcado por mudanas polticas, econmicas e sociais. Em 1930 Getlio Vargas chega presidncia do Brasil, por ter sido o lder incontestvel do movimento de oposio3 (p. 25) que organizou uma conspirao integral, destinada a tomar o poder pela rebelio armada4(p.23). Vargas, inicia um perodo da histria brasileira marcada pelo crescente intervencionismo federal em assuntos de diversas esferas da sociedade, pela centralizao do poder nas mos do presidente e pela tentativa de unidade nacional. Essas caractersticas do governo de Vargas atingem seu auge em 1937 com a promulgao da nova Constituio e a implantao do Estado Novo (1937-1945), que apresentava o corporativismo e a promoo da harmonia social dos diferentes grupos do pas gerando a integrao para a unidade nacional. A poltica externa brasileira aps a revoluo de 1930, mantinha os EUA como o principal parceiro do pas, mas se aproximava da Alemanha por questes econmicas. Para esses pases o Brasil representava um importante mercado fornecedor de matrias-primas e consumidor de produtos manufaturados5. Vargas negociava com os dois lados, buscando maiores vantagens para o Brasil. Devido aos conflitos europeus, os Estados Unidos lideraram, ao longo da dcada de 1930, diversos encontros interamericanos visando estabelecer acordos de cooperao entre os pases vizinhos. Em 1933 foi anunciada pelo presidente Roosevelt a Poltica da Boa Vizinhana, utilizando a expresso good neighbor (mencionada pelo presidente Herbert Hoover em 1928), na qual a imprensa, o rdio, o cinema e a msica disseminaram o American way of life pela Amrica Latina e vice-versa, como forma de conquistar a opinio pblica de cada pas, aproximando-as econmica e politicamente6. Neste mesmo ano assinado um tratado antiblico.
Firmado no Rio de Janeiro, a 10 de outubro de 1933, por seis pases: Brasil, Argentina, Chile, Mxico, Paraguai e Uruguai, o Tratamento Antiblico de no agresso e de conciliao

3 4 5

SKIDMORE, Thomas. Brasil: de Getlio a Castelo, 1930-1964. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

Idem http://www.cpdoc.fgv.br/comum/htm/ acesso em 01 novembro 2007. 6 TOTA, Antonio Pedro. O Imperialismo Sedutor a americanizao do Brasil na poca da Segunda Guerra. So Paulo: Companhia das Letras, 2000.

[. . .]com o propsito de condenar as guerras de agresso e as aquisies territoriais obtidas mediante conquistas pela fora das armas7.

A Conferncia de Buenos Aires, em 1936, merece destaque, pois foi quando ficou decidido que a ameaa a qualquer pas americano seria entendida como uma ameaa ao conjunto das naes de todo o continente8. A Conferncia Pan-Americana, realizada em Lima, em 1938, deixou transparecer, no seu programa de ratificao da solidariedade continental, o objetivo maior dos EUA de combater uma possvel penetrao do Eixo na Amrica Latina9. Na I Reunio de Consulta das Repblicas Americanas, realizada no Panam, em 1939, a neutralidade do continente frente ao conflito europeu foi mantida. Um ano depois, a Conferncia de Havana determinou que qualquer tentativa de um Estado no-americano contra a integridade ou inviolabilidade do territrio, soberania ou independncia poltica de um Estado americano seria tomada como uma agresso a todos os demais10. As relaes internacionais do Brasil com a Alemanha, por outro lado, vinham se estreitando desde 1935, atravs da compra de produtos brasileiros como o caf e o algodo, o auxlio caa aos comunistas e a aproximao da polcia de Filinto Mller com a Gestapo (SS, polcia nazista). Existia ainda, no Brasil, numerosa colnia alem que recebeu influencia poltica da Alemanha, na tentativa de exercer sobre ela um controle ideolgico. Alm disso, o modelo poltico do Estado Novo brasileiro aproximava mais esses dois pases. A condio de neutralidade do Brasil perante a guerra permitia a continuidade dessas relaes, o que no agradava ao governo estadunidense, por questes econmicas e polticas (a posio geogrfica do Brasil representava uma possvel porta de entrada para o nazismo nas Amricas).
No comeo da guerra, as vitrias alems incentivaram o grupo fascista interno a se manifestar simpaticamente em relao ao Eixo e o prprio Vargas sentiuse bastante respaldado para fazer um discurso discretamente favorvel ao nazismo, quando das comemoraes da Batalha do Riachuelo, em 1940, se bem que tal discurso no fosse to discreto a ponto de no gerar mal-estar nos Estados Unidos, j ento inclinado para a Inglaterra11 ( p.96).
MAIA, Jorge. O Brasil e o incio da poltica de boa vizinhana em O pensamento Poltico do Presidente Seprarata de Cultura Poltica. Rio de Janeiro: DIP, 1943. 8 http://www.cpdoc.fgv.br/comum/htm/ acesso em 01 novembro 2007. 9 SEITENFUS, Ricardo. A entrada do Brasil na segunda guerra mundial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. 10 Idem. 11 LOPEZ, Luiz Roberto. Histria do Brasil contemporneo. 9 ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2000.
7

Porm, o ataque japons a Pearl Harbor em dezembro de 1941, fez com que os EUA entrassem oficialmente na guerra. O governo estadunidense e o governo alemo, assim, lutaram por um posicionamento do Brasil no conflito, enquanto Vargas continuava a negociar vantagens comerciais com os dois pases. Dentro do prprio governo existia essa ambigidade. O ministro das Relaes Exteriores, Oswaldo Aranha, tinha tendncias democratas e apoiava os EUA, enquanto o Chefe do Estado-Maior do exrcito, Ges Monteiro e o ministro da Guerra, Eurico Gaspar Dutra, admiravam o modelo autrquico e militarista das naes nazi-fascistas12. O bloqueio do comrcio martimo com a Europa efetivado pela Inglaterra, no entanto, sinalizou que esse jogo de Vargas comeava a acabar. Alm disso, os Estados Unidos comeavam a pressionar por uma posio brasileira diante da guerra, pois o pas representava ponto estratgico de defesa das Amricas, podendo se tornar importante base militar para batalhas no Atlntico Norte e uma linha de comunicao com o norte da frica. Havia ainda as necessidades de matrias-primas e bens manufaturados, vitais para suprir os esforos blicos, que o Brasil poderia fornecer13. Ocorre, ento, a Reunio dos Chanceleres na capital do Brasil, em janeiro de 1942, onde o governo estadunidense cobrou o cumprimento dos acordos de solidariedade continental firmados anteriormente. Dias antes dessa reunio, Getlio Vargas escreveu em seu dirio: das minhas conversas, do que observo, fico apreensivo. Parece-me que os americanos querem nos arrastar guerra, sem que isso seja de utilidade, nem para ns, nem para eles14. Apesar dessas divagaes de Vargas, no dia 28 de janeiro, no encerramento da Conferncia, foi anunciada oficialmente a deciso de romper relaes diplomticas com o Eixo. Apenas Argentina e Chile no aderiram ao acordo. Getlio Vargas, mais uma vez em seu dirio, aponta a forte presso estadunidense para essa tomada de deciso: A maioria dos pases americanos que adotaram essas solues de declarar guerra ou romper relaes no o fez espontaneamente. Foram coagidos pela presso americana15 (p. 452). Essa presso, no entanto, convertida em benefcios para o desenvolvimento industrial do Brasil. A partir da declarao oficial, Vargas recebe dos EUA recursos para a
SANDER, Roberto. O Brasil na mira de Hitler: a histria do afundamento de navios brasileiros pelos nazistas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. 13 Idem 14 Getlio Vargas: Dirio, editado e publicado em 1995 pela Fundao Getlio Vargas, volume II, p. 451. 15 Idem.
12

criao da Companhia Vale do Rio Doce e para a siderurgia brasileira em Volta Redonda; o comprometimento para melhorar a rede ferroviria brasileira, fabricar motores e recursos para produtos qumicos e siderrgicos; o fornecimento de armas e da garantia do preo do caf e do petrleo; bem como a continuidade das aes da Poltica da Boa Vizinhana coordenadas por Nelson Rockefeller, atravs do Office of Inter-American Affairs OIAA (organizao sustentada pela Fundao Rockefeller),16 A reao alem, porm, no demorou a chegar. Ao longo de 1942, ocorreram diversos ataques dos submarinos alemes aos navios brasileiros, ocasionando perdas humanas. O anncio da entrada do pas na II Guerra Mundial ocorre em agosto desse ano, aps algumas manifestaes pblicas no Rio de Janeiro e So Paulo, cobrando uma atitude do governo frente a esses ataques.17 O Brasil participou do conflito permitindo que os Estados Unidos construssem pistas de pouso em todo o pas e atravs do envio de 25 mil soldados para lutar na Itlia18. Alm dos benefcios econmicos, a participao do Brasil na II Guerra Mundial trouxe algumas oportunidades de realizar a manuteno da forma de governo do Estado Novo. Pode-se realizar essa verificao observando a produo simblica realizada pelos intelectuais do regime (cinejornais e revistas) e pelo prprio presidente (discursos). A criao e distribuio desse material de comunicao oficial eram coordenadas pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Criado em 1939 [. . .]o rgo deveria ser um grande mecanismo de promoo da figura do chefe do Estado, das autoridades que o cercavam e das iniciativas polticas ento implementadas, produzindo e divulgando o noticirio oficial e supervisionando todos os instrumentos de comunicao de massa19 (p. 126). O DIP, assim, coordenava a comunicao social do Governo, propagando os valores do novo regime, censurando e eliminando as idias indesejveis, buscando realizar a uniformidade da mensagem. Um dos instrumentos utilizados para atingir os objetivos desse departamento foi a edio de livros, de revistas, de folhetos e de cartazes. A publicao Cultura Poltica criada em 1941 nesse contexto e conforme coloca Gomes (p.127), a revista nascia como a
LEVINE, Robert M. Pai dos Pobres? O Brasil e a era Vargas. So Paulo: Companhia das Letras, p.81-112, 2001.
17 18 19 16

Idem

http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos37-45/ev_brnaguerra001.htm acesso em 24 abril 2007. GOMES, A. M. C. Histria e historiadores: a poltica cultural do Estado Novo. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1999.

voz oficial da proposta estado-novista.

Segundo Goulart20 (p.89) foi a revista de maior

flego, reunindo em nmero significativo a nata da intelectualidade oficial, voltada diretamente para a produo do discurso, servindo como ponto de referncia para intelectuais incumbidos de divulgar o regime e para o corpo burocrtico do Governo, que encontrava nela as justificativas dos planos e aes do Estado nos diversos setores. Visava informar, assim, a elite intelectualizada, que a estudava sistematicamente. Analisando, portanto, os editoriais dessa publicao possvel verificar que a II Guerra mundial um tema presente. Na edio do ms de setembro de 1941 o editorial intitulado A imprensa e o Exrcito Nacional21 traz em seu texto repetidamente as palavras ameaas, riscos, perigos, assustadoramente, grave e golpe, os relacionando com a Guerra e criando uma atmosfera de terror em torno do conflito. Essa associao parece querer justificar a ao sem limites dos militares em todos os setores sociais. O apelo unio do povo contra a Guerra tambm fica explcito, em diversas partes desse artigo, principalmente apresentando um inimigo externo comum a todos os brasileiros. Segue um exemplo:
A nossa preocupao constante deve ser prevenir e alertar todos os rinces patrcios contra os engodos e as artimanhas daqueles que insidiosamente, procuram desunir a famlia brasileira, no propsito de afrouxar-lhe a capacidade de reao, para que, assim enfraquecida e vilipendiada, se torne presa fcil das foras a servio das quais andam esses agentes de corrupo e avassalamento.

No ms seguinte o discurso realizado por Getlio Vargas22 em comemorao a data da independncia brasileira publicado no espao do editorial apresentando questes sobre o envolvimento o Brasil no conflito mundial. Novamente temos o pedido de unio nacional para o combate de um inimigo externo e o alerta de que isso s ocorrer se houver o esquecimento das diferenas existentes na populao brasileira e a confiana no governo. Alm disso a possvel participao do Brasil na II Guerra Mundial colocada como de interesse e responsabilidade de toda a nao.

GOULART, Silvana. Sob a Verdade Oficial: Ideologia, propaganda e censura no Estado Novo. So Paulo: Marco Zero, 1990. FONTES, Lourival e Pires, Mrio Ari. A imprensa e o Exrcito Nacional. Cultura Poltica, n 07, p. 1-10, 1941. 22 VARGAS, Getlio. Orao de 7 de setembro. Cultura Poltica, n 08, p. 7-9, 1941
21

20

Outro discurso publicado pela revista23 foi o do 10 de novembro (data do aniversrio do regime) tambm proferido por Vargas. Nesse editorial de dezembro de 1941 observamos que h uma construo racional de argumentos que justificam as inclinaes de Getlio em apoiar os Estados Unidos no caso da entrada desse no conflito mundial. H tambm, mais uma vez, a justificativa das aes abusivas dos militares como necessrias ante a ameaa de um inimigo externo. Um ano depois (novembro de 1942), quando o Brasil j havia declarado oficialmente estado de guerra contra Alemanha e Itlia, Almir de Andrade, editor da revista, escreve um editorial24 que explica alguns pontos da constituio de 1937. No h uma referncia direta II Guerra Mundial , mas h o desenvolvimento de um conjunto de argumentos lgicos para explicar as diferenas entre Brasil e Alemanha e definir conceitos como liberalismo, democracia, governo forte (o brasileiro) e ditadura (o alemo). possvel entender esse editorial como um esforo do editor em apresentar o Estado Novo como o regime de governo ideal para o Brasil e, principalmente, como uma democracia, demonstrando coerncia no apoio aos aliados no conflito mundial. O editorial25 de dezembro de 1942 apresenta os discursos que Getlio Vargas realizou em homenagem aos cinco anos da implantao do Estado Novo. O presidente falou no Ministrio da Marinha, no Ministrio da Aeronutica, no Ministrio da Guerra (aos militares) e no Teatro Municipal (aos representantes da administrao civil, das classes produtoras e trabalhistas). Desse conjunto de discursos observam-se o esforo em valorizar positivamente esses setores militares mostrando-os como capazes de defender o pas na Guerra, logo, merecedores da confiana de toda a populao. No discurso realizado no Teatro Municipal encontramos novamente o apelo unio nacional para vencer a Guerra:
Confio em que, com o eficiente e pronto auxlio do povo, at agora exemplar no respeito s ordens das autoridades e na cooperao para o esforo extraordinrio, possamos reduzir os sacrifcios e atravessar o conflito fortalecendo-nos, quer pela coeso maior da conciencia (sic)

23

24

VARGAS, Getlio. O discurso de 10 de novembro. Cultura Poltica, n 10, p. 7-9, 1941. ANDRADE, Almir de. O regime de 10 de novembro e a ordem poltica e constitucional. Cultura Poltica, n 21, p. 7-12, 1942. VARGAS, Getlio. Os cinco anos do Estado Nacional na palavra do Presidente Vargas. Cultura Poltica, n 22, p.7-18, 1942.

25

nacional, quer pela ampliao e diversificao das culturas agrrias e do parque industrial.

Alm disso, h uma construo racional com o uso de argumentos que demonstram os motivos pelos quais a sociedade deveria confiar no governo. Em 1943, as comemoraes do dia do trabalhador foram marcadas pelo discurso do presidente Vargas e do ministro do trabalho Alexandre Marcondes Filho. A revista Cultura Poltica reproduz essas falas no espao do editorial26 em junho do mesmo ano. Nelas encontramos uma valorizao positiva dos trabalhadores atravs de elogios classe que so destacadas como fundamentais ao auxlio brasileiro na II Guerra Mundial. O papel do Brasil nesse conflito tambm apresentado como de extrema importncia para a vitria dizendo que isso fruto da unio dos trabalhadores. Explica, ainda, que toda a populao responsvel no combate ao inimigo avisando as autoridades sobre espies e sabotadores. Por fim traa as caractersticas dos pseudos-patriotas que s pensam nos prprios interesses. No ms seguinte, o editorial27 da revista o discurso que Getlio Vargas realizou em comemorao ao dia da independncia nacional. Ao se referir II Guerra Mundial o presidente destaca que a colaborao da populao apoiando as atitudes do governo, se mantendo unida acima das suas diferenas, no se ocupando com problemas internos fundamental para que os aliados venam a Guerra. H tambm o desenvolvimento de argumentos que justificam essa forma de governo utilizada no Estado Novo pelo terror do conflito mundial. Getlio faz ainda a apresentao das caractersticas diferentes entre os pases que compem o Eixo e o Brasil; destaca negativamente o pensamento da oposio e apresenta uma valorizao positiva da participao da populao no alistamento para lutar na Europa. Getlio realiza um discurso na Associao Brasileira de Imprensa que reproduzido como editorial
28

em maio de 1944. Nessa fala observamos que h uma ratificao da

necessidade de todos se unirem para se obter a vitria no conflito mundial e por isso no haveria como se debater os problemas internos brasileiros.

VARGAS, Getlio e Filho, Alexandre Marcondes. Discurso de 1 de maio e A saudao do Ministro do Trabalho. Cultura Poltica, n 28, p. 7-17, 1943. 27 VARGAS, Getlio. O discurso de 7 de setembro. Cultura Poltica, n 33, p. 23-33, 1943. 28 VARGAS, Getlio. Discurso na A.B.I.. Cultura Poltica, n 40, p. 7-13, 1944.

26

Por fim, o editorial29 da edio de setembro de 1944 reproduz o discurso realizado por Getlio Vargas na ocasio das festividades do dia 07 de setembro. A estrutura dessa fala composta por argumentos que visam destacar os esforos do governo para ter avanos econmicos apesar da II Guerra Mundial e em amenizar as dificuldades que esse conflito trouxe vida da populao. H a descrio da participao do Brasil na Guerra como sendo grandiosa e justifica o apoio dado aos EUA: unio das Amricas; unio de foras. O presidente destaca que quando o conflito mundial acabar ocorrer uma consulta popular, mas pede que a populao continue unida, pois o Brasil ter participao importante no ps-guerra. Ou seja, mais uma vez h a valorizao do estado de guerra visando desviar a ateno da populao das necessidades internas. A partir da verificao desses editoriais publicados na revista Cultura Poltica possvel traar algumas concluses. Consideramos que houve uma utilizao da participao do Brasil na II Guerra Mundial para sustentar o discurso da necessidade da unio nacional acima das diferenas existentes entre os grupos que compunham a populao brasileira; esse conflito tambm serviu como pretexto para desviar a ateno da populao das reivindicaes e dos problemas internos e concentr-la na necessidade de unio dos esforos para venc-lo. Alm disso, as aes abusivas do governo e dos militares foram apresentadas positivamente e justificadas como esforo em combater o inimigo que tentava se infiltrar na sociedade brasileira.

Referncias Bibliogrficas Centro de Pesquisa e Documentao da Histria Contempornea do Brasil. A Era Vargas dos anos 20 a 1945. Disponvel em http://www.cpdoc.fgv.br/comum/htm/index.htm GOMES, A. M. C. Histria e historiadores: a poltica cultural do Estado Novo. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1999. GOULART, Silvana. Sob a Verdade Oficial: Ideologia, propaganda e censura no Estado Novo. So Paulo: Marco Zero, 1990. 175p.

29

VARGAS, Getlio. Discurso de 7 de setembro. Cultura Poltica, n 44, p. 7-12, 1944

LEVINE, Robert M. Pai dos Pobres? O Brasil e a era Vargas. So Paulo: Companhia das Letras, p.81-112, 2001. LOPEZ, Luiz Roberto. Histria do Brasil contemporneo. 9 ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2000. MAIA, Jorge. O Brasil e o incio da poltica de boa vizinhana em O pensamento Poltico do Presidente: separata de Cultura Poltica. Rio de Janeiro: DIP, 1943. SANDER, Roberto. O Brasil na mira de Hitler: a histria do afundamento de navios brasileiros pelos nazistas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. SEITENFUS, Ricardo. A entrada do Brasil na segunda guerra mundial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. SKIDMORE, Thomas. Brasil: de Getlio a Castelo, 1930-1964. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p.21-89, 1982. TOTA, Antonio Pedro. O Imperialismo Sedutor a americanizao do Brasil na poca da Segunda Guerra. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. VARGAS, Getlio Dornelles. Getlio Vargas: dirio. V.2 Rio de Janeiro, Fundao Getlio Vargas, 1995 VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. Segunda Guerra Mundial: histrias e relaes internacionais. 3 ed. Porto Alegre: Editoria da Universidade, 1989.

Das könnte Ihnen auch gefallen