Sie sind auf Seite 1von 1

FATORES NEGATIVOS QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM EM CURSOS DE PS-GRADUAO SEMIPRESENCIAL NA REA DE SADE

Carmen Lucia Mollica; Cludia Yoshi Amadio Goto

INTRODUO
Uma das ferramentas tecnolgicas que se destaca na prtica educativa, a utilizao de tecnologias de informao e comunicao (TIC), o que evidencia cada vez mais, que h a necessidade da busca por melhores prticas, para que se qualifique essa forma de ensinar e aprender. Na rea de ensino, diversas so as aplicaes das TIC, como: videoconferncia, teleaulas, email, grupos de discusso e bate-papo, entre outras, que so usadas como meio e/ou facilitadores de aprendizagem.

SIM

NO

s vezes

21%
42% 37%

Grfico 1 Dificuldade em obter auxlio dos tutores para esclarecimentos de dvidas. Com base nestes dados demonstrados no Grfico 1, observou-se o importante papel do tutor para esclarecer as dvidas acerca das disciplinas disponibilizadas online, acompanhar as atividades discentes, motivar a aprendizagem, orientar e proporcionar uma aprendizagem autnoma, assim como, pela interao entre os alunos, nos casos em que, por exemplo, h debate no frum ou criao de textos colaborativos no AVA, sendo, portanto, imprescindvel o aluno poder contar com o tutor a distncia ou presencial. (1) (2) (3) SIM NO s vezes

Outros fatores negativos que tambm interferem na aprendizagem em educao a distncia, segundo a opinio dos alunos entrevistados foram: Falta de motivao (70%); No interao entre os alunos e os tutores (70%); No oportunidade de discusses em fruns e ou chats (63%); No recebimento de feedbacks (65,8%)

OBJETIVO
O presente estudo teve por objetivo avaliar quais os fatores negativos que exerceram influncia no processo educativo nas disciplinas ofertadas em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) nos cursos de ps-graduao em sade na modalidade semipresencial.

Fatores negativos que interferiram no processo de aprendizagem

67,0

70,0

TOTAL %
37,0

65,8 70,0 63,0

MATERIAIS E MTODOS
A pesquisa caracterizou-se enquanto quantitativa, exploratria descritiva junto a uma amostra composta por 76 alunos dos cursos de ps-graduao lato sensu na rea da sade ofertados na modalidade semipresencial, usurios do ambiente virtual de aprendizagem BlackBoard utilizado em uma universidade privada, localizada no Municpio de So Paulo. Os dados foram coletados com auxlio de um questionrio autoaplicado com respostas fechadas, a todos os alunos que concordaram participar voluntariamente da pesquisa.

18% 37%

45%

Grfico 2 - Dificuldades em expor as deficincias de compreenso da matria apresentada nas teleaulas e ou material impresso.

RESULTADOS E DISCUSSO
A amostra revelou 69,7% de alunos sem experincia anterior com cursos na modalidade semipresencial ou a distncia. Assim, importante que se oferea um mdulo introdutrio com a finalidade de apresentar o AVA, as ferramentas disponveis e a importncia de saberem gerenciar seu tempo e o desenvolvimento da autonomia da aprendizagem para um melhor aproveitamento do curso nesta modalidade, facilitando, portanto a aprendizagem dos mdulos seguintes.
carmenmollica@hotmail.com

No Grfico 2 observou-se uma quantidade expressiva de alunos que tiveram dificuldades de expor suas deficincias de compreenso da matria apresentada nas tele aulas ou mesmo no material impresso. Assim, pudemos inferir que, a no disponibilidade de um tutor, um dos fatores que interferiram negativamente na aprendizagem da populao estudada.
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. ALMEIDA, M. E. B. de, Educao a distncia no Brasil: diretrizes polticas, fundamentos e prticas. Disponvel em: <http://cecemca.rc.unesp.br/cecemca/EaD/artigos/atigo%20Beth%20Almeida%20R IBIE.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2010. 2. LANGUARDIA, J., CASANOVA, A., MACHADO, R. A experincia de aprendizagem on-line em um curso de qualificao profissional em sade. Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 8 n. 1, p. 97-122, mar./jun. 2010. Disponvel em: http://www.epsjv.fiocruz.br/revista/upload/revistas/r288.pdf Acesso em: 20 fev. 2011. 3. SOUZA, C. A. de, SPANHOL, F. J., LIMAS, J. C. O., CASSOL, M. P. Tutoria na educao a distncia. Disponvel em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/088TC-C2.htm Acesso em: 25 mar. 2011. 4. PINTO, I. A. B., SILVA, M. Avaliao da aprendizagem na educao online: relato de pesquisa. Revista EFT. Disponvel em: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/viewFile/59/40 Acesso: 23 fev. 2010.

Ressalta-se que, seria significativo estimular a interao entre os alunos, assim como o incentivo que deve ser dado ao aluno, atravs de tarefas que o levem a buscar a soluo para suas dificuldades, criando assim uma aprendizagem significativa, ao mesmo tempo em que se mantm disponvel para o atendimento de suas demandas. (2) (4)

CONSIDERAES FINAIS
Os resultados obtidos podem subsidiar as instituies de ensino para a reflexo dos pontos que so necessrios para serem observados quando do planejamento e implementao do projeto pedaggico de cursos oferecidos na modalidade semipresencial ou a distncia. Inferimos que a avaliao contnua do uso dos AVA em diferentes grupos de alunos subsidiar as propostas pedaggicas de EAD mais adequadas s novas demandas, compatveis com o mercado de trabalho em sade.

Das könnte Ihnen auch gefallen