Sie sind auf Seite 1von 19

ESTATUTOS

DA

FEDERAO PORTUGUESA DE BASQUETEBOL

(Aprovados na Assembleia Geral de 20 de Junho de 2009, em cumprimento do disposto no Decreto-Lei n. 248-B/2008, de 31 de Dezembro, com as alteraes aprovadas pela Assembleia Geral de 05 de Dezembro de 2009 e pela Assembleia Geral de 27 de Novembro de 2010 )

1 / 19

CAPTULO I Objecto, Smbolo e Sede

Artigo 1. Definio A Federao Portuguesa de Basquetebol, abreviadamente designada por FPB, foi fundada na cidade do Porto em dezassete de Agosto de mil novecentos e vinte e sete e uma pessoa colectiva constituda sob a forma de associao sem fins lucrativos que se rege pelos presentes estatutos e, subsidiariamente, pelas disposies constantes do Regime Jurdico das Federaes Desportivas e do Regime Jurdico das Associaes de Direito Privado. Artigo 2. Objecto Principal 1. A FPB tem por objecto principal: a) Promover, regulamentar e dirigir a nvel nacional a prtica do Basquetebol; b) Representar os interesses Administrao Pblica; dos seus filiados perante a

c) Representar o Basquetebol de Portugal junto da FIBA (Federao Internacional de Basquetebol) e FIBA EUROPE; d) Assegurar a representatividade do Basquetebol de Portugal nas competies desportivas internacionais, atravs da participao das seleces nacionais. 2. Para a prossecuo do seu objecto, a FPB prope-se manter o estatuto de utilidade pblica desportiva.

Artigo 3. Objecto Acessrio A FPB tem por objecto acessrio: a) A organizao das competies desportivas basquetebol nos diversos escales etrios; nacionais de

b) A organizao de outras provas, nacionais ou internacionais que visem a promoo e o desenvolvimento do Basquetebol em Portugal; c) A formao de agentes desportivos.

2 / 19

Artigo 4. Smbolo da FPB O smbolo da FPB consta de uma bola de basquetebol dourada, encimada pelo escudo nacional e, abaixo deste, uma fita azul com as letras FPB, em dourado. Artigo 5. Sede 1. A sede da FPB situa-se na Rua da Madalena, n. 179, 2. andar, na cidade e concelho de Lisboa. 2. Por deciso da Direco, a sede da FPB poder ser mudada para outra localizao, dentro do concelho de Lisboa, ou para concelho limtrofe. Artigo 6. Filiao Internacional A FPB filiada, a nvel mundial, na FIBA, Federao Internacional de Basquetebol e, a nvel europeu, na FIBA EUROPE.

CAPTULO II Scios e Estrutura Orgnica Artigo 7. Scios Ordinrios So scios ordinrios da FPB: a) As associaes de clubes e sociedades desportivas participantes nos quadros competitivos nacionais; b) As associaes de clubes participantes em quadros competitivos regionais ou distritais; c) A associao representativa dos praticantes desportivos; d) A associao representativa dos juzes; e) A associao representativa dos treinadores. Artigo 8. Scios Honorrios Podero ser institudos como scios honorrios da FPB, com o voto favorvel de trs quartos dos delegados presentes na Assembleia Geral, as pessoas singulares ou colectivas que tenham prestado servios relevantes FPB, ao Basquetebol e ao Desporto nacional.

3 / 19

Artigo 9. Scios de Mrito Podero ser institudos scios de mrito da FPB, com o voto favorvel de trs quartos dos delegados presentes na Assembleia Geral, as pessoas singulares ou colectivas cuja actividade tenha contribudo para a divulgao e o desenvolvimento do Basquetebol.

Artigo 10. Direitos dos Scios Ordinrios Constituem direitos dos scios ordinrios da FPB: a) Convocar, participar e votar nas Assembleias Gerais da FPB, nos termos da lei, do presente Estatuto e dos Regulamentos internos; b) Participar nas actividades desportivas organizadas pela FPB; c) Ter acesso aos estatutos, regulamentos, decises disciplinares e jurisdicionais, oramentos e contas, planos e relatrios de actividades. Artigo 11. Deveres dos Scios Ordinrios 1. Constituem deveres dos scios ordinrios da FPB: a) Cumprir a Lei e os Estatutos da FPB; b) Compatibilizar os seus Estatutos e Regulamentos com legislao vigente e com as normas tcnicas do Basquetebol; a

c) Apresentar FPB, at 15 de Outubro de cada ano, o seu oramento e plano de actividades, sempre que pretendam beneficiar de apoios financeiros da FPB; d) Apresentar FPB, at 31 de Maro de cada ano, as suas contas devidamente aprovadas e prestar sobre as mesmas os esclarecimentos que lhe forem solicitados, sempre que tenham beneficiado de apoios financeiros da FPB. 2. Constituem deveres especficos das associaes de clubes participantes em quadros competitivos regionais ou distritais a organizao de provas desportivas regulares dentro da sua rea geogrfica especfica, como forma de promover a prtica do Basquetebol e o exerccio das competncias que lhes so delegadas pela FPB. Artigo 12. rgos Estatutrios A estrutura orgnica da FPB constituda pelos seguintes rgos:

4 / 19

a) Assembleia Geral; b) Presidente; c) Direco; d) Conselho Fiscal; e) Conselho de Disciplina; f) Conselho de Justia; g) Conselho de Arbitragem.

Artigo 13. Designao dos Titulares dos rgos Os titulares dos rgos da FPB so eleitos pelos delegados Assembleia Geral. Artigo 14. Forma de Obrigar A FPB considera-se validamente obrigada, em todos os actos e contratos, pelas assinaturas conjuntas do Presidente e de um membro da Direco. Artigo 15. Durao dos Mandatos 1. O mandato dos titulares dos rgos da FPB tem a durao de quatro anos. 2. Os titulares dos rgos da FPB no podem exercer mais do que trs mandatos consecutivos no mesmo rgo, salvo se, data da entrada em vigor do Decreto-Lei n. 248-B/2008, de 31 de Dezembro, tiverem cumprido ou estiverem a cumprir, pelo menos, o terceiro mandato consecutivo, circunstncia em que podem ser eleitos para mais um mandato consecutivo. 3. Depois de concludos os mandatos referidos no nmero anterior, os titulares dos rgos da FPB no podem assumir aquelas funes durante o quadrinio imediatamente subsequente ao ltimo mandato consecutivo permitido. 4. No caso de renncia ao mandato, os titulares dos rgos referidos nos nmeros anteriores no podem candidatar-se para o mesmo rgo nas eleies imediatas nem nas que se realizem no quadrinio imediatamente subsequente renncia.

5 / 19

Artigo 16. Requisitos de Elegibilidade Podem ser eleitos para os rgos da FPB todos os indivduos que preencham os seguintes requisitos: a) Sejam maiores e no se encontrem impedidos por qualquer incapacidade de exerccio. b) No sejam devedores da FPB. c) No tenham sido punidos pela prtica de qualquer infraco de natureza criminal, contra-ordenacional ou disciplinar em matria de violncia, dopagem, corrupo, racismo e xenofobia, at cinco anos aps o cumprimento da pena. d) No tenham sido punidos por crimes praticados no exerccio de cargos dirigentes em federaes desportivas, ou por crimes contra o patrimnio destas, at cinco anos aps o cumprimento da pena, salvo se lhe for aplicada sano diversa pela sentena judicial. Artigo 17. Incompatibilidades incompatvel com a funo de titular de rgo federativo da FPB: a) O exerccio de outro cargo noutro rgo da FPB; b) A interveno, directa ou indirecta, em contratos celebrados com a FPB; c) O exerccio de funes como dirigente de clube, de associao membro ordinrio da FPB, rbitro, oficial de mesa ou treinador no activo. Artigo 18. Perda de Mandato 1. Os titulares dos rgos da FPB perdem o mandato, entre outras causas previstas na lei, nas seguintes situaes: a) Quando, aps as eleies, fiquem colocados em situao que os torne inelegveis ou de incompatibilidade; b) Se, no exerccio das suas funes ou por causa delas, intervenham directa ou indirectamente, em contrato no qual tenham interesse, ou no qual tenham interesse o cnjuge, parente ou afim na linha recta, ou at ao segundo grau da linha colateral, ou pessoa com quem viva em economia comum. c) Quando faltarem injustificadamente a quatro reunies seguidas, ou a seis interpoladas, do rgo a que pertencem.

6 / 19

3. Compete ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral e ao Presidente da Federao a declarao de perda de mandato dos titulares dos rgos da FPB, atravs de um despacho conjunto aps o exerccio do direito de audincia prvia do interessado. Artigo 19. Destituio 1. A destituio dos titulares dos rgos da FPB compete Assembleia Geral, por proposta do Presidente da Federao ou do Presidente da Mesa da Assembleia Geral. 2. A destituio de um titular de um rgo da FPB ter como fundamento a violao grave dos deveres estatutrios ou legais a que se encontra vinculado. 3. O direito de audio prvia do visado ser exercido durante o perodo de discusso da proposta de destituio na Assembleia Geral. 4. Sem prejuzo do disposto nos nmeros anteriores, a Direco poder suspender preventivamente o titular do rgo, sempre que a sua continuidade no cargo se revele prejudicial aos interesses da FPB.

Artigo 20. Suspenso de Mandato 1. Os titulares dos rgos da FPB pode solicitar ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral a suspenso do mandato, de acordo com as seguintes condies: a) O pedido de suspenso dever ser fundamentado em factos atendveis que impeam o exerccio do mandato. b) Apenas sero admitidos dois pedidos de suspenso durante a durao do mandato. c) Em qualquer caso e independentemente do nmero de pedidos o perodo total de suspenso do mandato nunca poder exceder um ano. 2. Findo o perodo de suspenso do mandato, o titular do rgo entrar imediatamente em funes.

Artigo 21. Renncia do Mandato 1. Os titulares dos rgos da FPB podem renunciar ao mandato, atravs de comunicao dirigida ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

7 / 19

2. A renncia ao mandato apenas se torna efectiva trinta dias aps a recepo da comunicao. 3. A recusa injustificada de tomada de posse e o no reinicio de funes aps um perodo de suspenso do mandato, so equiparadas a renuncia ao mandato para todos os efeitos legais e estatutrios. Artigo 22. Substituio dos Titulares dos rgos 1. A renncia, destituio ou perda de mandato do Presidente da FPB determina a imediata convocao de eleies para o rgo. 2. Em caso de renncia, destituio, perda ou suspenso do mandato de um membro da Direco ou da Assembleia Geral, este ser substitudo pelo primeiro suplente da lista e assim sucessivamente. 3. Em caso de renncia, destituio, perda, ou suspenso do mandato de um membro do Conselho Fiscal, do Conselho de Arbitragem, do Conselho de Justia ou do Conselho de Disciplina, este ser substitudo pelo elemento que se situe imediatamente a seguir, pela ordem dos candidatos inscritos na respectiva lista eleitoral. 4. A substituio do Presidente dos rgos colegiais ser feita de acordo com a regra constante do nmero anterior. 5. O Presidente da FPB, nas suas ausncias ou impedimentos, ser substitudo por um elemento da Direco, por si designado. 6. Todos os rgos colegiais da FPB s se podero manter em actividade enquanto tiverem qurum. 7. Verificando-se falta de qurum em qualquer dos rgos colegiais da FPB, por uma das situaes referidas no n.2 e 3 do presente artigo, sero realizadas eleies intercalares para o rgo em causa.

CAPTULO III rgos, Competncias e Funcionamento Artigo 23. Competncias da Assembleia Geral A Assembleia Geral o rgo deliberativo da FPB, tendo as seguintes competncias: a) A eleio ou a destituio da Mesa da Assembleia Geral; b) A eleio e a destituio do Presidente e dos titulares do Conselho Fiscal, do Conselho de Disciplina, do Conselho de Justia e do Conselho de Arbitragem;

8 / 19

c) A aprovao do relatrio, do balano, do oramento e dos documentos de prestao de contas; d) A aprovao e a alterao dos estatutos; e) A aprovao da proposta de extino da FPB; f) Quaisquer outras que no caibam na competncia especfica dos demais rgos da FPB. Artigo 24. Composio da Assembleia Geral 1. A Assembleia Geral composta por 61 delegados, representantes de clubes, praticantes, treinadores e juzes. 2. Os titulares dos rgos da FPB podem participar na Assembleia Geral, sem direito de voto. Artigo 25. Delegados Assembleia Geral 1. Os delegados Assembleia Geral so eleitos por e de entre os clubes ou os agentes desportivos, em funo do mbito das competies, nacionais, distritais ou regionais, ou designados por inerncia, nos termos dos presentes estatutos. 2. So delegados por inerncia: a) Vinte e um delegados, membros da Direco das Associaes Distritais e Regionais de Basquetebol, designados um por cada uma destas Associaes. b) O Presidente da Associao de Jogadores de Basquetebol. c) O Presidente da Associao Nacional de Juzes de Basquetebol. d) O Presidente da Associao de Treinadores de Basquetebol. 3. So delegados por eleio: a) 21 (vinte e um) delegados representantes dos clubes e sociedades desportivas participantes nas competies nacionais. b) 8 (oito) delegados representantes dos jogadores. c) 4 (quatro) delegados representantes dos juzes. d) 4 (quatro) delegados representantes dos treinadores. 4. Cada delegado Assembleia Geral apenas pode representar uma nica entidade.

9 / 19

Artigo 26. Votos 1. Cada delegado Assembleia Geral tem direito a um voto. 2. No so permitidos correspondncia. votos por representao, nem por

3. Os delegados por eleio so eleitos de acordo com as normas do Regulamento Eleitoral. Artigo 27. Mesa da Assembleia Geral 1. A Mesa da Assembleia Geral composta por um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretario. 2. Compete ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral dirigir as reunies da Assembleia Geral. 3. O Vice-Presidente assessora o Presidente da Mesa da Assembleia Geral no exerccio das suas funes e substitui-o, nas suas ausncias ou impedimentos. 4. O Secretrio da Mesa da Assembleia Geral elabora as actas das Assembleias Gerais. Artigo 28. Deliberaes 1. A Assembleia Geral delibera por maioria simples dos delegados presentes, com excepo das matrias em que a lei ou os estatutos exijam uma maioria qualificada. 2. A Assembleia Geral rene-se, em primeira convocatria com um mnimo de cinquenta por cento dos delegados mais um, presentes. 3. Se no for obtido o qurum fixado no nmero anterior, ainda que decorridos trinta minutos aps a hora fixada para a sua realizao, a Assembleia Geral reunir em segunda convocao, uma hora depois da hora marcada, independentemente do nmero de delegados presentes. 4. As votaes so realizadas por brao no ar, salvo nos casos em que a lei ou os estatutos imponham a votao por voto secreto, ou ainda se o Presidente da Mesa da Assembleia Geral decidir a sua realizao por voto secreto, por sua iniciativa ou a requerimento do Presidente da FPB, ou de um mnimo de 25% dos delegados presentes.

10 / 19

Artigo 29. Convocatria da Assembleia Geral 1. A Assembleia Geral da FPB rene em sesso ordinria no primeiro e no ltimo trimestre de cada ano civil, para aprovao do Relatrio e Contas e do Plano de Actividades e Oramento, respectivamente. 2. A Assembleia Geral rene extraordinariamente, a requerimento de vinte por cento dos delegados ou do Presidente da Federao. 3. As Assembleias Gerais so convocadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, atravs da publicitao da convocatria no site da FPB e do seu envio, por correio electrnico, para o endereo electrnico de cada um dos delegados. 4. As Assembleias Gerais so convocadas com uma antecedncia mnima de trinta dias, devendo os documentos relativos ordem de trabalhos estarem disponveis para consulta dos delegados, com a antecedncia mnima de quinze dias. 5. A convocatria dever incluir os seguintes elementos: a) Data, hora e local de realizao; b) Identificao do tipo de Assembleia Geral; c) Ordem de Trabalhos. Artigo 30. Eleies 1. O Presidente, a Direco e a Mesa da Assembleia Geral so eleitos em lista nica, pelo sistema maioritrio simples. 2. O Conselho Fiscal, o Conselho de Disciplina, o Conselho de Justia e o Conselho de Arbitragem so eleitos em listas prprias, pelo sistema de representao proporcional e o mtodo da mdia mais alta de Hondt na converso dos votos em nmero de mandatos. 3. As eleies para os titulares dos rgos da FPB so realizadas por escrutnio secreto. Artigo 31. Listas Eleitorais 1. As listas de candidaturas para as eleies dos rgos da FPB so dirigidas ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral e tero de dar entrada na FPB, at ao 20 dias antes da data de realizao da Assembleia eleitoral. 2. As listas de candidaturas para a eleio dos membros da Direco e da Mesa da Assembleia Geral integram obrigatoriamente dois membros suplentes.

11 / 19

3. As listas de candidaturas tero de ser subscritas por um nmero mnimo de assinaturas correspondente a 10% dos delegados Assembleia Geral, no podendo cada delegado subscrever mais do que uma lista. 4. A direco e fiscalizao do processo eleitoral compete ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Artigo 32. Presidente 1. O Presidente representa a FPB, assegura o seu regular funcionamento e promove a colaborao entre os seus rgos. 2. Compete, em especial, ao Presidente: a) Representar a FPB junto da Administrao Pblica; b) Representar a FPB junto das suas organizaes congneres, nacionais, estrangeiras ou internacionais; c) Representar a FPB em juzo; d) Convocar as reunies da Direco e dirigir os respectivos trabalhos, dispondo de voto de qualidade em caso de empate nas votaes; e) Solicitar ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral a convocao de reunies extraordinrias da Assembleia Geral; f) Participar, quando o entenda conveniente, nas reunies de quaisquer rgos federativos de que no seja membro, podendo intervir na discusso, sem direito de voto; g) Assegurar a organizao e o bom funcionamento dos servios; h) Contratar e gerir o pessoal ao servio da FPB. Artigo 33. Direco 1. A Direco o rgo colegial de administrao da FPB. 2. A Direco constituda pelo Presidente e por oito membros efectivos. Artigo 34. Competncia da Direco Compete Direco designadamente: administrar a FPB, incumbindo-lhe

a) Aprovar os regulamentos; b) Organizar as seleces nacionais;


12 / 19

c) Organizar as competies desportivas; d) Garantir a efectivao dos direitos dos associados; e) Elaborar anualmente o plano de actividades; f) Elaborar anualmente e submeter a parecer do Conselho Fiscal o oramento, o balano, e os documentos de prestao de contas; g) Administrar os negcios da FPB em matrias que no sejam especialmente atribudas a outros rgos; h) Registar os contratos de trabalho e de formao dos praticantes desportivos. i) Zelar pelo cumprimento dos estatutos e das deliberaes dos rgos da FPB. Artigo 35. Funcionamento 1. A Direco ter uma reunio ordinria semanal e reunir-se- em reunio extraordinria atravs de uma convocatria do Presidente, ou da maioria dos seus membros. 2. A Direco delibera por maioria dos votos presentes, cabendo um voto a cada membro. 3. A Direco considera-se validamente reunida com a presena de maioria dos seus membros, sendo um deles o Presidente da Federao. 4. As reunies da Direco so dirigidas pelo Presidente que dispe de voto de qualidade, em caso de empate nas votaes. Artigo 36. Departamento Tcnico A Direco promover a criao de um Departamento Tcnico cuja competncia ser a de orientar as actividades tcnicas, desportivas, competitivas e de formao de agentes desportivos do Basquetebol. Artigo 37. Conselho Fiscal 1. O Conselho Fiscal o rgo que fiscaliza os actos de administrao financeira da FPB 2. O Conselho Fiscal constitudo por trs membros, um Presidente e dois Vogais. 3. O Conselho Fiscal considera-se validamente reunido com a presena de dois dos seus membros.

13 / 19

Artigo 38. Competncia do Conselho Fiscal Compete, em especial, ao Conselho Fiscal: a) Emitir parecer sobre o oramento, o balano e os documentos de prestao de contas; b) Verificar a regularidade dos livros, registos contabilsticos e documentos que lhes servem de base; c) Acompanhar o funcionamento da FPB, participando aos rgos competentes as irregularidades financeiras de que tenha conhecimento. Artigo 39. Certificao das Contas As contas da FPB so certificadas por um revisor oficial de contas, antes da sua aprovao pela Assembleia Geral, o qual poder ser, ou no, um membro do Conselho Fiscal. Artigo 40. Conselho de Disciplina 1. O Conselho de Disciplina o rgo que tem por competncia apreciar e punir, de acordo com a lei e os regulamentos, as infraces disciplinares em matria desportiva. 2. O Conselho de Disciplina composto por cinco membros, um Presidente e quatro Vogais. 3. O Conselho de Disciplina considera-se validamente reunido com a presena de trs dos seus membros. 4. Todos os membros do Conselho de Disciplina so obrigatoriamente licenciados em Direito. Artigo 41. Conselho de Justia 1. O Conselho de Justia o rgo que tem por competncia conhecer dos recursos das decises disciplinares em matria desportiva. 2. Compete ainda ao Conselho de Justia: a) Conhecer dos recursos das deliberaes do Presidente e da Direco da FPB. b) Emitir os pareceres que lhe forem solicitados pelo Presidente.

14 / 19

3. O Conselho de Justia composto por cinco membros, um Presidente e quatro Vogais. 4. O Conselho de Justia considera-se validamente reunido com a presena de trs dos seus membros. 5. Todos os membros do Conselho de Justia so obrigatoriamente licenciados em Direito. 6. As decises do Conselho de Justia que recaiam sobre questes estritamente desportivas no so susceptveis de recurso fora das instncias desportivas. Artigo 42. Conselho de Arbitragem 1. O Conselho de Arbitragem o rgo que tem por competncia a coordenao e administrao da actividade da arbitragem e o estabelecimento dos parmetros de formao dos juzes, procedendo sua classificao tcnica. 2. O Conselho de Arbitragem composto por um Presidente e seis Vogais. 3. O Conselho de Arbitragem considera-se validamente reunido com a presena de quatro dos seus membros. Artigo 43. Competncias do Conselho de Arbitragem Compete em especial ao Conselho de Arbitragem: a) Fixar o quadro de rbitros, oficiais de mesa e comissrios e proceder sua gesto. b) Definir a poltica de captao e formao de juzes. c) Fixar as regras de nomeao, classificao, promoo despromoo de juzes, de acordo com o oramento da FPB. e

d) Assegurar, em articulao com os Conselhos de Arbitragem das Associaes Distritais e Regionais a coordenao da gesto do sistema da arbitragem em todo o territrio nacional. e) Inspeccionar as condies tcnicas e regulamentares dos recintos desportivos onde se realizem jogos de basquetebol. f) Apreciar, em primeira instncia, os protestos dos jogos que tenham por fundamento a violao de normas tcnicas do basquetebol. g) Prestar ao Presidente todas as informaes e elaborar os pareceres que este lhes solicitar.

15 / 19

Artigo 44. Recursos Os actos administrativos praticados pelos membros dos rgos colegiais so susceptveis de recurso para o respectivo rgo. Artigo 45. Actas O teor das reunies dos rgos colegiais deve ser lavrado em acta, aprovada e assinada pelo respectivo presidente e secretrio ou, no caso da Assembleia Geral, pelos membros da respectiva Mesa. Artigo 46. Conselho Consultivo 1. Conselho Consultivo um rgo no eleito de apoio ao Presidente e Direco da FPB que tem como atribuies o estudo e anlise de questes relevantes para o basquetebol e para a actividade da FPB. 2. Para o exerccio das suas funes, o Conselho Consultivo elabora pareceres e recomendaes sobre as matrias que forem colocadas sua apreciao. 3. O Conselho Consultivo constitudo por um Presidente e doze vogais, com a seguinte composio: a) Um Presidente a designar pelo Presidente da FPB, a quem compete a direco dos trabalhos do Conselho; b) Quatro vogais a designar pelas associaes distritais e regionais de basquetebol do continente. c) Um vogal a designar pelas associaes distritais e regionais de basquetebol das regies autnomas; d) Sete vogais a designar pelo Presidente e pela Direco da FPB escolhidos de entre personalidades de reconhecido mrito no basquetebol. 4. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior e de acordo com as diferentes matrias em discusso, o Presidente do Conselho Consultivo pode convocar outras personalidades para participar nas reunies do Conselho Consultivo. 5. O mandato dos membros do Conselho Consultivo coincidente com o do Presidente da FPB. 6. O Conselho Consultivo reunir pelo menos duas vezes por ano, sendo as reunies convocadas pelos Presidente do Conselho Consultivo a pedido do Presidente da FPB.

16 / 19

CAPTULO IV Regime Econmico e Financeiro Artigo 47. Receitas da FPB Constituem receitas da FPB: e) As verbas provenientes dos contratos-programa. f) As receitas desportivos. de publicidade, patrocnios e espectculos

g) As taxas em vigor e as multas previstas nos regulamentos. h) As verbas provenientes de bens da FPB. i) A venda de artigos desportivos, promocionais e de publicaes. j) Os rendimentos provenientes da gesto de valores patrimoniais e activos financeiros da FPB. k) As doaes, heranas ou legados que lhe forem atribudos. l) Outros rendimentos eventuais. Artigo 48. Despesas da FPB Constituem despesas da FPB, entre outros, os seguintes encargos: a) As despesas e encargos previstos nos contratos-programa. b) Os apoios ao desenvolvimento da prtica desportiva. c) As remuneraes dos trabalhadores, tcnicos e dirigentes da FPB. d) Os encargos com a manuteno do patrimnio da FPB. e) Outros encargos gerais e de administrao. Artigo 49. Oramento 1. A Direco da FPB elaborar anualmente o oramento, o balano, e os documentos de prestao de contas que, com o parecer do Conselho Fiscal, sero submetidos aprovao da Assembleia Geral. 2. O oramento tem uma natureza previsional, podendo ser rectificado, em funo do contrato-programa celebrado com o Governo. Artigo 50. Anualidade O ano econmico da FPB coincide com o ano civil.

17 / 19

Artigo 51. Contabilidade A contabilidade ser preparada de acordo com os registos contabilsticos, em conformidade com as disposies legais aplicveis e os princpios definidos no Plano Oficial de Contabilidade. Artigo 52. Remuneraes 1. Os titulares dos rgos da FPB podero ser remunerados pelo exerccio do cargo, de acordo com o vnculo de natureza profissional que assumam. 2. O valor das remuneraes ser fixado pelo Presidente da FPB, com o parecer favorvel de uma Comisso composta pelo Presidente da FPB, pelo Presidente Mesa da Assembleia Geral, pelo Presidente do Conselho Fiscal e pelo Presidente do Conselho de Justia. 3. Sem prejuzo dos nmeros anteriores, podero ser estabelecidas outras formas de compensao pecuniria pelo tempo dispendido e trabalho produzido pelos titulares dos rgos da FPB.

CAPTULO V Disposies Finais Artigo 53. Publicitao de Decises 1. As decises tomadas pelos rgos da FPB, relevantes para a sua actividade, sero publicitadas electronicamente, atravs da pgina da federao de Internet. 2. Em especial, sero publicitados os seguintes actos ou documentos: a) Estatutos e regulamentos em vigor, com a indicao das deliberaes que aprovaram as redaces em vigor. b) Decises integrais dos rgos disciplinares e jurisdicionais e respectiva fundamentao, respeitando o regime legal de proteco de dados pessoais. c) Oramento e contas dos ltimos trs anos, incluindo os respectivos balanos. d) Planos e relatrios de actividades dos ltimos trs anos. e) Composio dos corpos gerentes. f) Contactos da FPB e dos respectivos rgos sociais.

18 / 19

Artigo 54. Entrada em Vigor 1. O presente Estatuto entra em vigor na data da sua aprovao pela Assembleia Geral da FPB. 2. A aprovao do presente Estatuto determina a revogao do Estatuto anterior da FPB. Artigo 55. Disposies Transitrias At realizao da eleio dos delegados Assembleia Geral, nos termos previstos nos presentes estatutos e de acordo com o respectivo Regulamento Eleitoral, a Assembleia Geral da FPB reunir validamente com a sua actual composio.

19 / 19

Das könnte Ihnen auch gefallen