Sie sind auf Seite 1von 15

Os direitos humanos so os direitos e liberdades bsicos de todos os seres humanos.

Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia tambm de liberdade de pensamento e de expresso, e a igualdade perante a lei. O estudo dos Direitos Humanos o estudo integrado dos direitos individuais, sociais, econmicos e polticos fundamentais. Os termos direitos humanos e direitos fundamentais so utilizados como sinnimos. mais freqente o uso de direitos humanos e direitos do homem entre autores angloamericanos e latinos enquanto a expresso direitos fundamentais preferida pelos publicistas alemes.

Direitos Humanos Formais e Materiais:


Os direitos humanos apresentam dois aspectos: um formal e um material. Pelo primeiro, podem ser designados como direitos fundamentais todos os direitos ou garantias nomeados e especificados no instrumento constitucional (os direitos fundamentais so aqueles direitos que receberam da Constituio um grau mais elevado de garantia ou de segurana). Pelo segundo, os direitos fundamentais, variam conforme a ideologia, a modalidade do Estado, a espcie de valores e princpios produtos da sua civilizao.

A ideia de direitos humanos tem origem no conceito filosfico de direitos naturais que seriam atribudos por Deus; [2] alguns sustentam que no haveria nenhuma diferena entre os direitos humanos e os direitos naturais e vem na distinta nomenclatura etiquetas para uma mesma ideia. Outros argumentam ser necessrio manter termos separadas para eliminar a associao com caractersticas normalmente relacionadas com os direitos naturais.,[3] sendo John Locke talvez o mais importante filsofo a desenvolver esta teoria.[2] Existe um importante debate sobre a origem cultural dos direitos humanos. Geralmente se considera que tenham sua raiz na cultura ocidental moderna, mas existem ao menos duas posturas principais mais. Alguns[quem?] afirmam que todas as culturas possuem vises de dignidade que se so uma forma de direitos humanos, e fazem referncia a proclamaes como a Carta de Mandn, de 1222, declarao fundacional do Imprio de Mali. No obstante, nem em japons nem em snscrito clssico, por exemplo, existiu o termo "direito" at que se produziram contatos com a cultura ocidental, j que culturas orientais colocaram tradicionalmente um peso nos deveres. Existe tambm quem considere que o Ocidente no criou a idia nem o conceito do direitos humanos, ainda que tenha encontrado uma maneira concreta de sistematiz-los, atravs de uma discusso progressiva e com base no projeto de uma filosofia dos direitos humanos. As teorias que defendem o universalismo dos direitos humanos se contrapem ao relativismo cultural, que afirma a validez de todos os sistemas culturais e a impossibilidade de qualquer valorizao absoluta desde um marco externo, que, neste caso, seriam os direitos humanos universais. Entre essas duas posturas extremas situa-se uma gama de posies intermedirias. Muitas declaraes de direitos humanos emitidas

por organizaes internacionais regionais pem um acento maior ou menor no aspecto cultural e do mais importncia a determinados direitos de acordo com sua trajetria histrica. A Organizao da Unidade Africana proclamou em 1981 a Carta Africana de Direitos Humanos e de Povos[4], que reconhecia princpios da Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948 e adicionava outros que tradicionalmente se tinham negado na frica, como o direito de livre determinao ou o dever dos Estados de eliminar todas as formas de explorao econmica estrangeira. Mais tarde, os Estados africanos que acordaram a Declarao de Tnez, em 6 de novembro de 1992, afirmaram que no se pode prescrever um modelo determinado a nvel universal, j que no podem se desvincular as realidades histricas e culturais de cada nao e as tradies, normas e valores de cada povo. Em uma linha similar se pronunciam a Declarao de Bangkok, emitida por pases asiticos em 23 de abril de 1993, e de Cairo, firmada pela Organizao da Conferncia Islmica em 5 de agosto de 1990. Tambm a viso ocidental-capitalista dos direitos humanos, centrada nos direitos civis e polticos, se ops um pouco durante a Guerra Fria, destacando no seio das Naes Unidas, ao do bloco socialista, que privilegiava os direitos econmicos, sociais e culturais e a satisfao das necessidades elementais.

Histria
Os direitos humanos so o resultado de uma longa histria, foram debatidos ao longo dos sculos por filsofos e juristas. O incio desta caminhada, remete-nos para a rea da religio, quando o Cristianismo, durante a Idade Mdia, a afirmao da defesa da igualdade de todos os homens numa mesma dignidade, foi tambm durante esta poca que os matemticos cristos recolheram e desenvolveram a teoria do direito natural, em que o indivduo est no centro de uma ordem social e jurdica justa, mas a lei divina tem prevalncia sobre o direito laico tal como definido pelo imperador, o rei ou o prncipe. Com a idade moderna, os racionalistas dos sculos XVII e XVIII, reformulam as teorias do direito natural, deixando de estar submetido a uma ordem divina. Para os racionalistas todos os homens so por natureza livres e tm certos direitos inatos de que no podem ser despojados quando entram em sociedade. Foi esta corrente de pensamento que acabou por inspirar o actual sistema internacional de proteco dos direitos do homem. A evoluo destas correntes veio a dar frutos pela primeira vez em Inglaterra, e depois nos Estados Unidos. A Magna Carta (1215) deu garantias contra a arbitrariedade da Coroa, e influenciou diversos documentos, como por exemplo o Acto Habeas Corpus (1679), que foi a primeira tentativa para impedir as detenes ilegais. A Declarao Americana da Independncia surgiu a 4 de Julho de 1776, onde constavam os direitos naturais do ser humano que o poder poltico deve respeitar, esta declarao teve como base a Declarao de Virgnia proclamada a 12 de Junho de 1776, onde estava expressa a noo de direitos individuais. A Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, proclamada em Frana em 1789, e as reivindicaes ao longo dos sculos XIV e XV em prol das liberdades, alargou o campo dos direitos humanos e definiu os direitos econmicos e sociais.

Mas o momento mais importante, na histria dos Direitos do Homem, durante 19451948. Em 1945, os Estados tomam conscincia das tragdias e atrocidades vividas durante a 2 Guerra Mundial, o que os levou a criar a Organizao das Naes Unidas (ONU) em prol de estabelecer e manter a paz no mundo. Foi atravs da Carta das Naes Unidas, assinada a 20 de Junho de 1945, que os povos exprimiram a sua determinao em preservar as geraes futuras do flagelo da guerra; proclamar a f nos direitos fundamentais do Homem, na dignidade e valor da pessoa humana, na igualdade de direitos entre homens e mulheres, assim como das naes, grande e pequenas; em promover o progresso social e instaurar melhores condies de vida numa maior liberdade.. A criao das Naes Unidas simboliza a necessidade de um mundo de tolerncia, de paz, de solidariedade entre as naes, que faa avanar o progresso social e econmico de todos os povos. Os principais objetivos das Naes Unidas, passam por manter a paz, a segurana internacional, desenvolver relaes amigveis entre as naes, realizar a cooperao internacional resolvendo problemas internacionais do cariz econmico, social, intelectual e humanitrio, desenvolver e encorajar o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais sem qualquer tipo de distino. Assim, a 10 de Dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Naes Unidas proclamou a Declarao Universal dos Direitos Humanos. A Declarao Universal dos Direitos Humanos fundamental na nossa Sociedade, quase todos os documentos relativos aos direitos humanos tem como referncia esta Declarao, e alguns Estados fazem referncia direta nas suas constituies nacionais. A Declarao Universal dos Direitos Humanos, ganhou uma importncia extraordinria contudo no obriga juridicamente que todos os Estados a respeitem e, devido a isso, a partir do momento em que foi promulgada, foi necessrio a preparao de inmeros documentos que especificassem os direitos presentes na declarao e assim fora-se os Estados a cumpri-la. Foi nesse contexto que, no perodo entre 1945-1966 nasceram vrios documentos. Assim, a juno da Declarao Universal dos Direitos Humanos, os dois pactos efetuados em 1966, nomeadamente O Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos e o Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, scias e Culturais, bem como os dois protocolos facultativos do Pacto dos Direitos Civis e Polticos ( que em 1989 aboliu a pena de morte), constituem A Carta Internacional dos Direitos do Homem.

[editar] Evoluo histrica


Muitos filsofos e historiadores do Direito consideram que no se pode falar de direitos humanos at a modernidade no Ocidente. At ento, as normas da comunidade, concebidas na relao com a ordem csmica, no deixavam espao para o ser humano como sujeito singular, se concebendo o direito primariamente como a ordem objetivo da sociedade. A sociedade estamental tem seu centro em grupos como a famlia, a linhagem ou as corporaes profissionais ou laborais, o que implica que no se concebem faculdades prprias do ser humano enquanto tal. Pelo contrrio, se entende que toda faculdade atribuvel ao indivduo deriva de um duplo status: o do sujeito no seio da famlia e o desta na sociedade. Fora do status no h direitos.

A existncia dos direitos subjetivos, tal e como se pensam na atualidade, ser objeto de debate durante os sculos XVI, XVII e XVIII, o que relevante porque habitualmente se diz que os direitos humanos so produto da afirmao progressiva da individualidade e que, de acordo com ele, a idia de direitos do homem apareceu pela primeira vez durante a luta burguesa contra o sistema do Antigo Regime. Sendo esta a considerao mais estendida, outros autores consideram que os direitos humanos so uma constante na Histria e tem suas razes no mundo clssico; tambm sua origem se encontra na afirmao do cristianismo da dignidade moral do homem enquanto pessoa.
Antecedentes remotos

Um dos documentos mais antigos que vinculou os direitos humanos o Cilindro de Ciro, que contm uma declarao do rei persa (antigo Ir) CiroII depois de sua conquista da Babilnia em 539 aC. Foi descoberto em 1879 e a ONU o traduziu em 1971 a todos seus idiomas oficiais. Pode ser resultado de uma tradio mesopotmica centrada na figura do rei justo, cujo primeiro exemplo conhecido o rei Urukagina, de Lagash, que reinou durante o sculo XXIV aC, e de onde cabe destacar tambm Hammurabi da Babilnia e seu famoso Cdigo de Hammurabi, que data do sculo XVIII aC. O Cilindro de Ciro apresentava caractersticas inovadoras, especialmente em relao a religio. Nele era declarada a liberdade de religio e abolio da escravatura. Tem sido valorizado positivamente por seu sentido humanista e inclusive foi descrito como a primeira declarao de direitos humanos. Documentos muito posteriores, como a Carta Magna da Inglaterra, de 1215, e a Carta de Mandn, de 1222, se tem associado tambm aos direitos humanos. Na Roma antiga havia o conceito de direito na cidadania romana a todos romanos.
Confirmao do conceito

A conquista da Amrica no sculo XVI pelos espanhis resultou em um debate pelos direitos humanos na Espanha. Isto marcou a primeira vez que se discutiu o assunto na Europa. Durante a Revoluo inglesa, a burguesia conseguiu satisfazer suas exigncias de ter alguma classe de seguridade contra os abusos da coroa e limitou o poder dos reis sobre seus sditos, proclamando a Lei de Habeas corpus em 1679, em 1689 o Parlamento imps a Guilhermo III da Inglaterra na Carta de Direitos (ou Declarao de direitos) uma srie de princpios sobre os quais os monarcas no podiam legislar ou decidir. No sculo XVII e XVIII, filsofos europeus, destacando-se John Locke, desenvolveram o conceito do direito natural. Os direitos naturais, para Locke, no dependiam da cidadania nem das leis de um Estado, nem estavam necessariamente limitadas a um grupo tnico, cultural ou religioso em particular. A teoria do contrato social, de acordo com seus trs principais formuladores, o j citado Locke, Thomas Hobbes e JeanJacques Rousseau, se baseia em que os direitos do indivduo so naturais e que, no estado de natureza, todos os homens so titulares de todos os direitos. A primeira declarao dos direitos humanos da poca moderna a Declarao dos Direitos da Virgnia de 12 de junho de 1776, escrita por George Mason e proclamada pela Conveno da Virgnia. Esta grande medida influenciou Thomas Jefferson na

declarao dos direitos humanos que se existe na Declarao da Independncia dos Estados Unidos da Amrica de 4 de julho de 1776, assim como tambm influenciou a Assemblia Nacional francesa em sua declarao, a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado de 1789 esta ltima definia o direito individual e coletivo das pessoas. A noo de direitos humanos no experimentou grandes mudanas at o sculo seguinte com o incio das lutas operrias, surgiram novos direitos que pretendiam dar soluo a determinados problemas sociais atravs da interveno do Estado. Neste processo so importantes a Revoluo Russa e a Revoluo Mexicana. Desde o nascimento da Organizao das Naes Unidas em 1945, o conceito de direitos humanos se tem universalizado, alcanando uma grande importncia na cultura jurdica internacional. Em 10 de dezembro de 1948 a Declarao Universal dos Direitos Humanos foi adotada e proclamada pela Assemblia Geral das Naes Unidas em sua Resoluo 217 A (III), como resposta aos horrores da Segunda Guerra Mundial e como intento de sentar as bases da nova ordem internacional que surgia atrs do armistcio. Coincidncia ou no, foi proclamada no mesmo ano da proclamao do estado de Israel. Posteriormente foram aprovados numerosos tratados internacionais sobre a matria, entre os quais se destacam os Pactos Internacionais de Direitos Humanos de 1966, e foram criados numerosos dispositivos para sua promoo e garantia.

Classificao dos Direitos Humanos

De modo geral, as espcies dos direitos fundamentais esto ligadas gerao em que eles surgem reconhecidos. Mas tecnicamente nem sempre assim. H direitos fundamentais que no apresentam os caracteres da sua gerao, mas de outra, seja que a antecipem, seja que sua consagrao se haja retardado. Entretanto, essa tarefa oferece diversas dificuldades graves. A principal delas que muitos dos direitos fundamentais tm mais de uma face.

Quanto ao objeto dos direitos fundamentais, pode-se diferenciar quatro espcies de direitos:

I. Liberdades:
As liberdades so poderes de fazer, seu objeto, portanto, so aes (fazeres) ou omisses (no fazeres). Dentro desses direitos de liberdade, temos: a) a liberdade de locomoo; b) a liberdade de pensamento; c) a liberdade de reunio; d) a liberdade de associao;

e) a liberdade de profisso; f) a liberdade de ao; g) a liberdade sindical; h) o direito de greve

II. Os Direitos de Crdito:


So poderes de reclamar alguma coisa, seu objeto so contraprestaes positivas, em geral prestaes de servios (ex.: o direito ao trabalho, educao, proteo da sade).

III Os Direitos de Situao:


So poderes de exigir um status. Seu objeto uma situao a ser preservada ou restabelecida. Por exemplo, o direito ao meio ambiente (sadio) e de modo geral os direitos da terceira gerao: direito paz, direito (ao respeito) autodeterminao dos povos.

IV. Os Direitos-Garantias:
Estes se dividem em garantias limites e direitos a garantias-instrumentais: a) os direitos a garantias-instrumentais so poderes de mobilizar a atuao do Estado, em especial do Judicirio, em defesa de outros direitos. Em geral so direitos de ao, seu objeto uma prestao judicial. Por exemplo, o mandado de segurana ou o habeas corpus; b) direitos a garantias-limite so poderes de exigir que no se faam determinadas coisas. So direitos a um no fazer. Por exemplo, o direito a no sofrer censura, a no ser expropriado sem justa indenizao.

Caso Dorothy Stang: A Construo da Impunidade


12 de maio de 2008 A deciso do Jri Popular, realizado em Belm do Par nos ltimos dias 5 e 6 de maio, que absolveu Vitalmiro Bastos de Moura (Bida) - um dos acusados do assassinato da Irm Dorothy Stang em 12 de fevereiro de 2005 - evidencia mais uma vez a impunidade garantida aos mandantes de crimes contra trabalhadores rurais e defensores de direitos humanos no Par.

Segundo a Comisso Pastoral da Terra, nos ltimos 36 anos 800 trabalhadores rurais foram assassinados no Par e Bida era, at ontem, o nico mandante preso. A demora em processar os responsveis pelo assassinato de Dorothy foi decisiva no processo de construo da impunidade, abrindo a possibilidade dos mandantes cooptarem os pistoleiros e o intermedirio do crime. Essa estratgia dos mandantes fica evidente na constante mudana de depoimentos dos rus. Rayfran das Neves, ru confesso, mudou seu depoimento 14 vezes. Amair Feijli da Cunha (Tato), condenado como intermedirio do crime, tambm mudou seu depoimento em relao ao primeiro jri, alegando a prpria inocncia e a de Bida. No entanto, Vitalmiro Bastos de Moura responde ainda Justia Federal por crimes ambientais e por manuteno de trabalhadores rurais em condies anlogas s de escravos. O resultado do Tribunal do Jri demonstra tambm a importncia de que casos emblemticos de violaes de direitos humanos sejam federalizados, isto , que tanto a apurao como o processamento do caso sejam realizados pela Polcia Federal e Justia Federal, respectivamente, de modo a impedir que autoridades judicirias e jri fiquem suscetveis s presses dos grupos poderosos locais. Vale lembrar que o pedido de federalizao do caso Dorothy Stang foi negado pelo Superior Tribunal de Justia (STJ). As constantes mudanas de depoimentos e a forma como a defesa dos acusados foi estruturada, reforam a urgncia em se realizar uma investigao rigorosa sobre a existncia de consrcio entre fazendeiros, em uma estratgia que vem garantindo ao longo de dcadas vantagens financeiras para intermedirios, pistoleiros, facilitao de fugas e a absolvio de mandantes. Exemplo emblemtico dessa situao o caso do assassinato do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondon do Par, Jos Dutra da Costa (Dezinho) em 2000. At o momento, apesar de muitas evidencias, dois acusados de serem os mandantes foram impronunciados pelo crime e o pistoleiro est foragido depois de ter fugido do presdio no incio desse ano. A Justia Global, Terra de Direitos, Centro Luiz Freire, Campanha Reaja, a Associao de Familiares de Presos e Presas da Bahia e o Coletivo de Entidades Negras (CEN), organizaes que integram o Comit Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, rechaam veementementeos ataques feitos pela defesa dos rus imagem da irm Dorothy Stang de forma a desqualificla, e aos trabalhadores rurais, associando-os a bando em uma evididente tentativa de criminalizao. A impunidade garantida ao fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura gera ainda um clima de insegurana para os defensores de direitos humanos que se encontram ameaados de morte no Par, a exemplo de D. Erwin Krautler, Frei

Henri des Rozieres, Maria Joel Dias da Costa, Jos Soares de Brito, Ivete Bastos, entre tantos outros. Tambm urgente que se investiguem as ameaas annimas recebidas, via telefone, pelo Promotor Pblico, Edson Souza, responsvel pela acusao dos rus. O Ministrio Pblico, dentro de suas atribuies legais, deve recorrer imediatamente da deciso de absolvio de Bida e o Tribunal de Justia do Par, julgar com a maior brevidade possvel esse recurso, para que um novo jri possa ser realizado, garantindo inclusive lisura no julgamento de Regivaldo Galvo (Tarado), outro acusado de ser mandante do assassinato de Dorothy Stang. Vale ressaltar que a problemtica que envolve os conflitos e a violncia no estado do Par est fortemente associada concentrao da propriedade da terra, inclusive feita atravs da apropriao ilegal de terras pblicas (grilagem). Essas violaes vo desde a negao de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, com a destruio dos recursos naturais, at a expulso violenta e prises de trabalhadores rurais, ribeirinhos, extrativistas, indgenas, populaes tradicionais que ocupam a terra h muitas dcadas. As violaes agravam-se com as prticas de trabalho escravo e culminam na sistemtica de assassinatos de trabalhadores rurais e lideranas, como aconteceu com Doroty Stang. Nesse sentido, defendemos que o combate grilagem de terras deve ser uma medida permanente, com a retomada das terras pblicas do estado e do governo federal, de forma que possa garantir um processo de reforma agrria que atenda os interesses dos trabalhadores rurais, tornando-os menos vulnerveis s violaes de direitos humanos. Defende tambm que sejam protegidos os defensores de diretos humanos ameaados, com a ampliao e o fortalecimento do Programa de Proteo aos defensores de direitos humanos.

Caso Manoel Mattos ser julgado pela Justia Federal


Por se tratar de caso de grave violao a direitos humanos, a 3 Seo do Superior Tribunal de Justia decidiu que o crime contra o ex-vereador Manoel Mattos ser julgado pela Justia Federal. O assassinato ocorreu em janeiro de 2009 e a apurao do episdio e do envolvimento de cinco suspeitos ocorreria na Justia estadual da Paraba, caso a Procuradoria-Geral da Repblica (PGR) no tivesse pedido a federalizao. Este a primeira vez que o instituto do deslocamento, tambm chamado de Incidente de Deslocamento de Competncia, aplicado. A possibilidade foi criada pela Emenda Constitucional 45/2004, nas hipteses de grave violao de direitos humanos. O primeiro caso a ser julgado foi o da missionria Dorothy Stang, assassinada no Par, em 2005. Porm, o deslocamento foi negado pelo STJ. Neste caso, a ministra Laurita Vaz, relatora, acolheu propostas de alterao do voto para melhor definio do alcance do deslocamento. Entre as principais, est a alterao da Seo Judiciria a que seria atribuda a competncia. Inicialmente, a relatora props que a competncia se deslocasse para a Justia federal de Pernambuco, mas prevaleceu o entendimento de que o caso deveria ser processado pela Justia federal competente para o local do fato principal, ou seja, o homicdio. Outros casos conexos tambm ficaro a cargo da Justia Federal, mas a Seo no acolheu o pedido da PGR de que outras investigaes vinculadas fossem federalizadas.

Outra proposta acolhida pela relatora foi a modificao para que informaes sobre condutas irregularidades de autoridades locais sejam comunicadas s corregedorias de cada rgo, em vez de serem repassadas para os Conselhos Nacionais do Ministrio Pblico (CNMP) e de Justia (CNJ). Acompanharam a relatora os ministros Napoleo Maia Filho, Og Fernandes e o desembargador convocado Haroldo Rodrigues. Votaram contra o deslocamento o ministro Jorge Mussi e os desembargadores convocados Celso Limongi e Honildo de Mello Castro. A ministra Maria Thereza de Assis Moura presidiu o julgamento e s votaria em caso de empate. J o ministro Gilson Dipp ocupava o cargo de corregedor Nacional de Justia poca e no participou do incio do julgamento. O caso O defensor de direitos humanos e ex-vereador Manoel Mattos foi executado na noite de 24 de janeiro de 2009, com dois tiros de espingarda calibre 12, no municpio de Pitimb, praia de Aca, litoral sul da Paraba. Ele foi vereador (PT-PE) e denunciava a atuao de grupos de extermnio que teriam assassinado adolescentes, homossexuais e supostos ladres nos municpios de Pedras de Fogo (PB), Itamb e Timbaba (PE), na divisa dos dois estados. Quando foi assassinado, Manoel Mattos deveria estar sob proteo policial, conforme entendimento da Comisso Interamericana de Direitos Humanos da Organizao dos Estados Americanos (OEA). Com informaes da Assessoria de Imprensa do STJ.

DIREITOS HUMANOS AMBITO INTERNACIONAL


O presente trabalho tem como finalidade estudar os principais mecanismos que tutelam os direitos inerentes pessoa humana no mbito interno e internacional. Inicialmente, a proteo da condio humana era de competncia exclusiva dos ordenamentos jurdicos nacionais, todavia, com as atrocidades cometidas na Segunda Guerra Mundial, a proteo dos direitos humanos passou a ser de interesse da comunidade internacional, resultando no Direito Internacional dos Direitos Humanos. A relao entre o sistema jurdico interno e o internacional de extrema importncia para a integral proteo da dignidade humana. Nesta relao rechace a discusso travada entre as teorias monista e dualista, devendo sempre prevalecer norma que melhor proteja o direito. Um sistema no exclui o outro, eles apenas se complementam em busca de um mesmo fim: a manuteno da condio humana. A Lei Maior ptria de 1988 prev direitos que visam proteger a pessoa humana bem como mecanismos que garantam a efetividade destes direitos. O artigo 5, 2 e 4, da Constituio Federal Brasileira deixa claro que o nosso sistema jurdico busca a interao com o sistema internacional na proteo dos direitos humanos.O sistema jurdico internacional formado por normas destinadas a todo ser humano independente da situao que ele se encontre (sistema global), por normas endereadas a determinadas pessoas que se encontrem em situaes mais vulnerveis (sistema especial) e por normas destinadas a pessoas de uma determinada regio (sistema regional), que se complementam com o foco de proteger o ser humano. O Direito Internacional dos Direitos Humanos firma-se como

ramo autnomo do direito em razo de suas peculiaridades determinando um novo conceito de soberania do Estado e elevando o ser humano na qualidade de sujeito de Direito Internacional.

Antecedentes histricos.

O processo de internacionalizao dos direitos humanos tem diversas fontes histricas, sendo as principais o Direito Humanitrio, a Liga das Naes e a Organizao Internacional do Trabalho. [01] O Direito Humanitrio, porque elevou ao status internacional a proteo humanitria em casos de guerra, regulamentando juridicamente, em mbito internacional, o emprego da violncia nos conflitos armados, impondo limites, nestes casos, liberdade e autonomia dos Estados conflitantes, indicando, assim, o caminho por onde os direitos humanos, mais tarde, tambm deveriam trilhar, alcanando amplitude universal. A Liga das Naes, porque, alm de buscar a promoo da paz e da cooperao internacionais, tambm expressou, ainda que de forma genrica, disposies referentes aos direitos humanos, reforando, nestes termos, a necessidade de relativizar a soberania dos Estados, nesta direo. A OIT Organizao Internacional do Trabalho, por sua vez, criada logo aps a Primeira Guerra Mundial com o objetivo, dentre outros, de regular as condies de trabalho no mbito internacional, tambm constitui fonte histrica importante do processo de internacionalizao dos direitos humanos, eis que, desde sua fundao, em 1919, promulgou centenas de convenes internacionais objetivando a promoo e proteo da dignidade da pessoa humana no mundo do trabalho, em mbito mundial. [02] Assim, pode-se afirmar que o processo de internacionalizao dos direitos humanos foi marcado, indelevelmente, pela influncia significativa dessas trs fontes histricas, as quais demarcaram o incio do fim da soberania estatal absoluta e intocvel, onde os Estados eram considerados os nicos sujeitos de direito internacional pblico, fazendo surgir os primeiros delineamentos do Direito Internacional dos Direitos Humanos. [03]
O corpus jris do Direito Internacional dos Direitos Humanos.

O complexo de normas que integra o Direito internacional dos Direitos Humanos composto, principalmente, pela Carta das Naes Unidas (ou Carta da ONU / Carta de So Francisco), pela Declarao Universal dos Direitos Humanos, pelo Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos, pelo Pacto Internacional dos Direitos Econmicos Sociais e Culturais, bem como por diversas convenes internacionais.
A Carta das Naes Unidas.

Assinada em So Francisco, em 26 de junho de 1945 ratificada pelo Brasil em 21 de setembro de 1945 a Carta das Naes Unidas ou Carta da ONU, pois foi o documento fundante da Organizao das Naes Unidas ONU, constitui-se no primeiro instrumento normativo do Direito Internacional dos Direitos Humanos. [13]

PINHEIRO, neste sentido, afirma: Desde meados do sculo XIX, os direitos humanos passaram a ter proteo do Direito Internacional; foi, porm, a Carta das Naes Unidas que iniciou o processo da proteo universal desses direitos, ao dispor em seu art. 55 que a ONU "promover o respeito universal aos direitos humanos e s liberdades fundamentais de todos, sem fazer distino por motivos de raa, sexo, idioma ou religio, e a efetividade de tais direitos e liberdades". [14] BUERGENTHAL confirma: A Carta das Naes Unidas internacionalizou os direitos humanos. Ao aderir Carta, que um tratado multilateral, os Estados-partes reconhecem que os direitos humanos, a que ela faz meno, so objeto de legtima preocupao internacional e, nesta medida, no mais de sua exclusiva jurisdio domstica. [15] E, embora a Carta no tenha definido objetivamente o sentido dos direitos humanos aos quais fez meno, provocou nos Estados-partes o reconhecimento de que a proteo e a promoo dos direitos humanos deixaram de ser questo de exclusivo interesse interno, mas, desde ento, pauta que interessa a toda a comunidade internacional.
A Declarao Universal dos Direitos Humanos

Indicar expressamente o sentido dos direitos humanos referidos na Carta das Naes Unidas foi o passo seguinte. Assim, o Conselho Econmico e Social da ONU, logo em 1946, criou a Comisso de Direitos Humanos com o objetivo primeiro de elaborar uma Carta Internacional de Direitos Humanos. A idia inicial era organizar um documento integrado por uma declarao de direitos, por uma ou mais convenes que vinculassem os Estados-partes e por um conjunto de dispositivos de implementao e controle do cumprimento das obrigaes assumidas. TRINDADE descreve esse cenrio: A Declarao Universal resultou de uma srie de decises tomadas no binio 19471948, a partir da primeira sesso regular da Comisso de Direitos Humanos das Naes Unidas em fevereiro de 1947. [...] O plano geral era de uma Carta Internacional de Direitos Humanos, do qual a Declarao seria apenas a primeira parte, a ser complementada por uma Conveno ou convenes posteriormente denominadas Pactos e medidas de implementao. [16] Todavia, em face de dificuldades diversas [17], tais como a divergncia acerca da incluso ou no dos direitos sociais, econmicos e culturais, a vinculao jurdica a ser imposta aos Estados signatrios, as intrincadas relaes entre as diferenas histricas, culturais e sociais das naes, dentre outras, decidiu-se, ento, por apresentar apenas a declarao de direitos, naquele contexto.

Assim, em 10 de dezembro de 1948, em sesso realizada em Paris, a Assemblia Geral das Naes Unidas, atravs da Resoluo 217 A (III), com o voto favorvel de 48 pases (inclusive o Brasil), nenhum voto contrrio e oito abstenes [18], adotou e proclamou a Declarao Universal dos Direitos Humanos, pretendendo, pois, dentre outros grandes objetivos, esclarecer e indicar o sentido da expresso direitos humanos referida na Carta da ONU. Mais do que isso: a Declarao consagrou-se como o mais importante documento tico-axiolgico-normativo-histrico dos direitos humanos, at hoje. A Declarao apresenta-se como um fato novo e inovador na histria, proclamando a universalidade, a inalienabilidade, a indivisibilidade e a interdependncia dos direitos humanos. BOBBIO, neste sentido, confirma que: Com essa declarao, um sistema de valores pela primeira vez na histria universal, no em princpio, mas de fato, na medida em que o consenso sobre sua validade e sua capacidade para reger os destinos da comunidade futura de todos os homens foi explicitamente declarado. (...) Somente depois da Declarao Universal que podemos ter a certeza histrica de que a humanidade toda a humanidade partilha alguns valores comuns; e podemos, finalmente, crer na universalidade dos valores, no nico sentido em que tal crena historicamente legtima, ou seja, no sentido em que universal significa no algo dado objetivamente, mas subjetivamente acolhido pelo universo dos homens. [19] E descreve a nova fase inaugurada pela Declarao Universal: Com a Declarao de 1948, tem incio a uma terceira e ltima fase, na qual a afirmao dos direitos , ao mesmo tempo, universal e positiva: universal no sentido de que os destinatrios dos princpios nela contidos no so mais apenas os cidados deste ou daquele Estado, mas todos os homens; positiva no sentido de que pe em movimento um processo em cujo final os direitos do homem devero ser no mais apenas proclamados ou idealmente reconhecidos, porm efetivamente protegidos at mesmo contra o prprio Estado que os tenha violado. [20] CASSIN, considerado um dos pais da Declarao, assim se manifesta acerca da amplitude e da universalidade da mesma: Esta Declarao se caracteriza, primeiramente, por sua amplitude. Compreende um conjunto de direitos e faculdades sem as quais o ser humano no pode desenvolver sua personalidade fsica, moral e intelectual. Sua segunda caracterstica a universalidade: aplicvel a todas as pessoas de todos os pases, raas, religies e sexos, seja qual for o regime poltico dos territrios nos quais incide. Ao finalizar os trabalhos, a Assemblia Geral, graas minha proposio, proclamou a Declarao Universal, tendo em vista que, at ento, ao longo dos trabalhos, era denominada Declarao internacional. Ao faz-lo, conscientemente, a comunidade internacional reconheceu que o indivduo membro direto da sociedade humana, na condio de sujeito direto do Direito das Gentes. Naturalmente, cidado de seu pas, mas tambm cidado do mundo, pelo fato mesmo da proteo internacional que lhe assegurada. Tais so as caractersticas centrais da Declarao. [21]

Outra caracterstica fundamental da Declarao Universal, alm da amplitude e da universalidade dos direitos humanos, a de que estes so indivisveis, ou seja, os direitos humanos civis e polticos, herdados das Declaraes de Direitos de forte inspirao liberal como a Declarao Americana de 1776 e a Declarao Francesa de 1789, esto agora, na Declarao Universal, combinados e integrados com os direitos humanos sociais, econmicos e culturais, estes herdados das Declaraes e Constituies concebidas sob forte influncia socialista, tais como a Declarao dos Direitos do Povo Trabalhador e Explorado da URSS, de 1918 e as Constituies Mexicana de 1917 e de Weimar, de 1919 [22]. Assim, a partir da Declarao Universal, todos esses direitos (civis, polticos, sociais, econmicos e culturais) passam a compor um todo unitrio, uma unidade indivisvel e ao mesmo tempo interdependente, em permanente interao, sem a supremacia de uns sobre os outros, superando a velha dicotomia entre tais direitos. A Declarao, portanto, implementa uma inovadora concepo dos direitos humanos, consagrando-os como universais, indivisveis e interdependentes, o que mais tarde, em 1993, foi confirmado e cristalizado pela Conferncia Mundial sobre Direitos Humanos, realizada em Viena: Todos os direitos humanos so universais, indivisveis, interdependentes e interrelacionados. A comunidade internacional deve tratar os direitos humanos globalmente de forma justa e eqitativa, em p de igualdade e com a mesma nfase. As particularidades nacionais e regionais devem ser levadas em considerao, assim como os diversos contextos histricos, culturais e religiosos, mas dever dos Estados promover e proteger todos os direitos humanos e liberdades fundamentais, independentemente de seus sistemas polticos, econmicos e culturais. [23] No seu contedo, a Declarao Universal dos Direitos Humanos compe-se de um prembulo, no qual se afirma a dignidade da pessoa humana como matriz axiolgica fundamental, e de 30 (trinta) artigos, cujos direitos, inalienveis e irrenunciveis, esto assim organizados, segundo ALVES [24]: 1.Primeiro: os direitos pessoais ( igualdade, vida, liberdade, segurana) contidos nos artigos 3 ao 11; 2.Segundo: os direitos referentes pessoa humana em suas relaes com os grupos sociais nos quais ela participa (direito privacidade da vida familiar; direito ao casamento; direito liberdade de movimento no mbito nacional ou fora dele; direito nacionalidade; direito ao asilo; direito de propriedade) contidos nos artigos 12 ao 17; 3.Terceiro: os direitos referentes s liberdades civis e aos direitos polticos, exercidos no sentido de contribuir para a formao de processos decisrios polticos e institucionais (liberdade de conscincia, pensamento e expresso; liberdade de associao, reunio e assemblia; direito de votar e ser votado; direito de acesso ao governo e administrao pblica) artigos 18 a 21; 4.Quarto: os direitos econmicos, sociais e culturais ( direito s condies dignas de trabalho; direito assistncia social; direito educao; direito sade; direito sindicalizao; direito de participar livremente da vida cultural e cientfica da comunidade) artigos 22 a 27;

5.Quinto: direito uma comunidade internacional em que os direitos humanos possam ser material e plenamente concretizados artigos 28 e 29. No plano tcnico-normativo, a Declarao Universal dos Direitos Humanos constitui-se numa recomendao, expressa por Resoluo, que a Assemblia Geral da ONU fez (e ainda faz) aos Estados-membros, no sendo, pois, um tratado, nem um acordo internacional, razo pela qual h resistncias em reconhecer-lhe fora jurdica vinculante. Todavia, para muito(a)s estudioso(a)s dessa temtica, sendo a Declarao Universal, seus princpios e dispositivos, considerada interpretao autorizada da expresso "direitos humanos" contida na Carta das Naes Unidas e, tendo esta, natureza de tratado multilateral; e considerando ainda que os princpios da Declarao Universal sejam hoje igualmente considerados princpios gerais do Direito, quanto temtica, integrando, inclusive, o direito internacional costumeiro, invocados em diversas ocasies por tribunais nacionais e internacionais, resta, pois, reconhecer sua fora jurdica vinculante, dotada, ento de jus cogens. Registre-se ainda, por importante e oportuno, que o conjunto normativo inscrito na Declarao Universal no exaure o rol dos direitos humanos, mas alimenta e impulsiona a construo de outros instrumentos normativos que promoveram sua ampliao, atualizao e aperfeioamento. BOBBIO, neste rumo, afirma: A Declarao Universal representa a conscincia histrica que a humanidade tem dos prprios valores fundamentais na segunda metade do sculo XX. uma sntese do passado e uma inspirao para o futuro: mas suas tbuas no foram gravadas de uma vez para sempre. Quero dizer, com isso, que a comunidade internacional se encontra hoje em diante no s do problema de fornecer garantias vlidas parta aqueles direitos, mas tambm de aperfeioar continuamente o contedo da Declarao, articulando-o, especificando-o, atualizando-o, de modo a no deix-lo cristalizar-se e enrijecer-se em frmulas tanto mais solenes quanto mais vazias Esse problema foi enfrentado pelos organismos internacionais nos ltimos anos, mediante uma srie de atos que mostram quanto grande, por parte desses organismos, a conscincia da historicidade do documento inicial e da necessidade de mant-lo vivo fazendo-o crescer a partir de si mesmo. Tratase de um verdadeiro desenvolvimento ( ou talvez, mesmo, de um gradual amadurecimento) da Declarao Universal, que gerou e est para gerar outros documentos interpretativos, ou mesmo complementares, do documento inicial. [25] ALVES apresenta, talvez, a mais feliz sntese do papel da Declarao Universal, por ocasio de seu cinqentenrio: No curso de seu meio sculo de existncia, a Declarao Universal dos Direitos Humanos, proclamada pelas Naes Unidas em 1948, cumpriu um papel extraordinrio na histria da humanidade. Codificou as esperanas de todos os oprimidos, fornecendo linguagem autorizada semntica de suas reivindicaes. Proporcionou base legislativa s lutas polticas pela liberdade e inspirou a maioria das Constituies nacionais na

positivao dos direitos da cidadania. Modificou o sistema "westfaliano" das relaes internacionais, que tinha como atores exclusivos os Estados soberanos, conferindo pessoa fsica a qualidade de sujeito do Direito alm das jurisdies domsticas. Lanou os alicerces de uma nova e profusa disciplina jurdica, o Direito Internacional dos Direitos Humanos, descartando o critrio da reciprocidade em favor das obrigaes erga omnes. Estabeleceu parmetros para aferio da legitimidade de qualquer governo, substituindo a eficcia da fora pela fora da tica. Mobilizou conscincias e agncias, governamentais e no-governamentais, para atuaes solidrias, esboando uma sociedade civil transcultural como possvel embrio de uma verdadeira comunidade internacional. [26] Assim, a Declarao Universal dos Direitos Humanos, fundada nos princpio da liberdade, da igualdade e da fraternidade, alm de enunciar a todos os povos e naes a primazia da dignidade da pessoa humana, como centro e fonte de todos os valores, consolidou-se, efetivamente, desde ento, como o mais importante documento, matriz inspiradora, dos direitos humanos.

Das könnte Ihnen auch gefallen