Sie sind auf Seite 1von 32

artigos

SNTESE NOVA FASE


V.

25 N. 83 (1998): 477-508

POSSVEL SUPERAR A METAFSICA?


DOIS PROJETOS: R. CARNAP E M. HEIDEGGER

Custdio Lus Silva de Almeida PUCRS

Resumo: possvel superar a metafsica Minha inteno neste artigo confrontar as teses de Rudolf Carnap e Martin Heidegger sobre a superao da metafsica Os dois caminhos escolhidos so claramente distintos e radicalmente antagnicos. Carnap fez sua crtica metafsica a partir de um projeto analtico-lingstico e Heidegger seguiu a via analtico-exstencial. Os dois projetos trouxeram importantes contribuies filosofia no nosso sculo, mas tambm, sofreram duras crticas, por isso, ainda faz sentido perguntar: possvel superar a metafsica? Palavras-chave: Metafsica, Superar, Carnap, Heidegger. Abstract: Is possible to overcome the metaphysic? My aim throughout this article is making a confrontation between two projects in order to overcome the metaphysic: Rudolf Carnap and Martin Heidegger. These projects are clearly different and completely opposing. Carnap made his critic to the metaphysic by the linguistic-analytical model and Heidegger picked out existential-analytical form. Both ways of thinking brought very important contributions to the philosophy in our century, but also, they received very hardy critics, from this cause, we still can do the question: Is possible to overcome the metaphysic? Key-words: Metaphysic, To overcome, Carnap, Heidegger.

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

477

1. Introduo

modernidade nasce na crise de fundamentao da cultura oci dental. Os tempos modernos so inaugurados pela definio de um novo padro de racionalidade, marcado pela formalizao matemtica e pela reduo da realidade e da natureza a seus elementos mensurveis. o perodo da busca das leis que definem a ordem das coisas segundo o nmero e a medida. o perodo da astronomia de Coprnico e da fsica de Galileu. o tempo da autonomizao da razo cientfica frente metafsica filosfica e teolgica. O sculo XVII, sculo de Descartes, converte o homem em senhor e possuidor da natureza, atravs de uma razo infinita e, por isso, capaz de perscrutar a infinitude do universo. A partir da modernidade cartesiana o homem deposita na cincia (positiva) toda confiana na soluo de seus os problemas. O saber cientfico se instaura como o saber definitivo1. Seguem-se as crticas s bases da cultura ocidental por diferentes vozes. A metafsica ressente-se de uma grave doena e cada diagnstico parece confirmar seu estado decadente. Kant criticou os tradicionais conceitos com os quais a tradio l a natureza (ordem csmica) e a sociedade (ordem moral) e, dessa forma, restringiu a validade do logos metafsico ao mundo fenomenal e submeteu o agir humano a uma legislao rigorosamente autnoma2 . O que est em jogo a construo da subjetividade e a desconstruo do objetivismo da cultura greco-ocidental. Zelico Loparic, em seu artigo O fim da metafsica em Carnap e Heidegger, refere-se crtica kantiana aos fundamentos da cultura ocidental, assim como s crticas ps-kantianas de Nietzsche e Marx que tentam salvar a positividade, atravs de idias que pressupem um princpio infinito e incondicional da realidade, contra a negatividade que afirma a finitude do princpio. No caso de Nietzsche a salvao do positivo seria via vontade de potncia e no mais via realidade externa ou logos csmico dos gregos; e para Marx, no mais seria atravs da lei moral, mas atravs da solidariedade universal 3 . Loparic apresenta duas propostas de superao da metafsica que nos foram dadas no sculo XX; duas propostas que seguiram caminhos
Cf. I VAN D OMINGUES, O grau zero do conhecimento: o problema da fundamentao das cincias humanas, So Paulo: Loyola, 1991, 32. 2 Cf. ZELIKO LOPARIC, O fim da metafsica em Carnap e Heidegger, in LUS A. DE BONI (org.), Finitude e transcendncia, Petrpolis: Vozes; Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995, 782. 3 Cf. Ibidem, 783.
1

478

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

claramente distintos e radicalmente antagnicos, uma formulada por Rudolf Carnap4 e a outra por Martin Heidegger. Os dois filsofos inspiraram-se nas idias nascidas de Dilthey e Herrman Nohl5 . So duas propostas que se fazem sobre duas diferentes definies de metafsica e ambas levantam pretenso de verdade e universalidade. Por isso, pela definio de metafsica de Carnap, Heidegger um metafsico; da mesma forma, pela definio de Heidegger, Carnap encontra-se plenamente na tradio da metafsica desde os gregos antigos. Quais so, ento, as duas definies propostas? Para Carnap situado no Positivismo Lgico do Crculo de Viena6 o modelo de superao da metafsica analtico-lingstico; nesse modelo, metafsica a teoria cujos conceitos no so compatveis com o sistema de regras de constituio baseadas em operaes lgico-matemticas, transcendendo o nvel do empiricamente experiencivel. Para Heidegger, que situa seu projeto analtico-existencial no modelo da des-construo, metafsica o esquecimento do sentido do Ser do ente, medida que este pensado enquanto presentidade, como dado autoevidente; nesse sentido, o erro da metafsica para Heidegger foi nunca ter tematizado o Ser e, por isso, o Ser presentificado da metafsica uma ausncia originria 7 . No projeto heideggeriano, superar a metafsica perguntar pelo ausente, pelo Nada; o perguntar alm do ente para recuper-lo, enquanto tal e em sua totalidade, para a compreenso8 .

4 Rudolf Carnap (1891-1970) foi um dos principais representantes da Filosofia Analtica de nosso sculo. Sua formao foi profundamente marcada pelos pensamentos de Russell e Frege, de quem foi aluno, tendo estudado matemtica, lgica, fsica e filosofia na Universidade de Jena. Carnap recebeu o ttulo de doutor em Jena em 1921, foi atuante membro do Crculo de Viena, mudou-se para Praga em 1931 e, por presso do nazismo, mudou-se para os Estados Unidos em 1935, onde permaneceria at sua morte. 5 Herrman Nohl, inserido na tradio historicista, foi o substituto de Dilthey na ctedra universitria e embalava a idia de superao da metafsica. Carnap foi aluno de H. Nohl, apesar de seu pensamento estar muito distante dessa tradio. Paradoxalmente, Heidegger, que no foi aluno de Nohl, foi quem deu um encaminhamento ao projeto de superao da metafsica mais prximo da escola historicista. Herrman Nohl foi, ento, um inspirador para os dois filsofos nos seus intentos de superar a metafsica. 6 O conhecido Crculo de Viena foi constitudo, a partir de 1922, por um grupo de filsofos e cientistas, sob a liderana de Moritz Schlick, preocupados com a filosofia da cincia e unidos a partir de uma atitude francamente empirista. A leitura do Tractatus Logico-Philosophicus de Wittgenstein foi decisiva para o grupo, que teve entre os seus membros Hans Hahn, Otto Neurath Philipp Frank, Friedrich Waismann, Kurt Gdel, Victor Kraft, Erns Mach, Rudolf Carnap. A partir de 1931 o ncleo comeou a desintegrar-se. 7 Ausncia originria significa que o objeto (dado) me remete a algo que jamais me ser dado. 8 Cf. MARTIN HEIDEGGER, Que metafsica? in ID., Conferncias e escritos filosficos. So Paulo: Abril Cultural, 1983, 43.

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

479

Quero, neste trabalho, contrapor as teses de Carnap e Heidegger; pensadores que se colocam diante da pergunta fundamental nascida dos problemas do conhecimento e da existncia humana. O primeiro, oferece uma resposta cientfica, afirmando a infinitude da razo (operativo-instrumental), atravs do pensamento tcnico-cientfico; o segundo, oferece uma nova pergunta e, com ela, um caminho sempre aberto, sem respostas definitivas, tendo como seu ponto de partida a afirmao fundamental da finitude do homem. No entanto, confrontar esses duas teses implica, ainda, numa terceira via, de onde se pode perguntar: possvel superar a metafsica? curioso notar que, no artigo citado, Loparic introduz o pensamento do poeta portugus Fernando Pessoa que, de certo modo, refora a tese heideggeriana que aponta os limites da razo cientfica (instrumental) moderna e denuncia os perigos trazidos por sua hegemonia. Vale ressaltar que Heidegger se refere Poesia como a linguagem por excelncia, aquela que faz ecoar a voz do Ser e que diz a verdade em pleno sentido. O Ser o todo do poema, o poema feito todo. na linguagem potica, acima de tudo, que o mundo emerge como instncia das relaes em que o homem, desde sempre, est inserido9 . A poesia socorre a linguagem ordinria naquilo que ela no capaz de dizer. O poema, indizvel atravs de sentenas da linguagem comum, trazido fala pelo poeta: a voz do Ser. O poeta e Heidegger fazem ecoar a crtica aos fundamentos da cultura ocidental: a metafsica grega e a moral judaica. Loparic mostra que, segundo Fernando Pessoa, apesar dessas duas tradies serem incompatveis entre si, a metafsica grega se manteve unida moral judaica atravs do Cristianismo, em funo de um alvo comum, recusado pelas duas posies: a tradio gnosiolgica, que denunciava tanto a escravido do homem pelo real externo (o positivismo grego) quanto a sujeio aviltante lei moral (o positivismo judaico). Por outro lado, Heidegger faz sua crtica metafsica exatamente se opondo a esse positivismo pressuposto e nunca antes questionado. A metafsica fundou-se no esquecimento 10 , pois ergueu-se sobre um cho dogmtico a presentidade , um cho abismal, completamente carente de fundamentao.
9 Cf. MANFREDO A RAJO DE O LIVEIRA, Reviravolta lingstico-pragmtica na filosofia contempornea, So Paulo: Loyola, 1997, 218-219. 10 O que o esquecido? o Ser que fundou o pensamento grego e a moral judaica, pilares da cultura ocidental. Esse princpio fundacionista (infinito) nunca foi questionado. Parece que nunca ningum quis saber que Ser este que garante a existncia dos entes; que Ser este de onde todas as coisas podem ser deduzidas. Em Tempo e Ser, Heidegger afirma que todo princpio finito, exatamente porque enquanto princpio no pode ser demonstrado, positivado. Assim, a finitude a prpria negatividade, e a negatividade aquilo que de mais fundamental foi esquecido pela tradio metafsica.

480

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

2. Carnap e seu projeto de superao da metafsica

2.1. O lugar da metafsica Carnap est inserido na corrente de pensamento do empirismo lgico do Crculo de Viena. Sua posio se inscreve na postura neopositivista, tornada possvel com o desenvolvimento da lgica moderna, principalmente a partir de Frege, Russell e Wittgenstein. Carnap, portanto, herda do pensamento moderno a crtica metafsica e o desmonte do objetivismo grego. Ele neto da razo subjetiva-solipsista-cartesiana e filho do positivismo lgico da filosofia (intersubjetiva) da linguagem. Pela sua filiao, Carnap marcado pela certeza da razo. necessrio esclarecer, contudo, que no contexto do positivismo lgico a razo onipotente aquela que opera a partir do conjunto de regras lgico-formais da linguagem, aquela que circunscreve-se no modelo de racionalidade que hoje denominamos instrumental. Vale notar aqui que Carnap sempre foi um crtico de sua produo intelectual, portanto, seus vrios escritos so marcados por mudanas de posio, conforme o amadurecimento que tem dos problemas tratados11 , por isso que, neste artigo, trabalharei basicamente com dois de seus textos, voltados para a crtica da filosofia enquanto metafsica: Superao da Metafsica pela Anlise Lgica da Linguagem e PseudoProblemas em Filosofia. De acordo com o esprito de seu tempo, Carnap estava preocupado com o estatuto cientfico da filosofia e, nesse sentido, seus trabalhos esto voltados para o esclarecimento da linguagem filosfica e, principalmente, para o seu controle intersubjetivo. O critrio basilar que vai, ento, definir a relevncia lgico-cientfica do saber a possibilidade de referncia experincia emprica. E nessa direo que Carnap leva a sua crtica metafsica tradicional e prope uma nova tarefa para a filosofia: revelar as transgresses lgicas da linguagem cientfica e esclarecer e justificar (epistemologicamente) conceitos, portanto, uma tarefa metalingstica, desprovida da pretenso de conhecimento sobre os fatos do mundo. Clareza na definio de conceitos e controle intersubjetivo de proposies so exigncias crticas aos saberes que no se querem dogmticos, nem viciados. Ora, se o esprito do sculo XX torna a metafsica a pior doena do pensamento ocidental, ento, a principal demanda passa a ser a desco11 Cf. M. A. rnea, 72.

DE

O LIVEIRA , Reviravolta Lingstico-Pragmtica na filosofia contempo-

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

481

berta de um antdoto contra o abismo injustificado em que essa tradio nos lanou. Em unssono, muitas vozes se elevam para anunciar a descoberta do antdoto: a cincia moderna; Carnap faz parte desse coro e, nele, muitas vezes, assume a posio de solista. E, nesse lugar, ele constri sua crtica de superao da metafsica. Podemos dizer que contra o Ser abismal princpio injustificado da realidade a proposta carnapiana um passo adiante, superante mas, ao mesmo tempo, ignorante; ele ignora a rvore genealgica da cincia moderna e a transforma em uma ilha esquecendo do mar que a envolve. Carnap funda seu argumento na cincia positiva e ignora o resto12 . Eis a o problema: o resto esquecido pode ser o mais importante; como aquela pedra que os construtores rejeitaram e que se tornou a pedra principal. Ao ignorar o Ser, considerando-o carente de sentido, Carnap recai no abismo da presentidade que ele necessariamente tem que pressupor para tornar possvel pr algo no territrio da verdade ou da falsidade no sistema constitucional13 do positivismo lgico. Carnap vai definir o seu conceito de realidade como constitucional: aquilo que, sendo real, pode ser constitudo (construdo) racionalmente, explicitado, trazido totalmente claridade pela razo cientfica14 . Aqui cabe a pergunta: qual a questo de Carnap que o levou a construir esse projeto analtico-lingstico? Uma resposta a partir do esprito do seu tempo a de que Carnap temia o perigo de se cair no irracionalismo, devido o afrouxamento e, provvel desaparecimento, de critrios lgico-lingsticos para analisar a realidade lingisticamente representada. A tese dura do Positivismo Lgico, assumida por Carnap, a de que todos os problemas (bem formulados) so solveis. Ele tambm subscreve a tese de Wittgenstein e Hilbert que afirma a onipotncia da cincia racional ao dizer que no existe nenhuma pergunta cuja resposta seja em princpio irresponsvel para a cincia15 . Est clara a a herana da infinitude grega do logos. Nesse sentido, Carnap vai atribuir significao a uma proposio quando ela afirma ou nega algo cuja condio de verdade pode ser decidida pelo sistema cons12

O que o resto? O resto aquilo que fica oculto na massa de informaes de um discurso. o espao hermenutico da linguagem. O resto simplesmente se insinua como smbolo para ser compreendido antes de qualquer explicao. Cf. E RNILDO S TEIN , Anamnese: a filosofia e o retorno do oprimido, Porto Alegre; EDIPUCRS, 1997, 109-112). 13 Segundo Loparic, o conceito de sistema constitucional serve para evitar o surgimento de perguntas metafsicas. Para Carnap, como as perguntas da metafsica no tm sentido, logo suas respostas so impossveis. Cf. Z. LOPARIC, op. cit., 788. 14 Razo cientfica para o positivismo lgico significa razo logicamente disciplinada, razo constitutiva e constituda, razo instrumental. 15 Cf. LOPARIC, op. cit.

482

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

titucional da cincia positiva. Para este sistema a conscincia tem acesso a tudo que se configura como real16 , portanto, o que inacessvel conscincia resulta sem sentido; por isso, um problema s no solvel, ou, uma pergunta s no respondvel se sua forma (frmula) lingstica no tiver sentido. A realidade carnapiana definida a priori, a partir de um conjunto de leis do sistema constitucional, como uma construo do sujeito onipotente17 . Portanto, um objeto real quando mantm nexos lgicos-sistemticos, previamente constitudos, tudo o mais crendice e fantasia. Por isso, a realidade independente um estado de coisas no dvel, de onde se segue que uma proposio p qualquer sobre este estado de coisas sem sentido18 . Utilizando-se das ferramentas lingstico-analticas Carnap pretendeu ter encontrado um instrumental capaz de demonstrar, com necessria preciso, a validade das palavras e proposies, isto , seu instrumental seria capaz de identificar palavras e / ou proposies vazias de significao ou significativas. Nesse sentido, palavras significativas so aquelas que designam um conceito que, por sua vez, tem referncia na experincia emprica e proposies significativas so aquelas que se baseiam em proposies elementares lastradas na empiria. Portanto, a instncia legitimadora de palavras e proposies so as chamadas proposies protocolares, aquelas proposies mais elementares (primrias) que Carnap defende como sendo as que tm referncia direta ao dado emprico. Assim, se quero saber do significado da palavra pedra, ento, devo remeter esta palavra a uma proposio protocolar do tipo X uma pedra e aquilo que na realidade ocupar o lugar de X designado como pedra. Alm disso, a proposio protocolar X uma pedra 1) tem que poder ser verificada (empiricamente); 2) a verificao a sua condio de verdade ou falsidade; 3) qualquer outra proposio, para ser significativa, deve estar baseada na proposio protocolar e 4) a partir das condies anteriores deve ser estabelecido o significado intersubjetivo da proposio primria.

16 De acordo com Loparic, Carnap e o positivismo lgico, consideram real aquilo que dado sensvel ou aquilo que calculvel e, portanto, dvel, a partir de outros dados. O sentido de realidade idntico ao de dadibilidade na experincia sensvel. Em outras palavras, s real aquilo que ou um dado ou a incgnita de um problema solvel (LOPARIC, op. cit., 787). 17 O adjetivo onipotente, atribudo aqui concepo de sujeito subscrita pelo positivismo lgico, metafrico, medida que no remete a nenhum sujeito singular, nem aponta para qualquer universal, porm tem a fora para dizer que esse sujeito onipotente aquele que, operando a partir do territrio de uma razo instrumental, pensa-se capaz de manipular o mundo, reduzindo a existncia humana ao espao lgico-operativo da razo. 18 Cf. L OPARIC, op. cit.,788.

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

483

Carnap defende, ento, que o significado de uma proposio est implicitamente contido no critrio19 e o que resta fazer explicit-lo. Portanto, se quero descobrir o significado de uma palavra devo descer ao seu critrio de aplicao, devo verificar como essa palavra utilizada e se o seu uso est assentado concretamente na existncia emprica ou apenas uma representao acompanhante20 do objeto emprico representado, mas que o transcende. Isso implica dizer que no basta a correo sinttica de uma proposio, mas necessrio que, alm disso, ela seja verificvel (empiricamente) na sua pretenso de verdade. Se a proposio no pode ser verificada, ento, ela apenas uma pseudoproposio. Carnap no defende uma gnese naturalista para as palavras, mas sim que o convencionado deve, necessariamente, ter uma referncia emprica que torne possvel seu uso pblico, e a partir da aceitao dessa primeira referncia a significatividade est definitivamente estabelecida. O critrio usado por Carnap exige 1) que as declaraes sejam feitas atravs de proposies (sintaticamente corretas), 2) que as proposies simples sejam formadas com palavras significativas e 3) que as proposies simples e complexas, apesar de formadas com correo sinttica e com palavras semanticamente vlidas, expressem relaes objetivas21 existentes ou inexistentes. Carnap d alguns exemplos de palavras metafsicas carentes de significado, de acordo com sua criteriologia: princpio, Deus, a Idia, O Absoluto, o Infinito,, a Essncia, o Ser-que-est-Sendo, o no-Ser, a Coisa-em-Si, o Esprito Absoluto, o Esprito Objetivo, o Ser-em-Si, a Articulao, o Ego a base primordial, o Incondicionado, o Independente, o Autnomo, etc. Para ele, essas palavras esto despregadas da experincia, fonte primria e imprescindvel de significao. E, para mostrar a inconsistncia lgica das proposies metafsicas, Carnap toma como exemplo algumas frases de Heidegger, do texto Que Metafsica?, tais como: S deve ser investigado o-que-estSendo e mais nada, o-que-est-Sendo e fora disso nada, Existe o Nada s porque existe o No, isto , a Negao? Ou Sucede o inverso?
19

Isso significa dizer que o significado de uma proposio se define mediante seu critrio de aplicao (em outras palavras: mediante suas relaes de derivao de sua proposio elementar, mediante suas condies de verdade e mediante o mtodo de sua verificao), a estipulao deste critrio elimina qualquer possvel libertinagem a respeito daquilo que gostaramos que significasse uma palavra. Cf. RUDOLF CARNAP, La ciencia e la metafsica ante el anlisis lgico del leguaje, Madrid: Ediciones de la Casa de los Estudiantes, p. 6. 20 Para Carnap, representao acompanhante uma representao psicolgica, em um enunciado, que acompanha uma representao mental de um dado objeto emprico, apesar do enunciado no mencionar esse fato. 21 Para Carnap relaes objetivas so aquelas relaes (expressas atravs de proposies) compatveis com a analiticidade lgico-lingstica. Essas relaes podem ser existentes, nesse caso as proposies so verdadeiras, ou inexistentes, quando as proposies so falsas.

484

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

Existe a Negao e o No s porque existe o Nada?, A angstia revela o Nada. Sua inteno mostrar que a possibilidade de formar pseudoproposies se baseia em deficincias lgicas da linguagem, e isso vale para qualquer proposio metafsica. No caso, Oque-est-sendo e Nada so, respectivamente, expresso e palavra carentes de sentido, por isso, delas no se pode afirmar ou negar; dessa forma, proposies por elas constitudas so contra-sensos. Carnap sentencia para toda a metafsica, partindo dos exemplos de Heidegger, que se no se pode especificar o significado das palavras ou se a seqncia destas no concorda com as regras da sintaxe, ento, nem sequer estaremos colocando um problema. Disso deriva-se que a metafsica, para Carnap, est muito aqum dos contos de fadas porque as proposies dos contos de fadas no entram em conflito com a lgica, mas sim somente com a experincia22 , e a metafsica inferior at a uma superstio, j que o supersticioso acredita em frases formadas por palavras com sentido e no por palavras carentes de sentido; resulta da que a metafsica uma mera quimera. Contra toda a metafsica Carnap afirma:
Estabelecemos anteriormente que o sentido de uma proposio repousa no mtodo de sua verificao. Uma proposio afirma somente tudo que com respeito a ela resulta verificvel. Por isso, uma proposio, quando diz algo, s pode enunciar um fato emprico. Algo que estivesse alm do experimentvel, no poderia ser dito, nem pensado, nem colocado 23 .

A partir do ponto citado, Carnap mostra que as proposies comsentido se dividem em 1) analticas e 2) empricas. A incluso das proposies analticas entre as proposies com-sentido se deve ao fato delas serem tautolgicas e, como tais, no pretendem dizer nada sobre a realidade, nem expressam nada de novo, isto , no produzem conhecimento, servindo apenas para a transformao dos enunciados empricos24 . Fica claro, por esta diviso, que o ponto central da crtica de Carnap est voltado para a pretenso da metafsica de ser um saber capaz de produzir conhecimento; com essa pretenso a metafsica no poderia prescindir da referncia experincia emprica critrio fundamental. Portanto, como a metafsica no se constitui
Cf. R. CARNAP , La ciencia e la metafisica ante el analisis logico del leguaje, 21. Cf. Ibidem, 28. 24 Com a incluso das proposies analticas entre as significativas, Carnap se diferencia do I Wittgenstein, para quem somente as proposies que fornecem alguma informao acerca do estado atual do mundo, na medida em que afirme a ocorrncia de certos fatos atmicos e exclua a ocorrncia de outros podem ser consideradas com-sentido. Apesar disto, para Carnap essas proposies analticas s tm sentido enquanto servem transformao dos enunciados empricos. Cf. Schlick, Carnap, Coleo Os Pensadores, p. X.
23 22

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

485

nem em funo de proposies analticas, nem de proposies empricas, ento, sem-sentido. O mtodo carnapiano pretende ser universal, vlido para qualquer conhecimento. Por isso, seus ditames se estendem a toda filosofia de normas ou de valor, tais como a tica e a Esttica e, tambm, a concepes metafsicas ditas epistemolgicas, tais como o realismo medida que este extrapola o empirismo na sua formulao sobre a regularidade dos fenmenos , o idealismo subjetivo, o solipsismo, o fenomenalismo, e at o positivismo (no sentido antigo), quando este no se fundava na lgica. O que isso quer dizer? A resposta simples: se os saberes que pretendem ser produtores de conhecimento no repousarem na empiria para justificar seus postulados, ento eles so impossveis. E por outro lado, se repousassem na experincia ftica (emprica), essas filosofias no seriam valorativas ou normativas, mas fticas; seus juzos seriam juzos de fato e no juzos de valor. Como o neopositivismo no aceita a transformao de juzos de fato em juzos de valor, nasce da a impossibilidade de se construir proposies que expressem juzo de valor25 . Como que recuperando a metafsica da lata do lixo, Carnap lhe atribui um papel simblico contemplativo: a metafsica como expresso de uma atitude emotiva ante a vida. Isso implica dizer que ela no serve para a descrio de relaes objetivas. E mesmo quando pretende responder questes existenciais do homem, a metafsica no tem competncia para substituir a arte nessa tarefa; a arte o modo adequado de expresso do nosso sentimento de vida; nem a cincia, nem a metafsica podem ocupar esse lugar. No entanto, parece que para Carnap a arte nem se faz linguagem, nem levanta pretenses de verdade ou falsidade escapando, assim, da analiticidade lgico-lingstica , no cabe aqui, portanto, a pergunta pela verdade da arte. Isso explica a sua preferncia pela msica como a arte por excelncia.
{...}No apenas o leitor, mas tambm o metafsico mesmo sofre a iluso de que por meio das proposies metafsicas, declara-se algo, descreve-se uma situao objetiva. O metafsico cr mover-se no terreno do verdadeiro e do falso, quando na realidade no tem afirmado nada, mas apenas tem expressado algo como um artista 26.

Fica claro que, se aceitas as premissas de Carnap: sintaxe lgica27 , temos tambm que aceitar a sua concluso: as proposies da metafsica so pseudoproposies; isso significa dizer que numa linguagem construda de um modo lgico correto a metafsica no podeCf. CARNAP, op. cit., 29-30. Cf. CARNAP, op. cit., 34. 27 Para Carnap, a sintaxe lgica uma metalinguagem utilizada para identificar a correo lgica e gramatical da linguagem cientfica.
26 25

486

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

ria expressar-se. Por isso, o que se pede a Carnap a justificao de seu ponto de partida; e ele o faz, justifica-o na experincia emprica; ento, temos que perguntar-lhe mais uma vez: como a empiria trazida fala? Diante dessa questo ele parece silenciar. Ora, como o objeto , necessariamente, trazido fala por um sujeito determinado, ento a pretendida imediatez (emprica) da proposio protocolar que era a ltima instncia de justificao perde a sua fora, por isso, podemos dizer que a ltima instncia de Carnap carece de sentido, pois ainda precisa ser justificada. A proposio protocolar ncora das proposies com sentido no idntica ao objeto por ela designado e isso significa que ela no a ltima instncia de sentido, isto , a proposio protocolar no elimina a tenso entre transcendentalidade e empiricidade, mas, ao contrrio, afirma-a, remetendo o significado para um mundo mais amplo de sentido. Em outras palavras, a compreenso do significado de uma proposio protocolar depende da compreenso da linguagem enquanto totalidade. A postulada imediatez do dado positivo no existe: ela sempre mediata. Toda constatao de uma realidade em proposies protocolares, todo enunciado a ser verificado ou declarado falso j pressupe sempre o sujeito cognoscente, que d ao enunciado, a partir de seu mundo, um determinado sentido28 . Alm disso, Carnap parece acreditar numa sinonmia perfeita entre palavras e coisas e entre diferentes intrpretes de uma mesma lngua e de lnguas diferentes. Ora, uma sinonmia perfeita intralingstica e interlingstica no passa de falcia se usarmos os mesmos critrios de Carnap , pois, no h uma proposio protocolar capaz de ancorar essa crena, no h fundamentao emprica para ela; por isso, uma gramtica fixa que contenha o significado definitivo das palavras s pode existir enquanto arbitrariedade.

2.2. O lugar da filosofia O ponto fundamental da crtica de Carnap filosofia metafsica tradicional , portanto, a pretenso desta de operar com enunciados significativos, o que implica dizer que a filosofia reivindica para si o status de conhecimento terico, como queria Hegel ao pretender transformla em Cincia rigorosa e no apenas em caminho para a sabedoria, como ensinava Plato. Ora, Carnap exige de todo saber que se queira proposicional, isto , que levante pretenses de verdade e seja produtor de conhecimento terico, que se justifique: apresente as bases sobre as quais se ergue. Para ele, um enunciado significativo deve ser falso ou verdadeiro, por isso, carece de um critrio de testabilidade e este
28

Cf. CORETH, Questes fundamentais de hermenutica, So Paulo; EDUSP, 1973, 36.

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

487

critrio a existncia de contedo factual, empiricamente controlvel a partir das regras do sistema constitucional.
O significado de um enunciado reside no fato de que ele expressa estados de coisas (concebvel, no necessariamente existente). Se um enunciado (ostensivo) no expressa um estado de coisas (concebvel), ento no tem nenhum significado; s aparentemente um enunciado. Se o enunciado expressa um estado de coisas, ento significativo para todos os eventos; verdadeiro se este estado de coisas existe , falso se ele no existe. Podemos saber se um enunciado significativo mesmo antes de saber se ele verdadeiro ou falso 29.

A metafsica deve ser superada, segundo Carnap, por no obedecer s regras do sistema constitucional, que tambm um sistema derivacional, isto , uma genealogia dos conceitos. A partir desse sistema so inferidas cinco teses fundamentais30 : 1 Somente os enunciados que possuem contedo factual so teoricamente significativos; enunciados (ostensivos) que no podem em princpio, estar fundamentados pela experincia so carentes de significado. 2 As cincias empricas usam somente o contedo emprico da realidade. 3 A filosofia usa um conceito no-emprico (metafsico) da realidade. 4 No se podem nem afirmar nem refutar as teses do realismo e do idealismo de uma cincia; elas no possuem nenhum significado cientfico. 5 As pseudoteses do realismo e do idealismo expressam no o contedo terico de enunciado cientificamente permitido, mas somente a representao do objeto acompanhante31; concebe-se que expressem uma certa orientao prtica com relao vida. No final das contas, Carnap se pergunta pelo que resta da filosofia aps o desmonte da metafsica, e ele mesmo responde: O que fica no so proposies, no uma teoria nem um sistema, mas sim
Cf. CARNAP, Pseudoproblemas na filosofia, So Paulo: Abril Cultural, 1988, 156157, (Coleo Os Pensadores). 30 Cf. Ibidem, 168. 31 Para Carnap representaes acompanhantes de objetos so aquelas que transcendem verdade ou falsidade de um enunciado, portanto so aquelas que se distinguem das representaes fatuais por no poderem ser controladas teoricamente, apesar de poderem ter relevncia prtica. Carnap fornece o seguinte exemplo: quando um ndio chama seu filho de Bfalo Negro, quer indicar com este nome a representao acompanhante da inspirao respeitosa ou da evocao respeitosa daquele animal. Cf. CARNAP. op. cit., 159-161.
29

488

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

exclusivamente um mtodo32. A essa filosofia reduzida, Carnap denomina filosofia cientfica, que tem como funo fazer a anlise lgica da linguagem cientfica e investigar os fundamentos do conhecimento; essa nova filosofia est em oposio inconcilivel com a metafsica. Em vez de pretender expressar conhecimento novo, a ela fica reservada a tarefa de mostrar as transgresses lgicas33, sintticas e semnticas da linguagem cientfica e de esclarecer seus conceitos. Para Carnap, portanto, a filosofia dever tornar-se uma metalinguagem que cuida da linguagem cientfica. A relevncia terica da filosofia reside em seus carter metalingstico, e sua irrelevncia terica proporcional sua pretenso em competir com a cincia no conhecimento do mundo34 . Por isso, filosofia no compete conhecer o mundo, mas sim os fundamentos do conhecimento do mundo; a filosofia , ento, a pesquisa dos fundamentos da cincia35 . Mas o que significa reduzir a filosofia a uma metalinguagem-mtodo e torn-la cientfica? Isto quer dizer que sua tarefa fazer a anlise epistemolgica dos enunciados cientficos. Esclarecido isto, resta-nos ento saber o que Carnap entende por Epistemologia e como, para ele, se desenvolve uma anlise epistemolgica: tarefa da filosofia entendida como Teoria do Conhecimento. Para Carnap, epistemologia o sistema que trata da justificao do conhecimento cientfico. Portanto, o objetivo da epistemologia a formulao de um mtodo para a justificao das cognies (Erkenntnisse). A epistemologia deve especificar como se pode justificar uma parte ostensiva do conhecimento, isto , como se pode mostrar que essa parte um conhecimento autntico36 . Devemos, ento, perguntar como se d essa justificao. E Carnap nos responder que tal justificao no absoluta mas relativa; isso significa dizer que uma proposio mais complexa se justifica quando a ela se relaciona

32 Carnap reduz a filosofia a mtodo. Somente enquanto mtodo ela encontra seu lugar. Neste caso, a filosofia no um saber que produz conhecimento positivo, como so as cincias e como pretende ser a metafsica, mas tem uma importncia fundamental, enquanto mtodo. O mtodo filosfico tem dois nveis de uso: o nvel negativo, que serve para eliminar as palavras sem significao e as proposies carentes de sentido; e o nvel positivo, que serve para o esclarecimento de conceitos. A grande tarefa da filosofia , pois, a fundamentao lgica da cincia ftica e da matemtica. Cf. C ARNAP , La ciencia e la metafisica ante el analisis logico del leguaje, 30. 33 Para Carnap a metalinguagem filosfica tem uma tarefa epistemolgica aliada a uma tarefa lgica: mostrar as transgresses (lgicas) da linguagem cientfica. Isso quer significar que no cabe (cincia) lgica mesma cuidar da linguagem cientfica, mas, instrumentalizada pela lgica, compete filosofia essa tarefa, enquanto teoria do conhecimento. 34 Cf. L. BARANA, P. MARICONDA, Schlick e Carnap. Vida e obra, Coleo Os Pensadores, p. XVI. 35 Cf. M. A. DE O LIVEIRA, Reviravolta lingstico pragmtica na filosofia contempornea, 88. 36 Cf. C ARNAP, Pseudoproblemas na filosofia, 143.

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

489

uma outra mais simples que se supe vlida. Logo, empreende-se uma anlise dos objetos onde se reduzem os objetos superiores aos inferiores. Chamam-se objetos(epistemologicamente) fundamentais aqueles objetos que no podem ser mais reduzidos37 vide acima a definio de proposio protocolar. A anlise epistemolgica pretende abarcar a generalidade dos conceitos cientficos pretende ser um sistema constitucional -; assim, todos os conceitos devem poder ser reduzidos a poucos conceitos fundamentais (irredutveis). Mas Carnap quer deixar claro que no se trata de uma anlise do real, da prpria experincia, mas uma anlise do contedo terico da experincia. Fazer essa distino significa dizer que a anlise epistemolgica no produz conhecimento novo: A anlise no uma diviso real: a experincia permanece o que : a anlise ocorre no curso de uma considerao subseqente da experincia passada e, portanto, no mais altervel; logo ela somente uma anlise conceitual abstrativa38 . Outra conseqncia que se pode tirar da anlise epistemolgica que ela se configura como mtodo de reconstruo racional. O racionalmente reconstrudo o processo de conhecimento de um fato do mundo que representamos cognitivamente. Ora, se queremos uma justificao (epistemolgica) do que conhecemos, devemos, ento, proceder a reconstruo racional para verificar se aquilo que representamos mentalmente est baseado, em ltima instncia, numa experincia irredutvel que seja intersubjetivamente comunicvel; assim, s podemos falar de conhecimento baseando-nos em experincias anteriores; a ltima experincia lastradora das representaes psicolgicas so as baseadas em objetos fsicos, mas o ltimo lugar de justificao denominado por Carnap objeto autopsicolgico, instncia que justifica os objetos fsicos, que podemos chamar percepo. Para mostrar como se d isso, Carnap apresenta um sistema epistemolgico estratificado com os quatro tipos de objetos39 do conhecimento cientfico, organizados a partir do nvel a que pertencem e validados no nvel anterior:
4. Objetos culturais --------------------------------------3. Objetos heteropsicolgicos --------------------------------------2. Objetos fsicos --------------------------------------1 Objetos autopsicolgicos
37

Cf. Ibidem, 143. Cf. Ibidem, 145. 39 Para Carnap, podemos chamar de objetos: entidades, eventos, estados, propriedades, etc. Cf. CARNAP, op. cit., 155.
38

490

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

De acordo com a tabela acima, os objetos se organizam em seus respectivos nveis conforme sua redutibilidade epistemolgica; por exemplo, so objetos culturais aqueles que podem ser reduzidos a objetos heteropsicolgicos, e isto no significa dizer que os objetos de nvel superior so transformados em objetos de nvel inferior, mas que aqueles recebem sua justificao epistemolgica nestes. Da mesma forma, pode-se dizer, de acordo com o sistema, que o universo conceitual dos objetos de nvel superior mais amplo do que os de objetos de nvel inferior e que o universo conceitual bsico aquele dos objetos autopsicolgicos. Assim, todo conceito epistemologicamente secundrio relativamente ao conceito que est abaixo dele. Alm disso, pode-se definir todo conceito, isto , pode-se dar uma descrio definida dele, fazendo referncia somente aos conceitos que esto abaixo dele. Logo, o sistema tambm um sistema derivacional 40. Podemos observar agora quais a principais fraquezas dessa postura Carnap, apesar de j termos indicado acima a importante contribuio dada por ele quanto necessidade de esclarecimento dos conceitos filosficos. O primeiro ponto se refere ao status lgico da ltima instncia de testabilidade: a percepo sensvel (objetos autopsicolgicos), esta ltima instncia tambm metafsica, porque no pode ser justificada; j que o sistema derivacional, fica em aberto a pergunta: de onde podemos derivar os objetos autopsicolgicos? Outro ponto a ser considerado diz respeito crtica de Popper de que no existe uma observao livre de teoria ou, como diria a hermenutica, sem a mediao de uma pr-compreenso41 . E uma ltima fraqueza desse sistema constitucional que o positivismo lgico simplesmente no considera o sujeito do conhecimento: ele sempre pressuposto, onde se observa, mas nunca tematizado, e sua funo se reduz a registrar o que o caso ou o que no o caso42 .

3. Heidegger e seu projeto de superao da metafsica ou da metafsica inautntica autntica metafsica


Heidegger sustenta seu projeto de superao da metafsica tradicional na sua concepo de Filosofia, que bebe na tradio sua singularidade.

40 41 42

Cf. Ibidem, 156. Cf. M DE OLIVEIRA, op. cit., 91. Cf. Ibidem, 91.

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

491

Mergulhando na cultura filosfica grega, ele encontra a arkh43 , o phtos44 e o tlos45 da filosofia e descobre ali aquilo que, para ele, o esquecimento fundamental da metafsica: o Ser46 - origem, gestao e destino do ente. Atravs da anlise da palavra espanto, Heidegger mostra como o Ser foi esquecido na tradio. O espanto , ao mesmo tempo, a arkh, o phtos e o tlos da filosofia. Somente numa contnua atitude de espanto possvel manter a abertura para o mais; por isso, s atravs do espanto se pode garantir a permanncia da pergunta e a continuidade da filosofia. Com essa palavra, Heidegger define filosofia e filsofo como atitudes constitudas de inquietao e possibilidades: o espanto carrega a filosofia e impera em seu interior, ele aquilo que os primeiros filsofos entenderam como dimenso do homem; , pois, uma dis-posio47 permanente, uma tonalidade afetiva que nos harmoniza e nos convoca por um apelo48 . Esquecer do espanto como atitude originria e teleolgica abandonar a condio transcendental49 do filosofar e reduzir a filosofia a meras respostas, tantas vezes enclausuradas em mundos autnomos delirantes: foi exatamente isto o que fez a metafsica. Para Heidegger, indispensvel manter o imbricamento entre arkh, phtos e tlos para garantir o dilogo, e isto significa garantir a filo43 Heidegger explica que a palavra grega arkh designa aquilo de onde algo surge. preciso ter claro, contudo, que esse princpio original no pode ser esquecido em funo daquilo que dele surge, pelo contrrio, sua presena deve sempre imperar. Cf. HEIDEGGER, Que isto a filosofia? 21. 44 Heidegger compreende phtos como dis-posio. Ele explica: traduzimos habitualmente phtos por paixo, turbilho afetivo. Mas phtos remonta a pskhein, sofrer, agentar, suportar, tolerar, deixar-se levar por, deixar-se com-vocar por. ousado, como sempre em tais casos, traduzir phtos por dis-posio, palavra com que procuramos expressar uma tonalidade de humor que nos harmoniza e nos comvoca por um apelo. Cf. HEIDEGGER, op. cit., 23. 45 Tlos aqui significa para onde caminha a filosofia. Considerando que para Heidegger a palavra-chave comum aos trs termos gregos espanto, podemos dizer que, para ele, a arkh e o tlos da filosofia so a mesma coisa e isso inclui o phtos. 46 Para Heidegger, a tradio (a antropologia tradicional, a definio grega e o paradigma teolgico) esqueceu da questo do ser ao atest-la como evidente; essa evidncia implica conceb-lo positivamente, da mesma forma que se concebe os entes simplesmente dados. Cf. HEIDEGGER, Ser e Tempo, Petrpolis: Vozes, 61997, pargrafo 10. 47 Para Heidegger a dis-posio o estado de escuta da voz do apelo do ser: o que como voz do ser se dirige a ns, dis-pe nosso corresponder. Cf. HEIDEGGER, O que isto a filosofia? 20. 48 Cf. Ibidem, 21. 49 Para Heidegger o Dasein o primado ntico e ontolgico da questo do ser; isso significa que ele o lugar transcendental da filosofia, o lugar da compreenso e sua condio de possibilidade, mas o Dasein finito, portanto, carrega consigo a sempre presente pergunta pelo resto, pelo mais, ou seja, por aquilo que, segundo Heidegger permanece encoberto, oculto. Cf. HEIDEGGER, Ser e Tempo, pargrafos 3, 4 e 7-c.

492

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

sofia como atitude filosofante: uma coisa verificar opinies dos filsofos e descrev-las. Outra coisa bem diferente debater com eles aquilo que dizem, e isto quer dizer, do que falam50 ; por isso, a filosofia se faz atravs do dilogo entre os filsofos e s filosofia enquanto permanecer a tenso do dilogo. Quando perguntamos, diz Heidegger, procuramos pr-nos escuta da voz do ser, com isso no obtemos uma resposta positiva e definitiva, mas apenas nos colocamos em e a dis-posio do Ser. No dilogo aberto encontramos respostas na e atravs da linguagem. Na linguagem o filsofo entrev a casa do ser, onde o homem mora nas razes do humano 51 . Heidegger mostra, dessa forma, que enquanto jogados na abertura da linguagem os filsofos no respondem suas questes, mas, na verdade, co-respondem-nas e encontram uma direo. Aqui co-responder um falar, estar a servio da linguagem52 ; responder aos apelos da voz do Ser, aps uma atitude de escuta. E se nos perguntamos: o que metafsica? essa ainda uma questo metafsica ou j penetrou na sua superao? Heidegger, logo no incio do texto Que metafsica?, avisa que no pretende falar sobre metafsica com a questo posta, mas, em vez disso, vai desenvolver uma pergunta metafsica e, a partir dela, analisar se h uma resposta possvel ou se ficar patente sua impossibilidade. Que questo essa? Ele responde: a pergunta pelo Nada. Perguntar pelo Nada assumir o esquecimento fundamental de toda a metafsica tradicional. Desde que o Ser foi entificado, foi tornado presentidade e assumido como aquele lugar seguro que d suporte a todos os saberes sobre os entes, da em diante, ele foi esquecido; nunca mais a metafsica se perguntou pelo Ser enquanto tal, mas o tornou uma constante e inquestionvel presena na tematizao da entidade. Heidegger vai retomar a pergunta esquecida (o que o Ser do ente?), no para obter uma resposta, mas, paradoxalmente, para evitar aquelas respostas onipotentes e definitivas. Aquilo que para a cincia moderna se tornou a pergunta sem sentido a pergunta pelo Nada53 ser para Heidegger a mais significativa de todas as perguntas, pelo fato de assim nos ficar vedado converter, de algum modo o nada em objeto54 , salvando a filosofia do reducionismo daquele pensamento cientfico baseado no clculo matemtico e na exatido da lgica.
Cf. HEIDEGGER, O que isto a filosofia? 19. Cf. Ibidem, 23, nota do tradutor, No 7. 52 Cf. Ibidem, 23. 53 A pergunta pelo Nada evita o equvoco desse perguntar pelo Ser como um algo previamente dado um objeto. Perguntar pelo Nada perguntar pelo Ser, porm, de uma forma que transpe a barreira do mundo visto como o universo fsico dos astrnomos. 54 Cf. HEIDEGGER, Que metafsica? In I DEM, Conferncias e escritos filosficos. 37.
51 50

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

493

Podemos dizer que o projeto analtico-existencial de Heidegger se inscreve no esprito do sculo XX sem, contudo, se despregar da tradio filosfica ocidental. Por isso, ele v o seu tempo com o apurado olhar do filsofo: tempo em que a razo foi reduzida ao cientificismo analtico-lingstico; poca em que o prprio homem se viu reduzido a homem cientfico55 . Heidegger v a filosofia da subjetividade pretender converter os grandes problemas da humanidade em frmulas passveis de manipulao por operadores lgicos, como tambm testemunha a grande iluso do homem moderno: achar que o senhor da histria. Ele denuncia o perigo da razo tcnico-cientfica e desobedece as regras da disciplina do positivismo lgico, arriscando ser chamado de irresponsvel, por perguntar por aquilo que no tem resposta definitiva. Ele rompe, ento, com a idia de um tipo de racionalidade tornada destino inexorvel da humanidade. Na modernidade, o homem cientfico, ou melhor, o homem determinado pela cincia e pela tcnica, aprisionado nas armadilhas da razo instrumental que, a pretexto de libert-lo dos seus problemas de sobrevivncia e do irracionalismo das crenas infundadas, o transforma em mero estoque de dados mecanicamente construveis, isto , em parte do sistema constitucional. Esse mecanismo positivo da razo instrumental de tal forma pode cristalizar-se que o homem corre o risco de no mais poder manifestar-se fora de uma linguagem logicamente disciplinada. Para Heidegger, esses so os dois grandes perigos que surgem quando se trata dos problemas humanos como meros problemas cientficos, inviabilizando outras maneiras de ocupao. Heidegger se esforou em mostrar que a objetivao dos problemas humanos no um caminho de libertao. Trata-se de um problema no gerado pelo mundo, como so os problemas cientficos, mas pela cincia do mundo ela mesma56 . A questo-guia do projeto analtico-existencial de Heidegger para superao da metafsica a pergunta pelo Ser do ente. Heidegger percebeu que essa no foi a pergunta feita pela tradio metafsica porque o ser foi sempre tido como dado, como presentabilidade, como positividade auto-evidente. Essa pergunta torna-se, portanto, o seu ponto de partida. O filsofo convenceu-se de que, at o seu tempo,
Para Heidegger a cincia (o conhecimento) um modo de ser do homem (Dasein) e no o modo de ser. A cincia uma ocupao (Besorgen) dentre outras a palavra ocupao significa os diversos modos de ser-em do Dasein.. Ter o que fazer com alguma coisa, produzir alguma coisa, tratar e cuidar de alguma coisa, aplicar alguma coisa, fazer desaparecer com alguma ou deixar perder-se alguma coisa, empreender, impor, pesquisar, interrogar, considerar, discutir, determinar... Estes modos de ser-em possuem o modo de ser da ocupao. Cf. HEIDEGGER, Ser e Tempo, pargrafo 12, 95. 56 Cf. LOPARIC, op. cit., 793.
55

494

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

toda histria da ontologia no passara de uma teologia e que, com os neokantianos, cara numa teoria do conhecimento57 . Enquanto para Carnap a questo sobre a existncia ou no de coisas independentes da conscincia a discusso fundamental da metafsica; para Heidegger h uma questo anterior, ignorada por Carnap, a de que a metafsica concebe o Ser do ente como presena, como positividade, antes mesmo de perguntar se h entes no acessveis conscincia. nesse ponto crucial que Heidegger inscreve Carnap na tradio metafsica. Carnap tambm ignorou a pergunta pelo Ser do ente e orientou-se pela suposio tradicional implcita em toda a metafsica de que o sentido fundamental do ser do ente o tempo58 , portanto, assumiu a posio passiva da metafsica, inscrevendo-se nos limites espao-temporais, sem se perguntar pelos horizontes desses limites, que determinam a sua determinidade a partir de um lugar determinado. Ento {...} desde o ponto de vista heideggeriano, podemos dizer que o sistema carnapiano trabalha com uma determinada resposta questo do ser do ente, questo-guia da metafsica, resposta que determina o Ser como presentidade efetivamente constituvel e que, ao mesmo tempo, terminantemente probe que a mencionada questo (que o ente?) seja formulada59 . Carnap continua subscrevendo a presentidade definidora de toda a metafsica.
As dimenses do tempo da metafsica determinam, diz Heidegger, os lugares de entrega do ente. O presente o lugar das presentaes atuais do ente, o passado, a dimenso das presentaes havidas, o futuro, a das presentaes advenientes. Seja o ente dado no presente, no passado ou no futuro, o ser do ente sempre pensado como presentidade. Note-se que, aqui, os modos temporais de presentidade no so predicados do Ser. A anlise desses pressupostos temporais no afirma proposies objetivamente verdadeiras. Ela apenas revela as dimenses de tempo-espao de entrega do Ser e, assim, o sentido temporal do existir do ente. Em nenhum ponto, o tempo da metafsica se abre para a dimenso de uma ausncia originria, para o nada no sentido de no-dadibilidade. Relativamente a esse tempo, a nadidade (a no-dadibilidade) apenas um conceito privativo, derivado da presentidade 60.

A leitura atenta da citao acima pode revelar-nos o alcance do projeto heideggeriano. Um primeiro ponto a ser observado que as vrias manifestaes do ente se do no tempo, por isso, o ser do ente sempre pressuposto enquanto presena tcita temporal. A segunda
57 Cf. E. STEIN, Nota introdutria, in M. HEIDEGGER, Conferncias e escritos filosficos, 3. 58 Cf. LOPARIC, op. cit., 795. 59 Cf. Ibidem, 797. 60 Cf. Ibidem, 795, 796.

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

495

observao, fundamental para Heidegger, que a manifestao espao-temporal do ente, enquanto o Ser permanece oculto e apenas pressuposto como dado. E a terceira observao nos mostra que se o Ser pressuposto como presena no pode ser demonstrado, ento, a metafsica se fez sobre uma suposio uma inveno , portanto, sobre a nadidade. Perguntar, ento, pelo Nada des-construir o edifcio sobre o qual a metafsica foi erguida, lanar sombras na claridade e quebrar com o orgulho onipotente de uma razo manipulatria que se quer infinita. Heidegger desloca a finitude negada para o centro da cena e com ela chama ateno para o des-conhecido. A pergunta pela totalidade do Ser joga o homem na histria universal, com isso a imagem abstrata do todo, vista de fora, deixa de existir o homem se d conta que no pode olhar de fora de si mesmo. Existindo no modo de ser da historicidade61 o homem deixa de ser o senhor que tem tudo sob seu controle, perde seu poder infinito e lanado na finitude. Sem resposta s questes fundamentais da existncia humana, por exemplo, sobre a morte, e sendo, constitutivamente, um ser-para-a-morte (no porque mortal, mas porque cnscio de sua finitude), o ser humano lanado no mar do desconhecido e se reconhece como ilha. Posicionado na sua condio existencial temporal de finitude, o homem pode questionar o Ser enquanto dado presente, mas exatamente essa nova compreenso do Ser enquanto ausncia que o desloca finitude. Segundo Heidegger, a metafsica teve sua histria construda sempre atravs da explicitao do ente nas vrias pocas; porm, aquilo que era a garantia do ente, isto , o Ser do ente, no foi investigado, perguntado, buscado, mas nomeado, de Aristteles a Nietzsche, atravs de categorias totalizantes e no justificadas, que aparecem como desvelamento do Ser-presena: enrgeia, substncia, sujeito, esprito absoluto, vontade de potncia. Aqui, papel do Ser comparvel ao Sol, grande luz, que torna claro tudo que se esconde e nos confunde no escuro; essa imagem j nos foi dada por Plato, na Repblica ou, como ensinaram os medievais, o Ser o verbum abrangente enquanto imagem de Deus e enquanto participao em Deus Deus quem torna possvel a luz, a fonte da luz62 . Por isso, a metafsica clssica uma metafsica da luz, isto , na luz do absoluto que um ente emerge como ente63 . Nessa imagem, a luz torna visveis os entes,
A determinao de historicidade se oferece antes daquilo a que se chama de histria (acontecimento pertencente histria universal). Historicidade indica a constituio ontolgica do acontecer, prprio do Dasein como tal. com base na historicidade que a histria universal, e tudo que pertence historicamente histria do mundo, se torna possvel. Cf. HEIDEGGER, Ser e Tempo, pargrafo 6, p. 48. 62 Cf. M. A. DE OLIVEIRA, Nova metafsica enquanto metafsica da liberdade, in LUS A D E B ONI , Finitude e transcendncia. 470. 63 Cf. M. A. DE OLIVEIRA, op. cit., 470.
61

496

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

a garantia da existncia ntica, no entanto, a luz mesma no considerada, pois feita verdade ontolgica objetiva e auto-evidente. A metafsica clssica se limitou pergunta pelo ente e esqueceu de perguntar pelo sentido do Ser. Heidegger, no entanto, no vai simplesmente fazer a pergunta que a metafsica esqueceu; mas, baseado na omisso da metafsica, formula uma nova pergunta: a pergunta pelo Ser enquanto Nada; no pela presentidade, antes apenas pressuposta, mas pela nadidade posta. Desse modo, o projeto heideggeriano de superao da metafsica no pretendeu dar substncia ao pensamento metafsico e recuper-lo do vazio, mas pretendeu transitar para um novo territrio, o do pensamento ps-metafsico. {...} O perguntar pelo nada pela sua ausncia e seu modo de ser converte o interrogado em seu contrrio. A questo priva-se, ela mesma, do seu objeto especfico64 . Enquanto a metafsica no respondeu a sua questo fundamental porque esqueceu de formulla, Heidegger no responde sua questo ps-metafsica porque sua formulao auto-contraditria: ao se perguntar pelo Nada ele j sabe que esta resposta impossvel irrespondvel. Ele afirma que o nada a negao direta da totalidade do ente; vale pontuar que {...} A frase de Heidegger no fala da negao como operador lgico discursivo, mas da negao como operador pr-discursivo65 . Isso significa que o Nada heideggeriano no um no que se contrape a um sim, no , pois, uma negao a algo positivo. O Nada a angstia diante da finitude. {...} Em oposio negao discursiva, que sempre pressupe o positivo, a negao do nada manifesta o positivo: na angstia, a totalidade do ente , ao mesmo tempo, dada e negada como tal. A presentidade do ser remetida no presentidade qual se ope e pela qual, como seu reverso sustentada66 .

3.1. A ontologia negativa


Onde procuramos o nada? Onde encontramos o nada? Para que algo encontremos no precisamos, por acaso, j saber que existe? Realmente! Primeiramente e o mais das vezes o homem somente ento capaz de buscar se antecipou a presena do que busca. Agora, porm, aquilo que se busca o nada. Existe afinal um buscar sem aquela antecipao, um buscar ao qual pertence um puro encontrar? 67.

Podemos dizer que apesar de ter realizado vrios escritos acadmicos antes de Ser e Tempo (1927), foi somente a partir dessa obra original
64 65 66 67

Cf. Cf. Cf. Cf.

HEIDEGGER, Que metafsica? 37. LOPARIC, op. cit., 798, nota 15. Ibidem, 799. HEIDEGGER, Que metafsica? 38.

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

497

que Heidegger passou a apresentar o seu prprio pensamento. O seu ponto de partida o problema do Ser, considerado o problema fundamental da filosofia. A pergunta pelo sentido e pela verdade do Ser, para Heidegger, o alfa e o mega da reflexo filosfica. Na observao preliminar feita por ele, antes da introduo de Ser e Tempo, posta a questo central do livro: Ser que hoje temos uma resposta para a pergunta sobre o que queremos dizer com a palavra ente? De forma alguma. Assim sendo, trata-se de colocar novamente a questo sobre o sentido de ser. Ser que hoje estamos em aporia por no compreender a questo ser? O ttulo do livro de 1927 revela a pretenso do filsofo. Heidegger no quer pressupor o Ser como algo dado e auto-evidente, como o fizera a metafsica clssica. Todas as definies positivas do Ser, atribudas nas diversas pocas da histria da metafsica, s distanciaram a filosofia do verdadeiro conhecimento do Ser. Heidegger no busca recuperar a pergunta sobre o Ser simplesmente acrescentando mais uma definio positiva; o seu acesso ao Ser se d pela via negativa68 . Ora, como se faz isso? Analisando o projeto de construo de Ser e Tempo, perceberemos que o ponto de partida para o Ser o homem: a anlise da existncia humana. Para Heidegger, o homem o Dasein69 : o sera- o eis-a-ser. O homem via de acesso ao Ser; ele no o Ser, nem o esgota, mas nele o Ser se desvela e se esconde. Heidegger comea, na I Seo de Ser e Tempo, pela anlise da vida cotidiana, que representa a existncia inautntica do homem, aquela que oculta o Ser. Os trs aspectos fundamentais da existncia inautntica so: 1) a facticidade, o que se impe como ter de ser independente da vontade do homem; 2) a existencialidade; momento em que o homem, por ato de vontade, procura se apropriar das coisas do mundo querendo conquistar o que deseja; 3) a runa; arruinar-se consiste em desistir da tarefa de efetivar em si a humanidade e realizar-se como homem isso acontece por causa das demandas da sociedade e pelas imposies coletivas aos indivduos. A partir da anlise da existncia inautntica, Heidegger, na II Seo vai analisar o que seria a existncia
No pargrafo 12 de Ser e Tempo, que trata da caracterizao do ser-no-mundo como constituio ontolgica fundamental do Dasein, Heidegger pe a questo da negatividade como via de acesso ao Ser, ele pergunta e responde: Mas ser que a determinao desta constituio ontolgica, fornecida at aqui, no se move exclusivamente em proposies negativas? S ouvimos o que no este Ser-em, pretensamente fundamental. De fato. Mas esta predominncia de caracteres negativos no mero acaso. Ao contrrio, indica a peculiaridade do fenmeno e, portanto, num sentido autntico e correspondente ao prprio fenmeno, algo de positivo. Cf. H EIDEGGER, Ser e Tempo, pargrafo 12, p. 96-97. 69 Segundo Paul Ricur Dasein no um sujeito para quem h um objeto, mas um ser no ser. Dasein designa um lugar onde a questo do ser surge, o lugar da manifestao. Cf. P AUL RICUR, Interpretao e ideologias, Rio de Janeiro: Francisco Alves, 21990, 30.
68

498

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

autntica do homem. Existir autenticamente autodeterminar-se, quebrar as amarras da acomodao, sair do sono da ignorncia e partir em busca do encontro consigo mesmo; existir autenticamente atender o inevitvel e incondicionado chamado do Ser 70 . O caminho heideggeriano de revelao do Ser vai da existncia inautntica do homem a sua existncia autntica; se na primeira o Ser se oculta, na segunda o Ser se desvela, porm, sem jamais deixar de ocultar-se. Para Heidegger, a fora propulsora que direciona o homem para a existncia autntica o sentimento de angstia. A angstia a disposio de humor que leva o homem presena do Nada. A angstia manifesta o nada71 . O Dasein descobre o ente na presena do Nada, pois somente suspenso dentro do nada o ser-a entra em relao com o ente. Pode-se dizer, ento, que a angstia a essncia do Nada e o Nada a transcendncia ineliminvel que torna possvel a revelao do ente para o Dasein. O nada no um conceito oposto ao ente, mas pertence originariamente essncia mesma (do ser). No ser do ente acontece o nadificar do nada72 . Atravs da anlise da existncia humana, enquanto existncia temporal no mundo, do mundo e com o mundo73 ,Heidegger vai afirmar a sua dimenso finita74 e negadora. O homem uma permanente construo; projeto para o futuro, mas sempre nos limites do seu mundo; um ser que planeja porque sabe que no est pronto. Todo projeto nega o familiar e revela a saudade do estranho. O homem tarefa sempre inacabada, e sempre est diante de mltiplas possibilidades; ele o no-Ser, seu verdadeiro ser consiste em objetivar aquilo que ainda no . A descoberta da finitude humana revela a infinitude do Ser, a determinidade do homem implica a indeterminidade do Ser. Mergulhado na histria, o homem tem a conscincia de ser pastor do Ser. Sem poder se despregar do mundo, o eu se despe da condio de senhor do mundo e da
70 Podemos entender a expresso chamado do Ser como uma metfora heideggeriana, pois no se trata aqui de um ente ou de um ser entificado que tem uma existncia paralela ao Dasein, trata-se sim das prprias condies existenciais do Dasein: temporalidade, historicidade, possibilidade, que significam atitude de escuta permanente. 71 Cf. HEIDEGGER, Que metafsica? 39. 72 Cf. Ibidem, 41. 73 Para Heidegger o homem um ser jogado no mundo e mundo no significa o universo fsico dos astrnomos, mas o conjunto de condies geogrficas, histricas, sociais e econmicas, em que cada pessoa est imersa. Cf. E. STEIN, Heidegger. Vida e Obra, Coleo Os Pensadores, p. IX. 74 Devemos entender, nesse contexto, que finito no o ser que morre: os animais morrem e no so finitos. Finito o Homem, pois ele sabe que existe para a morte, e porque o sabe, constri a infinitude. A finitude uma caracterstica do Dasein. (E. STEIN, nota de aula de minha responsabilidade).

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

499

histria. A ontologia negativa de Heidegger est para alm de qualquer filosofia da subjetividade.
To finitos somos ns que precisamente no somos capazes de nos colocarmos originariamente diante do nada por deciso e vontade prprias. To insondavelmente a finitizao escava as razes do ser-a que a mais genuna e profunda finitude escapa nossa liberdade 75.

Enquanto a metafsica tradicional definiu o homem como ser nascido do Bem e predestinado felicidade, Heidegger, seguindo a via negativa, o define como um ser para a morte, marcado pela angstia de estar predestinado ao Vazio, ao Nada. A predestinao para a morte instncia produtora da angstia visceral, mas , ao mesmo tempo, quem livra o homem de perder-se nas causais possibilidades que o cercam76 . Portanto, Heidegger no pretende dizer o que o Ser, e sim como o Ser se desvela no Nada. O Nada o Estranho, o indizvel- no inefvel , mas sempre presente. A angstia a negatividade onipresente que envolve o homem com um sentimento de estranheza radical77 ; ela no se explica pela princpio da causalidade, pois se origina no mundo do Nada.
Para Heidegger, o angustiado no somente ignora a razo de seu estado de conscincia como tambm tem certeza de que coisa alguma do mundo est implicada nesse estado. Isso se comprovaria pelo fato de que, na angstia, todas as coisas do mundo aparecem bruscamente como desprovidas de qualquer importncia, tornam-se desprezveis e dissolvem-se em nulidade absoluta 78.

Heidegger vai mostrar como a angstia, que a marca fundamental do homem, a via de acesso ao Ser. A angstia um sentimento indisciplinado, a revolta contra a adequao e contra o ajustamento impostos pela razo constitucional da sociedade. Ao tomar conscincia de estar projetado para o Nada (para a morte), o homem libertase de tudo que o adestra e o impede de ser singular e de tornar-se simesmo. Angustiado, ele negativo e rejeita tudo aquilo que o transforma em ser limitado, preguioso, covarde, banal, annimo, vulgar, insignificante, trivial, exilado, inautntico. A inquietude provocada pela angstia se torna o elemento estruturante do homem na histria. Inconformado, ele sai procura da sua existncia autntica. Livre das imposies e das cercas ele pode se perguntar pelo que real, possvel e melhor e, assim, encontra sua autodeterminao79. {...} Existir de maneira autntica significa existir no modo da
Cf. HEIDEGGER, Que metafsica? 42. Cf. HEIDEGGER , Ser e tempo, parg. 62. 77 Cf. E. S TEIN, Heidegger. Vida e Obra, p. X. 78 Ibidem. 79 Cf. E RNST T UGENDHAT, Autoconciencia y autodeterminacin, (Lio 10), Madrid: Fondo de Cultura Econmica, 1993.
76 75

500

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

autodeterminao80 . este o lugar em que o homem encontra a liberdade: a originria revelao do nada. Existe afinal um buscar sem aquela antecipao, um buscar ao qual pertence um puro encontrar?. Bom, a busca existe enquanto direo, o puro encontrar, no existe: o que encontramos, s encontramos quando estamos suspensos dentro do Nada; por isso, a nossa resposta uma co-respondncia ao apelo do Ser, no nem apenas nossa, nem definitiva. assim que Heidegger supera a metafsica tradicional (do Ser imutvel) com a nova metafsica da finitude, da liberdade e do Nada: a questo do nada pe a ns mesmos que perguntamos em questo. Ela uma questo metafsica81.

3.2. Aontologiahermenutica J dissemos acima que Heidegger considera o esquecimento do sentido do Ser do ente como o grande erro de toda a tradio metafsica. Lembremos, tambm, que Heidegger no pretende responder positivamente pergunta que a metafsica esqueceu, mas, ao contrrio, ele quer mostrar que tudo o que a metafsica colocou no lugar do ser, flo indevidamente, porque o ser enquanto tal indizvel, apesar de no ser inefvel (o jogo de desvelamento e velamento pertence estrutura ontolgica do Ser). Por isso, quando perguntamos: a metafsica no nos forneceu vrios conceitos do Ser nas vrias pocas da histria? Podemos responder, sim, mas foi exatamente as definies dadas que esconderam o sentido originrio do Ser. Todas as vezes que o Ser foi dito do alto de uma teoria coisificante (ontologia clssica) ou subjetivante (teoria do conhecimento) , a que ele foi esquecido. O sentido do Ser no um objeto j dado, que deva ser descrito ou do qual eu posso me apropriar; da mesma forma, no uma criao de sujeitos onipotentes, senhores da histria. Por isso, superar a velha metafsica para Heidegger recuperar a pergunta pelo Ser a partir da existncia, em cada situacionalidade ftica especfica; contra a ontologia da coisa imutvel, j dada, e contra a filosofia da subjetividade.
{...} Antes da evidncia de qualquer teoria e ponto de partida da teoria do conhecimento e antes de qualquer subjetividade fundante, h uma evidncia operando na situao de ser-no-mundo. Esta evidncia est encoberta pelo bvio do cotidiano, da separao conscincia-mundo, pelo modelo da relao sujeito objeto. por isso que a analtica existencial recoloca a questo da teoria do conhecimento ao fazer a crtica dos modelos das teorias da conscincia, a comear por Descartes 82.
Cf. Ibidem, 182. Cf. HEIDEGGER Que metafsica? 44. 82 Cf. E. S TEIN, Seis estudos sobre Ser e Tempo (Martin Heidegger) Petrpolis: Vozes, 21990, 22.
81 80

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

501

A modernidade nega a metafsica clssica ao construir a subjetividade, no entanto, recai numa nova metafsica: da conscincia. Heidegger vem dizer que da mesma forma que o ser no dvel como um objeto, no , tambm, projeto da subjetividade colocado para alm dos entes. {...} No podemos escolher arbitrariamente o sentido histrico de nosso mundo e de ns mesmos, mas antes esse sentido se nos d, nos interpela, nos desafia, nos chama. Nossa escolha consiste em acolher ou rejeitar o chamado83. Ora, o Ser que se desvela na existncia do Dasein (ser-a) aquele que se manifesta no a, no tempo, no presente, no como objeto, mas como dom. No um Ser pronto, mas um Ser-sendo. O projeto heideggeriano hermenutico, porque o Ser no deve ser definido, nem positivado, mas sim compreendido. O Ser o que se compreende e no o que se possui. nesse sentido que ele dom: aquilo que nos dado (historicamente), de maneira incondicional e inevitvel. O Ser se d na histria como evento84 de sentido, possibilitado pela historicidade do Dasein. O sentido no um produto de minha posse, mas, ao contrrio, eu sou possudo pelo sentido. O sentido o sopro do vento que brota de todas as partes do mundo em que vivo85. A ontologia hermenutica, contra a metafsica, encontra na linguagem o lugar privilegiado do desvelamento do Ser. Nesse ponto de sua obra, Heidegger vai mostrar que o melhor lugar para se compreender o Ser no prprio Ser feito linguagem86. Vimos que no projeto de Ser e Tempo, Heidegger buscou a existncia humana como porta de entrada para o Ser, agora o Ser que se torna a porta de entrada para a
Cf. M. A. DE O LIVEIRA , Reviravolta lingstico-pragmtica na filosofia contempornea, 220. 84 O Ser, ento, enquanto evento, se revela como o dar-se ao homem de um sentido, que ele mesmo no produziu, mas que antes produziu o homem, na medida em que o homem corresponde ao ser chamado. Sem o ouvinte no h o chamado, mas o ouvinte s inteligvel a partir do chamado que o constitui enquanto tal. Cf. M. A. DE O LIVEIRA, Reviravolta lingstico-pragmtica na filosofia contempornea, 220. 85 Nessas alturas do trabalho j est claro que o Dasein o lugar da manifestao do sentido, ou seja, no h sentido sem o Dasein, por isso, a frase o sopro do vento que brota de todas as partes do mundo, traz a palavra mundo grifada, para mostrar que no se trata de mundo exterior, mas sim do modo de ser do Dasein, desde sempre definido como compreenso, historicidade e possibilidade, por isso, para Heidegger, mais elevada do que a realidade est a possibilidade. Isso quer dizer que a condio de possibilidade da realidade , antes, um dom do Dasein. Cf. HEIDEGGER, Ser e Tempo, 7o pargrafo. 86 Stein esclarece que, ao se falar de linguagem, no estamos presos apenas ao sentido apofntico, mas tambm estamos jogados no sentido hermenutico. Por isso, falamos de linguagem aqui enquanto ela o mundo sobre o qual falamos. Trata-se, portanto, de falar do mundo e nos darmos conta de que no podemos falar do mundo a no ser falando da linguagem. Cf. E. STEIN, Aproximaes sobre hermenutica, Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996, 14.
83

502

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

compreenso da existncia humana; ou seja, os homens so filhos da linguagem e somente atravs dela podem compreender-se a si mesmos como tarefa no mundo. A linguagem o lugar em que soa a voz do Ser interpelando o homem o lugar da escuta; e na linguagem que a voz do homem se faz resposta convocao do Ser. Pela linguagem o homem descobre o seu mundo, apropria-se dele e efetiva o seu projeto de existncia. A linguagem humaniza o homem, medida que este vai aprendendo a us-la. Quanto mais o homem se humaniza mais ele se faz linguagem e quanto mais se faz linguagem, mais o Ser se desvela nele; por isso que para Heidegger a linguagem abertura para o Ser, desse modo, no pode ser compreendida como obra, mas como criadora da subjetividade. O que Heidegger realiza como ontologia hermenutica o retorno relao originria do homem com a linguagem87. S a, pode-se perceber que homem e linguagem esto imbricados de forma inseparvel, indistinguvel e definitiva. Sem linguagem o homem no se sabe homem.
Portanto, o compreender uma qualidade do ser humano, mas no uma qualidade natural. uma qualidade que provm do ser humano, enquanto humano. Podemos imaginar que existe um logos que se bifurca: o logos da compreenso da linguagem, que comunica e o logos no qual se d o sentido que sustenta a linguagem. Heidegger depois ir chamar esse primeiro logos da compreenso de uma proposio, de logos apofntico, o logos que se manifesta na linguagem. E o outro logos, aquele que se d praticamente no compreender enquanto somos um modo de compreender, ir chamar de logos hermenutico. Estes dois elementos, o logos apofntico e o logos hermenutico iro constituir a distino que dar material para que se possa depois falar numa hermenutica filosfica 88.

Na condio de finitude, podemos entender que o sentido comporta mltiplas significaes. Ele se me d como imediatez, mas no se impe fora, apesar de ser arbitrrio, pois nenhuma imediatez se me revela sem que antes j tenha sido mediada. O sentido no me chega em migalhas (desmontado), adequado s minhas capacidades de digerilo, pois no sou eu quem o constri de acordo com minhas necessidades; o sentido me chega in toto, mas, como no o posso esgot-lo, ele logo se esconde na sombra da minha finitude; eu o compreendo antes de interpret-lo, porm, somente a minha interpretao pode mostrar
87 Toda reflexo de Heidegger , portanto, faz-se no sentido de mostrar que o originrio no que falamos uma linguagem e dela nos utilizamos para poder manipular o real, mas antes, que a linguagem nos marca, nos determina, e nela se d a revelao dos entes a ns, o que s possvel porque, em sua dimenso ltima, a linguagem o evento de desvelamento do sentido do ser. Cf. M. A. DE OLIVEIRA, Reviravolta lingstico-pragmtica na filosofia contempornea, 206. 88 Cf. E. S TEIN , Aproximaes sobre hermenutica, 27.

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

503

se, de fato, o compreendi. O sentido no um quebra-cabeas que me cabe montar at a ltima pea; no, o sentido possibilidade, abertura infinita minha finitude. No o construo, mas, antes, sou interpelado por ele. Por isso, as minhas respostas so apenas significaes possveis do sentido, o sentido mesmo sempre mais.

4. Nota final
Nesse ponto do trabalho, vamos retomar s posies de Carnap e Heidegger, a partir da referncia do conhecimento cientfico e dos conceitos de mundo e de linguagem, j que esse um bom caminho para esclarecer a contraposio que fizemos entre os dois projetos e, de maneira especial, apresentar a crtica de Heidegger cincia como produto da metafsica. Quando tomamos o conceito de mundo em Carnap percebemos que esse conceito aqui entendido como dado, como presentidade; como a totalidade dos objetos fsicos e espirituais existentes; lugar exterior (objeto) contraposto aos sujeitos cognoscentes. Mundo a totalidade do objetivvel. Portanto, Carnap ainda se movimenta no paradigma da relao sujeito-objeto. Dentro da analtica-lingstica carnapiana, podemos dizer que linguagem o sistema de sinais que torna possvel a mediao entre mundo e homem e tem a funo de designar, posteriormente, objetos e coisas, j antes conhecidos e compreendidos. Nesse sentido, linguagem para Carnap o universo da lngua passvel de manipulao pelos sujeitos. Carnap olha mundo e linguagem de fora, desde uma razo operadora, capaz de manipulaes e de certezas. Vimos que Carnap entende a compreenso a partir do significado de um enunciado apofntico; seu critrio geral de sentido a verificabilidade emprica, portanto, um critrio limitativo restrito aos enunciados proposicionais objetivos. Assim, a compreenso lingstica do positivismo lgico funcional-operativa, isto , o sentido (lingstico) determinado por sua funo ocasional num contexto de ao puramente prtico e fica restrito a ela. A linguagem definida por um entendimento prvio e deve obedecer aos padres estabelecidos pelo sistema constitucional do clculo e da ordem lgica; , portanto, reduzida informao89 . Dessa forma, a partir do entendimento de mundo e linguagem como instncias exteriores e objetivas e,
89

Deve-se entender informao, nesse contexto, como o modo de manifestao do real, atravs da tcnica. A informao mediao do saber necessrio manipulao. Cf. M. A. DE OLIVEIRA, Reviravolta lingstico-pragmtica na filosofia contempornea. 203.

504

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

principalmente, por operar pelo modelo da relao sujeito-objeto, fica claro que, para Carnap, a razo a instncia soberana do sentido. A conseqncia dessa viso restritiva do mundo e da linguagem a entrega do destino da humanidade cincia e tecnologia; por isso, os problemas humanos so reduzidos ao mbito da tcnica e abandonados toda poderosa razo (instrumental). Pode-se dizer que o real experimentado como objeto manipulvel. Cabe aqui ressalvar que quando falamos do perigo de colocar-se, nas mos da cincia e da tcnica, o destino da humanidade, no estamos ignorando o valor desses campos do saber, mas, ao contrrio, queremos dizer que apesar dos imensos avanos da cincia e da tcnica e dos enormes benefcios que tm trazido humanidade, a existncia humana se projeta para alm de todo prognstico e seu sentido transcende qualquer volume de saber tcnico-cientfico, historicamente apropriado. Para a analtica-existencial de Heidegger, a relao que os homens estabelecem com o mundo e a linguagem no simplesmente uma relao de exterioridade, mas , antes, de pertena, o homem um ente que sempre no horizonte de sua possibilidade, ou seja, um ente que, na compreenso de seu ser, com ele se relaciona e comporta90 .Portanto, os homens so do mundo e agem com o mundo e atravs do mundo; mundo aqui significa a totalidade da experincia humana aberta para o sentido da existncia. Da mesma forma, a linguagem a instncia de sentido em que cada pessoa se encontra imersa; por isso, todo o pensar j se movimenta no seio da linguagem, ou seja, se articula numa abertura, num espao lingisticamente mediado, no qual se abrem para ns perspectivas para a experincia do mundo e das coisas91 . Heidegger rompe, assim, com o modelo sujeito-objeto e olha mundo e linguagem no mundo e na linguagem. Heidegger entrev o perigo de se reduzir a compreenso ao nvel da razo manipulatria. Para ele, o esquecimento do Ser da metafsica teve como conseqncia a entificao dos entes e a perda do espanto arkh, phtos e tlos da filosofia; como se tudo mais j estivesse sido presentificado: tornado objeto, disposio de sujeitos. O Ser est pressuposto, mas pelo fato de toda objetivao do ente se exaurir na produo e garantia do ente, conquistando, dessa maneira, as possibilidades de seu progresso, permanece a objetivao apenas junto ao ente e j o julga o ser92 . Esse esquecimento, ou esse Ser ofuscado pelo ente, marcou toda a histria da metafsica, nesse sentido, a cincia
Cf. H EIDEGGER, Ser e Tempo, pargrafo 12, p. 90. Cf. M. A. DE O LIVEIRA, Reviravolta lingstico-pragmtica na filosofia contempornea, 206. 92 Cf. H EIDEGGER, Posfcio (1943), in I DEM , Conferncias e escritos filosficos, 47.
91 90

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

505

moderna se inscreve enquanto rasgo metafsico, mesmo quando imaginou t-la superado. Heidegger percebe o valor da cincia e da tcnica, assim como a importncia da lgica para o pensamento, mas critica duramente os reducionismos, quando da absolutizao dessa esferas do saber. Por isso preciso superar a miopia para perceber que a investigao moderna est engajada, com outros modos de representao e com outras espcies de produo do ente, no elemento caracterstico daquela verdade, conforme a qual todo ente se caracteriza pela vontade de vontade93 . Dentro do mesmo esprito Heidegger mostra que a lgica apenas uma das explicaes da essncia do pensamento; aquela que j, o seu nome o mostra, se funda na experincia do ser realizado pelo pensamento grego. A suspeita contra a lgica {...} emana do conhecimento daquele pensamento que tem sua fonte na experincia da verdade do ser e no na considerao da objetividade do ente94 . Heidegger superou a metafsica tradicional95 porque no concebeu o Ser como ente, isto , no o entificou, nem o tornou dado, como o fez Carnap. O Ser heideggeriano escapa a toda e qualquer tentativa de adestramento disciplinar, pois se se revela no discurso consciente, oculta-se, tambm, ao revelar-se. No o Ser que se torna dcil ao pensamento, mas o pensamento que, fazendo-se dcil voz do Ser, torna possvel que a verdade do Ser se faa linguagem. O dizer do pensamento vem do silncio longamente guardado e da cuidadosa clarificao do mbito nele aberto. Desse modo, para Heidegger, assim como o pensador diz o ser; o poeta nomeia o sagrado: provavelmente o reconhecer e o poetar se originam, ainda que de maneira diversa, do pensamento originrio que utilizam, sem, contudo, poderem ser, para si mesmo, um pensamento96 . A equiparao entre pensador e poeta como desveladores do ser se d a partir do lugar de onde ambos falam: o interior da linguagem. Finalmente, podemos notar que se, com Heidegger, consideramos insuficiente a proposta carnapiana de superao da metafsica, porque Carnap termina apelando, tacitamente, a uma instncia auto-evidente e no emprica para ancorar as proposies ditas significativas a proposio protocolar; tambm conclumos que a tentativa heideggeriana no conseguiu superar a metafsica, pois Heidegger construiu uma nova ontologia baseada no Dasein que, pode-se dizer, superou o pensamento metafsico tradicional, mas no superou a
93 94

Ibidem. Ibidem, 49. 95 Cabe aqui o adjetivo tradicional, porque Heidegger continuou se movimentando no territrio metafsico, apesar de ter se afastado da metafsica clssica, ou seja, Heidegger continuou metafsico com a instituio de sua ontologia fundamental. 96 H EIDEGGER , Posfcio (1943), in I DEM , Conferncias e escritos filosficos, 51.

506

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

metafsica enquanto tal, j que o Dasein um constructo extraemprico e, portanto, lugar transcendental condio de possibilidade do Ser97 , mas, ao mesmo tempo, velamento do ser, porque marcado pela finitude, portanto, seu no fundamento. preciso, contudo, aprender com Carnap, para alm de qualquer reducionismo, que a linguagem como enunciado proposicional construo e, por isso, devemos ter clareza sobre as regras do nosso discurso e, tambm, devemos esclarecer os conceitos que utilizamos, sendo essa a condio que torna possvel a comunicao intersubjetiva; por outro lado, devemos aprender com Heidegger que somos entes suspensos entre o l e o acol o passado e o futuro , portanto, marcados pela possibilidade, pela temporalidade e pela historicidade e, por isso, existimos de modo determinado, autntico ou inautntico, de acordo com nosso modo de responder aos apelos silenciosos do Ser. Numa palavra, Heidegger nos interpela sobre a finitude que nos identifica.

Bibliografia
CARNAP, Rudolf. La ciencia y la metafsica ante el anlisis lgico del lenguaje. Madrid: Ediciones de la Casa del Estudiante. ________. Pseudoproblemas na filosofia. So Paulo: Abril Cultural, 1988. Coleo Os Pensadores. ________. Testabilidade e significado. So Paulo: Abril Cultural, 1988. Coleo Os Pensadores. CORETH, Emerich. Questes fundamentais de hermenutica. So Paulo: EDUSP, 1973. DOMINGUES, Ivan. O grau zero do conhecimento: o problema da fundamentao das cincias humanas. So Paulo: Loyola, 1991. HEIDEGGER, Martin. LEtre et le Temps. Traduo de Rudolf Boehm e Alphonse de Waelhens, Paris: Gallimard, 1964. ________. Ser e tempo. Traduo de Mrcia de S Cavalcante, Petrpolis: Vozes, 61997. ________.Conferncias e escritos filosficos. Traduo de Ernildo Stein. So Paulo: Abril Cultural, 21983. Coleo Os Pensadores. LOPARIC, Zeliko. O fim da metafsica em Carnap e Heidegger. In: DE BONI, Lus A. (org.). Finitude e transcendncia. Petrpolis: Vozes; Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995.

97

Cf. H EIDEGGER, Ser e Tempo, pargrafo 43, p. 279.

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

507

OLIVEIRA, Manfredo. Nova metafsica enquanto metafsica da liberdade. In DE BONI, LusA. (org.). Finitude e transcendncia. Petrpolis: Vozes; Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995. ________. Reviravolta lingstico-pragamtica na filosofia contempornea. So Paulo: Loyola, 1997. RICUR, Paul. Interpretao e ideologias. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 4 1990. STEIN, Ernildo. Seis estudos sobre Ser e Tempo (Martin Heidegger). Petrpolis: Vozes, 21990. ________.Aproximaes sobre hermenutica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. ________.A caminho de uma fundamentao ps-metafsica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997. ________. Anamnese: a filosofia e o retorno do reprimido. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997. TUGENDHAT, Ernst. Autoconciencia y autodeterminacin. Madrid: Fondo de Cultura Econmica, 1993. ________. Ernst & WOLF, Ursula. Propedutica lgico-semntica. Petrpolis: Vozes, 1997.

Endereo do Autor: Rua Dr. Florncio Ygartua, 200 / 1003 Moinho de Ventos 90430-010 Porto Alegre RS

508

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, 1998

Das könnte Ihnen auch gefallen