Sie sind auf Seite 1von 8

A Ressonncia Morfogentica Rupert Sheldrake

Havia um arquiplago no Pacfico povoado apenas por macacos. Eles se alimentavam de batatas, que tiravam da terra. Um dia, no se sabe porque, um desses macacos lavou a batata antes de comer, o que melhorou o sabor do alimento. Os outros o observaram, intrigados, e aos poucos comearam a imit-lo. Quando o centsimo macaco lavou a sua batata, todos os macacos das outras ilhas comearam a lavar suas batatas antes de comer. E entre as ilhas no havia nenhuma comunicao aparente. Essa histria (fictcia) exemplifica uma teoria criada pelo bilogo ingls Rupert Sheldrake, denominada teoria dos campos morfogenticos. Rupert Sheldrake estudou Cincias Naturais no Clare College da Universidade de Cambridge, filosofia e histria da cincia como membro da Frank Knox , em Harvard, voltando a Cambridge, obteve o seu doutorado em bioqumica e biologia celular. Em Cambridge era o Riseinheim Fellow da Sociedade Real fazendo pesquisas com desenvolvimento de plantas e envelhecimento celular. Trabalhou na ndia, de 1974 a 1978 no Crop Research Institute for Semi-Arid Tropics em Haiderabad, em fisiologia de produo de leguminosas. No seu livro Uma Nova Cincia da Vida, Sheldrake toma posies na corrente organicista ou holstica clssica, sustentadas por nomes como Von Bertalanffy e a sua Teoria Geral de Sistemas ou E.S. Russell, para questionar de um modo definitivo a viso mecanicista, que explica qualquer comportamento dos seres vivos mediante o estudo de suas partes constituintes e sua posterior reduo para as leis qumicas e fsicas. Por outro lado, Sheldrake prope a idia dos campos morfogenticos, os quais ajudam a compreender como os organismos adotam as suas formas e comportamentos caractersticos. " Morfo vem da palavra grega morphe que significa forma. O campos morfogenticos so campos de forma; campos padres ou estruturas de ordem. Estes campos organizam no s os campos de organismos vivos mas tambm de cristais e molculas.

O que um campo morfogentico ? Os campos morfogenticos ou campos mrficos so campos que levam informaes, no energia , e so utilizveis atravs do espao e do tempo sem perda alguma de intensidade depois de terem sido criados. Eles so campos no fsicos que exercem influncia sobre sistemas que apresentam algum tipo de organizao inerente. A teoria do causao formativa centrada em como as coisas tomam formas ou padres de organizao. Deste modo cobre a formao das galxias, tomos, cristais, molculas, plantas, animais, clulas, sociedades. Cobre todas as coisas que tm formas, padres , estruturas ou propriedades auto-organizadas. Todas estas coisas so organizadas por si mesmas . Um tomo no tem que ser criado por algum agente externo, ele se organiza sozinho. Uma molcula e um cristal no so organizados pelos seres humanos pea por pea, mas se cristalizam espontaneamente. Os animais crescem espontaneamente. Todas estas coisas so diferentes das mquinas que so artificialmente montadas pelos seres humanos. Esta teoria trata sistemas naturais auto-organizados e a origem das formas. E eu assumo que a causa das formas a influncia de campos organizacionais, campos formativos que eu chamo de campos mrficos. A caracterstica principal que a forma das sociedades, idias, cristais e molculas dependem do modo em que tipos semelhantes foram organizado no passado. H uma espcie de memria integrada nos campos mrficos de cada coisa organizada.. Eu concebo as regularidades da natureza como hbitos, mais que por coisas governadas por leis matemticas eternas que existem de algum modo fora da natureza " O cdigo gentico inscrito no DNA coordena a sntese das protenas, determinando a seqncia exata dos aminocidos na construo dessas macro-molculas. Os genes ditam essa estrutura primria e ponto. "A maneira como as protenas se distribuem dentro das clulas, as clulas nos tecidos, os tecidos nos rgos e os rgos nos organismos no esto programadas no cdigo gentico", afirma Sheldrake. "Dados os genes corretos, e portanto as protenas adequadas, supe-se que o organismo, de alguma maneira, se monte automaticamente. Isso mais ou menos o mesmo que enviar, na ocasio certa, os materiais corretos para um local de construo e esperar que a casa se construa espontaneamente."

Para Sheldrake, os organismos vivos no herdam apenas os genes, mas tambm os os campos mrficos. Os genes so recebidos materialmente dos antepassados, e permitem elaborar certos tipos de molculas proticas; os campos mrficos so herdados de um modo no-material, por meio da ressonncia mrfica, no somente dos antepassados diretos, mas tambm dos demais membros da espcie. As mutaes genticas podem afetar este processo de sintonia e a capacidade do organismo para desenvolver-se sob a influncia dos campos, assim como as mudanas de condensadores ou outros componentes de um televisor podem afetar sua sintonizao com um canal privado ou a recepo dos programas; possvel que a imagem ou som sejam recebidos de forma distorcida. Mas, o fato de que os componentes mudados poderem afetar as imagens e o som produzidos pelo receptor de televiso no demonstra que os programas televisivos esto incorporados nos componentes do equipamento e sejam gerados dentro dele. De modo anlogo, as mutaes genticas podem afetar a forma e a conduta dos organismos, mas isto no demonstra que a forma e conduta destes organismos esto programas nos genes. Como funcionam os Campos Morfogenticos? Os campos morfogenticos agem sobre a matria impondo padres restritivos em processos de energia cujos resultados so incertos ou probabilsticos. Por exemplo, dentro de um determinado sistema um processo fsico-qumico pode seguir diversos caminhos possveis. O que o sistema faz para optar para um deles? Do ponto de vista mecnico esta eleio estaria em funo de diferentes variveis fsico qumica que influenciam no sistema: temperatura, presso, substncias presentes, polaridade, etc cuja combinao decantaria o processo para um certo caminho. Se fosse possvel controlar todas as variveis em jogo voc poderia predizer o um resultado final do processo. Porm, no deste modo, mas o resultado final sujeito ao acaso probabilstico, algo quantificvel s por meio de anlise estatstica. Muito bem, o Campo Morfogentico relacionado com o sistema reduzira consideravelmente a amplitude probabilstica do processo, levando o resultado em uma direo determinada.

" Os Campos Mrficos funcionam , tal como eu explico em meu livro, A Presena do Passado, modificando eventos probabilsticos . Quase toda a natureza inerentemente catica. No rigidamente determinada. A dinmica das ondas, os padres atmosfricos, o fluxo turbulento dos fluidos, o comportamento da chuva, todas estas coisas so corretamente incertas, como so os eventos qunticos na teoria quntica. Com o declnio do tomo de urnio voc no capaz de predizer se o tomo declinar hoje ou nos prximos 50.000 anos. meramente estatstico, Os Campos Mrficos funcionam modificando a probabilidade de eventos puramente aleatrios. Em vez de um grande aleatoriedade, de algum modo eles enfocam isto, de forma que certas coisas acontecem em vez de outras. deste modo como eu acredito que eles funcionam ". De onde vm os Campos Morfogenticos? Um campo morfogentico no uma estrutura inaltervel, mas muda ao mesmo tempo em que muda o sistema com o qual esta associado. O campo morfogentico de uma samambaia tem a mesma estrutura que os campos morfogenticos de samambaias anteriores do mesmo tipo. Os campos morfogenticos de todos os sistemas passados se fazem presentes para sistemas semelhantes e influenciam neles de forma acumulativa atravs do espao e do tempo. A palavra chave aqui " hbito ", sendo o fator que origina os campos morfogenticos . Atravs dos hbitos os campos morfogenticos vo variando sua estrutura dando causa deste modo s mudanas estruturais dos sistemas aos quais esto associados. Por exemplo, em uma floresta de conferas gerado o hbito de estender as razes a mais profundidade para absorver mais nutrientes. O campo morfogentico da confera assimila e armazena esta informao que herdada no s por exemplares no seu entorno, assim como em florestas de conferas em todo o planeta. O processo responsvel por essa coletivizao da informao foi batizado por Sheldrake com o nome de ressonncia mrfica. Por meio dela, as informaes se propagam no interior do campo mrfico, alimentando uma espcie de memria coletiva.

Depois de muitos anos de estudo e pesquisa chegou-se concluso de que a chave desse mistrio estaria numa espcie de memria: uma memria coletiva e inconsciente que faz com que formas e hbitos sejam transmitidos de gerao para gerao. O campo morfogentico seria uma regio de influncia que atua dentro e em torno de todo organismo vivo. Algo parecido com o campo eletromagntico que existe em volta dos ims. Para o cientista, cada grupo de animais, plantas, pssaros etc, est cercado por uma espcie de campo invisvel que contm uma memria, e que cada animal usa a memria de todos os outros animais da sua espcie. Esses campos so o meio pelo qual os hbitos de cada espcie se formam, se mantm e se repetem. No exemplo dos macacos, o conhecimento adquirido por um conjunto de indivduos agrega-se ao patrimnio coletivo, provocando um acrscimo de conscincia que passa a ser compartilhado por toda a espcie. Os seres humanos tambm tm uma memria comum. o que Jung chamou de inconsciente coletivo. Algumas experincias Os campos morfogenticos tambm so responsveis por aquela sensao que a maioria das pessoas tem quando sente que est sendo observada. Sheldrake explica: "Entrevistei alguns detetives particulares, pessoal da vigilncia na polcia, pelotes anti-terrorismo da Irlanda do Norte e outras pessoas cujo negcio olhar outras pessoas. A maior parte destes observadores profissionais est muito consciente desse fenmeno, e alguns daqueles que operam sistemas de segurana em shoppings, edifcios, aeroportos e hospitais tambm esto muito conscientes desse efeito. Em uma das principais lojas de departamento de Londres, os detetives da loja disseram que podiam olhar as pessoas na loja atravs de uma TV, e quando viam algum roubando, um gatuno, muitas vezes perceberam que, se olhassem para essa pessoa muito intensamente, pela tela da TV, a pessoa comeava a olhar a seu redor procurando as cmeras escondidas e depois devolvia o que tinha tirado e saa da loja. Um segurana em um hospital disse que onde isso dava mais certo era com uma cmera oculta que cobria uma rea onde as pessoas iam fumar, embora no fosse permitido fumar no hospital, mas quando ele observava os fumantes atravs da televiso de circuito fechado eles imediatamente comeavam a parecer constrangidos e apagavam seus cigarros e saam dali. Portanto, h muitas experincias prticas.

No SAS britnico, que so as foras especiais usadas para tomar de assalto terroristas em embaixadas e lugares semelhantes, parte do treinamento ensina que, se voc est se aproximando cuidadosamente de uma pessoa por trs, para esfaque-la nas costas, voc no deve olhar fixamente para as costas dela, porque quase certo que, se o fizer, ela vai se virar. a primeira lio que um detetive particular aprende sobre seguir algum que voc no olha para quem est seguindo, porque se olhar, ele vai se virar e seu disfarce ter sido descoberto". Parece telepatia. Mas no . Porque, tal como a conhecemos, a telepatia uma atividade mental superior, focalizada e intencional que relaciona dois ou mais indivduos da espcie humana. A ressonncia mrfica, ao contrrio, um processo bsico, difuso e no-intencional que articula coletividades de qualquer tipo. Sheldrake apresenta um exemplo desconcertante dessa propriedade: "Quando uma nova substncia qumica sintetizada em laboratrio, no existe nenhum precedente que determine a maneira exata de como ela dever cristalizarse. Dependendo das caractersticas da molcula, vrias formas de cristalizao so possveis. Por acaso ou pela interveno de fatores puramente circunstanciais, uma dessas possibilidades se efetiva e a substncia segue um padro determinado de cristalizao. Uma vez que isso ocorra, porm, um novo campo mrfico passa a existir. A partir de ento, a ressonncia mrfica gerada pelos primeiros cristais faz com que a ocorrncia do mesmo padro de cristalizao se torne mais provvel em qualquer laboratrio do mundo. E quanto mais vezes ele se efetivar, maior ser a probabilidade de que acontea novamente em experimentos futuros." Com afirmaes como essa, no espanta que a hiptese de Sheldrake tenha causado tanta polmica. Em 1981, quando ele publicou seu primeiro livro, A New Science of Life (Uma nova cincia da vida), a obra foi recebida de maneira diametralmente oposta pelas duas principais revistas cientficas da Inglaterra. Enquanto a New Scientist elogiava o trabalho como "uma importante pesquisa cientfica", a Nature o considerava "o melhor candidato fogueira em muitos anos". A hiptese dos campos morfogenticos bem anterior a Sheldrake, tendo surgido nas cabeas de vrios bilogos durante a dcada de 20. O que Sheldrake fez foi generalizar essa idia, elaborando o conceito mais amplo de campos mrficos, aplicvel a todos os sistemas naturais e no apenas aos entes biolgicos. Props tambm a existncia do processo de ressonncia mrfica, como princpio capaz de explicar o surgimento e a transformao dos campos mrficos. No difcil perceber os impactos que tal processo teria na vida humana.

"Experimentos em psicologia mostram que mais fcil aprender o que outras pessoas j aprenderam", informa Sheldrake. Ele mesmo vem fazendo interessantes experimentos nessa rea. Um deles mostrou que uma figura oculta numa ilustrao em alto contraste torna-se mais fcil de perceber depois de ter sido percebida por vrias pessoas. Isso foi verificado numa pesquisa realizada entre populaes da Europa, das Amricas e da frica em 1983. Em duas ocasies, os pesquisadores mostraram as ilustraes 1 e 2 a pessoas que no conheciam suas respectivas "solues". Entre uma enquete e outra, a figura 2 e sua "resposta" foram transmitidas pela TV. Verificou-se que o ndice de acerto na segunda mostra subiu 76% para a ilustrao 2, contra apenas 9% para a 1. Numa universidade inglesa, alguns pesquisadores conseguiram provar que as palavras cruzadas dos jornais so muito mais fceis de resolver quando feitas no dia seguinte publicao original.

Esse fenmeno muito comum entre os qumicos. Quando um deles tenta cristalizar um novo composto leva muito tempo para conseguir um bom resultado. Mas a partir desse momento em outros lugares do mundo muitos outros qumicos conseguem cristalizar o mesmo composto num tempo muito mais curto. Isso explicaria o porqu da gerao dos anos 80 ter tido facilidade de programar o videocassete, e a gerao de 90 dominar o computador e o celular? Se for definitivamente comprovado que os contedos mentais se transmitem imperceptivelmente de pessoa a pessoa, essa propriedade ter aplicaes bvias no domnio da educao. "Mtodos educacionais que realcem o processo de ressonncia mrfica podem levar a uma notvel acelerao do aprendizado", conjectura Sheldrake. E essa possibilidade vem sendo testada na Ross School, uma escola experimental de Nova York, dirigida pelo matemtico e filsofo Ralph Abraham. Outra conseqncia ocorreria no campo da psicologia. Teorias psicolgicas como as de Carl Jung e Stanislay Grof, que enfatizam as dimenses coletivas ou transpessoais da psique, receberiam um notvel reforo. Sem excluir outros fatores, o processo de ressonncia mrfica forneceria um novo e importante ingrediente para a compreenso de patologias coletivas, como o sadomasoquismo e os cultos da morbidez e da violncia, que assumiram propores epidmicas no mundo contemporneo, e poderia propiciar a criao de mtodos mais efetivos de terapia. "A ressonncia mrfica tende a reforar qualquer padro repetitivo, seja ele bom ou mal", afirmou Sheldrake . "Por isso, cada um de ns mais responsvel do que imagina, pois nossas aes podem influenciar os outros e serem repetidas".

Referncias: Revista Galileu 2002 El renacimento de la naturaleza Rupert Sheldrake Site www.sheldrake.org

Das könnte Ihnen auch gefallen