Sie sind auf Seite 1von 2

Paraba perde 3,4 mil vagas e tem pior salrio mdio

Queda nos empregos foi puxada pela indstria de transformao e agropecuria. Jornal da Paraba

Sazonalidade da indstria sucroalcooleira foi apresentada como uma das causas para a reduo dos postos de trabalho na Paraba

A Paraba registrou nova queda no saldo de empregos criados em maro e tambm manteve o menor salrio mdio do pas entre os contratados no acumulado do primeiro trimestre (R$ 768,24).

Conforme dados publicados ontem pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), o saldo de postos com carteira assinada no Estado encerrou maro com um recuo de 3,421 mil trabalhadores a mais desligados. O nmero foi maior que o saldo negativo de maro do ano passado (3,1 mil). As atividades econmicas que puxaram a queda no volume de empregados em maro foi a da indstria da transformao (- 3.488 postos) e a agropecuria (-855). J a construo civil foi o setor que ainda segurou, em partes, o saldo negativo (623). O setor de servios (261) tambm variou positivo. Em menor saldo, tambm o comrcio variou positivo (41). O primeiro trimestre do ano terminou com reduo de 5,826 mil de janeiro a maro deste ano. Foram criadas 36,457 mil novas vagas contra 42,283 mil desligamentos. Contudo, no ano passado, o primeiro trimestre acumulava alta maior de desligamentos (7,359 mil). A sazonalidade da indstria sucroalcooleira foi apresentada como uma das causas para a reduo dos postos de trabalho na Paraba, segundo o diretor tcnico do Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos na Paraba (Dieese-PB), Renato Silva. A perda de postos na produo da cana-de-acar (usinas, que representam a indstria de transformao, e agropecuria) afeta o mercado de trabalho nesse perodo. "Neste perodo de entressafra, natural que os trabalhadores sejam dispensados e s no meio do ano hajam novas contrataes", pontua. O saldo de maro deste ano, ainda mais crtico quando comparado ao mesmo ms do ano passado, foi atribudo ao crescimento da economia do estado pelo diretor tcnico do Dieese-PB. A economia cresceu nestes ltimos 12 meses, mas mantm a pequena diversificao. Ento, nos mesmos perodos de retrao do nmero de empregos, o volume de reduo de postos ser crescente a cada ano, diz Silva. TERCEIRO PIOR No cenrio nordestino, a Paraba registrou o terceiro pior saldo entre os empregos formais perdidos no primeiro trimestre deste ano. Alagoas liderou a queda (-23.706), e Pernambuco (-8.224) ficou com o segundo maior recuo. As economias destes trs estados so fortemente atreladas cana-de-acar. E a falta de diversificao da produo resulta nestas quedas abruptas, relata o economista Renato Silva. O Nordeste fechou o trimestre com baixa de 24,2 mil postos, a nica com variao negativa. O pas registrou a criao de 111,7 mil vagas. SEM RETORNO A reportagem do JORNAL DA PARABA tentou contatar com os secretrios do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio, Renato Feliciano (titular) e Marcos Procpio (executivo), ontem, mas no obteve retorno para comentar os nmeros do Caged da Paraba.

Das könnte Ihnen auch gefallen