Sie sind auf Seite 1von 33

SUPORTES CONTNUOS (REVESTIMENTOS) E TRATAMENTO (REFORO) DE ESCAVAES SUBTERRNEAS

Jos Margarida da Silva MIN 225 Janeiro/2008

Sumrio
Introduo Telas metlicas Straps Concreto Projetado (shotcrete) Concreto reforado Injees Congelamento de Terrenos Referncias

Introduo
Suporte contnuo: empregado quando h necessidade de exercer uma ao de conjunto sobre zonas dos contornos de cavidades ou mesmo sobre a totalidade dos contornos. Elementos resistentes fundamentais: quadros, arcos, montantes, excepcionalmente pilhas. Entre os elementos e o terreno colocam-se convenientemente elementos secundrios, que estabelecem interligao entre aqueles que promovem uma distribuio, tanto quanto possvel, uniforme das solicitaes.

TELAS DE ARAME
Utilizadas para suportar pequenos blocos de rocha solta ou como reforo para a projeo de concreto. Soluo muito econmica; so facilmente instaladas. fcil de se adapt-las ao reforo do teto e so facilmente reparadas.

Telas em corrente
consistem de um arranjo tranado de arame; flexvel e forte . colocadas no teto de uma galeria de transporte atravs de tirantes. no so as mais recomendadas para reforo da aplicao do concreto pela dificuldade de se conseguir que o cimento projetado penetre a malha tranada e elimine os bolses de ar atrs dos elos da tela.

Aplicao tpica da tela Aplicao da tela soldada atravs da colocao de um tranada (Hoek & segundo jogo de arruela e porca (Hoek & Brown, Brown, 1980). 1980).

Telas soldadas
Utilizadas para reforar a aplicao do concreto e consistem de uma malha quadrada de arames de ao, soldados em seus pontos de interseo. A tela danificada deve ser substituda atravs do corte da seo afetada e providenciando-se uma razovel superposio para assegurar a continuidade do reforo. A tela soldada tem a vantagem de no desagregar quando danificada. vm sendo substitudas por fibras de ao como reforo na aplicao do concreto.

Straps
opo s telas; cintas utilizadas tambm em conjunto com as ancoragens. Quando a maioria dos planos de fraqueza mergulha em uma dada direo, a resistncia desta massa rochosa muito maior na direo dos planos que em outra direo que os atravesse. Nessas circunstncias, podem ser um modo mais efetivo de revestimento que as telas; so fceis de ser instaladas, no devendo ser usadas se o tamanho de bloco muito pequeno.

Straps (Hoek & Wood, 1988).

Revestimento de poos
Rochas auto-suportantes: anis de concreto (1m de altura, espaados de 4,5 a 6m), para suporte da estrutura de diviso do poo em compartimentos, bem como das suas paredes. Rochas com maior dificuldade de sustentao: menor espaamento entre os anis ou revestimento total. Revestimento de madeira: caiu em desuso. Espessura de um revestimento de alvenaria para um poo vertical de seo circular: d = R [K/(K-2 p)] 1 d - espessura (m) R - raio interno til do poo (m) K - limite de resistncia compresso da alvenaria (kgf/cm2) p - presso da rocha (kgf/cm2)

Concreto projetado
largamente usado em obras civis e de minerao (revestimento de tneis, galerias, reservatrios, recuperao de estruturas de alvenaria etc). Aplicao sobre a superfcie a ser protegida de uma camada de argamassa ou concreto fino, atravs de projeo, sob alta velocidade, por meio de bombas especiais. Kovri (2003): histria do mtodo de revestimento com concreto desde seu incio e como se desenvolveu internacionalmente nos aspectos tericos e tecnolgicos.

Concreto projetado
mistura a seco (dry-mix) - possibilita uso de mquinas menores, mais baratas; mais adaptvel s variaes de condies do solo. mistura a mido (wet-mix) - menores ressaltos, menor produo de poeira, controle da relao cimento/areia, melhor controle de qualidade de materiais, mais baixos custos de manuteno, maiores taxas de produo; difcil de se trabalhar com aceleradores.

Concreto projetado
Inconvenientes: a) ressalto ou reflexo (rebound) - pela falta de uma dosagem adequada de gua no bocal de projeo, o concreto fica muito seco e reflete-se ao ser projetado em uma superfcie; b) escorrimento (sag) - pela exagero de gua adicionada, o concreto fica muito molhado e escorre ao ser projetado. Diversas camadas podem ser aplicadas sucessivamente at se atingir a espessura desejada, que pode ser de 15cm ou mais; entretanto, na espessura de cada camada no se deve ultrapassar 5 cm. Freqentemente associado com tirantes; tirantes e telas metlicas; arcos metlicos ou reforado com fibras de ao - > suporte e revestimento.

CONCRETO PROJETADO REFORADO


incluso mistura de fibras de vidro ou ao na faixa de 3 a 6% em peso (Hoek, 1980); 50 a 90kg/m3 (Franzn, 1992). As fibras tm a funo de conferir ao concreto resistncia trao. Maior velocidade de execuo da abertura (Zirlis et al., 2004). A microslica, adicionada em quantidades de 8 a 13% em peso de cimento, pode permitir ao concreto alcanar resistncia compresso de 2 a 3 vezes a planejada.

CONCRETO PROJETADO REFORADO


pode ser aplicado tanto como suporte temporrio como permanente, simplesmente atravs da mudana da espessura da camada projetada e do ajuste do espaamento entre os parafusos, tanto em obras de minerao quanto na construo civil, nesta com a adio de polmeros. Uso de compsitos: Gonalves (2001) - estudo do comportamento estrutural desse material.

Ancoragens e concreto reforado


Vantagens: boa velocidade de instalao; flexibilidade de instalao: podem ser instalados em qualquer perfil de escavao, desde que haja espao para operao dos equipamentos; em caso de dano a uma poro da camada de concreto, os blocos formados por rocha e concreto podem ser mantidos no lugar atravs da colocao de parafusos adicionais; a ancoragem dos tirantes pode ser qualquer (mecnica ou qumica, de ponta ou em coluna total).

Ancoragens e concreto reforado


Principal limitao: necessidade de dimenses mnimas para a operao dos equipamentos. Na maioria dos casos so utilizados cartuchos de cimento para a ancoragem, sendo utilizada ancoragem de resina quando se necessita de um suporte mais imediato.

Cambotas e concreto reforado

TRATAMENTO E REFORO DOS MACIOS ROCHOSOS


Introduo tcnicas de consolidao que visam melhorar as caractersticas de resistncia, de deformabilidade ou de impermeabilidade dos macios rochosos. reforo com ancoragens, injees, injees sob presso (jet grouting), drenagem, congelamento e pr-escavao. Injees: mais de 55 anos de uso (Garshol, 2003).

INJEO DE CIMENTO

Em furos de sonda sistematicamente dispostos, produz consolidao e impermeabilizao do terreno em toda a zona a ser escavada. Aplica-se a rochas fortes e fraturadas. Durante injeo, a velocidade de penetrao da calda de cimento na rocha diminui com aumento da distncia ao furo; assim o cimento assenta-se e passa a preencher cavidades. Em poos ou escavaes horizontais. Poos: 8 a 12 furos, frentes de escavaes: 16 a 20. Espessuras maiores que 12m, furao em lances de 15 a 20 m.

Injeo

Injees
Suspenses: injees de cimento e argila e suas combinaes ou misturas (materiais slidos, em suspenso na gua). necessrio que o fluido esteja em movimento para manter as partculas em suspenso. Usadas em solos e rochas relativamente permeveis. Solues: injees qumicas de solues; no sedimentam como as suspenses. Usadas em solos e rochas de baixa permeabilidade (at 0,001cm/s), nos quais as partculas slidas das injees de suspenso no conseguem penetrar.

IMPERMEABILIZAO QUMICA E OUTROS


injeo de resina: em locais midos, tambm para preencher vazios e impermeabilizar o macio contra a ao da gua e do ar. Injees qumicas, variantes do mtodo de cimentao, com injeo prvia ou gradativa com a abertura da escavao. silicato de sdio e sulfato de alumnio formando silicato de alumnio, precipitado coloidal que se desidrata sob presso, deixando um enchimento slido nas fissuras capilares no atingidas pela nata de cimento e recobrindo as paredes argilosas das fissuras maiores, possibilitando uma cimentao posterior; 3Na2SiO4 + Al2(SO4)3 = Al2 (SiO4)3 + 3Na2SO4 silicato de sdio e cloreto de clcio, formando silicato de clcio, insolvel e de pega muito rpida (processo Joostem). A pega to rpida que a tubulao de injeo deve ser retirada medida que o cloreto de clcio injetado, a fim de evitar que fique presa. A penetrao atinge mais ou menos 90 cm em torno do furo e promove uma excelente vedao de poos. Processo mais oneroso. Na2SiO4 + CaCl2 = CaSiO4 + 2NaCl

Injees
injeo de asfalto fundido pode ser mais eficiente que a do cimento, quando ocorrem fortes correntes de gua. A fluidez garantida por correntes eltricas na tubulao de injeo ou por uma camisa de vapor em torno da mesma. Aplicao considervel nos EUA; injeo de produtos plsticos, resinas sintticas, poliuretano etc. Os plsticos tm resistncia contaminao e apresentam uma habilidade de penetrar materiais com baixa permeabilidade. Injetados em estado fundido e endurecem ao se esfriarem.

Injeo de poliuretano

Injees
injeo de argila bentontica - feita quando ocorrem grandes cavidades com gua sob presso, desde que nelas no haja gua corrente (Europa: argila qualquer, tratada, na proporo de 80 a 90% e cimento, apenas at 10 -20% da mistura, formando-se cones de impermeabilizao).

Pr-escavao

Enfilagens

Esquema do Sistema de enfilagens tubulares em lances sucessivos.

Aplicao de cambotas e injeo no reforo prvio (Hoek et alii,1995).

CONGELAMENTO DE TERRENOS
congelamento da gua situada nos vazios dos solos, o que melhora temporariamente as suas propriedades enquanto se executa a escavao. aplicada a solo saturado em gua. mtodos caros e considerados apenas quando h problemas tcnicos srios com as outras alternativas de que se dispe. Alternativas principais: mtodo da salmoura (ou mtodo indireto ou sistema fechado), usando uma soluo salgada; mtodo criognico (ou mtodo direto ou sistema aberto), que usa dixido de carbono lquido ou nitrognio lquido.

Congelamento
Furos de congelao comumente dispostos em crculo, a 1m da parede interior projetada para o poo, distantes 0,6m a 1,2m entre si. mtodo criognico - caro; nitrognio lquido mantm-se at cerca de 196o C; congelamento mais rpido.

Referncias
Gonalves, F. L. O concreto projetado reforado com fibras de ao como revestimento de tneis. USP, 163 pp. 2001. Kovri, K. History of the sprayed concrete lining method. Tunneling and Underground Space Technology, 18 (2003), p. 5769. Franzn, T. 1992. Shotcrete for Underground Support. Rock Support in Mining and Underground Construction. Kaiser & McCreath. Balkema. Cummins e Given. SME Mining Engineering Handbook, p. 12-133. 1973. Garshol, K. F. Pr -excavation grouting in rock tunneling. UGC. 2003. Hoek, E., Kaiser, P. K. & Bawden, W. F. 1995. Support of Underground Excavations in Hard Rock , pp. 190-200. Hoek, E. & Wood, D. F. 1988. Rock Support. Mining Magazine, p. 282-287. Zirlis, A. C.; Pitta, C. A.; Kochen, R. Revista Engenharia, 2004, p. 563-565. Maia, J. 1980. Curso de Lavra de Minas, UFOP, pp.122-128. Hennies, W. T.; Ayres da Silva, L. A. Abertura de Vias Subterrneas. EPUSP. 1995. Hoek, E. & Wood, D. F. 1988. Rock Support, Mining Magazine, p. 282-287. Hoek. 1992. Rock Support in Mining and Underground Construction, p. 6-9. Hoek, E. & Brown, E. T. 1980. Underground Excavations in Rock, p. 353366. Pelizza, S.; Peila, D. Soil and rock reinforcement in tunneling. Tunneling and Underground Space Technology. 1993. Vol. 8, no. 3, pp. 357-370, Pergamon Press.

Referncias
Vasenko, Y. A. Disponvel em www.springerlink.com, acessada em 2008. Warner, J. Practical Handbook of Grouting: soil, rock and structures. 2004. Wiley.720p. Wang, C. K; Salmon, C. G. Reinforced Concrete. 1998. Wiley. 1040p. Harrison, J. P.; Hudson, J. A. Engineering Rock Mechanics. Pergamon. 2007, p. 267-286. Hulton e Rogstad. Rapid Excavation and Tunnelling Conference. 2005. Excavation in difficult ground, grout and shotcrete, p. 929. Hamshire e Gowring. Rapid Excavation and Tunnelling Conference. 2001. Polyurethane, p. 327, Excavation in difficult ground, p. 907.

Das könnte Ihnen auch gefallen