Sie sind auf Seite 1von 25

FLACSO - Brasil

Apontamentos sobre a formao histrica da


Amaznia: uma abordagem continental[1]
Kelerson Semerene Costa
Srie Estudos e Ensaios / Cincias Sociais / FLACSO-Brasil - junho /2009

Introduo Uma sntese da histria da Amaznia, considerada em termos continentais, deve levar em conta, pelo menos, trs aspectos: a diversidade geogrfica e ecolgica dessa imensa regio, influenciando nos processos e padres de ocupao humana; a continuidade da presena humana na regio, que remonta a mais de 12 mil anos, que se combina com rupturas e descontinuidades dos padres e processos de ocupao a maior das quais, sem dvida, inaugurou-se com a chegada dos europeus, no sculo XVI; e a diversidade dos processos de colonizao iniciados pelos pases europeus, no sculo XVI, e continuados pelos novos estados nacionais independentes surgidos na primeira metade do sculo XIX.

1. Configurao do territrio

resulta do processo de ocupao da regio pelos colonizadores europeus, entre os sculos XVI e XIX, que envolveu no apenas conflitos entre estes e os diversos povos autctones, mas tambm disputas entre Espanha, Portugal, Inglaterra, Holanda e Frana, no marco das vrias guerras coloniais do perodo. De acordo com o Tratado de Tordesilhas (1494), a Amrica do Sul deveria ser repartida entre Espanha e Portugal. Mas, ao ocuparem grande parte do litoral norte do continente, a partir do final do sculo XVI, no que hoje corresponde Guiana, Guiana Francesa e ao Suriname, ingleses, franceses e holandeses romperam o pretendido domnio ibrico sobre a totalidade do continente. A hegemonia de lusos e 1

A atual configurao do que denominamos Amaznia, em suas linhas gerais,

FLACSO - Brasil

espanhis foi colocada em jogo em muitas outras regies do mundo colonial, como as Antilhas, os centros de fornecimento de escravos na costa africana, as diversas colnias na sia e o litoral brasileiro cuja poro nordeste os holandeses ocuparam por mais de trinta anos, na primeira metade do sculo XVII. domnios de seus pases sobre a totalidade do que ento se denominava regio da Guiana bem mais ampla da que conhecemos nos dias atuais e, em alguns mapas, tambm denominada Reino das Amazonas, delimitada, ao sul, pelo rio Amazonas; a oeste, pelo rio Orenoco; ao norte, pelo mar do Caribe e, a leste, pelo oceano Atlntico (Costa, 2002). Nas quatro primeiras dcadas do sculo XVII, o Amazonas foi bastante freqentado por expedies inglesas e holandesas que penetravam no grande rio navegando ao norte da ilha de Maraj e chegavam at a confluncia do rio Xingu, travando longas disputas com os portugueses pelo controle do curso inferior do rio Amazonas e de sua desembocadura. Porm, no alcanaram xito nessas empresas, consolidando apenas o controle da Guiana. realizaram tentativas de ocupao do atual litoral norte do Brasil, onde fundaram a cidade de So Lus, em 1612, e iniciaram um movimento para o oeste, chegando a freqentar o rio Tocantins, como parte de um amplo projeto colonial denominado Frana Equinocial. Malogrados seus intentos de expanso territorial, fixaram-se na Guiana. Mas, at o ano de 1900, ainda disputavam com o Brasil, em cortes diplomticas, o territrio ao sul do rio Oiapoque (Costa, 2002). Essequibo, Demerara, Berbice e Suriname, alternando entre si o controle dessas reas entre meados do sculo XVII e o incio do sculo XIX. As colnias do Essequibo, Demerara e Berbice foram fundadas e controladas pelos holandeses at as ltimas dcadas do sculo XVIII. As diversas iniciativas privadas dos primeiros anos foram substitudas, em 1621, pelo monoplio da Companhia das ndias Ocidentais, que durou at a segunda metade do sculo XVII, quando o controle e a administrao das colnias passaram s mos das cmaras das cidades holandesas de Veere, Middelburg e Vlissengen (Farage, 1991:88-89). No final do sculo seguinte, em 1796, os ingleses ocuparam esse territrio pela fora das armas e, depois de sucessivos conflitos e alternncia do domnio, compraram-no aos holandeses em 1814, unificando as trs colnias sob o nome de Guiana Inglesa, alguns anos mais tarde, em 1831. ocupaes permanentes, instalando plantaes de cana-de-acar, em 1656. Mas os holandeses assumiram o controle da regio quando, em 1667, o Tratado de Breda ps fim guerra anglo-holandesa e estabeleceu, entre outros acordos, a troca do Suriname por Nova Amsterd, na Amrica do Norte. A regio abrigou plantadores de acar anteriormente instalados no litoral nordeste do Brasil, de onde os holandeses haviam sido expulsos em 1654.

As cartografias holandesa e francesa do sculo XVII projetavam os virtuais

Os franceses, estabelecidos em Caiena desde o final do sculo XVI,

Holandeses e ingleses concentraram-se, especialmente, nas regies dos rios

No rio Suriname, foram os ingleses os primeiros europeus a estabelecer

FLACSO - Brasil

ibricos, Espanha e Portugal. Ainda na primeira metade do sculo XVI, os espanhis empreenderam uma srie de incurses a leste dos Andes, das quais a mais clebre a expedio Gonzalo Pizarro/ Francisco de Orellana (1541-42), que desceu o rio Napo e realizou a primeira navegao, por europeus, at a foz do Amazonas. Mas, uma srie de outras incurses, realizadas entre 1536 e 1560, permitieron la penetracin ms sistemtica y el reconocimiento de una franja de unos cin kilmetros de ancho, constituida por el declive externo de la cordillera oriental y el sistema subandino (hondonadas y pequeas cordilleras paralelas al eje general de los Andes y conjuntos de colinas en las bajas estribaciones) y su incorporacin provisional a la economa colonial (Jean Paul Deler, 1987:55). Efetivamente, resultaram no desenvolvimento de atividades como a explorao de ouro e o cultivo de algodo, na formao de diversas povoaes edificadas segundo um plano rigoroso de construo e de uma estrutura administrativa relativamente complexa (Deler, 1987). aurfera, do deslocamento dos interesses para as minas de prata descobertas em Potos e das grandes insurreies indgenas do perodo, tais como a insurreio geral da Audincia de Quito e as insurreies dos Jvaro, na Amaznia, a vertente oriental entrou em franca decadncia, com o abandono ou a destruio dos estabelecimentos espanhis (Deler, 1987).

A maior parte do territrio amaznico, no entanto, tocou aos dois pases

Porm, em fins do sculo XVI, em virtude da decadncia da explorao

Amaznia passaria a ser feita, entre fins do sculo XVI e meados do sculo XVIII, quase exclusivamente pela ao missionria, pois, como forma de conter os excessos dos Conquistadores, a coroa espanhola, por meio da Real Cdula de 1573, proibiu novas expedies armadas ao Oriente e determinou que toda ao colonizadora naquela regio fosse realizada apenas pelas ordens religiosas (Tibesar, 1989: p.16). conquista de So Lus aos franceses, em 1615, e a fundao de Belm, em 1616, teve como eixo orientador a calha do rio Amazonas. Essa longa plancie fluvial, em uma extenso de cerca de trs mil quilmetros, figurou-se como uma regio a ser virtualmente explorada e ocupada pelos colonizadores lusos, sobretudo depois que Pedro Teixeira, em trajeto inverso ao de Orellana, chegou em Quito aps remontar o Amazonas, fixando muito alm do meridiano de Tordesilhas os limites mais tarde reivindicados por Portugal provavelmente, na confluncia dos rios Napo e Aguarico, hoje em terras equatorianas. diversos fatores devem ser levados em conta na explicao de xitos ou fracassos das polticas coloniais, certo que o fator geogrfico desempenhou papel relevante em favor dos portugueses, facilitando o deslocamento Amazonas acima em um ambiente relativamente homogneo em toda a sua extenso, ao compararmos com as dificuldades enfrentadas pelos espanhis: o grande desnvel entre os Andes e as 3

Aps o fracasso dessas primeiras iniciativas, a colonizao espanhola da

O movimento portugus sobre a Amaznia, cujos marcos iniciais so a

Embora no possa ser considerado como elemento determinante, j que

FLACSO - Brasil

reas amaznicas representava no apenas obstculos ao deslocamento relevo abrupto, rios no navegveis mas, tambm, uma rigorosa diferena climtica que levou morte milhares de ndios deslocados compulsoriamente da cordilheira para o trabalho nas regies de floresta. no trecho em que ele recebe o nome de Solimes, opondo os jesutas a servio da Espanha, em particular o tcheco Samuel Fritz, que haviam estendido as misses de Maynas rio abaixo, e os portugueses caadores de escravos. Alm disso, baseados nos feitos de Pedro Teixeira, os portugueses reivindicavam a posse sobre aqueles territrios. Com efeito, nos primeiros anos do sculo XVIII, os jesutas de Espanha retiraram-se da regio, que passou para a responsabilidade da ordem dos Carmelitas portugueses. Mais tarde, os tratados de Madri (1750) e de Santo Ildefonso (1777) sacramentaram a posse portuguesa at a confluncia do rio Javari.

Conflitos entre portugueses e espanhis ocorreram no curso do Amazonas,

Ao longo dos sculos XIX e XX, foram solucionadas disputas fronteirias localizadas, envolvendo todos os pases da regio. Algumas dessas disputas eram resultantes da antigas indefinies de limites; outras, da expanso territorial ocasionada pelo aumento da explorao de produtos florestais. De todo modo, as principais questes de limites entre domnios espanhis e portugueses, na Amaznia, haviam sido solucionadas pelos tratados de 1750 e 1777, definindo as linhas gerais do territrio amaznico.
absoluto, de um territrio desabitado a ser disputado e partilhado pelas potncias coloniais europias. Ao contrrio, no cerne do processo de colonizao estava a relao entre os colonizadores e os povos indgenas, ocupantes originais do territrio.

A colonizao, porm, no se realizou em espaos vazios. No se tratava, em

2. Povos indgenas, ocupantes pr-coloniais da Amaznia

anos. Porm, apesar de crescente, o conhecimento sobre a ocupao pr-colonial da regio ainda lacunar e motivo de algumas importantes polmicas, sobretudo quando os temas so a densidade e os padres dessa ocupao. A esse respeito, podemos identificar duas correntes explicativas da ocupao humana.

Sabe-se que o Homem est presente na Amaznia h, pelo menos, onze mil

Uma corrente da arqueologia da Amaznia, desenvolvida a partir dos anos 1950, ao considerar que o padro de organizao dos grupos indgenas amaznicos do presente seria o mesmo dos grupos indgenas anteriores chegada dos europeus (populao pouco numerosa e baixa densidade demogrfica, sociedades pouco hierarquizadas etc.), encontra no meio ambiente, especialmente na pobreza dos solos, os fatores determinantes que limitariam as sociedades humanas locais, impedindo o desenvolvimento de culturas complexas no trpico mido. Um
4

FLACSO - Brasil

corolrio dessa afirmao que inovaes culturais, como a cermica e a agricultura, no poderiam ter conhecido um desenvolvimento local, tendo chegado Amaznia apenas por diferentes levas de imigrantes pr-coloniais, oriundas das reas de difuso localizadas nos Andes e no noroeste da Amrica do Sul. apenas receptora de tradies culturais, mas seria, ela prpria, um centro produtor de inovaes. Por exemplo, a Amaznia tem sido considerada como um centro de domesticao de plantas, entre as quais a mandioca e a pupunha. Mais ainda, h fortes evidncias de desenvolvimento autctone da cermica, seja pela difuso, Amazonas acima, de uma tradio polcroma originria da ilha de Maraj, no sculo IV de nossa era, seja pela localizao de peas com datas que, se confirmadas, remontariam a mais de cinco mil anos antes do presente mais antigas, portanto, do que as cermicas do litoral noroeste da Amrica do Sul (Roosevelt, 1991; Neves, 2006) andinos e amaznicos mantiveram, por milnios, intensas relaes, que ocorriam em uma rea de montaa situada entre 500 e 2000 metros acima do nvel do mar e cujos eixos de deslocamento eram, em geral, rios que ligavam a serra s reas mais baixas de floresta. Por meio dessas relaes, os povos andinos procuravam obter produtos de outros pisos ecolgicos, situados em rea tropical. So vrios os registros arqueolgicos da presena desses povos nas reas de montaa, desde perodos pr-incaicos. Mas foi durante o imprio inca que tais relaes se tornaram mais intensas. No entanto, os incas nunca lograram estabelecer domnio sobre povos amaznicos, nos moldes em que estabeleceram na serra. Sua estratgia de incorporao de territrios e povos amaznicos como ocorreu no Alto Huallaga, nos afluentes do Alto Madre de Dios e no Alto Beni - associou a presena militar e a construo de fortificaes estratgicas com o estabelecimento de colnias que cumpriam o duplo papel de centros de produo e de elementos de intercmbio com os povos da Amaznia (Santos Granero, 1992). afirmam diversos arquelogos que, especialmente nas reas de vrzea reas de aluvio inundveis do Amazonas e alguns de seus afluentes - houve condies para o desenvolvimento de grupos humanos numerosos, organizados em sociedades relativamente complexas, que teriam se desenvolvido cerca de dois mil anos antes da chegada dos europeus. As margens do Amazonas teriam sido, portanto, contnua e densamente povoadas entre o ano 1.000 antes de nossa era e o sculo XVI. Estudos de demografia histrica conduzidos por William Denevan, nos anos 70, afirmam que a populao de toda a Amaznia Continental alcanava mais de cinco milhes de habitantes (Ribeiro, 1992: 79). populaes amaznicas pr-coloniais teriam promovido relevantes alteraes na paisagem, por meio da construo de, por exemplo, canteiros drenados, elevaes no terreno para agricultura, habitao, defesa e sepultamentos, em reas da 5

Outra corrente, mais recente, sustenta que a floresta tropical no seria

Em que pese esta divergncia, no resta dvida, contudo, de que povos

Ao contestarem a idia de que o meio ambiente teria sido um fator limitante,

A arqueologia tambm tem encontrado diversas evidncias de que algumas

FLACSO - Brasil

Venezuela, da Bolvia, do Brasil e da Guiana (Beckerman, 1991: 145, Roosevelt, 1995: 120), ou da formao, involuntria, das chamadas terras pretas de ndios, que so terrenos de alta fertilidade resultantes da decomposio de matria orgnica em antigos assentamentos humanos. Tambm os mtodos de aproveitamento de antigas reas cultivadas, a seleo e a combinao de plantas em reas especficas (Posey, 1987), seriam indicadores de relevantes intervenes humanas no ambiente amaznico pr-colonial. Mas a descontinuidade da ocupao humana que se seguiu chegada dos europeus em muitas reas, transcorreram sculos entre o desaparecimento de seus habitantes originrios e a efetiva ocupao colonial permitiu que novo crescimento da floresta sobre reas antes habitadas ocultasse aquelas marcas da ao humana (Costa, 2002).

3. Trabalhadores indgenas, africanos e asiticos

Carvajal, cronista da expedio de Orellana, e as dos diversos cronistas da expedio de Pedro de Ursa e Lope de Aguirre, do conta de populaes muito numerosas vivendo nas margens do Amazonas e nas desembocaduras de seus principais afluentes. Menos de um sculo mais tarde, a situao havia se modificado: referindo-se atuao dos jesutas nas misses de Maynas, que teve incio em 1638, Jean Pierre Chaumeil (1988) chama a ateno para o fato de que as sociedades com as quais os missionrios entraram em contato j estavam bastante reduzidas e alteradas pela presena direta ou indireta dos europeus. contnua em determinadas regies, em poucas dcadas os colonizadores provocaram a desestruturao e a reduo populacional de vrios povos, seja pela disseminao de doenas, seja pelas guerras para captura de escravos. Esse fenmeno se acentuou nas dcadas seguintes, de modo que, em meados do sculo XVIII, quase todos os povos que habitavam a vrzea do Amazonas estavam extintos ou reduzidos, e muitos outros haviam fugido para os altos cursos dos afluentes (Porro, 1996:37). Esses ndios foram parcialmente substitudos por aqueles deslocados para os aldeamentos missionrios que se espalharam de leste a oeste, ocasionando uma grande mudana na composio tnica e cultural das vrzeas amaznicas. Duzentos anos depois das primeiras incurses, os colonizadores europeus haviam provocado o despovoamento de reas muito remotas nas quais eles ainda no haviam logrado se fixar, e as quais eles conseguiam atingir, direta ou indiretamente, por meio das expedies de coleta de produtos florestais ou das muitas ramificaes do comrcio de escravos ndios. diferentes modalidades de trabalho compulsrio, que se sustentavam as atividades econmicas na maior parte da Amaznia a pesca, a lavoura e a coleta de produtos 6

As crnicas do sculo XVI, das quais as mais relevantes so as de Gaspar de

Chaumeil alude ao fato de que, mesmo sem uma presena permanente e

De fato, era principalmente na fora de trabalho indgena, explorada sob

FLACSO - Brasil

como o cacau, o cravo, a quina, a salsaparrilha, entre outros -, situao que perdurou por todo o perodo colonial e em grande parte do sculo XIX, chegando mesmo a conservar importncia em algumas reas nas primeiras dcadas do sculo XX. A captura de prisioneiros em combate, bem como o rapto de mulheres e crianas de grupos inimigos, entre sociedades amaznicas, eram prticas anteriores ao sculo XVI, e foi explorando as rivalidades entre diferentes povos e utilizando-se de redes de comrcio estabelecidas em tempos pr-coloniais envolvendo alimentos, tecidos, utenslios e seres humanos que os colonizadores europeus supriram suas demandas por fora de trabalho. obtinham escravos ndios para suas plantaes no Essequibo, Demerara e Suriname por meio de uma duradoura aliana com grupos ndios, genericamente denominados Caribes, que habitavam a regio da atual fronteira entre a Venezuela, a Guiana e o Brasil. Esses povos, por sua vez, estavam integrados em uma rede de comrcio que se bifurcava, de um lado, para a regio do Orenoco e seus afluentes alcanando, por exemplo, as cabeceiras do Manapiare e do Ventuari - e, de outro, descia pelo rio Branco, alcanando os rios Negro e Solimes. Por meio dessa rede, produtos fornecidos pelos holandeses como armas de fogo, vestimentas, machados, facas, anzis, espelhos eram trocados por escravos, alm de redes, canoas, madeiras e tinturas (Coppens, 1998; Farage, 1991; Porro, 1996).

Os holandeses, por exemplo, desde as primeiras dcadas do sculo XVII,

ocupao nas franjas subandinas, na segunda metade do sculo XVI, alm da submisso dos povos locais, ndios andinos submetidos encomienda eram deslocados para o trabalho nas reas de floresta. Porm, no perodo de ao exclusiva das ordens religiosas, os ndios reunidos nas misses estavam livres da encomienda e dos tributos Coroa. A legislao portuguesa, por sua vez, assegurava a liberdade aos ndios considerados aliados - em geral, os convertidos ao cristianismo. Mas mesmo estes poderiam ser feitos escravos, uma vez que, capturados por ndios inimigos para rituais antropofgicos, fossem libertados pelos portugueses, por meio das chamadas tropas de resgate. Os ndios considerados inimigos poderiam ser capturados como escravos nas chamadas guerras justas isto , as guerras motivadas por agresses aos portugueses. uma situao de resgate dependia, muitas vezes, dos interesses dos agentes coloniais envolvidos. No s na Amaznia portuguesa, mas em toda a regio, observa-se, com freqncia, uma distncia entre a letra da lei e a prtica dos processos de colonizao, de modo que a prtica da escravido, ou da explorao semi-servil do trabalho indgena, foi muito mais ampla do que previam as disposies legais. As diferentes formas de trabalho compulsrio prolongaram-se no perodo ps-colonial, pelos sculos XIX e XX, mesmo sem qualquer amparo legal, implementadas em cada novo territrio alcanado pelas frentes de expanso. meio de trs estratgias que, muitas vezes, andaram juntas: a violncia fsica 7

Nas reas de colonizao espanhola, durante as primeiras ondas de

Porm, a definio sobre o que seria, efetivamente, uma guerra justa ou

A incorporao dos ndios sociedade colonial se deu, freqentemente, por

FLACSO - Brasil

(guerras, escravizao, punies etc); as alianas para o intercmbio de bens ou para a guerra, construdas entre colonizadores e diferentes povos indgenas o que explica, por exemplo, que as expedies portuguesas de conquista ao longo dos rios amaznicos fossem majoritariamente compostas por ndios armados; e, ainda, a converso ao cristianismo, por meio da atuao de diversas ordens religiosas. menos nos territrios reivindicados por pases catlicos, desde as primeiras expedies. Gaspar de Carvajal, por exemplo, cronista da expedio de Francisco de Orellana, era um frade da Ordem de So Domingos de Guzmn. Alm dos dominicanos, tambm os agostinos, os carmelitas, os mercedrios, os franciscanos e os jesutas aturam na regio. Entre as misses religiosas a servio da coroa espanhola, destacam-se as misses de Maynas, conduzidas, inicialmente, pelos franciscanos e, a partir de 1638, pelos jesutas, que nelas permaneceram at sua expulso das colnias espanholas, em 1767. Compreendiam o Alto Amazonas e seus formadores como o Morona, o Pastaza, o Napo, o Huallaga, o Ucayali, bem como partes do Caquet e do Putumayo, tendo como base a localidade de Borja. Os franciscanos estabeleceram misses tambm no Caquet e no Putumayo, na regio conhecida como Gran Caquet (Sinchi, 2000), bem como no alto Ucayali, onde formaram as misses do Cerro de la Sal (Tibesar, 1989), e no Orenoco, onde substituram os jesutas, depois de 1767. As misses de Moxos, na regio do rio Guapor, no atual territrio boliviano, foram fundadas e conduzidas pelos jesutas, no final do sculo XVII. primeiros missionrios que atuaram na fundao de So Lus com os homens de La Ravardire. Na poro francesa do planalto da Guiana, os jesutas tiveram destacada atuao no sculo XVIII, at sua expulso, em 1764. Nos domnios amaznicos de Portugal, a primazia coube tambm a franciscanos e, exceto por um perodo de 34 anos (1652-1686), durante os quais a Companhia Jesus deteve o controle preferencial sobre as misses, franciscanos, jesutas, mercedrios e carmelitas organizaram aldeamentos de ndios no Amazonas e em seus principais afluentes. Em 1759, os jesutas foram banidos da Amrica portuguesa, dois anos depois que uma nova lei, conhecida como Diretrio dos ndios, houvesse retirado de todas as ordens religiosas o controle dos aldeamentos amaznicos, substituindo os missionrios por diretores leigos.

A ao missionria das ordens religiosas se fez presente na Amaznia, pelo

No extremo oriental da Amaznia, foram os franciscanos franceses os

a escravido africana teve grande importncia em algumas regies. Na amaznia de colonizao portuguesa, os escravos africanos foram mais numerosos na poro oriental (So Lus e suas imediaes, Belm, Baixo Tocantins, Baixo Amazonas), empregados principalmente nos cultivos de cana-de-acar, arroz e algodo, assim como no vale do Guapor, prximo atual fronteira com a Bolvia, a partir da segunda metade do sculo XVIII. Essas populaes negras esto na origem das centenas de quilombos ainda hoje existentes na Amaznia brasileira.

Embora o trabalho indgena tenha predominado amplamente na Amaznia,

FLACSO - Brasil

africanos constituram o principal elemento da fora de trabalho, a partir do sculo XVII embora, nos domnios holandeses, o trabalho escravo indgena tenha perdurado at quase o sculo XIX. Nessas colnias, no predominaram as atividades extrativistas, mas a agricultura, em pequenas unidades, como na Guiana Francesa, ou em unidades produtivas de grande porte, nas colnias holandesas, onde predominou o sistema de plantation, com grandes cultivos de cana-de-acar e, no sculo XVIII, tambm de cacau, algodo e ndigo.

Mas foi na Guiana, no Suriname e na Guiana Francesa que os escravos

O Suriname foi a colnia, na regio aqui considerada, que mais recebeu escravos africanos e, entre os sculos XVII e XIX, a populao branca residente nunca representou mais do que 7% da populao escrava. Os escravos promoviam fugas em massa, instalando-se nas florestas do interior do pas. Ao contrrio do que ocorreu em outras regies da Amrica, nas quais os escravos fugidos passaram a constituir pequenas comunidades que, ou foram destrudas pela represso branca, ou permaneceram isoladas, no Suriname, os escravos lograram sustentar por dcadas hostilidades contra o colonizador ataques s fazendas e libertao de outros escravos -, que s foram encerradas com a assinatura de tratados de paz entre os rebeldes e a administrao colonial holandesa, em 1749 e 1769 (Van Lier, 2005). Essas fugas esto na origem de diversos grupos tnicos, tais como Saramac, Djuka, Paramaka, Matawai, Aluku e Kwinti, cujos direitos sobre partes do territrio surinams so, hoje, reconhecidos.
trabalhadores de diversas nacionalidades - principalmente indianos e javanses, para o Suriname, e indianos e chineses, para a Guiana - foram recrutados em regime semi-servil para substituir a mo-de-obra de origem africana, inciando ondas de imigrao que alteraram a composio tnica da populao. No final do sculo XIX, havia 340 mil imigrantes na Guiana, dos quais 250 mil eram indianos. Atualmente, mais da metade da populao da Guiana composta por descendentes de indianos e cerca de 30% so descendentes de africanos; no Suriname, os afrodescendentes correspondem a apenas 10% da populao, vivendo, em sua maior parte, nos territrios do interior ocupados pelas comunidades originadas pela fuga de escravos.

Com a abolio da escravido (na Guiana, em 1837; no Suriname, em 1863),

4. Fronteiras internas

originrios da colonizao ibrica (a Guiana e o Suriname s se tornaram independentes em 1966 e 1975, respectivamente, e a Guiana Francesa continua a ser um territrio francs), dispunham de amplos territrios ainda no ocupados pelas nascentes sociedades nacionais e, em muitos casos, delas totalmente desconhecidos. Tratados firmados no sculo XVIII e as reas de jurisdio das 9

Nas primeiras dcadas do sculo XIX, os jovens estados independentes,

FLACSO - Brasil

antigas unidades administrativas do domnio espanhol definiam, ainda que, muitas vezes, de modo precrio, os limites entre os novos pases. Porm, havia grande distncia entre os territrios delimitados e os territrios efetivamente ocupados. Com efeito, a conquista e a ocupao do territrio no so um processo linear, de avano constante. Antes, trata-se de um processo oscilatrio, com avanos e recuos, fixao e abandono, configurando uma fronteira sempre mvel. Fronteira, aqui, entendida no como os lindeiros entre Estados nacionais ou suas possesses, mas como a frente de expanso de uma sociedade dentro de seu prprio territrio, sobre terras ocupadas por povos indgenas (Leonardi, 1996; Martins, 1997). baseada at ento principalmente na ao missionria, sofreu grande retrocesso com a crise do sistema colonial e com o declnio das misses nos territrios das antigas audincias de Lima, Quito, Charcas e Bogot, bem como no vice-reino de Nova Granada. Esse retrocesso se deveu, tambm, grande rebelio indgena liderada por Juan Santos Atahuallpa, entre 1742 e 1752, quando diversos grupos indgenas - como os Conibo, os Piro e os Amuesha, entre outros - retomaram aos espanhis o controle da selva central do atual Peru. Nesse pas, por exemplo, o avano da fronteira interna rumo ao Oriente foi praticamente nulo na primeira dcada aps a independncia (Jordan, 1995). Continuavam a existir ncleos importantes de populao em Moyobamba e seus arredores, no rio Maraon, mas, ainda na dcada de 1840, a regio aparecia nos mapas como tierras desconocidas.

No caso das antigas colnias espanholas, a ocupao da regio de selva,

de explorao da quina, no Alto Beni, e de expanso da pecuria, a partir de Santa Cruz de La Sierra. Porm, a maior parte do que ento era denominado Oriente, conceito que inclua todo o territrio amaznico boliviano e tambm o Chaco, permanecia praticamente desconhecida e isolada do resto do pas e, durante os primeiros 50 ou 60 anos da Repblica, os esforos dos governantes concentraramse em malogrados projetos de concesses de terras pblicas para colonizao, em exploraes de reconhecimento e na busca de uma sada para o Atlntico pela navegao dos rios amaznicos (Jordn, 2001).

Na Bolvia, no deixou de haver um avano, mesmo que modesto, de frentes

Na Colmbia, a ocupao colonial do Territrio do Caquet, que ento correspondia a toda a floresta amaznica daquele pas, havia sofrido grande retrocesso depois da expulso dos jesutas (1767) e da falncia das misses franciscanas no final do sculo XVIII. De tal maneira que a expedio do general Agustn Codazzi quela regio, realizada na dcada de 1850 nos marcos da Comisso Corogrfica Nacional, signific un cambio fundamental en el conocimiento del Oriente de Nueva Granada y su ubicacin en la conciencia, tanto de los Gobiernos como de los granadinos em general (Domnguez Ossa et alli, 1996:45).
Deler (1987), na passagem do sculo XVIII para o XIX, a histrica soberania de Quito sobre as misses de Maynas, decadentes por ento, era apenas formal. 10

A situao era semelhante no territrio do atual Equador. Segundo Jean Paul

FLACSO - Brasil

Mesmo depois da formao da nova repblica do Equador, em 1830, a regio amaznica no recebeu maior ateno do Estado equatoriano at por volta de 1860 (Cobes, 1995). Na Venezuela, as grandes cataratas do Orenoco, muito alm das j decadentes misses religiosas eram, para Alexandre de Humboldt, em 1800, como o limite natural das regies selvagens e desconhecidas do interior (Humboldt, 1986). ocupao da Amaznia nas duas ou trs dcadas que se seguiram independncia. Em um dos extremos, est Belm, antiga capital da Amaznia colonizada pelos portugueses, o Estado do Gro-Par e Maranho, independente do Estado do Brasil, com autoridades coloniais prprias e subordinadas diretamente a Lisboa, que ofereceu grande resistncia ruptura dos laos coloniais e integrao ao Imprio do Brasil, em 1822. Belm foi, ao mesmo tempo, o principal centro urbano a partir do qual lusos e brasileiros projetaram-se sobre a Amaznia e o porto por meio do qual a regio se comunicava com Portugal. Embora no tenha escapado imune s crises e oscilaes, a cidade manteve-se como centro de organizao da sociedade na regio, conhecendo fases de crescimento e relativo desenvolvimento material e reunindo em suas proximidades a maior parte da populao amaznica computada nos recenseamentos do perodo.

No caso brasileiro, podemos identificar diferentes situaes no que se refere

registram, de regies com graus variveis de conhecimento e consolidao da ocupao, algumas delas abandonadas depois de curto perodo de fixao, e o que predomina so territrios desconhecidos da sociedade nacional sobretudo os interflvios, os altos cursos dos afluentes do Amazonas/ Solimes, especialmente aqueles que correm na poro mais ocidental do territrio. que os diferentes governos nacionais, em diferentes momentos histricos, afirmavam ser espaos vazios, apresentavam-se tambm como espao de refgio daqueles que, de diferentes maneiras, colocavam-se margem das sociedades nacionais, como escravos negros fugidos, que formaram comunidades isoladas em reas remotas, ou desertores do servio militar. Alm disso, continuavam a ser reas habitadas por povos indgenas com pouca ou nenhuma relao com a sociedade nacional, e as tentativas de expanso das fronteiras internas produziam novas situaes de contato inter-tnico, reeditando, sob diversos aspectos, os processos conhecidos desde o sculo XVI agora, porm, no mais sob o comando de espanhis e portugueses, mas de bolivianos, brasileiros, colombianos, equatorianos, peruanos e venezuelanos. territrio e de explorao da fora de trabalho. Em muitas regies, a violncia contra os povos indgenas tornou-se ainda maior do que no perodo colonial. Por exemplo, em meados do sculo XIX, no atual estado do Amazonas venezuelano, a explorao da populao em geral, especialmente a de origem indgena, pelos comerciantes da regio, atingiu nveis inauditos, constituindo objeto de denncia 11

Porm, ao longo do territrio amaznico brasileiro, outras situaes se

Alm de fronteiras internas, essas regies no ocupadas pelo colonizador,

Registra-se uma continuidade nos mtodos coloniais de ocupao do

FLACSO - Brasil

ao presidente da Repblica (Coppens, 1998). Na regio do rio Caquet, na Colmbia, em 1880, o trfico de escravos ndios para o Brasil atividade absolutamente ilegal havia aumentado desde meados do sculo XIX (Domnguez Ossa et alli, 1996) e, ao longo do sculo XX, as populaes tribais daquela regio continuavam submetidas explorao semi-escravista (Hildebrand, Bermudez e Peuela, 1997). No Brasil, a espoliao territorial e a dizimao de populaes indgenas sem contato com a sociedade nacional prosseguia, por exemplo, no alto Purus e no alto Juru, nas ltimas dcadas do sculo XIX.

5. Frentes de expanso no sculo XIX

projetaram-se sobre seus territrios amaznicos, motivadas, sobretudo, por diferentes surtos extrativistas, como os da explorao da quina e da borracha. Contudo, esse movimento no foi homogneo em todos os pases, e obedeceu a diferentes ritmos.

Com efeito, ao longo do sculo XIX, as diversas sociedades nacionais

No que se refere aos pases andinos, o primeiro produto do extrativismo a provocar um movimento em direo s suas reas amaznicas, no sculo XIX, foi a quina, explorada nos Andes desde o sculo XVIII, ganhando ampla aceitao nos mercados europeus em virtude de suas propriedades medicinais. A quina tem uma vasta rea de ocorrncia e no se restringe s terras amaznicas. Porm, medida em que se esgotava nas regies prximas aos centros mais povoados o mtodo de extrao consistia no simples corte das rvores -, sua explorao avanava rumo ao oriente. A extrao alcanou o auge entre 1850 e 1884, quando o xito dos cultivos no sudoeste asitico, especialmente em Java e no Ceilo, derrubou definitivamente os preos da quina silvestre sul-americana. Nesses 34 anos, contudo, seu comrcio teve grande significao para as economias nacionais e foi, entre 1881 e 1883, o principal produto de exportao da Colmbia, onde passou a ser explorada, a partir da dcada de 1870, nas regies do Alto Caquet e Alto Putumayo. Na Bolvia, a quina foi explorada em Caupolicn e, mais tarde, em Larecaja e no Alto Beni. Teve grande importncia para a economia boliviana, motivando aes do governo central para controlar sua comercializao (Dominguez e Gomez, 1990; Zrate, 2001).
mantinham exclusivamente pela extrao e pelo comrcio da quina, com a falncia de empresas comerciais, despovoamento e abandono de povoaes. Porm, especialmente nos casos do Alta Amaznia colombiana e da Amaznia boliviana, sobreviveu uma mnima infra-estrutura de servios e sistemas viais que foram aproveitados na incorporao dessas reas explorao das gomas elsticas. Alm disso, alguns dos mais destacados negociantes da quina lograram converter-se explorao e ao comrcio do caucho (Zrate, 2001). 12

Houve um declnio geral da economia e da sociedade nas reas que se

FLACSO - Brasil

pelos Omgua, ndios do Alto Amazonas, aos portugueses, na primeira metade do sculo XVIII, bem como a diversos outros grupos indgenas. Sua divulgao no meio cientfico europeu deu-se atravs dos escritos de Charles Marie de La Condamine, em 1736 e 1745, o que logo deu incio a uma srie de tentativas para aperfeioar o seu uso industrial.

As propriedades e utilidades do ltex da seringueira foram transmitidas

local, restrito produo de seringas e impermeabilizao de roupas e calados. Em 1820, calados produzidos com ltex passaram a ser exportados pelo porto de Belm (Santos, 1980). Mas, de fato, foi apenas aps o advento da vulcanizao mtodo de tratamento do ltex que ampliou as possibilidades de sua utilizao industrial -, em 1841, que a demanda mundial pelo produto aumentou ao ponto de ocasionar um boom comercial que durou cerca de 70 anos e alcanou, com diferente intensidade, todos os pases amaznicos ento independentes. deslocaram-se ao longo do rio Amazonas, desde sua desembocadura, na ilha do Maraj um dos principais centros produtores em meados do sculo XIX em direo ao Ocidente, avanando tambm sobre os afluentes, sobretudo os da margem direita. Na dcada de 1880, quando a produo atingiu nveis ainda mais elevados, as reas produtoras j haviam alcanado os rios Solimes, Purus, Juru e Negro, entre outros rios da poro ocidental da Amaznia brasileira.

Durante dcadas, o ltex extrado na Amaznia brasileira teve uso apenas

Entre 1850 e 1920, o perodo do boom, as reas de explorao da borracha

incremento na Bolvia, na Colmbia, no Peru e no Equador, embora exploraes do produto fossem registradas desde, pelo menos, a dcada de 1860. Contudo, na Colmbia, a produo de ltex dos anos 60 e 70 era extrada nas florestas da rea de influncia de Cartagena e no Panam, ento territrio colombiano. S na dcada de 1880 alcanou a Alta Amaznia, substituindo a decadente extrao de quina, e tambm as regies dos rios Guaviare, Vaups e Negro. Na dcada seguinte, atingiu o Mdio Caquet e o Mdio Putumayo, com a expulso de vrios grupos indgenas entre os quais, Witotos e Boras - de suas terras (Dominguez e Gomez, 1990). No Amazonas venezuelano, essa atividade teve impacto local na explorao do territrio, na afirmao de poderes locais e na disseminao de relaes de trabalho semi-servis, mas no teve a mesma importncia econmica que nos demais pases (Iribertegui, 1987:138). Na Guiana, praticou-se a coleta da balata nas cabeceiras do Essequibo e em algumas reas das margens do rio Rupununi (Silva, 2005)

Foi tambm na dcada de 1880 que a produo do ltex conheceu grande

Na Bolvia, as primeiras exploraes de seringais nas regies mais ao norte, em direo ao Acre, ocorreram na dcada de 1870, com o estabelecimento de empresas de maior porte na dcada de 1880. Os primeiros povoados da regio resultaram da atuao de casas comerciais, como Riberalta, fundado pela Casa Braillard, em 1892. As rotas de acesso partiam de La Paz, descendo por Yungas ou Sorata at o rio Beni; de Santa Cruz, descendo o rio Grande e o Mamor e alcanando Trinidad e Riberalta; e, finalmente, de Cochabamba, alcanando o rio Mamor aps descer os rios San Mateo, Chapare e Marmorecillo, caminho pelo
13

FLACSO - Brasil

qual deslocou-se grande quantidade de mo-de-obra indgena e mestia para o trabalho nos seringais (Beltrn, 2001).

A expanso das frentes de extrao da seringa suscitou e, em alguns casos, reacendeu diversas disputas por territrios antes considerados como espaos remotos e vazios. Por exemplo, nos seringais dos vales do Purus e do Juru, chocaram-se as frentes extrativistas de brasileiros, bolivianos e peruanos. Desse choque, resultou a questo do Acre, quando as frentes de seringueiros brasileiros avanaram sobre territrio boliviano. Tambm houve disputas entre Peru e Bolvia pelos territrios do Alto Madre de Dios. Limites imprecisos tambm havia nos afluentes da margem esquerda do Maraon e do Alto Amazonas, como os rios Napo, Tigre, Pastaza, Morona e Santiago, onde o rpido avano das frentes extrativistas peruanas aguou o diferendo territorial entre Quito e Lima, solucionado apenas mais de um sculo depois, em 1999. A regio do Putumayo, por sua vez, foi motivo de litgio entre Peru e Colmbia. Muitas vezes, esses conflitos, pelo menos em sua fase inicial, no opunham os governos nacionais, cuja ao era requerida apenas para estabelecer as mediaes finais de uma situao imposta pelos interesses dos potentados locais, que se apossavam de vastos territrios na fronteira longnqua e incerta.
maior parte da bacia amaznica, com o deslocamento de homens e mercadorias por milhares de quilmetros, no teria sido possvel sem a introduo da navegao a vapor, em 1853. Essa alterao fundamental nos meios de transporte regionais permitiu, alm de significativo aumento da capacidade de carga, a drstica reduo do tempo de durao das viagens pelos rios amaznicos. At ento, o transporte regional dependia exclusivamente de pequenas embarcaes de comerciantes, movidas a vela ou a remo, e uma viagem de Belm a Manaus poderia durar entre 40 e 90 dias, a depender da variao do volume dos rios e da disponibilidade de ventos favorveis, segundo as estaes do ano. Com os barcos a vapor, o mesmo trajeto poderia ser percorrido em oito dias. estimulou o avano sobre reas ainda no ocupadas pelas sociedades nacionais ou propiciou s reas amaznicas sub-andinas uma sada alternativa para o Atlntico, mas, principalmente, permitiu a conexo interna de pontos extremos da regio aos principais centros articuladores do comrcio, ultrapassando as fronteiras nacionais, e sua vinculao, como um conjunto, a um mesmo processo de circulao de mercadorias, sustentado pela extrao e comrcio do ltex. Companhia de Navegao e Comrcio do Amazonas. Nos vinte anos seguintes, outras duas companhias entraram em operao e, em 1874, sete anos depois da abertura do Amazonas navegao internacional, foram todas encampadas pela Amazon Steam Navigation, cuja estrutura revelava a dimenso do empreendimento: capital ingls, sede em Belm, diretoria no Rio Janeiro e diversas agncias distribudas no interior da Amaznia brasileira, peruana e boliviana 14

A relativamente rpida expanso das reas de explorao da borracha pela

A introduo dessa inovao tcnica nos rios amaznicos no apenas

A navegao na bacia amaznica teve incio com a empresa brasileira

FLACSO - Brasil

(Nogueira, 1999: 77). Alm de outras companhias menores, as grandes casas de comrcio tambm possuam vapores prprios, de modo que, em 1884, mais de uma centena de barcos desse tipo cruzavam os rios amaznicos, transportando milhares de migrantes, abastecendo cidades, vilas e seringais, e recolhendo os produtos da floresta, sobretudo a borracha. Sul, como Rio de Janeiro e Buenos Aires, bem como da Europa e dos Estados Unidos como Liverpool, Gnova e Nova York. Com exceo do Amazonas venezuelano - que tinha como referncia o porto de Ciudad Bolvar, no rio Orenoco -, conectavam-se os diferentes pontos da Amaznia, da foz do Amazonas ao Marann, ao Huallaga, ao Putumayo, ao Alto Purus e ao Alto Juru. Por exemplo, a ligao entre o Baixo Amazonas e o Maraon foi estabelecida j com os primeiros vapores, em 1853, quando a Companhia de Navegao e Comrcio do Amazonas estabeleceu uma linha entre Belm e Nauta, em colaborao com o governo do Peru que, por sua vez, tinha quatro vapores prprios, dois dos quais faziam a ligao entre Tabatinga e Yurimaguas; os outros dois, menores, eram empregados na explorao dos afluentes do Maraon (Tavares Bastos, 2000: 86; Deler, 1987: 117). Em 1896, mais de 40 barcos a vapor navegavam por todos os rios do departamento de Loreto, alm do Napo e do Putumayo (Dominguez e Gonzles, 1990: 171). associados ao comrcio do ltex, a sua introduo no rio Putumayo, em 1875, deveu-se ao crescimento das exportaes de quina, por iniciativa de um dos maiores comerciantes locais, Rafael Reyes. Sua produo era transportada, por terra ou em pequenas embarcaes, desde o Alto Caquet at o Mdio Putumayo, de onde os vapores de Reyes a conduziam aos portos europeus e norte-americanos (Dominguez e Gonzles, 1990). economia recebeu investimentos de empresas europias e norte-americanas, muitas das quais ali mantinham sede e representantes. O desenvolvimento urbano acelerou-se, no apenas com o surgimento de novas povoaes nas frentes de expanso, mas tambm com o crescimento de antigos ncleos urbanos. No Peru, a pequena aldeia de Iquitos, que contava com apenas algumas centenas de moradores, em 1870, era j uma cidade de dez mil habitantes, em 1896, e em toda a parte, edificaes em alvenaria substituam a palha e a madeira. Manaus tambm conheceu crescimento vertiginoso: de pequena vila com edificaes muito precrias, na dcada de 1850, passou a grande cidade, na virada do sculo XIX, contando com um conjunto arquitetnico de estilo ecltico, e esteve, com Belm, entre as primeiras cidades brasileiras a receber os servios de iluminao eltrica e gua encanada. Para a expanso da cidade, pequenos rios foram aterrados dando lugar a novas ruas. Os excedentes do comrcio da borracha, aliados circulao de cidados dos principais centros europeus, contriburam para transformaes do comportamento e para a diversificao dos hbitos de consumo, inclusive de bens culturais: no apenas o teatro, a pera e a fotografia, mas tambm o cinema que, 15

Esses barcos ligavam os portos amaznicos a outros portos da Amrica do

Embora os investimentos na navegao a vapor estejam quase sempre

A expanso da exportao de borracha levou grandes mudanas regio. Sua

FLACSO - Brasil

ainda em seus primeiros anos, havia chegado a algumas cidades do interior da Amaznia.

As mudanas tambm afetaram o mundo do trabalho: ndios continuaram a ser empregados largamente, quase sempre nas mesmas condies em que o foram no perodo colonial, mas a Amaznia incorporou, tambm, grandes contingentes de trabalhadores oriundos de outras regies, como as serras andinas e o semi-rido brasileiro, que passaram a predominar numericamente sobre os trabalhadores indgenas, ocasionando uma nova ruptura na composio da populao regional. Alm disso, a regio recebeu imigrantes de diversos pases. A ttulo de exemplo, basta lembrar que a construo da ferrovia Madeira-Mamor, no Brasil, contou com trabalhadores de, aproximadamente, cinquenta nacionalidades diferentes: alm de bolivianos, brasileiros, colombianos, equatorianos, peruanos e venezuelanos, contou tambm com trabalhadores cubanos, granadinos, irlandeses, suecos, belgas, chineses, japoneses, hindus, turcos e russos, entre tantas outras procedncias (Hardman, 1988). Mas, em contraste com o fausto experimentado pelos grandes seringalistas e exportadores, o trabalho nos seringais e em grandes obras revelou-se um sorvedouro de vidas humanas, idia bem expressa na afirmao de que cada tonelada de borracha exportada era produzida ao custo de uma vida humana e no fato de que, dos quase trinta mil trabalhadores envolvidos na construo da Madeira-Mamor, entre 1907 e 1912, cerca de seis mil perderam suas vidas por uma ferrovia nunca acabada.
pois o ltex extrado dos seringais silvestres da Amaznia no poderia concorrer com seu similar oriundo dos seringais cultivados no sudeste asitico, decretando o colapso da economia baseada na borracha (Santos, 1980:237). A dbcle econmica teve fortes impactos em todos os nveis. fuga dos investimentos externos e falncia generalizada dos comerciantes instalados na regio, seguiu-se a drstica diminuio das atividades comerciais em toda a regio, a desativao de diversas linhas de navegao, o abandono de seringais, o despovoamento de muitas reas de produo e at mesmo o desaparecimento de vilas e cidades. Na Amaznia brasileira, por exemplo, a populao regional, que havia crescido a taxas elevadas, entre 1850 e 1910, passando de 200 mil para um milho e 200 mil habitantes, caiu para pouco mais de um milho, em 1920. ltex foram abandonadas, voltando categoria de espaos vazios, e antigas conexes motivadas pelo comrcio da borracha seja no mbito dos territrios nacionais, seja no plano internacional fragilizaram-se ou mesmo se desfizeram. Desse modo, nas dcadas que se seguiram dbcle, estiveram em curso processos relativamente independentes de adaptao das sociedades locais nova situao, em geral por meio de atividades j desenvolvidas, mesmo em carter secundrio, durante o auge da borracha. Essa adaptao envolveu a diversificao das atividades extrativistas para comrcio em propores reduzidas (extrao madeireira, coleta de resinas, caa para comercializao do couro), ou a abertura de 16

Na segunda dcada do sculo XX, a queda de preos tornou-se irreversvel,

Em toda a Amaznia, muitas reas incorporadas pelas frentes de extrao do

FLACSO - Brasil

novas frentes extrativistas, como da castanha-do-brasil, no Alto Tocantins. Na poro oriental do estado do Par, continuavam a ser desenvolvidas atividades agropastoris que h muito ali se desenvolviam, com fins de abastecimento. O mesmo pode-se dizer do departamento de Loreto, onde as atividades agropastoris tornaram-se o eixo da economia local at a dcada de 1940 (Barclay, 1995). No se pode esquecer, tampouco, que as gomas elsticas continuaram a ser comercializadas, em baixa escala, conhecendo novo e breve momento de valorizao quando, durante a 2a Guerra Mundial, os consumidores da Europa e dos Estados Unidos no puderam contar com a produo do sudeste asitico.

6. Alteraes ambientais entre os sculos XVI e XX

em ritmo mais intenso e acelerado, que os danos ambientais resultantes da ao humana tornaram-se mais visveis. Sobretudo, o avano de atividades econmicas como a agricultura e a extrao madeireira aumentaram, em escala inaudita, o desmatamento, a face mais visvel da degradao ambiental na regio. Porm, ao longo dos quatro sculos anteriores, registram-se sensveis danos ambientais provocados pela ocupao colonial. Alteraes ambientais resultantes da ao humana envolvem uma quantidade muito grande de aspectos, e aqui sero considerados apenas os danos ambientais ocasionados por algumas marcantes atividades extrativistas desenvolvidas na regio. elas ao ltex, quina ou a outros produtos vegetais, que no se preocupavam em utilizar mtodos que preservassem a vegetao local para novas safras, em anos futuros. Ao contrrio, ocupadas em coletar o mximo no menor tempo possvel, utilizavam os recursos mais rpidos que, quase sempre, implicavam no simples corte das rvores ou na aplicao de tcnicas que as levavam morte. Os exemplos so vrios. desde a segunda dcada do sculo XVII, a explorao do pau-cravo (uma lauracea) foi to intensa que, em 1688, as autoridades portuguesas proibiram sua extrao nas margens daquele rio para evitar o seu esgotamento. Tambm a salsaparrilha (cips do gnero smilax, usados como depurativo), em meados do sculo XIX, s poderia ser encontrada em reas muito remotas, pois se havia esgotado nas proximidades das reas povoadas. Tambm foi intensamente explorada a entrecasca da castanheira (Bertoletia excelsa), usada como estopa para o calafeto das embarcaes desde o sculo XVII, antes mesmo que a castanha se tornasse um dos principais produtos de exportao da regio. Para extrair a entrecasca, as castanheiras eram abatidas ou tinham a casca cortada em toda a circunferncia do tronco, o que provocava a morte das rvores, de modo que se tornaram 17

Foi apenas a partir de meados do sculo XX, com a ocupao da Amaznia

Uma caracterstica comum s diversas frentes extrativistas, dediquem-se

No rio Tocantins, cujo curso inferior era freqentado pelos portugueses

FLACSO - Brasil

progressivamente escassas em algumas reas de ocupao mais antiga (Costa, 2006: 90-92; Leonardi, 2000: 68-73)

Os dois principais produtos do extrativismo na Amaznia no sculo XIX a quina e o ltex tambm esto associados a importantes processos de degradao ambiental. Alm de todas as alteraes que as frentes de expanso a eles associadas provocaram na forma de ocupao do territrio, os mtodos empregados em sua extrao tinham grande capacidade destrutiva. A quina, por exemplo, passou a ser explorada em reas amaznicas depois de esgotada nas reas de extrao mais antigas, prximas aos centros de povoamento andinos, pois as rvores eram cortadas em grande quantidade para a retirada da casca, cujo aproveitamento era relativamente pequeno, uma vez que se aproveitavam apenas as partes mais finas. No Equador, as reservas de quina da regio de Loja, primeiras a serem exploradas, j estavam exauridas antes do final do sculo XVIII, forando o deslocamento das frentes de extrao para o Oriente, o mesmo que aconteceria, no sculo seguinte, na Bolvia, Colmbia, Equador e Peru (Domnguez e Gomez, 1990; Zrate, 200)
semelhante. Na Alta Amaznia, onde predominam as rvores do gnero castilla (o caucho negro), de menor produtividade do que as heveas, empregava-se o abate das rvores. A destruio foi grande, as reas de extrao esgotavam-se rapidamente, provocando o deslocamento das frentes de extrao para novas reas, que teriam o mesmo destino. Domnguez e Gomez (1990: 89), registram que, na Colmbia, as rvores produtoras de ltex haviam sido destrudas em uma faixa de 200 km de largura, paralela aos Andes, estendendo-se do rio Ariari at o Equador. No caso do gnero hevea, predominante nas terras baixas e na regio do Orenoco, a extrao se deu tanto pela derrubada das rvores como pelo mtodo do arrocho, que consistia em fazer incises em todo o tronco e amarr-lo com cips para forar o escoamento de todo o ltex o que provocava a morte da seringueira. No Brasil, a partir da dcada de 1870, desenvolveu-se o mtodo menos daninho de retirar o ltex por meio de pequenas incises feitas no tronco, coletando o produto em dias alternados, o que permitiu maior perenidade aos seringais (Santos, 1980:80). exportao de peles e de penas, deve ser lembrada a grande presso que sofreram as espcies aquticas, como o pirarucu e o peixe-boi. Contudo, merece ser destacada a explorao de diversas espcies de quelnios de gua doce, em particular a Podocnemis expansa conhecida como charapa, arrau ou tartaruga do Amazonas. O consumo dessa tartaruga j era praticado em tempos prcoloniais, mas foi bastante ampliado nos sculos seguintes, principalmente nas reas de colonizao portuguesa, onde a explorao da tartaruga gerou uma atividade comercial de grande importncia regional. O consumo de sua carne expandiu-se a tal ponto, em todos os extratos da populao, que, nas ltimas dcadas do sculo XIX, o escritor brasileiro Jos Verssimo referiu-se a ela como o boi da Amaznia. Alm disso, a manteiga produzida a partir dos ovos, empregada

A extrao do ltex, em suas diferentes variedades, enfrentou problema

Quanto fauna, utilizada sobretudo para a alimentao, mas tambm para a

18

FLACSO - Brasil

como complemento alimentar e como combustvel para a iluminao, era um importante componente das trocas comerciais nos rios amaznicos.

Sua explorao foi to intensa que, desde cedo, chamou a ateno de autoridades e naturalistas, muitos dos quais afirmaram que o ritmo com que se executava a matana dos animais e a destruio dos seus ovos (calculados, anualmente, na escala de dezenas de milhes) poderia conduzir a espcie extino (Costa, 2002). Em 1800, Humboldt calculou que, nas praias do rio Orenoco situadas entre suas grandes cataratas e a foz do rio Apure, eram destrudos pelo menos 33 milhes de ovos a cada ano para produzir a manteiga que os ndios das misses franciscanas trocavam com os comerciante de Angostura, atual Ciudad Bolvar (Humboldt, 1985: iii, 338). Por isso mesmo, durante vrias dcadas do sculo XIX, foram publicadas leis de proteo espcie, porm, com eficcia limitada. Exceto por uma importante explorao desenvolvida no rio Orenoco, desde fins do sculo XVII, a reduo do nmero de indivduos de P. Expansa foi anterior nas reas de colonizao portuguesa que coincidiu desde cedo com as reas de maior ocorrncia da espcie do que naquelas de colonizao espanhola, menos intensa nas regies mais baixas, de grandes rios navegveis. Assim que, ainda nas dcadas de 1940 e 1950, caadores e comerciantes oriundos do Brasil exploravam a tartaruga no Mdio Caquet, na Colmbia, uma vez que os estoques dessa espcie j estavam bastante reduzidos em guas brasileiras (Hildebrand et alli, 1987). Embora no tenham representado ameaa maior integridade do bioma Amaznia, muitas vezes os danos ambientais relatados acima colocaram em risco a sustentabilidade da ocupao colonial, pois o esgotamento localizado de alguns recursos naturais ocasionou crises de carter local, tornando invivel a permanncia de assentamentos humanos nas reas afetadas.

7. Novos padres de ocupao

fixao e povoamento no amplo territrio, grande parte da Amaznia ainda se apresentava para as sociedades nacionais dos diferente pases que a integram como uma fronteira interna, sobre a qual efetivamente avanaram e seguem avanando, em nossos dias - por meio de diversas frentes de expanso, espontneas ou incentivadas pelo Estado, originadas em diferentes motivaes. Mas os padres de ocupao conheceram importantes modificaes em relao queles que predominaram nos sculos anteriores: a velocidade de deslocamento dessas frentes e o grau de transformao que so capazes de promover nos espaos que ocupam parecem tornar irreversvel o processo de ocupao dessas ultimas fronteiras do planeta. 19

Em meados do sculo passado, aps sucessivos malogros das tentativas de

FLACSO - Brasil

o mesmo, utilizando como base as estruturas de ocupao estabelecidas em perodos anteriores, no Brasil, a situao outra: ocorre uma alterao das rotas de penetrao que, sem substituir o antigo, introduz um novo padro de ocupao do espao. At meados do sculo XX, a entrada da Amaznia brasileira era a foz do rio Amazonas e sua ocupao foi predominantemente ribeirinha. Nas margens dos grandes rios, encontravam-se, e ainda se encontram, as principais cidades amaznicas. As terras mais altas, na regio do Planalto Brasileiro, ao Sul, e do Planalto das Guianas, ao Norte, eram de difcil acesso, pois a navegao dos rios que do acesso a elas limitada por grandes cachoeiras que indicam a transio do planalto para a plancie fluvial. Desde meados da dcada de 1950, quando o planejamento regional definiu o que passou a ser conhecido como Amaznia Legal, esse movimento se alterou, e a ocupao se d a partir do centro do pas, por meio da abertura de rodovias que cortam o Planalto e ligam o restante do pas s principais cidades amaznicas. Por essas rodovias, movem-se as novas frentes de expanso. o Peru, motivaram polticas estatais de colonizao e povoamento -, o crescimento da populao, a concentrao da propriedade rural e o desemprego nas regies de ocupao mais antiga tambm foram causas de novas migraes para a Amaznia, que serviu como vlvula de escape de tenses sociais, dando a origem a ocupaes de terras e assentamentos para atividades agropastoris. qual os governos dos anos 70 procuraram estimular a ocupao de colnias agrcolas ao longo da rodovia Transamaznica. Na Colmbia, onde se adiciona o problema do deslocamento de populaes pela violncia das lutas entre faces polticas na dcada de 1940, ilustrativo o caso do Caquet, onde ocorreu um efetivo povoamento das reas subandinas a partir de Florncia, desde o final dos anos 30, com grande incremento entre o final da dcada de 40 e os anos 60. Em 1951, a populao de cerca de 40 mil habitantes era o dobro de treze anos antes e, em 1964, eram mais de 103 mil os habitantes do Caquet (Sinchi, 2000).

Se, desde os Andes, o sentido em que se movimentam as frentes de expanso

Alm de preocupaes de carter geopoltico - que, em pases como o Brasil e

No Brasil, uma terra sem homens para homens sem terra foi o lema com

populao, que se multiplicou por cinco entre 1940 e 1980 (de 380 mil para 1,83 milho), custa, principalmente, de movimentos migratrios, mais intensos na dcada de 1960. Essa populao se distribui em duas reas marcadamente distintas: a selva alta - mais povoada, onde predominam as atividades agropastoris e os ncleos urbanos de pequenas dimenses - e a selva baixa, onde duas grandes cidades - Iquitos e Pucallpa concentram a maior parte da populao regional e so os centros de articulao das atividades extrativas, predominantes na regio. Devido ao aumento populacional e s mudanas no uso do solo, a Amaznia peruana passou a ocupar lugar de destaque na economia nacional, contribuindo com quase a metade da produo agrcola e detendo 39% da superfcie cultivada do pas (Barclay et alli, 1991). 20

Tambm a regio amaznica do Peru conheceu um grande crescimento da

FLACSO - Brasil

como a do ouro, extrado em lavras clandestinas (os garimpos), ou da explorao madeireira, cujos exemplos se multiplicam em toda a regio. Ao mesmo tempo, foram direcionados para a Amaznia investimentos de grande porte, em setores da produo, como a minerao e a pecuria, e em infra-estrutura, como usinas hidreltricas dotadas de grandes barragens, rodovias, oleodutos e gasodutos estes dois ltimos, especialmente na Bolvia, Colmbia, Equador e Peru, onde a explorao do gs natural e do petrleo em reas amaznicas intensa h vrias dcadas e tem grande importncia para as economias nacionais. No Equador, por exemplo, na dcada de 1990, as reas de concesses para minerao e para a extrao de petrleo correspondiam a cerca de 50 por cento da regio amaznica, e o petrleo produzido contribua para quase a metade da renda nacional (Espinosa, 1999). Por sua vez, o Suriname conta com grandes empresas de minerao de bauxita, ouro, mangans, ferro e platina desde a segunda dcada do sculo XX. na Amaznia construram uma paisagem diversificada, sob todos os aspectos, e cada subregio apresenta as marcas, mais ou menos profundas, de acordo com os processos de que serviu como cenrio. Nestes primeiros anos do sculo XXI, possvel encontrar lugares ainda remotos e quase intocados, como aqueles que, cerca de 500 anos atrs, puderam avistar os homens que acompanhavam Alonso Mercadillo, Diaz de Pineda ou Francisco de Orellana, assim como possvel encontrar nas florestas da Bolvia, do Brasil, da Colmbia, do Equador e do Peru povos que no mantm contato com as sociedades nacionais (os assim chamados ndios isolados). Nas frentes pioneiras, em nossos dias muitas vezes equipadas com mquinas modernas, persistem a mentalidade e os mtodos arcaicos de sculos passados, expressos na violncia com que populaes tradicionais so expulsas das terras que ocupam e na submisso de milhares de homens a condies de trabalho anlogas escravido.

Grandes levas de imigrantes foram atrados, tambm, por novas febres,

Os quase 500 anos de histria de formao das sociedades contemporneas

paisagem urbana, s vezes com cidades de mais de um milho de habitantes que trabalham nas mais diversas ocupaes e enfrentam os mais contemporneos problemas da vida urbana, assim como desfrutam as suas vantagens. Algumas dessas cidades tambm abrigam parques industriais e dezenas de universidades e centros de pesquisa que se dedicam ao estudo da regio, em seus diferentes aspectos. minoria da populao. Estima-se que mais de mil lnguas dos troncos Tupi, Karib, Aruak, Pano, Tukano e J, alm de lnguas isoladas ou no classificadas eram faladas na Amaznia Continental, no sculo XVI. Atualmente, so faladas cerca de 240 lnguas de 52 famlias lingsticas (Bessa Freire, 2004). Na Amaznia brasileira, por exemplo, os ndios no so mais do que dois por cento dos habitantes e, na Colmbia, embora essa porcentagem seja seis vezes maior, para toda a sua superfcie amaznica, as propores variam de 90 por cento, nas reas 21

Ao mesmo tempo, em grande parte da regio predomina, em nossos dias, a

Povos indgenas, ocupantes originrios da regio, representam, hoje, a

FLACSO - Brasil

de ocupao mais recente como Guana e Vichada -, at um por cento, nas reas amaznicas de ocupao mais remota, como o Caquet (Kremling Gomez, 1999). Essa situao se verifica mesmo quando se considera apenas as reas no urbanas, como na Amaznia peruana, onde, em 1981, os ndios representavam apenas vinte por cento da populao rural, na qual predominavam colonos no-ndios (Barclay et alli, 1991). De um modo geral, o mapa da distribuio dos territrios indgenas, no presente, reflete o alcance dos processos de colonizao e dos conflitos intertnicos do passado: esses territrios so maiores e mais numerosos naquelas reas que no foram plenamente transformadas pelas frentes colonizadoras. Em contraste, ao longo da calha do rio Amazonas, por exemplo, as terras e populaes indgenas so atualmente diminutas, como reflexo daquele processo de despovoamento ocorrido ainda nos sculo XVII e XVIII.

O extermnio de populaes indgenas, os processos de miscigenao e a afluncia de sucessivas levas de imigrantes alteraram substancialmente a composio da populao regional: em muitos lugares, uma ocupao histrica produziu novas identidades culturais, hoje consolidadas como, por exemplo, as sociedades caboclas da Amaznia brasileira, originadas pelas migraes procedentes do Nordeste do Brasil e pela miscigenao entre ndios e no-ndios, vivendo do extrativismo, da pesca e da lavoura de subsistncia nas margens dos rios amaznicos. Em outros lugares, porm, ondas de imigrao mais recentes, e das mais diversas origens, vinculadas principalmente aos processos de colonizao agropecuria, configuram populaes ainda em constante modificao, espelho de um processo inacabado e em franco movimento.

Bibliografia
AZEVEDO, Joo Lcio de (1999). Os jesutas no Gro-Par: suas misses e a colonizao. Belm: SECULT, edio fac-sim. de Lisboa, T. Cardoso, 1901. BARCLAY, Frederica (1995). Transformaciones en el espacio rural loretano tras el perodo cauchero. In: JORDN, Pilar G.(Coord.) La construccin de la Amazona andina (siglos XIX-XX). Quito: Eds. Abya-Yala. p.229-285. BARCLAY, Frederica (et alli) (1991). Amazonia 1940-1990: el extravo de una ilusin. Lima: Terra Nuova/ CISEPA PUCP. BASTOS, A.C. Tavares (2000). O vale do Amazonas. Belo Horizonte: Itatiaia. BATES, Henry W. (1989). Um naturalista no rio Amazonas.So Paulo: EDUSP, Belo Horizonte: Itatiaia. BECKERMAN, Stephen (1991). A Amaznia estava repleta de gente em 1492? In: NEVES, Walter A. (org.). Origens, adaptaes e diversidade biolgica do homem nativo da Amaznia. Belm: MPEG/ CNPQ/SCT/ PR. pp 143-159. BELTRN, Clara Lpez (2001). La exploracin y ocupacin del Acre (1850-1900). In: Revista de Indias, 2001, vol. LXI, num.223, p.573-590.

22

FLACSO - Brasil

BESSA FREIRE, Jos R. (2004). Rio Babel: a histria das lnguas na Amaznia. Rio de Janeiro: EDUERJ/ Atlntica Editora. CABRERA BECERRA, Gabriel (2002). La Iglesia en la frontera: misiones catlicas en el Vaups (1850 - 1950). Letcia: Imani. CALVO, Carlos E.F.; ZRATE, Carlos G. (editores) (2001). Imani Mundo: estudios en la Amazona colombiana. Bogot: Editorial Unibiblos. CHAUMEIL, Jean Pierre (1988). Introduccin. In: MARONI, Pablo. Noticias autnticas del famoso rio Maraon (1738). Iquitos: IIAP/ CETA. p.11-43. COBES, Natalia E. (1995). Caminos al Oriente. Estado e intereses regionales en los proyectos de vas de comunicacin con la Amazona ecuatoriana, 1890-1930. In: JORDN, Pilar G. (Coord.) . La construccin de la Amazona andina (siglos XIX-XX). Quito: Eds. Abya-Yala. p.287-356. CODAZZI, Agustn (1996). Geografia fsica y poltica de la Confederacin Granadina: Estado del Cauca/ Territrio del Caquet (1857). Bogot: COAMA/ Unin Europea, Instituto Geogrfico Agustn Codazzi. COPPENS, Walter (1998). Historia Yawarana (siglo XVI a 1957). Caracas: Vicariato Apostlico de Puerto Ayacucho. COSTA, Kelerson S (2002). Homens e natureza na Amaznia brasileira: dimenses (1616-1920). Braslia: UnB, (tese de doutorado). DELER, Jean Paul (1987) - Ecuador: del espacio al Estado Nacional; Quito, Ediciones del Banco Central del Ecuador. DOMINGUEZ, Camilo; GOMEZ, Augusto (1990). La economia extractiva en la Amazona colombiana (1850-1930). Bogot: Editorial Presencia. DOMNGUEZ OSSA, Camilo A. (et alli) (1996). Presentacin y Comentrios. In: CODAZZI, Agustn. Geografia fsica y poltica de la Confederacin Granadina: Estado del Cauca/ Territrio del Caquet (1857). Bogot: COAMA/ Unin Europea, Instituto Geogrfico Agustn Codazzi. p.45ESPINOSA, Maria Fernanda (1999). Reforma del Estado, descentralizacin y manejo de recursos naturales en la Amazona ecuatoriana. In: Terra das guas (revista de estudos amaznicos). Vol 1, n. 2, p.70-83. FARAGE, Ndia (1991). As muralhas dos sertes: os povos indgenas no rio Branco e a colonizao. Rio de Janeiro: Paz e Terra; ANPOCS. HARDMAN, F. Foot (1988). Trem fantasma: a modernidade na selva. So Paulo: Cia das Letras. HILDEBRAND, Patrcio Von (et alli) (1997). La tortuga chapara en el rio Caquet. Bogot: Disloque Editores. HUMBOLDT, Alexandro de (1985). Viaje a las regiones equinocciales del Nuevo Continente. Caracas: Monte Avila Editores. INSTITUTO AMAZNICO DE INVESTIGACIONES CIENTFICAS SINCHI (2000). Caquet: construccin de un espacio amaznico en el siglo XX. Bogot: SINCHI. IRIBERTEGUI, Ramn (1987). Amazonas: el hombre y el caucho. Puerto Ayacucho: Vicariato Apostlico de Puerto Ayacucho. JORDN, Pilar G. (2001). Cruz y arado, fusiles y discursos: la construccin de los orientes en el Per y Bolvia (1820-1940). Lima: IFEA/ IEP.

23

FLACSO - Brasil

______________ (1995). Las misiones catlicas en la Amazona peruana: ocupacin del territorio y control indgena (1821-1930). In: La construccin de la Amazona andina (siglos XIX-XX). Quito: Eds. Abya-Yala. KREMLING, Desider (1993). La ocupacin de la Amazona brasilea: apuntes para una visin histrica. En: Ruiz, Lucy. Amazona: Escenarios y Conflictos. CEDIME, Ecuador. KREMLING GOMEZ, Desider (1999). Amaznia violentada: o conflito armado e suas conseqncias sobre a populao civil na regio amaznica colombiana. In: Terra das guas (revista de estudos amaznicos). Vol 1, n. 2, p.13-36. LEONARDI, Victor (1996). Entre rvores e esquecimentos: histria social nos sertes do Brasil. Braslia: EDUnB/ Paralelo 15. LEONARDI, Victor (1999). Os historiadores e os rios: natureza e runa na Amaznia brasileira. Braslia: EDUnB/ Paralelo 15. MARONI, Pablo (1988). Noticias autnticas del famoso rio Maraon (1738). Iquitos: IIAP/ CETA. MARTINS, Jos de S. (1997). Fronteira: a degradao do Outro nos confins do humano. So Paulo: Hucitec. MEGGERS, Betty (1987). Amaznia: a iluso de um paraso. Belo Horizonte: Itatiaia/ So Paulo: Edusp. MOREIRA NETO, Carlos A. (1988). ndios da Amaznia: de maioria a minoria (1750-1850). Petrpolis: Vozes. NEVES, Eduardo G. (2006). Arqueologia da Amaznia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. NOGUEIRA, Ricardo Jos B. (1999). Caminhos que marcham: o transporte fluvial na Amaznia. In: Terra das guas (revista de estudos amaznicos). Vol 1, n. 2, p.70-83 PAPVERO, Nelson (et alli) (2002), O novo den: A fauna da Amaznia brasileira nos relatos de viajantes e cronistas desde a Descoberta do Rio Amazonas por Pinzn (1500) at o Tratado de Santo Ildefonso (1777). Belm: Museu Paraense Emlio Goeldi, 2 ed. PORRO, Antnio (1996). O povo das guas: ensaios de etno-histria. Rio de Janeiro: Vozes/ So Paulo: EDUSP. POSEY, Darrell A. (1987) - Manejo da floresta secundria, capoeiras, campos e cerrados (Kayap). In: RIBEIRO, Berta (Coord.). Suma etnolgica brasileira. Edio atualizada do Handbook of south american indians. Petrpolis: Vozes/ Finep, 2a. ed., voL. 1, pp. 251-271. RIBEIRO, Berta G. (1992). Amaznia Urgente: cinco sculos de histria e ecologia.Belo Horizonte: Itatiaia, 2 ed. ROOSEVELT, Ana (1991). Determinismo ecolgico na interpretao do desenvolvimento social indgena da Amaznia, In: NEVES, Walter A. (org.). Origens, adaptaes e diversidade biolgica do homem nativo da Amaznia. Belm: MPEG/ CNPQ/SCT/ PR. p. 103-142. ROUX, Jean Claude (1995). El reino del oro negro del Oriente peruano: una primera destruccin del medio amaznico, 1880-1910. In: JORDN, Pilar G.(Coord.). La construccin de la Amazona andina (siglos XIX-XX). Quito: Eds. Abya-Yala. p.107-151 SANTA-ANNA NERY, Baro de (1979). O pas das Amazonas. Belo Horizonte: Itatiaia. So Paulo: Edusp. SANTOS GRANERO, Fernando (1992). Etnohistoria de la Alta Amazona (Siglos XV-XVIII). Quito: Abya Ayala, 1992. SANTOS, Roberto (1980). Histria econmica da Amaznia. So Paulo: T.A. Queiroz Editora.

24

FLACSO - Brasil

SILVA, Carlos Roberto B (2005). A revolta do Rupununi: uma etnografia possvel. Campinas: Unicamp (tese de doutorado). TIBESAR, Antonio (OFM) (1989). La conquista del Peru y su frontera oriental. In: BIEDMA, Manuel (et alli). La conquista franciscana del Alto Ucayali. Iquitos: IIAP/ CETA. p.15-79. ZRATE, Carlos G. (2001). Extraccin de quina: la configuracin del espacio andino-amaznico de fines del siglo XIX. Bogot: Universidad Nacional de Colombia/ Imani.

Nota
[1].

Este artigo foi originalmente escrito como contribuio ao Global Environmental Outlook Amaznia (GEO Amaznia), editado pela Organizao do Tratado de Cooperao Amaznica (OTCA) e o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), onde foi publicado parcialmente, integrando o captulo 1. Aqui, apresenta-se sua verso completa.

25

Das könnte Ihnen auch gefallen