Sie sind auf Seite 1von 3

O CANCELAMENTO POR ABANDONO Caros alunos: Esta mensagem tem por objetivo informar que, a partir deste perodo

letivo 2012.1, passar a ser aplicado o que dispe o art. 313, inciso II, do Regulamento dos Cursos Regulares de Graduao da UFRN (Resoluo 227/2009 CONSEPE). Este dispositivo, em vigor desde o perodo 2010.1, mas para o qual foi concedida anistia at o perodo letivo 2011.2, prev o cancelamento por abandono de curso do aluno que no conseguir aprovao em nenhum componente curricular no perodo. Em linhas gerais, sem entrar em detalhes especficos que sero tratados posteriormente, as regras mais importantes so as seguintes: Sempre faa matrcula em pelo menos um componente curricular a cada perodo letivo. Todo semestre, voc deve ser aprovado em pelo menos um dos componentes curriculares em que est matriculado. No perodo letivo em que no for aprovado em nenhum componente, solicite o trancamento do programa. Em ltimo caso, voc deve garantir, em pelo menos um dos componentes curriculares, reprovao com mdia superior a zero, e no por falta.

PORQUE EXISTE O CANCELAMENTO POR ABANDONO? Antes de tudo, importante frisar que o objetivo no excluir da Universidade aqueles alunos que passaram por uma dificuldade momentnea de aprendizado e que levou reprovao em todas as disciplinas. Conforme detalhamos a seguir, existem formas de evitar que o cancelamento por abandono atinja os estudantes realmente interessados em concluir o curso. O objetivo da medida encerrar o vnculo entre a instituio e os alunos fictcios, que esto apenas se beneficiando das facilidades geradas pela informatizao da UFRN para manter o status de estudante. At o perodo letivo passado, uma pessoa podia no ter mais qualquer envolvimento com nenhuma atividade do curso, mas permanecer como "aluno" da Universidade, simplesmente realizando uma matrcula qualquer pelo SIGAA a cada semestre, seguida de um trancamento ou simplesmente de uma reprovao por abandono. A existncia destes alunos sem vnculo efetivo com o curso traz vrios prejuzos para a comunidade universitria e para a sociedade em geral: Alguns mantm este vnculo artificial com a Universidade apenas para continuar usufruindo da assistncia estudantil (residncia, restaurante, etc.), reduzindo os recursos disponveis para os demais. Como estes alunos no so desligados, no surge em tempo hbil uma vaga a ser ocupada por um estudante realmente interessado no curso. Os estudantes descomprometidos pioram os indicadores utilizados na avaliao da UFRN e que tm implicao em mdio prazo no oramento da instituio.

Para evitar que os alunos sejam inadvertidamente atingidos por esta medida, a Pr-Reitoria de Graduao reuniu nesta comunicao as principais informaes sobre o tema. Pedimos a todos os discentes que leiam integralmente e com bastante ateno o texto a seguir, pois se trata de um tema importante para os estudantes da UFRN. Em caso de dvida, no hesitem em procurar as coordenaes de curso para maiores esclarecimentos.

Por estas razes, a UFRN passar a adotar formas de identificar estas situaes e proceder ao desligamento.

O QUE DEVO FAZER PARA NO SER CANCELADO POR ABANDONO? 1) Discuta previamente a matrcula e os trancamentos com o(a) orientador(a) acadmico(a), pois isso contribui muito para o sucesso no curso. 2) Sempre faa matrcula em pelo menos um componente curricular a cada perodo letivo ou ento solicite o trancamento de programa ("trancar o curso") naquele semestre. importante frisar que trancar o programa no a mesma coisa que trancar todos os componentes curriculares. Muitos alunos acreditam erroneamente que, porque foram matriculados em um semestre anterior em um componente curricular "especial" (do tipo monografia, trabalho de concluso de curso, estgio, recital, etc.) e no o concluram, no precisam fazer nova matrcula no semestre seguinte. Isto no verdade! A matrcula em um perodo letivo anterior no vlida para semestres seguintes, em nenhuma hiptese. No porque o histrico do aluno aparece com o status MATRICULADO em um componente curricular de um perodo anterior que ele est desobrigado de matricular-se nos semestres posteriores. 3) Voc deve garantir aprovao (integralizao) em pelo menos um dos componentes curriculares em que est matriculado. A aprovao em qualquer componente curricular, mesmo os "especiais", incluindo os que representam as atividades complementares, suficiente para eliminar o risco de cancelamento por abandono. 4) Evidentemente, tanto a exigncia de matrcula quanto a de aprovao em pelo menos um componente curricular no se aplicam aos alunos com o curso trancado ou que estejam em mobilidade em outra universidade. Contudo, o trancamento ou a mobilidade devem estar registrados no histrico para que o cancelamento no ocorra.

O QUE NO DEVO FAZER, EM NENHUMA CIRCUNSTNCIA? 1) Trancar todos os componentes curriculares em que est matriculado. Essa operao faz com que o programa seja cancelado. Dito de outra forma, para que no reste nenhuma dvida: trancar todos os componentes curriculares, sem permanecer matriculado em pelo menos um deles, equivale a pedir desligamento do curso, perdendo o vnculo com a UFRN de forma definitiva. Lembramos que isto s se aplica deste semestre (2012.1) em diante: se voc trancou todas as disciplinas em algum perodo letivo passado, no h problema, em razo da anistia que vigorou at o perodo letivo 2011.2. Para evitar que esta operao seja realizada inadvertidamente de agora em diante, o SIGAA foi modificado para no mais permitir que sejam trancados todos os componentes curriculares matriculados. 2) Ser reprovado por falta em todos os componentes curriculares. Neste caso, tambm fica caracterizado irreversivelmente o abandono de curso, levando ao cancelamento do programa e desligamento da UFRN. 3) Ser reprovado com mdia zero em todos os componentes curriculares, o que faz o mesmo efeito que ser reprovado por faltas. 4) Trancar alguns componentes e ser reprovado (por falta ou com mdia zero) nos demais.

COMO NO SER ATINGIDO PELO CANCELAMENTO POR ABANDONO? 1) No se esquea de se matricular todo semestre. 2) Faa sua matrcula apenas nos componentes curriculares em que voc tem condies reais de ser aprovado. Em caso de algum problema, faa o possvel para garantir a aprovao em pelo menos um deles. 3) Se realmente voc constatar que no ser possvel concluir com xito ao menos um dos componentes curriculares em que est matriculado, solicite o trancamento de programa, antes do fim do prazo. Alm de evitar o cancelamento por abandono, este perodo deixar de ser contado para o tempo de concluso, reduzindo o risco de um cancelamento futuro por decurso de prazo mximo ("jubilamento"). Lembramos que: O prazo mximo para trancamento de programa est definido no calendrio universitrio (4 de maio, para 2012.1) Existe um limite mximo de 4 perodos letivos, consecutivos ou no, de trancamento de programa ao longo do curso. O trancamento de programa no pode ser feito pelo SIGAA: ele deve ser solicitado, pessoalmente ou por procurao, na Coordenadoria de Atendimento da Pr-Reitoria de Graduao (PROGRAD).

O QUE O TRANCAMENTO A POSTERIORI? COMO FUNCIONA? 1) O trancamento a posteriori permite converter retroativamente um perodo letivo em que o aluno no foi aprovado em nenhum componente curricular em um trancamento de programa. Esta operao s possvel se o aluno obteve tanto a frequncia mnima quanto a mdia final maior que zero em pelo menos um dos componentes em que se matriculou. 2) A solicitao de trancamento a posteriori tem um prazo definido no calendrio universitrio (9 a 20 de julho, para 2012.1), no sendo possvel nenhum pedido antes ou depois deste prazo. 3) No permitido, nem necessrio, solicitar trancamento a posteriori em um semestre em que o aluno foi aprovado em algum componente curricular. Tambm no possvel utilizar esse mecanismo em um perodo em que o aluno no se matriculou em nenhum componente curricular. 4) O trancamento a posteriori ser solicitado pelo prprio aluno no SIGAA. O sistema verificar por si s se as condies esto sendo atendidas e, caso afirmativo, implantar o trancamento. No ser necessrio o comparecimento PROGRAD. 5) O limite mximo de 4 perodos trancados, consecutivos ou no, vale para todos os semestres em que foi solicitado trancamento de programa, seja atravs de trancamento normal ou de trancamento a posteriori. Dando um exemplo, para ficar mais claro: se voc solicitou 3 perodos de trancamento normal, voc s tem direito a mais um perodo de trancamento a posteriori. Aps a utilizao dos 4 perodos, no ser mais concedido nenhum trancamento de qualquer tipo, mesmo que o aluno rena as condies para solicitar o trancamento a posteriori.

4) Em ltimo caso, se voc no vai conseguir nenhuma aprovao e perdeu o prazo para solicitar o trancamento de programa, garanta que, em pelo menos um dos componentes curriculares em que voc est matriculado, a reprovao ocorra com mdia maior que zero e com a frequncia mnima exigida. Sendo reprovado desta forma em pelo menos um componente curricular, o aluno pode solicitar o trancamento a posteriori, que evita o cancelamento por abandono e ser explicado a seguir.

Das könnte Ihnen auch gefallen