Sie sind auf Seite 1von 6

Utilizao de casos para ensino

Marcela Figueira de Saboya Dantas1 Max Leandro de Arajo Brito2 Maria Valria Pereira de Arajo3 Resumo: A pesquisa objetiva apresentar pontos relevantes na utilizao do mtodo de casos em sala de aula. Para tanto, concebida a reviso da literatura sobre casos para ensino e mtodos de ensino associada pesquisa qualitativa atravs de anlise de contedo. Ao final apresenta como relevantes na utilizao do mtodo de casos pontos como reflexo, envolvimento dos discentes, o aprimoramento da comunicao, a tomada de deciso reflexiva. Palavras-chave: Casos para ensino; Ensino; Reflexo. Abstract: The research aims to present relevant issues in the use of case method in the classroom. Therefore, it is designed to review the literature on teaching cases and teaching methods associated with qualitative research using content analysis. Presented at the end as relevant to the use of case method aspects such as reflection, involvement of students, improved communication, decision making reflective. Keywords: Case method; Education; Reflection. Introduo O uso do mtodo de casos para ensino em sala de aula possibilita uma maior compreenso dos alunos em relao s organizaes e o ambiente em que esto inseridas, desenvolvendo habilidades e atitudes essenciais para as formas de gerenciamento de uma empresa, levando o aluno a um processo decisrio, conforme situao exposta no caso. Alm disso, a aplicao dos casos uma proposta expositiva da realidade, so acontecimentos possveis ou muitas vezes reais. De acordo com Roberts (2004) o mtodo de caso foi usado pela primeira vez em 1908, em cursos de Direito Comercial da Harvard Business School, EUA; a qual continua sendo o maior centro difusor do mtodo. J no Brasil a utilizao deste no consagrada, poucos professores utilizam-no, preferindo o uso de casosdemonstrao, mas muitas vezes nem conhecem o mtodo de casos para ensino.

O uso de casos-demonstrao difere dos casos para ensino, nesses so relatadas prticas gerenciais ou resultados que ocorreram, geralmente, em organizaes reais, para exemplificar algum assunto abordado durante as aulas, enriquecendo o contedo exposto, demonstrando uma forma correta ou errada de lidar com algum problema especfico. J nos casos para ensino existe um relato, no entanto esse no concludo, dando espao para quem o estuda argumentar qual seria a melhor postura a ser tomada acerca do problema, ou seja, o caso para ensino no apenas uma descrio de um evento, ele contm uma histria que precisa ser finalizada. Roesch (2007) afirma que o texto de um caso para ensino deve ser capaz de atrair o leitor e animar a discusso do caso, o caso ideal possui relato vvido, revela conflitos e at contm um pouco de mistrio. Esses so fatores que levam os estudantes a intensificarem seu interesse no caso e se empenharem mais em solucion-lo, melhorando o aprendizado. Sabendo-se desse contexto surge o seguinte problema: quais pontos so relevantes na utilizao do mtodo de casos em sala de aula? Para tentar responder ao questionamento, essa pesquisa tem por objetivo apresentar pontos relevantes na utilizao do mtodo de casos em sala de aula. Dessa forma, a pesquisa, quanto cincia, terica, pois trata-se da anlise da literatura existente sobre o assunto; exploratria (ROESH, 2005); predominantemente qualitativa. Os dados foram obtidos de forma secundria pelos pesquisadores atravs da reviso da literatura que aborda mtodos de ensino e casos para ensino. Os dados foram tratados atravs de anlise do contedo (BARDIN, 1997). Mtodos de ensino Para ensinar necessrio mais do que uma boa base terica, preciso saber, inicialmente, como se comunicar, de forma a levar os alunos a compreenderem o que abordado, tambm essencial saber como estimul-los e ajud-los a relacionar a teoria com o contexto analisado, bem como aceitar o que os estudantes tm a acrescentar ao professor, ou seja, uma prtica que vai muito alm do simples ato de informar. Destaca-se que os mtodos se caracterizam por aes conscientes, planejadas e controladas, visando atingir, alm dos objetivos gerais e especficos propostos, algum nvel de generalizao (MACHADO, 2000). De acordo com Maia, Mendona e Ges (2005) para que o processo de ensinoaprendizagem, bem como o de avaliao, seja eficaz deve-se levar em considerao o processo de reflexo sobre experincias, juntamente com a

abordagem terica dos mtodos pedaggicos, os quais conduziro ao autodesenvolvimento, aprendizagem colaborativa e s aulas com maior interao entre professor e alunos. Atividades experimentais so essenciais para o aprendizado cientfico. Observa-se ainda que o mtodo de ensino a categoria mais dinmica do processo de ensino-aprendizagem, j que determinado por objetivos que mudam em funo do dinamismo da realidade scio-cultural em que o processo est inserido (MACHADO, 2000). notvel a dependncia dos meios de ensino disponveis em seu contexto educativo e, principalmente, das caractersticas gerais da clientela a que se dirige (nmero de alunos, sua idade, seu nvel de desenvolvimento prvio, o estrato scio-cultural a que pertencem, sexo...). Portanto, os mtodos de ensino representam estratgias e procedimentos atravs dos quais os professores iro trabalhar os diversos contedos com a finalidade de atingir objetivos para a melhor aprendizagem estudantil. O desenvolvimento de mtodos pedaggicos tem como objetivo repensar o papel do professor e do aluno no processo de ensinar e aprender, de forma a tirar maior proveito dos assuntos discutidos. Casos para ensino A utilizao de casos para ensino uma forma de desenvolver competncias profissionais dos estudantes universitrios, pois possibilita a relao entre teoria e prtica. Para Braga (2007) o ensino uma atividade incerta e imprevisvel e por isso hoje so necessrias prticas baseadas em reflexo, nas quais professores problematizam diversas situaes para os discentes e estes tiram suas prprias concluses, criando solues distintas. Ou seja, o uso de casos para ensino auxilia na reflexo das singularidades da prtica discente, contribuindo para o exerccio do raciocnio profissional. O uso de casos para ensino na rea administrativa objetiva desenvolver habilidade e atitudes que favorecem o sucesso gerencial, bem como familiarizar os discentes com os diversos tipos de organizaes existentes e ambientes nos quais esto inseridas, alm de ser um excelente mtodo para aulas expositivas. Geralmente envolve decises complexas que partem de incidentes ocorridos nas organizaes, levantando tpicos relevantes para a rea debatida permitindo ao estudante exercitar os conceitos aprendidos no ambiente ilustrado (ROESCH, 2007).

Contudo, os casos para ensino permitem ao discente encarar situaes que ocorrem no dia-a-dia, so desafios que, se reais, precisariam de solues, ou seja, as decises precisam ser corretas. Esse mtodo ajuda os alunos a aprenderem de diferentes maneiras, bem como proporciona a troca de informaes em funo das discusses para a tomada de deciso, resultando em um ensino diferenciado. Anlise e Consideraes finais Portanto a pesquisa revela que dentre os pontos relevantes na utilizao do mtodo de casos em sala de aula podem ser destacados a reflexo que os casos trazem para o ambiente de ensino, o envolvimento dos discentes em situaes do ambiente organizacional, o aprimoramento da comunicao em grupo, a tomada de deciso reflexiva. Para pesquisas futuras sugere-se a aplicao do conhecimento terico em uma pesquisa emprica, vista a importncia de testar e analisar a o mtodo de casos a partir de realidades distintas, o que favorece a descoberta de novas idias, conceitos. Referncias BARDIN, L. Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70, 1997. BRAGA, M. C. B. Casos de ensino: instrumentos de anlise da prtica docente. Sitientibus, Feira de Santana, n.36, p.127-142, jan./jun. 2007. MACHADO, A. V. Mtodos e meios de ensino: categorias bsicas da Tecnologia Educacional. Revista de Educao Pblica, v.9, n. 16, jun./dez. 2000. MAIA, M. C.; MENDONA, A. L.; GES, P. Metodologia de ensino e avaliao de aprendizagem. In: Congresso Internacional de Educao a Distncia da ABED, 12, 2005, Florianpolis. Anais... Florianpolis: ABED, 2005. ROBERTS, K. Case development in Europe - na historical perspective. ECCHO The. Newsletter of the European Case Clearing House, n.32, Primavera 2004. ROESCH, S. M. A. Notas sobre a construo de casos para ensino. Revista de Administrao Contempornea, v.11, n. 2, p.213-234, 2007.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estgio e de pesquisa em Administrao. So Paulo: Atlas, 2005.

Como citar este artigo: DANTAS, Marcela Figueira de Saboya; BRITO, Max Leandro de Arajo; ARAJO, Maria Valria Pereira de. Utilizao de casos para ensino. P@rtes, So Paulo, 2010. Disponvel em: <http://www.partes.com.br>. Acesso em: .

Graduanda em Administrao pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. E-mail: marcela_saboya@yahoo.com.br .
1

Especialista em Educao a Distncia pela Faculdade de Tecnologia e Cincias - FTC, e bacharel em Administrao pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. E-mail: maxlabrito@yahoo.com.br .
2

Doutora em Administrao pela Universidade federal da Paraba, docente do curso de Administrao da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: valeriaraujo@ymail.com .
3

Das könnte Ihnen auch gefallen