Sie sind auf Seite 1von 14

Frederico Viana MACHADO et Marco Aurlio Mximo PRADO

Sexualidade e cidadania. sociedade civil e poder pblico na organizao da parada glbt na cidade de belo horizonte (Brasil)Sexuality and citizenship. civil society and public power in the organization of the lgbt parade in the city
of belo horizonte (Brazil)Sexualit et citoyennet. socit civile et pouvoir public dans le organisation de la marche des fierts lgbt dans la ville de belo horizonte (Brsil)

Rsum
Le but de cet article est d'analyser comment les dfils de Gays, Lesbiennes, Bisexuels et Transgenres, en tant qu'vnement stratgique de la visibilit homosexuelle, interpellent les mcanismes sociaux et institutionnels de l'infriorisation sociale et de la discrimination subie par la population homosexuelle dans la socit brsilienne, en transformant leur condition de vie en thme de discussion publique, de dbats et de rflxion pour l'tat et pour la Socit Civile. Dans ce sens, ces dfils GLBT se montrent une importante action collective teneur politique, en tant qu'instrument de participation sociale et politique de Gays, Lesbiennes, Bisexuels, Travestis et Transgenres dans la socit contemporaine, travers la visibilit qu'ils ont obtenu au sein de l'espace public et les questions qu'ils mettent en vidence comme tant des thmes concernant la socit brsilienne. partir de recherches auprs des reprsentants de ce mouvement Belo Horizonte, nous entendons discuter les implications positives et ngatives de la visibilit, obtenue grce aux dfils, dans la consolidation et la construction de nouveaux droits sociaux pour les GLBT. Nous soulignons l'importance de l'implantation de politiques publiques spcifiques, l'engagement de l'tat et l'autonomie des mouvements qui mergent de la Socit Civile organise pour que la citoyennet GLBT devienne entire.

Abstract
The current article seeks to analyze how the Gay, Lesbian, Bisexual and Transgender Parade, as a strategic event of the visibility of the homosexual, intercedes the social and institutional mechanisms of the social inferiorization and discrimination the homosexual population in the Brazilian society has suffered from, transforming the quality of life of this population into a public topic of discussion, debate, and reflection for the State and civil society. In this sense, the "GLBT Parade" has shown itself to be an important collective action of political aspect, as an instrument of social and political participation of Gays, Lesbians, Bisexuals, Travesties and Transgender individuals within the contemporaneous society, through the visibility that it has reached within the public space and the issues that through the Parade emerge as a characterization of the Brazilian society itself. Through research conducted by the representatives of this movement in Belo Horizonte, we intend to discuss the positive and negative implications of the visibility granted by the Parades in the consolidation and construction of new social rights for GLBTs. We point out the importance of the implementation of specific public policies, the commitment of the State and the autonomy of the movements that emerge from the organized civil society in the reconfiguration of a more plenty GLBT citizenship.

Extracto
O presente artigo busca analisar como as Paradas de Gays, Lsbicas, Bissexuais e Trangneros, como evento estratgico da visibilidade homossexual, interpelam os mecanismos sociais e institucionais de inferiorizao social e discriminao sofrida pela populao homossexual na sociedade brasileira, transformando a condio de vida desta populao em tema pblico de discusso, debate e reflexo para o Estado e para a Sociedade Civil. Nesse sentido, a Parada GLBT tem se revelado uma importante ao coletiva de cunho poltico, enquanto instrumento de participao social e poltica de Gays, Lsbicas, Bissexuais, Travestis e Transgneros na sociedade contempornea, atravs da visibilidade que conquistou no espao pblico e das questes que atravs dela emergem como tematizaes da prpria sociedade brasileira. A partir de pesquisas junto aos representantes desse movimento em Belo Horizonte, pretende-se discutir as implicaes positivas e negativas da visibilidade proporcionada pelas Paradas na consolidao e construo de novos direitos sociais para o seguimento GLBT. Apontamos para a importncia da implementao de polticas pblicas especficas, o comprometimento do estado e a autonomia dos movimentos que emergem da sociedade civil organizada, na reconfigurao de uma cidadania GLBT mais plena.

Table des matires


Introduo Metodologia e fundamentao terica Resultados, pesquisa e discusso Movimentos glbts e identidades coletivas A parada glbt e suas implicaes polticas A Parada do orgulho homossexual de belo horizonte Consideraes finais

Texte intgral

Introduo
Sexualidade: tema que poderia parecer uma irrelevncia pblica questo absorvente, mas essencialmente privada. Poderia ser tambm considerada um fator permanente, pois se trata de um componente biolgico e como tal necessria continuidade das espcies. Mas, na verdade, o sexo hoje em dia aparece continuamente no domnio pblico e, alm disso, fala a linguagem da revoluo. (GIDDENS, 1992)

A partir de meados da dcada de noventa tem havido no Brasil uma multiplicao de eventos conhecidos como Paradas GLBT (Gays, Lsbicas, Bissexuais, Travestis e Transgneros). Estes eventos, realizados a partir da mobilizao do que se convencionou chamar de Movimento GLBT, Movimento GLBTT1, ou Movimentos Homossexuais (MACHADO & PRADO, 2005), tm capturado a ateno da sociedade brasileira tanto pelo crescente nmero de participantes quanto por reivindicaes que nos obrigam repensar o campo poltico e a ampliao dos direitos sociais. As Paradas tem suas origens nas marchas polticas que comearam a se organizar nos EUA em comemorao s Stonewall Riots que aconteceram dia 28 de junho de 1969. As Paradas so a expresso mxima dos movimentos sociais que fizeram uma revoluo na histria da homossexualidade no ocidente e que devido s conseqncias sociais e polticas de suas aes transformaram a histria do mundo moderno como um todo, pois fizeram com que a sociedade cedesse espao para uma minoria que exerce cada vez mais influncia sobre as instituies e a cultura (SILVA, 2004). As Paradas, como evento estratgico da visibilidade homossexual, interpelam os mecanismos sociais e institucionais de inferiorizao social e discriminao sofrida pela populao homossexual na sociedade brasileira, transformando a condio de vida desta populao em tema pblico de discusso, debate e reflexo para o Estado e para a Sociedade Civil. Nesse sentido, a Parada GLBT tem se revelado uma importante ao coletiva de cunho poltico, enquanto instrumento de participao social e poltica de Gays, Lsbicas, Bissexuais, Travestis e Transgneros na sociedade contempornea, atravs da visibilidade que conquistou no espao pblico e das questes que atravs dela emergem como tematizaes da prpria sociedade brasileira. De um modo geral, a democratizao dos lugares sociais relacionados s identidades sexuadas, ou identidades de gnero, tem se acentuado nas ltimas dcadas. Temos visto uma transformao dos discursos cientficos, das legislaes nacionais e das prticas sociais que definem a identidade social e a cidadania dos homossexuais e de outros grupos oprimidos. Esses novos espaos conquistados s foram possveis atravs da militncia que se organizou em torno das demandas deste segmento e que aos poucos foi politizando novas questes e produzindo antagonismos sociais anteriormente impensveis. Pensando que ainda h muito que conquistar, consideramos extremamente importante ampliarmos nossos conhecimentos sobre a histria do movimento homossexual e sobre suas dinmicas scio-polticas, para que possamos ter uma perspectiva mais completa sobre o que significa a luta por direitos sexuais, e uma compreenso da homossexualidade interpelada no mbito pblico.

A partir de pesquisas junto aos representantes desse movimento em Belo Horizonte, pretende-se discutir as implicaes positivas e negativas da visibilidade proporcionada pelas Paradas na consolidao e construo de novos direitos sociais para o seguimento GLBT. Sendo assim, apontaremos para a importncia da implementao de polticas pblicas especficas, o comprometimento do estado e a autonomia dos movimentos que emergem da sociedade civil organizada, na reconfigurao de uma cidadania GLBT mais plena. Embora este texto enfatize os resultados de uma pesquisa de mestrado, estas reflexes so fruto de um percurso mais amplo. Nos ltimos trs anos participei de cinco pesquisas que tomam a homossexualidade como tema central de reflexo: um estudo comparativo de dois grupos militantes 2; um estudo sobre a participao poltica de militantes no movimento GLBT3; duas pesquisas quantitativas durante as Paradas de 2005 e 2006 4; e finalmente, um estudo sobre a constituio da identidade coletiva da Parada GLBT de Belo Horizonte5;

Metodologia e fundamentao terica


importante ressaltarmos que as pesquisas que embasam este texto foram desenvolvidas a partir de referenciais tericos da Psicologia Social, e compreendemos que se justificam no s por suas contribuies epistemolgicas, mas tambm pelas contribuies sociais do trabalho de pesquisa, at mesmo porque essas duas dimenses so inseparveis. Diversos autores (LANE, 2000; SANDOVAL, 2000) argumentam sobre a importncia de a cincia assumir seu papel poltico, facilitando a transformao social atravs de uma leitura histrica dos fenmenos humanos. Nessa perspectiva, a cincia um construto scio histrico, longe da neutralidade e que responde a presses polticas e necessidades percebidas pela sociedade. A importncia de se declarar os destinatrios das pesquisas se torna mais sria em um pas onde as condies de opresso figuram entre as mais acentuadas do mundo6. Deve-se levar em conta que o desenvolvimento da psicologia social latino-americana se deu principalmente a partir das reflexes crticas proporcionadas pela aplicao prtica da psicologia social americana no contexto brasileiro. Aps compreender que o terreno natural de investigao cientfica e de aplicao era o mundo do subdesenvolvimento, logo percebemos que mudana (individual ou coletiva, entendida como conscientizao, mobilizao e empoderamento) deveria ser um componente central de nossa abordagem, a qual nesse contexto, requeria compreenso sociopsicolgica/psicossociolgica integrada para adequadamente lidar com a pobreza (entendida como excluso, opresso e impotncia) (SANDOVAL, 2000, p. 105-106). Sendo assim, o contexto de subdesenvolvimento, entendido dentro de um processo de globalizao hegemnico que mantm os pases perifricos e semiperifricos em condies econmicas desfavorveis e em processos de colonizao cultural, no pode de modo algum ser ignorado neste trabalho. Pensar as relaes polticas fora de uma concepo de mundo que considere as questes postas pela globalizao insuficiente. Vivemos um cenrio poltico mundializado, onde o Estado pequeno demais para tratar das questes macro-estruturais estando dependente dos jogos internacionais, e ao mesmo tempo, grande demais para tratar das questes micro estruturais que se dinamizam vertiginosamente na crescente complexidade social dos dias de hoje (TEJERINA, 2005). Fenmenos sociais so de natureza complexa e trazem nveis de complexidade que nos exigem cada vez mais ateno, esforos, rigor e criatividade no apenas na elaborao e delineamento dos procedimentos metodolgicos, mas tambm no tratamento que daremos informao produzida por eles. Sandoval (1997) argumenta que o estudo do comportamento poltico por natureza transdisciplinar e que para melhor compreend-lo devemos lanar mo de abordagens construtivistas e interacionistas. Devemos pensar o comportamento poltico como um processo dinmico que se desenvolve dentro de cenrios sociais e institucionais. Os atores polticos so construtivistas na medida em que eles conscientemente vo se posicionando em arenas onde eles iro agir. J que no h teoria que explique a priori os determinantes de processos de comportamento poltico, teremos que assumir abordagens que privilegiam o inter-relacionamento das esferas de ao e do voluntarismo dos atores. (SANDOVAL, 1997) O desafio proposto s teorizaes que desafiam este campo est relacionado a superar estes hiatos sem cair nos recorrentes reducionismos que tentam explicar a totalidade do comportamento poltico enfatizando sobremaneira apenas uma dimenso. Nesse sentido, Sandoval (1997) argumenta que se por um lado a psicologia foi micro-csmica demais para poder elaborar uma interpretao terica do comportamento poltico, a sociologia se mostrou ainda demasiadamente genrica para ser convincente em suas interpretaes. O erro que se comete aqui perceber o indivduo como sujeito da estrutura, mais do que um agente dentro dela, como se quando entrasse no campo do coletivo ele perdesse sua racionalidade, ou percebe-los de forma simplista como atores Sociais ou Intencionais, onde o indivduo realizaria seus objetivos no espao coletivo da sociedade de plena posse de uma racionalidade transparente. Podemos perceber as dualidades iluministas separando de um lado um sujeito racional de um irracional. Essa separao se d quando tomamos o indivduo como objeto da sociedade ou como um ator intencional (PRADO, 2000).

Essas dualidades se manifestam quando pensamos algumas teorias que nos informam sobre a constituio das identidades sexuadas, e que resvalam para um conservador binarismo presente nos estudos de gnero, o que impede a problematizao de alguns cnones cientficos tradicionais e o prprio processo de constituio da cultura no incorporando em suas teorizaes as dimenses identitrias da sexualidade, raa, classe, religio etc. (GIS, 2003); Em alguns estudos de gnero/feministas podemos encontrar uma diferenciao entre os papis de gnero fundamentada em conceituaes essencialistas sobre o que seria a feminilidade, na produo de uma identidade mais ou menos fixa com vistas a produzir um discurso contra-hegemnico emancipatrio da mulher7. Dois problemas podem ser associados a essa tendncia, o primeiro seria a incapacidade desse binarismo em apreender a diversidade dos papis, comportamentos e orientaes sexuais existentes. O segundo, eminentemente poltico, seria a incapacidade dos discursos de inter-relacionarem as diferentes formas de opresso e antagonismo em um novo discurso democrtico, o que traria problemas semnticos e ideolgicos para as redes de movimentos sociais organizados (MOUFFE, 1996). Segundo Rohden (2003) para que possamos ter uma compreenso mais abrangente da produo cientfica sobre os modelos de gnero e sexo, necessria uma postura crtica quanto as propriedades atribudas ao mundo natural ou cultural, reconhecendo a variabilidade existente nessas atribuies e sua intrnseca relao com a cultura. Smigay (2002) aponta algumas relaes entre sexismo, homofobia e violncia de gnero, discutindo programas sociais e polticas pblicas governamentais a partir de uma anlise das teorizaes sobre relaes de violncia. Essa autora atenta para a incapacidade das teorias atuais em operar e entender, o que denomina de uma gramtica de gnero, de classe e de raa/etnia, ou ainda, a considerar os fatores intervenientes que se cruzam ao problema psicossociolgico. Segundo Gis (2003), tanto os estudos feministas, quanto os gays e lsbicos, esto longe de cobrir a diversidade dos subgrupos que suas teorias abarcam. As feministas pesquisando mulheres brancas heterossexuais e os estudos gays e lsbicos priorizando homossexuais masculinos sem cor, talvez por serem homens, e em sua maior parte brancos, os autores. Nessa perspectiva, aponta a Teoria Queer como sendo mais prxima ao campo dos estudos sobre orientao sexual, por se opor tradicional distino feita pelo feminismo clssico, questionando a diferenciao entre sexo, gnero e orientao sexual, pois subentende uma naturalizao do sexo biolgico. A crtica radical das teorias queers, interroga a distino clssica entre sexo e gnero ao questionar a origem biolgica da diferena sexual, e ao ter em vista as demais formas de opresso, tais como as de classe e raa, prope uma apreenso transversal das relaes sociais de dominao atravs de uma captura das identidades sexuadas pelo conceito de performatividade (PRECIADO, 2005). De um modo geral, as Teorias Queers, questionam a posio do sujeito moderno como um todo, buscando atravs da articulao discursiva escapar o mximo possvel da reapropriao de seu discurso pelo sistema capitalista de produo. Crdoba (2003) afirma que a Teoria Queer reativa e refora o objetivo de transpor a sexualidade do campo do natural e dos campos de conhecimento que assim as definem, levando-as ao campo social, e como este est atravessado pelo poder, ao campo poltico. Desnaturalizar a identidade sexual implica na renncia de qualquer padro de normalidade, extrapolando os motivos epistemolgicos, com vistas a criar conhecimentos que faam parte de uma estratgia de tomada de poder, pois toda identidade o efeito de um contexto histrico-social de relaes de poder. A Teoria Queer reconhece que todo discurso contingente e posicionado, no qual a sexualidade uma construo discursiva e, por essa razo, reconhecida como enunciao performativa. Butler (1990) prope uma leitura do sexo como efeito do processo de naturalizao da estrutura social de gnero e da matriz heterossexual, na qual o sujeito no existe anteriormente performatividade, mas se constitui no ato da interpelao discursiva (Crdoba, 2003). Matos (2000) apresenta algumas crticas s idias de Butler. Defendendo a psicanlise freudiana do excessivo desprezo de Butler, Matos (2000) rechaa a influncia de Lacan quando concebe a materialidade, e conseqentemente os corpos, como matrias de significao, sendo ao mesmo tempo inacessveis linguagem e inexistentes antes dela. Matos (2000) prefere entender a materialidade dos corpos como energia, como carne, com alguma espcie de existncia mnima no acessvel ou mediatizvel pela linguagem. Alm disso, Matos (2000) tambm critica a noo de cultura, decorrente das mesmas contradies do legado lacaniano. Ao privilegiar a cultura, Butler no consegue escapar das hierarquias identitrias e binarias entre ideal/matria, cultura/natureza, mente/corpo (MATOS, 2000:), enfatizando a primazia da dimenso racionalista e produzindo o efeito de esvaziar de contedos a dimenso material. Como conseqncia deste movimento, a autora reduz ambos posio binarizante e hierarquizante da lgica monista flica presena ou ausncia (MATOS, 2000), ao invs de abrir para as diferentes e mltiplas representaes possveis. As crticas de Matos (2000) talvez sinalizem para algum relativismo presente nas Teorias Queer e que para nossos fins deve ser superado. Ao ampliarem excessivamente a dimenso poltica, e enfatizarem a dimenso lingstica, possvel que percamos de vista o espao concreto de vivncia cotidiana e o espao pblico como campo de excelncia na produo de antagonismos polticos. Esse relativismo lingstico talvez contribua para privilegiar os discursos, deixando o concreto em segundo plano, o que pode ser uma passagem para a produo de discursos ideologicamente hegemnicos, ou vazios de significado social, acarretando uma possvel vulgarizao do poltico. Esse relativismo pode se revelar ainda mais problemtico quando pensamos nas complexidades da realidade

brasileira, o que aponta para a necessidade de termos cautela ao importarmos sem muita reflexo os modelos Queer cada vez mais difundidos, e que so tipicamente americanos. Exatamente por isso, buscamos ferramentas metodolgicas quantitativas, tais como questionrios fechados, e qualitativas e interativas, tais como entrevistas, observao participante, pesquisa-ao e anlise documental (jornais, panfletos, stios virtuais, atas de reunies, estatutos internos, entre outros). Os dados produzidos podem nos aproximar mais efetivamente da realidade pesquisada atravs da triangulao destes mtodos, o que possibilita a construo de informaes mais consistentes. To importante quando os mtodos que utilizamos a importncia de uma relao positiva e de confiana entre os pesquisadores e o campo pesquisado, na figura dos grupos que militam em Belo Horizonte e das instituies que de alguma forma se relacionam com estes atores. Apenas depois de nossa insero em campo, e com a consolidao gradativa de nossa participao no cotidiano dos grupos, atravs de reunies, convites para atividades acadmicas, atuao em atividades internas e externas que a relao entre a universidade e os atores polticos foi ficando mais clara em suas simetrias e assimetrias (MACHADO & PRADO, 2005). Deste modo, os grupos perceberam que o trabalho de pesquisa pode ter como objetivo facilitar o processo de construo do movimento. Em outras palavras, os militantes tomaram conhecimento que a comunidade acadmica de pesquisa que representvamos poderia ser apropriada como um aliado poltico8 de forma reflexiva.

Resultados, pesquisa e discusso


Movimentos glbts e identidades coletivas
Nossos estudos se ancoram em pressupostos tericos principalmente da Psicologia Social e apresentam proposies acerca da constituio da identidade coletiva e poltica, assim como formas de insero poltica empreendidas por movimentos sociais de GLBTs em Belo Horizonte. Neste sentido observamos prticas poltico-sociais heterogneas entre as organizaes estudadas, apontando que a constituio da identidade coletiva e a conseqente afirmao de valores e reivindicaes nos grupos pesquisados, relacionam-se intrinsecamente s posies de poder e alianas polticas, bem como o contexto histrico engendrado em seu surgimento (MACHADO & PRADO, 2005). Tanto no estudo que empreendemos, quanto em bibliografias relativas ao Movimento GLBTT, encontramos que a extrema diversidade de prticas e concepes polticas nos levam a questionar a sua unidade, colocando em questo a possibilidade de falarmos em uma identidade coletiva. Exatamente por esse motivo preferimos falar em Movimentos Homossexuais, onde os diversos grupos, cada qual contribuindo com sua experincia poltica particular, revelam que o fazer poltico na contemporaneidade est recheado de novas e velhas prticas, no podendo ser reduzido a nenhum princpio totalizador nem de poltica nem de identidade coletiva (MACHADO & PRADO, 2005). No entanto, quando se trata da identidade coletiva, fica evidente que dentro da diversidade de prticas que os grupos empreendem, possvel compor, ainda que temporariamente, uma unidade necessria da delimitao de uma identidade coletiva. Para alm desta unidade, importante destacar o movimento processual de negociao constante que este conjunto de prticas sociais, discursos e articulaes objetivando a constituio de um sujeito coletivo na participao poltica e social. Essa participao empreende aes que formam relaes antagnicas principalmente no que diz respeito aos valores repressores da sexualidade, contudo, reverberam em outras instncias polticas agregando demandas sociais aos seus discursos e prticas, acessando canais de interlocuo poltica com atores diversos. Essa interlocuo vem crescendo significativamente desde que publicamos nosso primeiro estudo, mas j nesse perodo dava mostras de sua predisposio, como podemos notar nas falas de Soraia Menezes9, uma de nossas entrevistadas: A parada aqui ela vem resistindo com muito sofrimento para que o capital no entre, porque a nossa parada ela tem uma histria de luta que quem contribui so os sindicatos, quem num primeiro momento apoiava, so os DCE`s, por exemplo o DCE da PUC esse ano, eles deram os seguranas pra parada, ento esse casamento nosso com o movimento social, com os movimentos de estudante, o movimento , de movimento negro, o movimento negro deu uma ajuda essencial pra essa parada, porque a prefeitura tentou barrar a todo momento essa parada, e pediu que um engenheiro fizesse todo o trajeto da parada, e ns no tnhamos dinheiro, foi uma mulher do movimento negro foi l e fez de graa pra gente. Hoje lutar contra o preconceito e a discriminao garantir o emprego, garantir que lsbicas e gays, tenham seu emprego garantido porque a discusso ela perpassa por ai, porque o preconceito e a discriminao existe hoje, porque infelizmente, porque os capital quer assim, porque as mulheres hoje ganha menos do que, por exemplo os homens, isso interessante pro capital, se uma lsbica ganha menos que uma mulher interessante pro capital, ento a luta contra o preconceito que passa pela associao uma luta que passa tambm por uma luta de classe, e de conscientizao poltica, enquanto existir o preconceito e a discriminao vai existir lsbica na favela, vai existir gays fora das faculdades, vai existir travesti que expulso de casa.

Gays e lsbicas no podem lutar contra o preconceito sozinho, sem ter a unidade por exemplo dos negros e das mulheres, e eu acho que os movimentos sociais eles tinham que se unir, a nvel sindical, a nvel de mulheres, a nvel de gays, porque eu acho que a nossa vitria ela seria mais imediata. A mesma coisa no movimento, por exemplo, sindical. Se o movimento homossexual se interagisse com o movimento sindical eu acho que a nossa luta teria mais avano porque ns conseguiramos por exemplo que nos boletins do sindicato eles colocassem a nossa questo, por exemplo nada nada, uma categoria que ia estar sabendo a questo da diversidade. A Parada GLBT, e a Associao que a organiza, representam um papel importantssimo nesta arena. Ao redor destes atores se configura um espao poltico onde so fomentados debates pblicos sobre: o papel dos movimentos sociais; direitos humanos de GLBTs; implementao de polticas pblicas especficas; participao poltica, entre outros. Como aponta Melucci (1996), o estudo da identidade coletiva deve se centrar exatamente nos conflitos que permanecem submersos na aparente unidade na qual se apresenta um determinado ator poltico. As formas de participao poltica menos institucionalizadas e que buscam a formao de identidades coletivas se interessam, entre outras coisas, por romper a invisibilidade social e abrir o debate pblico sobre demandas mais ou menos especficas. Esse debate geralmente aberto por meio de aes coletivas, tais como a Parada, que representam, em ltima instncia, um ponto particular, porm entrelaado, em uma rede de relaes muito mais ampla. Essas questes so relevantes psicologia social na medida em que sempre esteve preocupada com questes relacionadas ao espao de convivncia conjunta, a formao e dinmica dos grupos e as relaes de poder subjacentes s delimitaes de fronteiras intra e inter grupais. A psicologia social tem procurado compreender os processos psicossociais que esto envolvidos nas relaes entre grupos e identidades coletivas. Prado (2002), Melucci (1996) e Mouffe(1988) nos indicam que qualquer compreenso dos fenmenos sociais necessita partir no somente da anlise das condies estruturais, mas tambm das dinmicas de constituio dos atores sociais e seus aspectos subjetivos 10. O movimento GLBTT, como todo movimento social, traz consigo uma srie de contradies que surgem concomitantemente ao processo de constituio de sua identidade coletiva. Esse processo, que ao mesmo tempo individual e coletivo, suscita diversas questes que nos remetem ao estudo da identidade (SANTOS, 2003b). Essa apreenso terica se faz necessria uma vez que a diversidade das experincias que possibilitam a emergncia de novos espaos de luta e prticas polticas. Ressaltamos aqui a importncia da tradio dos estudos sobre a dinmica e participao nos movimentos sociais na Psicologia Social.

A parada glbt e suas implicaes polticas


As Paradas Gays tm se revelado uma importante ao coletiva de cunho poltico, e instrumento de participao social e poltica de Gays, Lsbicas, Bissexuais, Travestis e Transgneros, na sociedade contempornea. Em inmeros locais tm chamado a ateno das sociedades tanto pelo crescente nmero de participantes, quanto por reivindicaes que tem colocado na pauta das discusses polticas de vrios Estados Modernos temas como: Reconhecimento das parcerias entre casais do mesmo sexo; A criao de polticas pblicas prprias para a populao homossexual; A criao de leis que punam crimes de dio; Constituio de mecanismos polticos e sociais para uma maior visibilidade homossexual; Como nos mostra Ferreyra (2004), se referindo ao contexto da Amrica Latina, no ano de 2003 foram realizadas paradas na Bolvia, Costa Rica, Equador, Honduras, Nicargua, Paraguai, Peru, Porto Rico, So Salvador; Uruguai, Venezuela, no Chile e na Colmbia em duas cidades, na Argentina em 3 cidades, no Mxico em 9 cidades e finalmente no Brasil em 28 cidades. Alm de expressivos, podemos afirmar, partindo de nossos dilogos com o campo, publicaes em jornais e e-mails em listas de discusso, que esses nmeros so bem inferiores realidade e vm crescendo consideravelmente de 2003 at hoje. As paradas vm crescendo em nmero de localidades e participantes, passando a integrar o calendrio cultural de diversas cidades. Como mostraram os jornais do pas, dando pela primeira vez a cobertura merecida, a parada de So Paulo em 2005 atingiu o estrondoso nmero de 2 milhes de participantes, se constituindo na maior parada do mundo e representando a maior manifestao cvica de nossa histria. A parada paulistana atualmente chega a ser responsvel por cerca de 10% do faturamento anual da cidade com turismo.

Estes eventos tm se mostrado cada vez mais aceitos pelas instituies governamentais: em 2004, a Parada de Belo Horizonte foi includa no calendrio cultural da cidade, e os grupos militantes contam cada vez mais com apoio direto da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania; a Deputada Laura Carneiro apresentou um projeto de lei para que o dia 28 de junho seja oficializado como o Dia do Orgulho Gay e da Conscincia Homossexual; na Venezuela as organizaes Alianza Lambda y Unin Afirmativa, organizam em junho, o ms do Orgulho GLBTT de Caracas, contando com apoio da Secretaria de Recreao e Turismo11 da cidade (FERREYRA, 2004). As paradas so realizadas o mais prximo possvel do dia 28 de junho, em comemorao ao nascimento do movimento gay americano, data essa que marca o primeiro levante contra a represso policial contra homossexuais. Isto se deu em 1969 no bar Stonewall, localizado no bairro Greenwich Village em Nova York. Este fato sinaliza para a conhecida influncia mundial dessas lutas no surgimento e nos modos de existir de movimentos sociais na Europa (ENGEL, 2001), na Amrica Latina (FERREYRA, 2004) e no Brasil (FACCHINI, 2002; CMARA, 2002; e muitos outros).

A Parada do orgulho homossexual de belo horizonte

A Parada de Belo Horizonte, e mais especificamente o grupo que a organiza, traz consigo especificidades que nos chamam a ateno. Ao contrrio de todas as paradas que temos conhecimento, em nossa cidade este evento foi inaugurado e dirigido durante 7 anos por um grupo de Lsbicas (ALEM). Um outro ponto de diferenciao que, enquanto as Paradas Gays de outros centros urbanos brasileiros tm sido organizadas por um nico grupo ou associao, aqui parece surgir um processo novo de produo desta ao coletiva. Embora para o recebimento da verba do Ministrio da Sade seja necessria a assinatura de uma ONG

especfica, todo o processo de organizao e deliberao tem sido desenvolvido pela Associao da Parada do Orgulho Homossexual de Belo Horizonte que constituda por cinco ONGs12 que atuam em polticas de preveno de DSTs e contra a discriminao. Este um grupo bastante heterogneo, com integrantes com concepes totalmente diferentes de poltica, de sociedade, de democracia e at mesmo de homossexualidade, trabalhando, dividindo tarefas e tomando decises democraticamente. Esse processo de democratizao no se faz sem restos, surgindo conflitos e diferenas que, por sua vez, geram novas posies de poder e novas alianas. Esses conflitos e diferenas implicam em concepes diversas sobre as estratgias de embate poltico (MACHADO & PRADO, 2005). Este campo de antagonismo o lugar onde devemos identificar como a questo da diversidade sexual tem sido transformada em um problema poltico por agrupamentos distintos. As diferenas polticas aqui revelam como a sociedade civil organizada tem se politizado e conquistado poder na esfera pblica da cidade, bem como as polticas pblicas especficas tm influenciado a produo de estilos de militncia, o que implica em um enquadramento das possibilidades de construo de identidades individuais, coletivas e polticas (LVARES, DAGNINO & ESCOBAR 1998). Abro um parntese para lembrar, que o surgimento dos movimentos sociais organizados em torno das discusses referentes livre orientao sexual possui uma intrincada e paradoxal relao com o sistema capitalista de produo bem como com o processo de globalizao neoliberal que estamos vivendo. Essa relao pode ser ilustrada atravs do consumo do que se convencionou chamar de indstria cor-de-rosa ou pink money, no qual os homossexuais se tornam um grupo de consumo importante, movimentando cada vez mais produtos especficos e volume de capital. Essa movimentao, enfatizada pela indstria cor-derosa e pelo fortalecimento scio-econmico de partes deste segmento, proporcionou aos homossexuais zonas de democracia sexual atravs do mercado, e espao miditico importantes para o lanamento de suas demandas em diversas agendas, trazendo ampla visibilidade e uma vasta gama de negociaes polticas. Todavia, esse processo revela uma ambigidade, uma vez que, se por um lado, o sistema capitalista e o processo de globalizao oferecem as condies necessrias para a erupo e ao do Movimento GLBTT, por outro, pode ser visto como parceiro de ideologias patriarcais e homofbicas. O sistema capitalista, ainda mais gravemente em sua vertente neoliberal, relega a um segundo plano o compromisso do Estado com as necessidades sociais e a promoo humana e abriga meios de comunicao miditica que do visibilidade ao movimento, mas produzem imagens estereotipadas de um universo bastante diversificado, pois, o fluxo de valores culturais e polticos ficam merc dos interesses do mercado. As paradas gays mais importantes do pas, como as de So Paulo e Rio de Janeiro, tm como caracterstica presena marcante do capital privado, sob forma de patrocnio de grandes empresas. Esta entrada de capital permite amplo espao de liberdade na organizao do evento, mas por outro lado, quais seriam suas implicaes? Qual o significado social desta entrada de capital nas aes dos movimentos sociais? Sabemos que uma relao acrtica com o capital privado pode chegar a corromper ideais e subverter os objetivos emancipatrios dos movimentos sociais. A Indstria Cor-de-rosa e o conseqente fortalecimento de um gueto pode promover o isolamento de indivduos em sub-culturas, isolando-os do restante da sociedade sem, contudo, rejeitar sua incluso no sistema capitalista (SANTOS, 2003). Esse processo pode levar a uma neutralizao do poder emancipatrio do movimento GLBTT reduzindo sua fora poltica e circunscrevendo sua visibilidade como produto do sistema capitalista. Em Belo Horizonte, ao contrrio das demais capitais do sudeste, a parada conta apenas com verba de entidades governamentais destinada preveno de doenas sexualmente transmissveis e produo de eventos culturais. Isto tambm nos remete a alguns problemas, pois, para a obteno desta verba, os grupos tm que se adequar s exigncias do Estado. Situarmos o papel dos movimentos sociais, e o modo como devero se posicionar frente aos demais atores polticos, implica que estes sejam impelidos constantemente a definirem e redefinirem um conjunto contextual de metas e objetivos GLBTs. Contudo, a poltica GLBT deve ser entendida como a busca de metas e objetivos GLBTTs, no contexto de uma articulao mais vasta de exigncias e antagonismos, transformando todos os discursos, prticas e relaes sociais em que a categoria homossexual construda de forma a implicar subordinao (MOUFFE, 1988; 1996). Em outras palavras, julgamos necessrio analisar as prticas e demandas do movimento GLBT na articulao com prticas e demandas de outros movimentos sociais. Isso pressupe considerar que as identidades no esto pr-estabelecidas, mas ao contrrio so sempre propiciadoras de novas identidades ou novas posies de sujeito. Ao invs de nos fixarmos isoladamente em uma forma especfica de discurso devemos tentar mostrar de que forma se expandem as possibilidades de entendimento entre os vrios tipos de subordinao (MOUFFE, 1988). Essas possibilidades de entendimento podem ser pensadas atravs do que Santos (2000) chama de teoria da, ou processo de traduo. Ter em vista que cada identidade se constri mediante uma multiplicidade de discursos, nos d subsdios para no privilegiarmos os antagonismos de classe, tampouco ignor-los, pois as formaes identitrias no podem ser explicadas apenas em termos estruturais, uma vez que envolvem um conjunto de prticas sociais e aspectos econmicos, polticos e culturais (MACHADO & PRADO, 2005).

A compreenso dos fenmenos polticos no pode definir a priori a primazia de uma de suas dimenses, mas sim examinar as diferentes formas que as lutas democrticas pela igualdade tomam, em relao ao tipo de adversrio poltico e as estratgias que eles implicam. Se um grupo ocupa um papel central em alguma transio poltica, isto se deve sua capacidade de articulao de discursos em condies histricas especficas (MOUFFE, 1996). Baseio esta afirmao em noes como a de hegemonia expansiva, de Gramsci, a de corrente de equivalncias de Laclau e Mouffe (1985) e a Teoria da Traduo de Boaventura Sousa Santos (SANTOS, 2000), que so passos no sentido de oferecer a criao de uma ideologia orgnica que articule movimentos sociais distintos. Mouffe defende que construirmos uma sociedade mais justa depender da habilidade das foras polticas existentes de articular as diversas lutas democrticas na criao de uma nova formao hegemnica, pois devemos transcender a noo individualista de direitos e elaborar uma noo central de solidariedade. A discusso sobre a incluso ou no de outras demandas sociais apenas indiretamente relacionadas ao segmento GLBTT tem se mostrado bastante controversa entre os militantes. Se por um lado, a incluso de demandas do movimento negro, feminista ou demandas que versam sobre as desigualdades estruturais da sociedade contribuiriam para uma maior interface poltica, por outro, elas trazem o risco de uma diminuio do impacto poltico das questes diretamente ligadas aos direito sexuais. Nessa perspectiva, temos notado que as relaes entre esse movimento e os demais atores polticos se sustentam sobre diversas tenses. Militantes GLBTTs freqentemente acusam candidatos polticos de utilizarem as bandeiras GLBTTs em busca de plataformas eleitorais sem oferecerem o devido apoio em troca. Ou ainda, como aconteceu na parada de 2005, um grupo se ressentir pelo fato dos discursos polticos excessivos ou excessivamente comprometidos descaracterizarem o aspecto ldico da parada. Por outro lado, encontramos receios quanto a uma possvel despolitizao do movimento homossexual ao aceitarem subsdios de empresas privadas deixando de lado posicionamentos polticos mais definidos, ou ainda, receios quanto a Parada se tornar um momento meramente festivo, perdendo de vista suas possibilidades de impacto social. Todavia, podemos detectar uma crescente teia de alianas que vem sendo construda com sindicatos, partidos polticos, movimentos feministas, negros etc. Entretanto, os resultados dessas parcerias ainda precisam ser discutidos. Estas tenses e conflitos refletem, em ltima instncia, as diversas formas que a participao poltica pode tomar em uma sociedade to complexa quanto a nossa. No entanto, defendemos que, considerar estas mltiplas e, por vezes, novas formas da participao poltica, no significa defender um posicionamento relativista com relao aos direitos sociais mais amplos. Faz-se necessrio que estes direitos sejam contextualizados e dialogados com aquilo que Laclau e Mouffe (1985) denominaram como o processo de equivalncias entre lutas e reivindicaes capazes de criar uma corrente de equivalncia dos direitos sociais de forma a articular novas posies contra-hegemnicas. Afinal, Um posicionamento GLBT contra o neoliberalismo e suas conseqncias, contra a excluso social, contra o domnio do mercado, ou qualquer outra expresso excludente do modelo no um fato folclrico ou fortuito, nem constitui nenhuma alienao de uma causa especfica, mas est fundado na realidade histrica e contextual do Sul, afetado pelo estreitamento que o modelo provoca para o exerccio de cidadanias plenas (LEN, 2003, p. 13). Para acomodarmos essa discusso num cenrio terico sobre o universo poltico, devemos ter em vista uma noo de realidade social que no pode ser definida como uma objetividade transparente e completa, mas um real que construdo atravs de conflitos, contradies e lutas que possibilitam uma limitao das mltiplas significaes possveis. Portanto, num complexo jogo de criar hegemonias e contra-hegemonias que concorrem a diferentes formas de significao, que se daria a construo da realidade social. Nesse sentido, um movimento social no se mobilizaria e manteria apenas e simplesmente pela condio de excluso dos indivduos envolvidos, mas pela inteno de criar uma nova realidade, constituda de novos elementos simblico-culturais (PRADO, 2001; 2000). Em outras palavras, necessria uma ponte semntica que leve com que os indivduos se identifiquem coletivamente e formem uma identidade (HONNETH, 2003). Em nosso caso de estudos, percebemos que existem elementos que abrem importantes brechas para essas discusses: 1) fato da Parada ainda no receber verba do setor privado e, 2) os atores polticos com os quais os grupos tm interface. Muitos militantes vm de partidos de extrema esquerda e sindicatos, tendo ampla intercesso com outros movimentos sociais. Uma fala de Soraia Menezes conceitua bem o que queremos expor: A parada aqui ela vem resistindo com muito sofrimento para que o capital no entre, porque a nossa parada ela tem uma histria de luta que quem contribui so os sindicatos, que num primeiro momento apoiava, so os DCE`s, por exemplo o DCE da PUC esse ano, eles deram os seguranas pra parada, ento esse casamento nosso com o movimento social, com os movimentos de estudante, o movimento , de movimento negro, o movimento negro deu uma ajuda essencial pra essa parada, porque a prefeitura tentou barrar a todo momento essa parada, e pediu que um engenheiro fizesse todo o trajeto da parada, e ns no tnhamos dinheiro, foi uma mulher do movimento negro foi l e fez de graa pra gente, ento essa a relao. O patrocnio que hoje ns temos, do ministrio da sade que um dinheiro do povo(...) agora vrios empresrios j tentaram pegar a parada dizendo no vocs no vo ter trabalho nenhum no ns fazemos a parada, mas a parada aqui de belo horizonte feita por militantes cada um militante d o seu tempo, inclusive o seu dinheiro pra essa parada, ento e uma parada que esse ano levou 40 mil pessoas as ruas indiferente de ter empresrio ou no, ns fizemos a parada, cada militante, cada pessoa, ela fez a parada, e o legal que as

prprias pessoas elas vo divulgar, ela sente necessria a isso, diferente da parada de So Paulo inclusive, que a Volkswagen deu 300 mil reais para que no sasse a denncia em relao a discriminao que tava l, que um funcionrio sofreu, eu acho que isto ruim da parada, quando voc tem que, se vende, ento quando o dia que aqui em belo horizonte tiver que fazer isto, ns no vamos estar dirigindo a parada mais no, porque ns no vamos receber dinheiro de capital, pra esconder o preconceito, porque a parada ela um momento de visibilidade um momento de reivindicao, um momento de denuncia, e se voc passa essa parada pra um momento de visibilidade apenas, vira festa. E eu acho que h um desvio muito grande das paradas em nvel nacional que deixou de ser denunciativa e reivindicatria e fica mais em festa. Colocaes como estas chegam a nos interrogar sobre o real significado destes eventos. Todavia, mesmo podendo questionar o teor poltico da parada, inegvel seu potencial transformador: A parada hoje a maior festa poltica deste pas, a favor da liberdade de amar, contra a culpa. A multido que lotou a Avenida Paulista e a Rua da Consolao realizou uma imensa celebrao amorosa, na contramo da cultura homofbica, patrocinada pelas religies cristas, judaica e islmica, bem como pela sociedade que insiste em defender a heterossexualidade obrigatria. Mostrou homossexuais celebrando uma nova compreenso do amor e ensinando ao Brasil e ao mundo a lutar pelo direito de amar - uma proposta poltica digna de sociedades verdadeiramente justas e democrticas, nasce quais o sol realmente nasce para todos. No poderia ser mais feliz (Silva, 2004).

Consideraes finais
Quando tomamos a Parada como objeto de anlise, temos conscincia que falamos de um fenmeno complexo e multifacetado, que pode ser apreendido de muitas formas diferentes. A Parada fruto de uma ampla teia de relaes e sua importncia pode ser vista, sobretudo, nos usos que so feitos de seu impacto miditico no cotidiano dos grupos que a produzem. A Parada como ao coletiva, expressa os anseios de uma populao muito diversa, entretanto a diversidade das formas de vida homossexual no implica necessariamente em uma fragmentao das aes polticas. A unidade artificial com que esse evento publicizado no pode ser entendida como homogeneizao, pois a principal estratgia de emergncia da diversidade de formas de vida social minoritrias no mundo pblico tem sido a luta por visibilidade social. atravs da visibilidade que ser possvel a exposio pblica de demandas sociais e a emergncia de antagonismos. Nesse sentido, no podemos conceber a realizao da Parada como uma finalidade ltima, mas, sobretudo, como um meio atravs do qual sero ativadas outras conexes polticas e sociais. A visibilidade proporcionada pela Parada pode contribuir sobremaneira para a criao e ressignificao das diversas identidades coletivas que se abrigam sob seu impacto social. Assim, so processadas formas de pertena que fortalecem os vnculos e promovem novas aes coletivas e individuais de exposio pblica ou no. Mesmo que a desmobilizao dos participantes da Parada seja to rpida, devemos ter em mente que este evento, ao deflagrar a ocupao do espao pblico num protesto cvico, questiona as posies institucionais de legitimao do silenciamento da homossexualidade para alm do protesto pontual e a histrica construo de uma cidadania GLBT naturalmente inferiorizada, ou sub-cidadania. Isto se d a partir da autoridade que os grupos organizadores do evento adquirem como representantes de uma populao considervel, seja esta representao legitimada no mbito poltico, cultural ou de mercado. nesse sentido, que consideramos to importante quanto entender o evento de massa, entender os processos de negociao que o produzem e que so ativados por ele, seja nas redes submersas, nos movimentos semi-institucionalizados ou em instituies do Estado que de alguma forma tm seus percursos interpelados pela Parada. No por outra razo que devemos considerar a identidade coletiva constituda na organizao da Parada como um processo dinmico, no qual o evento tomado como meio de sustentao de um sistema de ao que proporciona formas de pertencimento atravs da produo de valores que do um sentido pragmtico e poltico atividade dos indivduos e dos grupos envolvidos. Essas redes proporcionam uma reinveno do cotidiano, onde novas posies hierrquicas so constitudas e tornam possvel a interpelao das objetivaes sociais em espaos pr-institucionais. Para tentar superar os hiatos que tradicionalmente se fazem entre estrutura e significado, universos institucionais e no institucionais, entre tantos outros, que a psicologia social se mostra mais relevante. Ao contrrio dos modelos estticos das teorias sociolgicas, o arcabouo da psicologia social vem contribuindo largamente para a compreenso das dinmicas de interao micro-sociolgicas. A psicologia social deveria ser para a teoria marxista da ideologia o que a microeconomia para a teoria econmica marxista. Sem um conhecimento slido sobre os mecanismos que operam a nvel individual, as teses marxistas de amplo alcance sobre as macroestruturas e as mudanas de longo prazo so condenadas a permanecer como especulaes (Elster, 1989 citado em SANDOVAL, 1989, p.128). Mesmo que se questione o movimento contra hegemnico contido na atuao desses grupos, notvel o modo como ocorre o rompimento com algumas formas de relaes sociais e polticas assimtricas. Nesse sentido, pensando na reflexividade que atua entre as identidades coletivas e o reconhecimento pblico do

impacto das aes coletivas empreendidas por elas, podemos inferir que, se a Parada tem uma importncia no cotidiano dos movimentos homossexuais, o de produzir novas formas de pertencimento grupal (implicao emocional dos envolvidos), e a ampliao das redes de relaes intra e inter grupos. No obstante, as transformaes operadas nessa dimenso vo influenciar aspectos mais estruturais do cotidiano desses grupos e no imaginrio deste segmento social. A identidade coletiva um processo de construo social que se apresenta publicamente como uma unidade parcial e provisria. Contudo, exatamente a diversidade existente abaixo dessa unidade que nos d a tnica dessa anlise, ancorados nos estudos da psicologia social que seguem uma tradio em estudos de dinmica da participao social e movimentos sociais. Quando tomamos a Parada como objeto de reflexo, o fazemos investigando a identidade coletiva formada entre os grupos que a organizam, e que tentam fazer dela um instrumento poltico de vinculao e interpelao da poltica institucional. Nesse movimento buscam o fortalecimento das posies contra hegemnicas dentro de uma complexa teia processual de relaes simblicas e materiais. Sendo assim, esses sujeitos no podem ser tratados simplesmente dentro de uma identidade poltica calcada em elementos identitrios provindos da homossexualidade, mas devemos consider-los sujeitos plurais, que articulam prticas polticas. Identificamos que, cada vez mais, se desenvolvem vnculos institucionais entre os movimentos homossexuais e o poder pblico: dois grupos militantes, CELLOS-MG e ASSTRAV, utilizam como sede o espao do Centro de Referncia da Diversidade Sexual que se localiza dentro da Secretaria Adjunta de Direitos de Cidadania13; atualmente esses grupos tm se esforado para fortalecer, junto ao Governo do Estado, o Centro de Referncia da Diversidade Sexual Estadual; dentre as diversas categorias de atores com os quais os grupos GLBT de Belo Horizonte se relacionam podemos citar: rgos governamentais Municipais, Estaduais e Federais; Universidades; Movimentos Sociais, entre outros atores. A constituio da identidade coletiva desses grupos em interao se d em um campo complexo de identificao das fronteiras polticas, como podemos ilustrar na figura abaixo:

Podemos conceber esse campo como a arena na qual ser pensada a construo de uma cidadania GLBT plena, onde cada um desses atores no pode ser pensado imediatamente como mais ou menos democratizador, mas compreendido contextualmente, dentro da concepo de realidade social que discutimos anteriormente. Acreditando que nossos resultados devem servir para realimentar as prticas dos movimentos sociais que pesquisamos, discutimos estes resultados em seminrios defendendo e identificando alguns desafios que se fazem necessrios para se pensar a democratizao deste segmento: 1) Fortalecimento das Ongs e Movimentos Sociais, sem perder de vista a autonomia dos mesmos, uma vez que estes seriam por excelncia os conhecedores das demandas das bases e responsveis por nutrir as polticas de conhecimento sobre as vivncias concretas da condio de opresso a que este segmento submetido; 2) Implantao de Polticas Pblicas Redistributivas/Reconhecimento; 3) Fortalecimento da Rede de Instituies Polticas, Assistenciais e Jurdicas, e capacitao das mesmas para lidar com as Questes GLBTs; 4) Intercmbio Reflexivo Entre os Vrios Atores Polticos; 5) Entrelaamento equivalente entre outras demandas transversais;

Bibliografa
Alvarez, S.; Dagnino, &.; Escobar, A. Cultures of Politics Politcs of Cultures: re-visioning latin american social movements. Oxford: Westview Press, (1998) Anjos, G. Homossexualidade, direitos humanos e cidadania. Sociologias, 4(7), 2002, p. 222 252.

Cmara, C. Cidadania e Orientao Sexual: A Trajetria do Grupo Tringulo Rosa. Rio de Janeiro: Academia Avanada, 2002. Costa, F. &. Prado, M. Dinmica da Participao Poltica no Movimento Social GLBT: Seus Impedimentos e Suas Possibilidades. Relatrio de Pesquisa, Ncleo de Psicologia Poltica, FAFICH-UFMG, 2006. Crdoba, D. Identidade sexual y performatividad. Athenea Digital, 4. Referncia. Disponible em http://antalya.uab.es/athenea/num4/cordoba.pdf . 2003. Engel, S. The Unfinished Revolution: Social Movement Theory and the Gay and Lesbian Movement. Cambridge: Cambridge Univerty Press, 2001. Facchini, R. Sopa de Letrinhas? Movimento homossexual e produo de identidades coletivas nos anos 90.So Paulo: Editora Garamond, 2002. Ferreira, M. Tradicin de Marchar con Orgullo: El carcter local de las manifestaciones LGTTBI en Latinoamrica. Boletn Ciudadana Sexual, Lima, junio, 2004. Giddens, A. A Transformao da Intimidade: Sexualidade, Amor e Erotismo nas Sociedades Modernas. So Paulo: Editora Unesp, 1993. Gis, J. Desencontros: as relaes entre os estudos sobre a homossexualidade e os estudos de gnero no Brasil. Revista Estudos Feministas vol.11 no.1. Florianpolis Jan./June. 2003. Honneth, A. Luta por Reconhecimento: A gramtica moral dos conflitos sociais. Trad. Luiz Repa. So Paulo: Editora 34, 2003. Laclau, E. & Mouffe, C. Hegemony & Socialist Strategy: towards a radical democratic politics. London: Verso, 1985. Lane, S. A Psicologa Social na Amrica Latina: por uma tica do conhecimento. In: Campos; R. & Guareaschi, P. (Org.).Paradigmas em Psicologia Social: A Perspectiva Lartino-Americana. 1 ed. Petropolis: Editora Vozes, 2000, v. 1, p. 58-69. Len, I. Globalizacin y exclusin social por orientacin sexual In Len, I. & Mtetwa. P. (Editoras). Globalizacin: alternativas GLBT. Dialogo Sur/Sur GLBT.Ecuador, 2003. Machado, F. V. & Prado M. A. M. Movimentos Homossexuais: A Constituio da Identidade Coletiva Entre a Economia e a Cultura: O Caso de Dois Grupos Brasileiros. Interaes, 10(19), p. 35-62, 2005. Macrae, E. A Construo da Igualdade Identidade Sexual e Poltica no Brasil da Abertura. Campinas. Editora da Unicamp, 1990. Matos. M. Reinvenes do Vnculo Amoroso: cultura e identidade de gnero na modernidade tardia. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2000. Melucci, A. Challenging Codes. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. Mott, L. O Crime Anti-Homossexual no Brasil. Salvador: Editora Grupo Gay da Bahia, 2002. Mouffe, C. Hegemony na New Political Subjects: Toward a New Concept of Democracy In Nelson, C. & Grossberg, L. Marxism adn Interpretation of Culture. Chicago: University of Ilinois Press, 1988. O Regresso do Poltico. Lisboa: Gradiva, 1996. Prado, M. Da mobilidade social constituio da identidade poltica: reflexes em torno dos aspectos psicossociais das aes coletivas. Psicologia em Revista,1(11), 2002. Psicologia Poltica e Ao Coletiva. Revista Psicologia Poltica,1(1), 2001. (Des) Razo: Sujeitos da Conscincia e Polticas de Identificao: mapa terico sobre as aes coletivas. Tese (Doutorado em Psicologia Social)-Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 2000. Prado, M., Rodrigues, C. & Machado, V. Participao, Poltica e Homossexualidade: VIII PARADA DO ORGULHO GLBT DE BEL. Belo Horizonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, 2006. Preciado, B. Retricas del gnero. Polticas de identidad, performance, performatividad y prtesis. Disponvel emhttp://www.uia.es/artpen/estetica/estetica01/frame.html . Acessado em 13 de maio de 2005.

Rohden, F. A construo da diferena sexual na medicina. Cad. Sade Pblicavol.19 suppl.2 Rio de Janeiro 2003. Sandoval, S. A. M. O Que H de Novo na Psicologia Social Latino-Americana. In: Campos; R. & Guareaschi, P. (Org.). Paradigmas em Psicologia Social: A Perspectiva Lartino-Americana. 1 ed. Petropolis: Editora Vozes, 2000, v. 1, p. 101-109. O Comportamento Poltico Como Campo Interdisciplinar de Conhecimento: A Re-Aproximao da Sociologia e da Psicologia Social. In Camino, L. , Louise, L. & Sandoval, S. (eds) Estudos em Comportamento Poltico. Florianpolis: Letras Contemporneas, 1997. A crise sociolgica e a contribuio da psicologia social ao estudo dos movimentos sociais. Educao e Sociedade, 10(34), p. 122-129, 1989. Santos, A. Orientao sexual em Portugal: para uma emancipao. In SANTOS, B. S.(ORG) Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. Santos, B.(ORG) Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003b. A Crtica da Razo Indolente. Porto: Afrontamento, 2000. Silva, A. A Parada do Orgulho Gay como expresso da Luta Poltica dos Movimentos GLBT. Texto apresentado no VICongresso Luso-Brasileiro, 2004. Smigay, E. Sexismo, homofobia e outras expresses correlatas de violncia: desafios para a psicologia poltica. Psicologia em Revista, v. 8, n. 11, p. 32-46. Belo Horizonte, jun. 2002 Tejerina, B. Movimientos sociales, espacio pblico y ciudadana: los caminos de la utopia. Revista Crtica de Cincias Sociais, Coimbra, n. 72, p. 67-97, Out. 2005

Notes
1 A sigla GLBTT utilizada para designar Gays, Lsbicas, Bissexuais, Travestis e Transgneros ou

Transexuais, a divergncia em torno no nmero de Ts se d em virtude de algumas transsexuais exigirem uma diferenciao em relao s outras identidades que se abrigariam sob a denominao de Transgneros. Utilizaremos principalmente GLBT, por ser a sigla mais utilizada pelos movimentos sociais, onde o T se refere a Transgneros. A proliferao e a histria dessas siglas no Brasil so discutidas pormenorizadamente por Facchini (2002). Segundo essa autora a primeira sigla a ser utilizada por esse movimento foi GLT, Gays, Lsbicas e Travestis, e foi cunhado para diferenciar de GLS, Gays, Lsbicas e Simpatizantes, e que era um termo j associado a uma viso extremamente mercadolgica da sexualidade. A ordem das letras tambm motivo de divergncias sendo comum encontrarmos LGBT, o que sinalizaria para uma discusso sobre a inferiorizao das mulheres (lsbicas) dentro do movimento homossexual, ou TLGB, sinalizando para uma maior necessidade de visibilidade para os transgneros.. 2 Os resultados dessa pesquisa se encontram no texto Movimentos Homossexuais: A Constituio da Identidade Coletiva Entre a Economia e a Cultura. O Caso de Dois Grupos Brasileiros (MACHADO & PRADO, 2005)
3 Pesquisa de iniciao cientfica intitulada: A Dinmica da Participao Poltica no Movimento Social

GLBT: Seus Impedimentos e Suas Possibilidades. (COSTA & PRADO, 2006).


4 Os resultados do questionrio aplicado em 2005 podem ser encontrados no livro Participao, Poltica e

Homossexualidade VIII Parada do Orgulho GLBT de Bel (PRADO, M., RODRIGUES, C. & MACHADO, V., 2006). O relatrio da pesquisa de 2006 ainda est sendo redigido. 5 Pesquisa de Mestrado que originou o presente texto intitulada: Estudo da Constituio da Identidade Coletiva da Parada do Orgulho GLBT de Belo Horizonte - MG. 6 Alm de apresentar o mais alto ndice de desigualdade scio-econmica do mundo, o Brasil apresenta o maior ndice mundial de crimes de dio contra homossexuais (Mott, 2002). 7 Mouffe (1996) apresenta uma excelente anlise sobre teorias feministas essencialistas.

8 Um bom exemplo da positividade dessa relao que a pesquisa quantitativa que realizamos (PRADO,

M, RODRIGUES, C. & MACHADO, F. 2006), que partiu de uma demanda dos prprios grupos que organizam o evento. Durante nossa participao nas atividades dos grupos, nos foi trazida a idia de realizar uma pesquisa que levantasse um perfil geral dos participantes do evento, tomando como exemplo um estudo semelhante (CARRARA, Sergio, RAMOS, Silvia; CAETANO, Mrcio. Poltica, direitos, violncia e homossexualidade: 8 Parada do Orgulho GLBT Rio 2003.Rio de Janeiro: Pallas) realizado na cidade do Rio de Janeiro e que contou com a parceria do grupo militante Arco-ris.
9 Soraia Meneses foi a fundadora da ALEM (Associao Lsbica de Minas), sindicalista e filiada a

partidos de esquerda h muitos anos, tendo sido uma das fundadoras do PSTU e a primeira candidata a senadora assumidamente lsbica do Brasil (Foi entrevistada em 2004 e 2006). 10 Podemos ilustrar a importncia dessa dimenso psicossocial atravs da ambigidade que se constitui entre a estrutura do movimento GLBT e o capitalismo globalizado (SANTOS 2003b; LEN, 2003). Discutiremos esse aspecto mais adiante.
11 O apoio da Secretaria de Recreao e Turismo um fato que revela aspectos interessantes da

complexidade do Movimento GLBT. Por que um evento que interroga os valores sociais, produz antagonismos polticos e defende os direitos humanos desenvolve parceria com o setor de turismo ao invs do setor de direitos humanos?
12 ALEM (Associao Lsbica de Minas), ASSTRAV (Associao de Transgneros e Transsexuais de Minas

Gerais), CELLOS (Centro de Luta pela Livre Orientao Sexual), GAPA (Grupo de Apoio e Preveno contra a AIDS) e GRUPO GURI. 13 Este rgo um setor da prefeitura que, principalmente atravs de sua Coordenadoria de Direitos Humanos, tem trabalhado junto aos grupos organizados de GLBTs.

Pour citer ce document


Frederico Viana MACHADO et Marco Aurlio Mximo PRADO, Sexualidade e cidadania. sociedade civil e poder pblico na organizao da parada glbt na cidade de belo horizonte (Brasil), Les cahiers psychologie politique [En ligne], URL : http://lodel.irevues.inist.fr/cahierspsychologiepolitique/index.php?id=793

Quelques mots propos de : Frederico Viana Machado

Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais/So Gabriel, Ncleo de Psicologia Poltica UFMG. fredvma@yahoo.com

Quelques mots propos de : Marco Aurlio Mximo Prado

Universidade Federal de Minas Gerais, Ncleo de Psicologia Poltica. mamprado@ufmg.br. www.fafich.ufmg.br/npp

Das könnte Ihnen auch gefallen